Sie sind auf Seite 1von 20

Editorial

s primeiros 40 anos da Embraco mostram uma trajetria de grande sucesso. Logo no incio de sua operao, a empresa alcanou posio de destaque no setor de refrigerao, abrindo caminho para se transformar na lder mundial e ser reconhecida como uma referncia em tecnologia e inovao. Quem v a empresa agora imagina que ela sempre foi grande. Mas, como mostra a matria de capa, o incio foi em um escritrio acanhado, com poucos funcionrios. No foi por sorte ou acaso que a Embraco se desenvolveu. Para que esses resultados fossem alcanados, houve muito trabalho, um planejamento bem feito e o estabelecimento de estratgias e compromissos corretos. A empresa procurou sempre acompanhar as transformaes na sociedade e na tecnologia, antecipando-se aos novos desafios que surgiram e criando solues para eles. Ao mesmo tempo, assumiu compromissos que mantm at hoje com a pesquisa e desenvolvimento de solues cada vez mais avanadas e sustentveis. Todos ns que acompanhamos e, de alguma forma, participamos desta histria vitoriosa podemos nos orgulhar dela e comemor-la. Afinal, a Embraco faz parte de nossas vidas. Um abrao Fabio Humberg

Nesta
Capa

Edio
pg.

A Embraco completa 40 anos de fundao, com uma trajetria que impressiona. Lder mundial, a empresa reafirma seus compromissos com o atendimento das demandas da sociedade e do mercado, com a inovao tecnolgica e com a sustentabilidade, estando preparada para os desafios que enfrentar no futuro.

Fique de Olho
Enquanto o mercado de bebedouros segue em evoluo, com regras mais rgidas relacionadas segurana eltrica e qualidade, um teste realizado por uma importante associao de defesa do consumidor mostra as desvantagens dos modelos eletrnicos, do tipo Peltier.
pg.

Crescimento Profissional
Cada vez mais, necessrio ter formao adequada para exercer a profisso de refrigerista. O avano tecnolgico constante exige gente mais preparada para lidar com temas mais complexos. Por isso, educao e capacitao so prioritrias para os profissionais que buscam espao no mercado.
pg.

14

Pergunte Embraco
essencial para os refrigeristas dispor de informaes para orientar seus clientes, valorizando seu conhecimento e seu papel. Por isso, mostramos nesta matria onde melhor instalar o refrigerador e outras recomendaes importantes que devem ser dadas aos usurios do equipamento.
pg.

18

ndice
Cartas Gente do Frio Profissional de Destaque Fique de Olho Capa Refrescando a Cuca Crescimento Profissional Segredos Bate-Bola Pergunte Embraco 4 5 5 6 9 13 14 16 17 18

Capa: Solues Comunicao e Marketing

N 106 Maro/2011

Cartas

Profissionais do futuro
Estou comeando na rea de refrigerao. Fui bem informado do contedo da revista no Senai, onde fao o curso de refrigerao. Jos Roberto Feitoza So Paulo (SP) A revista ensina, esclarece e tira muitas dvidas. Sou aluno do curso de refrigerao e ar condicionado do IFPE. Quero ficar mais informado. Carlos Alberto Silva Ramiro de Assis Recife (PE) Estudo no IFRN, fao refrigerao e climatizao. Meu professor recomendou-me esta revista para que eu v me acostumando como futuro tcnico em refrigerao. Lourival Confessor de Oliveira Neto Santa Cruz (RN)
Um dos pblicos mais importantes para a revista so os futuros profissionais e aqueles que esto se iniciando na refrigerao. Afinal, queremos que, desde o incio, eles adotem as melhores prticas e tenham a atualizao constante como objetivo.

revista em sua empresa. Hoje estou trabalhando por conta prpria e gostaria de receber a revista, pois sei de sua grande importncia. Claudiney Menezes de Souza Humait (AM) uma revista de grande valia no aspecto de orientar, educar e aperfeioar os refrigeristas, de modo a acompanhar o mercado global. Antonio Carlos de Oliveira Monteiro So Gonalo (RJ) Um amigo me falou muito bem da revista. Gostaria de poder receber exemplares para que possa oferecer um melhor servio a meus clientes e estar sempre atualizado. Florentino Pereira de Moura Fortaleza (CE) Por ser uma fonte de conhecimento importantssima, alm de nos deixar atualizados com a avanada tecnologia dos compressores Embraco, gostaria de receb-la. Fernando M. Duarte Sousa (PB)
Agradecemos a todos pelas palavras de incentivo, que nos fazem querer sempre aprimorar nosso contedo, para oferecer informao e orientao aos refrigeristas.

A revista muito boa. J recebi alguns exemplares, mas mudei de endereo e perdi o contato. Gostaria de voltar a receb-la. Francisco Edson Silva de Oliveira Nova Iguau (RJ)
Para no interromper o recebimento da revista, faam como Wagner, Felipe, Francisco e muitos outros que nos contataram para informar seus novos endereos. A comunicao pode ser feita por carta, e-mail, fax ou telefone.

Elogios ao novo site


Gostaria de parabeniz-los pelo site moderno, bonito e muito explicativo. Eduardo Euzebio Rio de Janeiro (RJ) Parabns pelo site. Grande exemplo de profissionalismo, distribuindo informaes aos que esto comeando na rea e aos antigos. Marcelo Quinarelli So Sebastio (SP)
Agradecemos ao Eduardo, Marcelo e aos demais leitores que se manifestaram em relao ao novo site. Continuem opinando e dando sugestes, para sempre podermos aprimorar essa nova forma de contato com o nosso pblico.

