Sie sind auf Seite 1von 25

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises

Silvio Moiss Negri1

Resumo

O presente artigo tece algumas consideraes sobre a segregao scio-espacial, a partir da hiptese de que a classe de renda mais alta que produz, consome e controla o espao urbano. Para tanto, faz uma reviso terica atravs de uma perspectiva histrica do desenvolvimento do conceito e de metodologias empregadas em pesquisas, tanto em nvel nacional com tambm internacional. Desta forma, conclu-se que o aspecto econmico sobrepe todos os outros tipos de segregao. A segregao, portanto, no simplesmente e somente um fator de diviso de classes no espao urbano, mas tambm um instrumento de controle desse espao. Palavras-Chave: Segregao Scio-Espacial. Espao Urbano. Classes Sociais. Classe de renda. Controle.

Abstract

This article has made some considerations about the socio-space segregation from the hypothesis that is the highest-income class that produces, consumes and controlled the urban space. For both, is a theoretical review through a historical perspective of the development of the concept and methodology employed in research, both at the national level as well international. Thus, concluded that the economic aspect overrides all other types of segregation. The segregation therefore is not simply and only a factor of division of classes in urban areas, but also an instrument of control that space. Keywords: Segregation Socio-Space. Urban Espace. Social Classes. Highest-income class. Controll.

A Evoluo do Conceito
Pensar o urbano atravs da organizao espacial das classes sociais nos reporta a inmeros problemas de ordem social, econmica, poltica e ideolgica. Dentre eles, destacam-se: pobreza, misria, violncia, degradao ambiental e social, excluso, desemprego, falta de moradia, favelizao, periferizao, segregao, insuficincia de transporte adequado, entre outros.
1 Professor do Departamento de Geografia UFMT/Campus de Rondonpolis. Doutorando em Geografia na rea de Organizao do Espao pela UNESP/Rio Claro.

COLETNEAS DO NOSSO TEMPO

2008

Ano VII v. 8

p. 129-153

n8

130 | Silvio Moiss Negri

neste contexto, nos dias atuais, que o espao urbano tem sido objeto de estudo dos mais variados campos do saber das cincias humanas e sociais. A complexidade da sociedade atual face a questo da habitao leva-nos a buscar entender a produo e a separao entre as classes sociais nas cidades, separao esta no s espacial, como tambm, social. Como por exemplo, atravs da renda, do tipo de ocupao e do nvel educacional. Cada vez mais a cidade lugar de atuao dos agentes de produo do espao. Uma vez humanizados, esses espaos refletiro na sua arquitetura e na sua organizao o padro de desenvolvimento da complexidade das relaes sociais. Este padro ocorre por meio da segregao scioespacial, tambm denominada de segregao residencial da sociedade, principalmente por meio da diferenciao econmica. Parafraseando Castells2, a segregao social visa, portanto, a reproduo das foras-de-trabalho, sendo estes processos que so sempre interligados e articulados com a estrutura social. Assim, a cidade torna-se expresso materializada da atuao da sociedade no espao geogrfico, atravs de um ambiente fsico construdo. A tese que se quer demonstrar que, atravs da segregao scioespacial, a classe alta controla e produz o espao urbano, de acordo com seus interesses. Assim, trata-se, portanto, de um caso de efeito do espao sobre o social. Evidentemente esse espao produzido , ele prprio, social. S o social pode constranger ou condicionar o social3. a camada de mais alta renda que, ao consumir e valorizar de forma diferenciada o espao urbano, produz a segregao scio-espacial. preciso ressaltar que a existncia da segregao scio-espacial que permite classe dominante continuar a dominar o espao produzido, segundo seus interesses. Somente a separao das classes sociais no espao pode agir como um instrumento de poder para a classe alta4. A questo da segregao urbana tem uma longa tradio na histria da sociedade, pois, desde a antiguidade, a sociedade j conhecia formas urbanas de segregao scio-espacial. Cidades gregas, romanas, chinesas possuam divises definidas social, poltica ou economicamente.
2 CASTELLS, Manuel. A Questo Urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 3 VILLAA, Flvio. O Espao Intra-Urbano no Brasil. 2. ed. So Paulo: Studio Nobel/FAPESP, 2000. p. 360. 4 Idem.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises |

131

Segundo Marcuse5, historicamente existe um padro geral de segregao das classes sociais, que podemos dividir da seguinte maneira: 1. Diviso Cultural realiza-se atravs da lngua, da religio, das caractersticas tnicas, estilo arquitetnico, por pas ou nacionalidade; 2. Diviso Funcional resultado da lgica econmica, resultando na diviso entre bairros residenciais e comerciais, reas rurais e indstrias. Ela pressupe a diviso do espao pela funo exercida para cada atividade. 3. Diviso por Diferena no Status Hierrquico reflete e reproduz as relaes de poder na cidade. Pode ser representada, por exemplo, por um enclave (condomnio fechado) ou pela distribuio dos servios pblicos pelo Estado. A partir da Revoluo Industrial, a maioria dos tipos de segregao encontrados no espao urbano ocidental so por classe ou por etnia. Mas os estudos somente comearam a ser realizados principalmente no sculo XIX. De acordo com as formulaes de Correa6, o primeiro modelo de segregao foi formulado por J. G. Kohl em 1841, gegrafo alemo. Segundo este modelo, a cidade se caracterizava por estar dividida em anis, onde a classe alta habitava o centro enquanto que na periferia viviam os pobres. Na dcada de 1920, surge o modelo de E. W. Burgess que segue o caminho inverso ao de Kohl, as camadas mais ricas passam a viver nas periferias em busca de qualidade de vida e segurana, enquanto que as camadas mais pobres migram em direo ao centro da cidade em busca de minimizar as distncias do trabalho. As polmicas surgidas em torno desses dois modelos so em parte absorvidas pelo aparecimento do modelo do economista norte-americano Hoyt. Segundo este, o padro de segregao no seguia um tipo concntrico, mas em setores a partir do centro, onde a regio de maiores amenidades era ocupada pela classe de mais alta renda, sendo circundada pela classe mdia e estando a classe pobre localizada diametralmente oposta.
5 MARCUSE, Peter. Enclaves, sim; guetos, no: a segregao e o estado. In: Espao e Debates. So Paulo: NERU. v. 24, n. 45, jan./jul. 2004, pp. 24-33. 6 CORREA, Roberto Lobato. O Espao Urbano. So Paulo: tica, 1999.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

