Sie sind auf Seite 1von 10

APROPRIAO DO TERMO ALFABETIZAO PELO ENSINO DE CINCIAS

Alexander Montero Cunha, Mestrando em Educao, Cincia e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), amcunha77@hotmail.com; Daniele Gualtieri Rodrigues, Mestranda em Teoria e Histria Literria pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Dirceu da Silva, Prof. Doutor da Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

RESUMO
Na atual literatura do Ensino de Cincias possvel identificar pelo menos dois significados distintos para o termo Alfabetizao Cientfica advindos de um enfoque econmico e outro social. Neste trabalho procuramos contextualizar a apropriao desse termo segundo a concepo e os objetivos que se tm para o Ensino de Cincias e o comparamos com as pretenses de sua rea de origem, a Lingstica Aplicada. Pretendeu-se, dessa forma, relacionar como os atores envolvidos nessa apropriao se legitimam perante seus pares e a sociedade. Por fim, num enfoque CTS, expomos os valores dominantes na nossa sociedade atual e suas relaes com a cincia e a tecnologia. Palavras-chave: Alfabetizao Cientfica; CTS.

INTRODUO
O significado de alfabetizao nas Cincias Lingusticas carregado de controvrsias que denotam o foco de ao das pesquisas que fazem uso deste termo. No sendo este o foco deste trabalho, iremos somente expor de forma resumida e introdutria as discusses em torno do termo alfabetizao para melhor entender a apropriao desse pelo Ensino de Cincias. Podemos buscar no campo semntico uma primeira representao para o significado do termo alfabetizao, separando-a em alfabet + izar + o. O sufixo o indica uma ao, a ao de alfabetizar. J o sufixo -izar da palavra alfabetizar indica tornar, fazer com que, ou seja, no contexto do termo explicitado, tornar o indivduo capaz de ler e escrever (SOARES, 2006). Nesse sentido, o termo alfabetizao tem seu significado relacionado com o ato de estar alfabetizado, ou seja, de conhecer o alfabeto. Esse caminho de representao para o termo alfabetizao no considera os usos que se faz da leitura e da escrita, a interao do indivduo com a sociedade que o rodeia, estando somente relacionada com o ato de identificar palavras sem se preocupar com o significado delas. Por outro lado, o ato de ler e escrever insere-se num contexto mais amplo, o das relaes sociais. A escrita pode ser utilizada como instrumento de poder, pois quem escreve expe sua viso de mundo, seus valores, seus ideais e concepes, que, de forma subliminar (ou no), pode formar opinies e influenciar decises. No por menos que os meios de comunicao possuem grande fora sobre o modo de

pensar da sociedade. Com uma preocupao direcionada a esta ao, Freire (1980) amplia o significado do termo alfabetizao introduzindo a reflexo do pensamento e a conscincia crtica como representativas de sua abrangncia, visando, com isso, a democratizao da cultura, a libertao do indivduo. Mas como propor a ampliao de abrangncia de um termo que j possui seu significado enraizado no cotidiano social? Envolto deste problema surge, na dcada de 1980, a necessidade de um novo termo, letramento. Ainda que as primeiras utilizaes do termo letramento no tenham sido com o intuito de focar uma ao reflexiva do ato de ler e escrever, a Lingustica se apropria deste termo com essa finalidade. Neste sentido, busca-se na palavra literacy, advinda de trabalhos publicados nos EUA nas dcadas anteriores, uma delimitao para o termo letramento. Seria este, portanto, o resultado da ao de ensinar e aprender as prticas sociais de leitura e escrita (SOARES, 2006: 39). Um caminho possvel de ser trilhada por essa definio a percepo de que as prticas sociais so culturalmente determinadas. A leitura e a escrita assumem papis diferentes para grupos sociais diferentes e dependem dos contextos sociais nas quais cada grupo est presente (KLEIMAN, 1995). a existncia da necessidade de diferenciao entre os termos alfabetizao e letramento bem como a adio da dependncia dos contextos sociais para o entendimento do ato de ler e escrever que direcionamos o nosso estudo sobre a apropriao do termo alfabetizao pelo Ensino de Cincia. Atualmente em voga, o termo alfabetizao cientfica e tecnolgica adquire diferentes significados de acordo com os grupos de interesses envolvidos na sua utilizao. Inclusive, estes diferentes significados refletem diretamente no tipo de ensino de cincias e em seus objetivos (ACEVEDO-DAZ, 2004; CACHAPUZ et al., 2005; ACEVEDO-DAZ et al., 2005b; VZQUEZ-ALONSO et al., 2005).

