Sie sind auf Seite 1von 5

Instrumentao Electrnica

ESTiG

INSTRUMENTAO ELECTRNICA Trabalho de Laboratrio AMPLIFICADOR DIFERENCIAL


INTRODUO: Um amplificador diferencial essencialmente um circuito constitudo por um amplificador operacional de elevado ganho de tenso A(104 - 106), elevada razo de rejeio em modo comum CMRR (>104) e muito baixa corrente de entrada, ligado numa montagem subtractiva. As mais importantes imperfeies de um amplificador operacional so a sua tenso de "offset" ou desvio de tenso entrada, as correntes de polarizao das entradas e a rejeio de modo comum. O desvio de tenso entrada pode ser tomado em considerao colocando uma fonte de tenso equivalente em srie com um dos dois terminais de entrada. As duas correntes de polarizao Ib1 e Ib2 podem ser modeladas por duas fontes de corrente. Para o estudo do amplificador diferencial assumimos que o amplificador operacional um dispositivo ideal. Isto significa valores infinitos para o ganho, largura de banda, CMRR e impedncia de entrada e zero para os desvios de tenso entrada, correntes de polarizao e impedncia de sada. Estes e diversos outros parmetros so especificados pelos fabricantes. AMPLIFICADOR DIFERENCIAL OU SUBTRATOR possvel obter um subtrator de tenses pela combinao de um amplificador inversor com um amplificador no inversor.
R2
+15 V

V1 V2

R1 R3

2 3

7 6 4

Vo

R4

-15 V

Figura 1 - Amplificador subtrator Obtenha a funo de transferncia pelo principio da sobreposio. ( resultado: Vo =
R 4 R1 + R 2 R2 V1 + V2 ) R1 R 3 + R 4 R1

Instrumentao Electrnica

ESTiG

Considere agora R1=R3 e R2=R4 . Qual o valor da nova funo de transferncia ? ( resultado: Vo =
R2 ( V2 V1 ) ) R1

Obtivemos uma amplificao da diferena das duas entradas. A funo de transferncia deste circuito obtida pelas quatro resistncias independentemente das propriedades do amplificador operacional. Quando comparamos as propriedades deste novo amplificador subtrator com o prprio amplificador operacional verificamos que:
As suas resistncias de entrada so muito mais pequenas, R1 na entrada inversora e R3+R4 na entrada no inversora. O seu ganho muito menor, mas mais estvel devido s resistncias. A razo de rejeio em modo comum CMRR em geral menor devido m tolerncia das resistncias.

DETERMINAO DO CMRR: A razo de rejeio em modo comum CMRR (common mode rejection ratio) definida como a razo entre o ganho em modo diferencial e o ganho em modo comum. Determinao do CMRR do circuito da figura 1: Supondo que as resistncias tm uma preciso relativa de 1, 2, 3 e 4 , ento * R i = R* i (1 + i ) , com i=1 at 4 e R i o valor nominal de Ri. Supondo tambm que * * * <<1 e que R1 = R* 3 e R 2 = R 4 (da condio para amplificador subtrator). A tenso em modo diferencial pode ser escrita como Vd=V1-V2. O funo R Ad = Vo / Vd 2 . R1 ganho da de transferncia para esta tenso de entrada

A tenso de modo comum pode ser escrita como Vc ou V1=V2=Vc. A funo de transferncia para este sinal ser Ac = Vo / Vc = R1 R 4 R 2 R 3 R* * 2 * ( 1 + 4 2 3 ) R1 ( R 3 + R 4 ) R1 + R 2

(Tente chegar a esta expresso para o ganho em modo comum, considerando o ampop ideal, isto o CMRR do amp-op ser infinito) Como o sinal do erro relativo no conhecido, tomamos o mdulo || em cada caso para encontrarmos o pior caso do CMRR, resultando:

Instrumentao Electrnica

ESTiG

CMRR = Ad / Ac =

1 + R2 / R1 1 + 2 + 3 + 4

(Tente chegar a esta expresso). REALIZAO: Monte o circuito da figura 1 com resistncias de 10 K para R1 e R3 e de 100 K para R2 e R4. Use o seguinte procedimento para medir o CMRR: Ligue V1 e V2 a um gerador de sinais (Vi) com uma onda sinusoidal com 0.5V pico a pico e com uma frequncia entre 60 e 100 Hz; mea Vi com um voltmetro digital e anote o seu valor. De seguida mea a tenso de sada Vo(CM). Calcule a razo de rejeio em modo comum (CMRR) pela expresso:
CMRR = Ad ACM

onde Ad =

R2 R 4 = R1 R3

o ganho diferencial e ACM =

Vo (CM ) Vi (CM )

o ganho em modo comum.

