Sie sind auf Seite 1von 21

MESTRADO EM ESTUDOS REGIONAIS E LOCAIS

Paisagem da Linha de Costa, o Mar e os Navios. Uma breve perspetiva histrica e pictrica a propsito da representao do The Honourable E.I.C.S. Dunira Passing Funchal Bay

Jos Cndido Fernandes Minas


FUNCHAL 2014

Paisagem da Linha de Costa, o Mar e os Navios. Uma breve perspetiva histrica e pictrica a propsito da representao do The Honourable E.I.C.S. Dunira Passing Funchal Bay

Jos Cndido Fernandes Minas

Trabalho apresentado Universidade da Madeira para a Unidade Curricular de Arte e Cultura Regionais do Curso de Mestrado em Estudos Regionais e Locais.

Docente: Prof. Doutora Maria Isabel Camara Santa Clara Gomes Pestana

Funchal, Janeiro de 2014

" A viagem da descoberta consiste no em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos." Marcel Proust

A paisagem, na sua significao, transporta-nos para a imagem mental obtida aps um golpe de vista onde podemos percecionar uma poro do territrio ou uma extenso de terras. Esta viso minimalista define que a paisagem poder no ser uma simples palavra mas uma conceptualizao ou, numa outra perspetiva, uma palavra com vrios conceitos subjacentes. Assim, Ferreira et al, ampliam este conceito e incluem nas paisagens, para alm da perceo visual, a interiorizao de cheiros, sons e tudo aquilo que poder constar das imagens metais que elaboramos luz das nossas experiencias e dos sentidos, fazendo depender a forma de interpretar a paisagem de uma interiorizao subjetiva, capaz de orientar as decises e sensaes individuais ou grupais (Ferreira, Alcoforado, Vieira, Mora, & Jansen, 2001, pp. 158-159). A este propsito, a paisagem, na sua forma de variante da pintura, poder ser o objeto principal da obra pictrica ou constituir o fundo enquadrador doutro motivo, esse ento, o principal mas umbilicalmente ligado ao enquadramento pretendido pelos autores. Nesta perspetiva, a costa e o mar so o fundo por excelncia do ramo pinturesco que aborda a figurao de motivos ligados marinhagem ou s atividades balneares, sejam elas de lazer, mais recentemente, ou de usufruto dos seus recursos, no perodo que antecede o romantismo como a seguir se poder asseverar. Nesta contextualizao, reside a temtica do presente papper, circunscrevendo, no entanto, o seu mbito temporal entre o perodo anterior ao romantismo (sculo XVIII) e o incio do sculo XX, j que, a generalidade dos autores estudados refere este perodo como a poca urea da representao paisagista da costa, do mar e motivos conexos. A esta poca tambm esto associadas as principais obras que retratam a paisagem costeira das ilhas do Arquiplago da Madeira, salvaguardando-se, porm, a singularidade da obra de Max Rmmer1 que, recorrendo a esta temtica muito particular, desenvolveu a sua atividade no sculo passado.

Max Rmer viveu no Funchal ao longo de 38 anos (1922-1960) e foi o artista estrangeiro que mais pintou a paisagem e o quotidiano madeirense, deixando uma vasta obra dispersa em colees particulares e nos 4

Assim sendo, se os acervos bibliogrficos acadmicos so parcos em estudos relacionados com o tema em anlise, no factualmente racional ignorar a obra Territrio do vazio: a praia e o imaginrio ocidental do historiado r francs Alain Corbin2 que, atravs da anlise de obras de arte dos sculos XVIII e XIX, procura descodificar o imaginrio do mar e das praias. De acordo com Karpinski, dessa obra, depreende-se que as pinturas de paisagens esto intimamente ligadas a um imaginrio social, no representando, todavia, factos, causas ou consequncias, mas o sentido que a sociedade deu ao ambiente ocenico e litoral. As pinturas so meros indcios de como as emoes (dos homens) foram mudando ao longo do tempo perante a contemplao da beira-mar, e demonstram subjetivamente uma narrativa dos modos, gestos e sentimentos que nessas telas podero estar contidos (Karpinski, 2011, p. 31). A representao paisagstica do ambiente martimo, que subsiste nas pinturas, proporcionam determinadas imagens que a sociedade tinha do mar num perodo concreto e permitem aferir e observar o jogo de foras presente na multifacetada sensibilidade do artista. Subentendido na tela, observamos como as pessoas viam e queriam representar o litoral, sendo essa a base concetual de que Corbin recorre para fundamentar as suas teses (Karpinski, 2011, p. 31). No livro, a delimitao do seu estudo entre os anos de 1750 e 1840 coincide com o perodo de produo das obras mais significativas acerca do litoral madeirense, realando-se a produo de um significativo nmero de gravuras, desenhos e aguarelas 3 que estampam os usos e costumes locais, semelhana do que se passava noutras paragens, e numa prolongao do gosto romntico que, por essa altura, imperava na civilizao europeia. De modo genrico, a maior parte dos autores dessas obras no eram autctones, mas sim artistas errantes que aportam ao Funchal por razes de sade ou de mera passagem pelo seu porto, que data constitua um importantssimo entreposto de apoio logstico nas rotas do Cabo e do Brasil4. (SOUSA, 2011, p. 42).