132 | Silvio Moiss Negri

A implantao deste modelo foi facilitada pelo desenvolvimento de novas tecnologias de comunicao e transporte nas cidades, pois a classe alta pode contar com ruas, avenidas e estradas de mais fcil circulao e com o desenvolvimento dos automveis, o que facilitou e dinamizou o transporte de pessoas. Mas importante lembrar que uma das mais valiosas contribuies do sculo XIX foi dada por Friedrich Engels em seus textos imprescindveis A Situao da Classe Trabalhadora na Inglaterra (1845) e Contribuio ao Problema da Habitao (1886), nos quais o autor descreve e denuncia as condies de vida e de moradia do proletariado ingls na cidade de Manchester, logo aps a Revoluo Industrial. Demonstra, atravs destes estudos, um padro de segregao oposto ao de Kohl. E, embora no haja formalizado uma teoria geral sobre este processo nas cidades capitalistas, influenciou E. W. Burgess na formulao de sua teoria. Ainda dentre os principais estudos realizados no inicio do sculo XX, destaca-se a Escola de Ecologia Humana de Chicago, nos Estados Unidos. Os estudiosos dessa escola basearam suas anlises urbanas em modelos metodolgicos fornecidos pelo Darwinismo Social, tendo uma perspectiva positivista da realidade. Essa escola pesquisava, sobretudo, os efeitos da imigrao, atravs da formao de guetos. Para estes especialistas a cidade funcionava como um organismo vivo, na qual havia uma histria de vida e aquele que melhor se adaptasse ao estilo de vida urbano conseguiria habitar as melhores reas deste espao. Embora tratassem de classes sociais, os tericos insistiam em usar o termo pessoa ou, ainda, indivduo, para distinguir as aes desprendidas por estes no espao, apesar de trabalharem com o termo segregao. Nesse caso, identificavam dois modelos de segregao: a voluntria e a involuntria. A voluntria se dava quando o individuo iria habitar um determinado local da cidade por sua prpria iniciativa; a involuntria quando por foras externas ele era obrigado a habitar ou deslocar-se de determinados espaos. Nesse sentido, ento, como relata Villaa7, a segregao nas periferias das cidades brasileiras involuntria. E ainda, que no existem
7 VILLAA, Flvio. A segregao e a estruturao do espao intra-urbano; o caso do Recife (2001). In: www. flaviovillaca. arq.br. Acesso em: 15 fev. 2007.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises |

133

dois processos, mas apenas um, ou seja, quando h um vitorioso, existe um derrotado. A segregao de um se reflete na segregao do outro, dialeticamente no mesmo processo e ao mesmo tempo. Robert Erza Park8 tido como principal expoente dessa Escola de Ecologia Humana, que em sua trajetria inicial, se preocupou em estudar as formas de comportamento social e a sua distribuio espacial elaboradas pelas populaes urbanas. Segundo Vasconcelos9, Park, em texto publicado em 1916 no livro clssico The City, define segregao como sendo a repartio das populaes nas grandes cidades. Park considera que o processo de segregao se daria num primeiro momento, com base na lngua e na cultura e, posteriormente, com base na raa. Isso fica evidenciado nos estudos que eram realizados em cidades americanas como em Nova York e Chicago, por meio das pesquisas realizadas em bairros de imigrantes, onde se formavam os chamados guetos no inicio do sculo XX. Park afirma que:
Gostos e convenincias pessoais, interesses vocacionais e econmicos tendem infalivelmente a segregar e, por conseguinte, a classificar as populaes das grandes cidades (...) Os processos de segregao estabelecem distncias morais que se tocam, mas no se interpenetram.10

Fica evidente que, em certas situaes, o imigrante prefere morar prximo aos seus semelhantes, parentes ou amigos, por diversas razes de ordem cultural, moral, tnica, entre outras. Mas essa falsa noo de auto-segregao de alguns grupos sociais, na realidade encobrem as diferenas sociais entre os vrios grupos que habitam a cidade. Em alguns estudos sobre a cidade de Toronto no Canad, Mohammad A. Qadeer11 chega concluso que a localizao de um determinado grupo tnico em um determinado local resultado cumulativo de
8 Apesar de sua importncia histrica como grande personagem da Escola de Ecologia Humana de Chicago, suas obras so pouco conhecidas no Brasil, fato pelo qual, h algumas citaes baseadas em obras de outros autores neste artigo. 9 VASCONCELOS, Pedro de Almeida. A aplicao do conceito de segregao residencial ao contexto brasileiro na longa durao. In: Revista Cidades. v. 1, n. 2, 2004, pp. 259-274. 10 Apud BUENO, Edir de Paiva. A segregao scio-espacial: A (re)produo de espaos em Catalo GO. Dissertao de Mestrado. Rio Claro: DGE/UNESP, 2001, p. 30. 11 QADEER, Mohammad A. Segregao tnica em uma cidade multicultural, Toronto, Canad. In: Espao e Debates. So Paulo: NERU. v. 24, n. 45, jan./jul. 2004, pp. 34 46.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

134 | Silvio Moiss Negri

escolhas familiares ou de proximidade cultural, limitada pelos fatores de renda e classe social. E ainda, que esses agrupamentos tnicos no so planejados, mas surgem de acordo com a possibilidade de pagamento pela moradia em determinada rea da cidade. Esses enclaves se baseiam mais em vnculos sociais e culturais do que em raa, mas um risco proeminente: o da falta de aculturao no pas, se a segregao tnica for combinada com a segregao por renda e pobreza - nesse caso, a classe social se sobrepe tnica. Park, afirma que o crescimento urbano no pode ser controlado, ficando a merc do mercado imobilirio e da aquisio da propriedade privada. Assim, afirma que a cidade no pode fixar o valor da terra, e deixamos ao empreendimento privado a maior parte desta tarefa de delimitar os limites da cidade e a localizao de suas zonas industrial e residencial12. Dessa forma, o autor coloca a questo da segregao scio-espacial como algo natural que se assemelha em muito ao processo de seleo natural das espcies, encontrado em Charles Darwin, baseando-se em Durkheim, que o adaptou para a sociedade humana. Alm disso, no diz como seria essa regulao do valor da terra urbana pelo empreendimento privado e como isso seria feito, quais os critrios para taxao do preo do solo urbano. Neste mesmo sentido, encontramos a definio de Mckenzie13 para a segregao, que a definiu como sendo a concentrao de tipos de populao dentro de uma comunidade. Este conceito nos d a conotao de homogeneizao e heterogeneizao do espao, em que estaria ligada a raa, cultura, cor, entre outros. Apesar de fundamentada na ecologia humana, certas condies sociais podem ser impostas aos indivduos de uma determinada cidade, fazendo estes se distinguirem por diferenas de renda. Ainda fazendo uma analogia com o mundo natural, a Escola de Chicago criou os conceitos de competio e dominncia para analisar as vrias atividades urbanas (comercial, industrial e residencial),
12 Apud CARDOSO, Elizabeth Dezouzart. A segregao residencial e a cidade do Rio de Janeiro na primeira metade do sculo XX. In: http://www.uff.br/posgeo/modules/xt_conteudo/content/campos/elizabeth.pdf. Acesso em 23 Jan. 2007. p. 06. 13 Apud BUENO, Edir de Paiva. Op. cit., p. 30.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises |

135

explicando o alto valor da terra em determinadas reas pela grande competio entre os gneros de atividades por localizaes vantajosas, ou seja, nas palavras de hoje, o valor da terra seria dado nica e exclusivamente pelo mercado. Desta forma, as reas centrais das cidades, que representam a menor distncia ecolgica para vrias atividades, tm um terreno de alto valor e so passveis de alteraes e da atuao de processos como o de invasosucesso que a substituio da ocupao de uma rea por outra atividade ou grupo social diferente do que a ocupava anteriormente. o conceito deste processo junto com o de centralidade que permitiu o desenvolvimento daquela teoria de segregao que ficou mais conhecida pelo nome de modelo de Burgess14.

