Sie sind auf Seite 1von 4

O ego e os cinco venenos

Nossa mente fundamentalmente infinita, no limitada pelas opresses de uma existncia individualizada. No existe ego. Conquanto ele no exista, ns nos assimilamos a esse ego ilusrio. Ele o centro e a pedra de toque de todas as nossas relaes: tudo o que reconforta sua existncia, tudo o que lhe favorvel, torna-se objeto de apego; tudo o que, ao contrrio, ameaa sua integridade torna-se inimigo, fonte de averso. Por sinal, a simples presena do ego oculta a verdadeira natureza de nossa mente e dos fenmenos, torna-nos incapazes de discriminar entre o real e o ilusrio. Somos, nesse sentido, prisioneiros da opacidade mental [ignorncia]. O ego tambm engendra a inveja em relao a toda pessoa considerada como um rival possvel, em qualquer domnio que seja. Enfim, o ego deseja ser superior aos outros; o orgulho. Apego, averso, opacidade mental, inveja, orgulho so os cinco venenos de base produzidos pela apreenso egocntrica. Eles constituem um obstculo irrevogvel paz interior, criando sem descontinuidade inquietudes, perturbaes, dificuldades, angstias e sofrimentos. No apenas para si mesmo, mas ainda para o prximo. evidente, por exemplo, que a clera sofrimento para si mesmo e para aquele a quem ela se dirige, afligido por um rosto furioso, imprecaes e palavras ofensivas. O ego e os cinco venenos levam-nos, alm do mais, a realizar atos de carter nocivo que imprimem em nossa mente um potencial krmico negativo, cuja maturao se exprimir sob a forma de circunstncias dolorosas. O ego e seu sqito so nossos verdadeiros inimigos, no inimigos visveis que as armas ou algum objeto material poderiam vencer, mas inimigos invisveis cuja derrota s a meditao e o caminho espiritual provocam. A cincia contempornea criou armas de extremo poder, bombas capazes de matar de uma vez centenas de milhares de pessoas. Mas nenhuma bomba pode aniquilar o ego e os cinco venenos. Neste campo, a verdadeira bomba atmica a meditao.

Distino entre shine e lhaktong


A pacificao mental acalma e estabiliza a mente, mas a verdadeira natureza desta no reconhecida. No compreendemos o que ela , e as perguntas fundamentais permanecem sem resposta, a no ser a ttulo de hiptese intelectual. A viso superior (snsc. vipashyana, tib. lhaktong) vai mais longe: estando a mente pacificada, ela reconhece sua prpria essncia, sem deixar lugar incerteza. Ela conduz a uma experincia direta e evidente. Visto que se trata de um grau de compreenso superior simples calma da mente, ela denominada viso superior. A pacificao mental, tanto quanto a viso superior, tm por objeto a mente. O

que visto, a mente, idntico, mas o modo de viso diferente. A lua refletese noite sobre a superfcie de um recipiente cheio de gua. Quando o recipiente est agitado, no percebemos, contudo, a forma da lua, mas uma simples luminosidade confusa. Ao deixarmos o recipiente em repouso, a superfcie da gua torna-se gradualmente calma e lisa. Essa fase corresponde pacificao mental pela qual a mente desfaz-se da agitao dos pensamentos. Uma vez a gua perfeitamente calma, pode-se nela ver de maneira clara o que se reflete e reconhecer a forma percebida pelo que ela efetivamente. A mente tendo sido, da mesma forma, apaziguada pelo exerccio da pacificao mental, a viso superior permite em seguida reconhecer sua natureza.

Prtica de lhaktong
Tomemos inicialmente a postura corporal correta, sem tenso, depois coloquemos nossa mente num estado de shine aberto e relaxado. Experimentamos assim uma experincia de calma mesclada de um sentimento de felicidade. Procuremos, ento, onde reside essa mente calma. Est ela em nossa cabea, num local determinado de nosso corpo, ou em todo o nosso corpo? Em nosso corao? Em nosso crebro? Qual a essncia dessa mente calma? Onde ela reside? Examinemos isso com muita ateno.