museus e edifcios da Regio. In O Funchal na obra de Max Rmer, 1922 - 1960 Vrios Autores, Coordenao de Rui Camacho, Funchal, 2008 Alain Corbin (12 de janeiro de 1936 - ) um historiador francs especialista na histria do sculo XIX. Professor emrito de histria do sculo XIX na Universidade de Paris e membro do Instituto Universitrio de Frana. um historiador que advoga um histrico de anlises de sensibilidade da perceo do tempo e do espao atravs dos sons (i.e. dos sinos das igrejas campesinas), das representaes grficas das costas ou das praias. In http://www.compartelibros.com/autor/alain-corbin/1 consultado em 15 de janeiro de 2014. In Desenhos e Gravuras Museu da Quinta das Cruzes, [em linha] disponvel em URL: http://mqc.govmadeira.pt/pt-PT/Coleccoes/desenhosegravuras/ContentDetail.aspx consultado em 15 de janeiro de 2014. De acordo com a tese de lvio Sousa, a Madeira serviu esporadicamente a Carreira das ndias. 5

Voltando viso de Corbin, analisemos a poca clssica em que a viso da praia e da costa marcada por uma averso delcia e ao prazer que as atividades litorais e navais proporcionam, ignorando o encanto das praias de mar, a emoo do banhista que enfrenta as ondas, os prazeres da vilegiatura martima . Nas pinturas desta poca esta averso e temor so bem patentes na representao do mar como recipiente dos restos do dilvio e at na antiga codificao das cleras ocenicas suscitadas por obras representativas do classicismo grego (i.e. Ilada e Odisseia de Homero e Eneida de Virglio5) (Corbin, 1989, pp. 44-45).

Figura 1 - Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (1475 564) - "O dilvio" 1508/12

Figura 2 - Joachim Patinir (cerca de 1480-1524) Caronte atravessando o Estige 1515/24

Nestas obras clssicas, as imagens correlacionadas com o mar inspiravam repulsa e medo. 6

Os desenvolvimentos, em Inglaterra, da oceanografia e descobertas cientficas associadas, ocorridas entre 1660 e 1675 (e.g. darwinismo), iro desvanecer a repulsa e o temor e, a partir de 1623, a pintura comea a representar a costa e as atividades nela desenvolvidas atravs de cenas de costumes e esteretipos bem determinados. Aparecem as representaes das atividades piscatrias e de recoleo dos frutos do mar associados, numa fase posterior, narrao grfica dos rituais de passeio urbano (Karpinski, 2011, p. 32).

Figura 3 - Jan Van Goyen - Praia de Scheveningen - 1646

Figura 4 - Adriaen van de Velde- Praia de Scheveningen - 1658

Dos exemplos acima, e neste perodo onde reina o romantismo, observa-se que desaparece a representao de temas mitolgicos, e do erotismo subjacente ao banho, dando lugar aos passeantes, pescadores e mariscadores, numa aproximao coerente com o real em contraponto com o subjetivo mtico.