O maior equvoco desta escola foi o de ter tomado para a sociedade uma teoria construda para os elementos naturais e ter construdo bases para a naturalizao das relaes sociais nas cidades. A segregao scio-espacial foi tomada como algo inerente s cidades, atravs de questes de cunho racial, tnico e cultural. Como se ser segregado ou no fizesse parte do cotidiano do espao urbano, das relaes naturais entre as pessoas, ou seja, somente aquele que se adaptasse mais facilmente e mais rapidamente ao modo de vida urbano poderia sair-se melhor e, conseqentemente, habitar as melhores reas e ter as melhores oportunidades de trabalho e renda. O que se pode afirmar que essas relaes nos dias atuais se do muito mais em funo de fatores econmicos. As maneiras como as classes se distribuem no espao urbano dependem do acmulo de capital individual que cada um consegue ter. Morar em um bairro popular no depende somente de suas caractersticas culturais, tnicas ou raciais, mas da reproduo da fora de trabalho que o capital precisa para reproduzir-se. A segregao no simplesmente e somente um fator de diviso de classes no espao urbano, mas tambm um instrumento de controle desse espao. Engels escreveu quase um sculo antes de Park e Burgess, mas j havia descrito o sistema concntrico de diviso das classes sociais no
14 Apud CARDOSO, Elizabeth D. Op. cit., p. 08.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

136 | Silvio Moiss Negri

espao urbano de acordo com as funes que cada um exerce na cidade e identificou as foras e os mecanismos que atuam por meio das instituies capitalistas, como foras geradoras da estrutura urbana15. Morar num bairro perifrico de baixa renda hoje significa muito mais do que apenas ser segregado, significa ter oportunidades desiguais em nvel social, econmico, educacional, renda, cultural. Isto quer dizer que um morador de um bairro perifrico pobre tem condies mnimas de melhorar socialmente ou economicamente. Implica, na maioria dos casos, em apenas reproduzir a fora de trabalho disponvel para o capital. Mas por que isso acontece? Acontece porque a maioria dos investimentos pblicos voltada para os bairros da classe de mais alta renda e, como os bairros da classe de baixa renda localizam-se em sua maioria longe do centro e das classes altas, os investimentos pblicos acabam chegando quando chegam de maneira bastante precria. E isto se reflete nos ndices de instruo, de sade, entre outros. Infere-se, portanto, que estas pessoas esto fadadas a perpetuar o ciclo vicioso da pobreza, da misria, da violncia, aliada falta de um Estado capaz de suprir todas as necessidades dessa populao. A partir da dcada de 1970, os estudos comearam a tambm serem realizados numa perspectiva marxista. No contexto das discusses mais amplas dessa linha estava a causa dos fenmenos e no mais somente as conseqncias. Para tanto, foram colocadas em evidncia as relaes das classes sociais, o modo de produo atual e o espao urbano analisado sob o ngulo de sua produo e controle pelas classes sociais. Manuel Castells16 analisa o processo de segregao scio-espacial como reflexo da distribuio espacial das diversas classes sociais, de acordo com o nvel social dos indivduos, sendo que esta tem determinaes polticas, econmicas e ideolgicas. Para Castells, a segregao residencial tem uma expresso forte quando h uma tendncia diferenciao social, refletida no espao de forma muito aguda. Assim, o autor a define como sendo a tendncia organizao do espao em zonas de forte homogeneidade social interna e com intensa disparidade social
15 HARVEY, David. Teora revolucionaria y contrarrevolucionaria em Geografa y el problema de la formacin del ghetto. In: Revista Geo Crtica. Barcelona: ano I, n. 04, jul. 1976, p. 26. 16 CASTELLS, Manuel. Op. cit.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises |

137

entre elas, sendo esta disparidade compreendida no s em termos de diferena, como tambm de hierarquia17. Para um espao urbano em crescimento acelerado, a homogeneizao social de alguns bairros forma identidades prprias, marcadas no espao pelo nvel de renda. Tais identidades so marcadas pelas caractersticas das construes e modo como organizam o espao na qual esto inseridos os bairros. Isso cria uma forte disparidade com relao a outros bairros do espao intra-urbano, tanto social, como cultural e espacialmente. Indo em direo s cidades norte-americanas, Castells critica o modelo de anis concntricos de Burgess, onde as classes de menor renda se concentram no centro e as de maior renda nos subrbios. Conclui o autor que o modelo no se aplica a vrias cidades norte-americanas e, portanto, no pode ser visto como um modelo clssico de segregao scio-espacial. Assim, o autor vem resgatar a anlise de Friedrich Engels, em que a historicidade dos fenmenos adquire uma importncia muito grande em relao aos processos e relaes sociais engendrados pela segregao. Outro grande expoente da linha marxista David Harvey, atravs de sua obra A Justia Social e a Cidade (1980). Embora no tenha realizado nenhum estudo emprico, baseando somente em discusses tericas, Harvey, ao discutir o significado da segregao argumenta que: a diferenciao residencial deve ser interpretada em termos de reproduo
das relaes sociais dentro da sociedade capitalista;

as reas residenciais fornecem meios distintos para a interao social, a partir

da qual os indivduos derivam seus valores, expectativas, hbitos de consumo, capacidade de se fazer valer (market capacity) e estado de conscincia;

diferenciao residencial significa acesso diferenciado a recursos escassos necessrios para se adquirir oportunidades para ascenso social. As oportunidades como educao, podem estar estruturadas de modo que um bairro de classe operria seja reproduzido em outro bairro na prxima gerao. A diferenciao social produz comunidades distintas com valores prprios do grupo, valores
17 Idem, p. 210.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

138 | Silvio Moiss Negri

estes profundamente ligados aos cdigos moral, lingstico, cognitivo, e que fazem parte do equipamento conceitual com o qual o indivduo enfrenta o mundo. A estabilidade de um bairro e do seu sistema de valores leva reproduo e permanncia de grupos sociais dentro de estruturas residenciais. Segregao, quer dizer, diferenciao residencial segundo grupos, significa diferencial de renda real - proximidade s facilidades da vida urbana como gua, esgoto, reas verdes, melhores servios educacionais, e ausncia de proximidade aos custos da cidade como crime, servios educacionais inferiores, ausncia de infra-estrutura etc. Se j existe diferena de renda monetria, a localizao residencial implica em diferena maior ainda no que diz respeito renda real18. As colocaes que o autor faz vm de encontro a algumas idias j expostas neste artigo. A diferenciao residencial deve ser interpretada como chances desiguais de se ascender socialmente. Geram-se, assim, acessos diferenciados infra-estrutura urbana, servios educacionais e, conseqentemente, manuteno do status quo, o controle e a reproduo do exrcito de mo-de-obra de reserva nas cidades segregadas. Com tudo isso, nota-se, ainda, a diminuio da qualidade de vida da populao, no que tange a seu acesso a recursos bsicos que a cidade oferece. H tambm um prejuzo cultural, no que diz respeito ao modo como essas pessoas passam a enxergar o mundo e qual sua conscincia objetiva de seu estado de segregado socialmente e espacialmente. Neste sentido, Lefebvre nos ensina que a alienao urbana envolve e perpetua todas as alienaes. Nela, por ela, a segregao generaliza-se: por classe, bairro, profisso, idade, etnia, sexo19. Nos dias atuais, muito tem sido publicado sobre o tema da segregao urbana. Alguns trabalhos enfatizam os aspectos metodolgicos das pesquisas, outros somente tm se preocupado em medi-la em cidades de vrias partes do mundo, bem como relacionar o tema s polticas pblicas, verificar o grau de controle e produo do espao urbano pelas classes superiores ou, ento, as conseqncias da segregao para as classes de menor renda.
18 Apud CORREA, Roberto Lobato. Trajetrias Geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. pp. 133-134. 19 LEFEBVRE, Henry. A Revoluo Urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999, p.89.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises |

