Sie sind auf Seite 1von 13

A dvida e o conhecimento. Etapas da produo do conhecimento cientfico.

Epistemologia:
Pode ser entendida como o ramo da filosofia

interessado na investigao da natureza, fontes e validade do conhecimento. a usca de um conhecimento so re o conhecimento cientfico, como ele acontece, !ual " o seu valor e !uais so seus fundamentos l#gicos. Plato$ %o&a 'opinio( ) Episteme 'conhecimento so re a realidade das coisas(.

A dvida e a busca do conhecimento:


*en" %escartes '+,-. / +.,0($ dvida como ponto de

partida para o conhecimento. 1o h2 nada !ue no possa ser !uestionado / ou se3a, no h2 nada so re o !ual no se possa produzir novo conhecimento. Para %escartes, 4a verdade nasce da dvida5. Assim, a pretenso da 4posse5 da verdade torna impossvel alcanar o verdadeiro conhecimento.

Ren Descartes:
%iscurso so re o 6"todo$ asta'ria(m !uatro preceitos. +. 4nunca aceitar como verdadeira nenhuma coisa !ue eu

no conhecesse evidentemente como tal, isto ", evitar, com todo cuidado, a precipitao e a preveno, s# incluindo em meus 3uzos o !ue se apresentasse de modo to claro e distinto ao meu esprito !ue eu no tivesse ocasio alguma para dele duvidar.5 7. 4dividir cada uma das dificuldades !ue devesse e&aminar em tantas partes !uanto possvel e necess2rio para resolv89 las5.

Ren Descartes:
:. 4conduzir por ordem meus pensamentos, iniciando

pelos o 3etos mais simples e mais f2ceis de conhecer, para chegar, aos poucos, gradativamente, ao conhecimento dos mais compostos, e, supondo, tam "m, uma ordem de preced8ncia de uns em relao aos outros. ;. 4fazer, para cada caso, enumera<es to completas e revis<es to gerais, !ue eu tivesse a certeza de no ter omitido nada5. =rigem do mtodo cartesiano.

Dvida e conhecimento.
Ao longo do tempo, o modo de se conhecer e de se

produzir conhecimento foi sendo rediscutido e reavaliado, mas a ideia da dvida como impulso fundamental continua presente. A pr#pria ideia de 4verdade cientfica5 passa a ser associada > fali ilidade e > superao. ?2 consci8ncia em relao aos procedimentos de ela orao do conhecimento e > sua constante superao. Para quem quiser se aprofundar: Popper, @achelard, 6orin, Auhn, Bapra, dentre outros.

Dvida e conhecimento.
@achelard$

ci8ncia, na sua necessidade de aca amento, op<e9se a solutamente > opinio. 4= esprito cientfico pro e9nos de ter uma opinio so re !uest<es !ue no compreendemos5. Para este autor, o esprito cientfico se constitua de um con3unto de erros retificados. 1o h2 verdade sem erro corrigido e a nica forma de se produzir conhecimento novo " 4atacando5 o !ue 32 se sa e.

Dvida e conhecimento.
Popper$ a verdade a dvida superada. 46as se o cientista " a!uele !ue aprende a incorporar

a dvida na sua atividade, no pode cair, no entanto, na dvida !ue se devora a si mesma, num ceticismo negativo e inconse!uente. Ca endo aproveitar a certeza provis#ria de um erro ainda no detectado, atrav"s de sucessivos controles e do rigor possvel, prepara o caminho para novos avanos do conhecimento, apro&imando9se da verdade como superao de erros5.

Dvida e conhecimento.
Esprito cientfico$ esprito de rigor, uma atitude

a erta ao conhecimento, mas consciente de !ue o sa er ad!uirido " parcial e provis#rio. Esse esprito " cultivado internamente, com tempo de acumulao e refle&o. A desco erta, o insight so resultados de muita maturao e elaborao do !ue 32 " conhecido e !uestionado. Por isso, o ensino dos resultados da ci8ncia no " nunca um ensino cientfico.

Etapas do mtodo cientfico:


Sem mtodo cientfico, no se fa ci!ncia. @unge indica !uais so as etapas 2sicas !ue a

investigao cientfica deve cumprir, para atingir resultados cientificamente v2lidos$ +. %esco rir um pro lema 'lacuna(, enunciado com clareza e preciso. 7. Bolocao precisa do pro lema, considerando o !ue 32 se sa e a respeito. :. @usca de instrumentos e conhecimentos para tentar resolver o pro lema.

Etapas do mtodo cientfico:


;. Dentativa de soluo do pro lema com o au&lio dos ,. .. F. H. -.

meios identificadosE Ce no der certo, procure novas hip#teses ou produza novos dados !ue permitam a soluo razo2vel do pro lemaE Ce der certo, indicar a soluo apro&imada ou e&ata para o pro lemaE Gnvestigar as conse!u8ncias da soluo o tidaE Provar a soluo. Ce confirmar, pode9se dar a pes!uisa por encerrada, por en!uanto. Ce no, " feita a correo das hip#teses, e o ciclo continua.

Quanto aplica !o dos resultados:


Pes!uisa pura,

2sica ou fundamental$ feita para aumentar o universo do conhecimento, sem visar > utilizao imediata dos resultados da pes!uisa. Pes!uisa aplicada$ " feita para !ue seus resultados tenham utilizao imediata na soluo de pro lemas concretos. Por"m, com muita fre!u8ncia, uma leva > outra e no d2 para separar muito em o !ue " pes!uisa pura e o !ue " aplicada.

%ECBA*DEC, *en". "iscurso do #todo: re$ras para a direo do

esprito. Co Paulo$ 6artin Blaret, 7007. IE*1A1%EC, AntJnio Dei&eira. % problema da dvida na busca do con&ecimento. %isponvel em$ 4http$KKler.letras.up.ptKuploadsKficheirosK+:7;.pdf5 6ELLA*=@A, =ridesE 6=1DEG*=, Bl2udia. #anual de metodolo$ia da pesquisa no "ireito. Co Paulo$ Caraiva, 700-. 6=*AEC, *o!ue. 'onstrutivismo e ensino de ci!ncias: refle()es epistemol*$icas e metodol*$icas. %isponvel em$ 4http$KK ooMs.google.com. rK ooMsNhlOpt9@*PlrOPidOr9 Q60;%HmRMBPoiOfndPpgOPA+:Pd!OepistemologiaSsignificadoPots OT)ULCI9Cp*PsigOiHV&n=Ie!=)Ds@Bf;lE?IrQe@d;WvOonepage P!OepistemologiaX70significadoPfOfalse5 A@*A6=, Perseu. Pesquisa em ci!ncias sociais. %isponvel em 4TTT.neidefiori.cfh.prof.ufsc. rKmetodoKperseu7+.html5

Das könnte Ihnen auch gefallen