Sie sind auf Seite 1von 7

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA MICROCONTROLADO PARA ACIONAMENTO DE DISPOSITIVOS ELETRO-ELETRNICOS A DISTNCIA VIA COMANDO MULTIFREQUENCIAL (DTMF).

Antonio H. M. Beluco Tiago Kavilhuka

Resumo: Este artigo apresenta a proposta de um sistema microcontrolado, capaz de acionar dispositivos eletro-eletrnicos distncia, atravs de sinais DTMF emitidos por qualquer aparelho telefnico compatvel com a tecnologia. Tambm so apresentados os estudos tericos dos equipamentos utilizados, o circuito eletrnico desenvolvido para aquisio do sinal e acionamento, bem como a anlise dos resultados obtidos a partir dos testes prticos.

INTRODUO

A busca por melhores condies de vida faz do homem um eterno pesquisador, e assim, a cada dia algo inovador apresentado, proporcionando comodidade e conforto humanidade. O aparelho telefnico, seja ele fixo ou mvel, um exemplo claro de desenvolvimento, tornando-se praticamente indispensvel aos seus adeptos, e facilitando assim o aproveitamento de tecnologias embarcadas como o DTMF (Dual Tone Multi Frequency), mtodo de discagem que faz uso de tons de duas freqncias, para o desenvolvimento de novos sistemas, Desta forma, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema microcontrolado para acionamento de dispositivos eletroeletrnicos a distncia via comando multifrequencial (DTMF). Perante o fato de que, com o sistema em questo, utilizar em seu circuito um aparelho telefnico celular como principal meio de comunicao com as cargas, estas, por sua vez, podem possuir caractersticas mveis como um veculo, ou fixas como um eletrodomstico. O usurio conectar nas sadas do circuito os equipamentos eletro-eletrnicos de sua preferncia, e o acionamento

Palavras-chave: Acionamento, DTMF, microcontrolador.

Abstract: This article presents the proposal of a microcontrolled system, capable of setting in motion eletroelectronic dispositives from a distance, trough DTMF signals emitted by any phone equipment compatible with the technology. It also presents the theoretical studies of the equipment used, the electronic circuit developed for signal aquisition and setting in motion, as well as the analysis of the results obtained from the practical tests.

Key-words: microcontroller.

Action,

DTMF,

destes ser protegido por uma senha pr-programada.

1 FUNDAMENTAO TERICA Ser apresentado os conceitos necessrios para o entendimento do projeto, assim como algumas caractersticas indispensveis para o circuito.

Um dos mais importantes recursos do sistema celular o handoff; recurso responsvel por manter a continuidade de uma conversao, enquanto a unidade mvel se desloca da rea de cobertura de uma clula para outra (TRASEL; VERONEZ, 2005).

1.2 ESTAO MVEL A estao mvel (EM), tambm conhecida como terminal mvel, composta basicamente por uma unidade de controle, um microprocessador, responsvel por executar as funes da telefonia celular, e um aparelho transmissor e receptor de rdio. Durante o estabelecimento de uma chamada, um canal de voz selecionado para transmitir o sinal de udio da conversao. Os aparelhos celulares so classificados em relao a quantidade de canais de operao, como Dual Band, Tri Band, ou at mesmo Quadri Band, (PAES et al, 2005). A troca do canal de voz, inicialmente selecionado, pode ocorrer em situaes com alto nvel de rudo ou at mesmo quando for necessrio aliviar o trfego de uma clula. (MEDOE, 2000). 1.3 DTMF

1.1 TELEFONIA MVEL CELULAR A telefonia celular funciona transformando a voz em sinais eltricos, os quais so transmitidos atravs de ondas de rdio. Tal rede de comunicao possui alto nvel de mobilidade devido ao grande nmero de clulas, que correspondem s regies em que as reas de cobertura so divididas (PAES et al, 2005), conforme mostra a Figura 1.

Figura 1

Estrutura das clulas hexagonais Fonte Paes et al, (2005).