139

H tambm trabalhos que realizam comparao entre o mercado de trabalho e a atual fase da globalizao, discutindo a segregao a partir de vrias escalas de anlise: bairro, censo distrital, zona urbana ou at metropolitana, atravs de reflexos de relaes estabelecidas localmente ou mundialmente e, em menor nmero, trabalhos sobre questes raciais e tnicas. Alguns, ainda, preocupam-se em estudar o mercado imobilirio e a atuao do Estado atravs do uso do solo urbano. Deve-se, ento, destacar que a maioria desses trabalhos tem privilegiado estudos sobre uma mesma escala de abordagem, ou seja, a metropolitana.

Alguns Estudos Recentes


Neste contexto, vale a pena ressaltar o trabalho de Edmond Prteceille20, na revista Espaos & Debates, no qual o autor discute os modelos de segregao baseados na experincia da Escola de Chicago, enquanto modelos para as cidades americanas. O autor pondera que, neste momento, tais modelos estariam travestidos sob o paradigma da cidade global. Desta forma, estaria havendo uma dualidade nos estudos sobre segregao e uma convergncia metodolgica e de escala nestes estudos. As cidades de vrios pases diferentes possuem especificidades prprias que lhes so inerentes, quanto ao tipo de segregao mais atuante, quanto s polticas pblicas implantadas para resolver o problema, entre outros aspectos que do carter de individualidade a cada uma. As pesquisas no podem, portanto, ter carter uniformizador. Prteceille, a partir dessa constatao, demonstra, com algumas interrogaes, que no existe a possibilidade de homogeneizao de mtodos e recortes espaciais nos estudos das cidades. Pois, quais categorias sociais utilizar? Quais os recortes dos espaos urbanos? Quais mtodos estatsticos? Quanto primeira questo, o referido autor deixa claro que os estudos feitos nos Estados Unidos sobre segregao enfatizam mais questo racial a formao de guetos de negros e latinos, principalmente. Enquanto na Frana os estudos so realizados mais em funo de diferenas socioeconmicas. No caso brasileiro, as pesquisas so mais realizadas
20 PRTECEILLE, Edmond. A construo social da segregao urbana: convergncias e divergncias. In: Espao e Debates. So Paulo: NERU. v. 24, n. 45, jan./jul. 2004, pp. 11 23.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

140 | Silvio Moiss Negri

sobre as diferenas entre as classes sociais, com raras excees. No caso ingls, enfocam-se aspectos socioeconmicos, embora tenham crescido as pesquisas sobre segregao nas questes tnico-raciais. Finalizando, o autor coloca que no existe uma categoria melhor ou pior, em princpio, para ser estudada, mas sim, que se deve levar em conta o problema social e a hiptese levantada pelo pesquisador. Na segunda questo, Prteceille destaca um duplo problema a ser analisado, qual seja o conjunto a ser analisado e as unidades espaciais elementares a serem comparadas. Por fim, o mesmo autor analisa qual o melhor mtodo utilizar no estudo da segregao e, para tanto, distingue dois tipos de abordagens que podem ser utilizadas: a primeira trabalha com ndices globais de dissimilaridade, que comparam duas categorias nas unidades espaciais a serem estudadas. O segundo o ndice de segregao que compara a distribuio de uma categoria em relao ao restante da populao. Fazendo uma comparao da aplicao da anlise fatorial utilizada nas pesquisas nos Estados Unidos e na Frana, o francs ainda chama a ateno para o perigo de se usar mtodos estatsticos que possam esconder, ou ento, superficializar a realidade. Observa-se que, apesar dessas abordagens, Edmond Prteceille no entra na discusso sobre o conceito de segregao. Tambm em trabalho recente, Peter Marcuse21 analisa o problema da segregao usando a anlise diferencial em relao ao tipo de segregao socialmente aceitvel e o indesejvel. Busca ainda esclarecer qual o papel desempenhado pelo Estado na produo das formas de segregao possveis. Seu artigo divide-se, ento, em quatro partes muito relevantes. Comea pela definio formal do que a segregao, a seguir passa-se anlise das origens das aglomeraes, no terceiro momento analisa o papel do Estado como agente influenciador e produtor da segregao e, por ltimo, sugere como e por qual meio o Estado poderia acabar com a segregao. Na ltima parte de seu texto, so sugeridas algumas polticas alternativas para a atuao do Estado, como respostas segregao.
21 MARCUSE, Paul. Op. cit.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises |

141

Seguindo as idias de Marcuse, temos a seguinte definio, em termos de processo: Segregao (segregation) o processo pelo qual um grupo populacional forado, involuntariamente, a se aglomerar em uma rea definida, em um gueto. o processo de formao e manuteno de um gueto22. Segundo o autor, nenhum padro urbanstico poderia ser adotado sem a participao do Estado, seja ele segregador ou no. Isto se d atravs de leis que garantam o direito propriedade privada contra invases e que usem o aparato coercitivo (polcia, tribunais etc) do Estado para control-las. Alm da implantao de toda infra-estrutura mnima, como estradas, ruas, asfaltamento, iluminao pblica, cobrana de impostos, entre outros. Desta forma:
Est, pois, claramente, no mbito dos poderes mais abrangentes do Estado a permisso ou a proibio da segregao. Assim, se em qualquer sociedade houver segregao ela ocorrer com a sano tcita, quando no explicita, por parte do Estado23.

Finalizando, vale ressaltar que o texto ainda chega concluso que o Estado possui um estreito lao de articulao com as classes altas e, para isso, Marcuse destaca o papel do poder pblico em algumas cidades americanas. Ele mostra a influncia exercida nas formaes de guetos de negros e na suburbanizao dos brancos de alta renda, na formao de bairros prprios e bem equipados, contando inclusive, com acesso fcil atravs de vias rpidas de circulao. Este papel do Estado em controlar a segregao a favor da classe de maior renda tambm abordada, como veremos mais adiante, em Villaa e Caldeira.