Compare com o valor determinado usando para isso as expresses anteriormente obtidas em que utiliza os valores medidos das resistncias. AMPLIFICADOR DIFERENCIAL DE INSTRUMENTAO A maior desvantagem do amplificador diferencial anterior (subtrator) a sua baixa resistncia de entrada. Isto pode ser resolvido colocando amplificadores como buffers entrada, no alterando assim a funo de transferncia e passando a resistncia de entrada do circuito amplificador a ser a resistncia de entrada do buffer, portanto muito alta. Outro aspecto menos bom do amplificador subtrator era o seu baixo CMRR, mas inserindo dois buffers, e no caso destes no terem exactamente o mesmo ganho em malha aberta (muito dificilmente se arranjariam dois ampop's com ganhos exactamente iguais), ento o seu valor vem ainda mais baixo. Os ganhos dos dois buffers ficam iguais e independentes dos ampops. Para contornar estas dificuldades utiliza-se o circuito seguinte:

Instrumentao Electrnica

ESTiG

V1

V1

R1

R2

Rb Ra Rb
+

Vo

R1 V2

R2

V2

Figura 2 - Amplificador diferencial Para este circuito o ganho e o CMRR so obtidos da seguinte forma: primeiro consideramos um sinal de entrada de modo comum puro,: V1=V2=Vc, ligado aos terminais no inversores dos amplificadores operacionais 1 e 2. As tenses aos terminais inversores dos ampops tambm so Vc. Ento a queda de tenso aos terminais da resistncia Ra nula, no passando qualquer corrente em Ra e portanto corrente nula tambm atravs das resistncias Rb. Isto quer dizer V1' =V1 e V2' =V2, este circuito comporta-se exactamente igual ao anterior relativamente aos sinais em modo comum. Consideremos agora um sinal em modo diferencial puro: V1 = -V2 = 1/2 Vd, ou V1-V2=Vd. A tenso atravs da resistncia Ra tambm Vd, o que significa que a corrente atravs de Ra Vd/Ra. Esta corrente passa pela resistncia Rb, produzindo nela uma queda de tenso de Vd(Rb/Ra). A entrada do amplificador operacional Rb Rb original agora V1 = V1 + Vd ( ) e V2 = V2 Vd ( ) , respectivamente. A sua Ra Ra Rb ). entrada diferencial ento agora V1 V2 = Vd (1 + 2 * Ra Assim, o ganho diferencial desta configurao multiplicado pelo factor ( 1 + 2 *

Rb ) Ra enquanto o ganho em modo comum no alterado. Isto leva a que o CMRR desta Rb configurao seja igualmente multiplicado pelo factor ( 1 + 2 * ) relativamente ao Ra amplificador diferencial original (subtrator).
O ganho em modo diferencial pode ser ajustado alterando em apenas uma resistncia, Ra, enquanto que no circuito anterior era necessrio variar duas resistncias de maneira igual.

Instrumentao Electrnica

ESTiG

REALIZAO: Monte o circuito da figura seguinte.


V1

V1

R1

R2

R Vs

R P Pa Ra Rb Rb
+ -

Vo

R
-

R1 V2

P1

R2

V2

Figura 3 - Montagem do Amplificador Diferencial Use os seguintes valores de resistncias: R =10 K Pa = 100 K R2 = 100 K R' = 8.2 K Ra = 10 K R1 = 10 K P = 4.7 K Rb = 100 K R1 = 8.2 K P1 = 4.7 K

Use para Vs um sinal que entenda adequado. Qual a finalidade do potencimetro P1 ? Ajuste o valor de P1 de modo a anular o ganho em modo comum, alterando adequadamente as ligaes s entradas do amplificador. Verifique que o potencimetro Pa lhe permite alterar o ganho em modo diferencial. Determine entre que valores o pode fazer. Concluses:

Das könnte Ihnen auch gefallen