Sie sind auf Seite 1von 13

n

Documentos Tcnico-Cientficos

REN

Os Recursos Hdricos no Brasil: Algumas Consideraes Preliminares

Jandir Ferreira de Lima


Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paran (UNIOESTE). Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Resumo:
Trata da problemtica da gua no Brasil, fazendo referncia poltica nacional de recursos hdricos e implementao de alternativas de controle do uso da gua. Aponta, como forma de racionalizar o uso da gua: a adoo de mecanismos de gerenciamento dos recursos hdricos, a conscientizao dos usurios sobre a necessidade de preservao dos mananciais e a efetivao de um mercado de direitos de gua.

Palavras-Chave:
Recursos Hdricos; gua; Racionalizao da gua; Uso da gua; Gerenciamento da gua; Preservao da gua; Mercado de Direitos; Educao Ambiental.

64

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

1 - INTRODUO
Mais do que nunca, o processo de desenvolvimento brasileiro tem encontrado contratempos nos seus rumos. Apesar do processo inflacionrio (presena marcante em muitas crises), estar em patamares mais amenos que os registrados em pocas anteriores, os altos ndices de desemprego, o crescimento urbano desordenado e a necessidade de uma poltica de desenvolvimento regional que integre o espao brasileiro demonstram a urgncia de se pensar o aproveitamento adequado dos recursos naturais que o Brasil dispe. Dentro deste aspecto, surge a necessidade de um aproveitamento mais eqnime dos recursos hdricos. Apesar de as Bacias Amaznica e a do Prata serem extremamente ricas em rios caudalosos, os padres atuais de desmatamento nas encostas, o uso indiscriminado do solo e dos defensivos agrcolas, e o processo crescente de eliminao de efluentes urbanos no tratados em guas fluviais, alm, claro, da poluio industrial e das mineradoras, podero acarretar um colapso na qualidade dos mananciais brasileiros. Em vista disto, este artigo chama a ateno para a necessidade de um gerenciamento eficaz dos recursos hdricos no Brasil, principalmente em relao escassez de gua potvel.

Assim, o desenvolvimento brasileiro encontra trs frentes: aproveitar o potencial hdrico que o Pas possui de forma adequada, aumentar a rea irrigada e dar acesso populao ao abastecimento de gua potvel estabelecendo formas racionais do seu uso. Isso fica mais latente, no momento em que a demanda de gua fica em torno de 33.680 m3 ao ano, por pessoa (COMISIN..., 1995). 2.1 - O Caso do Nordeste Numa extenso de 940.000 km2 , englobando uma populao com quase 30 milhes de habitantes, o polgono das secas localizado no Nordeste do Brasil sofre com a irregularidade das chuvas e as dificuldades para o armazenamento da gua, alm de um processo de desertificao que atinge o Piau, Cear, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Como a maioria dos rios da Regio so intermitentes e o volume de chuvas chega mdia de 800 milmetros anuais, a situao fica ainda mais agravada. Neste contraste, o Brasil possui 12% do total dos recursos hdricos de escorrimento superficial do mundo, no entanto, 72% destes recursos esto situados na Bacia do Rio Amazonas, com uma produo de 134,5 mil m3/s. Por outro lado, a Regio Nordeste detm 3,3% destes mesmos recursos, demonstrando a necessidade de uma poltica de preservao dos seus mananciais. Atualmente, a disponibilidade hdrica da Bacia do Atlntico Norte/Nordeste encontra-se na faixa de 9,1 mil m3/s, enquanto que a do So Francisco tem uma produo estimada em torno de 3 mil m3/s (LEAL & GUIMARES, 1997). 2.1.1 - Alternativas para a situao nordestina A sada para esta rea, que possui dois teros dos agricultores sem-terra do Brasil e expele um volume crescente de famlias para as grandes capitais, sem dvida passa pela reestruturao do sistema produtivo, de condies adequadas de armazenagem e da facilidade de acesso gua, atendendo as populaes urbanas e rurais, necessidade latente numa regio em que seu controle um smbolo de poder e imensos reservatrios so subutilizados.

2 - PANORAMA DOS RECURSOS HDRICOS NO BRASIL


Enquanto o semi-rido nordestino sofre com a escassez crnica de gua, acarretada por elementos fsicos e climticos, as outras regies do Brasil, principalmente o Sudeste, encontram-se num outro extremo: a escassez de gua potvel. Em si, este um problema das grandes cidades, mas que se agrava dia-a-dia, principalmente dada a falta de polticas de sade preventiva. Tanto no semi-rido, quanto nas grandes cidades do Brasil, o aumento da concentrao populacional em reas precrias em qualidade de vida e saneamento bsico, aliado ao modo de vida urbano, vem deteriorar o uso dos recursos hdricos com a poluio, mau uso e contaminao dos mananciais.

