Sie sind auf Seite 1von 3

Escola Bsica e Secundria de Vila Franca do Campo Cincias Fsico Qumicas 9Ano Ano Letivo !" # !

!"$ Relatrio de uma Actividade Prtica Ttulo De que depende o valor da impulso?
Objectivos O objectivo deste trabalho descobrir de que depende o valor da impulso, se da densidade do fluido ou do volume do corpo imerso ou ento dos dois. Para descobrirmos de que depende o valor da impulso executamos correctamente o seguinte procedimento experimental que se baseia no Princpio de Arquimedes.

!ntrodu"o Para conseguirmos reali ar este trabalho tivemos de ter em aten!o alguns conceitos te"ricos falados nas nossas aulas tais como# !mpulso ' $empre que um corpo se encontra imerso total ou parcialmente num lquido ou num g%s, sujeito a uma for!a vertical e ascendente, & qual se d% o nome de 'mpulso. Peso aparente a resultante de duas for!as com sentidos opostos o peso real e a impulso. Princpio de Arquimedes ' (ualquer corpo mergulhado num lquido recebe da parte deste uma impulso vertical, de baixo para cima, de valor igual ao do peso do volume de lquido deslocado.

#aterial )inam"metros de *+,-.+/ $uporto 0niversal/ 1arra e no / 2alan!a/ 3ina de 4idro Proveta graduada 5unil de 4idro/ 6gua salgada/ 6gua destilada.

Rea$entes +o houve a utili a!o de reagentes. Procedimento %&perimental

7m primeiro lugar come!amos por nos reunir em grupo e medimos a massa do corpo 8..g, de seguida suspendemos o corpo no dinam"metro .,.*+ e descobrimos o peso real do corpo -.9*+. Para descobrirmos a influ:ncia da densidade do fluido no valor da impulso sabendo que o seu volume inicial era de -*. cm; come!amos por suspender o corpo no dinam"metro e coloc%<lo dentro de %gua. )epois de colocarmos o corpo dentro de %gua a %gua subiu e o seu volume final foi -=> cm;. (uanto ao pe!o real diminuiu e ficou -.=* +. )epois repetimos estes mesmos passos mergulhando o corpo em %gua salgada sendo o seu peso aparente de -.= +. Por fim para descobrirmos a influ:ncia do volume imerso do corpo no valor da impulso come!amos por introdu ir totalmente o corpo suspenso na %gua e descobrimos o valor do seu peso aparente -.=*+. )e seguida colocamos apenas parte do corpo e descobrimos o valor do seu peso aparente -,>*+.

Observa"(es )Re$isto dos Resultados %&perimentais*

Anlise da in,lu-ncia da densidade do ,luido no valor da impulso Peso aparente @+A 6gua 'mpulso @+A ' C PBeal < PAparente ?aior volume imerso .,8 ?enor volume 'merso .,-

?assa @gA

?enor volume imerso Tratamento e Anlise dos Resultados %&perimentais 8..g -,9*+ -,=*+ -,=+

Peso Beal @+A

Anlise da in,lu-ncia do volume imerso do corpo no valor da impulso +onclus(es ?assa @gA Peso Beal @+A Peso aparente @+A ?aior volume imerso -,=*+ ?enor volume imerso -,>*+ 'mpulso @+A ' C PBeal < PAparente ?aior volume imerso .,8 ?enor volume 'merso .,-

8..g

-,9*+

Tratamento e Anlise dos Resultados %&perimentais

-<6gua salgada 8<6gua salgada ;<$er% mais f%cil flutuar na %gua salgada porque o lquido que que possui maior densidade. F< 4f C-8. cmG 4i C-.. cmG 4olume deslocado C 8. cmG 4olume do corpo C 4olume deslocado 'mpulso C Peso do volume do fluido deslocado Peso do volume do lquido deslocado C massa x acelera!o da gravidade Peso do volume do lquido deslocado C .,.*. x 9,> C .,F9+

.iblio$ra,ia consultada ?anual de Hi:ncias 5sico (umicas 9Dano I5sica e (umica na +ossa 4idaJ K Porto 7ditora

+onclus(es Hom a reali a!o deste trabalho podemos concluir que a impulso depende da densidade do fluido e do volume do corpo imerso ou seja quando maior for o volume do corpo, maior a impulso por este sofrida e quanto maior for a densidade do lquido, maior ser% a impulso sofrida pelo corpo imerso.

A/A0!A12O

O Professor _______________________ (Victor Pereira)

Trabal3o reali4ado por ?ariana $alema +D-E 9D)

Das könnte Ihnen auch gefallen