O Brasil e a Amrica Latina


No mbito dos estudos latino-americanos, a anlise do processo de segregao encontra mais campos de discusses e pesquisas na categoria socioeconmica. atravs de trabalhos como de Oscar Yujnovsky24, que podemos entender objetivamente como ocorreu o processo de construo da
22 Idem, p. 24. 23 Idem, p. 30. 24 Apud CORREA, Roberto Lobato. O Espao Urbano. So Paulo: tica, 1999.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

142 | Silvio Moiss Negri

segregao scio-espacial no continente. Segundo o autor, a cidade latino-americana passou por trs perodos de padres de segregao. O primeiro est entre o sc. XVI a 1850, aproximadamente, compreendendo quase todo perodo colonial e caracteriza-se pela centralidade das moradias da classe alta. Nesta fase, a segregao est legitimada pela Lei das ndias, semelhante ao padro proposto por Kohl. O segundo est localizado temporalmente em torno de 1850 a 1930, momento em que a sociedade j alcana um nvel de desenvolvimento satisfatrio de locomoo, com o aparecimento de bondes e trens. Isto favorece, entre outras coisas, a mudana do padro de habitao da sociedade, permitindo que a classe alta possa morar mais distante do centro. Ela abandona suas casas nessa regio, as quais passam agora a serem ocupadas por pessoas de baixa renda, formando-se cortios prximos aos locais de trabalho da baixa renda. E, por fim, o terceiro perodo, que se inicia mais ou menos em 1930, v acentuar as preferncias da classe alta por determinadas reas dotadas de amenidades, paralelamente ao grande fluxo migratrio que caminha em direo s cidades, composto principalmente de trabalhadores rurais. Estes trabalhadores, na maioria das vezes, expropriados de suas terras, acabam por chegar s periferias, atravs da formao de loteamentos populares, favelas e conjuntos habitacionais financiados pelo Estado. Atualmente, este modelo centro-periferia (paradigma que sobreviveu dos anos 1940 a 1980) tem sido muito contestado pelo modelo fractal, que apresenta uma aproximao fsica entre as classes sociais, porm, um grande distanciamento psicolgico e social, como afirma Caldeira:
Sobrepostas ao padro centro-periferia, as transformaes recentes esto gerando espaos nos quais os diferentes grupos sociais esto muitas vezes prximos, mas esto separados por muros e tecnologias de segurana, e tendem a no circular ou interagir em reas comuns. O principal instrumento desse novo padro de segregao espacial o que chamo de enclaves fortificados, Trata-se de espaos privatizados, fechados e monitorados para residncia, consumo, lazer e trabalho. A sua principal justificao o medo do crime violento. Esses novos espaos atraem aqueles que

COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises |

143

esto abandonando a esfera pblica tradicional das ruas para os pobres, os marginalizados e os sem-teto.25

Ainda no contexto da Amrica Latina, destacam-se os trabalhos de Sabatini (1998)26; Sabatini, Cceres e Cerda27; Vignoli28; Luco e Vignoli29, sobre as cidades chilenas, e Roitman30 sobre Mendoza, na Argentina. Segundo Sabatini, Cceres e Cerda31, o padro da segregao latinoamericana, nas ltimas dcadas, tem se caracterizado por ser de grande escala. Ao longo do sc. XX, as famlias de maior poder aquisitivo foram se concentrando somente em uma rea de crescimento em forma de cone, mantendo-se unidas ao centro tradicional, enquanto os grupos mais pobres tenderam a se aglomerar em extensas zonas de pobreza cada vez mais longnqua e pior equipada. Os autores criticam os trabalhos que so feitos sobre o tema, principalmente porque, segundo eles, padecem de pesquisa emprica e so reducionistas, o que tpico do vis estruturalista, por tratarem quase que exclusivamente de estudos de casos, principalmente de condomnios fechados. No campo conceitual, os estudos supem que a segregao espacial um simples reflexo da diferenciao social, ou seja, o espao funcionaria apenas como um espelho das desigualdades sociais. Concluem, dessa forma, que o espao cumpre um outro papel, com a segregao espacial: o de funcionar como uma espcie de curinga para os segmentos sociais que se sentem ameaados em relao a sua identidade social. Ao entrarem na discusso sobre definies e conceitos, a segregao scio-espacial definida como:
25 CALDEIRA, Teresa Pires. Cidade de Muros: crime, segregao e cidadania em So Paulo. So Paulo: Ed. 34/Edusp. 2000, p. 211. 26 SABATINI, Francisco. Reforma de los mercados de Suelo en Santiago, Chile: efectos sobre los precios de la tierra y la segregacin residencial. In: Revista Eure. Santiago del Chile: vol. 26, n. 77, mai. 1998. 27 SABATINI, Francisco; CCERES, Gonzalo; CERDA, Jorge. Segregacin residencial en las principales ciudades chilenas: Tendencias de las tres ltimas dcadas y posibles cursos de accin. In: Scripta Nova. Revista Eletrnica de Geografia y Cincias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona: vol. VIII, num. 146(123), set. 2001. http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-146(123).htm. 28 VIGNOLI, Jorge Rodriguez. Segregacin residencial socioeconmica: qu es?, cmo se mide?, qu est pasando?, importa? Santiago del Chile: CEPAL, n. 16, ago. 2001. (Srie Poblacin y Desarrollo). 29 VIGNOLI, J. R; LUCO, V. Segregacin residencial en reas metropolitanas de Amrica Latina: magnitud, caractersticas, evolucin e implicaciones de poltica. Santiago del Chile: CEPAL, n. 47, out. 2003. (Srie Poblacin y Desarrollo). 30 ROITMAN, Sonia. Barrios cerrados y segregacin social urbana. Scripta Nova. Revista electrnica de geografa y ciencias sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, vol. VII, nm. 146(118), ago. 2003. <http://www. ub.es/geocrit/sn/sn-146(118).htm> 31 SABATINI, CCERES e CERDA. Op cit.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

144 | Silvio Moiss Negri

grado de proximidad espacial o de aglomeracin territorial de las familias pertenecientes a un mismo grupo social, sea que ste se defina en trminos tnicos, etarios, de preferencias religiosas o socioeconmicos, entre otras posibilidades. A qual apresentada em trs dimenses principais: (1) la tendencia de los grupos sociales a concentrarse en algunas reas de la ciudad; (2) la conformacin de reas o barrios socialmente homogneos; y (3) la percepcin subjetiva que los residentes tienen de la segregacin objetiva (las dos primeras dimensiones)32.

