Sie sind auf Seite 1von 11

PROJETO MOAMBIQUE Igreja Evanglica Salvao em Jesus

Atitudes de F para uma vida prspera !

Pr. Miss. Guilherme Macedo Maro de 2014

Introduo:
Em I Reis 17 , ELIAS e a VIVA DE SAREPTA do uma verdadeira aula de como podemos ser uma bno mesmo vivendo em situaes extremas, e de como Deus quer prover a necessidade de seus profetas e ainda dar a oportunidade, para que aqueles que esto nesta situao de dificuldade extrema, possam ser por ele abenoados de forma maravilhosa e inusitada ! Vamos mergulhar neste texto maravilhoso, crendo que ele pode fazer maravilhas nas nossas mentes, vidas e em nossas realidades, pois que foi revelada pelo prprio Senhor, para nosso benefcio! Vamos ao texto ! 1Rs 17:8 Veio-lhe ento a palavra do Senhor, dizendo: 1Rs 17:9 Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viva ali que te sustente. 1Rs 17:10 Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peo-te, num vaso um pouco d`gua, para eu beber. 1Rs 17:11 Quando ela ia busc-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me tambm um bocado de po contigo. 1Rs 17:12 Ela, porm, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que no tenho nem um bolo, seno somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepar-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. 1Rs 17:13 Ao que lhe disse Elias: No temas; vai, faze como disseste; porm, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o fars para ti e para teu filho. 1Rs 17:14 Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha no se acabar, e o azeite da botija no faltar, at o dia em que o Senhor d chuva sobre a terra. 1Rs 17:15 Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias. 1Rs 17:16 Da vasilha a farinha no se acabou, e da botija o azeite no faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermdio de Elias.

A primeira coisa que devemos ter em mente, que SE ESTAMOS ONDE ESTAMOS, porque DEUS NOS TROUXE AT ESTE LUGAR ! Se fomos trazidos por Deus at aqui, alguma coisa ELE QUER com isto ! Existe UM PROPSITO MARAVILHOSO, que muitas das vezes no temos sequer a compreenso ou entendimento ! Elias no estava naquele Ribeiro em DESOBEDINCIA ou REBELIO contra Deus ! Ele foi parar ali exatamente porque foi obediente ! Quando assim que andamos, EM OBEDINCIA A DEUS e a SUA PALAVRA, Deus tem COMPROMISSO conosco, e de certo prover algo para nosso escape e nossas provises ! preciso no entanto, estar ATENTO a VOZ de Deus e ao Mover do Esprito Santo ! E quando Deus falar..: 1) Ouvir e Obedecer a VOZ do Esprito de Deus 2) Ter F na PALAVRA DE DEUS e uma ATITUDE POSITIVA em direo ELA ! 3) De modo algum, devemos nos impressionar com as APARNCIAS e ou levar em considerao as CIRCUNSTNCIAS e ADVERSIDADES ! 4) Devemos ao invs disto, PROFETIZAR contra o Desnimo, contra as circunstncias , adversidades, obstculos e obviamente contra as palavras de derrota e fracasso que vierem CONTRA a vontade de Deus revelada pela SUA PALAVRA em sua vida ! 5) DEPOIS DITO, PERMANECER FIRME E CRENDO AT receber o MILAGRE ! Elias representa o prprio Deus e a viva necessitada a Igreja ! Muitas das vezes a Igreja aparentemente NO TEM OS RECURSOS para seguir em frente, mas Deus tem sempre uma PALAVRA de bno, de vitria e de proviso maravilhosa para ela ! No entanto necessrio ter F, e atitude de Obedincia, se movendo em direo a Palavra liberada por Deus ! Aprendemos aqui poderosamente com ELIAS, a COMO ANDAR EM VITRIA COM DEUS ! ANDANDO COM DEUS, no precisamos de CASA, no precisamos de EMPREGO, no precisamos de LUXO, no precisamos de FACILIDADES ou sequer de CONFORTO ! Precisamos ANTES, de :

1) 2) 3) 4) 5)

AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS TER PRAZER EM SUAS COISAS E EM OUVIR A SUA VOZ ! TER F EM SUA PALAVRA E BUSCAR A SUA VERDADE E JUSTIA ! OBEDECER PERMANECER FIRMES EM SUA VONTADE !

