Sie sind auf Seite 1von 5

Histerectomia

A histerectomia uma operao cirrgica da rea ginecolgica que consiste na retirada do tero. A histerectomia pode ser total, quando se retira o corpo e o colo do tero, ou subtotal, quando s o corpo retirado. s vezes esta cirurgia acompanhada da retirada dos ovrios e trompas histerectomia total com ane!ectomia bilateral ou histerectomia radical"

Procedimento cirrgico
#!istem tr$s %ormas de histerectomia&

'isterectomia abdominal ( %eita atravs de uma inciso no abdome, por onde se retira o tero. 'isterectomia vaginal ( %eita atravs de uma operao atravs da vagina, por onde se retira o tero.

)*deo(laparoscopia ( a histerectomia onde a cirurgia realizada por pequenos ori%*cios de + a ,- mm no abdome e a retirada do tero %eita pela vagina.

Necessidade da histerectomia
#ste procedimento %eito para muitas condi.es alm do c/ncer, incluindo o sangramento uterino dis%uncional endometriose"0 crescimentos no(malignos do tero, crvi! e ane!os0 problemas de rela!amento plvico e prolapso0 e dano irreparvel ao tero. As condi.es malignas requerem uma histerectomia abdominal total e uma salpingoo%orectomia bilateral. #m raros casos, uma histerectomia pode ser a nica opo para se salvar a vida de uma paciente. As situa.es abai!o so alguns e!emplos, que depedem da evoluo da doena& 1/ncer ou patologias pr cancerosas do tero

1/ncer dos ovrios 'emorragia incontrolvel no ps parto 2n%eco plvica severa

Efeitos colaterais de uma histerectomia


3 1olgio 4orte Americano de 3bstetras e 5inecologistas estima que 6+ a +-7 das pacientes submetidas a uma histerectomia tero uma ou mais complica.es, embora de pequeno porte ou revers*veis.

#m primeiro lugar, uma histerectomia encerra a possibilidade de uma mulher ter %ilhos. 3utras complica.es incluem& les.es ao intestino, 8 be!iga, ureteres %ino tubo que liga o rim 8 be!iga, levando a urina", sangramento vaginal, in%eco, dor plvica cr9nica e diminuio da resposta se!ual. 1omo qualquer outro tipo de cirurgia, a histerectomia pode levar a riscos maiores como& +-- mulheres morrem a cada ano, devido a uma histerectomia nos #:A.

3 tero tambm produz uma subst/ncia chamada prostaciclina, que responsvel pela inibio da %ormao de cogulos sangu*neos. #m virtude disto, a remoo do tero pode dei!ar a mulher mais su;eita a ter tromboses e pode ser um %ator de aumento do risco de um en%arte. <e os ovrios so retirados, a mulher perde sua %onte do horm9nio %eminino estrog$nio. As mulheres que no podem se submeter a terapia de reposio hormonal, tero uma menopausa instant/nea e tero uma chance aumentada de desenvolver osteoporose e en%artes card*acos.=esmo entre as pacientes que no tiveram seus ovrios retirados, muitas mulheres relatam sintomas como& %adiga, ganho de peso, dores articulares, altera.es urinrias e depresso, aps uma histerectomia.

Cuidados de enfermagem na histerectomia


Pr-operatrio

3 pro%issional de en%ermagem deve preparar a paciente para a realizao de e!ames %*sicos e laboratoriais0 >icar atento aos sinais vitais e dar apoio psicolgico0 )eri%icar roupa cirrgica de acordo com a instituio"0 Anti(sepsia da pele, tricotomia, ;e;um e preparo intestinal.

Intra-operatrio

1onstitui(se no con;unto de medidas que inicia(se no ato de entrada da paciente no centro cirrgico, at ao trmino da cirurgia .
Ps-operatrio imediato

?ransportar o paciente e mant$(lo em decbito dorsal0 )eri%icar os sinais vitais de duas em duas horas0 3bservao constante0 Ateno a hemorragias0 Apoio emocional ao paciente0 3bservar n*vel de consci$ncia0 Aquecer o cliente, de acordo com suas necessidades0 2nstalar balano h*drico.

Ps-operatrio tardio

1ontrolar e anotar par/metros vitais de acordo com evoluo cl*nica do paciente e@ou prescrio mdica0 1ontrole da hidratao venosa0 =udana de decbito0 Arestar higiene0 ?rocar o curativo de ,6 em ,6h de acordo com a prescrio do en%ermeiro che%e".

>icar atento ao aparecimento de altera.es como& o Bor0 o Alterao da temperatura0 o 4useas e v9mitos0 o <ede0 o <oluos0 o 1hoque0 o 'emorragias0 o Altera.es urinrias. Aconselha o paciente a retornar ao hospital em caso de& o >ebre persistente0 o )9mitos incessantes0 o Bor %orte no abdome que no passe com a medicao prescrita pelo mdico0 o <ecreo %tida na %erida da operao ou vermelhido, calor ou sangramentos0 o 5randes sangramentos maiores do que os da menstruao".

Das könnte Ihnen auch gefallen