Atualizao e orientao
uma revista que tem muitas novidades, super atualizada e tima fonte de estudos. um show de Bola. Ubiratan Moreira da Silva Remgio (PB) Trabalho h 15 anos com refrigerao e aprendi na prtica graas ao meu melhor professor, o senhor Severino Maciel de Souza, que foi meu patro e recebia a

Ajuda no desenvolvimento
Gostaria de continuar recebendo a revista Bola Preta, pois as informaes que ela traz tm ajudado bastante no meu desenvolvimento profissional. uma poderosa fonte de consulta e pesquisa. Wagner Ribeiro Alves So Lus (MA)

Os nmeros do trimestre
Cartas recebidas E-mails recebidos Telefonemas recebidos 05 327 43

Filiada

Publicao trimestral da Embraco, dirigida aos profissionais da refrigerao, editada pela Editora CLA Cultural Ltda. Rua Coronel Jaime Americano 30 salas 12-13 CEP 05351-060 So Paulo SP Brasil. Tel: (11) 3766-9015. E-mail: bolapreta@bolapreta.com.br. Diretor: Eduardo Pelicci Silveira, Fabio Humberg. Reportagem: Alberto Uribe e Cristina Bragato. Projeto Grfico: Solues Comunicao e Marketing. Diagramao: Joo Carlos Porto. Conselho Editorial: Caroline Aguiar, Caroline Souza, Cheryl T. Camargo, Fbio Venncio, Gilmar Pirovano, Jackson Krger, Jos Camargo, Leonardo Manfredi, Michel Moreira, Stela Cardoso e Valter Gamba. Tiragem: 52.000 exemplares (40.000 em portugus e 12.000 em espanhol). Impresso: Prol. Entre em contato: Escreva para: Bola Preta R. Cel. Jaime Americano 30 sala 12 05351-060 So Paulo (SP). Ou envie um fax para (11) 3714-8989 ou e-mail para: bolapreta@bolapreta.com.br. Acesse: www.bolapreta.com.br Para falar com a Redao: envie e-mail para redacao@bolapreta.com.br Informaes sobre anncios: tel. (11) 3766-9015 ou e-mail: comercial@bolapreta.com.br A grafia desta publicao est atualizada segundo o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 1 de janeiro de 2009.

O papel utilizado nesta revista proveniente de reflorestamento. www.bolapreta.com.br

Gente do Frio

Revendas: essenciais para


os 40 anos de sucesso da Embraco
A parceria da Embraco com os revendedores foi fundamental para o seu crescimento ao longo dos anos. Por meio das revendas, os produtos da marca puderam chegar a todo o Brasil e tornar-se conhecidos. Essa histria comeou quando a equipe da Embraco comeou a buscar locais para vender compressores para reposio. Tendo a qualidade e a inovao como princpios, a marca foi bem aceita por vrias revendas. Algumas dessas empresas mantm a parceria com a Embraco h dcadas, em um relacionamento que muitas vezes passa de pai para filho. Ao longo dos anos, novas empresas foram sendo agregadas rede de distribuio, sempre mantendo uma relao de proximidade e confiana. As revendas foram e so essenciais para o nosso sucesso. Elas contribuem decisivamente para que o nome Embraco seja sinnimo de qualidade entre os profissionais da refrigerao, diz a equipe da rea Comercial da empresa.

Profissional de Destaque
Nome:
Andr Elias Braz

Local de atuao:
Jales e regio (noroeste do estado de So Paulo).

Idade:
39 anos

rea de atuao:
Refrigerao comercial e domstica.

Local de nascimento:
Jales (SP)

Forma de trabalho:
Nossa empresa prestadora de servios de reparao. Atendemos a empresas e residncias. Temos um servio diferenciado, o de analisar o produto com mais critrio. Muitas vezes, meus concorrentes no conseguem reparar um produto e o descartam. Peo para os clientes trazerem os produtos, pois sou insistente e procuro saber qual o problema. um desafio.

Tempo de profisso:
25 anos

Cursos
Aprendi quando comecei a trabalhar com meu pai, na empresa que agora minha. Participei de cursos em diversas fbricas e tambm adquiri novos conhecimentos lendo livros e a Bola Preta. Mas sigo aprendendo, porque sempre h novidades na refrigerao.

O mais importante na profisso:


N 106 Maro/2011

Honestidade. Quando o cliente nos procura, ele tem confiana em nosso trabalho, e no podemos decepcion-lo. Tento ser o mais claro possvel, para que ele entenda o que est acontecendo.
5

Foto: Divulgao

Fique de Olho

Mercado de bebedouros
segue em transformao
A partir de 01 de janeiro de 2011, somente filtros, purificadores, bebedouros, ozonizadores e equipamentos para tratamento de gua certificados podem ser fornecidos ao varejo pelos fabricantes e importadores. Os comerciantes tm prazo para esgotar seus estoques at o final deste ano, sempre respeitando a determinao de s vender produtos sem a certificao se tiverem sido fabricados antes de 2011. A importncia da certificao est em comprovar ao consumidor que os produtos do setor atendem aos requisitos das normas ABNT NBR 14908:2004 (aparelhos por presso) ou NBR 15176:2004 (aparelhos por gravidade). A fiscalizao feita pelo IPEM Instituto de Pesos e Medidas. Caso haja alguma irregularidade, o fabricante ser punido com multa, apreenso de produtos e at suspenso das suas atividades. Essa a ltima etapa do processo de regulamentao desse segmento, que j provocou fortes mudanas. Hoje, a grande maioria dos produtos disponveis no pas, tanto nacionais quanto importados, j esto em conformidade com os padres
6