Figura 5 - Joseph Mallord William Turner (1775-1851) "Sol Nascente com Pescadores" 1826

A este propsito vejamos a obra de William Turner que sendo influenciado por outros pintores como: Tiziano, Poussin, Le Lorrain ou Rembrandt parece transmutar a viso terrfica do dilvio numa viso onrica desse tema. Tal poder-se- contatar numa anlise cruzada entre O Inverno6 de Nicols Poussin e O Dilvio de Turner:

Figura 6 - Nicols Poussin (1594-1665) "O Dilvio" 1660/64


6

Figura 7 - Joseph Mallord William Turner (1775-1851) "O Dilvio" - 1805

Tambm conhecido como O Dilvio 8

Por esta altura, o foco das obras pictricas deixa de estar no homem, passando a ser o mar o objeto central e em torno do qual a trama narrativa se desenvolve na perspetiva esttica e sublime caraterstica do romantismo. Poder-se- dizer que os pintores se sentem atrados pela plasticidade do mar, pelo horizonte de uma vastido incomensurvel e pela peculiar e intensa luz do oceano e da costa. Os dramatismos associados aos naufrgios tornam-se moda e so enquadrados pelos pintores da poca por representaes relativamente realsticas da linha de costa, salvaguardando-se as inferncias estilsticas relacionadas com a representao impactante do tema. Um dos exemplos mais marcantes deste enquadramento -nos dado por Claude Vernet que ao longo da sua obra tem abordagens recorrentes ao tema e com opes plsticas e representativas semelhantes.

Figura 8 - Vernet Claude-Joseph (1714-1789) - O naufrgio - 1759 e O naufrgio - 1772

William Turner tambm aborda o tema e desenvolve obras em que marcadamente o mar o protagonista e os homens meros pees, vtimas da sua crueldade e da frieza da violncia a ele associada, denotando um sentido de impotncia perante os desgnios da natureza.

Figura 9 - Joseph Mallord William Turner (1775-1851) "O Naufrgio " - 1817 e O Naufrgio - 1822

Segundo Corbin, com o romantismo ocorre o trminus das representaes pictricas realistas da costa mas, mesmo que tal no tivesse ocorrido, o aparecimento de uma representao fiel ao real iria pr termo necessidade de recorrermos a pinturas para percecionarmos a realidade visual das pocas. Referimo-nos ao aparecimento dos registos fotogrficos7 que obviamente retratam as paisagens costeiras tal como elas eram, o que viria a revolucionar a forma como os historiadores estudam os usos e costumes subjacentes ao litoral (Karpinski, 2011, pp. 34-35).

Figura 10 - Joseph Mallord William Turner (1775-1851) " Pr do Sol no Rio " 1820

Neste enquadramento concetual, abordemos ento a representao do litoral madeirense ao longo das pocas estudadas, e que se caracteriza, primordialmente, pela produo de gravuras impressas em alguns livros da poca e reproduzidas proficuamente ao ponto de atualmente estarem expostas em locais pblicos e privados ao longo da Ilha. Desde j, de ressalvar que a qualidade pictrica, histrica e valor intrnseco das obras referidas no , de forma alguma, relevante salvaguardando-se o interesse inerente a
7

A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francs Joseph Nicphore Nipce In Histria da fotografia [Em Linha] disponvel em URL: http://www.infoescola.com/artes/fotografia/ consultado em 02 de janeiro de 2014. 10

serem importantes fontes historiogrficas, contribuindo sobremaneira para a interpretao do passado, modo de vida, economia e cultura dos ilhus, sabendo-se que esta condio induz particularidades que, de outra forma, nunca seriam conhecidas. Do acervo de arte regional de realar o do Museu da Quinta das Cruzes que, no seu ncleo de Desenhos e Gravuras, integra um total de 446 peas de diversos autores, que visitaram a ilha durante o sculo XIX: Andrew Picken, Emily Genevive Smith, o Reverendo James Bulwer, Frank Dillon, Rudolph Ackermann, R. Westall e W. Westall. Neste Museu e datadas de pocas anteriores da produo destes gravuristas, so de realar trs obras cujos motivos se relacionam com aspetos paisagsticos do litoral do Funchal. A primeira obra de Joaquim Leonardo da Rocha (1756-1825), um obscuro pintor que no sendo natural da Madeira, por esta passou no incio do sculo XIX e que, no seu nico registo paisagstico conhecido, retratou a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceio (ou da Pontinha).

