Sie sind auf Seite 1von 5

1 Giovanni Arrighi, Adam Smith in Beijing: lineages of the twenty-first century, London/New York, Verso, 2007, p. 69-96.

* Giovanni Arrighi (Milo, 1937 Baltimore, Maryland, 2009) se formou em economia na Universit Commerciale Luigi Bocconi (Milo), em 1960, tendo em um primeiro momento ensinado no Zimbbue e na Tanznia, perodo em que iniciou sua colaborao com Immanuel Wallerstein. Se seus primeiros trabalhos trataram dos problemas do colonialismo e da descolonizao, a colaborao com Wallerstein deslocou definitivamente seus interesses de pesquisa para o problema da anlise do chamado sistema-mundo (world-system(s)). Em 1979, tornou-se professor de Sociologia no Fernand Braudel Center (Binghamton University, New York) e, em 1998, professor de Sociologia na Johns Hopkins University (Baltimore, Maryland). Foi na ltima fase de sua carreira, a partir de 1994, que publicou suas obras de maior alcance, uma trilogia sobre as origens e as tranformaes do capitalismo global: The Long Twentieth Century: Money, Power, and the Origins of Our Times (1994), Chaos and Governance in the Modern World System (1999), Adam Smith in Beijing: Lineages of the Twenty-First Century (2007). * OBJETO: a transformao global em curso, caracterizada por dois processos (1) falncia do projeto de um novo sculo americano e (2) emergncia da China como lder do renascimento econmico asitico e explicada a partir da teoria do desenvolvimento econmico de Adam Smith
The purpose of the book is as much to offer an interpretation of the ongoing shift of the epicenter of the global political economy from North America to East Asia in light of Adam Smiths theory of economic development, as it is to offer an interpretation of The Wealth of Nations in light of that shift (p. xi)

ESTRUTURA: o livro est dividido em quatro partes, cada uma com trs captulos: (I) bases tericas da investigao, com destaque para dois pontos principais: (a) Adam Smith no era nem defensor nem terico do desenvolvimento capitalista; (b) sua teoria dos mercados como instrumentos de dominao especialmente relevante para a compreenso de economias de mercado no capitalistas; antecedentes da turbulncia global que antecedeu o projeto de um novo sculo americano e a ascenso econmica chinesa; anlise da adoo do projeto do novo sculo americano pela administrao Bush e do seu fracasso; ascenso da China.

(II) (III) (IV)

TESE: nesse contexto, torna-se possvel, e mesmo provvel, a realizao da predio de Adam Smith de uma sociedade de mercado escala mundial baseada em maior igualdade entre as diversas civilizaes
The overall thesis put forward in this book is that the failure of the Project for a New American Century and the success of the Chinese economic development, taken jointly, have made the realization of Smiths vision of a world-market society based on greater equality among the worlds civilizations more likely than it ever was in the almost two and a half centuries since the publication of The Wealth of Nations (p. 8)

2 PARTE 1: ADAM SMITH AND THE NEW ASIAN AGE CAPTULO 1: Marx in Detroit, Smith in Beijing Este captulo introduz a ideia de uma diferena fundamental entre a dinmica da economia capitalista e a dinmica da economia de mercado. A primeira, teorizada por Marx, foi desenvolvida claramente no Ocidente a partir da Revoluo Industrial (caso dos Estados Unidos: estudo de Mario Tronti sobre demandas trabalhistas e reacomodao do capital em Detroit). A segunda, teorizada por Adam Smith (que sequer percebeu o incio da Revoluo Industrial), estava se desenvolvendo tanto na Europa quanto na sia do sculo XVIII, mas tende a levar a uma high-level equilibrium trap, da qual a Europa escapou por meio da Revoluo Industrial, dando origem dinmica capitalista no Ocidente. Essa bipartio de caminhos, que levou ao declnio da sia em relao ao Ocidente especialmente entre 1850 e 1950 o que Pomeranz chamou de Great Divergence. O desenvolvimento capitalista ocidental e o desenvolvimento de mercado asitico podem ser contrapostos segundo os modelos da Revoluo Industrial e da Revoluo Industriosa (Sugihara):
(1) R. Industrial: a miracle of production that greatly expanded the productive capacity of a small proportion of world population(p. 37); (2) R. Industriosa: a miracle of distribution that created the possibility of a diffusion of the benefits of the miracle of production to the vast majority of world population through laborintensive, energy-saving industrialisation (p. 37).