Teste mostra desvantagens dos bebedouros eletrnicos A Proteste uma das mais importantes associaes independentes voltadas para a defesa do consumidor no Brasil. Periodicamente, realiza testes rigorosos de produtos e servios, publicando os resultados em seu site (www.proteste.org.br) e na sua prpria revista. Em setembro do ano passado, a Proteste avaliou Revista mostrou alto seis bebedouros com sistema consumo e fraco desempenho eletrnico de refrigerao (Peltier), todos eles certificados pelo Inmetro. A concluso foi desanimadora: todos os modelos avaliados tiveram mau desempenho em sua funo principal: gelar a gua. Na medio do consumo eltrico, a concluso da Proteste foi mais crtica: considerou o nvel de consumo abusivo e notificou o Inmetro para que bebedouros eletrnicos sejam includos no Programa Brasileiro de Etiquetagem em Eficincia Energtica (PBE). O resultado resumido em duas frases da matria da Proteste: Testamos seis bebedouros, mas no indicamos nenhum. O desempenho ruim e o consumo eltrico altssimo. de qualidade e segurana eltrica exigidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial). O consumidor o grande beneficiado por esse processo. Ao comprar um produto certificado, tem a certeza de estar levando para casa (ou para escritrios, escolas, fbricas etc.) um equipamento que lhe fornecer gua sem riscos sua sade e segurana, atendendo aos padres de temperatura e qualidade estabelecidos nas normas.

Alta eficincia energtica


A Embraco apresentou suas solues mais avanadas para aplicaes comerciais na AHR Expo 2011, realizada de 31/01 a 02/02, em Las Vegas, nos EUA. Um dos destaques foi o compressor EMT, o primeiro modelo compacto da Embraco para aplicaes de refrigerao comercial at 1.200 Btu/h. Visando o segmento de alta eficincia do mercado, projetado para refrigeradores, freezers e adegas refrigeradas. Muito robusto, o EMT mantm as caractersticas da plataforma EM de compressores, da qual se origina: alta eficincia, dimenses compactas e baixos nveis de rudo. A srie de compressores de alta eficincia NTU foi outra atrao. Com capacidade entre 7.000 e 10.000 Btu/h, conta ainda com inovaes como a cmara de suco. Esse componente elimina problemas com retorno de lquido, aumentando seu desempenho em aplicaes como produo de gelo. Outro modelo avanado
Na AHR Expo, Embraco mostrou avanos
Foto: Divulgao

para aplica es comercia is comerciais aplica

apresentado foi o VNEK, o primeiro compressor de velocidade varivel para refrigerao comercial compatvel com fluidos refrigerantes naturais. O VNEK se diferencia ainda por ter uma faixa de aplicaes superior a outros produtos de capacidade varivel, devido sua bomba de 12cc e ao uso de eletrnica de ponta.

Nvel de exigncia
mais alto para refrigeradores
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial) est revisando a atual classificao dos eletrodomsticos de acordo com a eficincia energtica. Para contar com o Selo A, os refrigeradores tero de ser ainda mais eficientes. A justificativa para a mudana o fato de que preciso estimular a indstria a avanar na busca de tecnologias que resultem em menos consumo de energia. Afinal, hoje, 90% dos refrigeradores do tipo frostfree j esto classificados na faixa mxima de eficincia. Lanado em 1994, dentro do Programa de Conservao de Energia Eltrica (Procel), o selo obteve timos resultados. Refrigeradores atuais consomem menos da metade da energia necessria para um equipamento produzido no final do sculo 20. A conscientizao da populao em relao ao tema de economia de energia tambm crescente, especialmente a partir de 2001, quando houve o racionamento no Brasil. Pesquisa recente feita pela Associao Candido Mendes revelou que quase 80% dos consumidores levam em conta o Selo Procel no momento da compra e que uma parcela significativa deles aceitaria pagar um pouco mais caro por um produto mais eficiente.
7

N 106 Maro/2011

Carnes:
aumento do consumo abre oportunidades
O aumento da renda da populao nos ltimos anos gerou um maior consumo de carnes. Em mdia, cada brasileiro consumiu 94 quilos de carnes bovinas, sunas e de frango em 2010. Ao mesmo tempo em que aumenta o volume consumido, tambm est em andamento uma tendncia de sofisticao nesse consumo, com a venda de cortes especiais, destinados ao pblico que se interessa por gastronomia. O resultado a abertura de novas casas de carne (que incluem as chamadas butiques de carnes) e a modernizao dos aougues e das reas dedicadas ao produto nos supermercados. Como a venda de carnes no existe sem refrigerao, muitas oportunidades se abrem para os refrigeristas preparados para atender s necessidades especficas desse segmento. Afinal, o projeto, a instalao e a manuteno de equipamentos para a conservao exigem profissionais especializados. A
8
Foto: flo_loca25 - sxc.hc

Como entrar
em contato com a Embraco
rea Comercial Fbio Venncio (Eng de Vendas) Estados: SC-RJ-ES-GO-MS-MT-DFRO-TO Tel: (47) 3441-3003 fabio_venancio@embraco.com.br Michel Moreira (Eng de Vendas) Estados: MG-PR-RS-BA-SE-AL-PE-PBRN-CE-PI-MA-PA-AM-AP-RR-AC Tel: (47) 3441-2039 michel_moreira@embraco.com.br Valter Gamba (Eng de Vendas) Estado: SP Tel: (47) 3441-2847 valter_gamba@embraco.com.br Assistncia Tcnica Grupo Tcnico de Aplicao Tel: (47) 3441-2393 Solicitaes de material tcnico Veja no site da Embraco os catlogos e manuais de produtos. Para outros materiais: Caroline Souza (Analista Marketing) Tel: (47) 3441-2470 mktembraco@embraco.com.br Revenda Simone Correa do Amaral Tel: (47) 3441-2021 revenda@embraco.com.br Garantia Marcelo F. Souza Tel: (47) 3441-2704 marcelo_f_souza@embraco.com.br EECON Embraco Electronic Controls www.eecon.com.br

orientao aos donos e gerentes desses estabelecimentos mais uma possibilidade muito interessante para quem estuda o tema e tem conhecimentos. Muitas dessas lojas enfrentam problemas por utilizar refrigeradores comerciais de baixa qualidade, que existem em grande quantidade no mercado. Da mesma forma, essa expanso do consumo tem reflexos em outras atividades que exigem profissionais com capacitao especfica e conhecimentos mais avanados. Tanto nos locais de processamento da carne (frigorficos e outros) como nos veculos de transporte preciso contar com o uso eficaz e racional da refrigerao.