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

65

Os governos estaduais, principalmente da Bahia e do Cear, comearam a mobilizar-se h algum tempo, no intuito de desenvolver um sistema eficaz de gerenciamento dos recursos hdricos. O governo do Cear, particularmente, iniciou o seu Plano Estadual de Recursos Hdricos no incio desta dcada, aps um prolongado perodo de estiagem e com as transformaes em nvel federal que ocasionaram corte de recursos em vrias reas. Com isso, restou ao governo do Estado preparar-se para, em parceria com organismos das atividades econmicas e sociais, montar uma estrutura organizacional para gerenciar suas guas territoriais ( PEIXOTO, 1994), elaborando um diagnstico e estudo de base para avaliar a estrutura hdrica do estado, tanto num plano tcnico como num plano jurdico e institucional, para implantar a Poltica Estadual de Recursos Hdricos, procurando disponibilizar a gua aos cearenses e racionalizar a sua utilizao, dando prioridade ao incremento da oferta, proteo e qualidade dos mananciais, preveno a danos ambientais que possam comprometer os cursos dgua, a criao de um sistema de alerta para a ocorrncia de eventos hidrolgicos extremos, tais como cheias e secas prolongadas, entre outros. Para isto, tanto o Estado do Cear como o Estado da Bahia usam como instrumentos a outorga de direito de uso da gua, a cobrana pela sua utilizao, o rateio de custos das obras hdricas, a implementao de um fundo estadual de recursos hdricos e um plano estadual de recursos hdricos, assentado na perspectiva do planejamento e no aperfeioamento do controle sobre o uso dos mananciais. Afora estas alternativas, h projetos mais amplos, entre eles os de interligao de bacias hidrogrficas, cuja transposio das guas do rio So Francisco o mais comentado em nvel de grandes obras pblicas. 2.1.1.1 - A Transposio das guas do Rio So Francisco A idia de transposio de guas est inserida na possibilidade de interligao de bacias hidrogrficas, propiciando um maior volume de guas e sanando a intermitncia de determinados rios. Evidentemente que obras deste tipo devem estar assentadas em dois elementos muito importantes: o primeiro um estudo srio de impacto ambiental, pois este tipo de obras pode implicar uma mudan66

a sria no meio fsico, tanto em nvel paisagstico como no da preservao de espcies que esto j adaptadas ao ambiente em que vivem; o outro, uma poltica de manuteno e preservao das bacias interligadas, caracterizando a sustentabilidade do empreendimento e a manuteno de suas benesses s geraes futuras. Atualmente, o projeto que est mais em evidncia em relao interligao de bacias o da possibilidade da transposio das guas do rio So Francisco, que remonta de estudos elaborados h mais de um sculo. A idia foi concebida pelo cearense Antonio Marco de Macedo, em 1847, quando era intendente do Municpio de Crato, cujo plano original seria a construo do canal So Francisco-Jaguaribe. Dentre os benefcios para a populao, GALVO (1998) salienta a perenizao das principais bacias hidrogrficas da regio a disseminao da agricultura e hortifruticultura irrigadas, a reduo do xodo rural e a minimizao dos efeitos das secas prolongadas sobre a Regio. Apesar destes elementos, de acordo com CARVALHO (1994), a possibilidade da transposio deve levar em considerao, entre outros, a utilizao social dos investimentos pblicos aplicados no projeto (...), a forma e o contedo da organizao social da produo viabilizada pelos distintos usos da gua (...), a contribuio do projeto para o atendimento da demanda de gua (...), e a ampla discusso do projeto com a sociedade. Os estudos mais aprofundados e completos sobre o projeto de transposio das guas do rio So Francisco haviam sido elaborados pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), em 1984, tendo sido aproveitados pelo Ministrio da Integrao Regional. Tambm o Departamento Nacional de guas e Energia Eltrica (DNAEE), havia examinado seis alternativas para o aproveitamento das guas do So Francisco, cujas vazes, com a transposio, seriam da ordem de 2.200 m3/s. Deve-se salientar que, de acordo com estes estudos, o projeto de transposio levaria em torno de 40 anos para ser executado, consumindo em torno de US$10 bilhes.

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

2.2 - Abastecimento Urbano A partir da TABELA 1, pode-se observar um panorama do atendimento dos domiclios urbanos com o abastecimento de gua e saneamento bsico.

pulacional previsto para o perodo estudado. No Brasil, este incremento est em torno de 2,10%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Existe a meta de finalizar a dcada de 1990 com 90% dos domiclios brasileiros com gua potvel, mas o crescimento desordenado das cidades e as ocupaes ilegais do espao urba-

TABELA 1
BRASIL SANEAMENTO BSICO: ATENDIMENTO EM DOMICLIOS URBANOS POR REGIO Em % ------------------------------------------------------------------------------------------------Regio Abastecimento de gua (1) Esgotamento sanitrio (2) ------------------------------------------------------------------------------------------------Norte 67,4 1,7 Nordeste 78,2 13,2 Centro-Oeste 97,7 33,2 Sudeste 93,5 70,4 Sul 90,6 17,8 -------------------------------------------------------------------------------------------------FONTE: SENADO FEDERAL (1) Dados do Censo de 1991, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). (2) Inclui saneamento e infra-estrutura urbana.

