Sie sind auf Seite 1von 4

ARTIGOS

A formao de recursos humanos para otimizar a indstria da produo de conhecimento no Brasil


Entendo por indstria de informao todos os segmentos ou atividades relacionadas com a produo de estoques de informao - processamento e reprocessamento, a organizao, o armazenamento e a recuperao da informao -, e entendo por indstria de transferncia da informao todos os segmentos ou atividades relacionados com a produo do conhecimento -disseminao, acesso, uso e assimilao da informao. Ambas operando com fins lucrativos ou no. A indstria de informao isoladamente no produz conhecimento. Produz estoques de informao organizada para uso imediato ou futuro (figura I). O consumo da informao, ou o seu uso em si no produz qualquer conhecimento. O conhecimento se efetiva na medida em que se processa a assimilao da informao pelo receptor. Entendo a assimilao da informao como o processo mental que promove uma alterao no estado cognitivo do receptor por adio, sedimentao ou modificao de conhecimento anterior. Assim, a indstria de informao, ao produzir seus estoques, orienta-se por uma racionalidade da tcnica, utilizando um instrumental bem definido no processamento (gerao) e no reprocessamento, armazenamento e recuperao da informao. A indstria de informao, por ser basicamente uma indstria que produz estoques, privilegia os princpios que buscam a produtividade de seus arquivos e a eficcia de suas operaes. A formao de recursos humanos no Brasil, e creio na Amrica Latina, tem se ocupado principalmente em criar competncia de recursos humanos para a indstria de produo de informao, isto , formar profissionais para gerenciar e otimizar a formao de estoques de informao organizada para o consumo. As tcnicas de produo de informao so mais visveis, mais concretas; utilizam cada vez mais arquivos eletrnicos d elevado custo sempre pressionados por avaliaes de custo-eficcia operacional. Todavia, a produo de estoques de informao no produz conhecimento. A produo de conhecimento se efetiva na indstria de transferncia de informao e esta opera dentro de um relativismo ambiental. Os pases da Amrica Latina so multicontextuais, so diversificados em seus espaos sociais em termos de educao, renda, grau de industrializao, urbanizao e competncia da fora de trabalho. Essa fragmentao do todo social cria condies para a existncia de microorganismos sociais diferenciados em sua sensibilidade para absorver a informao. A indstria de transferncia de informao se orienta por uma racionalidade ambiental. Procura, portanto, operar com profissionais diferenciados, no padronizados, o que por sua vez o grande anseio da indstria de informao: a padronizao do perfil de seus profissionais. Aqui reside o problema. A formao de recursos humanos para a rea de informao em geral enfrenta uma contradio na lgica das duas indstrias que juntas procuram promover o conhecimento.

Aldo de Albuquerque Barreto

Resumo
A indstria da informao no Brasil tem produzido estoques de informao organizados e controlados para uso imediato ou futuro. Contido, os estoques em si so estticos e no produzem conhecimentos. A nica indstria que toma possvel produzir conhecimento a indstria da transferncia da informao a qual propicia o acesso, o uso e a assimilao da informao. A indstria da informao orientada por uma racionalidade tcnica onde a quantificao, a eficcia e a produtividade constituem seu principal paradigma. A indstria da transferncia da informao orientada por uma racionalidade contextual onde diversos segmentos sociais possam ter acesso, uso e transformar a informao em conhecimento. A formao de recursos humanos para a rea de Cincia da Informao deve ser pensada e projetada, levando-se em conta o antagonismo existente na racionalidade das duas indstrias.

Ci. Inf., Braslia, 19(2):113-16, jul./dez. 1990

A formao de recursos humanos para otimizar a Indstria da produo de conhecimento no Brasil

A tradicional busca da ordem na indstria de informao vem provocando um certo grau de desordem na transferncia e assimilao desta informao. A formao de profissionais no Brasil tem priorizado o setor de formao de estoques de informao. A Ao Programada para a rea de informao em Cincia e Tecnologia, elaborada pelo CNPq/IBICT, em 1984, com expressiva participao da comunidade, apresenta um conjunto de diretrizes e atividades prioritrias para o setor, com uma ntida preocupao em fortalecer a indstria de estoques de informao. Na Ao Programada foram consideradas reas prioritrias as de: gerao de documentos primrios, formao e desenvolvimento de colees bibliogrficas, produo de bases de dados bibliogrficos - todas atividades tpicas da indstria de informao. O documento indica, ainda, como prioridade a formao de recursos humanos e a difuso e uso da informao, onde, infelizmente, o acesso fsico informao colocado como a sua assimi-

lao, nica capaz de produzir conhecimento. Esta prioridade existente no Brasil, como em outros pases da Amrica Latina, explicvel pela transnacionalizao da indstria de informao em cincia e tecnologia que procura sedimentar mercados repassando normas e padres adotados internacionalmente. O fortalecimento da indstria de estoques de informao e conseqentemente o mercado de trabalho para profissionais que nela atuam podem explicar os grandes problemas de transferncia e assimilao da informao encontrados no Sistema Nacional de Informao Agrcola, o Sistema Nacional de Informao Tecnolgica, o Sistema da Informao da Amaznia, o Centro de Informao sobre o Semi-rido etc. Todos preocupados primeiramente em produzir, organizar e controlar a informao, e no em produzir conhecimento

nos diferentes espaos sociais em que atuam.

