Sie sind auf Seite 1von 8

AULA 3 PRINCIPAIS TIPOS DE FUNDAES

1 CLASSIFICAO DAS FUNDAES As fundaes so convencionalmente classificadas em dois grandes grupos: - fundaes superficiais (diretas, rasas); e - fundaes profundas. Fundaes superficiais so empregadas quando as camadas de solo imediatamente abaixo da estrutura so capazes de suportar as cargas. Caso se necessite recorrer a camadas profundas mais resistentes, so empregadas fundaes profundas. So consideradas fundaes superficiais, de acordo com a norma NBR - 6122 da ABNT, aquelas em que a distncia D entre a cota de apoio do ponto mais profundo da fundao e a cota da superfcie final do terreno no mximo igual a 3m ou no mximo igual a duas vezes a menor dimenso B em planta do elemento de fundao. Caso contrrio, as fundaes so consideradas profundas.

D2B ou D3m - fundao superficial D>2B e D>3m - fundao profunda

Figura 1 - Definies de fundao superficial e de fundao profunda 2. FUNDAES SUPERFICIAIS 2.1 Alicerce um elemento de fundao de execuo bastante simples, constitudo de alvenaria. utilizado em construes comuns, de no mximo 2 andares, com sistema estrutural do tipo paredes portantes, localizadas em regies onde o subsolo prximo a superfcie apresenta caractersticas de resistncia e deformabilidade adequadas.

Figura 2 Corte de alicerce para parede de um tijolo

A largura das valas abertas no terreno varia com o alicerce. Quando as paredes so de um tijolo, o alicerce de um tijolo e meio (30 cm) e a largura da vala de 45 cm. Paredes de meio tijolo usam alicerces de um tijolo (20cm) e exigem largura mnima de vala de 35 cm. A profundidade ser a necessria para que se encontre terreno firme e nunca inferior a 40 cm. Abertas as valas, procede-se ao apiloamento do seu fundo, sobre o qual aplicada uma camada de concreto, sem armadura, com trao econmico, e com uma espessura mdia de 10 cm. No respaldo do alicerce colocada uma cinta de amarrao, como indicado na figura 2. Neste local, deve ser tambm feita uma boa impermeabilizao, evitando assim a asceno por capilaridade de gua nas paredes. No caso de terrenos arenosos e alagados, substitui-se macio de alvenaria de tijolos de barro pelos de blocos de pedra. 2.2 Bloco simples um elemento de fundao superficial de concreto, dimensionado de modo que as tenses de trao nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. Normalmente apresentam a forma de um tronco de cone ou de um tronco de pirmide, e suas faces podero ser inclinadas ou em degraus verticais.

Figura 3 Blocos de fundao

Para que o bloco dispense armao, o ngulo a deve obedecer a seguinte equao:

tg = +1 t c
onde a tenso no terreno e tc a tenso admissvel de trao no concreto. O ngulo assim determinado, em radianos, o valor mnimo para a ocorrncia de trao suportvel pelo concreto. Os blocos so mais econmicos que as sapatas para cargas reduzidas, quando o maior consumo de concreto pequeno e justifica a eliminao da armao. 2.3 Sapata um elemento de fundao de concreto armado, de altura menor que o bloco, utilizando armadura para resistir aos esforos de trao. Quanto forma, a sapata usualmente de base quadrada, retangular ou trapezoidal. As sapatas podem ser classificadas em: Sapata Simples ou Isolada - a sapata que d suporte a um nico pilar. Sapata Associada - Quando as reas necessrias para fundao em sapatas isoladas de pilares prximos se superpem, procura-se associ-los por uma nica sapata denominada sapata associada. Neste caso, os pilares so ligados por uma viga de rigidez. Na associao de mais de 2 pilares, estes no devem ter seus centros em planta num mesmo alinhamento.

Figura 4 Sapata isolada e sapata associada Sapata Corrida (ou Viga de Fundao ou Baldrame) - a sapata comum a 3 ou mais pilares, cujos centros em planta estejam no mesmo alinhamento, ou para carga distribuda linearmente.

Sapata Alavancada - a sapata em que a carga aplicada pelo pilar no passa pelo centro de gravidade de sua base. o caso das fundaes em divisas de terreno. Recorre-se ento a uma viga de equilbrio (ou viga alavanca) para corrigir a excentricidade existente.

Figura 5 Sapata alavancada

2.4 Radier Denomina-se de radier ao elemento de fundao que recebe a carga de todos os pilares ou carregamentos distribudos (tanques, silos, etc.) da edificao. Considerada uma fundao econmica quando as cargas so pequenas e a resistncia do terreno baixa, sendo uma opo interessante para que no seja usada a soluo de fundao profunda.

Figura 6 Fundao em radier

2.5 Princpio de Dimensionamento de Fundao Superficial O dimensionamento de uma fundao superficial consiste basicamente na determinao da rea de apoio da fundao, o que conseguido, em princpio, dividindo-se a carga vertical do pilar pela tenso admissvel do solo na profundidade em que a fundao se apia.