Pela TABELA 1, nota-se que o abastecimento de gua potvel atinge 85% dos domiclios brasileiros. J o esgotamento sanitrio atinge 27%. Apesar de o abastecimento de gua ter melhorado sensivelmente nos ltimos anos, eles escondem alguns detalhes, entre eles a qualidade da gua e as perdas no sistema de abastecimento. Somente na cidade de Salvador (Bahia), perde-se em torno de 40% de gua potvel pela rede de abastecimento. Isto devido falta de manuteno adequada e idade da estrutura tubular. Este fato no deve ser muito diferente em outras capitais. Se o Pas fez bastante em termos de abastecimento, resta muito mais a fazer em termos de esgotamento sanitrio. Apesar de o sistema de fossas estar muito difundido em algumas aglomeraes urbanas, principalmente do interior do Pas, o que de certa forma representa uma sada ao destino dos dejetos, em algumas regies, dados a natureza do solo, e o espao urbano, a viabilidade deste tipo de esgotamento poder sofrer certo tipo de restries. Junto a isto, os Estados federados e os municpios devero estar prontos para investir no tratamento dos seus efluentes e em condies de vida mais saudvel para a populao. O prprio contraste disto que a demanda futura de gua potvel e saneamento estabelecida pela diferena entre a populao atual, que dispe de gua e servios de saneamento, e a populao total mais o incremento po-

no, sem contar na crise financeira de muitos municpios, provavelmente prejudicaro esta meta. Atualmente, 22% das extraes de gua destinamse para uso domstico (COMISIN..., 1995). 2.3 - A gua para Irrigao No Brasil, a lei estabelece dois tipos de projetos de irrigao: os pblicos e privados. De acordo com BORELLA (1994), os projetos privados, cuja infra-estrutura de irrigao projetada e tem sua implantao, operao e manuteno pela iniciativa privada, responde por cerca de 90% da estrutura de irrigao do Pas. Frente a este aspecto, a partir da criao do Cadastro Nacional de Irrigantes, em 1987, procurou-se vencer a falta de informao e controle sobre o uso da gua nas propriedades rurais. Entretanto, ainda faltam polticas mais concretas por parte dos Estados federados sobre os recursos de que dispem e a forma como so usados. Conforme BEEKMAN (1997), estas informaes devem estar sistematizadas com sadas por coordenadas geogrficas, cursos dgua, bacias, sub-bacias e microbacias

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

67

De acordo com a TABELA 2, observa-se o nmero de irrigantes e as reas irrigadas por regio do Pas. O quadro j til para se verificar o cuidado com o uso dos recursos hdricos, mesmo porque o retorno das reas que entram num ciclo produtivo mais intenso com a abundncia da gua garantido, desde que mantenham-se preos razoveis ao produtor.

cao de farelos, leo e rao, alm da estrutura estabelecida a partir desta cultura para os criatrios de animais. Um exemplo em nvel de Nordeste, onde se pode observar os retornos das reas irrigadas o oeste baiano, conforme demonstrado a partir da TABELA 3. Estes dados demonstram a dinmica regional

TABELA 2
BRASIL SNTESE DO CADASTRO NACIONAL DE IRRIGANTES 1990 Regio Irrigantes % rea Irrigada (ha) Municpios Nordeste 60.720 76 212.050 862 Sudeste 7.389 8 55.153 281 Sul 10.337 19 401.476 172 Centro-Oeste 2.716 41 68.698 172 Total Brasil 81.162 39,9 737.377 1.487 FONTE: Coordenadoria de Gesto dos Recursos Hdricos (CARHI).

TABELA 3
OESTE DA BAHIA PRODUO DOS PRINCIPAIS GROS EM REAS IRRIGADAS 1993 -----------------------------------------------------------------------Produto rea(ha) Produo (toneladas) -----------------------------------------------------------------------Arroz 4.000 8.640 Feijo 43.420 81.672 Milho 13.340 88.044 Fruticultura 3.150 82.050 ----------------------------------------------------------------------Total 63.910 260.406 ----------------------------------------------------------------------FONTE: CEI/CAR: Informe Estatstico do Oeste.

Estima-se que na atualidade, o nmero total de irrigantes esteja na mdia de 300.000 usurios, e a demanda de gua do setor agrcola seja responsvel por 59% das extraes, cobrindo uma rea irrigada acima de 3.000.000 de hectares (COMISIN...,1995). Conforme SANTOS (1998), a rea cultivada irrigada representa 16% da produo total do Brasil. As potencialidades de reas que necessitam de irrigao enorme. No caso do Nordeste, a produo agropecuria diversificada atinge culturas como a soja, mamona, milho, frutas, feijo, bovinos, sunos, aves e arroz. Isto estabelece cadeias produtivas em nvel agroindustrial, entre elas, a extrao e o refino do leo de mamona, o beneficiamento do arroz, a fabricao de sucos, polpas, doces e conservas a partir da fruticultura, o beneficiamento da soja para a fabri-

de reas antes estreis e inexpressivas economicamente na reorganizao da base produtiva. A dinmica do oeste baiano iniciou, principalmente, em meados da dcada de 1980, com as levas de imigrantes oriundos do sul do Brasil, atrados pelas facilidades creditcias e pelo preo das terras, caractersticas da expanso da fronteira agrcola no cerrado brasileiro. Por outro lado, em termos de custo por emprego, a agricultura irrigada possui uma margem em torno de US$ 27 mil e a hortifruticultura em torno de US$ 6 mil, contra US$ 220 mil do setor qumico, US$ 100 mil da pecuria, U$ 44 mil dos bens de consumo e US$ 83 mil da indstria geral (GALVO, 1998). O que vem justificar polticas agrcolas ligadas expanso da rea plantada e de