(meditao)
Tal exame conduz-nos, pelo carter infrutuoso da investigao, a descobrir por experincia a no-localizao da mente calma. Onde quer que a procuremos, no a encontramos em lugar algum. Deixemos agora o exame e retomemos shine como precedentemente.

(meditao)
A investigao no nos permitiu descobrir a mente onde quer que fosse. Entretanto, deixando de novo nossa mente em repouso, temos verdadeiramente o sentimento que existe uma mente em repouso; uma sensao de felicidade, de calma, de algo que existe; um sentimento de ser. Quando no procedemos a um exame, experimentamos a existncia dessa mente calma. Quando, em seguida, observamos a prpria essncia dessa calma no podemos dizer de maneira alguma: " isso" ou " aquilo". Somos completamente incapazes de descrever o que quer que seja por incapacidade de encontrar algo que pudssemos denominar de mente calma. Mas, se conclussemos que a mente calma no existe absolutamente, estaramos em contradio com esse sentimento de ser que experimentamos ao deixar nossa mente em repouso. Somos levados descoberta de um estado de ser indizvel. Reconhec-lo e fazer dele a experincia diretamente o que denominamos lhaktong, a viso superior. Esse reconhecimento s agora possvel pela alternncia do repouso e do exame. Quando alcanado um certo grau de meditao, esses dois estados

no so, contudo, mais dissociados e o exerccio da alternncia torna-se suprfluo. Chegar a essa indissociao da mente calma e da mente que investiga a viso superior no sentido pleno do termo. Todavia, proceder por alternncia j uma primeira abordagem. Agora, todos podemos ver a escada iluminada pela lmpada. Vejamo-la bem, depois faamos nascer em nossa mente o pensamento da escada, isto , sua imagem.

(meditao)
O pensamento da escada est agora presente em nossa mente. De onde ele apareceu? De que lugar veio? Qual sua fonte?

(meditao)
Examinando a origem desse pensamento, no podemos dizer que ela tenha vindo do exterior, como tambm no podemos descobrir sua fonte no interior de nosso organismo fsico. O pensamento da escada no se introduziu de forma alguma em nossa mente maneira de uma pessoa que, proveniente do exterior, entra num cmodo. Ele est ali sem ter vindo de lugar algum.

(meditao)
Somos impotentes para encontrar qualquer origem que seja para esse pensamento. Quando, agora, o pensamento da escada est presente em nossa mente, onde ele reside? Aqui? Acol? No exterior de nosso corpo, ou no interior? Examinemos atentamente. Quando uma pessoa entra num cmodo, ela chega do exterior, ultrapassa a soleira, em seguida permanece num local limitado e definido, o cmodo. Podemos do mesmo modo identificar um local limitado e definido onde permanece o pensamento?

(meditao)
Qual a forma, no da imagem percebida mentalmente, mas do prprio pensamento? Qual sua forma, seu tamanho? Podemos v-la? Nossa investigao desemboca uma vez mais numa ausncia. Vejamos agora essas flores atentamente.

(meditao)
O pensamento da escada continua em sua mente enquanto ela est ocupada em observar as flores? No momento em que o pensamento da escada cessou como ele partiu?

Quando o pensamento da escada se formou em nossa mente, ns nos perguntamos se era maneira de uma pessoa entrando num cmodo pela porta e depois l permanecendo. Quando o pensamento da escada cessou, suplantado pelo pensamento das flores, como partiu? Do mesmo modo que se deixa um cmodo para ir a outro lugar?

(meditao)
De onde veio o pensamento das flores? Vejamos agora essa esttua. O pensamento das flores continua ali? Para onde ele partiu?

(meditao)
Examinando de onde vinha o pensamento, no pudemos encontrar local de origem. Escrutando sua localizao uma vez presente, no pudemos igualmente apreend-lo, da mesma forma que, tendo cessado, no pudemos descobrir o lugar para onde ele teria partido. Os pensamentos no vm de parte alguma, no residem em parte alguma, no vo a parte alguma. Eles no tm, em si mesmos, nenhuma existncia.

Das könnte Ihnen auch gefallen