Figura 11 - Joaquim Leonardo da Rocha - "Fortaleza de Nossa Senhora da Conceio do Ilhu da Pontinha

Comparando o quadro com uma fotografia do sculo XIX, podemos constatar alguma representao realista. Contudo, a nica obra que se conhece da fortaleza com a incluso de duas vigias simtricas na sua fachada oeste, pelo que se depreende que possam nunca ter existido ou, em contraponto, estiveram implantadas num perodo muito curto de tempo.
11

Figura 12 - Fotografia de finais do sculo XIX - Ilhu da Pontinha (Funchal) 8

Na contextualizao de Corbin, as outras duas obras so muito mais interessantes. Tratam-se de duas pinturas de Toms Jos da Anunciao (1818-1879), uma denominada Vista da Baa do Funchal de Santa Catarina e a outra Piquenique, ambas de 1865. De acordo com o contedo [em linha] do Museu, nesta ltima surgiria retratada a famlia do 2. Conde de Carvalhal e em fundo poder-se-ia observar o lado oeste da baa do Funchal, com o seu casario bem representado, bem como, os acidentes geogrficos notrios, mas com a omisso importante do promontrio do Cabo Giro e do cone vulcnico do Pico da Torre.

Figura 13 - Toms Jos da Anunciao (1818-1879) "O Piquenique" - 1865


8

Fonte:http://lh4.ggpht.com/-Qp4qOdd9Pnk/TnBp40lQ5AI/AAAAAAAALBM/eyuS1MR-ug0/s1600-h/Funchal.168.jpg 12

Outra caraterstica anacrnica da obra a quase total ausncia de navios ancorados na baa do Funchal, algo que se sabe no corresponder a um padro comum poca, isto aps anlise de alguns registos fotogrficos posteriores, nomeadamente o da figura 12.

Figura 14 - Toms Jos da Anunciao (1818-1879) " Vista da Baa do Funchal de Santa Catarina " - 1865

. Na sua viso do lado oposto da baa, Toms da Anunciao, consegue transmitir um quadro aprazvel da paisagem, jogando corretamente com a paleta de cores caractersticas dum dia soalheiro latitude da Ilha da Madeira e representa de uma forma mais fiel a orografia da cidade e o seu esparso casario. Nesta composio nota-se a ausncia das inmeras embarcaes costeiras que flutuavam junto praia do embarcadouro de Santa Maria do Calhau, muito embora se possam perscrutar algumas formas estilizadas que se assemelham a pequenos batis. A introduo dum veleiro bolina contra os ventos dominantes de nordeste mais uma marca do anacronismo do autor em benefcio da composio artstica. Refira-se que a abordagem de Toms de Anunciao, na senda do romantismo dominante poca, muito aproximada dos artistas estrangeiros que aportam ao Funchal, a maioria deles em busca da sade que lhes faltava nos pases de origem e que de boa fama se constava existir nesta cidade atlntica. De entre estes artistas, e de entre aqueles que tm obras no acervo do Museu da Quinta das Cruzes, de realar a figura de Andrew Picken

13

que foi um daqueles que cedo pereceu tendo vivido uns escassos trinta anos. Na sua passagem pela ilha dedicou-se representao dos usos e costumes enquadrando-os na paisagem insular, tendo uma especial apetncia para a representao do mar e da linha costeira. Na sua primeira passagem pela ilha, Picken ilustra um livro (Madeira Illustrated de 1840) de sua autoria e que contem a descrio da ilha poca, para alm de oito litografias compostas a partir de aguarelas produzidas por si. Este livro marcante na divulgao da ilha no sculo XIX9 e enquadra-se bem naquilo que Corbin estatui como a memria coletiva da vivncia e usufruto do litoral.

Figura 15 - Capa e ilustrao do livro "Madeira Illustrated" de Andrew Picken - 1840

No contexto deste estudo so relevantes algumas ilustraes, principalmente as que retratam a paisagem da baa do Funchal em todo o seu esplendor e das quais ainda podemos observar reprodues em locais to emblemticos como os Paos do Conselho, a Casa Museu Federico de Freitas, o Hotel Reids Palace, entre outros.
9

In Agenda Cultural da Madeira [Em Linha] disponvel em URL: http://cultura.madeiraedu.pt/agendacultural/IdentidadeVisual/tabid/946/ctl/Read/mid/3484/NoticiaId/5850/language/ptPT/Default.aspx consultado em 10 de janeiro de 2014. 14

Nessa genealogia das sensibilidades, Corbin, ao utilizar as paisagens inscritas nas obras de arte, nos remete a uma histria da praia. No do espao em si, mas das relaes sensveis que os humanos passaram a ter com este espao e nas transformaes ocorridas na formao deste territrio. (Karpinski, 2011, pp. 35-36) Este excerto crucial para aquilatarmos da importncia das gravuras do sculo XIX no contexto historiogrfico madeirense. Graas a elas podemos perceber, entre outras, as peculiaridades do transporte das pipas e barris de vinho pelos navios de cabotagem. Repare-se no pormenor da flutuabilidade dos barris, crucial para o embarque e desembarque no calhau rolado da praia de Santa Maria.