68

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

sistemas de irrigao, extremamente necessrias em reas com baixa qualificao da mo-de-obra e densamente povoadas, como o caso do semi-rido nordestino. Resta salientar que, haja vista a necessidade de gua em grande quantidade para o processo de irrigao, a estrutura de gerenciamento das bacias hidrogrficas deve disponibilizar assistncia tcnica aos produtores rurais, para verificar suas necessidades e o melhor mtodo de irrigao, evitando assim desperdcios e perdas de produtividade, mesmo porque a gua um insumo, e como tal a sua m alocao pode comprometer a sociedade e a estrutura produtiva em que est sendo utilizada. TABELA 4

mais latente quando 80% da rea do Mercosul est sob a influncia do rio Paran. E quando a Regio Nordeste tem um eixo de integrao ao Sul do Pas e de desenvolvimento regional, a partir de um grande rio, no caso o So Francisco. Evidentemente, em ambas as regies, dentro da rea propcia, o transporte hidrovirio est sendo utilizado, entretanto, o potencial brasileiro em termos de hidrovias bem maior do que o explorado atualmente. O dado mais ilustrativo de se pensar no transporte hidrovirio no Pas so os custos e o consumo de energia, expressos na TABELA 4. Comparando-se os dados da TABELA 4 em relao hidrovia, nota-se um ndice superior em

CUSTOS E CONSUMO DE ENERGIA NAS MODALIDADES DE TRANSPORTE ------------------------------------------------------------------------------Modalidade Custos (US$) Consumo de Energia(BTU) ------------------------------------------------------------------------------Hidrovia 0,016 500 Ferrovia 0,036 750 Rodovia 0,038 2.400 ------------------------------------------------------------------------------FONTE: CESP - Cia. Energtica de So Paulo OBS.: Os dados referem-se ao transporte de uma tonelada/km.

2.4 - Energia e Hidrovias O Brasil produz atualmente 229.819 milhes de kW/h, enquanto o consumo de energia de 1.708 kW/h, somente nas Regies Sudeste e Sul. Para o consumo crescente e a conseqente integrao das reas do Norte do Pas oferta de energia eltrica, existem dois desafios: a expanso da matriz energtica, sem agresses ao meio ambiente, e a busca de fontes alternativas. No entanto, o uso das guas para gerao de energia eltrica gera conflito com outros usos, principalmente com a hidronavegao e a agricultura. Por outro lado, em alguns casos, a produo de energia compatvel com o aproveitamento das guas para outras atividades. A contrapartida das hidroeltricas, quanto s reas produtivas perdidas com os seus lagos tem sido o aproveitamento das represas para a aquicultura e turismo, e at mesmo a melhoria das estruturas navegveis, principalmente nos trechos dos lagos. No Brasil, o aproveitamento dos rios para navegao um fator de desenvolvimento. Isto fica

consumo de energia no tocante a 50% para a ferrovia, 380% para a rodovia. J quanto a outras formas de transporte, este consumo superior em 270% para dutovia e em 1.160% para a aerovia. Para ilustrar, a razo consumo de combustvel entre Hidrovia/Rodovia de 1:2. Entretanto, o dado mais alarmante o custo de transporte. Observa-se que o custo da hidrovia est numa faixa de 91,6% a 125%, abaixo do custo da ferrovia, e em relao rodovia, esta faixa fica entre 312,5% e 316,6%. Sem contar em custos de manuteno. Geograficamente, o Brasil foi beneficiado em ter boa parte de seus rios de plancie, o que lhe confere um potencial hidroeltrico bastante razovel a ser explorado. 2.5 - gua para Transporte e Eliminao de Resduos Nos ltimos anos, com os cuidados referentes ao meio ambiente, e com a prpria ao do Estado tentando coibir a deteriorao mais latente dos recursos naturais, observa-se que as empresas tm
69

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

tomado mais cuidado com relao ao volume de toxidade de seus resduos industriais, principalmente com a aprovao da lei 9.605 de 1998, que considera a poluio crime e consolida as regras referentes gesto ambiental. Quanto a isso COUTO(1998) enfatiza que hoje, no entanto, no h uma nica operao desenvolvida por empresas com potencial poluidor que no deva comear com uma auditoria ambiental minuciosa, capaz de identificar e avaliar o passivo ambiental, que pode ser representado pela necessidade de obteno de maquinrio especfico ou pela obrigao de descontaminao de solos ou de qualquer outro tipo Este fator torna-se importante quando boa parte das atividades industriais, principalmente a siderurgia, a indstria de celulose e papel, a refinao de petrleo e a indstria de metais noferrosos, entre outras, possuem um elevado potencial poluidor. O que torna preponderante a gesto dos recursos hdricos de forma a coibir o mau uso dos mananciais e a sua depredao pelos agentes econmicos. Como a gua utilizada em diversos processos industriais de produo, uma poltica de gesto deve levar em considerao a natureza destas atividades de modo a no reprimi-las, mas torna-las mais adequadas s exigncias ambientais. Atualmente, as extraes de gua para o setor industrial esto estimadas na ordem de 19% (COMISIN..., 1995). De acordo com a COMISIN... (1990), quanto utilizao dos corpos dgua para eliminao, transporte e diluio de dejetos, a indstria de celulose e papel despeja em torno de 27 m3/s de resduos nos rios, alm de produzir uma mdia de 200 m3 de efluentes por tonelada de celulose e 110 m3 por tonelada de papel. J a siderurgia produz em torno de 25 m3 de efluentes por tonelada produzida e as refinarias de metais ferrosos em torno de 20 m3/s. A refinao de petrleo produz em mdia 380 litros de efluentes por barril de leo cru com um despejo de resduos na ordem de 24 m3/s.

