Sie sind auf Seite 1von 3

Introduo a Psicologia O que a Personalidade?

? A personalidade diria respeito s nossas caractersticas externas e visveis, aqueles aspectos que outros podem ver, ou seja, aquilo que aparentamos ver. Refere-se a capacidade de perce er, pensar, sentir e a!ir do individuo. A compreens"o da personalidade possi ilita aos !estores aproveitas as diferen#as individuais para facilitar o tra al$o em equipe, para favorecer o desenvolvimento das compet%ncias e mel$orar o desempen$o. &efini#"o que nos fa' compreender que a personalidade o componente que nos diferencia uns dos outros( )*m conjunto de caractersticas afetivas, emocionas e din+micas relativamente est,veis $a ituais da maneira de ser de uma pessoa e seu modo de rea!ir s situa#-es nas quais se encontra.. Relativamente Estveis e habituais Relativamente( necessidade do individuo de se adaptar ou ajustar seu modo de ser a al!umas exi!%ncias. 3st,veis( manter no tempo permitido, at certo ponto. 1a itual( repeti#"o na maioria das situa#-es vivenciadas.

Como determinar a Personalidade? *ma pessoa adulta, com seus $, itos, costumes e cren#as, pode ser considerada com o resultado dos fatores am ientais, $eredit,rios e re!ulados pelas condi#-es situacionais /Roo ins0. 1ereditariedade( Refere-se a todos os fatores determinados na concep#"o e que fa'em presente no nascimento e desenvolvimento iol2!ico. 3xemplo( Altura, 4emperamento. Am iente( A cultura na qual fomos criados, as condi#-es da nossa inf+ncia, as normas e re!ras vi!entes no nosso !rupo familiar, nossos ami!os e todas as outras pessoas e !rupos com os quais entramos em contato tam m exercem influ%ncia so re essa personalidade. Obs.: A $ereditariedade determina os par+metros e os limites e o Am iente determina o potencial total de um individuo. 5itua#"o( As diferentes situa#-es tra'em tona aspectos diferentes da personalidade do indivduo. 6mportante( A personalidade 7nica, apesar de al!umas pessoas se parecerem em al!umas coisas, mas 5omos 8nicos.

Estudos sobre Personalidade 1 Estudo 5i!mund 9reud /:;<=-:>?>0 3nfati'ava as for#as do inconsciente /for#as que n"o podemos ver ou controlar0, os impulsos iol2!icos e os conflitos inevit,veis da inf+ncia como formadores da personalidade. 9ormada at < anos de idade. @arl Austav Bun! /:;C<-:>=:0 Afirmava que nossa personalidade formada a partir das primeiras experi%ncias $erdadas. Alfred Adler /:;CD-:>?C0 Para ele nossa personalidade moldada pelo am iente em que estamos inseridos e pelas intera#-es sociais. Earen &anielsen 1orneF /:;;<-:><G0 Acreditava que as pessoas eram motivadas pelas necessidades de se!uran#a e amor. 3ric$ 9romm /:>DD-:>;D0 A personalidade influenciada pelas for#as sociais e culturais que afetam o individuo numa cultura e pelas for#as universais que veem influenciando durante toda a sua evolu#"o $ist2rica. 3riH 3riHson /:>DI-:>>I0 &iscpulo de 9reud, foi treinado por Anna 9reud /fil$a de 9reud0. A personalidade continua a se desenvolver numa sucess"o de oito etapas durante toda evolu#"o da vida. Aordon Allport /:;>C-:>=C0 4rouxe a 4eoria do desenvolvimento. Allport disse que n"o somos prisioneiros de conflitos da inf+ncia e experi%ncias passadas, como 9reud ac$ava. 3m ve' disso somos mais !uiados pelo presente e pela nossa vis"o do futuro. O s.( 3le defende que a personalidade especfica e particular de cada um. Os traos de Personalidade @attel desenvolveu v,rios testes para avaliar a personalidade. O mais con$ecido deles o :=P9, que se aseia nos := tra#os ori!inais mais importantes. Os question,rios de := P9 foi ela orado recorrendo a an,lises fatoriais sucessivas. Atualmente temos pesquisas que n"o admitem mais do que cinco fatores de personalidade. Jorin e Au /GDD>0 destacam diversas pesquisas reali'adas com a finalidade de validar os testes e avalia#-es que tin$am a fun#"o de predi'er os cinco fatores da personalidade. 9icou constatado que, em contexto or!ani'acional, os diferentes fatores de personalidade permitiriam prever o rendimento individual do cola orador.

!i"os de Personalidade As tipolo!ias da personalidade n"o fornecem, assim como a teoria dos tra#os, um modelo para todas as personalidades, mas sim v,rios modelos para descrever os indivduos. *m dos mtodos mais con$ecidos a teoria dos tipos psicol2!icos de Bun!. Ao fa'er a descri#"o da personalidade, Bun! recorre a dois conceitos( as atitudes tipo e as fun#-es psicol2!icas. )Atitude tipo( a orienta#"o, o direcionamento da ener!ia de uma pessoa diante de um acontecimento ou de um estmulo.. 9un#"o psicol2!ica( K a maneira como essa ener!ia estruturada eLou or!ani'ada. Para sua teoria, Bun! determinou duas atitudes tipo( 6ntrovers"o e 3xtrovers"o e quatro fun#-es psicol2!icas( a 5ensa#"o, o Pensamento, a intui#"o e o 5entimento. 6ntrovers"o e 3xtrovers"o( Bun! ac$ava que a ener!ia psquica pode ser canali'ada externamente, para o mundo exterior, ou internamente para si mesmo /self0. 3xtrovers"o( *ma atitude da psique caracteri'ada por uma orienta#"o para o mundo exterior e outras pessoas. 6ntrovers"o( *ma atitude da psique caracteri'ada por uma orienta#"o para as ideias e sensa#-es da pr2pria pessoa. 3ner!ia psquica( Atitude, na qual um individuo prefere focar a sua aten#"o. O introvertido se comporta timidamente, se concentrando em si mesmo, nos seus pensamento e sentimentos. As maiores $a ilidade est"o no campo da escrita. O extrovertido

Das könnte Ihnen auch gefallen