CAPTULO 2: The historical sociology of Adam Smith Parte da noo schumpeteriana de dois tipos de desenvolvimento econmico baseado no mercado: o primeiro ocorre dentro de um enquadramento social (social framework), cujo potencial explorado, mas que no essencialmente alterado (corresponde, grosso modo, ao modelo de Adam Smith de desenvolvimento no-capitalista baseado no mercado); o segundo tende a destruir o enquadramento social e cria condies para a emergncia de novas configuraes sociais (corresponde, grosso modo, aos modelos de Schumpeter e de Marx de desenvolvimento capitalista baseado no mercado).

Este captulo trata do primeiro tipo de desenvolvimento, por meio de uma reavaliao do legado de Adam Smith, notadamente esclarecendo mitos a respeito desse legado: (1) A. Smith no acreditava em mercados autorregulados: para ele, a economia poltica era um ramo da cincia do homem de Estado, e o pressuposto o de que o Estado, sustenta, usa e interfere no mercado; (2) A. Smith no acreditava em uma expanso econmica infinita: ao longo do tempo, a acumulao de capital tende a diminuir a taxa de lucro devido ao aumento da competio, levando a expanso econmica ao fim (high-level equilibrium trap), de modo que o processo econmico no gera nenhuma tendncia espontnea para superar os limites impostos a um maior crescimento econmico
... [Smiths] conception of economic development as a process embedded in, and limited by a particular physical, institutional, and social environment. More specifically, Smith conceives of economic development as the filling-up with people and physical capital

3
(stock) of a spatial container (country) that encompasses a given endowment of natural resources and is shaped internally and bounded externally by laws and institutions. (p. 49)

(3) A. Smith no era advogado da super-diviso do trabalho: para ele, a diviso social do trabalho era positiva, mas no a diviso tcnica; (4) A. Smith no achava que o desenvolvimento europeu seguira o caminho natural e achava que ele deveria ser corrigido: o caminho natural (ex.: China) comea com a agricultura, segue manufatura e atinge o comrcio internacional; o caminho no natural (unnatural and retrograde, ex. Holanda) inverso. O captulo concludo com um ponto sugerido por Adam Smith, mas no desenvolvido plenamente em sua obra, que pode ajudar a compreender a origem da Great Divergence: a riqueza pode levar ao poder poltico (civil ou militar), embora no o faa necessariamente. Foi isso o que ocorreu no Ocidente, em que o desenvolvimento foi acompanhado de poder militar. * CAPTULO 3: Marx, Schumpeter, and the endless accumulation of capital and power O propsito do captulo explorar a especificidade do desenvolvimento capitalista no Ocidente, em contraposio ao modelo smithiano: enquanto este baseado na noo de high-level equilibrium traps, aquele se caracterizaria pela capacidade de superar essas armadilhas.
Marxs and Schumpeters critiques of Smiths conception of economic development will be examined in Chapter 3, focusing specifically on the capitalist tendency to overcome barriers to the self-expansion of capital through the creative (and not so creative) destruction of the social frameworks on which economic expansion had previously been based. (p. 41 -42)

[1. Modalidades de equilbrio e especificidade do desenvolvimento capitalista], 19 Para Adam Smith, tanto o caminho natural de desenvolvimento econmico quanto o caminho no-natural levam ao estado estacionrio de high-level equilibrium, em que a renda per capita se mantm constante. Como o low-level equilibrium malthusiano, tende a trazer flutuaes entre crescimento da renda e crescimento da populao novamente para um nvel de equilbrio. Essa dinmica, porm (sistematizada no grfico 3.1), no d conta da dinmica capitalista, que, para Schumpeter marcada [pr its tendency to destroy the social frameworks within which it occurs and to create the conditions for the emergence of new frameworks with greater growth potential. (p. 72, 6) Embora Marx-Huang-Brenner acreditem que esse crescimento no encontra limites, eles existem (Sugihara). [2.] The Endless Accumulation of Capital, 10-20 O programa intelectual de Karl Marx, inteiramente diverso do de Adam Smith, uma teoria do desenvolvimento do capitalismo, baseada na ideia de que esse desenvolvimento atingiria o mundo todo, homogeneizando-o (flattening of the world). Apontam-se trs principais diferenas para com a teoria smithiana: (1) enquanto, para Smith, o dinheiro apenas um meio de pagamento, que permite trocar mercadorias por mercadorias de maior utilidade, para Marx, so as mercadorias que so apenas instrumentais para aumentar o capital dos investidores (podendo ser inclusive dispensadas no sistema de crdito) essa