A situao indicada anteriormente, de escassez da gua em algumas regies e da fartura em outras, coloca o Brasil numa situao sui generis em relao ao potencial dos seus recursos hdricos. Em vista disto, foi elaborada a lei n. 9.433, de 08 de janeiro de 1997, estabelecendo a poltica nacional de recursos hdricos, visando servir de instrumento para as aes voltadas a assegurar o aproveitamento racional dos corpos dgua. O seu principal elemento, de certa forma, a gesto descentralizada das guas, cujo domnio privado foi abolido na Constituio Nacional de 1988, passando para a esfera pblica. Alm disto, cria o Conselho Nacional de Recursos Hdricos, tendo a Secretaria de Recursos Hdricos a funo executiva. Dentre os princpios que norteiam a lei e, conseqentemente, a forma de gesto dos recursos hdricos no Brasil, pode-se citar: a) A adoo da bacia Hidrogrfica como unidade de planejamento: Com isso, os limites geogrficos das bacias formam a rea de planejamento e definio de polticas. De certa forma, a delimitao de um espao especfico de planejamento facilita a tomada de decises referente ao controle das demandas de gua, frente s disponibilidades dos aqferos. No entanto, nas bacias internacionais, como o caso do rio Paran, rio Paraguai e Uruguai, provavelmente o estabelecimento de acordos entre os pases signatrios do Mercosul dever nortear o gerenciamento dos seus recursos. Por outro lado, conforme CARRERAFERNANDEZ & LIMA (1998), a utilizao dos recursos hdricos gera, no mbito das bacias hidrogrficas, via de regra, efeitos externos sobre os demais usurios, que no so contabilizados pelo mercado atravs do mecanismo de preos. Estes efeitos externos podem ser coibidos com instrumentos eficazes de gerenciamento. Pela lei 9.433, o gerenciamento dos recursos hdricos nas bacias, ser efetuado pelos Comits de Bacia Hidrogrfica, promovendo o debate, arbitrando demandas e acompanhando o Plano de Recursos Hdricos da bacia, cuja aprovao e execuo est a seu cargo. Como as bacias internacionais so de domnio federal, o ato de instituio dos seus comits compete ao Presidente da Repblica.

3 - A POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

70

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

O elemento de maior impacto na implementao da legislao de recursos hdricos no Brasil, provavelmente, o estabelecimento dos mecanismos para cobrana pelo uso das guas dos mananciais. A prpria viabilidade desta cobrana assegurar a manuteno das Agncias de gua, que exercero a funo de secretaria executiva dos Comits, controlando, assim, o uso, as outorgas, o balano hdrico, as obras e demais servios promovidos no mbito da bacia hidrogrfica, principalmente aqueles necessrios preservao dos recursos. A existncia dos Comits e das Agncias viabilizaro o sistema de informaes sobre recursos hdricos, sob a competncia do governo federal, atravs do Conselho Nacional de Recursos Hdricos, o que possibilitar o planejamento e o acompanhamento do plano nacional de recursos hdricos. b) O uso mltiplo dos mananciais: Pela lei 9.433, todos os setores tm acesso ao uso dos recursos hdricos, desde que de forma racional. Para o controle qualitativo e quantitativo do uso da gua estabelecido o regime de outorga, que envolve desde a demanda para consumo humano ou como insumo produtivo, at o uso para lanamento de dejetos e gerao de energia. Somente ficam independente de outorga o uso da gua nas pequenas comunidades rurais e as acumulaes, captaes e lanamentos considerados insignificantes. De certa forma, a outorga serve de parmetro para a cobrana pelo uso da gua tendo como elemento os volumes captados e os volumes de resduos lanados nos mananciais. c) Gesto descentralizada e participativa: Com a gesto participa-tiva, os rgos da sociedade civil e os prprios usurios podem influir nas decises referentes ao uso dos mananciais. Isso fica garantido pela composio dos representantes nos Comits de Bacia Hidrogrfica, nos conselhos estaduais e no conselho nacional.