Site: www.embraco.com.br

Capa

40 anos de Embraco:
uma trajetria que aponta

rumo ao futuro
Em maro de 2011, a empresa comemora seu 40 aniversrio, como lder mundial de mercado e de tecnologia. E segue evoluindo, tendo como bases a pesquisa e o desenvolvimento permanentes de solues inovadoras para refrigerao.
Foto: Ebner Gonalves

No dia 10 de maro de 1971 comeou a histria da Embraco. Quem chegasse ao escritrio da empresa naquela data nunca poderia imaginar que ela se transformaria em um gigante da refrigerao, lder do mercado mundial. Era um imvel pequeno, onde um grupo muito reduzido de funcionrios comeava um projeto que parecia grandioso demais: implantar uma moderna fbrica de compressores hermticos em Joinville, Santa Catarina, para atender s necessidades das montadoras brasileiras de refrigeradores, que dependiam na poca de importaes. De l para c, muita coisa mudou. A primeira fbrica foi construda, comeou a

produzir e os compressores foram bem aceitos pelo mercado. Depois, iniciaram-se as exportaes, enquanto a empresa investia pesadamente para desenvolver sua prpria tecnologia e lanar novos produtos. Pouco a pouco, a Embraco foi crescendo, conquistando espaos no mercado, aprimorando seus produtos. Vieram novas fbricas, novas exigncias da sociedade e da legislao, muitas inovaes. A Embraco comeou a atuar em novos segmentos, passando a ser uma provedora de solues para refrigerao, produzindo componentes eltricos, eletrnicos, de ferro fundido, alm de sistemas completos de refrigerao para uso

domstico e comercial. Como resultado de tudo isso, a Embraco conquistou, h 13 anos, a liderana mundial, sendo reconhecida pela qualidade e tecnologia de ponta de seus produtos. Suas fbricas no Brasil, na Europa e na sia s quais se juntar em breve mais uma, no Mxico podem produzir mais de 30 milhes de compressores por ano, de centenas de diferentes modelos, exportados para mais de 80 pases. Hoje, aps quatro dcadas de desenvolvimento e internacionalizao, a empresa aposta em inovao e tecnologia. Novos produtos, aplicaes e negcios de refrigerao esto na sua mira
9

N 106 Maro/2011

Inovao e preocupao com a qualidade: valores permanentes

e, para isso, criou uma rea de Novos Negcios e mantm o compromisso de investir pesadamente em pesquisa e desenvolvimento. Entre os desafios e as oportunidades atuais, est o aquecimento do planeta. Sendo lder em compressores de alta eficincia energtica, a Embraco est voltada para o desenvolvimento de solues que atendam s crescentes exigncias relacionadas ao consumo de energia. Para atingir novos patamares de crescimento, a empresa seguir investindo em uma equipe altamente qualificada. Vamos trabalhar fortemente na atrao, reteno e desenvolvimento de talentos, bem como na diversidade de competncias e nacionalidades em todas as unidades, afirma Joo Carlos Brega, presidente da Embraco. Valores mantidos Em muitos aspectos, no houve mudanas. Desde o incio, a empresa buscou oferecer os melhores produtos postura que mantm at hoje. Para produzir os primeiros compressores, do
10

modelo PW, a Embraco utilizou tecnologia do exterior. A vocao da empresa para a pesquisa e o desenvolvimento, que parte do seu DNA, a tornou referncia mundial no setor de refrigerao, e foi sempre aperfeioada ao longo destes 40 anos. Os primeiros passos foram a criao de modernos laboratrios, os acordos com universidades e centros de pesquisa, a formao de um grupo de engenheiros e pesquisadores especializados, a capacitao e o treinamento constante de toda a equipe. Com isso, o caminho para a inovao e o pioneirismo outros valores permanentes da empresa foi se abrindo e ampliando. A Embraco alcanou a autonomia tecnolgica na dcada de 1980, desenvolvendo, depois do PW, novas famlias de compressores que obtiveram sucesso no mercado nacional e internacional: comeando pela FF e EM, logo seguidas por diversas outras. A estratgia de investir um percentual significativo do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento esteve sempre ligada busca de produtos com maior eficincia

energtica, baixo nvel de rudo e alta confiabilidade. Essa busca est em sintonia com o princpio de priorizar a sustentabilidade, que orienta as decises da empresa mais uma demonstrao de que a Embraco tem os olhos voltados para o futuro. Um dos resultados foi o desenvolvimento de modelos que consomem cada vez menos energia, entre os quais se destaca o inovador compressor de velocidade varivel Embraco VCC. A mesma vocao para o pioneirismo e a sustentabilidade esteve presente no lanamento dos primeiros compressores com fluidos alternativos aos CFCs, com os objetivos de evitar danos camada de oznio e no contribuir para o agravamento do efeito estufa. Hoje a empresa conta com um variado leque de produtos adequado ao uso de fluidos ecologicamente corretos, como o CO2, propano (R290) e isobutano (R600a). O investimento na miniaturizao dos compressores outra vertente em que se unem inovao e sustentabilidade: modelos menores usam menos