Figura 16 - Andrew Picken (1815-1845) - "Funchal By Bay" - 1840

Podemos tambm ter um vislumbre sobre as atividades que tinham lugar beira-mar, como se observa na Figura 17 onde, desde So Lzaro, se aprecia um delicioso quadro rural com o vilo a transportar os galinceos, a vila tecendo e os restantes personagens passando o tempo em redor dum deles que toca um tradicional e minsculo instrumento de cordas.

15

Figura 17 - Andrew Picken (1815-1845) - "Funchal From Sao Lazaro" - 1840

E se, outro gravurista, Ackermann, nos transmitia estas vivncias de uma forma brejeira e caricata, Picken assume uma representao realista, que sendo de menor valor artstico de um enormssimo valor histrico, muito devido sua condio de estrangeiro que faz com que seja relativamente imune s inferncias da vida local e insular. Saliente-se, nesta gravura, a representao correta da orografia de So Gonalo, do vale entrecortado da Ribeira de Joo Gomes e do conjunto arquitetnico da baixa funchalense com especial nfase no Pilar de Banger, Palcio de So Loureno, S e Forte de So Tiago. Mas se h mais contributos para a historiografia do litoral que tero de ser sublinhados pelo seu rigor narrativo, h tambm outros, claramente, descontextualizados ou fruto de um trabalho com base em gravuras alheias, conferindo-lhes uma falta de fidelidade marcante em relao aos motivos expressos. Temos uma clara viso dessas duas realidades nas seguintes obras:

16

Figura 18 - Frank Dillon - Forte de So Tiago - 1850

Em cima vemos uma gravura marcadamente realista, com o Forte de So Tiago e a orografia da montanha bem representados e um quadro pitoresco de algumas atividades de praia como o embarque do vinho, a parelha de bois descansando, as vilas paradas, a me com o filho, o pescador e as embarcaes tpicas de proa e popa sobrelevadas aparelhadas com velas triangulares adequadas bolina. At no ser demasiado especulativo associar a cor do cu recorrente projeo de poeiras do deserto do Sahara e que no estio confere tons alaranjados penumbra que cobre a ilha. J na figura seguinte constatamos uma realidade diametralmente oposta, enviesada e passvel de prejudicar a nossa perceo histrica. Felizmente, que a orografia e alguns edifcios significativos sobreviveram ao decorrer do tempo e sua inexorvel eroso. Atravs deles podemos inferir que os autores de determinadas obras ou nunca estiveram na ilha, ou s o fizeram de passagem fugaz ou, finalmente usaram a obra alheia como base para a sua pintura. Na gravura de Westall, aprecie-se a obtusa representao dos acidentes geogrficos e a errnea arquitetura do Palcio de So Loureno, principalmente na representao da torre de seco retangular e ameias, quando na realidade a mesma semicircular.

17

Figura 19 - W. Westall Palcio de So Loureno, Funchal, Madeira - 1809

nesta contextualizao que abordamos a obra que deu mote ao subttulo deste breve estudo. Trata-se de um quadro intitulado The Honourable East India Company's ship Dunira Passing Funchal Bay, Island of Madeira, de 1830 (leo sobre tela) do pintor da Escola Inglesa Thomas Butterswort e pertence ao acervo do Museu da Quinta das Cruzes para o qual foi adquirido em leilo em 2009 (Arquiplagos, 2011).

