Sie sind auf Seite 1von 6

Revista Espao Acadmico, n 88, setembro de 2008 http://www.espacoacademico.com.br/088/88silva.

pdf

Trabalhismo e questo agrria: introduo ao estudo do pensamento poltico de Fernando Ferrari


Ricardo Oliveira da Silva* Introduo Fernando Ferrari exerceu importante papel na consolidao de uma reflexo sobre a questo agrria no debate poltico e intelectual brasileiro durante a dcada de 1950 e incio dos anos de 1960. Esse papel teve como propsito a busca de solues para os problemas agrrios do pas. A presena de Fernando Ferrari no debate sobre a questo agrria esteve relacionada, por um lado, a sua filiao ao Partido Trabalhista Brasileiro, fundado em 1945. Por outro lado, sua presena foi marcada pela compreenso da realidade social do campo a partir das idias trabalhistas, desenvolvidas especialmente por Alberto Pasqualini, um dos principais pensadores do partido. Diante dessa relao, procuramos situar a participao de Fernando Ferrari nos debates polticos em uma perspectiva orgnica, no sentido gramsciano (GRAMSCI, 1982). No presente texto, nosso objetivo foi apresentar um estudo introdutrio do pensamento poltico de Fernando Ferrari. Nesse sentido, procuramos situar historicamente sua ao pblica, destacando a formao da doutrina trabalhista no perodo de estruturao do PTB atravs do pensamento de Alberto Pasqualini. Em um segundo momento, mediante o iderio trabalhista, nosso objetivo foi destacar a presena de Fernando Ferrari no debate sobre a questo agrria, especialmente a partir da segunda metade da dcada de 1950. Em face dessa perspectiva, deixamos em segundo plano a atuao parlamentar de Fernando Ferrari, apesar de reconhecermos sua importncia, como, por exemplo, sua luta pela criao de uma legislao para o trabalhador rural. As bases da doutrina trabalhista na formao do PTB O surgimento do iderio trabalhista, na segunda metade da dcada de 1940, ocorreu em um contexto marcado pela crena de expressivos segmentos da sociedade brasileira na possibilidade de se alcanar o progresso e a modernidade atravs de um programa governamental sustentado pela industrializao e com desenvolvimento auto-sustentado (MOREIRA, 1998). Alberto Pasqualini, sul-rio-grandense descendente de imigrantes italianos, tornou-se o principal pensador e idealizador de um iderio trabalhista no interior do PTB, partido que se transformou na maior expresso poltica dessa doutrina na segunda metade da dcada de 1940 ao comeo dos anos de 1960. Para Luclia de Almeida Neves, o PTB apresentou ao longo de sua existncia trs principais tendncias: uma primeira, chamada de getulistas programticos, formada por burocratas vinculados estrutura do Estado e com fora no partido at o suicdio de Vargas; uma segunda chamada de doutrinrios trabalhistas, intelectuais orgnicos do petebismo que se
*

Mestre em Histria pela UFRGS.