JESUS disse que NO DEVEMOS ANDAR ANSIOSOS por COISA ALGUMA ! Que devemos BUSCAR em primeiro lugar o SEU REINO e a SUA JUSTIA e que TODAS estas coisas nos seriam ACRESCENTADAS !! Diz ainda, que NO DEVEMOS ANDAR ANSIOSOS pelo dia de amanh, pois o amanh se preocupar consigo mesmo. Basta a cada dia o seu prprio mal ! MT 6:24,34 Assim ANDAVA ELIAS ! Como tambm JESUS ANDOU !! Por isto realizou milagres semelhantes ao nosso senhor e salvador JESUS ! E ns como andamos hoje !? Como andaremos agora depois de verificarmos estas coisas !? Precisamos antes de mais nada ver ou entender QUEM FOI ELIAS ! Olhe como ELIAS se vestia ou qual era a sua fama dentre os habitantes de Israel: E ele lhes disse: Qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou essas palavras? E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Ento, disse ele: Elias, o tisbita (2 Rs 1.7,8). Elias nos aqui apresentado da forma mais abrupta. No h registro da sua parentela nem de como ele vivia. No sabemos nem a que tribo ele pertencia, apesar de que o fato de que ele era dos habitantes de Gileade indique provavelmente que ele pertencia ou a Gade ou a Manasss,.Gileade se situa ao leste do Jordo: era regio deserta e rude; seus vales costumavam ser frequentados por ferozes feras selvagens. Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exrcitos (1 Reis 19.10).Ele tinha profundo amor e preocupao com a glria de Deus, e a glria do Seu nome significava para ele mais do que qualquer outra coisa ! Em consequncia, ele sofria profundamente e vivia cheio de santa indignao em meio a uma gerao to corrompida como a sua..

O que podia um homem vestido de pelo de camelo e que vivia no deserto fazer contra Reis e contra uma sociedade corrompida e adltera ? O que ELIAS fz ! ORAR e AGIR com o poder do Esprito Santo ! Num curto espao de tempo desapareceu qualquer vestgio da terra de Israel da correta adorao de YAHWEH e uma grosseira idolatria se tornou desenfreada. Adoravam-se os bezerros de ouro em D e em Betel, erigiu-se um templo a Baal em Samaria, os postes-dolos de Baal apareceram por todo lado, e os sacerdotes de Baal passaram a dominar a vida religiosa de Israel. Declarava-se abertamente que Baal vivia e que YAHWEH j no existia. possvel perceber o estado revoltante que se havia instalado nesta declarao: Tambm Acabe fez um poste-dolo, de maneira que cometeu mais abominaes para irritar ao SENHOR, Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele (1Rs 16.33). Desacato ao Senhor Deus e perversidade grosseira chegaram ao seu ponto culminante. Isso fica mais evidente do seguinte texto: Em seus dias, Hiel, o betelita, edificou a Jeric (v. 34). Isso foi uma terrvel insolncia, porque no passado j tinha sido escrito: Naquele tempo, Josu fez o povo jurar e dizer: Maldito diante do SENHOR seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jeric; com a perda do seu primognito lhe por os fundamentos e, custa do mais novo, as portas (Js 6.26). A reconstruo da amaldioada Jeric era uma visvel provocao Deus. Ora, foi em meio a essa escurido espiritual e degradao que se apresenta no palco da ao pblica, com brusca dramaticidade, uma solitria, mas impressionante testemunha do Deus vivo. Provavelmente, a questo que mais atormentava Elias era a seguinte: Como que eu devo agir? O que que ele, um rude e inculto filho do deserto, poderia fazer? Quanto mais pensava nisso, mais difcil deve ter parecido a situao; e sem dvida Satans deve ter soprado em seu ouvido: Voc no pode fazer nada; a situao no tem soluo. Mas havia uma coisa que ele podia fazer: entregar -se quele grande recurso reservado a todas as almas profundamente atormentadas ele podia orar. E ele o fez: conforme Tg 5.17 nos informa, ele orou com instncia. Ele orou porque estava persuadido de que o Senhor Deus vivia e governava todas as coisas. Ele orou porque reconheceu que Deus todo-poderoso e que com Ele todas as coisas so possveis. Ele orou porque sentiu sua prpria fraqueza e insuficincia e por isso voltou-se quele que revestido de poder e infinitamente autossuficiente. Mas, para ser eficiente, a orao tem de firmar-se na Palavra de Deus, visto que sem f