4 - ALTERNATIVAS PARA O CONTROLE DOS RECURSOS HDRICOS NO BRASIL


J que a gua, a cada dia, torna-se um bem cada vez mais escasso e o seu aproveitamento define as linhas de uma poltica de desenvolvimento sustentado para o prximo sculo, uma das alternativas para o seu controle e preservao talvez seja a efetivao do gerenciamento eficaz dos recursos hdricos, a implementao de um mercado de guas e o envolvimento da sociedade civil no controle destes recursos. 4.1 - O Gerenciamento dos Recursos Hdricos Com a poltica nacional de recursos hdricos e a de combate poluio, estabelecidas com as leis 9.433 e 9.605, o Brasil deu um grande passo na efetivao do controle e preservao dos seus recursos naturais. No entanto, para um gerenciamento eficaz dos recursos hdricos, em princpio, necessrio conhecer a caracterizao hidrolgica da regio a ser gerenciada. Para isto preciso saber o regime pluviomtrico, o regime dos rios, a ocorrncia de guas superficiais, a ocorrncia de guas subterrneas1, os perodos de secas e de cheias. Com estes dados, fica mais claro em que pontos necessria a interveno do Estado, para garantir o fornecimento de gua s populaes. Por exemplo, no caso de um regime intermitente de guas superficiais, exige-se a regularizao interanual das mesmas, o que feito atravs de audes em reas altamente necessitadas e que atendam o maior nmero de pessoas possvel. Junto a isto, uma poltica de controle destes recursos garante o atendimento das necessidades da regio que dela faz uso. Em todo caso, os instrumentos de gerenciamento dos recursos hdricos esto assentados numa estrutura jurdica, administrativa e econmica, de
1

As guas subterrneas, apesar do baixo custo de captao e uma melhor qualidade, possuem a desvantagem da rpida exausto. Esse fato fica mais grave com demora na sua recarga, que depende do clima e das caractersticas topogrficas e geolgicas, alm, claro, das grandes dificuldades em recuper-la quando contaminada.

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

71

forma a garantir os direitos civis do cidado, a viabilidade das obras de infra-estrutura e de conservao dos mananciais, alm, claro, de regularizar a demanda pela gua de forma racional. Atualmente, a lei 9.433 define cinco instrumentos de gerenciamento:

72

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

a) Plano nacional de recursos hdricos: Estabelece as diretrizes gerais sobre o aproveitamento da gua, programando e consolidando os planos diretores de recursos hdricos e, de certa forma, ajustando-os com o passar do tempo s realidades e necessidades regionais; b) Outorga de direito do uso da gua: Que a autorizao ou concesso para o uso e explorao de um manancial. A possibilidade de concesso decorre do Cdigo de guas, de 1934. Na atualidade, a outorga vinculada jurisdio das guas. No caso de rios federais, a Secretaria Nacional de Recursos Hdricos (SNRH) o rgo responsvel por esta concesso. Em relao a isto, o grande desafio seria a agilizao das concesses. Como uma boa parte do gerenciamento das bacias se d em nvel local, seria adequado pensar na possibilidade de se transferir a responsabilidade de concesso da outorga pelo uso da gua em rios federais aos Comits de Bacias, j que os mesmos conhecem mais de perto as necessidades e disponibilidades destes corpos dgua, cabendo SNRH a fiscalizao. Alternativas como a criao de comits binacionais no caso dos rios internacionais seria o mais adequado, principalmente porque o Brasil mantm boas relaes diplomticas com os pases fronteirios ao seu territrio, o que lhe propicia um canal de dilogo permanente; c) Cobrana pelo uso da gua: O princpio que rege a cobrana o equilbrio de mercado, ou seja, entre a oferta e demanda dgua. Frente a isto, em termos de uso, pretende-se que seja um instrumento que evite o desperdcio e induza ao aproveitamento racional dos mananciais. Os estudos para o estabelecimento do preo da gua devero levar em considerao seus vrios usos, as possibilidades de poluio e deteriorao dos mananciais e a viabilidade da cobrana sobre determinadas populaes e at mesmo atividades produtivas. Provavelmente, estudos tcnicos devero preceder a cobrana; d) Enquadramento dos corpos de gua por classes de uso: Pela legislao em vigor, o objetivo deste instrumento seria monitorar o uso da quantidade da gua com a sua qualidade, considerando assim a possibilidade do impacto ambiental na utilizao dos recursos. Este elemento recebe

grande amparo da lei 9.605 que pune severamente os agentes poluidores; e) Sistema nacional de informaes sobre recursos hdricos: O objetivo do sistema coletar, organizar e promover a difuso dos dados relativos ao aproveitamento, gerenciamento e potencial dos recursos hdricos no Brasil. Evidentemente a quantidade e a qualidade dos dados do sistema depender em muito do estabelecimento do gerenciamento dos recursos hdricos em nvel regional. Alm desses instrumentos de gerenciamento, a adoo de tarifas de esgoto, principalmente aqueles utilizados para despejos industriais, a compensao financeira da explorao dos recursos naturais, isenes e incentivos fiscais para a preservao de reas de mananciais ou de mata nativa e, at mesmo, a cobrana de taxas para reflorestamento podem ser utilizados de forma a coibir abusos, estimular a preservao e racionalizar a utilizao de recursos naturais. De acordo com MOTA & MENDES (1997), os nveis destes instrumentos devem ser estabelecidos com base nos nveis de poluio, degradao ou explorao dos recursos definidos pela legislao, possibilitando ao mercado funcionar de forma que no ultrapasse os limites legais. 4.2 - Mercado de guas A experincia desta proposta reside na tentativa de usar o mecanismo de mercado como um instrumento adicional para melhorar a eficincia no uso dos recursos hdricos e a eficincia econmica, elevando a produtividade e propiciando seu uso racional (MILLAR, 1994). A partir desta idia, realizou-se em 1993, na sede do Banco Mundial, em Washington DC, o Seminrio sobre Polticas de guas e Implicaes Legais. Dentre as concluses deste seminrio, a necessidade de estabelecer a implementao legal e a definio de normas tcnicas e administrativas para reger o processo de outorga pelo uso dos mananciais tornou-se prioridade, frente ao uso desordenado e irracional dos recursos hdricos. Com isso, o estabelecimento de um mercado de direitos, junto com uma poltica de conscientizao dos usurios da necessidade de preservao, tornam-se condies para o uso mais produtivo dos recursos hdricos. A estrutura de um mercado
73

