Sie sind auf Seite 1von 2

BRITO, Maria Noemi Castilhos. Gnero e cidadania : referenciais analticos. Estudos feministas, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 291-298, 2001.

Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n1/8616.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2013. FICHA DE CITAO Os gregos conceberam a idia de cidadania como um atributo de homens livres, que seriam as pessoas aptas para as atividades polticas, ficando as mulheres, os servos e os escravos relegados a um lugar margem dos assuntos de interesse pblico. Historicamente, a construo das identidades de homens e mulheres se tem configurado a partir da dicotomia entre as esferas pblica e privada, com atribuies de papis, atitudes e valores previamente definidos segundo modelos naturais. (p. 291) O feminismo contemporneo discute esta viso, criticando-a, e prope novas abordagens que permitem integrar homens e mulheres nas suas relaes, no desenvolvimento dos processos sociais. (p. 291) Nos anos 50 e 60, *...+ enfatizavam a imagem da mulher dedicada ao lar e afastada do mundo da poltica. Reforava-se, assim, o consenso tradicional da mulher pertencente ao domnio familiar e privado, e do homem ligado ao domnio da atividade pblica, na qual se inclui a participao poltica. (p. 293) As mulheres, portanto, mesmo partindo da esfera privada, podem agir politicamente, utilizando recursos especficos, seguindo caminhos que cruzam os espaos pblicos e privados. A dimenso poltica no se restringe exclusivamente esfera pblica, s atividades masculinas, mas est presente tambm no cotidiano que homens e mulheres vivenciam em conjunto numa determinada relao histrica e que interessa analisar com um enfoque integrador, sem pr-interpretaes globalizantes, sem juzos valorativos que desqualificam de antemo formas diferenciadas de envolvimento poltico. (p. 297) As mulheres brasileiras, especialmente nas ltimas dcadas, das mais diversas formas, tm afirmado a sua cidadania, constituindo-se como sujeitos sociais atravs dos seus movimentos e aes, ligadas ou no a instituies polticas. Esta situao no exclusivamente brasileira. [...] Ser mulher na Amrica Latina hoje envolve a luta pelo reconhecimento da sua posio como sujeito social presente no contexto latinoamericano, exigindo dos analistas da sociedade uma ateno especial que destaque a diferenciao por gnero. (p. 297) FICHA DE RESUMO A autora parte da ideia de cidadania, a qual teve origem entre os gregos, sendo associada somente queles que seriam competentes politicamente, ou seja, os homens. Fato que no inclu as mulheres, caracterizando-as como excludas dos assuntos de interesse pblico. Juntamente com essa ideia de cidadania, h a formao da identidade do gnero, que segundo a autora so definidas a partir da diviso conceitual entre pblico e privado, que afirmaram regalias de papeis.

Durante as dcadas de 50 e 60, a autora menciona a associao da figura da mulher ao lar como fator capaz de afasta-la dos negcios polticos, fortalecendo, assim, a ligao do homem poltica e a da mulher com a questo familiar. Apenas com o surgimento do feminismo, a partir da dcada de 70, que surgem crticas sobre a partilha entre pblico e privado segundo especificidades que por natureza esto ligadas aos sexos. Surgem tambm propostas para que se aborde a integrao entre homens e mulheres, em suas conformidades de uma forma mais determinada no desenvolvimento de tcnicas sociais. Portanto, o movimento feminista surge com o objetivo de afirmar a cidadania feminina atravs de movimentos sociais, campanhas, protestos polticos e movimentos revolucionrios, para que alm do desequilbrio do meio pblico, haja reelaborao de maneira completa desse meio, exigindo da sociedade uma maior ateno sobre as diferenas entre os gneros. Diante disso, a autora prope utilizar o gnero como uma categoria de anlise tomando por base uma explicao especfica, a qual possvel perceber o relacionamento entre feminino e masculino e o aperfeioamento da sociedade. Observa-se que as novas abordagens tm se aprofundado a partir de verificaes feministas, tornando-se mais aparente a figura da mulher como parte da evoluo social. FICHA DE RESENHA O objetivo central do texto discutir a ideia de cidadania e a construo da identidade de gnero, a partir das esferas pblicas e privadas, evidenciando que por muito tempo as mulheres estiveram ligadas somente ao meio privado, enquanto os homens exerciam suas atividades nas esferas pblicas. A autora demonstra que s com o surgimento do movimento feminista, houve a desvinculao da associao das mulheres s questes familiares e a considerao delas como sujeito poltico pblico. Alem disso, o movimento feminista abre espao para criticar esta separao entre pblico e privado, permitindo com que passasse a existir respostas sobre a integrao entre os gneros sob enfoques equivalentes. Ao propor esta abordagem, a autora pretende mostrar como a cidadania feminina e o respeito entre gneros foram alcanados, destacando a relevncia dos movimentos feministas para a insero da mulher na sociedade, impulsionando-as a buscar um campo de contestao e fluidez, em que categorias de sexo, classe e raa possam ser pensadas em conjunto e de maneira mais igualitria.

Das könnte Ihnen auch gefallen