impossvel agradar a Deus, e a f (vem) pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus(Rm 10.17). Ora, havia uma passagem especfica nos livros das Escrituras daquela poca que parece ter chamado a ateno de Elias: Guardai-vos no suceda que o vosso corao se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos prostreis perante eles; que a ira do SENHOR se acenda contra vs outros, e feche ele os cus, e no haja chuva, e a terra no d a sua messe (Dt 11.16,17). Era exatamente esse o crime do qual Israel era agora culpado: eles tinham se desviado para adorar deuses falsos. Suponhamos, ento, que Deus no executasse esse juzo ameaador no pareceria de fato que Jeov no passava de um mito, uma tradio morta? E Elias era em extremo zeloso pelo Senhor dos Exrcitos, e somos informados que ele orou, com instncia, para que no chovesse sobre a terra (Tg 5.17). Por meio disso, aprendemos mais uma vez o que a verdadeira orao: a f que se agarra Palavra de Deus, alegando-a diante dEle, dizendo: faze como falaste (2Sm 7.25). O que Elias fz movido pelo Esprito depois de profundo incmodo e orao !? Foi a presena do Rei ACABE e anunciou a PALAVRA do Senhor e o seu Juzo e Justia ! Por isto se encrencou tanto, que o prprio Deus ordenou que ele sasse da presena do Rei e fosse viver a beira do ribeiro ! E l comesse po e carne do bico do corvo ! ELIAS trouxe a LUZ e o FOGO de Deus no meio da maior escurido em que o povo de Israel vivia ! Por meio dele, DEUS operou sinais e maravilhas em meio ao povo de Israel e diante de ACABE e JEZABEL ! Mas teve que aprender a ANDAR DIRIGIDO PELO ESPRITO ! A BEBER AGUA DO RIBEIRO E A COMER PO DO BICO DO CORVO ! Tambm da mesma maneira, TEVE SUA F PROVADA por Deus e foi INSTRUMENTO de Deus para ABENOAR a VIVA NECESSITADA, mesmo NO TENDO ELE PRPRIO RECURSOS !! Pela PALAVRA REVELADA DE DEUS ao seu corao, CREU e TOMOU POSSE dela, e foi usado como instrumento de BNO para a VIUVA DE SAREPTA ! Esta a figura de JESUS e da Igreja !

Assim o fz tambm JESUS, na Multiplicao dos pes !! A viva pobre tinha somente 5 pes e dois peixinhos..! Voltando a ELIAS e a viva, examinemos bem a passagem.. 1Rs 17:8 Veio-lhe ento a palavra do Senhor, dizendo: 1Rs 17:9 Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viva ali que te sustente. A palavra do Senhor VEIO ELIAS ! Glria a Deus !! O PO DO CU veio a Elias e disse o que ele deveria fazer para a sua SOBREVIVNCIA e para que SEGUISSE EM FRENTE em sua caminhada ! DEUS no nos deixa sem PROVISO e sem DIREO ! O que Deus quer depois de ns OBEDINCIA !! Temos que FAZER aquilo que Deus ordenou que fizssemos, para que recebamos o que nos devido de Sua parte ! Ainda que a ordem DELE seja que procuremos uma MULHER VIVA para que nos sustente ! ELIAS creu na palavra do Senhor e OBEDECEU ! Ele foi para Sarepta e de fato encontrou uma mulher na porta da cidade, mas no tinha certeza se era ou no a mulher de quem Deus falara.. Por isto vemos o que aconteceu depois..! 1Rs 17:10 Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peo-te, num vaso um pouco d`gua, para eu beber. 1Rs 17:11 Quando ela ia busc-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me tambm um bocado de po contigo. Primeiro Elias pediu um pouco dgua ! Ele tinha que confirmar que aquela mulher , de fato era aquele que Deus falara ! Um pouco dgua mais fcil de ser dado a um estranho e servia para iniciar um dilogo, uma conversa. Como Elias viu a boa vontade da mulher em buscar um pouco dgua, resolveu ento ir alm..e confirmar

