Sie sind auf Seite 1von 9

Atividades da catequese que no deves esquecer:

Confisses para as crianas e jovens a partir do 4ano, dia 14 s 15h e no dia 18 s 17H. Missa do Parto da catequese, dia 20 s 6H. Contamos com a colaborao de todos na preparao deste convvio. Festa de encerramento do 1 perodo dia 21 s 16.30. Missa dos Santos Inocentes, com a bno das crianas, dia 28 de Dezembro.

Parquia de Santa Cruz


Caminhada do Advento 2013
Catequese

A Luz da Caridade

Contactos: Parquia de Santa Cruz Rua Irm Wilson, n1 9100-161 Santa Cruz Telef:291 524 145 Telm:p66862535 Fax:291 630 145 Email:parquiasantacruzmadeira@gmail.com

Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que cr em mim no fique nas trevas Jo 12,46

Apresentao
J falta pouco para a grande festa do Natal! Fazemos festa porque Jesus, o Filho de Deus, quis nascer numa famlia como a tua, e acender em cada famlia que O acolhe a luz do Amor de Deus! Ao longo das prximas semanas, neste tempo de Advento, vamos ser convidados a fazer com que a luz e o calor da caridade, do amor grande e terno de Deus, possam iluminar e aquecer as nossas casas!

Vida Paroquial

1. Na catequese:

No momento final do encontro de catequese (cerca de 5 minutos), ou num outro momento oportuno no desenrolar da catequese, realizar as seguintes atividades: 1-ler o texto bblico da semana; 2 -Pintar a palavra da semana e col-la numa vela que vai sendo construda com rolos de papel higinico tambm pode ser cera ou outro material; 3- Juntar os bens alimentcios para entregar na igreja no dia da catequese; 4-No dia 21 de Dezembro, cada grupo de catequese coloca a sua vela junto do prespio na igreja.

2. Em famlia:
A cada criana e adolescente entregue semanalmente a folha com a proposta da tarefa a realizar em casa nessa semana. A proposta segue o seguinte esquema: 1 - Texto bblico (do Evangelho do Domingo); 2 - Recortar a palavra e col-la na vela (de cera ou carto).Fazer o desafio. 3 - Rezar a orao (em famlia); 4 -Escolher um bem alimentcio para dar. 5-No dia Natal colocara vela no prespio, o mais perto possvel do Menino Jesus.

3. Na comunidade:
Num momento oportuno da celebrao (por exemplo, no incio da celebrao), realizar os seguintes passos: 1 - Breve introduo palavra-desafio da semana a partir dos textos da liturgia; 2 - Colocao da palavra na vela que ficar junto do prespio; 3- Entrega dos bens alimentcios Conferncia Vicentina

Mensagem do Sr. Cnego Proco Agostinho Carvalho

Objetivos da Caminhada:
Reforar a conscincia das famlias como Igreja domstica Preparar o Natal como acolhimento de Jesus em famlia Cultivar a espiritualidade da caridade em famlia Ajudar os irmos necessitados

Quem acredita, v; v com uma luz que ilumina todo o percurso da estradaQuando falta a luz, tudo se torna confuso: impossvel distinguir o bem do mal, diferenciar a estrada que conduz meta daquela que nos faz girar repetidamente em crculo, sem direo. Urge recuperar o carcter de luz que prprio da f, pois quando a sua chama se apaga, todas as outras luzes acabam tambm por perder o seu vigor. Papa Francisco
quando entramos na igreja para rezar, ou para uma celebrao; perteno a essa oportunidades para colocar em prtica aquela f que pode se transformar em amor, em caridade; esquecemos que o nosso irmo tambm templo sagrado e perdemos a oportunidade de viver a real dimenso daquilo que em que cremos. ama o prprio irmo que v, no pode amar a Deus que no v" (1 Jo. 4,20). preciso ter tempo para parar e olhar ao nosso redor, para aqueles que no conhecemos, mas que necessitam da nossa ajuda; eles so nossos irmos e irms que muitas vezes se apagam lentamente na maior indiferena de todos. O Papa Francisco pede a todos ns que vivamos a Caridade e que no construamos a iluso do sermos felizes sozinhos. Lembremo-nos nesta caminhada do irmo necessitado, entregando em cada semana bens alimentares que sero depois distribudos pela Conferncia Vicentina. Estamos, talvez, acostumados a nos identificar com a nossa f somente