ALFABETIZAO CIENTFICA NUM ENFOQUE ECONMICO


Ao considerar como pressuposto que a cincia e a tecnologia devem ser utilizadas para o desenvolvimento econmico de determinada nao privilegiando a concorrncia entre pases e empresas, o significado de alfabetizao cientfica e tecnolgica vincula-se apropriao de conhecimentos com o intuito de gerar riquezas e bem estar para esta nao. Esse iderio conduziu a busca por grandes crebros em plena guerra fria, dcada de 1960 (KRASILCHIK & MARANDINO, 2004), incentivando, por exemplo, o surgimento de concursos e avaliaes especficos dos conhecimentos cientficos j na educao secundria, as denominadas olimpadas (de matemtica, fsica, astronomia etc). O foco era encontrar os melhores alunos das reas cientficas e estimul-los a se tornarem os futuros cientistas e engenheiros do pas, no caso da guerra fria, dos EUA e da URSS (FOUREZ, 1997; VZQUEZ-ALONSO et al., 2005), poltica esta adotada posteriormente por outros pases, inclusive o Brasil, e ainda amplamente disseminada na educao.

Essa linha de pensamento tende a priorizar no ensino um enfoque cientfico de viso de mundo, principalmente ao enfatizar a cincia dentro de uma perspectiva determinista e neutra. Neste caso, a cincia ensinada como o fruto de grandes realizaes, centrada nos conceitos cientficos, capaz de salvar a humanidade e superior a todas as outras formas de conhecimento (AULER & DELIZOICOV, 2001). Desprezando-se a historicidade da cincia e seus aspectos sociolgicos, o modelo tecnocrtico de tomada de decises prevalece, priorizando as opinies advindas dos especialistas (experts) e colocando o resto da populao como meros admiradores dos grandes feitos que a cincia e a tecnologia so capazes de realizar (PRICE, 1986). Ou seja, a conceituao de alfabetizao cientfica e tecnolgica ligada a iderios econmicos tende a concentrar o poder na classe dominante e no permite uma autonomia decisria por parte de toda a populao.

ALFABETIZAO CIENTFICA NUM ENFOQUE SOCIAL


A fim de ampliar o significado de alfabetizao cientfica e tecnologia e de propor um possvel caminho para uma definio mais coerente com uma sociedade democrtica, Fourez (1997) faz uso da histria de popularizao da alfabetizao, fruto de discusses no sculo passado:
H um sculo, tanto a classe trabalhadora como os patres consideraram importante que a populao soubesse ler e escrever. Todos encontravam nisso uma certa vantagem. Os patres, apesar de uma reticncias inicial, porque a posse desta tcnica e da disciplina ligada a escrita proporcionariam-lhe uma mo de obra mais apta. A classe trabalhadora, porque estimava que a instruo era a chave de uma certa emancipao. Assim foi que a escola se tornou obrigatria. Durante muito tempo alguns perguntaram sobre os efeitos desta <<democratizao>> do ensino. Os trabalhadores aprenderam a ler e escrever simplesmente para ser bons consumidores, leitores de publicidades ou de instrues dos patres? Ou esse saber lhes proporcionou uma emancipao social e cultural?1 (FOUREZ, 1997: 17).