O padro de segregao residencial das cidades latino-americanas acompanha a definio de Castells (1983) sobre a tendncia de grupos socialmente homogneos concentrarem-se numa mesma regio da cidade. As duas primeiras dimenses parecem bastante prximas, mas a tendncia de aglutinao de grupos sociais em uma mesma rea da cidade no significa que o bairro ser completamente homogneo. Quanto terceira dimenso, a dimenso subjetiva que a populao pobre tem da realidade objetiva da segregao a da marginalizao, da excluso social, o que acaba causando a desintegrao social da famlia e da vida em comunidade, em relao ao bairro em que mora. Assim, a relao de vizinhana vai perdendo o sentido e cada vez mais as pessoas tendem a isolar-se em suas casas, perdendo totalmente os laos de amizade e solidariedade coletiva. O bairro operrio torna-se apenas um lugar para descansar e a vida j no se passa mais na casa, mas sim, na cidade. Em texto da CEPAL (Comisso Econmica para Amrica Latina e Caribe), Jorge Rodrguez Vignoli analisa o conceito de segregao, mtodos de medio e interpretao; examina os vrios procedimentos metodolgicos para medi-la; elabora e ilustra um procedimento e sua variao para medir a segregao socioeconmica e, por fim, aplica este procedimento no aglomerado metropolitano da Grande Santiago do Chile. Caminhando na mesma direo de Sabatini, Cceres e Cerda, Vignoli define segregao na Sociologia e na Geografia.
En trminos sociolgicos, segregacin significa la ausencia de interaccin entre grupos sociales. En un sentido geogrfico, significa desigualdad en la distribucin de los
32 Idem, p. 06.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises |

145

grupos sociales en el espacio fsico. La presencia de un tipo de segregacin no asegura la existencia del otro33.

Sonia Roitman, num texto intitulado Barrios Cerrados y Segregacin Social Urbana, chega seguinte definio: La segregacin social urbana puede entenderse como la separacin espacial de los diferentes grupos sociales en una ciudad o un rea geogrfica de acuerdo a diferencias tnicas, religiosas, de ingresos, etc34. Roitman pondera que a segregao aumenta as diferenas e divises sociais, reduz as oportunidades de trabalho e aumenta a vulnerabilidade social. No se trata somente de separao de outros grupos sociais, mas, tambm, de recursos e servios (empregos, servios sociais, infra-estrutura etc) e, neste sentido, a segregao espacial pode conduzir excluso social. No caso brasileiro, ao abordar a questo urbana, percebe-se que o foco de anlise recai sobre o estudo do processo de desenvolvimento capitalista perifrico, em que as cidades tornam-se um reflexo desse processo. Os problemas urbanos brasileiros comeam principalmente a partir da criao da Lei de Terras de 1850, que criou restries ao acesso da terra para as camadas de renda mais baixa da populao. Houve tambm a emergncia do trabalho livre, a partir de 1888, que manteve o status e o privilgio das elites brasileiras, j muito beneficiadas pelo imprio. Maricato35 afirma que a lei, apesar de ser muito conhecida por criar valor de troca para o solo rural, tambm o fez em relao ao solo urbano. A autora lembra que esta lei diferencia pela primeira vez na histria brasileira o que solo pblico e solo privado. Com a intensificao do modelo agro-exportador no sculo XIX, baseado principalmente na cultura do caf e na industrializao incipiente, comeou a predominar a idia nos grandes centros urbanos de que o Brasil no poderia ter cidades que refletissem o atraso econmico e tecnolgico do pas, mas sim, fazer frente s cidades mais desenvolvidas da Europa. As reformas realizadas no final do sculo XIX e inicio do sculo XX lanaram modelos estticos e paisagsticos de embelezamentos das cidades e de ocultamento da pobreza. Para isso, ocorreu a regulao
33 VIGNOLI, Jorge Rodriguez. Op. Cit., p. 11. 34 ROITMAN, Sonia.. Op. cit., p. 06. 35 MARICATO, Ermnia. Habitao e Cidade. In: Espao e Debate. So Paulo: Atual, 1997.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

146 | Silvio Moiss Negri

da atuao de alguns instrumentos urbansticos, como a legalizao de atuao do mercado imobilirio, implantao de projetos de saneamento ambiental e paisagismo, enquanto a populao de baixa renda era expulsa para as reas mais afastadas da cidade. Era a conjugao do modelo de embelezamento das cidades e segregao scio-espacial das camadas mais pobres da sociedade36. No incio da dcada de 1930, o pas passou por um significativo processo de industrializao e urbanizao, sobretudo, causado pela crise econmica mundial e, conseqentemente, pela Revoluo Poltica imposta por Getlio Vargas. Esses processos tiveram um papel muito importante na implementao da produo de mercadorias e na alterao da relao capitalista da reproduo da fora de trabalho assalariado no pas, o que ajudou no processo de crescimento urbano desigual e segregado. Assim, com o final da Segunda Grande Guerra, o aumento do assalariamento, o acesso fornecido pelo Estado terra longnqua e barata da periferia (transporte, gua, luz...), a industrializao, somados crise do aluguel de 1940 e s frgeis polticas habitacionais do Estado, tornaram o trinmio loteamento popular/casa prpria/auto-construo a forma predominante de aquisio da casa prpria pela classe trabalhadora37. Os estudos sobre a poltica habitacional implementada pelo Estado desde ento nos mostram uma participao apenas simblica deste, dado o resultado limitado de construes de unidades habitacionais, sobretudo para a classe de menor renda da populao. Segundo Maricato38, o Brasil como a maioria dos pases da Amrica Latina, apresentou um alto ndice de crescimento de sua populao urbana, a partir principalmente da segunda metade do sculo XX. Segundo a autora, a populao urbana que, em 1940, era de 26,3% do total, ou seja, 18,8 milhes de habitantes, passou, no ano de 2000, para 81,2%, em nmeros absolutos para 138 milhes. Em apenas sessenta anos a populao urbana cresceu cerca de 549% (120 milhes de pessoas).
36 Idem. 37 MAUTNER, Yvone. A periferia como fronteira de expanso do capital. Tese de Doutorado. Bartlett School of Architecture and Planning, UCL. 1991. 38 MARICATO, Hermnia. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrpoles brasileiras. So Paulo em Perspectiva. So Paulo: n. 14(4), 2000, pp. 21-33
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises |

147

O crescimento urbano, portanto, aconteceu por meio da excluso social e segregao scio-espacial. Desde o aparecimento do trabalhador livre para servir como fora de trabalho nas nascentes indstrias brasileiras, as cidades ganham nova dimenso e tem inicio o problema da habitao e da segregao residencial no pas. O fenmeno de periferizao e segregao scio-espacial neste perodo so marcados pela diviso social do espao, que, segundo Lipietz39, na cidade capitalista caracterizada:
Pela localizao de lugares especficos para produes manufatureiras, determinadas pela proximidade das matrias-primas e dos meios de comunicao. A cidade torna-se o terreno das externalidades. Ao mesmo tempo em que se constituem locais de comando dos negcios econmicos, financeiros e polticos. Uma enorme concentrao de proletrios, que se deslocam em funo da oportunidade da continuao da reproduo de sua fora de trabalho. Sua habitao um custo social da explorao de seu trabalho, o que, ainda segundo o autor, gera duas conseqncias: 1. A diviso tcnico-econmica do trabalho que se desdobra posteriormente em diviso tcnico-econmica do espao (D.T.E.). Lugares distintos para a fbrica, o escritrio, o depsito, entre outros. 2. A diviso social do trabalho que se desdobra em diviso social do espao. Tambm com locais distintos para habitao de empresrios, engenheiros, patres, trabalhadores, etc.

