Sie sind auf Seite 1von 5

Projeto CANSAT- fase nacional Ins Catorze Escola Secundria Santa Maria

10ano AN10 Ano letivo 2013/2014

PROJETO CANSAT
1 PESQUISA

Projeto CANSAT- fase nacional Ins Catorze Escola Secundria Santa Maria

10ano AN10 Ano letivo 2013/2014

1. Satlites Artificiais 1.1. O que so?


Um satlite artificial qualquer corpo feito pelo homem e colocado em rbita ao redor do planeta Terra ou de qualquer outro corpo celeste.

1.2.

Qual a sua utilidade?

Grande parte dos satlites operacionais que se encontram em rbita destinada a telecomunicaes, por meio da transmisso de sinal de TV, rdio, ligaes telefnicas e outros servios. A principal vantagem da utilizao dos satlites a cobertura global que oferecem.

1.3.

Que diferentes tipos de satlites artificiais existem?

Existem trs tipos de diferentes de satlites: satlites de comunicaes, de meteorologia, astronmicos, estaes espaciais e militares. a) Satlites de comunicaes: so utilizados nas transmisses de televiso, rdio e telefone, bem como nas comunicaes entre avies ou entre navios. O sinal transmitido de um determinado local para o satlite, que por sua vez redireciona-o para outra direo, permitindo a existncia de uma rede de comunicao a nvel global, que de outra forma no seria to eficaz e rpida. b) Satlites meteorolgicos: a sua principal funo fornecer imagens e dados que iro permitir prever as condies atmosfricas do planeta. Existem satlites meteorolgicos que se situam na rbita geostacionria, que servem para tirar fotografias movimentao das nuvens, que vai permitir calcular e prever a direo e velocidade das frentes frias, tempestades e furaces; e existem outros satlites deste tipo que situam na rbita polar que servem para estudar a formao de nuvens e tempestades com maior detalhe. c) Satlites astronmicos: servem para observar objetos do cosmos sem a interferncia da atmosfera. So telescpios e permitem observar diversos objetos celestes e outros fenmenos do Universo, usando diferentes tecnologias (comprimentos de onda: luz visvel, raios X, infra vermelhos e raios gama). Com este tipo de satlites, conseguimos estudar os planetas, descobrir a composio de alguns astros, nomeadamente das estrelas, e estudar fenmenos como os buracos negros, que se situam a enormes distncias. Certamente, o satlite astronmico mais conhecido ser o telescpio espacial Hubble.

Projeto CANSAT- fase nacional Ins Catorze Escola Secundria Santa Maria

10ano AN10 Ano letivo 2013/2014

d) Estaes espaciais: so como enormes naves espaciais, capazes de suportar uma tripulao durante um perodo alargado de tempo. So utilizadas para estudar os efeitos no corpo humano de uma longa permanncia no espao, bem como fazer outras experincias que de outro modo seriam impossveis de realizar. J foram colocadas em rbita diversas estaes espaciais, como a Mir ou a Skylab, mas atualmente apenas duas esto ativadas- a ISS (International Space Station) e a Tiangong 1. e) Satlites militares: so utilizados para captar e transmitir comunicaes entre foras militares bem como informaes de inteligncia sobre outros pases. Existem quatro tipos de satlites militares (ou de reconhecimento). O primeiro utiliza imagens do territrio inimigo detetar eventuais reas de lanamentos de msseis e movimentao de armas. O segundo funciona como radar, detetando movimentao mesmo atravs das nuvens. O terceiro um satlite supersofisticado que permite capturar o sinal de rdio ou radiao micro-ondas de qualquer parte do planeta. E por fim, o quarto tipo de satlites de reconhecimento faz uma transmisso muito rpida entre satlites de espionagem e bases terrestre.

2. Telemetria 2.1. O que ?


Telemetria uma tecnologia que permite a medio e comunicao de informaes distncia ou desenvolver sistemas. Sistemas que necessitem de instrues e dados enviados distncia para que sejam operados, requerem o correspondente a telemetria, ou telecomando.

2.2.

Como funciona?

Um telmetro um dispositivo usado para medir remotamente qualquer quantidade. constituda por um sensor, um circuito de transmisso, e um visor, o registo, ou um dispositivo de controlo. Telmetros so os dispositivos fsicos utilizados em telemetria. Os aparelhos eletrnicos so amplamente utilizados em telemetria e com ou sem fios, analgica ou digital. Outras tecnologias tambm so possveis, tais como meios mecnicos, hidrulicos e tico.

2.3.

Qual a sua utilidade?

A telemetria serve para monitorar objetos que se encontram distncia, usando canais analgicos ou digitais se for em tempo real, ou o datalog, que

Projeto CANSAT- fase nacional Ins Catorze Escola Secundria Santa Maria

10ano AN10 Ano letivo 2013/2014

uma linguagem de programao em que descrever as informaes que pretendemos obter.

2.4.

Como se aplica nos satlites?

Telemetria usada por naves tripuladas ou no tripuladas para transmisso de dados. As agncias espaciais como a NASA, a Agncia Espacial Europeia (ESA) e outras agncias usam telemetria e / ou sistemas de telecomando para coletar dados de naves espaciais e satlites. A telemetria vital no desenvolvimento de msseis, satlites e aeronaves, pois o sistema pode ser destrudo durante ou aps o teste. Os engenheiros precisam parmetros crticos do sistema para analisar (e melhorar) o desempenho do sistema. Na ausncia de telemetria, esses dados seria muitas vezes indisponveis.

3. Arduno 3.1. O que ?


Arduno uma ferramenta para criar computadores. uma plataforma fsica de computao de cdigo aberto baseado numa simples placa que controla todo o aparelho, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o cdigo para a placa. O Arduno pode ser usado para desenvolver objetos interativos, admitindo entradas de uma sria de sensores ou chaves, e controlando uma variedade de luzes, motores ou outras sadas fsicas.

3.2.

O que faz?

A principal finalidade do Arduino num sistema facilitar a prototipagem, a implementao ou reproduo de determinadas funes num ambiente,o controlo de sistemas interativos, a nvel domstico, comercial ou mvel, da mesma forma que controla sistemas de funcionamento industriais. Com ele possvel enviar ou receber informaes de basicamente qualquer sistema eletrnico. Os campos de atuao para o controle de sistemas so imensos, podendo ter aplicaes na rea de impresso 3D, robtica, engenharia de transportes, engenharia agrnoma e musical.

3.3.

Como se programa?

O Arduino IDE uma aplicao multiplataforma escrita em Java, sendo esquematizado para introduzir a programao a pessoas no familiarizadas ou com bastante vontade com o desenvolvimento deste software. Inclui um editor de cdigo com recursos de realce de sintaxe, parnteses

Projeto CANSAT- fase nacional Ins Catorze Escola Secundria Santa Maria

10ano AN10 Ano letivo 2013/2014

correspondentes e identificao automtica, sendo capaz de compilar e carregar programas para a placa com um nico clique. Tendo uma biblioteca chamada "Wiring", ele possui a capacidade de programar em C/C++ (linguagens de programao). Isto permite criar com facilidade muitas operaes de entrada e sada, tendo que definir apenas duas funes no pedido para fazer um programa funcional: setup Inserida no inicio, na qual pode ser usada para inicializar configurao; loop Chamada para repetir um bloco de comandos ou esperar at que seja desligada.

Habitualmente, o primeiro programa que executado tem a simples funo de piscar um LED (emissor de luz).

Das könnte Ihnen auch gefallen