A = ab

P adm

b
Figura 7 Princpio de dimensionamento de uma fundao superficial

3. FUNDAES PROFUNDAS 3.1 Tubulo Tubulo o elemento de fundao profunda, de grande porte, com seo circular, em geral com um alargamento em sua extremidade inferior, destinado a transmitir as cargas da estrutura a uma camada de solo de alta resistncia que se encontra a grande profundidade. Pelo menos na etapa final de escavao do tubulo, h a descida de operrio. O trecho cilndrico do tubulo chamado de fuste e sua extremidade inferior de base alargada. O dimetro do fuste varia normalmente entre 0,7 a 2,0 m e o da base entre 1,0 at 6m. O tubulo pode ser feito a cu aberto ou sob ar comprimido.

Tubulo tipo pocinho ou a cu aberto

A escavao do fuste e da base realizada presso atmosfrica, a cu aberto. O fuste pode ser revestido, no caso em que haja instabilizao das paredes da escavao. Este revestimento pode ser em concreto pr-moldado, camisa metlica ou madeira. Na ocorrncia de lenol fretico, havendo o acmulo de gua na regio da escavao, procede-se ao esgotamento da gua atravs de bombeamento de fundo de escavao, devendo sempre a escavao prosseguir abaixo deste nvel com a utilizao de revestimento.

Figura 8 - Tubules a cu aberto: sem revestimento, com revestimento de concreto e com revestimento de ao
Tubulo Pneumtico

Quando se encontra dificuldade na manuteno do nvel de gua rebaixado atravs de bombeamento no fundo da escavao, deve-se utilizar uma campnula de ao encaixada no revestimento do tubulo em superfcie, a qual isola o ambiente de escavao da presso atmosfrica. Dessa maneira, atravs da injeo de ar comprimido internamente campnula, aumenta-se a presso interna de ar, de modo a equilibrar a coluna de gua durante o processo de escavao, abaixo do nvel de gua local. Os operrios que trabalham na escavao ficam pressurizados, tornando este tipo de fundao moroso e perigoso na fase construtiva, principalmente para grandes colunas de gua equilibrar.

Figura 9 Tubulo pneumtico

3.2 Estacas

Estaca um elemento estrutural alongado que, colocado no solo por cravao ou perfurao, tem a finalidade de transmitir cargas ao subsolo, seja pela resistncia sob sua extremidade inferior (resistncia de ponta), seja pela resistncia ao longo de sua superfcie lateral (atrito lateral), ou pela combinao das duas. So normalmente empregadas em grupos, solidarizadas por um bloco de apoio que recebe o pilar. Na grande maioria dos casos prticos, as estacas so verticais e trabalham a compresso. No entanto, elas podem ser inclinadas (cerca de 15 a 20o com a vertical) e serem solicitadas a trao.

Figura 10 - Alguns tipos de estacas: (a) metlica, (b) pr-moldada de concreto vibrado, (c) prmoldada de concreto centrifugado, (d) tipo Franki e tipo Strauss, (e) raiz, (f) barrete.
Classificao das estacas quanto forma como so executadas Estaca pr-moldada - Estaca fabricada em local diferente do de utilizao. So fornecidas prontas em todo o seu comprimento ou em partes a serem emendadas. Exemplos: estaca de madeira, estaca metlica e estaca pr-moldada de concreto armado. Estaca moldada in loco - A concretagem da estaca se d no local de utilizao final da estaca. Existem dezenas de tipos de estacas moldadas in loco, cada qual diferindo da outra em algum pormenor. Entretanto, os dois aspectos fundamentais de diferenciao so: emprego ou no de tubo de revestimento (proteo) do furo e, no primeiro caso, se o tubo ou no perdido (deixado no terreno para fazer parte da estaca). Exemplos. broca, Strauss, Franki, estaca raiz, micro-estaca, barrete, estaco, etc.

Classificao quanto ao procedimento de instalao / efeito provocado no solo Estaca de deslocamento - a estaca introduzida no terreno atravs de algum processo que no promove a retirada do solo. Provoca o deslocamento e compresso de solo ao seu redor. Exemplos: estaca pr-moldada de concreto armado, estaca metlica, estaca de madeira, estaca Franki, etc. Estaca escavada - a estaca executada in situ atravs da perfurao do terreno por um processo qualquer, com remoo do material, com ou sem revestimento, com ou sem a utilizao de fluido estabilizante. Exemplo: estaca tipo broca, estaca Strauss, estaca barrete, estaco, estaca de hlice contnua, estaca injetada, etc. 3.3 Princpio de Dimensionamento de Fundaes Profundas Tubulo

O dimensionamento de um tubulo consiste basicamente na determinao da rea da base alargada, da mesma maneira que foi mostrado para as sapatas, portanto no se levando em considerao a contribuio do atrito lateral no contacto solo-fuste.
Estaca

O dimensionamento da estaca est baseado na considerao da contribuio do atrito lateral solofuste e da resistncia de sua ponta.
P

p
Figura 11 Contribuio do atrito lateral e da resistncia de ponta na transferncia de carga de uma estaca Tem-se que a carga que leva a ruptura do terreno vale:

Pr = A l + A p p e
sendo a carga admissvel dada por:

P = Pr / CS

onde: Pr = carga de ruptura, P = carga de trabalho, CS = coeficiente de segurana, = atrito lateral, p = resistncia de ponta, A l = rea lateral do fuste, Ap = rea transversal da ponta.

Das könnte Ihnen auch gefallen