Igreja ento vou l. Mas o caminho para chegar at ela est repleto de

Caridade e f caminham juntos; a caridade a eficcia da f. "Quem no

1 Semana do Advento
O Advento - Para os cristos, um tempo de preparao e alegria, de expectativa, onde os fiis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendrio religioso este tempo corresponde s quatro semanas que antecedem o Natal. Leitura da semana:

Sabias que

O primeiro prespio do mundo teria sido montado em argila por So

Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hbito, o Santo f-lo na floresta de Greccio. De muitos lugares foram chamados os irmos: homens e mulheres do lugar. Prepararam cheios de alegria tochas e archotes para iluminar a noite que tinha iluminado todos os dias e anos com sua brilhante estrela. Por fim, chegou o santo e, vendo tudo preparado, ficou satisfeito. Fizeram um prespio, trouxeram palha, um boi e um burro. Greccio tornou-se uma nova Belm, honrando a simplicidade, louvando a pobreza e recomendando a humildade. A noite ficou iluminada como o dia e estava deliciosa para os homens e para os animais. Os frades cantavam, dando os devidos louvores ao Senhor e a noite inteira se rejubilava. O santo parou diante do prespio e suspirou, cheio de piedade e de alegria. A missa foi celebrada ali mesmo no prespio. Guardaram a palha usada no prespio para que o Senhor curasse os animais. De facto, muitos animais que padeciam das mais diversas doenas naquela regio comeram daquela palha e tiveram um resultado feliz. Da mesma sorte, homens e mulheres conseguiram a cura das mais variadas doenas. O lugar do prespio foi consagrado a um templo do Senhor e no prprio lugar da manjedoura construram um altar em honra de So Francisco, para que, onde os animais j tinham comido o feno, passassem os homens a se alimentar, para salvao do corpo e da alma, com a carne do cordeiro imaculado e no contaminado, Jesus Cristo Nosso Senhor.

Vigiai, pois, porque no sabeis em que dia vir o vosso Senhor. Se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladro, estaria vigilante e no deixaria arrombara casa. Por isso, estai tambm preparados, porque o Filho do Homem vir na hora em que no pensais. Mt 24, 42-44 Reflexo:
vigiai e orai, diz-nos Jesus. Precisamos de estar atentos a Deus, de ter tempo para falar com Ele, de viver a alegria de estar junto deste Grande Amigo! A orao o nosso espao de dilogo com Deus. Para mantermos a nossa luz acesa precisamos de rezar! Tarefa: Recorta a palavra REZAR, pinta-a e cola-a na vela. Orao:

Desafio:

Senhor Jesus, Tu que nos dizes para vigiar e estar preparados, Ajuda-me a estar atento aos outros, a pensar no bem deles, E, em cada dia, rezar por aqueles que esto mais tristes ou ss. Amen.
Tens um desfio para esta semana: Pensar bem das pessoas que te rodeiam,

descobrir nelas as suas qualidades e dons. Tambm nos pensamentos podemos viver a caridade, por isso, est atento, pensa nos outros e descobre o que encontras de bom nelas! Partilha:

sardinhas, fruta em calda)

Esta semana entrega tua catequista: conservas (atum, salsichas,

Celebrao de Natal
Jesus faz-se presente no meio de ns! O prespio, em tua casa, j deve estar pronto. Convida a tua famlia para celebrar com uma breve orao junto do Menino Jesus no prespio.

