Sie sind auf Seite 1von 6

A ABRANGNCIA DA LOGSTICA A logstica deve ser tratada como um processo que e inicia na aquisio de matria prima e termina na entrega

do produto ao consumidor final, de acordo com os requisitos deste. A logstica pode ter impacto sobre inmeras atividades, influindo tanto no nosso padro de vida quanto nos negcios de uma empresa. Vrias situaes de nossa vida so afetadas, direta ou indiretamente, pelo processo logstico. Exemplo: Ao ler o jornal de domingo, voc seleciona uma oferta, na segunda feira ao dirigir-se a uma das lojas do anunciante no encontra o produto na prateleira. Voc faz uma compra e, dias depois, ao receber a mercadoria percebe que no o produto que voc comprou. Voc envia algo para uma pessoa e a mercadoria chega avariada. Seu fornecedor promete entregar a matria prima no incio da semana e, na sexta feira, voc ainda est telefonando para saber do seu material.

A LOGSTICA E OS NVEIS DE SERVIO AO CLIENTE O servio ao cliente pode ser definido como um processo para prover significativamente benefcios de valor adicionado para a cadeia de suprimentos sendo, portanto, resultado do sistema logstico. Envolve obter o produto certo para o cliente certo, no lugar certo, em condio certa e no tempo certo, ao mais baixo custo total possvel. um fornecimento consistente das utilidades de tempo e lugar. Em outras palavras, os produtos no tm valor, at que eles estejam nas mos do cliente, na hora e lugar exigidos. Existem muitas facetas do servio ao cliente, variando da pronta entrega at o apoio ps-venda. Essencialmente, o papel do servio ao cliente deve ser a melhoria do "valor de uso", significando, com isso, que o produto passa a ter mais qualidade aos olhos do cliente, porque o servio adicionou valor essncia do produto. De acordo com Dornier (2000), o servio ao cliente pode ser visto de vrias formas: 1) uma atividade ou funo que pode ser gerenciada, tal como o processamento de pedidos ou manuseio das reclamaes dos clientes; 2) performance real sobre parmetros particulares, tais como a habilidade de enviar pedidos completos para 98% dos pedidos recebidos dentro de 24 horas; 3) parte de uma filosofia geral corporativa. Na filosofia a empresa deve formalizar e instituir vrias medidas de desempenho.

O nvel de servio ao cliente definido como a taxa de cumprimento. Um pedido considerado bem sucedido se for cumprido 100%, e um fracasso se somente cumprido parcialmente ou devolvido. A percepo do cliente o que conta, no que se refere ao nvel de servio. Se o cliente percebe um cumprimento parcial como falha, ento, o fornecedor deve fazer o mesmo. CUSTOS EM OPERAES DE LOGSTICA No que se refere a operaes globalizadas, Dornier et al (2000) explicam que devem ser considerados o custo inicial e o do ciclo de vida: Custo inicial: o custo de aquisio do produto, que pode ser o custo da matriaprima para uma empresa de manufatura, ou custo do produto acabado para uma empresa de distribuio (relevante para produtos de consumo). Custo do ciclo de vida: o custo de aquisio, manuteno e eliminao do produto (relevantes em mercados industriais). Na verdade, os custos em logstica devem fazer parte do planejamento estratgico da organizao. Para a realizao de um servio ou qualquer outra operao, o custo representa a soma dos recursos aplicados, sejam eles humanos ou materiais, por exemplo: mo-de-obra, equipamentos, energia, instalaes fixas etc. Da mesma forma, so calculados os custos aplicados na atividade logstica. De maneira geral, em logstica importante atentar para o custo em relao ao nvel de servio. Para Novaes (2003), esse nvel compreende o conjunto de variveis que traduzem o desempenho do sistema logstico. Os autores esclarecem: por exemplo, comum medir o nvel de servio atravs do prazo de entrega do produto, porcentagem de avarias, nmero e tipo de reclamaes, etc..(p.98). MACROPROCESSOS LOGSTICOS 1) Logstica de entrada: Cuida dos processos de entrada de materiais e produtos e a relao com os fornecedores. 2) Logstica interna: Controla as movimentaes internas de materiais e estoques. Cuida ainda da movimentao interna de materiais nos processos de produo e fabricao. 3) Logstica reversa: Cuida do fluxo inverso de produtos e materiais. o processo de entrada de produtos, materiais e resduos a partir do cliente. Muitas vezes a legislao impem ao fabricante a destinao dos resduos de seus produtos aps o uso. Exemplo: Baterias e pneus. 4) Distribuio ou logstica de sada: Cuida dos processos que ocorrem com os produtos acabados desde que so armazenados at o momento em que so entregues aos clientes.

