Sie sind auf Seite 1von 11

21/02/2014

Gentica Quantitativa
Profa. Dra. Dnae Longo
Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete danae.longo@al.iffarroupilha.edu.br

Variabilidade Fenotpica
Peso (kg) 350 395 431 456 463 487 493 504 512 545 549 558 577 602 636 640 646 n 3 10 16 25 27 32 33 36 34 34 32 28 18 9 7 3 2

Cor Preto Branco Ruo

n 3 200 117

Cifres Presente Ausente

n 240 80

Como podemos representar a variao dos fentipos em forma de grfico?

21/02/2014

Caracteres
Qualitativos Quantitativos

Caracteres Qualitativos
Populao

Fentipos divididos em categorias; variveis discretas; Associadas a um ou poucos gentipos;

Ex: cor da flor determinada por um gene

Gentipos

aa

Aa rosa

AA vermelha

Fentipos branca

21/02/2014

Caracteres Quantitativos
Fentipos distribudos em escala contnua; Variveis contnuas; Determinadas por muitos genes em conjunto (polignicas);
Populao Populao

Ex: altura

Ex: peso corporal, quantidade de gordura

Determinao polignica de caracteres quantitativos


Exemplo: 3 genes controlando uma caracterstica quantidade de melanina; Representao grfica do fentipo: cor da pele.

Genes de efeito aditivo: cada alelo contribui com um incremento no valor do fentipo.
Nmero de categorias fenotpicas = nmero de alelos + 1

21/02/2014

Determinao polignica de caracteres quantitativos


Exemplo: cor do olho em humanos. Determinado por no mnimo 4 genes controlando produo e deposio de melanina na ris;

Em qual categoria seu olho se encaixa? Ser que realmente possvel descrever a variao da cor de olhos em apenas 9 categorias?

Exerccio 1 - Sabe-se que um dos fatores que determinam a cor de pelagem em animais a quantidade de melanina depositada nas clulas da pele. Em determinada espcie de roedor, a quantidade de melanina controlada por dois genes, "A" e "B". Roedores negros homozigotos dominantes foram cruzados com roedores brancos, homozigotos recessivos. Na F1, o fentipo da prole era 100% marrom. A F1 foi cruzada entre si para produzir uma F2 com a distribuio fenotpica ilustrada abaixo. a) Esquematize os cruzamentos, fornecendo os gentipos dos indivduos das trs geraes; b) O que se pode concluir sobre a contribuio de alelos dominantes e recessivos para a quantidade de melanina nos indivduos? c) Imagine que foram obtidos 100 animais na gerao F2. Quantos se espera obter em cada classe fenotpica?

21/02/2014

Contribuio de alelos para caractersticas quantitativas


Alelos diferentes podem contribuir de forma diferente para o incremento de uma caracterstica. Tabela 1: Exemplo hipottico de 2 genes controlando uma caracterstica altura da espcie X:
Altura ?

Medida dos Caracteres Quantitativos


Em uma populao, a variao fenotpica pode ser descrita em termos estatsticos: Curva normal Mdia Varincia Desvio Padro

21/02/2014

Contribuio de alelos para caractersticas quantitativas


Alelos diferentes podem contribuir de forma diferente para o incremento de uma caracterstica. Tabela 1: Exemplo hipottico de 2 genes controlando uma caracterstica altura da espcie X:

Grfico?

Exerccio 2

21/02/2014

Exerccio 3

Figura 1: Variao fenotpica de diferentes variedades da espcie Arabidopsis thaliana cultivadas em trs ambientes distintos.

21/02/2014

Influncias Genticas e Ambientais


A manifestao de caractersticas quantitativas depende dos genes mas tambm afetada pelo ambiente.
Fentipo = Fatores genticos + Fatores ambientais
Caractersticas normais: peso, altura, IMC, cor da pele, presso sangunea, nvel de colesterol; Doenas multifatoriais: AVC, infarto, alergias, diabetes I e II, obesidade; maioria dos casos de cncer, Alzheimer, Parkinson.

Exerccio 4 Duas raas de bovinos, R e S, consideradas linhagens puras, foram mantidas isoladas uma da outra durante milhares de anos. Em um experimento, indivduos selecionados das duas raas foram cruzados entre si. Os indivduos da F1 apresentaram variao nos pesos, com mdia de 511 Kg e varincia de 4,5. Alguns indivduos da gerao F1 foram escolhidos para um novo ciclo de cruzamentos, sendo obtida uma F2 tambm com variao de peso, com mdia de 503 Kg e varincia 6,1. a) Esquematize as curvas normais mostrando, no mesmo grfico, a variao fenotpica nas duas geraes de cruzamento F1 e F2. c) Qual das duas geraes, F1 ou F2, apresenta a maior varincia fenotpica? b) Qual das duas geraes, F1 ou F2, apresenta varincia gentica nula? (= 0)? d) Explique: se os indivduos da F1 so geneticamente homogneos, como se explica a variao de peso observada?
Plasticidade Fenotpica Norma de reao

21/02/2014

Norma de Reao
a variao de fentipos produzidos por um gentipo em diferentes ambientes.

Norma de Reao
Representao grfica (curva) que correlaciona a manifestao fenotpica com as condies ambientais.

Ex.: moscas geneticamente idnticas criadas em temperaturas diferentes.

21/02/2014

Norma de Reao
Cada gentipo (A,B,C) melhor adaptado a determinadas condies ambientais. Sua plasticidade fenotpica permite a sobrevivncia em diferentes ambientes. No entanto, essa plasticidade limitada.
C

A
Clausen, Jens; Keck, David D.; Hiesey, William M. 1948. Experimental studies on the nature of species. III: Environmental responses of climatic races of Achillea. Publication 581; Washington, D.C.: Carnegie Institution of Washington.

Exerccios
5) Fale sobre as diferenas entre caractersticas qualitativas e quantitativas. D exemplos para cada uma. 6) Diferencie caractersticas monognicas e polignicas. D um exemplo de cada. 7) Explique porque as caractersticas polignicas tem muitos fentipos. 8) Sabe-se que, numa planta, o peso do fruto condicionado por 3 pares de genes com efeito aditivo e que o indivduo triplo recessivo produz frutos de 20 g enquanto o triplo dominante produz frutos de 110 g. Do cruzamento entre um indivduo AaBbCc com um AaBbcc, qual ser o valor do peso do fruto mais pesado em F1? 9) Sabe-se que, em determinada raa bovina, a produo de leite condicionada por 3 genes com efeito aditivo e que o indivduo triplo recessivo produz 24 litros/dia enquanto o triplo dominante produz 60 litros/dia. Vacas de gentipo AaBbCc foram inseminadas com smen de um reprodutor AABBCC. Qual seria a mdia de produo de leite esperada para o novo rebanho?

10

21/02/2014

Exerccios
10) Imagine que voc est estudando uma populao de felinos e encontra uma variao fenotpica com relao a cor de olhos. Evidncias indicam que a cor de olhos nessa espcie segue o mesmo padro da espcie humana, ou seja, trata-se de uma herana polignica, onde os alelos tem efeitos iguais e aditivos. a) Quantos genes e alelos esto envolvidos na determinao dessa caracterstica? b) Indique os gentipos possveis para cada um dos fentipos encontrados. c) Imagine que, no estudo, voc trabalhou com uma amostragem de 1000 indivduos. Quantos so esperados em cada classe fenotpica? d) Faa um grfico para representar essa variao fenotpica. Questes de listas: - Lista 8: todas - Lista 3: Pensar e Discutir: 3,10,11, vestibulares: 2, 6, 11, 14, 16

11

Das könnte Ihnen auch gefallen