Celebramos a Palavra de Deus para cada dia:


Dia
1 deDezembro I domingo de advento
Isaias 2, 1-5

1 leitura
Isaias 2, 1-5

Salmo
121(122) Vamos com alegria para a casa do Senhor. 121 (122) Vamos com alegria para a casa do Senhor 71 (72) Nos dias do Senhor nascer a justia e a paz para sempre. 22 (23) Habitarei para sempre na casa do Senhor. 117(118) Bendito o que vem em nome do Senhor.

2 Leitura
Romanos 13, 11-14

Evangelho
Mateus 24, 37-44 Vigiai, para que estejais preparados Mateus 8, 5-11 Do Oriente e do Ocidente viro muitos para o reino dos Cus Lucas 10, 21-24 Jesus exulta de alegria pela aco do Esprito Santo Mateus 15, 2937 Jesus cura muitos enfermos e multiplica os pes Mateus 7, 21-27 Aquele que faz a vontade de meu Pai entrar no reino dos Cus Mateus 9, 27-31 Dois cegos acreditam em Jesus e so curados Mateus 9, 35 10, 1.6-8 Ao ver as multides, encheu-Se de compaixo

Leitura:
Belm, chegou o dia de Maria dar luz e Enquanto se encontravam em

2 de Dezembro

3 de Dezembro
S. FRANCISCO XAVIER, presbtero

Isaias 11, 1-10

teve o seu Filho primognito. Envolveu-O

em panos e deitou-O numa manjedoura, porque no havia lugar para eles na hospedaria. Havia naquela regio uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glria do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. Disse-lhes o Anjo: No temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que Cristo Senhor. Lc 2, 6-11

4 de Dezembro
DAMASCENO, Igreja S. JOO

Isaias 25, 6-10

presb. e dout. da

5 de Dezembro
S. MARTINHO DE DUME, FRUTUOSO,e

Isaias 26, 1-6

Orao:

Menino Jesus, Neste Natal, queremos viver esta grande alegria, A alegria de Te ter em nossa casa, na nossa famlia. Obrigado por estares connosco, por seres a nossa Luz e Calor! Que a Tua luz se acenda tambm em ns, E o saibamos manifestar a caridade nos pensamentos, nas palavras e nas aes.
Amen.

GERALDO,bispos

6 de Dezembro
S. NICOLAU, bispo

Isaias 29, 17-24

7 de Dezembro
S. AMBRSIO, bispo e doutor da Igreja

Isaias 30, 1926

26 (27) O Senhor a minha luz e a minha salvao. 146(147) Felizes os que esperam no Senhor.

4 Semana do Advento
Leitura:

Celebramos a Palavra de Deus para cada dia:


Dia
8 de Dezembro II domingo de advento
IMACULADA CONCEIO DA VIRGEM SANTA MARIA

O Anjo do Senhor disse a Jos: Jos, filho de David, no temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou fruto do Esprito Santo. Ela dar luz um Filho e tu prLhe-s o nome de Jesus, porque Ele salvar o povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: A Virgem conceber e dar luz um Filho, que ser chamado Emanuel, que quer dizer Deus connosco.Mt 2, 20-23
Reflexo: Est quase no Natal! tempo de preparar as ltimas coisas para a grande festa! E tu, j te sentes preparado para acolher Jesus? Os teus pensamentos, palavras e aes so vividos com caridade? Esta ltima semana temos o exemplo dos pais de Jesus Tarefa: Recorta a palavra CONFIAR e cola-a na vela. Orao:

1 leitura
Genesis 3, 9-15. 20

Salmo
Sal 97(98) Cantai ao Senhor um cntico novo: o Senhor fez maravilhas. 84 (85) O Senhor, nosso Deus, vem salvarnos. Repete-se 95 (96) O nosso Deus vir com poder e majestade. 102(103) minha alma, louva o Senhor.