inscreveram em uma orientao trabalhista socializante que propugnava uma maior desvinculao do partido em relao ao Estado; e uma terceira tendncia com fora no partido a partir da segunda metade dos anos de 1950, os chamados pragmticos reformistas, os quais procuraram amalgamar em sua prtica poltico-partidria caractersticas dos getulistas programticos e da tendncia doutrinria (NEVES, 2001). Alberto Pasqualini, voltado elaborao de uma doutrina trabalhista, marcou presena no momento de formao partidria e doutrinria do PTB. Nesse sentido, destacou-se a publicao no ano de 1948 do livro Bases e Sugestes para uma poltica social, obra na qual procurou apresentar uma sistematizao das principais premissas do trabalhismo brasileiro. Nesse texto, Alberto Pasqualini apresentou o trabalhismo distinguindo-o em relao ao comunismo e ao capitalismo individualista. Em relao ao primeiro, Pasqualini afirmou que no Estado socialista, e nesse caso se referia a Unio Sovitica, existiam duas classes: a classe dos burocratas vinculada ao poder poltico do Estado e a classe dos proletrios, sem possibilidades de defesa e organizao social. Como consequncia, nesse Estado havia uma socializao integral dos meios de produo e a explorao direta da sociedade por parte do Estado. No caso do capitalismo individualista, Pasqualini frisou que seu elemento psicolgico era o egosmo. Nesse sentido, os mtodos do individualismo, marcado pela luta, dominao, sujeio de um indivduo a outro e ganho sem limites conduzia o capitalismo ao monoplio, hegemonia econmica, explorao do povo e imperialismo. Para Alberto Pasqualini, o trabalhismo deveria se afastar dessas duas formas de organizao social, aproximando-se de um capitalismo baseado em princpios de cooperao e solidariedade social:
Preconiza esse sistema que as relaes entre o capital e o trabalho sejam reguladas por uma legislao justa que tenha na devida conta o esforo e a cooperao do trabalhador na produo dos bens que forma a riqueza nacional. Considera o organismo social como um todo solidrio que s se poder manter em posio estvel com o aplainamento das desigualdades sociais, no devendo, por isso, a riqueza acumular-se apenas nalguns pontos para no comprometer o equilbrio de todo o sistema (PASQUALINI, 1994: 43).

O trabalhismo para Alberto Pasqualini apenas se aproximaria do socialismo enquanto uma forma de crescente extenso da solidariedade social e participao de todos nos benefcios da civilizao. Por outro lado, se aproximaria do capitalismo no sentido de exercer um crescente progresso econmico e social da coletividade. Segundo Luiz Alberto Grij, o trabalhismo formulado por Alberto Pasqualini, tendo em vista sua herana talo-catlica, esteve marcado pelo comunitarismo orgnico, uma das bases da doutrina social da Igreja Catlica expressa em 1931 pelo Papa Pio XI na encclica Quadragesimo anno. Nessa encclica, o Papa defendia uma justa distribuio da riqueza segundo exigncia do bem comum e da justia social, atravs da harmonia das classes sociais (GRIJ, 2007: 94). Para Miguel Bodea, o trabalhismo brasileiro tambm foi influenciado pelo positivismo cultivado pela elite sul-rio-grandense desde a Repblica Velha. A leitura que essa elite fez do positivismo resultou na tentativa de incorporao do proletariado a sociedade a travs da interveno ativa dos poderes pblicos. A partir de 1945, essa herana positivista foi mesclada com elementos oriundos do reformismo europeu, principalmente o trabalhismo britnico e, de forma mais indireta, da social democracia moderna (BODEA, 1992). No ano de 1955 um derrame retirou Alberto Pasqualini da cena poltica. Nesse momento, os getulistas pragmticos, perante o recente suicdio de Getlio Vargas, comearam a ceder 2

