Sie sind auf Seite 1von 4

UM CENTENRIO: K A R L M A R X

Cem anos aps a sua morte e no Brasil de 1983 possvel escrever e falar sobre KarI Marx sine ira et studio? A julgar pelas manifestaes culturais, pelos artigos e livros que tem celebrado esse ano centenrio, a interpretao da obra de Marx parece ter deixado, tambm entre ns, o campo das polmicas apaixonadas e freqentemente estreis e penetrado na regio serena onde se estudam os clssicos do pensamento humano e deles se recolhem lies definitivas. Com efeito, hoje possvel imprimir sobre a obra de Marx aquele sinete de eternidade que o historiador Tucidides reivindicava para as pginas do seu livro. Ela um ktma eis ae, uma aquisio da cultura humana que permanecer para sempre, sob esse ngulo que ela no pode deixar de interessar a quem quer que medite sobre a cultura do Ocidente no s como no s como histria documentada mas como tradio viva. no relevo dessa tradio que a obra de Marx alcana finalmente a sua justa eminncia e a sua atualidade indiscutvel como o a de Hegel, a de Descartes e, remontando bem mais longe no tempo, a de Plato e Aristteles.

sabido, no entanto, que no esse tipo de atualidade que muitos apologistas e ardentes seguidores reclamam para a obra de Marx. Eles a querem como resposta acabada e certa para os problemas da histria por vir, como pronturio de receitas para as crises do futuro. So justamente aquilo que o prprio Marx no queria ser: marxistas. E acabam conferindo a Marx o ttulo que ele teria repelido de si com suprema energia: o de fundador de uma nova religio, de anunciador de uma nova f.
5

Se, portanto, as presentes celebraes centenrias conseguirem realizar o desideratum de Cesare Luporini, "libertar Marx do marxismo" (JB, Caderno Especial, 13.03.83, p. 5) tero dado um passo decisivo para que se faa a Marx a justia intelectual que lhe devida, a de se ler a sua obra com os mtodos rigorosos e reconhecidos da hermenutica histrica e filosfica, e para que se tracem, enfim, rigorosamente, as fronteiras entre marxologia e marxismo. Fazer do nome e dos escritos de Marx uma bandeira, satisfao que se pode conceder aos deserdados de antigas crenas ou aos retardatrios de desuetos combates ideolgicos. Mas estudar Marx como um grande clssico do pensamento humano doravante tarefa que se impe obrigatoriamente histria e s cincias humanas. Sem esse estudo um grande hiato se abriria na compreenso da nossa tradio cultural e se tornaria extremamente difcil conhecer os caminhos por onde vem andando a civilizao ocidental nos ltimos dois sculos. Essa, com efeito, a essencial funo heurstica da obra clssica na hermenutica de uma civilizao ou de uma cultura. O clssico , justamente, aquele que foi capaz de dar a seu tempo a expresso simblica que o integra na perenidade da tradio. Ora, a obra de Marx traduz numa grandiosa construo intelectual, o tempo de profunda e radical transformao histrica que assistiu passagem da economia pr-industrial para a economia da produo em escala e do mercado generalizado, dos ciclos civilizatrios regionais para a primeira civilizao mundial. Singular destino o de Marx! O homem que anunciara o fim das interpretaes do mundo e o imperativo da sua transformao foi condenado a pensar o seu tempo sem nunca poder passar efetiva prtica revolucionria. Frustrada a grande esperana de 1848, o campo de luta de Marx acabar sendo o Museu Britnico e suas enormes colees de documentos e livros. As rigorosas exigncias da vocao intelectual de Marx afastaram-no, por outro lado, do romantismo revolucionrio, e foi aos fautores do voluntarismo poltico radical como Bakunin, que reservou as suas crticas mais duras. Todo ocupado em detectar e estudar as crises do sistema capitalista (ver o apndice 3 de E. Ureria, KarI Marx economista, So Paulo, 1980), Marx nunca viu chegar a hora de passar ao ou de lanar-se na crista da derradeira crise, cujas vagas o levariam s praias do novo mundo socialista. O fantasma que Marx viu rondando a Europa em 1848 no se materializou nos seus dias. Invocando seu nome e sua herana, outros
6

fantasmas surgiram no sculo XX e, esses sim, se fizeram carne e sangue e cresceram como corpos monstruosos mostrando a face dura e implacvel das burocracias totalitrias. Marx se teria reconhecido nesse despertar cruel dos sonhos libertrios do socialismo do sculo XIX, que se cobre com seu nome na pretenso de ser a nica soluo cientfica do enigma da histria? Os leitores das suas grandes pginas dificilmente podero reconhecer a legitimidade dessa filiao ou, pelo menos, tero srias dvidas em aceitar que as carncias e ambigidades inegveis do pensamento marx lano tivessem que dar origem necessariamente a essas burocracias totalitrias do sculo XX que se autodesignam "marxistas". Por outro lado, estabelecer uma linha de descendncia direta entre Marx e o Gulag foi como que o exutrio da crise existencial daqueles "novos filsofos" que quiseram unir na mesma proclamao a morte de Deus, a de Marx e a das prprias iluses. Na verdade, o grande sopro humanista que atravessa a obra de Marx deveria bastar para elevar sua herana bem alto sobre as baixas e irrespirveis plancies do totalitarismo. Marx nos ensina, com efeito, e essa ser talvez a sua lio mais alta, a ler a histria a partir do engendramento criador do homem por si mesmo. possvel discutir os pressupostos da antropologia marx lana, mas como por em dvida esse a priori axiolgico que orienta ainda as anlises econmicas mais tcnicas de Marx, e que ele mesmo definiu como sendo a tarefa histrica da "apropriao da essncia real do homem"?

Sem esse poderoso frmito de utopia e lirismo que sacode as melhores pginas de Marx nossa concepo do homem teria ficado mais pobre, nossa idia da sua grandeza mais mesquinha, e menos exigentes os apelos libertrios que, preciso reconhec-lo, foram aqueles que despertaram os ecos mais profundos na atormentada histria do sculo XX. Por outro lado, Marx nos ensina a ver a histria numa perspectiva como que "geolgica", atravs do corte transversal que descobre os sedimentos das sociedades aparentemente imveis mas em cuia superfcie ele nos convida a ler a ao das foras modeladoras e de formadoras que agem nas suas camadas profundas. O humanismo de Marx adquire, assim, essa forma de efetiva universalidade que, independentemente da sua conceptualizao terica como "materialismo histrico", pertence hoje aos fundamentos indiscutveis das cincias da histria e do homem.
7

Ao pensador ousado que escreveu no lbum de Nanette Philips, sua prima (filha do seu tio por afinidade, o banqueiro Lion Philips, de CUJO nome toma origem - suprema ironia - a multinacional Philips) como sua divisa preferida: de omnibus d u b i t a n d u m , a melhor justia que se poderia fazer nesse primeiro centenrio da sua morte seria libert-lo de todas as grades dogmticas onde tem estado encerrado, e reconhecer enfim livremente seu lugar elevado entre os clssicos do humanismo moderno. H.L.V.

Das könnte Ihnen auch gefallen