que AQUELA seria de fato a viva que Deus ordenou que o sustentasse ! Da ento pediu o po ! 1Rs 17:12 Ela, porm, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que no tenho nem um bolo, seno somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepar-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. Algo estava errado em sua resposta ! Alis, diga-se de passagem, TUDO O QUE A VIVA FALOU estava completamente CONTRA, ou FORA do que Deus havia falado com ELIAS !! A resposta da viva deve ser muito bem analizada por ns, para que entendamos como Deus foi tremendo, instruindo e dirigindo ELIAS naquele momento ! A palavra de Elias esta viva, s foi possvel ser dada, pela F na palavra do prprio Deus Todo Poderoso, que havia anteriormente falado com ele ! Note que antes mesmo de sua resposta, ELIAS sabia que DEUS havia dado ORDEM ela QUE O SUSTENTASSE !! Isto se esta fosse de fato a mulher a qual Deus se referira ! E isto ele j havia aferido com o breve dilogo que tivera antes com ela, e pelo fato de ser ELA que estava l quando ele chegou a porta da cidade ! Segundo estas informaes, ela NO PODERIA DAR TAL RESPOSTA ou PALAVRA Elias ! A saber: 1) Ela chama Deus de Senhor de ELIAS e no o chama de Senhor ! Isto demonstra que ELA percebeu que ELIAS era homem de DEUS ! Mas Deus diz a Elias, que TINHA DADO ORDENS, para que UMA VIUVA O SUSTENTASSE !! Por isto, ela deveria igualmente reconhecer a DEUS como Senhor, e que ELE havia ordenado a ela que o sustentasse ! Sua resposta mostra que ela ouvia a Deus, mas NO O OBEDECIA AINDA COMO SENHOR, embora Deus quisesse que ela O tivesse como SENHOR e DEUS, e quisesse A ABENOAR ! 2) Embora ela tivesse uma palavra ordenada de Deus para a sua vida, ela no estava crendo em Deus e em seu PODER, para faz-la CAPAZ de OBEDECER ! 3) A viso da viva acerca dela mesmo e da situao que vivia, era maior do que a viso que tinha do Deus Vivo e Todo Poderoso que falava com ela !

4) A F dela estava apoiada na viso que tinha dela mesmo e das circunstncias e adversidades que a continham e cercavam, e por isto s via a morte pela frente ! A FOME e a MORTE o caminho natural daquele que ignora a PALAVRA DE DEUS e o prprio Deus do universo !

A RESPOSTA DO PROFETA: 1Rs 17:13 Ao que lhe disse Elias: No temas; vai, faze como disseste; porm, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o fars para ti e para teu filho. 1) O TEMOR e o MEDO, o contrrio da F e do AMOR ! QUEM AMA CR e SE SUBMETE ! Quem no ama, no cr e no se submete a direo dada por quem no ama ! A resposta da viva demonstrava isto ! A palavra do Profeta a exortou a NO TEMER, mas a CRER ! Crer em que ? NA PALAVRA DE DEUS !! Deus no havia dito a ELIAS que tinha ORDENADO a uma viva que o sustentasse !? Ento !? O que a viva deveria fazer !? CRER e OBEDECER !! No foi DEUS quem falou !? Ento ? Mas ao invs disto ELA DUVIDOU e NO CHAMOU DEUS de SENHOR ! No entanto, como ela mesmo chamou ELIAS de CRENTE, observando que o SENHOR era o seu Deus , ele pde ento exortla a crer e no temer,.porque o Deus em quem ELE CONFIAVA, tinha ORDENADO a bno sobre a sua vida ! Ela no tinha o que temer, mas o que CRER ! 2) Ento ELIAS convida a uma ATITUDE PRTICA DE F, baseado no que sabia ! Ele sabia que DEUS havia ordenado que ela o sustentasse ! Ento Elias tambm sabia, que o que ela tinha era mais do que suficiente para o sustentar ! Faz o que disseste, mas faz primeiro para mim ! E traz a mim primeiro e depois vai e faz para vcs !

