Sie sind auf Seite 1von 3

Introduo ao PHP | Aprender PHP

http://aprenderphp.com.br/artigo/introducao-ao-php/

Introduo ao PHP
Criado em: 19/02/2010

O que o PHP
PHP o acrnimo para Hypertext Preprocessor, algo como pr-processador de hiper texto, uma linguagem de programao muito utilizada principalmente para o desenvolvimento web. Apesar de ter a verso PHP-GTK para ambiente desktop. No decorrer de nosso aprendizado focaremos no PHP para desenvolvimento web.

O PHP gratuito?
Sim! Para comear o PHP open source, ou seja, cdigo fonte aberto. Assim para obter o PHP a nica coisa que deve fazer entrar no site do PHP e fazer o download da verso mais nova. Pois com a verso mais recente ter novas funcionalidades alm de possveis bugs terem sido corrigidos.

PHP e o HTML
Uma pagina em PHP normalmente possui a extenso .php(dependendo da congurao do servidor Web). No entanto nestas pginas com a extenso .php pode ser inserido normalmente o cdigo HTML que voc j esta acostumado a desenvolver. E funcionara da seguinte maneira, sempre que o servidor receber pginas com a extenso .php ele saber que a linguagem de programao na pgina, interpretando HTML, e ao encontrar cdigo PHP interpretar os mesmos, ou vice versa e mais de uma vez pois no importa a quantidade de vezes que voc altera entre cdigo HTML e PHP e se voc inicia o cdigo com um ou com outro. Resumindo podemos escrever HTML e PHP em um arquivo .php que tudo ser interpretado corretamente.

O PHP, o Server-side e o Client-side


Client-side
tudo processado no lado do cliente. O client-side interpretado diretamente pelo browser (navegador) do usurio. Sendo assim ao acessar uma pgina web o HTML, CSS e JavaScript so interpretados todos pelo navegador sem interveno nenhuma de um servidor. Por isso podemos exibir o cdigo fonte em nosso browser e visualizar o HTML, CSS e o JavaScript.

Server-side
O oposto do client-side. Aqui as informaes so processadas por um servidor web que interpretara e retornar o resultado que ser exibido no browser. no 1 de 3 Sendo assim no possvel visualizar o cdigo de uma aplicao rodando 25-02-2014 17:37 Server-side.

Introduo ao PHP | Aprender PHP

http://aprenderphp.com.br/artigo/introducao-ao-php/

O oposto do client-side. Aqui as informaes so processadas por um servidor web que interpretara e retornar o resultado que ser exibido no browser. Sendo assim no possvel visualizar o cdigo de uma aplicao rodando no Server-side.

E o PHP?
O PHP processado no servidor por isso uma linguagem Server-side. Sendo assim suas aplicaes no podero ser copiadas por outras pessoas. Todos os processos, rotinas e funes sero feitas no servidor e o usurio recebera apenas o resultado em seu browser.

O que podemos fazer com o PHP


Interao com usurio
Primeiramente transformao de sites estticos, que no possuem nenhum tipo de interao, em sites dinmicos, com maior possibilidade de interao e dinamismo. Por exemplo, com pginas estticas no podemos ter uma sesso de comentrios em nosso site, em que ao terminar de ler um artigo a pessoa preencha um campo no formulrio e deixar sua opinio e no mesmo estante a sua opinio estar no site, coisas que podemos realizar com o PHP e um banco de dados.

Facilidade na manuteno
Imagine um site que tenha 10 itens no menu do site e cada item abre mais 5 pginas internas, temos um total de 50 pginas. Agora imagine a situao: Seu cliente liga para voc e pede para inserir mais um item no menu, lembrando que o menu esta presente em todas as pginas, o que voc faria? Provavelmente abriria as 50 pginas e iria copiando e colando o cdigo do menu entre elas, trabalho braal bem chato n?, Alm de possveis erros. Mais continuemos voc inseriu o item no menu, deve ter pensado que o problema acabou, mais no, no entanto no dia seguinte o item no menu que seu cliente havia chamado de contato na realidade ele lhe enviou o nome errado pois o pessoal do marketing descobriu que o nome fale conosco tem maior apelo com os clientes. E l vai voc novamente para o mesmo trabalho braal. E se fosse noticias que devem ser inseridas 3 vezes ao dia? Seu cliente mandaria a voc, voc as incluiria e sempre que houvesse erros voc teria que ir l e corrigi-las. Alm de ter uma chamada com todas as noticias que voc deveria atualizar tambm e uma chamada com foto na pgina inicial. Processo chato para voc e o cliente. Com o PHP podemos separar no primeiro caso o menu em um arquivo que ao ser atualizado seria atualizado em todo o site, pois este menu seria inserido em todas as pginas pelo PHP . E no segundo caso das noticias poderamos criar uma rea administrativa em 2 de 3 que apenas usurios logados, os administradores, teriam acesso e poderiam 25-02-2014 17:37 inserir e editar as noticias sem precisar entrar em contato com voc.

PHP e o banco de dados

Introduo ao PHP | Aprender PHP

http://aprenderphp.com.br/artigo/introducao-ao-php/

todas as pginas pelo PHP . E no segundo caso das noticias poderamos criar uma rea administrativa em que apenas usurios logados, os administradores, teriam acesso e poderiam inserir e editar as noticias sem precisar entrar em contato com voc.

PHP e o banco de dados


O PHP possui acesso a diversos bancos de dados. Sendo assim voc ter uma serie de funes para poder utilizar entre os diversos tipos de bancos de dados suportados pelo PHP. Em nosso aprendizado utilizaremos o MySQL.

Exemplo de aplicaes que podemos desenvolver com o PHP


Com o PHP podemos desenvolver coisas como reas restritas que necessitem de autenticao, sistemas de comentrios para artigos, noticias etc. Envio de emails, sistemas de noticias, lojas virtuais, redes sociais e qualquer outra coisa que voc possa imaginar. Uma aplicao web de grande porte que foi desenvolvida em PHP , foi a Wikipdia. Nela voc encontra vrias coisas como o sistema de autenticao, publicao e edio de artigos, upload de fotos entre outros.

3 de 3

25-02-2014 17:37

Das könnte Ihnen auch gefallen