A PS-GRADUAO EM CINCIA DA INFORMAO NO BRASIL A realidade social, econmica e cultural do Brasil por suas dimenses quase continentais e peto seu processo histrico de desenvolvimento uma realidade fragmentada em ncleos sociais heterogneos. Em algumas regies do Pas, esta diferenciao atinge nveis to marcantes, que se pode falar da existncia de vrias micronaes dentro de um mesmo territrio. Para exemplificar a grandeza do problema, alguns indicadores foram elaborados e aparecem no quadro 1 mostrando a dualidade regional que divide o pas no Brasil do Sul-Sudeste e no Brasil do Norte-Nordeste-Centro-Oeste.

Fonte: Anurio Estatstico do Brasil, IBGE, 1988. Servio de Estatstica da Educao e Cultura, Sesu/MEC. Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar, IBGE, 1989.

Ci. Inf., Braslia, 19(2):113 -16, jul./dez. 1990

A formao de recursos humanos para otimizar a Indstria da produo do conhecimento no Brasil

Consideramos que sistemas de informao so sistemas humanos que s existem em uma relao biunvoca com o contexto em que atuam. Verifica-se ento, de imediato, a dificuldade encontrada na formao de profissionais para atuar em diferentes contextos sociais. No s o profissional a ser formado deve ser diferenciado, como tambm o prprio projeto do sistema de informao. foroso abandonar a idia de trabalharse com o conceito de um nico sistema de informao generalizvel, o que certamente facilitaria; a adoo de uma estrutura curricular padronizada. A realidade multifacetada no permite trabalhar com curriculo que pretenda formar o profissional padro, com um perfil nico. A uniformizao de sistemas de informao com predominncia do processamento, organizao e controle da informao tambm no aceitvel.

O teor de inovao nos processos de tratamento, organizao e transferncia da informao deve estar sempre condicionado s condies e capacidade de os diversos microncleos sociais aceitarem esta inovao. O ensino da Cincia da Informao quando fortemente baseado na tecnologia da informao com alto teor de inovao, ir formar profissionais somente para o setor moderno de um Brasil muito maior. Considerando que funo bsica de qualquer sistema de informao desenvolver o contexto em que est inserido, deve o sistema adaptar-se s condies ambientais diversificadas, bem como o profissional que nele ir desenvolver suas atividades. As atividades de informao cientfica e tecnolgica tm se desenvolvido de forma considervel no Brasil nos ltimos anos.

Criar competncia com recursos humanos para esta rea tem sido uma preocupao do IBICT desde 1952, quando foi criado o seu curso de especializao, ps-graduo lato sensu, oferecido hoje h 38 anos consecutivos. O Curso de Mestrado em Cincia da informao, do CNPq/IBICT/UFRJ/ECO, funcionando desde 1970, vem adotando desde 1984 uma estrutura curricular totalmente flexvel (anexo l e II) na qual cada aluno, em conjunto com o orientador de curso, elabora o seu prprio programa de estudos Independente e diferenciadamente. A flexibilidade curricular foi a nica forma encontrada para atender demanda de estudantes que procuram o curso vindos de todas as regies do Pas e da Amrica Latina. O resultado tem sido positivo. Atualmente, os prprios alunos no aceitariam uma modificao curricular que introduzisse mais de trs cadeiras obrigatrias. A argumentao contrria flexibilidade curricular, defende a idia de que com a flexibilidade perde-se a identifidade da rea de Cincia da Informao e que o curso poderia estar formando profissionais sem um perfil claramente definido. Contudo, penso ser esta a nica alternativa vlida para a formao de profissionais que iro exercer suas atividades em segmentos sociais totalmente diferenciados. Cabe ressaltar, ainda, que a flexibilidade curricular para o ensino de Cincia da Informao e Documentao foi uma das principais recomendaes da IX Reunio de Ps-Graduao em Cincia da Informao e Biblioteconomia, realizada em Braslia, em 1989. Nada existe, tambm, em qualquer regulamentao oficial no Brasil que indique ou prestigie a adoo de currculos estruturados e obrigatrios para o ensino de psgraduao em qualquer nvel ou de qualquer rea. Existe, sim, um forte corporativismo acadmico, que, ao pretender preservar uma identidade de conhecimento, tenta preservar o domnio do conhecimento, criando reservas de mercado intelectual que podem afetar a prpria existncia dos profissionais que atuam na rea.
Aldo de Albuquerque Barreto Economista, doutor em Cincia da Informao pela The City University, Inglaterra, pesquisador titular do CNPq/lBICT, professor e coordenador da Ps-Graduao em Cincia da Informao da Escola de Comunicao da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ci. Inf., Braslia, 19(2):113-16, jul./dez. 1990

A formao de recursos humanos para otimizar a Indstria da produo de conhecimento no Brasil

ANEXO l

The human resources education to rationalize the industry of knowledge production in Brazil
Abstract
The information Industry in Brazil has been producing stoks of information organized and controled for present or future use. However, these stoks are static and do not produce knolwledge by itsetf. The only industry that may possible produces knowledge is the communication industry with enables access, use and assimilation of Information, The Information industry is oriented by a technical rationality where quantification, effectiveness and productivity are its main paradigm. The communication industry is oriented by a contextual rationality where diferent social spaces can access, use and transform Information in knowledge. Education in Infomation Science has to accommodate these diferent racionatity when planning formal courses in the area.

Ci. Inf., Braslia, 19(2):113-16. jul./dez. 1990

Das könnte Ihnen auch gefallen