OS PROCESSOS LOGSTICOS A logstica empresarial moderna est baseada na gesto eficaz e eficiente das informaes referentes aos dois pontos bsicos da cadeia de negcios, demanda e oferta, de forma que a empresa possa atender s necessidades do mercado em que atua, a um custo adequado, garantindo, assim, a rentabilidade dos produtos ofertados. Os processos logsticos devem estar sempre dimensionados para permitir que a corporao possa criar valor para o cliente e construir um relacionamento duradouro, visto que o cliente est cada vez mais sensvel ao servio agregado ao produto. Segundo Martin, essa tendncia direcionada ao cliente sensvel ao servio visvel nos mercados empresa x empresa e nos de bens de consumo. Em consequncia, empresas que atendem o setor automobilstico, por exemplo, devem ser capazes de efetuar entregas just-in-time, direto para a linha de montagem, enquanto aquelas que fornecem a uma grande rede de supermercado devem ter capacidade logstica para manter as prateleiras do ponto de venda abastecidas, com um mnimo de estoque no sistema. As atividades de processos so: Produo, Gesto de estoques, Armazenagem, Distribuio fsica e transporte.

1) Produo: At a revoluo industrial a produo seguia o modelo artesanal. Com a necessidade de produo e de se conseguir economia de escala, inicia-se o perodo de anlise de tempo e movimento, onde demonstrado que: Com um trabalhador especializado em sua funo, e a prpria segmentao de funes, alcanamos uma maior e mais eficaz produo Os japoneses ento criam e adotam um modelo de produo no qual o objetivo produzir poucas quantidades de muitos modelos e produtos. Tudo voltado para o mercado externo e tendo a demanda, e no mais a economia de escala, como foco. A produo agora puxada, puxada pela demanda. Seu objetivo era gerar divisas para obteno de matrias primas, alimentos, equipamentos industriais etc. Estava nascendo o Toyotismo, no qual temos como caractersticas principais: A mecanizao flexvel, o sistema Just-in-time, a customizao de produtos e a criao de uma mo de obra, capaz de realizar varias funes dentro de uma mecanizao flexvel. Entre as operaes associadas ao sistema Just-In-Time destacam-se:

a) A produo em condomnio: No qual fornecedores e empresa principal renemse fisicamente em um mesmo local, com fim de produzir, atravs de mdulos e puxados pela demanda os produtos finais da empresa principal. b) O adiamento da finalizao da produo: No qual a montagem final dos produtos realizada o mais prximo possvel da venda ou de sua aplicao. 2. Gesto de estoques: Durante o perodo das altas taxas de inflao, os custos de manuteno de estoques era facilmente minimizado devido aos ganhos financeiros... Com a estabilizao financeira todos tiveram que reaprender a trabalhar. Os custos na manuteno de estoques, agora podem at fechar as portas de uma empresa... E muitas empresas fecharam as portas... Um dos assuntos mais importantes na gesto de estoques a previso da demanda. Um erro pode levar a falta de produtos ou ao excesso... Agora imaginem o custo de um desses erros. Outro ponto importante a localizao do estoque: Podemos manter um estoque central ou loja-a-loja, ponto-a-ponto (descentralizado)... Todos apresentam vantagens e desvantagens. Vamos analisar os pontos que devem ser considerados: a) b) c) d) Tempo de resposta (quanto tempo empresa demora em atender a um pedido). Giro do produto (giro alto necessita de descentralizao). Valor agregado (alto valor agregado necessita de centralizao) Exigncia de disponibilidade do material (por parte do mercado consumidor).