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

de guas deve ser norteada pela idia de modificar o comportamento dos usurios quanto utilidade dos mananciais, buscando eficincia, eqidade e valorizao do ecossistema. Por isso, o aspecto legal e administrativo deve ser claro e objetivo quanto aos princpios a se atingir, mesmo porque os preos de fornecimento devem garantir os investimentos hidrulicos necessrios preservao dos corpos dgua e s prprias decises de investimentos dos usurios. A cobrana pelo uso e poluio da gua algo novo em termos de Brasil, suas discusses tm ganhado um grande espao na atualidade, mesmo porque de nada adianta a nao ser dotada de um grande potencial em termos de recursos hdricos, se estes so depredados a cada dia. Por isso, um dos aspectos da viabilidade da cobrana gerar recursos que sejam utilizados na fiscalizao e na criao de uma infra-estrutura para a preservao dos corpos dgua. 4.3 - A Enfatizao da gua como Bem Econmico A preocupao com os recursos hdricos j uma realidade nos pases centrais, que se mobilizam para fazer frente s novas demandas e exigncias que o processo produtivo e as populaes fazem de volumes de gua cada vez maiores. Isto porque a atmosfera um sistema fechado, conseqentemente, os danos causados e os resduos jogados nela agravam a situao de deteriorao dos recursos. Como as bacias hidrogrficas e os oceanos so receptculos de resduos, a qualidade da gua fica prejudicada a cada dia. O contraste disto que se o quadro atual, de falta de cuidado com o meio ambiente e os recursos naturais, no for revertido, o prximo sculo encontrar 90% das guas subterrneas deterioradas, imprprias para uso, prejudicando mais ainda a vida nas grandes metrpoles. Com isto, a gua assume uma caracterstica marcante de bem econmico e estratgico para muitos pases, j que um recurso finito e vulnervel, e urge que se pensem, em nvel de Brasil, formas mais adequadas de manejo, cuja racionalidade traar as linhas de desenvolvimento que o

Pas atravessar, principalmente quando reas altamente produtivas sofrem pela sua falta. Como a gua um elemento de bem-estar humano, para CLARK et. al. (1977), a regulao dos limites fsicos do seu uso estipulada em funo de fatores tecnolgicos, polticos, econmicos, sociais e ticos. Estes elementos devem ser norteadores da poltica de preservao e gerenciamento dos mananciais, de forma a garantir os direitos de uso dos agentes e a sustentabilidade do processo de crescimento e desenvolvimento econmico a longo prazo. Em relao gua, este processo ser possvel com a efetivao de mecanismos capazes de coibir o mau uso e racionalizar a sua utilizao, principalmente naquelas regies que sofrem mais com a sua escassez. 4.4 - Redimensionamento da InfraEstrutura Os projetos de infra-estrutura na rea de recursos hdricos deve atender s possibilidades de demandas futuras e tambm de recuperao da estrutura atualmente existente, alm claro, de evitar danos ambientais mais srios. Este elemento essencial nas grandes cidades que sofrem com o desperdcio de gua acarretado pela idade da rede de distribuio e tambm nos projetos de irrigao mal elaborados e sem nenhuma fiscalizao. Quanto irrigao, SANTOS (1998) chama a ateno para a prioridade nas obras de reabilitao, complementao e modernizao, alm das obras de suporte para os projetos hidroagrcolas. Evidentemente, estes elementos devem ser levados em considerao na elaborao de novos projetos e na identificao de reas a sofrerem irrigao e drenagem. No que toca distribuio de gua potvel, com a tendncia privatizao das atuais companhias dgua que pertencem ao poder pblico, deve-se levar em considerao nos contratos de venda metas de tratamento dos efluentes urbanos, recuperao do esgotamento sanitrio e das redes de distribuio. Atualmente, no Brasil, as companhias de gua esto entre as maiores poluidoras dos mananciais, j que em muitas cidades os mecanismos de tratamento dos resduos residenciais no atendem a toda a populao. Como parte da

74

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

gua utilizada pelas pessoas retorna aos mananciais, causa um dano a recursos que podem vir a ser utilizados por mais cidados, impedindo a sustentabilidade no seu uso. 4.5 - Mudana de Valores De certa forma, o consumismo e o uso inadequado do ecossistema faz parte dos valores da sociedade moderna. Tanto que a idia dominante na sociedade industrial o controle da natureza e a sua explorao, calcado num paradigma de crescimento econmico ilimitado, defendido inclusive nos modelos tericos de desenvolvimento. Com isso, a defesa do ecossistema e dos recursos interage com a mudana de valores, alterando o comportamento dos indivduos frente ao meio natural. O que significa a educao ambiental na mais tenra idade e a utilizao da mdia na conscientizao dos cidados frente crise das guas e dos danos natureza. Alm disso, a incluso nos projetos de urbanizao do verde e o incentivo manuteno da flora nos grandes centros urbanos fazem parte de polticas pblicas que melhoraro a qualidade de vida e conseqentemente o uso dos recursos naturais.