espao a uma nova gerao de petebistas, os reformistas pragmticos, onde despontou polticos como Joo Goulart, Leonel Brizola e, em certa medida, Fernando Ferrari. Nesse momento, as reivindicaes sociais ganha vam cada vez mais espao nos debates polticos, com destaque para as reivindicaes oriundas das lutas no campo, como as de Porecatu, no Paran, e Trombas e Formoso, em Gois (MARTINS, 1981). Diante dessas circunstncias, Fernando Ferrari assumiu papel de destaque na aproximao do trabalhismo formulado por Alberto Pasqualini, com o tema da questo agrria. Trabalhismo e questo agrria no pensamento poltico de Fernando Ferrari Fernando Ferrari nasceu no ano de 1921, no atual municpio de So Pedro do Sul, na regio central do Rio Grande do Sul. Oriundo de uma famlia ligada s atividades rurais, Fernando Ferrari bacharelou-se em direito, ajudando a fundar o PTB em 1945 e sendo um forte entusiasta das idias de Alberto Pasqualini. Deputado estadual pelo PTB no Rio Grande do Sul entre 1947-1950, Fernando Ferrari passou, nos anos de 1950, a atuar como deputado federal. Na segunda metade de dcada de 1950, Fernando Ferrari direcionou sua atividade poltica ao tema da questo agrria. Nesse momento, se aprofundavam as lutas populares no campo, com destaque para a ascenso das Ligas Camponesas, assim como ganhava fora o iderio nacionalista no estudo da realidade brasileira (ARIAS, 2003; LIMONGI, 1987). Para Vnia Maria Losada Moreira, o nacionalismo nesse perodo apresentou-se de forma diversa, sendo possvel encontr- lo em um variado xadrez poltico, cultural e ideolgico. Apesar dessa diversidade, duas tendncias se destacaram: um nacionalismo liberal, com maior aceitao da participao estrangeira na industrializao do pas, e um nacionalismo econmico, com nfase em um desenvolvimento auto-sustentado. Segundo a autora:
Desde o colapso econmico de 1929 ficou patente para setores importantes da elite poltica e intelectual brasileira a precariedade de economias dependentes de exportaes e a necessidade de ser forjado um desenvolvimento nacional auto-sustentado. [...] na prtica, defender o desenvolvimento auto-sustentado significava, em primeiro lugar, criticar o modelo econmico agrrio-exportador e, por extenso, a classe social a ele ligado: a oligarquia latifundiria (MOREIRA, 1998: 04).

Fernando Ferrari, ao longo dos anos de 1950, aproximou-se da tendncia do nacionalismo auto-sustentado, a qual tinha um posicionamento crtico sobre a estrutura agrria existente no pas. No ano de 1960, Fernando Ferrari publicou um livro intitulado Mensagem Renovadora. Nesse texto, afirmou que a industrializao era o caminho histrico para a emancipao econmica de qualquer nao moderna. Para esse poltico, esse caminho havia sido seguido pelo Brasil desde a dcada de 1930, quando o caf deixou de constituir a nica fonte de divisas econmicas. Conjuntamente a industrializao, a agricultura mecanizada era o grande pilar para o desenvolvimento de uma nao moderna. No entanto, no caso do Brasil, era necessrio superar os entraves ao prosseguimento do desenvolvimento autnomo. Nesse sentido, assim se expressou Ferrari:
O nacionalismo, acima das diferenas sociais, polticas e ideolgicas, constitui a grande trincheira de defesa, onde os brasileiros cerram fileiras na luta contra o subdesenvolvimento. O soldado dessa causa magna deve prosseguir na luta contra os privilgios concedidos ao capital estrangeiro; deve pugnar pelo aumento incessante do mercado interno, atravs da melhoria do bem-estar social, principalmente no campo; pela ampliao dos nossos mercados externos e pela superao da crise cambial, mediante ao voltada para a emancipao econmica nacional (FERRARI, 1960: 16-17).

No ano de 1963, apareceu um novo livro desse autor, uma coletnea de textos, entrevistas e discursos parlamentares, voltado exclusivamente para o tema da questo agrria e com o ttulo de Escravos da Terra. Nesse momento, a cena poltica brasileira j tinha sido tomada pelas discusses em torno das reformas de base, sendo a questo agrria um dos principais pontos de debate. Alm disso, n esse perodo o PTB havia assumido protagonismo na defesa das reformas de base mediante o exerccio da Presidncia da Repblica por Joo Goulart. Contudo, desencantado com as alianas polticas com setores conservadores, Fernando Ferrari se afastou do partido, fundando o Movimento Trabalhista Renovador (MTR), tendo como objetivo resgatar as idias trabalhistas de Alberto Pasqualini que, em sua opinio, estavam sendo desvirtuadas pelas alianas do partido:
A legenda no faz o trabalhista este transcende a legenda, que rtulo, que nominao, enquanto o trabalhismo substncia, est na alma, no esprito, na ao, na conduta de quem vive de forma trabalhista. [...] Os renovadores consideram o trabalhismo que adotam, inspirados em Vargas e em Pasqualini [...], como o sistema poltico-social dignificador do trabalho por excelncia, como o fator principal da produo e da base moral da propriedade (FERRARI, 1963: 25-26).