3) Armazenagem: Uma unidade de armazenagem pode ser utilizada de diversas formas e assim contribuir para o bom andamento da estratgia global que envolve a operao comercial de determinada empresa. Podemos por exemplo: - Em um modelo de CD Central de Distribuio receber os produtos de diversos fornecedores para posterior distribuio para suas lojas. Normalmente, nesse modelo, os produtos so entregues pelo fornecedor na central de distribuio e de acordo com os pedidos das lojas, distribudo.

- Modelo de distribuidora. Isso , uma unidade de armazenagem em que so estocados diversos produtos que sero entregues para diversos clientes de acordo com os pedidos gerados pelos mesmos. Operaes em instalaes de armazenagem. As quatro atividades bsicas: a) Recebimento (entrada dos produtos e as dividas verificaes). b) Estocagem (direcionamento do produto para seu ponto-de-guarda). c) Administrao de pedidos (processamento dos pedidos, emisso da lista de separao e criao do circuito lgico para separao). d) Expedio (conferncia entre o pedido e o que foi separado, emisso das documentaes, programao das entregas rotas- e controle do embarque das mercadorias... O trabalho s acaba quando acontece o aceite da mercadoria por parte do cliente). Localizao das unidades de armazenagem Existem duas teorias quanto localizao de estoques: a) Teoria da pulverizao de estoques (atendimento efetivo ao cliente). b) Teoria da centralizao de estoques (reduo de custos). 4) Distribuio: A movimentao de cargas permite que os produtores coloquem seus produtos exatamente onde seus consumidores esto. Atualmente, a grande maioria das empresas deve e quer trabalhar com os menores estoques possveis. Seja de matrias-primas ou produtos acabados... Em um cenrio como esse distribuio um dos fatores mais importantes. Quando falamos de distribuio, inevitavelmente estamos falando de transportes. E quando falamos de transporte falamos de custo e confiabilidade. Pense no impacto que o transporte pode ter na percepo do cliente quanto ao preo e qualidade do produto... Modalidades (modais) de transporte: Rodovirio, Areo, Aquavirio, Ferrovirio e Dutovirio.

Cada modal apresenta caractersticas, vantagens e desvantagens prprias. Se o objetivo for velocidade e o produto a ser transportado for de alto valor agregado, o modal areo pode ser uma boa opo. Ao contrrio, para produtos pesados, volumosos e de baixo valor agregado, o transporte aquavirio e ferrovirio poderia

ser uma tima opo. Alis, o transporte ferrovirio poderia ser a soluo: Para a reduo de custos de nossos produtos, para melhoria do meio ambiente (em substituio do rodovirio) e para viabilizar a industrializao de reas distantes, entre outros pontos... A combinao de modais: Para otimizar e at mesmo viabilizar os processos logsticos de transporte, podemos utilizar: A Intermodalidade (utilizao conjunta de mais de um modal, no qual so utilizados documentos fiscais individuais para cada tipo de modal). E a Multimodalidade (Integrao total da cadeia de transporte, com gerenciamento integrado e a utilizao de um s documento fiscal em toda a operao).

Atividade 1) Qual a influncia da logstica? 2) O que significa o produto para o cliente? 3) Quais as formas do servio ao cliente? 4) Como considerado um pedido bem sucedido? 5) Quais os custos de operaes em logstica? Exemplifique. 6) Como pode ser os macros processos? 7) Em qu est baseada a logstica empresarial moderna? 8) Como se classifica as atividades de processos? 9) Como voc define a produo puxada? 10) Quais so as atividades bsicas das operaes em instalaes de armazenagem?

Das könnte Ihnen auch gefallen