quilbrios macroeconmicos intensos como os que ocorreram no Brasil em dcadas anteriores. Os ganhos mais imediatos com o aproveitamento das reas outrora improdutivas e agora irrigadas ainda a manuteno de nveis crescentes de emprego, ganhos de escala em economia de transporte, uma melhor qualidade de vida das populaes urbanas e uma melhoria no padro de competitividade em nvel de Mercosul, principalmente com o uso adequado das hidrovias. Esta, por sinal, a prova mais concreta da racionalidade do bom aproveitamento dos recursos. Para finalizar, a preservao dos mananciais e do prprio ecossistema passa pelo estabelecimento de polticas setoriais e pela incluso das bacias hidrogrficas como elemento de planejamento urbano e regional, onde as potencialidades do desenvolvimento sejam integradas e adequadas ao meio ambiente, objetivando uma qualidade de vida plena.

Abstract:
This article is about the problem of water in Brazil, concerning the national politics of water resources and the implantation of control alternatives on the use of the water. Among them, the use of mechanisms for the administration of the water resources, users understanding on the need of preservation of the springs and the definition of a market of rights of water as a form of rationalizing its uses.

5 - CONSIDERAES FINAIS
Os tpicos apresentados ilustram a necessidade de se intensificar o controle sobre a poluio e a utilizao dos recursos hdricos em nvel de Brasil e, mais ainda, de fazer da compatibilizao do seu uso um instrumento de racionalizao e conscientizao da sociedade sobre a sua responsabilidade frente ao meio ambiente. O resultado disto, em relao ao uso dos recursos naturais, ser a tendncia superao ao uso inadequado dos recursos por parte dos agentes econmicos, que marcam o cenrio econmico brasileiro na atualidade. Evidentemente, apenas cuidar do meio ambiente no acarretar a soluo automtica dos inmeros problemas que hoje se apresentam, no entanto, junto a solues que preservem o meio fsico natural, estaro tambm solues que mantero a qualidade de vida da populao num processo de acumulao e crescimento econmico menos suscetvel a estrangulamentos, o que pode vir a acarretar dese-

Key Words:
Water Resources; Water; Rationalizing of the Water; Use of the Water; Administration of the Water; Preservation of Water; Market;Brazil; Environmental Education.

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

75

6 - BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
BEEKMAN, G. Gerenciamento integrado de recursos hdricos. Braslia: IICA, 1997. BORELLA, J. E. Consideraes sobre a irrigao nacional luz da legislao. In: MILLAR, A. et. al. O gerenciamento dos recursos hdricos e o mercado de guas. 1994. p. 21-30. CARVALHO, J. O. Projeto de transposio de guas do rio So Francisco. Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 25, n. 3, p. 305-330, jul./set. 1994 CLARK, J. et. al. Water suply and pollution control. New York: Harper & Row, 1977. COMISIN ECONMICA PARA AMERICA LATINA Y EL CARIBE. Agua potable y saneamiento ambiental en Amrica Latina, 1981-1990. Santiago del Chile, 1983. ________. Amrica Latina y el Caribe: el manejo de la escassez de agua. Santiago del Chile, 1991. ________. Gua sobre la administracin de los recursos hdricos en los pases de America Latina y el Caribe. Santiago del Chile, 1995. ________. Los recursos hdricos de America Latina y el Caribe: planificacin, desastres naturales y contaminacin. Santiago del Chile, 1990. COUTO, O. G. Meio ambiente: agora, tem lei. Rumos, Rio de Janeiro, a. 22, n. 147, p. 16-19, abr. 1998. CARRERA-FERNANDEZ, J. , LIMA, J. F. O custo social dos recursos hdricos em bacias hidrogrficas internacionais: o caso da bacia do Paran. 1998. (Mimeogr).

GALVO, A. C. A seca no Nordeste: o novo milagre do So Francisco. Rumos, Rio de Janeiro, a. 22, n. 150, p. 10-14, jul. 1998 LEAL, A. C. , GUIMARES, E. M. A. Pelos caminhos da guas. Faz Cincia, Francisco Beltro, v. 1, n. 1, p. 55-66, 1997. MILLAR, A. et al. O gerenciamento dos recursos hdricos e o mercado de guas. Braslia: MIR, 1994. PEIXOTO, A. B. Gerenciamento dos recursos hdricos: a experincia do Cear. In: MILLAR, A. et. al. O gerenciamento dos recursos hdricos e o mercado de guas. 1994. p. 73-106. SANTOS, J. R. Irrigar preciso. Agroanalysis, Rio de janeiro, v. 18, n. 3, p. 2934, 1998. BRASIL. Secretaria de Recursos Hdricos. Poltica nacional de recursos hdricos: Lei 9.433 de 08/01/1997. Braslia, 1997. MOTA, Seroa da. , MENDES, F. E. Instrumentos econmicos para o controle ambiental do ar e da gua: uma resenha da experincia internacional. Rio de Janeiro: IPEA, 1997. (Texto para discusso, 479).

_________________ Recebido para publicao em 24.OUT.1996.

76

Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 30, n. 1, p. 64-75, jan-mar 1999

Das könnte Ihnen auch gefallen