Figura 10 - Thomas Butterswort (1768-1842) The Honourable East India Company's ship Dunira Passing Funchal Bay, Island of Madeira - 1830

18

Apreciemos ento a pintura atravs da viso de Corbin, subalternizando o seu valor artstico, reduzido diga-se de passagem e enfatizando o contributo que ela nos poder aportar para a histria e para o conhecimento. A obra descrita da seguinte maneira: Esta pintura tem como tema central, o navio Dunira, pertencente Companhia das ndias Orientais Inglesas, em passagem pela baa do Funchal, provavelmente a caminho da ndia, em 1830, data que coincide com uma das ltimas viagens que realizou com destino ao Oriente, entre 1830-1831). Realado por um cu raiado de suaves tonalidades de lils e um mar relativamente agitado, o Dunira surge na sua grandeza, valorizado pela atmosfera, onde a luminosidade habilmente conduzida para o navio. [] . Em plano de fundo, podemos observar uma vista panormica, com uma perspectiva rara e invulgar, que abrange a totalidade da baa do Funchal e sua arquitectura. Se por um lado, evidente o rigor topogrfico, a preocupao de sinalizao e identificao de alguns edifcios emblemticos da cidade, como a Igreja do Monte, o Forte do Ilhu, ou o Pilar de Banger, por outro, o autor revela um sentido fantasista na representao imprecisa do casario, cuja localizao ajustada composio geral do tema. (Arquiplagos, 2011) Neste contexto, e pondo de parte o insofismvel relacionado com a origem do navio e a sua correta representao10, j que o autor era o pintor oficial da Companhia das ndias Orientais Inglesas, tentemos equacionar a sua valia histrica. muito provvel que, Thomas Butterswort, nunca tenha estado na Madeira, pois a sua carreira naval decorre longe das rotas comerciais que passam pelo arquiplago. Assim sendo, de supor que a representao do litoral funchalense tenha sido feita recorrendo a gravuras de outros autores, tambm porque, no havendo registo histrico duma estadia prolongada na ilha, o pintor numa escala de viagem teria muito pouco tempo para elaborar um estudo topogrfico de representao orogrfica to pormenorizado e fiel como o verificado no quadro.
10

Thomas Butterswort teve uma experincia e uma carreira martima desenvolvida na Marinha Britnica, entre 1795 e 1800, ao servio da fragata H.M.S. Caroline. junto do Mediterrneo e da Costa Atlntica espanhola (Arquiplagos, 2011). 19

Dado que o registo pictrico elaborado aps encomenda do capito do Dunira (Arquiplagos, 2011), poder-se- situar o navio no Funchal como mera opo do autor da encomenda dado que, como se viu atrs, o Funchal no foi entreposto logstico e comercial para os navios da Companhia das ndias Orientais Inglesas (SOUSA, 2011). Outra pista que nos poder conduzir produo da obra longe da Madeira, relaciona-se com a incorreta representao das pequenas embarcaes de pesca costeira, que eram, como j vimos, aparelhadas com proas e popas sobrelevadas e com desenho de casco marcadamente diferente daquele representado na tela e que mais parecem meros botes tpicos do norte da europa. E se a topografia muito bem representada - observe-se a localizao do Cabo Giro, do Pico da Torre e da Ponta da Oliveira - no menos verdade que alguns edifcios tambm o so (Fortaleza da Pontinha e Igreja do Monte), principalmente em termos da localizao geogrfica. Porm, a representao estilizada do casario do Funchal reveladora da falta de conhecimento aprofundado do autor acerca da fisionomia da cidade, pois marcos como o Pilar de Banger, o Palcio de So Loureno, a S e o Edifcio da Alfandega muito dificilmente deixariam de figurar no quadro, se a obra tivesse sido feita com base num estudo presencial. Finalmente, mesmo compreendendo-se as razes estticas em funo duma representao eloquente do navio, que o motivo principal do quadro, torna-se evidente a dicotmica expresso do enfunamento das velas das embarcaes em funo de ventos que sopram de direes ilgicas com os rumos subentendidos e com os quadrantes dominantes nos ventos locais. Digamos, numa linguagem menos marinheira , que no seria possvel s embarcaes presentes na tela navegarem seguindo aqueles rumos e de acordo com aqueles ventos. Eis ento a concluso deste estudo, que no uma anlise a uma obra em concreto (o Dunira foi apenas o mote) mas sim perceber-se a viso de Corbin acerca dos contributos da pintura para o conhecimento histrico das vivncias, costumes e reaes do homem perante o mar e o litoral. Poder-se- mesmo dizer que a arte pode ser aproveitada, apreciada e estudada por leigos nesse ramo do saber cientfico/cultural, sendo olhada no nas suas concees artsticas mas sim como uma importantssima fonte historiogrfica mas que, contudo, carece de uma interpretao muito cuidada e especializada.