A diviso social do espao (D.S.E.) se torna possvel graas evoluo do sistema de transportes coletivos, de automveis, do elevador, entre outros instrumentos que permitem a existncia de imveis em localizaes diferenciadas para a classe alta em relao aos mais pobres. Desta forma, o binmio que existia entre segregao/distncia pode ser substitudo por segregao/D.S.E. A segregao scio-espacial age diretamente nas possibilidades de exerccio da cidadania, com efeito, as desigualdades existentes refletemse no acesso s polticas pblicas, em razo de sua localizao espacial, da renda monetria e o bem-estar-social.
39 LIPIETZ, Alain. O Capital e seu Espao. 2 ed. So Paulo: Nobel, 1988.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

148 | Silvio Moiss Negri

As contradies verificadas nas cidades ao longo do processo de urbanizao (baseado na autoconstruo, em favelas e loteamentos sem infra-estruturas adequadas, aliceradas na prevalncia da especulao imobiliria sobre o direito cidade) foram denominadas de espoliao urbana, a qual se intensificou diante da poltica econmica recessiva dos anos 1980 e 1990 no Brasil40. A segregao scio-espacial tornou-se corrente no espao urbano, consolidando as diferenas e contradies no investimento do Estado nos bairros das diferentes classes sociais que os disputam, relegando a um segundo plano as classes mais pobres da sociedade e aumentando a precariedade da forma como vivem, sem que o Estado consiga de alguma maneira intervir. Considera-se, ainda, como um fenmeno essencialmente espacial, e no como um mero reflexo das diferenas sociais, mas um espao que produzido e organizado de acordo com os interesses das diferentes classes. Parte-se do pressuposto que a desigual distribuio espacial das classes sociais que causa o aumento das diferenas sociais e, a partir do momento que esta distncia social adquire uma expresso espacial atravs da estruturao do espao urbano, acontece a segregao scioespacial. Portanto, concorda-se com Sabatini quando diz que debemos distinguir segregacin residencial, un fenmeno espacial, de desigualdades sociales, un fenmeno social. (...) Cuando hay movilidad social, las diferencias entre grupos sociales, lo mismo que sus identidades, son poco claras41. Tereza Pires Caldeira, em livro intitulado Cidade de Muros: crime, segregao e cidadania em So Paulo (2000), analisa este novo padro de organizao espacial nas metrpoles brasileiras que tambm est presente nas cidades mdias baseado na auto-segregao da classe alta, a qual, cada vez mais, tem se dirigido para as periferias em busca de segurana, qualidade de vida, lazer, conforto e status. Caldeira destaca trs padres de segregao na cidade de So Paulo. O primeiro que se estende desde fins do sculo XIX at 1940, carac40 HUGHES, Pedro Javier Aguirre. Segregao socioespacial e violncia na cidade de So Paulo: referncias para a formulao de polticas pblicas. In: So Paulo em Perspectiva. So Paulo: 18(4), 2004, pp. 93-102. 41 SABATINI, Francisco. Op. cit., p. 03.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises |

149

terizado pela cidade mais concentrada em torno de seu ncleo central, com uma maior proximidade entre ricos e pobres, apesar de j existir segregao entre ambos. O segundo estende-se de 1940 a 1980, assinala um novo padro de segregao baseado no aumento das distncias fsicas e sociais entre as classes, com maior disperso entre si, com o qual os mais pobres cada vez mais so expulsos para a periferia subequipada. Este modelo, baseado na relao centro-periferia, seria resumido pelo modelo radial-concntrico. Por ltimo, o perodo compreendido aps a dcada de 1980 seria caracterizado pela maior proximidade espacial entre as classes sociais, atravs de uma maior disperso da classe alta pela periferia e da difuso da classe pobre pelas reas mais nobres da cidade, principalmente com a criao de favelas, mas que no significa proximidade social entre ambas. neste contexto que se acentua a auto-segregao da classe de renda mais alta nos enclaves fortificados42. Vale destacar na obra de Caldeira a dimenso espacial que a segregao adquire por meio da maior proximidade entre os grupos sociais. A deciso de se isolar pela construo de muros, cercas eletrificadas, segurana, fechando bairros inteiros e, tambm, construindo condomnios fechados vai alm do medo da violncia. Isso acontece quando a classe mais alta comea ir para a periferia, contudo, isso no significa a inexistncia ou a diminuio da segregao, ao contrrio, pode inclusive causar um aumento do acirramento das relaes sociais e espaciais entre as diferentes classes43. Neste contexto, o Estado adquire um papel crucial, porque acentua a segregao atravs de legalizaes para instalao de condomnios fechados, cercamento de bairros, suburbanizao da classe alta, facilitao de transporte, entre outros mecanismos que facilitam a segregao. O papel do Estado, sua articulao e sua relao de subordinao com a classe dominante estudado por Villaa44, que destaca trs esferas de controle da produo e consumo do espao urbano por esta classe:
42 BICHIR, Renata Mirandola. Segregao e acesso a polticas pblicas no municpio de So Paulo. Dissertao de Mestrado. So Paulo: FFLCH/USP, 2006. 43 VILLAA, Fbio. A segregao e a estruturao do espao intra-urbano; o caso do Recife (2001). In: www. flaviovillaca. arq.br. Acesso em: 15 fev. 2007. 44 VILLAA, Fbio. Efeitos do espao sobre o social na metrpole brasileira. VII Encontro Nacional da ANPUR (1997). In: www. flaviovillaca.arq.br. Acesso em: 15 fev. 2007.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

150 | Silvio Moiss Negri

1. Esfera Econmica: atravs do controle do mercado imobilirio, que atende os desejos de localizao espacial da classe dominante. 2. Esfera Poltica: ocorre pelo controle do Estado, que se manifesta de trs maneiras: Controle sobre a localizao da infra-estrutura urbana. Controle da localizao dos aparelhos do Estado. Controle da legislao de uso e ocupao do solo urbano. Esfera Ideolgica: atravs do desenvolvimento de idias dominantes que visam auxiliar, em determinados momentos, a dominao da sociedade e aceitao por parte desta de seus ideais. Entretanto, para entender o processo de segregao deve ser compreendido o seu papel de estruturao do espao urbano e, portanto, a escala analisada deve ter alcance mais abrangente que os bairros. Tal estruturao resulta dos conflitos entre classes em torno das vantagens e desvantagens do espao urbano e da apropriao do espao enquanto produto do trabalho. Assim, sem o processo de segregao scioespacial, o controle do espao urbano, no tocante a sua produo e o seu consumo, no poderia acontecer pela classe dominante.

Consideraes Finais
O debate contemporneo sobre segregao scio-espacial nas cidades tem demonstrado que este um fenmeno de mltiplas facetas e que depende da realidade socioeconmica, poltica e cultural de cada pas. Assim, de acordo com as leituras apresentadas, possvel encontrar vrios tipos de segregao como, por raa, religio, idade, sexo, etnia, situao civil, por classes, socioeconmico entre outros. No caso do Brasil, a maioria das pesquisas demonstra que o principal tipo de segregao encontrada socioeconmica, por meio da qual as classes sociais distribuem-se de forma desigual no espao urbano das grandes e mdias cidades. Desta forma, surge uma estrutura urbana dualizada entre ricos e pobres, uma organizao espacial corporativa e fragmentada, onde as elites podem controlar a produo e o consumo da cidade, atravs de instrumentos como o Estado e o mercado imobilirio, excluindo e abandonando a populao de baixa renda prpria sorte. Em suma, o espao utilizado no como um mero reflexo das condies sociais, mas como um condicionador dessas. Parte-se do fato
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises |

151

que a desigual distribuio espacial dos segmentos sociais que causa o aumento das diferenas sociais. E isso acontece quando as desigualdades sociais so estruturadas no espao e adquirem uma feio espacial. Sendo assim, a estrutura urbana tambm revela e reproduz as desigualdades, no que concerne distribuio do poder social na sociedade, entendido aqui como a capacidade diferenciada que cada grupo da sociedade possui em se localizar em determinados espaos.