2 Leitura
2 Rom 15, 4-9

Evangelho
Lucas 1, 26-38 Cantai ao Senhor um cntico novo: o Senhor fez maravilhas. Lucas 5, 17-26 Hoje vimos maravilhas
Mateus 18, 12-14

9 de Dezembro

Isaias 35, 1-10

10 de Dezembro

Isaias 40, 1-11

Deus no quer que se percam os humildes Mateus 11, 2830 Vinde a Mim, todos os oprimidos
Mateus 11, 11-15

11 de Dezembro

Senhor Jesus, Como Jos e Maria, tambm Te quero acolher. Quero ajudar, amar, Partilhar com os outros tudo o que tenho de bom. Ajuda-me a viver a caridade nas minhas atitudes. Amen.
Desafio: Quando se aproxima o Natal h sempre muita coisa para fazer em casa! O teu desafio para esta semana estares atento para ajudares nas tarefas da casa: o que ser preciso arrumar, limpar, lavar...? Teres uma atitude de servio. Esta semana, viver a caridade nas atitudes! E no te esqueas de ajudar numa tarefa muito importante: construir o Prespio em casa. Partilha: Esta semana entrega ao teu catequista: Leite, azeite, leo, sumos

S. DMASO I, papa

Isaias 40, 25-31

12 de Dezembro S. JOANA FRANCISCA DE CHANTAL,religiosa 13 de Dezembro S. LUZIA, virgem e mrtir

Isaias 41, 13-20

Isaias 48, 17-19

Salmo 144 (145) O Senhor clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade. Salmo 1 Quem Vos segue, Senhor, ter a luz da vida. Salmo 79 (80) Mostrai-nos, Senhor, o vosso rosto e seremos salvos.

No apareceu ningum maior do que Joo Baptista


Mateus 11, 16-19

14 deDezembro S. JOO DA CRUZ, presb. e doutor da Igreja

Bem sira 48, 1-4.911

No ouvem Joo nem o Filho do homem Mateus 17, 1013 Elias j veio e no o reconheceram

3 Semana do Advento
Leitura:

Celebramos a Palavra de Deus para cada dia:


Dia
15 de Dezembro III domingo de advento 1 MISSA DO PARTO 16 de Dezembro Numeros 24, 2-17 24(25) Para ti, Senhor, elevo o meu espirito. 71(72) Em ti, Senhor, me refugio 71(72) Em ti, Senhor, me refugio

1 leitura
Isaias 35, 1-10

Salmo
145 (146) Vinde, Senhor, e salvai-nos.

2 Leitura
Tiago 5, 710

Evangelho
Mateus 11, 2-11

Naquele tempo, Joo Baptista ouviu falar, na priso, das obras de Cristo e mandou-Lhe dizer pelos discpulos: s Tu Aquele que h-de vir, ou devemos esperar outro?.Jesus respondeu-lhes: Ide contar a Joo o que vedes e ouvis: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos so curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova anunciada aos pobres. Mt 11,1-5
Reflexo: Esta semana, escutamos no evangelho como Jesus fez muitos milagres, ajudou e deu esperana a tanta gente. Ele continua a fazer tantas coisas boas no mundo de hoje, atravs das pessoas que esto nossa volta, continuando a dar-nos esperana e alegria. Tarefa: Recorta a palavra Celebrar e cola-a na vela. Orao:

s tu Aquele que h-de vir ou devemos esperar outro? Mateus 21, 23-27 A autoridade de Jesus Mateus 1, 1-17 Genealogia de Jesus Mateus 1, 18-25 Anncio do nascimento de Jesus
Lucas 1, 5-25 Anncio do nascimentos de Joo Baptista.

17 de Dezembro 18 de Dezembro

Genesis 49, 210 1 Jeremias 23, 5-8

Desafio:

Senhor Jesus, Tu que fizeste tantas boas obras, Ajudando e curando as pessoas, e anunciando a Boa Nova, Ajuda-me a fazer o bem aos meus amigos e familiares. Amen.

