Sie sind auf Seite 1von 7

Bsico de Java e Orientao a Objetos

O objetivo deste curso bsico de Java e Orientao a Objetos apresentar os conceitos bsicos da linguagem de programao Java e a orientao a objetos (OO), visando ensinar usurios leigos, com pouca experincia em linguagem de programao a trabalhar com a plataforma Java. O foco do curso apresentar conceitos, aplicando sempre que possvel a problemas prticos, apresentando muitos conceitos e exemplos prticos. Ao final do curso, o usurio estar capacitado a utilizar a sintaxe da linguagem Java, desenvolver classes, aplicar os conceitos de herana, polimorfismo, classes abstratas e interfaces no desenvolvimento de projetos orientados a objetos.
Disponibilidades neste curso: Tipo Total de itens Info Vdeo:

33

Todos os vdeos disponveis para assinantes MVP.

Introduo
o

Preparando o ambiente de desenvolvimento Java


Nessa videoaula veremos os procedimentos para a preparao de um ambiente de desenvolvimento Java baseado em softwares livre sobre o sistema operacional Windows.

Comeando a programar
o

Desenvolvendo a estrutura de uma aplicao Java


Nessa videoaula veremos a estrutura bsica de uma aplicao Java. Inicialmente, um projeto desenvolvido dentro da IDE Netbeans,

assim como uma primeira classe chamado TestandoEstruturaPrograma.


o

Tipos primitivos e variveis


Nessa videoaula veremos o conceito de variveis, sendo estes posies de memria que armazenam dados de vrios tipos, tanto numricos como texto.
o

Operadores matemticos e relacionais na linguagem Java


Nessa videoaula veremos os operadores matemticos e lgicos aplicados na linguagem Java. A utilizao destes operadores permite a realizao de operaes matemticas(adio, subtrao, multiplicao e diviso).
o

Entrada de Dados e Cast


Nessa videoaula veremos mtodos para fazer a entrada de dados no programa, substituindo a tradicional valorizao de variveis com dados estticos.

Sintaxe da Linguagem
o

Comandos condicionais em Java


Nessa videoaula veremos comandos condicionais em Java, que permitem definir o fluxo do programa a partir de um teste lgico.
o

Operadores lgicos em condicionais e Switch em Java


Nessa videoaula veremos os operadores lgicos aplicados ao comando condicional if. Esses operadores so o operador E (And) e o operador OU (OR) lgicos, usados para agregar dois ou mais valores lgicos.
o

Estrutura de repetio while na linguagem Java

Nessa videoaula veremos as estruturas de repetio Java. Inicialmente ser utilizado o comando while, sendo este apresentado em exemplos prticas.
o

Estrutura de repetio for


Nessa videoaula veremos as estruturas de repetio FOR na linguagem Java, sendo esta apresentada em exemplos prticas.
o

10

Comandos de Entrada e Sada de dados grficos do pacote swing com a classe JOptionPane
Nessa videoaula veremos os comandos de entrada e sada de dados grficos do pacote swing utilizando a classe JOptionPane. Para a entrada de dados, apresentado o comando showInputDialog.
o

11

Utilizando Arrays com Java


Nessa videoaula veremos a utilizao de array unidimensionais na linguagem de programao Java. Array pode ser considerado um conjunto de variveis, onde seus elementos podem ser acessados a partir de um ndice.
o

12

Utilizando Arrays Multidimensionais e Debug em Java


Nessa videoaula veremos a utilizao de array multidimensionais, sendo estes semelhantes aos array unidimensionais visto na ltima videoaula, entretanto, agora so dois ndices para acessar/valorizar os contedos.

Utilizao das classes


o

13

Utilizando a classe String em Java e a documentao


Nessa videoaula veremos a utilizao de uma das principais classes do Java: String, sendo uma das nicas classes que podem ser utilizadas como tipo primitivo. A classe String tem a funo de armazenar um conjunto de caractere (um texto).
o

14

Modelo de desenvolvimento Orientada a Objetos


Nessa videoaula veremos o modelo de desenvolvimento de aplicativo baseados na orientao a objetos. Mesmo sem conhecimentos aprofundados da tecnologia.
o

15

Trabalhando com Datas


Nessa videoaula veremos o tratamento de datas utilizando a classe Date do pacote java.util. Na vdeo aula apresentado a instanciao do objeto, a recuperao da data do sistema bem como manipulao de informaes como dia.
o

16

Utilizando a classe Calendar


Nessa videoaula veremos a utilizao e manipulao de datas na plataforma Java utilizando a classe Calendar. Ao contrrio da classe Date, a classe Calendar no possui mtodos deprecated e permite a minipulao individual das partes de uma data/hora.
o