Seguindo a tradio dos doutrinrios trabalhistas, Fernando Ferrari afirmou que o trabalhismo, atravs do solidarismo, transformaria os cidados do pas em membros de uma imensa e nica sociedade cooperativa, de auxlio e colaborao recprocos, sem usura social, sem privilgios e livre de todas as formas de opresso. Diante desse objetivo, ocupou o pensamento desse poltico o tema da questo agrria. No incio da dcada de 1960, a maior parte da populao do pas ainda vivia na rea rural. Para Fernando Ferrari, essa populao estava margem do processo poltico, sem as mnimas garantias legais e sem o exerccio efetivo da prtica de cidadania, sendo verdadeiros escravos da terra:
Sustento cada vez mais, por isso mesmo, que no teremos, no Brasil, uma liberdade para todos enquanto no trouxermos as populaes rurais para o aconchego da lei. Nem estas, fora do processo poltico ou legal, no alcanadas por ele, tem interesse no vnculo. No se ama o que no se conhece. No podem sentir as populaes campesinas amor pela vida democrtica, se no se beneficiam dela, se, em seu nome, morrem nos campos, pelo abandono social ou pela misria econmica (FERRARI, 1963: 35-36).

Nesse sentido, Fernando Ferrari defendeu duas medidas bsicas iniciais para a soluo da questo agrria: a promulgao de uma legislao para o trabalhador do campo e a realizao de uma reforma agrria. No que se refere primeira medida, afirmou:
O primeiro grande passo a dar o da instituio do regime jurdico do trabalhador rural, isto , a criao de um cdigo que de ao homem do campo uma verdadeira conscincia de si mesmo, amparando-o e o dignificando [...] atravs da segurana da lei (FERRARI, 1963: 37).

No que diz respeito reforma agrria, afastando-se de posies como as das Ligas Camponesas de Francisco Julio, que propunham uma reforma agrria radical e imediata (BASTOS, 1984), ou do PCB que, apesar de no defender uma reforma agrria radical, tinha como objetivo a construo do socialismo (SANTOS, 1996), Fernando Ferrari propugnou uma redistribuio fundiria em etapas, consolidando-se no tempo:
Ns queremos no Brasil dar ao instituto de desapropriao por utilidade social um sentido eminentemente justo, cristo e democrtico, mesmo porque estamos convencidos de que no ser necessrio agredir o direito de propriedade para alcanar-se as etapas reformadoras pelas quais espera a Nao (FERRARI, 1963: 14).

Apesar dessa proposta distributivista por etapas e sem agresso ao direito de propriedade, Fernando Ferrari reconheceu que os grandes proprie trios de terra poderiam vir a se opor a essa proposta, uma constatao, alis, perceptvel nos conflitos agr rios que ocorriam no pas naquele momento (MEDEIROS, 2003). No entanto, em entrevista ao Dirio de Notcias, condizente a sua perspectiva de harmonizao dos interesses de diversos setores sociais, afirmou:
Tal , todavia, a corrente de opinies e tal sorte se processar a reforma agrria que no creio possam os grandes proprietrios se opor, com xito, ao advento fatal da nova ordem. E, a mais, os prprios senhores de terras de hoje recebem, cada dia mais, o impacto da vida social, e, permeveis que so a muitas idias novas, concluiro por se incorporar ao determinismo da reforma (FERRARI, 1963: 11).