20

ndice de Ilustraes/Figuras

Figura 1 - Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (1475 564) - "O dilvio" 1508/12 .............................. 6 Figura 2 - Joachim Patinir (cerca de 1480-1524) Caronte atravessando o Estige 1515/24 .................................... 6 Figura 3 - Jan Van Goyen - Praia de Scheveningen- 1646 ....................................................................................... 7 Figura 4 - Adriaen van de Velde- Praia de Scheveningen- 1658 ............................................................................. 7 Figura 5 - Joseph Mallord William Turner (1775-1851) "Sol Nascente com Pescadores" 1826 .......................... 8 Figura 7 - Joseph Mallord William Turner (1775-1851) "O Dilvio" - 1805............................................................ 8 Figura 6 - Nicols Poussin (1594-1665) "O Dilvio" 1660/64 ................................................................................... 8 Figura 8 - Vernet Claude-Joseph (1714-1789) - O naufrgio- 1759 e O naufrgio - 1772 .............................. 9 Figura 9 - Joseph Mallord William Turner (1775-1851) "O Naufrgio " - 1817 e O Naufrgio - 1822 .............. 9 Figura 10 - Joseph Mallord William Turner (1775-1851) " Pr do Sol no Rio " 1820 ........................................ 10 Figura 11 - Joaquim Leonardo da Rocha - "Fortaleza de Nossa Senhora da Conceio do Ilhu da Pontinha ...... 11 Figura 12 - Fotografia de finais do sculo XIX - Ilhu da Pontinha (Funchal)......................................................... 12 Figura 13 - Toms Jos da Anunciao (1818-1879) "O Piquenique" - 1865 ....................................................... 12 Figura 14 - Toms Jos da Anunciao (1818-1879) " Vista da Baa do Funchal de Santa Catarina " - 1865 ... 13 Figura 15 - Capa e ilustrao do livro "Madeira Illustrated" de Andrew Picken - 1840 .......................................... 14 Figura 16 - Andrew Picken (1815-1845) - "Funchal By Bay" - 1840 ...................................................................... 15 Figura 17 - Andrew Picken (1815-1845) - "Funchal From Sao Lazaro" - 1840...................................................... 16 Figura 18 - Frank Dillon - Forte de So Tiago - 1850 ................................................................................................ 17 Figura 19 - W. Westall Palcio de So Loureno, Funchal, Madeira - 1809......................................................... 18 Figura 20 - Thomas Butterswort (1768-1842) The Honourable East India Company's ship Dunira Passing Funchal Bay, Island of Madeira - 1830.............................................................................................................................................................. 18

21

Bibliografia
Arquiplagos. (2011). Obtido em 14 de janeiro de 2014, de Banco de Imagens: http://www.arquipelagos.pt/arquipelagos/newlayout.php?mode=imagebank&details=1 &id=32638 Corbin, A. (1989). O Territrio do Vazio - A praia e o imaginrio ocidental. So Paulo: Editora Schwarcz Ltda. Ferreira, A. d., Alcoforado, M. J., Vieira, G. T., Mora, C., & Jansen, J. (2001). Metodologias de anlise e de classificao Das paisagens. O exemplo do projecto Estrela. Finisterra, XXXVI, 72 , pp. 157-178. Karpinski, C. (2011). Paisagem e histria: notas de leitura. Obtido em 15 de janeiro de 2014, de Revista Espao Plural - Universidade Estadual do Oeste do Paran - Ano XII . N 25 . 2 Semestre: http://e-

revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/7263/5332 PICKEN, A. (1840). Madeira Illustrated. Londres: Edio do Autor. SOUSA, . D. (2011). Ilhas de arqueologia : o quotidiano e a civilizao material na Madeira e nos Aores: (sculos XV-XVIII) - Tese de Doutoramento. Obtido em 15 de janeiro de 2014, de Repositrio da Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5377 Vrios. (2012). Museu da Quinta das Cruzes . Obtido em 04 de janeiro de 2014, de Sitio da Internet do MQC: http://mqc.gov-madeira.pt/pt-PT/Coleccoes

22

Das könnte Ihnen auch gefallen