19 de Dezembro

Juizes 13, 2-25

70 Vem, Senhor, em meu auxlio 23(24) O Senhor meu pastor 32(33) Louvai, o Senhor, com a ctara.

O desafio desta semana fazer boas aes. Pelo menos uma em cada dia! Esta semana, viver a caridade nas aes! Partilha:

20 de Dezembro 21 de Dezembro

Isaias 7, 1014; Cnticos 2, 814

Esta semana entrega ao teu catequista: queijo, enchidos, chocolates, bolachas

Lucas 1, 26-38 Salv cheia de Graa Lucas 1, 39-45 Bendita s tu entre as mulheres

CONFISSES: 18 de Dezembro das 17H s 19H, para os grupos de catequese e s 19H30m s 20H30m para adultos.

MISSAS do PARTO: a partir do dia 15de Dezembro s 6H. Convvio aps a missa.

2 Semana do Advento
Leitura:

Celebramos a Palavra de Deus para cada dia:


Dia
22 de dezembro

Naqueles dias, apareceu Joo Baptista a pregar no deserto da Judeia, dizendo: Arrependei-vos, porque est perto o reino dos Cus. Foi dele que o profeta Isaas falou, ao dizer: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas Mt 3, 1-3 Reflexo:

1 leitura
Isaas 7, 1014

Salmo
23 (24) Venha o Senhor: Ele o rei glorioso. 24(25) Ao Senhor pertence a terra e o que nela existe 88(89) Cantarei eternamente as misericrdias do Senhor.

2 Leitura
Rom 1, 1-7

Evangelho
Mt 1, 18-24 Jesus nascer de Maria, noiva de Jos, filho de David Lucas 1, 57-66 Quem vir a ser este menino? Lucas1, 67-79 Bendito o Senhor, Deus de Israel que visitou o seu povo e nos deu um Salvador Joo 1, 1-14 E a Vida era a Luz dos homens. Mateus 10, 1722 No sereis vs a falar, mas o Esprito de vosso Pai Joo 20, 2-8 Viu e comeou a crer Mateus 2, 13-18 Levanta-te toma o menino, foge para o Egipto

As palavras que dizemos so muito importantes. Elas podem ajudar-nos a viver a caridade, o amor para com os outros. Joo Baptista, no texto do Evangelho do segundo Domingo do Advento, usa as palavras para ajudar as pessoas a viverem melhor a sua vida. Muitas pessoas iam ouvir o que ele dizia, guardavam as suas palavras no corao e decidiam-se a mudar de vida. Tarefa: Recorta a palavra AMAR e cola-a na vela. Orao:

23 de Dezembro

S. JOO DE KENTY, presbtero


24 de Dezembro

Malaquias 3, 1-24

2 Samuel 7, 1-16

Desafio:

Senhor Jesus, Eu quero estar preparado para Te acolher, Quero escutar a Tua Palavra, e como Tu, Ter palavras de amor, de respeito e de ateno. Amen.
O desafio desta semana muito simples, apenas aquilo que j ests habituado

25 de Dezembro

Isaas 52, 710

NATAL
26 de Dezembro

a fazer como sinal de boa educao. Ou seja, usares sempre algumas palavras que expressam o amor, o respeito e a ateno aos outros: desculpa, obrigado, por favor. Esta semana, viver a caridade nas palavras! Partilha:Esta semana entrega tua catequista: massas, arroz, farinha

S. ESTVO, primeiro mrtir


27 de Dezembro

Actos dos Apstolos 6, 8-10

97(98) O Senhor Rei: alegre-se a terra. 30 (31) Em vossas mos, Senhor, entrego o meu esprito. 96(97) Cantai ao Senhor um cntico novo. 123(124) Levanto os meus olhos para Ti, Senhor.

Hebreus 1, 1-6

S. JOO, APSTOLO E EVANGELISTA


28 de Dezembro

1 So Joo 1,1-4

CONFISSES: 11 de Dezembro 8H s 10H e das 19h s 20H e 30m para adultos e 14 de Dezembro das 15H s 17H30m, para os grupos de catequese

SANTOS INOCENTES, mrtires

1 So Joo 1,1- 5 2, 2

Das könnte Ihnen auch gefallen