17

Formatando datas e nmeros


Nessa videoaula veremos a utilizao de listas utilizando a plataforma Java. Para exemplificar o uso, apresentamos primeiro os conceitos de arrays unidimensionais em Java, focando nos seus pontos fracos. Na sequncia, apresenta algumas das classes para manipulao de listas em Java, destacando a classe ArrayList.
o

18

Utilizando classes de Lista


Nessa videoaula veremos a utilizao de classes de formao, sendo que essas se encontram no pacote java.text da plataforma Java e permitem manipular informaes de data/hora e nmeros. Para exemplificar o uso da classe de formatao de data/hora SimpleDateFormat.
o

19

Manipulando Listas e Utilizando Hashmap

Nessa videoaula veremos a utilizao de classes de lista, priorizando a recuperao dos elementos de um ArrayList e a utilizao da classe Hashmap. Em um primeiro momento, ser percorridos os elementos de um ArrayList utilizando o comando for, recuperando os elementos a partir do seu ndice.
o

20

Utilizando a classe Math


Nessa videoaula veremos a utilizao de classes Math, a qual permite realizar operaes matemticas (raiz quadrada, funes trigonomtricas, exponenciais, etc.). Ao contrrio de todas as classes vistas at o momento no curso (classe String, Date, Calendar, ArrayList, etc.)
o

21

Subprogramao em Java
Nessa videoaula veremos a organizao de classes em Java utilizando a subprogramao, sendo esta uma tcnica que programa dividir um programa em rotinas, estas chamadas em Java de mtodos.
o

22

Desenvolvendo classes com mtodos estticos


Nessa videoaula veremos a criao de classes com mtodos estticos, comumente chamados de classes de funes.
o

23

Desenvolvendo classes com atributos


Nessa videoaula veremos a criao de classes com atributos, tambm chamadas de classes instanciveis ou classes de entidades. Estas classes tem como caracterstica possurem atributos e so utilizadas por rotinas computacionais para armazenar da
o

24

Encapsulamento de Atributos
Nessa videoaula veremos o encapsulamento de atributos nas classes Java. O encapsulamento garante que apenas a classe onde o atributo se encontra ter acesso direto a ele. As demais classes s tero acesso via mtodos getters (que recuperam o atributo) e setters (que muda o valor de um atributo).

25

Encapsulamento de Atributos
Nessa videoaula veremos a utilizao de mtodos construtores, sendo estes os mtodos chamados quando um objeto criado a partir de uma classe. Para chamar o mtodo construtor, utilizado a palavra reservada new.
o

26

Codificando mtodos em classes


Nessa videoaula veremos a codificao de mtodos dentro de classes com atributos. Dentre os principais tipos de mtodos, esto os mtodos construtores (com e sem parmetros), mtodos getters e setters.
o

27

Herana em Java
Nessa videoaula veremos herana na linguagem de programao Java. Este recurso pouco conhecido dos programadores de linguagens estruturadas, mas muito utilizado na orientao a objetos.
o

28

Sobrescrita de mtodos e Javadoc


Nessa videoaula veremos a utilizao de sobrescrita de mtodo, sendo este um recurso que permite que uma classe filha possua o mesmo mtodo da classe pai, porm, com funcionalidades diferentes.
o

29

Classe Abstrata
Nessa videoaula veremos a utilizao de classes abstratas, que so classes que possuem pelo menos um mtodo abstrato (mtodo no codificado). Classes abstratas so comumente utilizadas para a melhor organizao de um projeto
o

30

Introduo ao Polimorfismo

Nessa videoaula veremos a utilizao dos conceitos de polimorfismo utilizando a linguagem orientada a objetos Java. O polimorfismo um recurso avanado das linguagens de programao OO que permitem que um objeto assuma diferentes formas.
o

31

Aplicando Polimorfismo na prtica


Nessa videoaula veremos a aplicao de polimorfismo em um problema prtico, onde foi simulado o cadastro de dois tipos de classes semelhantes, as quais representam as figuras geomtricas quadriltero e tringulo.

Cdigo Fonte Moderao


o

32

Cdigo Fonte Completo - Moderao


Neste post voc encontrar o cdigo fonte desenvolvido pela equipe DevMedia, sobre este Curso bsico de Java e Orientao a Objetos
o

33

Cdigo Fonte completo


Nesse post voc encontrar o cdigo fonte completo do Curso Bsico de Java e Orientao a Objetos.

Das könnte Ihnen auch gefallen