Cada clula possui uma Estao Rdio Base (ERB), composta por uma ou mais antenas, responsveis por captar as mensagens dos aparelhos e transferir para a Central de Comutao e Controle (CCC), que localizar o aparelho receptor, seja ele fixo ou mvel, mantendo a qualidade de transmisso e recepo conforme os padres do sistema (Alencar, 1998).

Dual Tone Multi Frequency (DTMF) o mtodo de discagem utilizado por aparelhos telefnicos modernos, onde cada nmero do teclado corresponde a uma combinao de duas frequncias (REIS, 1999). O Teclado DTMF forma uma matriz, onde cada linha e coluna possuem

uma frequncia de referncia, conforme exibido a Figura 2.

no pas) e sistema quadriband, que possibilita o aparelho operar em at quatro bandas de frequncia. Considerando que a tecnologia 3G migra automaticamente (conforme configurao do aparelho celular) para GSM quando apresenta perda de sinal, esta pode ser utilizada sem causar problemas ao funcionamento. O aparelho em questo tambm deve possuir o modo de atendimento automtico, fator indispensvel ao pleno funcionamento do sistema.

Figura 2 Teclado DTMF padro Fonte: REIS (1999).

Desta forma, o pressionar de cada tecla emite um tom de duas frequncias, permitindo assim que a central telefnica decodifique e identifique o nmero pressionado. A discagem eletrnica DTMF realizada pela implementao de contadores digitais que recebem os tons gerados pelo teclado e, sincronizados a um oscilador, realizam uma operao de diviso, determinando a frequncia resultante na sada (Reis, 1999).

2.2 DECODIFICADOR DTMF

DE

SINAL

A partir do momento em que um sinal DTMF transmitido, o rgo receptor necessita decodific-lo para identificar qual foi o tom recebido (FILHO, 2002). Para realizao desta funo fora selecionado o circuito integrado MT8870DE que realiza a filtragem dos sinais, fazendo uso de tcnicas de comutao de capacitores para os grupos de alta e baixa frequncia e decodificao digital, que utiliza tcnicas de contagem para detectar e decodificar todos os 16 pares de tons de frequncia, em um cdigo de 4 bits. Para entender melhor o funcionamento de Decoder, apresentado na Figura 3, o diagrama completo do componente, conforme seu respectivo fabricante (MITEL, 1995).

2 MATERIAIS E MTODOS Foi necessrio especificar os materiais necessrios para garantir o funcionamento do sistema, alm de mostrar os mtodos utilizados para alcanar os resultados propstos.

2.1 CELULAR Algumas configuraes mnimas foram estabelecidas para seleo do aparelho telefnico celular utilizado no circuito. Estas permitem ao sistema uso indiscriminado em todo o territrio nacional; entre estas: a compatibilidade com tecnologia GSM (detentora da maior cobertura de sinal

barramentos, um para dados e outro para instrues, caracterstica que torna o microcontrolador mais rpido, pois enquanto uma instruo executada outra pode ser buscada da memria (MICROCHIP, 2003).

2.4 A PROGRAMAO Com o uso de um microcontrolador possvel programar a execuo de tarefas de acordo com as necessidades pessoais, desta maneira, a programao foi concebida de forma a suprir as necessidades iniciais de controle, que so limitadas ao acionamento de 4 cargas. Quando aplicado em dispositivos mveis, o sistema aciona automaticamente 3 (trs) sadas de forma temporizada, com intervalo programado de 10s. Este mtodo de funcionamento por ser selecionado atravs de chave especfica no prprio circuito. Uma vez completa a ligao, (atendimento automtico), deve ser inserida uma senha de 4 (quatro) dgitos, seguido da tecla asterisco, que confirma a operao. Uma vez inserida a senha corretamente, o sistema verifica o modo de operao do circuito dando continuidade aos acionamentos das cargas (temporizado no modo alarme e individual no modo acionamento). Como forma de segurana, o acionamento das sadas por tentativas encontra-se protegido por um tempo entre dgitos de 2,3s. Tal alternativa s possvel devido ao recurso conhecido como Watchdog, que provoca um reset na programao em caso de erros na lgica de programao, neste caso um atraso.

Figura 3 Diagrama do Decoder Fonte: Mitel (1995).

