Sie sind auf Seite 1von 3

Matriz de atividade individual* Mdulo: Reengenharia dos sonhos Atividade: Posicionamento Crtico Privacidade Eletrnica Ttulo: A ue!

!ra de Privacidade Eletrnica Aluno: "ran# "erdinand de $em %r!an &isci'lina: PR(CE))( &EC*)+R*( Turma: P&EM-MEA&.T//01.2/23 E)TRAT,-*C( *ntrodu45o

No cenrio em que se encontra o ser humano, dentro de um crescimento desenfreado da informtica, torna-se imprescindvel a instalao de redes de computadores nas empresas integrando os seus funcionrios. Dentro dessa conjuntura, o meio de comunicao mais utilizado no mundo o correio eletr!nico, chamado de email. No "rasil, mais da metade e tal evoluo vem crescendo sem que haja um das empresas de maior porte oferecem um sistema de email aos seus cola#oradores tico.
6usti7icativa

acompanhamento que garanta a privacidade do usurio so# o ponto de vista

$s arquivos de um computador no possuem segurana alguma podendo ser violados, interceptados ou apenas vistos e pesquisas mostram que muitas organiza%es declaram a#ertamente que violam a privacidade visualizando frequentemente os e-mails dos seus cola#oradores. No que concerne o assunto, o o#jetivo deste tra#alho privacidade de seus su#ordinados.
&esenvolvimento

discorrer so#re

at onde vai a deciso de um chefe de uma empresa no sentido de violar a

&m termos de direito a privacidade, tem-se o e'emplo de uma conversa ao telefone como sendo parte de privacidade entre as pessoas que o utilizam dando poder de somente elas poderem revelar o assunto do dilogo, da mesma forma como acontece nas correspond(ncias, a qual, a violao crime. )s empresas que realizam a violao dos e-mails dos seus empregados

defendem que os computadores so de propriedade delas e por isso, os mesmos t(m que ser utilizados somente para fins empresariais. Desta forma, sentem-se no direito de monitorar a sua utilizao. *a#e ressaltar que inteiramente lcito o empregador rastrear as pginas que so visitadas pelo cola#orador ao conectar-se a internet, por meio de sistemas de monitoramento de navegadores. +or m, isso no deve ser confundido com o direito de privacidade no email, onde su#ordinado pode contar tanto uma inocente piada, como at uma crtica ao seu chefe ou , pr-pria organizao, julgando-se amparado pela intimidade. $ empregador pode se sentir no direito de fiscalizar as mensagens enviadas pelos seus su#ordinados, no entanto quando uma pessoa de fora da empresa envia mensagens de cunho particular para endereo de email de um empregado, o fato de o empregador ter acesso ,s informa%es que so transmitidas pelos cola#oradores atrav s do email corporativo d a ele poderes de devassar a vida particular atrav s de mensagens rece#idas de terceiros pelo email institucional. $ empregado que utiliza um terminal de internet se sente seguro pela utilizao de senhas que garante que somente ele acessa as informa%es que so enviadas para ele. . como uma carta lacrada e nessa conjuntura, torna-se indiferente se a carta foi destinada ao local de tra#alho, visto que seria ilcito o empregador violar uma correspond(ncia fechada que fora destinada ao empregado. +or outro lado, ao evitar fatos que so presumidos como e'ceo, pode ser justificada a causa de prticas imorais que podem, posteriormente, ser utilizadas como comparativos a fim de a#solver ou reduzir a import/ncia de outras viola%es similarmente ilcitas.
Conclus5o

) que#ra de privacidade eletr!nica

um assunto que rever#era por

todos os cantos e induz a uma pol(mica intermitente no qual se pode discorrer dentre os vrios am#ientes a fim de avaliar se realmente a razo est ao lado do violador ou do violado, por m ca#e salientar que cada caso possui sua

singularidade, em#ora o assunto seja o mesmo e sempre discutido da mesma forma. ) justia tem sempre os dois lados e nunca se sa#e em qual deles um indivduo pode estar amanh. Da mesma forma que ele se encontra frente a uma situao que o prevalece, pode ele futuramente estar inserido em um cenrio oposto, e da mesma forma que se julga, pode ser julgado tam# m, por isso ca#e pensar de forma a levantar todas as quest%es de segurana e privacidade a fim de construir um ideal que seja #en fico para todas as partes.
Re7er8ncias !i!liogr97icas

*)01$, )driana *arrera. O uso indevido do correio eletrnico no ambiente de trabalho. Disponvel em2 3http244555.mundojuridico.adv.#r4sis6artigos4artigos. asp7codigo899:;. )cesso em2 :9 dez. 9:<=. *0&$>)?. Privacidade Eletrnica - Sigilo dos E-mails de Funcionrios Deve Ser Respeitado. Disponvel em2 3http244amigonerd.net4outras4diversos4privacidade-eletronica-sigilo-dos-e-mailsde-funcionarios-deve-ser-respeitado;. )cesso em2 :< dez. 9:<=. *$?@), Aos &duardo. Big Brother corporativo.1oc( ?.). ?o +aulo, n.BC, jun.9::D D)N&E"&FG, Fo#erta. ual o limite da privacidade do empregado! Fevista *onsultor Aurdico, H?.l.I, <J maio 9::D. >K0L$, )lcides. "iola#$o de privacidade e correspond%ncia eletrnica. Disponvel em2 3http244555.escritorioonline.com45e#ne5s4noticia.php7 id6noticia8J<MB;. )cesso em2 :< dez. 9:<=. G$DKNL$, )driano. E-mail corporativo e direito & privacidade. Disponvel em2 3http244juristas.com.#r4informacao4revista-juristas4e-mail-corporativo-e-direito-aprivacidade4<=4;. )cesso em2 :9 dez. 9:<=. ?KNO&KF), .dison. "iola#$o & privacidade e 'uebra de sigilo batem a sua porta. Disponvel em2 (http244555.administradores.com.#r4artigos4administracao-e-negocios4violacaoa-privacidade-e-que#ra-de-sigilo-#atem-a-sua-porta4CB<D<4;. )cesso em2 :< dez. 9:<=.
*Esta matriz serve para a apresentao de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocnio: lgico-argumentativa ou lgico-matemtica.

Das könnte Ihnen auch gefallen