Nesse sentido, Fernando Ferrari se apresentou otimista em relao possibilidade de soluo da questo agrria. Alm disso, percebemos que a partir da segunda metade da dcada de 1950 e comeo dos anos de 1960, Fernando Ferrari aproximou o iderio nacionalista com desenvolvimento auto-sustentado com as propostas trabalhistas, enriquecendo o debate poltico sobre a reflexo dos problemas agrrios do pas. Consideraes finais No processo de consolidao de uma reflexo sobre a questo agrria no debate poltico e intelectual brasileiro, na segunda metade da dcada de 1950 e comeo dos anos de 1960, Fernando Ferrari foi importante pensador vinculado a perspectiva de melhores condies de vida para a populao rural. Atravs do iderio trabalhista, formulado principalmente por Alberto Pasqualini, e influenciado pelo ideal nacionalista de desenvolvimento auto-sustentado, Fernando Ferrari analisou a realidade social do campo defendendo uma melhor redistribuio da propriedade fundiria e a extenso de uma legislao para os trabalhadores rurais. Essas premissas tinham como objetivo maior a construo de uma sociedade marcada pela cooperao, solidariedade e justia social. Para concretizar seu propsito, Fernando Ferrari, fiel ao pensamento trabalhista, considerou a possibilidade de cooperao entre as classes sociais para a soluo dos problemas agrrios. No entanto, a presena de seus posicionamentos no debate poltico e intelectual brasileiro ocorreu em uma conjuntura de acirramento dos embates sociais, em especial no campo. Fernando Ferrari pensou que, perante o clamor por reformas, os grandes proprietrios de terra se sensibilizariam com as demandas dos trabalhadores rurais, pequenos proprietrios e posseiros. Historicamente, contudo, o conjunto da elite latifundiria pouca ateno concedeu as necessidades dessa populao. A morte prematura de Fernando Ferrari em um acidente areo, em 1963, trs anos aps o falecimento de Alberto Pasqualini, representou o prenncio de um momento de inflexo na poltica brasileira. O iderio trabalhista na forma que Fernando Ferrari buscou apresentar, enquanto programa poltico, no podia se furtar de um claro posicionamento perante as distintas demandas sociais, especialmente quando estava em jogo, no que se refere questo agrria, o fim dos privilgios de uma secular classe proprietria de terra.

Referncias ARIAS, Santiane. A revista estudos sociais e a experincia de um marxismo criador. Dissertao (Mestrado em Sociologia) Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: [s.n.], 2003. BASTOS, Elide Rugai. As Ligas Camponesas . Petrpolis, RJ: Vozes, 1984. BODEA, Miguel. Trabalhismo e populismo no Rio Grande do Sul . Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1992. FERRARI, Fernando. Escravos da terra. Porto Alegre: Globo, 1963. __________. Mensagem Renovadora. Porto Alegre: Globo, 1960. GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organizao da cultura. So Paulo: Crculo do Livro S.A, 1982. GRIJ, Luiz Alberto. Alberto Pasqualini: o terico do trabalhismo. In: FERREIRA, Jorge e REIS, Daniel Aaro (orgs.). Nacionalismo e reformismo radical (1945-1964). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. LIMONGI, Fernando Papaterra. Marxismo, Nacionalismo e Cultura: Caio Prado Jr. e a Revista Brasiliense. In: Revista Brasileira de Cincias Sociais . Associao nacional de ps-graduao e pesquisa em cincias sociais. Vol. 2. n 05. So Paulo: Revista dos Tribunais, LTDA, outubro de 1987. MARTINS, Jos de Souza. Os camponeses e a poltica no Brasil. Petrpolis, RJ: Vozes, LTDA, 1981. MEDEIROS, Leonilde Servolo de. Reforma agrria no Brasil: histria e atualidade da luta pela terra. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2003. MOREIRA, Vnia Maria Losada. Nacionalismo e reforma agrria nos anos 50. In: Revista Brasileira de Histria. Vol. 18. n 35. So Paulo: ANPUH/Humanitas Publicaes, 1998. NEVES, Luclia de Almeida. Trabalhismo, nacionalismo e desenvolvimentismo: um projeto para o Brasil. In: FERREIRA, Jorge (org.). O populismo e sua histria: debate e crtica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. PASQUALINI, Alberto. Bases e sugestes para uma poltica social. Ivor/Santa Maria: Prefeitura Municipal de Ivor/UFSM, 1994. SANTOS, Raimundo (org.) Questo agrria e poltica: autores pecebistas. Seropdica, RJ: Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 1996.

Das könnte Ihnen auch gefallen