Fotos: Ebner Gonalves

matrias-primas (como o ao, cobre e leo) e exigem menor gasto de energia para o seu transporte (so mais leves e cabem em maior quantidade no mesmo espao). Tudo isso mantendo a mesma capacidade e eficincia de modelos tradicionais. Graas ao papel central desempenhado pela inovao nos negcios da Embraco, possvel afirmar que muito mais vir por a, garantindo que os produtos da marca estejam sempre presentes nos sistemas de refrigerao mais avanados. A conquista do mundo O pioneirismo da Embraco tambm est presente na sua internacionalizao. Poucos anos depois de iniciar sua produo, a empresa passou a buscar clientes no exterior. Os primeiros compressores da marca a ultrapassar as fronteiras do Brasil chegaram ao Peru em 1977. Depois disso, o mundo abriu suas portas para os compressores Embraco, que chegaram nos anos seguintes aos Estados Unidos, China, Europa, ao Japo. Hoje, os produtos da marca podem ser encontrados em praticamente todos os pontos do globo terrestre. Mais pioneira ainda foi a deciso, rarssima no Brasil da poca, de implantar unidades no exterior. A primeira delas foi uma unidade de negcios nos Estados Unidos, em 1987, voltada para a venda e

Pioneirismo na China: exportaes se iniciaram em 1985 e fbrica prpria, em sociedade com Snowflake, em 1995

a assistncia tcnica. Em 1994, um passo mais audacioso: a compra da conhecida fabricante de compressores Aspera, na Itlia. Mas o movimento mais surpreendente foi a entrada na China, no ano seguinte, tornando-se scia da Beijing Snowflake Electric Appliance Group Compressor. A China ainda era um pas fechado e estava muito distante de ser o gigante econmico que hoje, mas a Embraco enxergou ali um mercado com imenso potencial a ser explorado. Em 1998, a presena

internacional recebeu mais um impulso, com a inaugurao da unidade da Eslovquia. O Mxico foi o destino da etapa seguinte desse processo de expanso. Depois de abrir e manter por alguns anos um escritrio comercial na regio de Monterrey, no ano passado a Embraco anunciou a construo de uma fbrica no pas, que comear a produzir no segundo semestre de 2011. Novas unidades viro, nos mesmos pases e em outros. Afinal, est sempre mudando o mapa da demanda por solues de refrigerao no mundo.

Alguns nmeros que mostram a fora da Embraco Capacidade de produo: mais de 30 milhes de compressores ao ano. Produo total at hoje: s no Brasil, foram mais de 300 milhes de compressores. Produtos exportados para mais de 80 pases. Cerca de 10.000 funcionrios em 6 pases (Brasil, China, Itlia, Eslovquia, Estados Unidos e Mxico). Cerca de 400 engenheiros e tcnicos trabalhando em pesquisa e desenvolvimento de novas solues. Mais de 1.000 patentes registradas globalmente.
11

Foto: Divulgao

N 106 Maro/2011

Uma histria marcada pelo crescimento e inovao tecnolgica


1971 1974 1977 1978 1982 1983 Fundao da Embraco. A fbrica comea a operar. O primeiro compressor PW sai da linha de montagem em 6 de setembro. Incio das exportaes, com o envio do primeiro lote de compressores ao Peru. Com a aprovao dos compressores Embraco pelo Underwriters Laboratories (UL), comeam as exportaes para os Estados Unidos. Estabelecido o primeiro convnio de cooperao tcnica, com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para desenvolvimento de tecnologia prpria. Incio da produo de compressores F. Criao da rea Pesquisa e Desenvolvimento, para o desenvolvimento de tecnologia prpria em compressores. Incio do projeto do primeiro compressor com 100% de tecnologia Embraco, o modelo EM. Circula o primeiro nmero da revista Bola Preta, dirigida aos refrigeristas. Incio das exportaes de compressores para a Europa e para a China. Estabelecidos acordos de cooperao tecnolgica e trabalhos conjuntos com a Universidade de Purdue (EUA) e Laboratoire dEletronique Industriell (Frana). Criao da Embraco North America (ENA), unidade de negcios voltada para vendas e assistncia tcnica nos Estados Unidos. Lanamento do Compressor EM com 100% de tecnologia Embraco. Inaugurada a Fundio Embraco. Instalada em Itaipolis a unidade para a fabricao de componentes eltricos. Iniciada a produo de compressores para fluidos refrigerantes alternativos aos CFCs. Embraco assume o controle da fbrica italiana Aspera. Incio das exportaes para o Japo. Criada a Beijing Embraco Snowflake Compressor Limited, na China. Alcanada a marca de 100 milhes de compressores fabricados no Brasil. Primeiro modelo da famlia Embraco VCC, de capacidade varivel, apresentado a clientes. Lanamento do Compressor EG. Incio da operao da unidade da Eslovquia, em Spissk Nova Ves. Lanamento do compressor de capacidade varivel Embraco VCC. Lanada a Campanha Top Verde, para recolhimento e destinao correta de carcaas de compressores. Lanamento dos compressores da Srie Racional. Unidades condensadoras comeam a ser montadas na unidade de Itaipolis (SC). Estabelecida parceria tcnica com o navegador Amyr Klink, para a busca de solues de refrigerao para o barco Paratii 2. Incio das operaes da Embraco Electronic Controls EECON. Apresentados primeiros prottipos de compressores para CO2. Abertura de Escritrio de Vendas no Mxico. Criao da unidade Cooling Solutions, para o desenvolvimento de solues sob medida para os clientes. Inaugurada nova fbrica na China, maior e mais moderna. Lanado o Aerotruck, sistema de refrigerao para cabines de caminhes. Atingida a marca de 300 milhes de compressores produzidos no Brasil. Anunciada a construo de fbrica no Mxico, que comear a produzir em agosto de 2011.

1984

1985

1987

1988 1990 1992 1994 1995 1996 1997 1998 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2009 2010

12

Refrescando a Cuca

Em 2011, nmero 1 em destaque


Em 2011, ocorrero quatro datas incomuns, compostas apenas pelo nmero 1: 1/1/11 11/1/11 1/11/11 11/11/11 O mais curioso que, se voc pegar os ltimos 2 dgitos do ano em que nasceu e somar com a idade que voc completar este ano, o resultado dar sempre 111. Por exemplo, se voc nasceu em 1970, voc somar o 70 (dois ltimos dgitos do ano de nascimento) com 41 (idade que completou ou completar em 2011). O resultado ser 111. O mesmo vale para os nascidos em qualquer outro ano do sculo 20. Experimente e confira.