Krasilchik & Marandino (2004) ampliam essa discusso ao comparar, fazendo uso da Lingstica, o termo alfabetizao com letramento:
No campo da linguagem j existe uma reflexo sobre as diferenas entre alfabetizao e letramento. Assim, ser alfabetizado saber ler e escrever, mas ser letrado viver na condio ou estado de quem sabe ler e escrever, ou seja, cultivando e exercendo as prticas sociais que usam a escrita. Se ampliarmos essa definio de letramento para o mbito da cincia, entendemos que ser letrado cientificamente significa no s saber ler e escrever
1

Traduo livre do autor.

sobre cincia, mas tambm cultivar e exercer as prticas sociais envolvidas com a cincia: em outras palavras, fazer parte de uma cultura cientfica. (KRASILCHIK & MARANDINO, 2004: 22).

Ao adicionar um carter social de democratizao do conhecimento na delimitao do termo alfabetizao cientfica, podemos perceber o quo importante pode ser o entendimento da distino entre os termos alfabetizao e letramento. Essa diferenciao nos auxilia na tentativa de determinar o significado que a alfabetizao cientfica pode ter para o Ensino de Cincias adicionando complexidade na discusso.

APROFUNDAMENTO DO TERMO ALFABETIZAO CIENTFICA E TECNOLGICA


Martn & Osorio (2003) defendem que a alfabetizao cientfica e tecnolgica deve ampliar seus horizontes, pois conhecer os processos e manejar os artefatos tecnolgicos no formar cidados capazes de interagir de maneira democrtica das decises que envolvem a cincia e a tecnologia. necessrio, para tal, desenvolver atitudes participativas e abertas ao dilogo em torno de trs aspectos que envolvem a cincia e a tecnologia: o conhecer, o manejar e o participar. comum separar estes trs aspectos na formao do alunado ao considerar que o conhecer dever das disciplinas cientficas, a tecnologia seria responsvel pelo manejar e a participao nas decises cientficas e tecnolgicas seria de responsabilidade das disciplinas sociais ou humanas ensinar. Entretanto, a separao destes trs aspectos pode prejudicar a formao de um cidado independente j que a associao destes deixa de ser trabalhada. No caso do aspecto manejar, este se torna restrito se considerarmos somente o saber lidar com artefatos tecnolgicos. Podemos ampliar a abrangncia deste aspecto se o considerarmos como veculo de independncia para o cidado libertando-o da necessidade de se consultar um especialista em casos como de montar uma dieta apropriada ao seu estilo de vida. Para tal independncia necessrio, porm, que o cidado saiba selecionar os conhecimentos dos quais possui acesso de maneira criteriosa e que no os considere como verdades imutveis (MARTN & OSORIO, 2003). Para a abrangncia do significado de alfabetizao cientfica e tecnolgica espera-se mais do que competncias de auxlio tomada de decises individuais dos cidados. A participao deve incluir o cidado no contexto social em que vive permitindo que este atue com seus valores e anseios nas decises cientficas e tecnolgicas que interferem na sociedade como um todo. Seguindo esta linha de raciocnio, Acevedo-Daz et al. (2005a) propem quatro elementos que influenciam as decises tecnocientficas2: o conhecimento sobre o tema e a natureza da cincia;
2

O termo tecnocincia refere-se a cincia e tecnologia como um s corpo de conhecimento por no existir, numa anlise mais aprofundada, como separar a definio ou os limites de atuao de ambos. Conferir GIBBONS & JOHNSON (1982) sobre a dificuldade de separao de ambos e NUEZ (1999) para uma

