Sie sind auf Seite 1von 3

MINISTRIO DAS CIDADES CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO DELIBERAO N 86 , 25 DE NOVEMBRO DE 2009 Altera a Resoluo Contran estabelecendo critrios para

complementar placa R-19 n 146/03, informao

O Presidente do CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO CONTRAN, ad referendum no uso das atribuies que lhe conferem o art. 12, inciso I da Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro CTB; Considerando o disposto no art. 92 do CTB que determina que o CONTRAN estabelea as normas e regulamentos a serem adotados em todo o territrio nacional quando da implementao das solues adotadas pela Engenharia de Trfego, assim como padres a serem praticados por todos os rgos e entidades do Sistema Nacional de Trnsito; Considerando a necessidade de uniformizar a informao complementar ao sinal R19 Velocidade mxima permitida para os casos em que, estudos tcnicos demonstrem a necessidade de estabelecer e fiscalizar velocidades mximas permitidas distintas para determinados tipos de veculos no mesmo local ou trecho da via; Considerando que o uso de vrias denominaes de veculos para um mesmo limite de velocidade dificulta a compreenso da mensagem pelo condutor; Considerando a disposio do 2 do art. 280 do CTB que determina a necessidade do CONTRAN regulamentar previamente a utilizao de instrumento ou equipamento hbil para o registro de infrao; Considerando as disposies da Resoluo n 146, de 23 de agosto de 2003 do CONTRAN, com alteraes dadas pela Resoluo n 214, de 13 de novembro do CONTRAN, e do Manual Brasileiro de Sinalizao de Trnsito, Volume I Sinalizao Vertical de Regulamentao, institudo pela Resoluo n 180 do CONTRAN, de 26 de agosto de 2005; RESOLVE: Art. 1 Acrescer os 5, 6 e 7 ao art. 5 da Resoluo CONTRAN n 146, de 27 de agosto de 2003, com a seguinte redao: 5 Quando o local ou trecho da via possuir velocidade mxima permitida por tipo de veculo, o sinal de regulamentao R-19 Velocidade Mxima Permitida dever estar acompanhado da informao complementar, na forma do Anexo V desta Resoluo. 6 Para fins de cumprimento do estabelecido no pargrafo anterior, os tipos de veculos registrados e licenciados devem estar classificados conforme as duas denominaes descritas a seguir: I- VECULOS LEVES correspondendo a ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, automvel, utilitrio, caminhonete e camioneta.

II- VECULOS PESADOS correspondendo a nibus, micronibus, caminho, caminho-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semireboque e suas combinaes. 7 VECULO LEVE tracionando outro veculo equipara-se a VECULO PESADO para fins de fiscalizao. Art. 2 Acrescer o Anexo V Resoluo CONTRAN n 146, de 27 de agosto de 2003. Art. 3 Esta Deliberao entra em vigor na data da sua publicao.

ALFREDO PERES DA SILVA Presidente

Anexo V Exemplo de sinalizao Regulamentao de velocidades distintas para diferentes tipos de veculos no mesmo trecho da via

90
km/h
VECULOS LEVES

70
km/h
VECULOS PESADOS

80
km/h
CAMINHES VECULOS LEVES

60
km/h
VECULOS PESADOS

FISCALIZAO ELETRNICA

FISCALIZAO ELETRNICA
FISCALIZAO ELETRNICA FISCALIZAO ELETRNICA

FISCALIZAO ELETRNICA

90
km/h
VECULOS LEVES

VECULOS LEVES

110 00
km/h

VECULOS LEVES PESADOS

110 00
km/h

60
km/h
VECULOS PESADOS

90
km/h
VECULOS PESADOS

90
km/h
VECULOS PESADOS

Observaes: - As placas ilustradas so exemplos para atendimento ao disposto nesta Resoluo, podendo ser estabelecidos outros limites de velocidades, devidamente justificados por estudos tcnicos. - A diagramao das placas deve seguir o disposto na Resoluo CONTRAN que trata de Sinalizao Vertical de Regulamentao.

Das könnte Ihnen auch gefallen