RECICLE SEUS CONHECIMENTOS


Refrigerao - 3 edio 324 pginas R$ 105,00 Autor: Ennio Cruz da Costa Contedo avanado e muito completo, incluindo a produo, distribuio, conservao e aplicaes do frio. Refrigerao e Climatizao para Tcnicos e Engenheiros 360 pginas R$ 85,00 Autores: Jos de Castro Silva / Ana Cristina G. Castro Silva Fonte importante de consulta, traz informaes atualizadas sobre temas como fluidos refrigerantes, carga trmica, vcuo, solda e muito mais. Introduo Tecnologia da Refrigerao e da Climatizao 224 pginas R$ 65,00 Autor: Prof. Jesu Graciliano da Silva Um guia bsico, til para iniciantes e profissionais experientes.
NO VI DA DE

Refrigerao Industrial - 2 Edio 384 pginas R$ 120,00 Autores: W. F. Stoecker e Jos Maria Siz Jabardo Uma obra indispensvel para quem quer conhecer mais profundamente a refrigerao industrial e seus princpios. Manual de Geladeiras residenciais, comerciais e industriais 678 pginas R$ 153,00 Autores: Edwin P. Anderson & Roland E. Palmquist Guia para a instalao, operao e manuteno de refrigeradores residenciais e comerciais. Refrigerao comercial. Climatizao industrial Autor: Jos de Castro Silva (prof. do Senai-BA) 240 pginas R$ 52,00 Resumo do funcionamento e detalhes tcnicos bsicos dos equipamentos de refrigerao comercial e climatizao industrial.

NO VI DA DE

NO VI DA DE

Compre j Tel: (11) 3766-9015 E-mail: vendas@editoracla.com.br


13

N 106 Maro/2011

Refrigerao e Condicionamento de Ar 136 pginas R$ 48,00 Autoria: Depto. de Treinamento da Marinha dos EUA (U. S. Navy) Mostra os princpios de operao dos equipamentos de refrigerao e condicionamento do ar. Importante fonte de consulta e informao.

Crescimento Profissional

Educao e capacitao:
prioridades da nova dcada
Cada vez mais, necessrio ter formao adequada para exercer a profisso de refrigerista.

Nos ltimos meses, ganhou espao nos noticirios e nas anlises de especialistas um tema muito importante: a falta de mo de obra qualificada. O crescimento econmico um dos motivos, porque resulta na abertura de mais vagas nas empresas e na necessidade de mais profissionais para prestar servios. Ao mesmo tempo, o avano tecnolgico exige gente mais preparada para lidar com temas mais complexos. A demanda por cursos de refrigerao e climatizao tem aumentado porque o mercado exige que os profissionais que atuam nessa rea sejam, realmente, qualificados, afirma Eduardo Macedo Ferraz e Souza, diretor da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, de So Paulo. Ele destaca que o mercado de refrigerao e climatizao promissor e tem muitas oportunidades para quem estiver preparado: As perspectivas para os prximos anos so excelentes e apontam cenrios econmicos muito
14

favorveis. Para quem estuda e se prepara, existe muito mais espao no mercado, em qualquer profisso. Muitos jovens que esto fazendo faculdade ou cursos tcnicos j so procurados e at mesmo contratados por empresas que buscam pessoal capacitado. Enquanto isso, os profissionais sem formao enfrentam cada vez mais dificuldades para encontrar um bom emprego. Por isso mesmo, o nmero de interessados em cursos tcnicos est crescendo, como mostra o exemplo do Senai. A procura aumenta a cada semestre. Em 2010 ampliamos a oferta de matrculas no curso tcnico e nos de formao inicial e continuada em aproximadamente 15%. Registramos cerca de 4 mil matrculas no ano passado e devemos manter esse nmero durante este ano, relata Eduardo Macedo. Ele explica ainda que, ao programar os cursos e definir o seu contedo, observado o princpio da empregabilidade: Isso quer dizer que a concluso do curso deve propiciar a oportunidade imediata de emprego ou de requalificao para ingresso

Eduardo Macedo: mercado exige profissionais qualificados

no mercado de trabalho. Em algumas reas, a carncia de profissionais qualificados to grande que o governo brasileiro j vem permitindo e at estimulando a entrada de trabalhadores estrangeiros no mercado. Por enquanto, nada indica que isso v acontecer no setor de refrigerao. Mas se no houver gente com disposio para aprender novas tcnicas e trabalhar de acordo com a nova realidade do mercado, em alguns anos os refrigeristas brasileiros podem ter de disputar espao com trabalhadores vindos dos pases vizinhos e at mesmo de regies mais distantes.

Foto: Divulgao

Preparando-se melhor
para o mercado de trabalho
Em maio, tero incio cinco novas turmas de cursos rpidos de refrigerao e climatizao oferecidos pela Escola Senai Oscar Rodrigues Alves em So Paulo. Veja, no quadro ao lado, quais so eles e aproveite para se inscrever e aprimorar seus conhecimentos.
Cursos rpidos com incio em maio
Eletricista de Refrigerao e Climatizao Mecnico de Manuteno de Refrigerao e Climatizao Residencial Mecnico de Manuteno em Centrais de Climatizao Mecnico de Manuteno em Refrigerao Comercial Mecnico de Manuteno em Sistema Multi Split de Climatizao

Durao
167 horas 165 horas 165 horas 160 horas 161 horas

Para curs-los, h apenas dois pr-requisitos: a idade mnima de 16 anos e a concluso do Ensino Fundamental (antigo 1 grau).