discurso moral, valores e normas; emoes e sentimentos; crenas culturais, sociais e polticas. Ainda que no seja em consenso o que seja definitivamente os conhecimentos sobre a natureza da cincia, h alguns pontos de convergncia sobre os seus limites. Advindo de constantes reflexes nos campos da histria, da filosofia e da sociologia da cincia, pode-se incluir no campo dos conhecimentos sobre a natureza da cincia os mtodos de validao de teorias, os valores inclusos nas atividades cientficas e tecnolgicas, a natureza da comunidade cientfica, bem como as relaes entre a sociedade e o sistema tecnocientfico e as contribuies deste para a cultura e o progresso da sociedade (VZQUEZ et al., 2004). De maneira muitas vezes subliminar, os conhecimentos sobre a natureza da cincia j so trabalhados no ensino das cincias, atravs de uma viso positivista de desenvolvimento cientfico presentes tanto nos livros didticos quanto na didtica que o professorado de cincias desenvolve em sala de aula. Esta viso positivista de desenvolvimento cientfico no auxilia a formao de um cidado atuante, j que este considerado como mero agente passivo das decises cientficas (ACEVEDODAZ et al., 2007). Uma viso terica mais prxima da formao de um cidado atuante e crtico converge para as reflexes relativistas sobre a natureza da cincia, na qual inclui a possibilidade de atores no especialistas participarem das decises cientficas e tecnolgicas (ACEVEDO-DAZ et al., 2005a; STIEFEL, 2005). Solbes & Vilches (2004 e 2005) expe a necessidade de se conhecer a natureza do conhecimento cientfico e tecnolgico ao propor sete competncias para que os estudantes possam decidir adequadamente em torno de questes que envolvem a cincia e a tecnologia: 1 Que eles tenham uma viso adequada sobre quais so os problemas atuais da humanidade, suas causas e possveis solues; 2 Que eles compreendam o papel da cincia e da tecnologia na resoluo destes problemas; 3 Que eles sejam conscientes sobre a influncia da sociedade e de interesses particulares nos objetivos da cincia e da sociedade; 4 Que eles sejam capazes de realizar avaliaes sobre os desenvolvimentos cientficos e tecnolgicos, em particular, seus riscos e impactos tanto sociais quanto ambientais; 5 Que eles sejam capazes de avaliar, realizar juzos ticos em torno de tais desenvolvimentos, adicionando suas prprias contribuies em prol das necessidades humanas; 6 Que eles sejam capazes de traduzir os argumentos em polticas cientficas, em declaraes e solicitaes;
definio sobre o termo tecnocincia.

7 Que eles compreendam a necessidade do controle social na investigao cientfica para evitar a adoo de tecnologias apressadamente, sem as devidas anlises (SOLBES & VILCHES, 2004 e 2005). Para que se consiga atingir estas competncias anteriormente mencionadas o Ensino de Cincias no pode separar seus trs elementos bsicos como expostos por Hudson (apud SOLBES et al., 2001):
(...) no possvel separar estes trs elementos bsicos: aprender cincias (adquirir o conhecimento conceitual e terico), aprender sobre a cincia (desenvolver uma certa compreenso da natureza da cincia, seus mtodos e suas complexas interaes com a sociedade) e fazer cincia (envolver-se em tarefas de investigao cientfica e adquirir um certo domnio no tratamento de problemas).3 (HODSON apud SOLBES et al., 2001: 221).

A alfabetizao cientfica e tecnolgica no deve, portanto, ser entendida pelo vis de que todos os cidados deveriam ter uma formao extensiva a fim de se tornarem cientistas detentores do conhecimento cientfico, muito menos que se deve rebaixar esse conhecimento cientfico com o intuito de torn-lo acessvel a todos os cidados. Deve-se sim propiciar o enfrentamento de problemas abertos e a participao na tentativa de construo de solues para dessa forma aproximar o aluno de todas as dimenses sociais envolvidas na construo do saber cientfico (PENICK, 1998; CACHAPUZ et al, 2005). Essa alfabetizao tem por finalidade propiciar a formao de cidados capazes de tomar decises com relao s questes cientficas e tecnolgicas que envolvam a sociedade e a comunidade em que vivem atravs do questionamento dos valores (e interesses) dos atores envolvidos (BAZZO et al., 2000; GARCIA et al., 2000; ACEVEDO-DAZ et al., 2005b).

