Sie sind auf Seite 1von 3

NORMAS EDITORIAIS PARA A TRANSFORMAO DE DISSERTAES E TESES EM LIVROS

INTRODUO

A obra deve ser reescrita para dirigir-se a um pblico mais amplo e menos especializado do que aquele constitudo pelo orientador e pela banca examinadora. Devem ser eliminadas justificativas, histricos de trabalhos de campo e longos agradecimentos a indivduos e instituies que no so do interesse de quem vai adquirir, ler e estudar o livro. Instrues metodolgicas de como utilizar melhor o livro e particularidades sobre a sua estrutura so aceitveis, mas devem ser sucintas e objetivas.

CONCLUSO

O texto deve ser reelaborado, tendo em vista o formato e o pblico do livro. Evitar sempre que possvel o uso de termos tcnicos. O ltimo captulo do livro j deve ser conclusivo.

BIBLIOGRAFIA OU REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

O conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, para sua identificao, podem ser de dois tipos: a) Indicaes de leitura que permitam que os leitores se aprofundem no assunto por intermdio de obras de outros autores (Bibliografia). b) Meno s obras consultadas na elaborao do trabalho. Aplicam-se apenas aos trechos citados entre aspas ou blocados (Referncias Bibliogrficas).

CITAES A Associao Brasileira de Normas e Tcnicas (ABNT) define citao como a meno de uma informao extrada de outra fonte (NBR 10520, 2002, p.1).

No texto, as citaes devem ser feitas de modo uniforme, de acordo com o estilo do pesquisador e/ou adequado ao tipo de obra em que o trabalho ser publicado. O sistema escolhido deve estar relacionado com a ordenao das referncias. Para aplicao das citaes, aplicam-se as seguintes definies: Citao direta: transcrio textual de parte da obra de um autor consultado. Citao indireta: texto baseado na obra do autor consultado. Citao de citao: citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original. As citaes em lngua estrangeira devem ser traduzidas. O texto na lngua original do trecho citado pode ser fornecido em nota de p de pgina, ou, se for muito longo, em apndice.

NOTAS

As notas destinam-se a prestar esclarecimentos ou tecer consideraes que no so includas no texto para ano interromper a sequncia lgica da leitura. Podem ser: Notas de referncia: notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado. Notas de rodap: indicaes, observaes ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo tambm aparecer na margem esquerda ou direita da mancha grfica. Notas explicativas: usadas para comentrios, esclarecimentos ou explanaes, que no possam ser includos no texto. Devem ser reduzidas a um mnimo indispensvel, fazendo-se a incorporao das notas ao prprio texto. A Editora da UFGD faz opo pelo uso de notas explicativas indicadas com algarismos arbicos, em exponencial seqencial, imediatamente aps a frase ou trecho a que dizem respeito. Tais notas devero vir no final da pgina; do captulo ou do livro (fica a critrio do autor). As notas bibliogrficas sero incorporadas ao texto (sistema autor-data: ABNT). O autor indicar, ao final do texto, as referencias bibliogrficas necessrias, redigidas de acordo com a ABNT. A exatido e a adequao das referncias a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no corpo do artigo so de responsabilidade do autor.

LINGUAGEM

Em livros tcnico-cientficos, a linguagem deve ser direta, clara e concisa. Isso no quer dizer que o estilo deva ser duro e deselegante. perfeitamente possvel escrever com clareza, correo, conciso e elegncia utilizando-se um estilo limpo e direto. Termos tcnicos especficos e expresses de jargo devem ser definidos quando aparecem pela primeira vez, em especial se so incomuns ou se do margem a diferentes acepes. Neologismos s podem ser aceitos se expostos de maneira que o seu sentido fique claro. O mesmo se aplica a termos no-dicionarizados como fundante, liminal, alteridade, calndrico, ou de difcil apreenso, como ser ntico-intramundano, por exemplo.

ESTILO

O bom estilo constitudo pelo uso correto e oportuno de palavras de sentido preciso, bem colocadas na frase. Em textos tcnico-cientficos, esse uso ser tanto melhor quanto mais curtos forem os perodos, quanto mais direta for a ordem dos elementos fundamentais (sujeito, verbo e predicado da orao) e quanto menor o uso de oraes intercaladas. O estilo ser tanto leve e agradvel quanto mais sejam bem utilizados os substantivos, verbos, preposies, pronomes e artigos, e quanto mais contido for o uso de adjetivos, advrbios e conectivos.

PADRONIZAO EDITORIAL

Os textos devem ser elaborados de acordo com as normas da Editora da UFGD.

Das könnte Ihnen auch gefallen