Para saber mais


www.sp.senai.br/refrigeracao senairefrigeracao@sp.senai.br (11) 2065-2810

Febrava: participao
garantia de atualizao
Cerca de 30 mil profissionais do setor de refrigerao, condicionamento do ar, ventilao, aquecimento e tratamento do ar so esperados na 17 edio da Febrava, marcada para o perodo de 20 a 23 de setembro de 2011. Entre eles, milhares de refrigeristas de todas as regies do Brasil e da Amrica Latina, interessados em conhecer de perto todas as inovaes tecnolgicas e ambientais do setor. Alm de acompanhar as novidades que esto chegando ao mercado, o evento permite o contato com os principais especialistas tcnicos e comerciais das empresas o que representa uma grande oportunidade de trocar informaes, esclarecer dvidas e fazer negcios. Uma das principais do mundo no setor, a feira acontecer em So Paulo, reunindo mais de 500 expositores nacionais e internacionais, entre os quais a Embraco, que ter mais uma vez um estande com muitas novidades. A maioria dos produtos que sero apresentados na Febrava interessam muito aos refrigeristas, pois faro parte de seu trabalho atual e futuro. As mais avanadas solues em equipamentos e componentes para refrigerao domstica, comercial e industrial estaro expostas, assim como as inovaes relacionadas ao ar condicionado. Da mesma forma, ser mostrado o que existe de mais moderno em termos de projetos e servios de instalao e manuteno. Programe-se desde j para visitar esse importante evento e fique por dentro das novidades do mundo do frio.
Saiba mais
17 Febrava Feira Internacional de Refrigerao, Ar Condicionado, Ventilao, Aquecimento e Tratamento do Ar Data: 20 a 23 de setembro de 2011 Local: Centro de Exposies Imigrantes So Paulo (SP) Credenciamento: poder ser feito online, no site www.febrava.com.br ou diretamente no local do evento.
N 106 Maro/2011

15

Segredos

Bola Preta na frica:


resultado da ampliao da presena da Embraco na regio
Por falar portugus, Moambique o primeiro pas do continente a ter um grupo significativo de leitores da revista.
Na revenda Nadat, em Moambique, produtos Embraco esto em destaque
Foto: Divulgao

MOAMBIQUE

Com mais de 20 milhes de habitantes, Moambique localiza-se na costa sudeste da frica. um dos quatro pases africanos que tm o portugus como lngua oficial, por ter sido, at 1975, uma colnia de Portugal. Nos ltimos anos, o pas comeou a crescer economicamente, depois de um longo perodo de guerras internas e crises. Com um territrio muito favorvel para a agricultura e possuindo recursos naturais como gs, petrleo e carvo mineral, Moambique tem timas perspectivas pela frente. Por isso, o pas ocupa posio de destaque na estratgia da Embraco de aumentar sua presena na frica. A proximidade cultural e lingustica com o Brasil ajuda muito nesse processo, facilitando a comunicao e o relacionamento. Foi assim que a empresa estabeleceu uma parceria com
16

a Nadat para a revenda de seus compressores no pas. Com sede em Maputo, capital e principal cidade de Moambique, a Nadat vem contribuindo para que os produtos Embraco conquistem cada vez mais espao no mercado local. A revista Bola Preta, que tambm est chegando a Moambique, ser mais um importante apoio nessa estratgia. Afinal, por falarem portugus, os refrigeristas moambicanos podero ter acesso s mesmas informaes divulgadas no Brasil. De maneira geral, falando no mercado de Revenda, a nossa presena na regio da frica Subsaariana (ou seja, a parte do continente que fica ao sul do deserto do Saara) ainda tmida. Porm, tivemos timos avanos nos trs ltimos anos. Um bom exemplo a Nadat, que uma

das maiores parceiras que a Embraco possui na regio. Essa parceria tem rendido bons frutos para ambos os lados, com a comercializao dos produtos Embraco de tima qualidade e confiabilidade pela Nadat, afirma Fbio Venncio, especialista de Vendas da Embraco, que responsvel pelo atendimento regio. Temos como plano ampliar consideravelmente a nossa participao no continente africano nos prximos anos. Para alcanarmos esse objetivo, precisamos de parcerias com empresas slidas visando o longo prazo, como o caso da Nadat, acrescenta.

Bate Bola

Condensadores helicoidais e aletados:


conhea as diferenas entre eles
Quem atua no segmento de refrigerao est acostumado a ver esses dois tipos de condensadores. Mas nem sempre conhece as caractersticas, aplicaes e vantagens de cada um deles.

rotineira, uma vez que existe um bom espaamento entre as espirais. Por outro lado, seu nvel de troca de calor mais limitado que o de condensadores tubo-aletados, que apresentam outras caractersticas. Os condensadores tuboCondensador helicoidal

Amplamente utilizados em sistemas de baixa presso de retorno (LBP), especialmente em freezers e sistemas de congelamento, os condensadores helicoidais so normalmente compostos por duas torres helicoidais paralelas (ver ilustrao). Fabricados em ao, utilizam ventilao forada. A altura das torres e o dimetro de tubo no variam muito de um modelo de condensador helicoidal para outro. So apenas dois os dimetros padro: 3/8" e 5/16". A padronizao de tamanho de torres uma vantagem, pois permite a intercambiabilidade, ou seja, a retirada e utilizao em outros sistemas. Outra importante vantagem a facilidade de acesso para a limpeza

aletados so compostos por tubos paralelos horizontais retos, permitindo a utilizao com aletas ou sem aletas (neste caso, denominado condensador Finnless). So fabricados em cobre, com aletas em alumnio, tendo os mesmos dimetros padro de tubos que os helicoidais: 3/8 e 5/16. Possibilitando uma grande variedade de configuraes (em termos de altura, largura, profundidade, nmero de tubos, dimetros e espaamento de aletas), os condensadores tubo-aletados podem ser utilizados em qualquer tipo de sistema de refrigerao. Atravs de diferentes desenhos, pode-se atingir variadas condies de

trabalho e desempenho. Alm disso, so adaptveis a todas as faixas de evaporao/aplicao (LBP, MBP e HBP) e podem ser aplicados com microventiladores e coifas, o que, com um projeto bem feito, leva a um melhor nvel de troca de calor. A sua principal desvantagem a reteno de grande quantidade de sujeira (p, fios de cabelo etc.), fator que diminui bruscamente a capacidade de trocar calor. Por isso se recomenda, nesse tipo de componente, uma reviso peridica, para verificar a necessidade de limpeza.