4 acumulao de dinheiro infinita que a principal fonte de poder em uma sociedade capitalista; (2) se tanto Smith quanto Marx concordam que o comrcio internacional est na base do desenvolvimento do Ocidente, para Marx, este caminho no unnatural, mas propriamente capitalista, e outros modelos no tm chance de sobrevivncia diante dele;
N.B.: no h uma resposta clara em Marx para o problema de como a riqueza da burguesia se transformou em poder poltico (aparece mais como evidncia no nvel nacional; no nvel internacional, a fora militar apresentada como fato, mas as razes tambm no so esclarecidas)

(3) para Marx, a produo em larga escala e a diviso tcnica do trabalho so condies essenciais para o empoderamento e enriquecimento dos possuidores de capital (haveria preeminncia necessria do capital-intensive sobre o laborintensive) a dinmica gerada por esse modelo sustenta a auto-expanso do capital, que rompe qualquer equilbrio:
If there is anything specifically capitalistic about this process of diffusion of the Industrial Revolution, it is not the employment of wage labor in units of ever increasing scale. Rather, it is the self-expansion of capital that underlies the process and continually upsets whatever equilibrium exists among branches of production at any particular time. (...) This continual upsetting of equilobria is what Schumpeter later called capitalisms creative destruction. (p. 80, 20)

[3.] Capitalist Crises and Creative Destruction, 21-28 Marx concorda com a ideia de Adam Smith de que a concorrncia diminui a margem de lucro, pondo um fim expanso econmica, mas no julga que se trata de um obstculo intransponvel. O meio pelo qual a high-level equilibrium trap evitada a transformao de crises de sobre-acumulao em crises de sobre-produo: os proprietrios do capital deslocam as presses competitivas para os trabalhadores, de modo que o salrio real fica aqum do aumento da produtividade do trabalho, gerando uma demanda agregada que cresce menos que a oferta agregada. As crises que decorrem dessa subordinao do trabalho ao capital destroem o enquadramento social existente e o reconstroem: (1) por meio de uma centralizao do capital que acelera a mudana tecnolgicoorganizacional; (2) por meio da criao endgena de mo-de-obra disponvel para novo ciclo de desenvolvimento (desemprego estrutural); (3) por meio da dvida nacional, que desloca capital excedente de centros em declnio para novos centros.
N.B.: Elementos desse modelo levam a matizar a ideia de um flattening of the world em direo homogeneizao global do capitalismo: (a) necessidade de reestruturao global da produo para superar limites de matria-prima ( 24); (b) manuteno da importncia dos limites fsicos e institucionais, como Smith, para que o mecanismo da dvida nacional possa operar.

A viso de Schumpeter, ainda que menos abrangente, complementar de Marx, e no antagnica: insofar as the capitalist dynamic is concerned, they simply observed it from different angles of vision and thus saw different but compatible features of the phenomenon. (p. 89, 28) Ela se aplica sobretudo ao primeiro ponto o papel da inovao tecnolgicoorganizacional naquilo que Schumpeter chama de creative destructions do capitalismo: fases de prosperidade e de depresso se alternam no carrying out of new combinations, lideradas por empreendedores (instigados a transformar a depresso em prosperidade) e por capitalistas, cuja specific function is to provide entrepreneurs

5 with the means of payment necessary to force the economic system into new channels (p. 89, 28) [4.] Reprise and Preview, 29-37 O que diferencia, em ltima instncia, os caminhos chins e ocidental a combinao de instituies, negcios e governo em diferentes estruturas de poder (p. 92, 33)
Thus, Smiths unnatural path differs from the natural, not because it has a larger number of capitalists, but because capitalists have greater power to impose their class interest at the expense of the national interest. In Marxs reconceptualization of Smiths unnatural path as the capitalist path, this greater power has turned governments into committees for managing the affairs of the bourgeoisie. (idem)

Essas estruturas de poder especficas do capitalismo pela preeminncia do interesse da classe capitalista gera (a) uma tendncia a crises de superacumulao que foram o sistema econmico a percorrer novos canais; e (b) uma intensa competio entre os Estados pelo capital mvel.

Das könnte Ihnen auch gefallen