2.3 MICROCONTROLADOR Um microcontrolador possui internamente todos os componentes necessrios para se realizar o controle de um processo, incluindo memria de programa, memria de dados, portas de entrada e/ou sada serial, contadores, timers e tambm a ULA (Unidade Lgica Aritmtica), responsvel por realizar as operaes lgicas do programa (SOUZA, 2007). Para tornar a programao mais flexvel, ou seja, permitir a adio de controle de mais sadas futuramente e tambm atender a necessidade inicial, que prev o acionamento de 4 sadas recebendo dados de 13 (treze) entradas de controle, o PIC16F877A, do fabricante MICROCHIP, foi o escolhido, pois atende todas as necessidades do projeto e ainda pode ser encontrado facilmente no mercado. Possuindo 40 (quarenta) pinos, onde se encontram 5 (portas) de entrada e/ou sada, sendo elas: PORTA, PORTB, PORTC, PORTD e PORTE, 3 (trs) timers, 2 (dois) comparadores e capacidade para 35 (trinta e cinco) instrues com filosofia RISC (computador com set de instrues reduzido). O PIC16F877A possui outra vantagem que a arquitetura Harvard, onde internamente existem 2 (dois)

3 ANLISES E RESULTADOS Para garantir pleno funcionamento do circuito, todas as partes que o constituem foram testadas separadamente e agrupadas uma a uma at a obteno do resultado final. A aplicao das parciais do circuito foram montadas em protoboard conforme segue: O circuito de entrada, responsvel pela captao dos sinais DTMFs, foi testado primeiramente fazendo uso de leds acoplados as suas sadas. Sabendo que a resposta do decodificador obtida em correspondentes binrios, a verificao da eficcia do pressionar de cada dgito do teclado do telefone celular pode ser conferida atravs do acionamento dos leds. Quando concludos os testes com o decoder, suas sadas foram acopladas nas entradas correspondentes do demultiplexador, possibilitando assim iniciar a segunda fase dos testes. Assim como feito na primeira etapa, leds foram acoplados nas sadas do demultiplexador, permitindo assim visualizar sua resposta diretamente, conforme as teclas do telefone celular. Tambm fazendo uso de leds, pdese testar a eficcia do acionamento das sadas, assim, as sadas do demultiplexador foram acopladas diretamente a um circuito integrado, composto por transistores darlington (o qual permite acionar dispositivos que exigem maior consumo de corrente, como lmpadas e reles) que, por sua vez, foi acoplado s cargas. Toda a simulao realizada via protoboard obteve sucesso, uma vez que todos os comandos foram respondidos diretamente sem

problemas. Durante os testes verificouse pequena interferncia na resposta do decoder em funo de rudos presentes na entrada do circuito, que pode ser removido aplicando capacitores de 1000 na entrada e sada do regulador de tenso. Finalizados os testes em protoboard deu-se incio a fabricao da placa com o circuito impresso, assim todo o funcionamento do circuito pode ser revisado, necessitando apenas a insero do microcontrolador. A programao do microcontrolador foi realizada em etapas, fato que permitiu alcanar o objetivo final com sucesso. Primeiramente, cada etapa da rotina de programao passava por simulao via software MPLAB e, em seguida, aplicada diretamente ao circuito para verificao de eficcia. A primeira rotina foi concebida de forma a controlar diretamente as cargas, ento , quando acionada qualquer tecla do aparelho celular, acionava diretamente a sada a ela associada, desta forma pde ser avaliada toda a comunicao do circuito, desde a entrada at a sada. A insero da rotina para senha foi realizada na segunda etapa da programao. Seguindo conforme fluxograma anteriormente apresentado, quando realizado o atendimento da chamada, o usurio dever inserir a senha pr-programada (neste caso: 1; 2; 3; 4) e confirm-la pressionando a tecla asterisco. Toda a etapa passou por simulao via software e testes diretamente na placa. Finalizando a programao, a rotina considerada mais importante pde ser inserida, garantindo assim maior confiabilidade ao sistema, trata-se do