Condensador tuboaletado de 5 HP
N 106 Maro/2011

Condensador tuboaletado de 1/3 HP

17

Pergunte Embraco

Onde melhor instalar


o refrigerador? Quais outras recomendaes devem ser dadas aos usurios do equipamento?
Parecem duas perguntas simples, mas essencial para os refrigeristas dispor de informaes para orientar seus clientes, tanto de refrigerao domstica quanto de refrigerao comercial. Com isso, sua funo se amplia e seu papel mais valorizado pelos usurios.

Para se instalar um refrigerador adequadamente, tanto em estabelecimentos comerciais como em residncias, deve-se ficar atento a alguns aspectos importantes. Para comear, apesar de parecer bvio, preciso lembrar que o local deve ser mantido limpo e estar protegido contra chuvas, para no haver contaminao por sujeira e gua. A instalao eltrica deve ser adequada, atendendo aos requisitos tcnicos e de segurana, para prevenir riscos ao equipamento e seus componentes. Outras duas
18

recomendaes bsicas devem ser seguidas: Evitar locais quentes e pouco ventilados O refrigerador no deve ficar perto de foges, fogareiros, fornos ou outras fontes de calor. No deve ser posicionado em paredes expostas ao sol e em locais sem ventilao. Nessas condies, o sistema de refrigerao perde rendimento. O equipamento, seja ele domstico ou comercial, nunca deve ser instalado muito prximo de uma parede fechada. Quando isso ocorre, o ar no circula na parte de trs do equipamento, prejudicando especialmente o compressor, que pode aquecer e trabalhar em condies fora do especificado. O correto instalar o equipamento de refrigerao a uma distncia de, no mnimo, 10 centmetros

da parede (ou mais, se for possvel).

Evitar locais muito midos Os trocadores de calor (evaporadores e condensadores) tm sua ao dificultada em locais onde a umidade relativa do ar muito alta, acima de 85%. Nesses casos, especialmente a troca de calor entre o condensador e o meio ambiente ser dificultada. Deve-se verificar as caractersticas do local onde

Foto: Divulgao

Portas abertas prejudicam desempenho

ser utilizado o refrigerador e procurar formas de reduzir a sua umidade. Utilizao correta Outras recomendaes que podem ser transmitidas aos clientes esto ligadas forma de lidar com o refrigerador. Como grande parte dos usurios no l ou no d a devida ateno aos manuais recebidos junto com o equipamento, importante destacar algumas medidas simples que evitam problemas no desempenho e no consumo de energia do refrigerador. A primeira delas evitar a abertura frequente ou por longo tempo da porta do equipamento. Isso faz com que uma quantidade excessiva de calor do meio ambiente entre no refrigerador, prejudicando o seu desempenho e o resfriamento ou congelamento dos alimentos. O aumento da temperatura interna do gabinete, provocado por esse

procedimento, tem outras duas consequncias negativas: exige mais esforo do equipamento o que leva ao desgaste prematuro de peas e componentes e gera maior consumo de energia eltrica. Um exemplo de procedimento simples, que pode evitar essa abertura por tempo excessivo, arrumar bem os alimentos no refrigerador, de forma a perder menos tempo para encontr-los. Outra orientao bsica no guardar alimentos e lquidos quentes, esperando que eles se resfriem antes de coloc-los no equipamento de refrigerao. Da mesma forma, deve-se checar periodicamente a borracha de vedao da porta, evitando a entrada de calor externo. Tambm fundamental estar atento circulao de ar dentro e fora do equipamento. Deve ser reforada para o seu cliente a necessidade de evitar prticas como colocar toalhas plsticas ou outros materiais para forrar as prateleiras do refrigerador ou usar o defletor da bandeja em posio de degelo. Da mesma forma, como j dito anteriormente em relao instalao, preciso prestar ateno s condies que permitam a circulao externa do ar. Por isso, deve ser lembrado ao usurio, especialmente s donas de casa, que o condensador do refrigerador nunca deve ser utilizado para secar roupas e calados molhados. Muita

gente no sabe que isso pode causar srios danos ao equipamento e aos seus componentes e, por isso, utiliza indevidamente esse recurso para ver seus itens de vesturio secos. Para os refrigeradores comuns, que no contam com a tecnologia frost-free ou nofrost, deve ser lembrada a necessidade de fazer o degelo periodicamente, evitando a formao de uma camada de gelo. Mais duas orientaes bsicas ajudam a economizar na conta de energia eltrica. Em primeiro lugar, ensinar que, no inverno, a temperatura interna do refrigerador no precisa ser to baixa quanto no vero, o que permite regular o termostato em posio mnima. Adicionalmente, lembrar aos clientes que, em caso de ausncias prolongadas, o melhor a fazer esvaziar antes a geladeira e/ ou freezer, desligando-os da tomada. Diversas outras recomendaes simples podem ser pesquisadas, anotadas e transmitidas aos clientes. Com isso, alm de ser reconhecido como um profissional capacitado para reparar e resolver problemas, o refrigerista passar a ser visto tambm como uma espcie de consultor, orientando os usurios sobre a melhor forma de utilizar e manter em bom estado os equipamentos.
19

N 106 Maro/2011

20

Das könnte Ihnen auch gefallen