Imagino que esta mulher deve ter ido reticente fazer primeiro o bolo para Elias, do que para seu filho ! A estava uma lio de Deus para sua vida ! Deus no Deus de resto, ou do que sobra, mas Deus de primeiro lugar ! No importa se temos muito ou pouco, temos que colocar sempre Deus em primeiro lugar em nossas vidas !

Deus aqui, d uma oportunidade palpvel para que ela OBEDEA ao seu mandamento e para que possa ser ABENOADA ! Dentro daquilo que ELA FALOU e da viso que ela tinha de sua realidade, o profeta pegou e inseriu a parte que lhe caberia no milagre que Deus faria em sua vida ! Dar primeiro a Deus e a seu profeta, a poro de alimento que pensava dar a si prpria e a seu filho ! Assim, tendo abrido mo e crido, ela ficou apta a receber a bno e a proviso de Deus ! No est registrado nesta passagem, mas eu fiquei pensando no que aconteceu quando a viva trouxe primeiro a Elias o pequeno bolo com a gua para que ele comesse ! Imagino que ele tenha dito a ela que se sentasse com ele, enquanto dava graas a Deus por aquele po..! Po de maravilhas para ele ! Que veio por meio da revelao e direo divina ! E a bno que ele proferiu em orao depois: Ah ! Pai ! Graas te dou por este po maravilhoso que veio por meio da f na Sua Palavra ! Que o Senhor possa fazer com que a tua bno venha sobre esta casa e que no falte farinha na panela e azeite na botija, at que volte as chuvas e venham a abundncia e a fartura de sua parte na terra ! E para que esta viva saiba que nem s de po vive o homem, mas de TODA PALAVRA que sai da boca de Deus ! Aleluia ! O milagre ento aconteceu !! Mas a viva teve que OUVIR e OBEDECER a direo de Deus e do seu profeta ! 1Rs 17:14 Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha no se acabar, e o azeite da botija no faltar, at o dia em que o Senhor d chuva sobre a terra. 1Rs 17:15 Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias. 1Rs 17:16 Da vasilha a farinha no se acabou, e da botija o azeite no faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermdio de Elias. O que podemos aprender com esta passagem !? 1) Que nunca temos to pouco que no possamos agradar ao corao de Deus DANDO e ABENOANDO aqueles que fazem a SUA OBRA e que PREGAM A SUA PALAVRA ! 2) Que quando somos chamados a DAR, DOAR ou CONTRIBUIR, temos uma GRANDE OPORTUNIDADE de SERMOS ABENOADOS MATERIALMENTE !

3) Que s quando temos OUVIDOS para OUVIR a voz de Deus e a SUA PALAVRA, escutamos a SUA VOZ nos dizendo para SUSTENTARMOS OS SEUS PROFETAS ! 4) Que apesar de Deus falar estas coisas, muitas vezes preferimos acreditar nas circunstncias, nas adversidades ou no que ns mesmos pensamos acerca de todas as coisas, do que no que DEUS FALA ! 5) Que DEUS quer SEMPRE NOS ABENOAR , mas que nossas atitudes na maioria das vezes esto apegadas a uma cultura de MORTE, DE DESNIMO, de FRACASSO, de DERROTA, de INCREDULIDADE e de FALTA DE AMOR, F e ESPERANA! 6) Que , se OUVIRMOS as palavras de Deus e de seus profetas PROSPERAREMOS ! 7) Que pouco com Deus melhor do que tudo o que o diabo mostra que NO TEMOS !

SE HOJE VOC OUVIR A SUA VOZ, OBEDEA ! DEUS TEM SEMPRE O MELHOR PARA MIM OU PARA VOC ! CREIA !! TUDO POSSIVEL AQUELE QUE CR !! MAIOR O QUE EST EM NS DO QUE O QUE EST NO MUNDO !

Pr.guilhermemacedo@gmail.com www.gmacedom.wix.com/terradegosen
https://www.facebook.com/terradegosen.mp

Das könnte Ihnen auch gefallen