EXEMPLIFICANDO A ABORDAGEM
Destaca-se aqui o cuidado ao se considerar a tomada de decises como o objetivo do ensino de cincias, principalmente no que se refere s interpretaes dbias. Como exemplo, pode-se definir alfabetizao cientfica:
(...) como sendo a apreenso dos princpios cientficos de base, essenciais para que o indivduo possa compreender, interpretar e interferir adequadamente em discusses, processos e situaes de natureza tcnico-cientfica ou relacionados ao uso da cincia e da tecnologia. Trata-se da instrumentao do indivduo com conhecimentos cientficos vlidos e significativos tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista individual, sem os quais o prprio exerccio da cidadania ficaria comprometido na medida em que ele depende, entre outros aspectos, da interveno profissional
3

Traduo livre do autor.

e da auto-satisfao do indivduo como detentor de conhecimentos tcnicos que lhe so pertinentes. (LACERDA, 1997: 98).

Ao interpretar princpios cientficos de base somente como os contedos cientficos, determinado leitor pode ser conduzido a acreditar que eles so suficientes e essenciais para a tomada de decises cientficas e tecnolgicas que envolvam a sociedade, desprezando, assim, todo o carter sociolgico, histrico e filosfico do desenvolvimento cientfico. Desprezam-se, principalmente, os valores relacionados com determinada deciso a ser tomada. Uma viso de alfabetizao cientfica e tecnolgica centrada em contedos reducionista e se baseia em um modelo de dficit de conhecimento do alunado, considerando estes como meros agentes passivos do desenvolvimento cientfico e tecnolgico (AULER & DELIZOCOV, 2001). Surge a questo de que se desconsiderarmos determinados grupos com seus interesses de certa problemtica cientfica ou tecnolgica e nos baseamos em solues puramente tcnicas, ser esta uma deciso consciente e democrtica? As possibilidades de interpretao do trecho anteriormente exposto conduzem para delimitaes do termo alfabetizao cientfica e tecnolgica muitas vezes contraditrias. Com esse exemplo, podemos perceber o quo confuso pode ser a apropriao do termo alfabetizao pelo Ensino de Cincias, principalmente ao se tentar definir o significado de alfabetizao cientfica e tecnolgica.

CONCLUSO
A finalidade deste artigo se centra em expor a problemtica em torno da definio do significado de alfabetizao cientfica e tecnolgica. Faz-se necessrio perceber que por trs das definies propostas para o termo h concepes enraizadas do objetivo que se tem para a Educao, principalmente para o Ensino de Cincias. A escolha pelo significado a ser adotado, ou mesmo uma delimitao superficial do termo conduz diretamente a prtica pedaggica a ser exercida. Pretendemos, dessa forma, enfatizar a importncia de se ampliar a discusso em torno do assunto da mesma forma que a Lingustica o fez em trono do termo alfabetizao. A defesa aqui no a de trazer o termo letramento para o Ensino de Cincias e sim mostrar a importncia da discusso que se faz em torno deste termo para a delimitao do significado de alfabetizao cientfica e tecnolgica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ACEVEDO-DAZ, Jos Antonio. Reflexiones sobre las finalidades de la enseanza de las ciencias: educacin cientfica para la ciudadana. Revista Eureka sobre Enseanza y Divulgacin de las Ciencias, v. 01, n. 01, 2004, p. 3-16. Disponvel em: http://www.apac-