co de guarda ou watchDog. Tal funo, quando ativa, provoca um reset no sistema, assim, sempre que ocorrer demora superior a 2,3s durante a insero da senha (tempo entre dgitos) o sistema entrar automaticamente em suspenso, o qual ser confirmada por um bip longo (3s), fazendo-se necessrio reiniciar o procedimento de insero de senha. Demais detalhes, como ajuste de tempo de disparo das cargas em modo alarme e configurao de bips, foram testados paralelamente as etapas acima descritas. Para proporcionar ao usurio garantia de acionamento das cargas desejadas, foi inserida na programao rotina que confirma todos os acionamentos atravs de um bip curto (1s), e o desligamento pelo soar de dois bips curtos. Com a concluso da programao, puderam-se realizar os testes finais diretamente na placa de controle, assim foram realizados acionamentos diretamente pelo aparelho celular acoplado a placa, e tambm por aparelhos telefnicos diversos, no obtendo nenhuma condio inconveniente ao sistema, uma vez que todas as tentativas de insero de senhas incorretas ou com tempo incorreto foi bloqueada pelo sistema. Importante salientar, que ambos os aparelhos telefnicos (emissor e receptor), devem estar configurados para emisso de sinais DTMFs. Como os sinais DTMF`s possuem frequncias distintas, porm coincidentes, com muitas das existentes em msicas, o aparelho telefnico celular receptor dever ser configurado para no emitir nenhum toque de chamada, evitando assim entradas indevidas no circuito.

4 CONCLUSO Com a finalizao deste trabalho, um novo sistema lanado ao mercado e no s capaz de proteger algo desejado, tambm pode promover comodidade ao tornar vivel o acionamento de um dispositivo distncia, alcanando assim o objetivo geral esperado. Inicialmente com dois modos de operao (Acionamento e alarme), onde possvel, tanto acionar dispositivos eltricos dentro de casa ou at mesmo bloquear um veculo em movimento. Existe a possibilidade de estender o projeto para aplicaes futuras, com a finalidade de simplificar o sistema, reduzir custos, mas mantendo a confiabilidade. Na era da tecnologia, tudo que nos propiciar conforto ser bem vindo, e assim que este projeto deve ser concebido, como algo que surge para facilitar as rotinas dirias de cada um. Tal tecnologia utilizada, apesar de no muito difundida, possui muitos recursos, possibilitando ser usada em diversas outras reas. Uma das dificuldades encontradas no projeto so as limitaes que esto presentes, pois como o sistema dependente de uma rede telefnica e ocorrendo um problema com a mesma, o sistema ser afetado. De forma geral podemos concluir que o projeto pode, e muito, simplificar diversas operaes, trazendo-nos comodidade e, em certas circunstncias, segurana.

REFERNCIAS

ALENCAR, Marcelo Sampaio de, Telefonia Digital So Paulo : rica, 1998. FILHO, Joo Candido A. Milasch; Monitor e gerenciador de linha telefnica controlado pelo microcomputador; Curitiba, 2002. MEDOE, Pedro A.. Curso Bsico de Telefonia; Editora Saber, 1 Edio; So Paulo 2000. MITEL. Integrated DTMF Receiver MT8870DE, 1995. MICROCHIP. DATA PIC16F87XA, 2003. SHEET

PAES, Acnanra; GUEDES, Cristiane; PRESTES, Inger de Cssia; CHEDID, Michelle; ANJOS, Olvia Anunciatti dos; Telefonia Mvel Curitiba; 2005. REIS, Maurcio Caruzo. Eletrnica de telefone: Residencial e Celular. 5ed. So Paulo: Letron, 1999. TRASEL, Anete Terezinha; VERONEZ, Denise; Banco de Dados Mveis; Universidade Estadual do Oeste do Paran Unioeste; Curso em Bacharelado em Informtica; Cascavl; 2005. SOUZA, David Jos de. Desbravando o PIC: ampliado e atualizado para PIC16F628A. 11ed. So Paulo: rica, 2007.

(1) Tcnico em Eletrotcnica, Acadmico do Curso de Engenharia de Controle e Automao do Instituto Superior Tupy. beluco_@hotmail.com (2) Acadmico do Curso de Engenharia de Controle e Automao do Instituto Superior Tupy. tiagokvk@gmail.com

Das könnte Ihnen auch gefallen