Referncias
BICHIR, Renata Mirandola. Segregao e Acesso a Polticas Pblicas no Municpio de So Paulo. So Paulo: FFLCH/USP, 2006. (Dissertao de Mestrado). BUENO, Edir de Paiva. A Segregao Scio-Espacial: A (Re) Produo de Espaos em Catalo GO. Rio Claro: DGE/UNESP, 2001. (Dissertao de Mestrado). CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de Muros: crime, segregao e cidadania em So Paulo. So Paulo: Ed. 34/Edusp. 2000. CARDOSO, Elizabeth Dezouzart. A Segregao Residencial e a Cidade do Rio de Janeiro na Primeira Metade do Sculo XX. In: http://www.uff.br/posgeo/modules/ xt_conteudo/content/campos/elizabeth.pdf. Acesso em 23 Jan. 2007. CASTELLS, Manuel. A Questo Urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. CORRA, Roberto Lobato. Trajetrias Geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. ___. O Espao Urbano. 4 ed. So Paulo: tica, 1999. ENGELS, Friedrich. A situao da classe trabalhadora na Inglaterra. Global. So Paulo, 1985. HARVEY, David. Teora Revolucionaria Y Contrarrevolucionaria Em Geografia Y El Problema De La Formacin Del Ghetto. Revista Geo Crtica. Barcelona, ano I, N. 04, 26 p., Jul. 1976. ___. A Justia Social e a Cidade. So Paulo: Hucitec, 1980. HUGHES, Pedro Javier Aguirre. Segregao Socioespacial e Violncia Na Cidade De So Paulo: referncias para a formulao de polticas pblicas. So Paulo em Perspectiva, 18(4):93-102, 2004. LEFEBVRE, Henry. A Revoluo Urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. LIPIETZ, Alain. O Capital e seu Espao. 2. ed. So Paulo: Nobel, 1988. LUCO, Camilo Arriagada; VIGNOLI, Jorge Rodrguez. Segregacin residencial en reas metropolitanas de Amrica Latina: magnitud, caractersticas, evolucin e implicaciones de poltica. Santiago: CEPAL, n. 47, outubro 2003. (Srie Poblacin y Desarrollo)
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

152 | Silvio Moiss Negri

MARCUSE, Peter. Enclaves, sim; guetos, no: a segregao e o estado. In: Espao e Debates. So Paulo: NERU. v. 24, n. 45, p. 24 33, jan./jul. 2004. MARICATO, Ermnia. Habitao e Cidade. In: Espao e Debate. So Paulo: Atual, 1997. ___. Urbanismo na Periferia do Mundo Globalizado: metrpoles brasileiras. So Paulo em Perspectiva. So Paulo, n. 14 (4), pp. 21 33, 2000. MAUTNER, Yvone. A Periferia Como Fronteira de Expanso do Capital. Bartlett School of Architecture and Plannig, UCL. 1991(tese de doutorado). PASTERNAK, Suzana et al. A Pesquisa sobre Segregao: conceitos, mtodos e medies. In: Espao e Debates. So Paulo: NERU. v. 24, n. 45, p. 87 109, jan./jul. 2004. PRTRECEILLE, Edmond. A Construo Social da Segregao Urbana: convergncias e divergncias. In: Espao e Debates. So Paulo: NERU. v. 24, n. 45, p. 11 23, jan./jul. 2004. QADEER, Mohammad A. Segregaao tnica em uma Cidade Multicultural, Toronto, Canad. In: Espao e Debates. So Paulo: NERU. v. 24, n. 45, p. 34 46, jan./jul. 2004. RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos. Democracia e segregao urbana: reflexes sobre a relao entre cidade e cidadania na sociedade brasileira. Revista eure (Vol. XXIX, N 88), pp. 79-95, Santiago de Chile, dezembro, 2003. ROITMAN, Sonia. Barrios cerrados y segregacin social urbana. Scripta Nova. Revista electrnica de geografa y ciencias sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de agosto de 2003, vol. VII, nm. 146(118). <http://www.ub.es/geocrit/sn/ sn-146(118).htm> [ISSN: 1138-9788] SABATINI, Francisco. Reforma de los Mercados de Suelo en Santiago, Chile: efectos sobre los precios de la tierra y la segregacin residencial. In: Revista Eure, Santiago, vol. 26, n. 77, mai. 1998. SABATINI, Francisco; CCERES, Gonzalo; CERDA, Jorge. Segregacin residencial en las principales ciudades chilenas: Tendencias de las tres ltimas dcadas y posibles cursos de accin. In: Scripta Nova. Revista Eletrnica de Geografia y Cincias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 17 de setembro de 2001, vol. VIII, num. 146(123). http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-146(123).htm. TORRES, Haroldo da Gama, MARQUES, Eduardo, FERREIRA, Maria Paula et al. Pobreza e espao: padres de segregao em So Paulo. Estud. av., 2003, vol.17, no.47, p.97-128. VASCONCELOS, Pedro de Almeida. A Aplicao do Conceito de Segregao Residencial ao Contexto Brasileiro na Longa Durao. In: Revista Cidades. 2004, v. 1, n. 2, p.259 274.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Segregao Scio-Espacial: Alguns Conceitos e Anlises |

153

VIGNOLI, Jorge Rodrguez. Segregacin residencial socioeconmica: qu es?, cmo se mide?, qu est pasando?, importa? Santiago: CEPAL, n. 16, agosto 2001. (Srie Poblacin y Desarrollo) VIGNOLI, Jorge Rodrguez; LUCO, Camilo. Segregacin residencial en reas metropolitanas de Amrica Latina: magnitud, caractersticas, evolucin e implicaciones de poltica. Santiago del Chile: CEPAL, n. 47, out. 2003. (Srie Poblacin y Desarrollo). VILLAA, Flvio. Efeitos do Espao Sobre o Social na Metrpole Brasileira. VII Encontro Nacional da ANPUR (1997). In: www. flaviovillaca.arq.br. Acesso em: 15 fev. 2007. ___. A Segregao e a Estruturao do Espao Intra-Urbano; o caso do Recife (2001). In: www. flaviovillaca. arq.br. Acesso em: 15 fev. 2007. ___. O Espao Intra-Urbano no Brasil. 2. ed. So Paulo: Studio Nobel/FAPESP, 2000.

Recebido em setembro/2008. Aprovado em outubro/2008.


COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 8, p. 129 a 153, 2008

Das könnte Ihnen auch gefallen