eureka.org/revista/Volumen1/Numero_1_1/Educa_cient_ciudadania.pdf. Acesso em: 17 de dez. de 2006. ACEVEDO-DAZ, Jos Antonio; VZQUEZ-ALONSO, ngel; MARTN, Mariano; OLIVA, Jos Maria; ACEVEDO-ROMERO, Pilar; PAIXO, Maria Ftima; MANASSERO-MAS, Maria Antonia. Naturaleza de la ciencia y la educacin cientfica para la participacin ciudadana. Una revisin crtica. Revista Eureka sobre Enseanza y Divulgacin de las ciencias, v. 02, n. 02, 2005a, p. 121140. Disponvel em: http://www.apaceureka.org/revista/Volumen2/Numero_2_2/Acevedo_el_al_2005.pdf. Acesso em: 10 de dez. de 2006. ACEVEDO-DAZ, Jos Antonio; MANASSERO-MAS, Maria Antonia; VZQUEZALONSO, ngel. Orientacin CTS de la alfabetizacin cientfica y tecnolgica de la ciudadana: un desafo educativo para el siglo XXI. In: MEMBIELA, Pedro & PADILLA, Yolanda (ed.). Retos y perspectivas de la enseanza de las ciencias desde el enfoque Ciencia-Tecnologa-Sociedad en los inicios del siglo XXI. Educacin Editora, 2005b, p. 7-14. Disponvel em: http://webs.uvigo.es/educacion.editora/volumenes/Libro%201/C01.%20Acevedo %20et%20al.pdf. Acesso em: 07 de jan. de 2007. ACEVEDO-DAZ, Jos Antonio; VZQUEZ-ALONSO, ngel; MANASSERO-MAS, Maria Antonia; ACEVEDO-ROMERO, Pilar. Consensos sobre la naturaleza de la ciencia: fundamentos de una investigacin emprica. Revista Eureka sobre Enseanza y Divulgacin de las Ciencias, v. 04, n. 01, 2007, p. 42-66. Disponvel em: http://www.apaceureka.org/revista/Volumen4/Numero_4_1/Acevedo_2007.pdf. Acesso em: 15 de fev. de 2007. AULER, Dcio & DELIZOCOV, Demtrio. Alfabetizao cientfico-tecnolgica para qu?. Ensaio pesquisas em educao em cincias, v. 03, n. 02, dez. 2001, 1-13. Disponvel em: http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n2/deciodemetrio.PDF. Acesso em: 07 de fev. de 2007. BAZZO, Walter A.; PEREIRA, Luiz Teixeira do V.; LINSINGEN, Irlan von. Educao tecnolgica: enfoques para o ensino de engenharia. Florianpolis: UFSC, 2000. CACHAPUZ, Antnio; GIL-PREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria P. de; PARIA, Joo; VILCHES, Amparo (orgs.). A necessria renovao do ensino das cincias. So Paulo, Cortez, 2005. FOUREZ, Grard. Alfabetizacin Cientfica y Tecnolgica: acerca de las finalidades de la enseanza de las ciencias. Traduccin de Elsa Gmez de

Sarra. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997. FREIRE, Paulo. Educao como prtica da liberdade. 10 edio. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1980. GARCIA, Marta I. G.; CEREZO, Jos A. L.; LPEZ, Jos L. L. Ciencia, tecnologa y sociedad: una introduccin al estudio social de la ciencia y la tecnologa. Madrid: Tecnos, 2000. GIBBONS, M. & JOHNSON, C. Science, technology and the development of the transistor. In: BARNES, Barry & EDGE, David (eds.). Science in context: readings in the sociology of science. Milton Keynes: The Open University Press, 1982, p. 177-185. KLEIMAN, Amgela B. Modelos de letramento e as prticas de alfabetizao na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 1995. KRASILCHIK, Myriam & MARANDINO, Marta. Ensino de Cincias e Cidadania. So Paulo: Moderna, 2004. LACERDA, Gilberto. Alfabetizao cientfica e formao profissional. Educao & Sociedade, Campinas, v. 18, n. 60, dez. 1997, p. 91-108. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a5.pdf. Acesso em: 29 de nov. De 2006. MARTN, Mariano & OSORIO, Carlos. Educar para participar en ciencia y tecnologa. Un proyecto para la difusin de la cultura cientfica. Revista Iberoamericana de Educacin, n. 32, mayo-ago 2003, p. 165-210. Disponvel em: http://www.rieoei.org/rie32a08.pdf. Acesso em: 17 de jan. De 2007. NUEZ, Jorge. La ciencia y la tecnologa como procesos sociales. Lo que la educacin cientfica no debera olvidar. La Habana: Editorial Felix Valera, 1999. Disponvel em: http://www.oei.es/salactsi/nunez01.htm. Acesso em: 15 de jan. de 2007. PENICK, John E. Ensinando alfabetizao cientfica. Traduo de Wilson Taveira de Los Santos. Educar em Revista, v. 14, 1998, 91-113. Disponvel em: http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/viewFile/2031/1683. Acesso em: 23 de fev. de 2007. PRICE, Derek J. de Solla. Little science, big science and beyond. New York: Columbia University Press, 1986. SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. 2 edio. Belo Horizonte: Autntica, 2006.

SOLBES, Jordi; VILCHES, Amparo; GIL-PEREZ, Daniel. Eplogo: El papel de las interacciones CTS en el futuro de la enseanza de las ciencias. In: MEMBIELA, Pedro (ed.). Enseanza de las Ciencias desde la perspectiva Ciencia-Tecnologa-Sociedad. Madri: Narcea, 2001, p. 221-231. Disponvel em: http://oei.es/catmexico/libro_narceacap15.pdf. Acesso em: 23 de fev. de 2007. SOLBES, Jordi & VILCHAS, Amparo. Investigacin didctica: papel de las relaciones entre ciencia, tecnologa, sociedad y ambiente en la formacin ciudadana. Enseanza de las Ciencias, v. 22, n. 03, 2004, p. 337-348. SOLBES, Jordi & VILCHAS, Amparo. Las relaciones CTSA y la formacin ciudadana. In: MEMBIELA, Pedro & PADILLA, Yolanda (ed.). Retos y perspectivasde la enseanza de las ciencias desde el enfoque CienciaTecnologa-Sociedad en los inicios del siglo XXI. Educacin Editora, 2005, p. 15-22. Disponvel em: http://webs.uvigo.es/educacion.editora/volumenes/Libro%201/C02.%20Solbes% 20e%20Vilches.pdf. Acesso em: 22 de fev. de 2007. STIEFEL, Berta Marco. La natureza de la ciencia, una asignatura pendiente en los enfoques CTS: retos y perspectivas. In: MEMBIELA, Pedro & PADILLA, Yolanda (ed.). Retos y perspectivasde la enseanza de las ciencias desde el enfoque Ciencia-Tecnologa-Sociedad en los inicios del siglo XXI. Educacin Editora, 2005, p. 35-38. Disponvel em: http://webs.uvigo.es/educacion.editora/volumenes/Libro%201/C05.%20Marco.p df. Acesso em: 22 de fev. de 2007. VZQUEZ-ALONSO, ngel; ACEVEDO-DAZ, Jos Antonio; MANASSERO-MAS, Maria Antonia. Consensos sobre la naturaleza da ciencia: evidencias e implicaciones para su enseanza. Revista Iberoamericana de Educacin, edicin eletrnica De los Lectores, 2004. Disponvel em: http://www.rieoei.org/deloslectores/702Vazquez.PDF. Acesso em: 29 de jan. de 2007. VZQUEZ-ALONSO, ngel; ACEVEDO-DAZ, Jos Antonio; MANASSERO-MAS, Maria Antonia. Ms all de la enseanza de las ciencias para cientficos: hacia una educacin cientfica humanstica. Revista Eletrnica de Enseanza de las Ciencias, v. 04, n. 02, 2005. Disponvel em: http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen4/ART5_Vol4_N2.pdf. Acesso em: 07 de fev. de 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen