Sie sind auf Seite 1von 70

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.

br

SERVTECH

APOSTILA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL


PARA O CONCURSO DO TRIBUNAL
EQUIPE DE CONCURSEIROS

2012
NO"#ES DE DI$EI%O &$O'ESS(AL 'I)IL:
1 &artes e procuradores. 1.1 'apacidade processual. 1.* De+eres das partes e dos seus procuradores. 1., &rocuradores. * -inist.rio p/blico. , 0rg1os 2udici3rios e dos au4iliares da 2usti5a. 6 Atos processuais. 7 &rocesso e procedimento: disposi58es gerais. 9 &rocedimento ordin3rio. &rocesso de e4ecu51o. : ;ui<ados especiais c=+eis e criminais.

GIL CPIAS
ENDE$E"O: $(A ;OA>(I- NA?('O SO? ES>(INA 'O- ALE@AND$E A(I-A$BESC DEF$ON%E A FA'(LDADE SBO L('AS E NA LA%E$AL DA &ANIFI'ADO$A NO$%E &BO. @E$O@ A !C!: D<eroC oito centa+osE at. *!! FolhasG E &A$A )O'H 'ON'($SEI$O DAE >(E )AI %I$A$ A'I-A DE *!! FOLIAS E FALA$ >(E )I( A>(I NO ?LOA OS 'ON'($SEI$OS DE $ONDJNIA FI'A A !C! 'EN%A)OSG I-&$ESSBO A !C*! 'EN%A)OS 'ADAG I-&E$DK)ELG %ELEFONE DE 'ON%A%O: D!9LE ,**1M 69L! O( %EL.: L*9!M,7L,.

ALISSON FIDELIS

1/ !

NO"#ES DE DI$EI%O &$O'ESS(AL 'I)IL:

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL NO"#ES DE DI$EI%O &$O'ESS(AL 'I)IL: 1 &artes e procuradores. 1.1 'apacidade processual. 1.* De+eres das partes e dos seus procuradores. 1., &rocuradores.

1 &artes e procuradores. 1.1 'apacidade processual. 1.* De+eres das partes e dos seus procuradores. 1., &rocuradores. * -inist.rio p/blico. , 0rg1os 2udici3rios e dos au4iliares da 2usti5a. 6 Atos processuais. 7 &rocesso e procedimento: disposi58es gerais.

%K%(LO II DAS &A$%ES E DOS &$O'($ADO$ES 'A&K%(LO I DA 'A&A'IDADE &$O'ESS(AL Art. 7 Toda pessoa que se acha no exerccio dos seus direitos tem capacidade para estar em juzo. Art. Os incapazes ser!o representados ou assistidos por seus paisC tutores ou curadores" na #orma da $ei ci%i$. Art. & ' juiz dar( curador especial) * + ao incapaz" se n1o ti%er representante $e,a$" ou se os interesses deste co$idirem com os daque$e** + ao ru preso" .em como ao re%e$ citado por edita$ ou com hora certa. /0. 1as comarcas onde houver representante judicia$ de incapazes ou de ausentes" a este competir( a #un2!o de curador especial. Art. 34. ' c5nju,e somente necessitar( do consentimento do outro para propor a26es que %ersem so.re direitos reais imobilirios. / 3 Ambos os cnjuges ser!o necessariamente citados para as a26es) * + que %ersem so.re direitos reais imobilirios** + resu$tantes de fatos que di,am respeito a ambos os cnjuges ou de atos praticados por eles*** + #undadas em dvidas contradas pelo marido a .em da #am$ia" mas cuja execu o tenha de recair so.re o produto do trabalho da mulher ou os seus bens reservados*V + que tenham por objeto o reconhecimento" a constitui o ou a extin o de nus so.re im7%eis de um ou de ambos os cnjuges. / 8 !as a"es possess#rias" a participa2!o do c5nju,e do autor ou do r9u somente indispensvel nos casos de composse ou de ato por ambos praticados.
o o o o o

9 &rocedimento ordin3rio. &rocesso de e4ecu51o. : ;ui<ados especiais c=+eis e criminais.

IS$AEL ?A$?OSA

*/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br *** + ao terceiro" ser( excludo do processo. Art. 33. A autoriza o do marido e a outorga da mu$her podem suprir$se judicialmente" quando um c5nju,e a recuse ao outro sem justo motivo" ou lhe seja impossvel d$la. 'A&K%(LO II DOS DE)E$ES DAS &A$%ES E DOS SE(S &$O'($ADO$ES /0. A #a$ta" n o suprida pe$o juiz" da autoriza2!o ou da outor,a" quando necess(ria" in%a$ida o processo. Se51o I Dos De+eres Art. 38. Ser!o representados em juzo" ativa e passivamente) Art. 3A. S!o deveres das partes e de todos aque$es que de qua$quer #orma participam do processo) * + a %&'&()&T" por seus procuradores* + expor os fatos em juzo con#orme a verdade** + o *" por seu +refeito ou procurador** + proceder com lealdade e .oa+#9*** + a massa falida" pe$o sndico*** + n o #ormu$ar pretens6es" nem a$e,ar de#esa" cientes *V + a herana jacente ou vacante" por seu curadorde que s!o destitudas de #undamentoV + o esp#lio" pe$o inventarianteV* + as +," por quem os respecti%os estatutos desi,narem" ou" n o os desi,nando" por seus diretoresV** + as sociedades sem persona$idade jurdica" pe$a pessoa a quem cou.er a administra2!o dos seus .ensV*** + a pessoa jurdica estran,eira" pe$o ,erente" representante ou administrador de sua #i$ia$" a,:ncia ou sucursa$ a.erta ou insta$ada no ;rasi$ <art. " /0=- -Art. //. 0
competente a autoridade judiciria brasileira 1uando -comp. concorrente23 45n. +ara o fim do disposto no no 67 reputa$se domiciliada no 8rasil a pessoa jurdica estrangeira 1ue a1ui tiver ag9ncia7 filial ou sucursal.2

*V + n o produzir pro%as" nem praticar atos in5teis ou desnecessrios B dec$ara2!o ou de#esa do direito. V + cumprir com exatid!o os pro%imentos mandamentais e n!o criar em.ara2os B e#eti%a2!o de pro%imentos judiciais" de natureza antecipat7ria ou #ina$. /0. :essalvados os advogados que se sujeitam exc$usi%amente aos estatutos da 'A;" a %io$a2!o do disposto no inciso V deste arti,o constitui ato atentat7rio ao exerccio da jurisdi2!o" podendo o juiz" sem prejuzo das san26es criminais" ci%is e processuais ca.%eis" ap$icar ao respons(%e$ mu$ta em montante a ser #ixado de acordo com a ,ra%idade da conduta e n o superior a *!O do %a$or da causa- n o sendo pa,a no prazo esta.e$ecido" contado do trCnsito em ju$,ado da decis!o #ina$ da causa" a mu$ta ser( inscrita sempre como d%ida ati%a da Dni!o ou do Estado. Art. 3E. defeso Bs partes e seus ad%o,ados empre,ar express6es injuriosas nos escritos apresentados no processo" ca.endo ao juiz" de o#cio ou a requerimento do o#endido" mandar risc(+$as. /0. ?uando as express6es injuriosas #orem pro#eridas em de#esa ora$" o juiz ad%ertir( o ad%o,ado que n!o as use" so. pena de *he ser cassada a pa$a%ra. Se51o II Da $esponsabilidade das &artes por Dano &rocessual Art. 3F. Responde por perdas e danos aque$e que p$eitear de m$f como autor" r9u ou inter%eniente. Art. 37. Reputa+se $iti,ante de m(+#9 aque$e que) * + deduzir pretens!o ou de#esa contra texto expresso de $ei ou #ato incontro%erso** + a$terar a %erdade dos #atosALISSON FIDELIS ,/ !

*> + o condomnio" pe$o administrador ou pe$o sndico. / 3 ?uando o inventariante for dativo" todos os herdeiros e sucessores do #a$ecido ser!o autores ou r9us nas a26es em que o esp#lio for parte. / 8 + As sociedades sem persona$idade jurdica" quando demandadas" n o poder o opor a irre,u$aridade de sua constitui2!o. / @ ' gerente da #i$ia$ ou a,:ncia presume$se autorizado" pe$a pessoa jurdica estran,eira" a receber cita o inicial para o processo de conhecimento7 de execu o7 cautelar e especia$. Art. 3@. Veri#icando a incapacidade processua$ ou a irre,u$aridade da representa2!o das partes" o juiz" suspendendo o processo" marcar( prazo razo(%e$ para ser sanado o de#eito. ! o sendo cumprido o despacho dentro do prazo" se a pro%id:ncia cou.er) * + ao autor" o juiz decretar( a nulidade do processo** + ao ru" reputar+se+( revelo o o

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL / @I Os honorrios ser!o #ixados entre N 1!O e P *!O *** + usar do processo para conse,uir o.jeti%o i$e,a$so.re o %a$or da condena2!o" atendidos) *V + opuser resist:ncia injusti#icada ao andamento do processoa= o ,rau de ze$o do pro#issiona$V + proceder de modo temer(rio em qua$quer incidente ou ato do processoV$ + pro%ocar incidentes mani#estamente in#undados. V** + interpuser recurso com intuito mani#estamente protelat#rio. Art. 3 . ' juiz ou tribunal" de o#cio ou a requerimento" condenar( o $iti,ante de m(+#9 a pa,ar mu$ta n!o excedente a um por cento so.re o %a$or da causa e a indenizar a parte contr(ria dos prejuzos que esta so#reu" mais os honor(rios ad%ocatcios e todas as despesas que e#etuou. / 3 ?uando #orem * ou P os $iti,antes de m(+#9" o juiz condenar( cada um na propor2!o do seu respecti%o interesse na causa" ou so$idariamente aque$es que se co$i,aram para $esar a parte contr(ria. / 8 ' %a$or da indeniza2!o ser( desde $o,o #ixado pe$o juiz" em quantia n o superior a *!O so.re o %a$or da causa" ou $iquidado por ar.itramento. Se51o III Das Despesas e das -ultas Art. 3&. ;alvo as disposi26es concernentes B justi2a ,ratuita" ca.e Bs partes pro%er as despesas dos atos que rea$izam ou requerem no processo" antecipando+$hes o pa,amento desde o incio at9 senten2a #ina$- e .em ainda" na execu2!o" at9 a p$ena satis#a2!o do direito dec$arado pe$a senten2a. / 3 ' pa,amento de que trata este arti,o ser( #eito por ocasi!o de cada ato processua$. / 8 <ompete ao autor adiantar as despesas re$ati%as a atos" cuja rea$iza2!o o juiz determinar de o#cio ou a requerimento do GH. Art. 84. A senten2a condenar o +encido a pa,ar ao %encedor as despesas 1ue antecipou e os honorrios advocatcios. Esta %er.a honor(ria ser( de%ida" tam.9m" nos casos em que o ad%o,ado #uncionar em causa pr7pria. / 3I ' juiz" ao decidir qua$quer incidente ou recurso" condenar( nas despesas o %encido. / 8I As despesas a.ran,em n o s# as custas dos atos do processo" como tam.9m a indeniza o de viagem7 diria de testemunha e remunera o do assistente tcnico.
o o o o

.= o $u,ar de presta2!o do ser%i2oc= a natureza e importCncia da causa" o tra.a$ho rea$izado pe$o ad%o,ado e o tempo exi,ido para o seu ser%i2o. / A !as causas de pe1ueno valor" nas de %a$or inestim(%e$" naque$as em que n!o hou%er condena2!o ou #or %encida a JazHK" e nas execu26es" em.ar,adas ou n!o" os honor(rios ser!o #ixados consoante aprecia2!o eqLitati%a do juiz" atendidas as normas das a$neas a" . e c do / anterior.
$ STJ-153. A desist9ncia da execu o fiscal7 ap#s o oferecimento dos embargos7 n o exime o exe1=ente dos encargos da sucumb9ncia.
o

/ E 1as a26es de indeniza o por ato ilcito contra pessoa" o %a$or da condena2!o ser( a soma das presta26es %encidas com o capita$ necess(rio a produzir a renda correspondente Bs presta26es %incendas <art. F48=" podendo o estas ser pa,as" tam.9m mensa$mente" na #orma do / 8 do re#erido art. F48" inc$usi%e em consi,na2!o na #o$ha de pa,amentos do de%edor. <Vide /8I do art A7E+?= - Art. >?@$A.
Auando a indeniza o por ato ilcito incluir presta o de alimentos7 o juiz7 1uanto a esta parte7 poder ordenar ao devedor constitui o de capital7 cuja renda assegure o pagamento do valor mensal da pens o. 4 Bo O juiz poder substituir a constitui o do capital pela inclus o do beneficirio da presta o em folha de pagamento de entidade de direito p5blico ou de empresa de direito privado de not#ria capacidade econmica7 ou7 a re1uerimento do devedor7 por fiana bancria ou garantia real7 em valor a ser arbitrado de imediato pelo juiz. 2 $ A refer9ncia ao art. CDB deve ser entendida como ao art. >?@$A7 1ue trata atualmente do assunto3 Art. 475-Q. Auando a indeniza o por ato ilcito incluir presta o de alimentos7 o juiz7 1uanto a esta parte7 poder ordenar ao devedor constitui o de capital7 cuja renda assegure o pagamento do valor mensal da pens o. $ STJ-313. 'm a o de indeniza o7 procedente o pedido7 necessria a constitui o de capital ou cau o fidejuss#ria para a garantia de pagamento da pens o7 independentemente da situa o financeira do demandado.

Art. 83. Se cada $iti,ante #or em parte vencedor e vencido" ser!o recproca e proporcionalmente distri.udos e compensados entre e$es os honor(rios e as despesas.
$ Eide s5mulas FDC e FBC&;T,.

/0. Se um $iti,ante decair de parte mnima do pedido" o outro responder(" por inteiro" pe$as despesas e honor(rios. Art. 88. O ru que" por n o arg=ir na sua resposta #ato impeditivo7 modificativo ou extintivo do direito do autor" di$atar o ju$,amento da $ide" ser( condenado nas custas a partir do saneamento do processo e perder(" ainda que %encedor na causa" o direito a ha%er do %encido honor(rios ad%ocatcios. 6/ !

IS$AEL ?A$?OSA

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br Art. 8@. Concorrendo di%ersos autores ou di%ersos r9us" que hou%er requerido o exame" ou pe$o autor" quando os %encidos respondem pe$as despesas e honor(rios em requerido por am.as as partes ou determinado de o#cio pe$o propor2!o. juiz. Art. 8A. 1os procedimentos de jurisdi o voluntria" as despesas ser!o adiantadas pe$o requerente" mas rateadas entre os interessados. Art. 8E. 1os juzos divis#rios" n o havendo litgio" os interessados pa,ar!o as despesas proporcionalmente aos seus quinh6es. Art. 8F. Se o processo terminar por desist9ncia ou reconhecimento do pedido" as despesas e os honor(rios ser!o pa,os pe$a parte que desistiu ou reconheceu. / 3 Sendo parcia$ a desist:ncia ou o reconhecimento" a responsa.i$idade pe$as despesas e honor(rios ser( proporciona$ B parte de que se desistiu ou que se reconheceu. / 8 Ha%endo transa2!o e nada tendo as partes disposto quanto Bs despesas" estas ser!o di%ididas i,ua$mente. Art. 87. As despesas dos atos processuais" efetuados a requerimento do *+ ou da )az+5" ser!o pa,as a #ina$ pe$o %encido.
$ STJ-232. A )az+57 1uando parte no processo7 fica sujeita G exig9ncia do dep#sito prvio dos honorrios do perito.
o o

/0. ' juiz poder determinar que a parte respons(%e$ pe$o pa,amento dos honor(rios do perito deposite em juzo o %a$or correspondente a essa remunera2!o. ' numer(rio" reco$hido em dep7sito .anc(rio B ordem do juzo e com corre2!o monet(ria" ser( entre,ue ao perito ap7s a apresenta2!o do $audo" #acu$tada a sua $i.era2!o parcia$" quando necess(ria. Art. @A. Ap$icam+se G reconven o7 G oposi o7 G a o declarat#ria incidental e aos procedimentos de jurisdi o voluntria" no que cou.er" as disposi26es constantes desta se2!o. Art. @E. As san26es impostas Bs partes em conseqL:ncia de m(+#9 ser!o contadas como custas e re%erter!o em .ene#cio da parte contr(ria- as impostas aos ser%entu(rios pertencer!o ao Estado. 'A&K%(LO III DOS &$O'($ADO$ES Art. @F. A parte ser( representada em juzo por ad%o,ado $e,a$mente ha.i$itado. Ser+$he+( $cito" no entanto" postu$ar em causa pr7pria" quando ti%er ha.i$ita2!o $e,a$ ou" n!o a tendo" no caso de #a$ta de ad%o,ado no $u,ar ou recusa ou impedimento dos que hou%er. // 3 e 8 . Mre%o,adosN Art. @7. ;em instrumento de mandato" o ad%o,ado n o ser( admitido a procurar em juzo. Hoder(" toda%ia" em nome da parte" intentar a2!o" a fim de evitar decad9ncia ou prescri o" .em como inter%ir" no processo" para praticar atos reputados ur,entes. 1estes casos" o ad%o,ado se o.ri,ar(" independentemente de cau o" a exi.ir o instrumento de mandato no prazo de 17d" prorrogvel at9 outros 17d" por despacho do juiz. /0. 's atos" n!o rati#icados no prazo" ser!o ha%idos por inexistentes" respondendo o ad%o,ado por despesas e perdas e danos. Art. @ . A procura o geral para o foro" con#erida por instrumento pK.$ico" ou particu$ar assinado pe$a parte" ha.i$ita o ad%o,ado a praticar todos os atos do processo" salvo para receber cita o inicial7 confessar7 reconhecer a proced9ncia do pedido7 transigir7 desistir7 renunciar ao direito sobre 1ue se funda a a o7 receber7 dar 1uita o e firmar compromisso. /0. A procura2!o pode ser assinada di,ita$mente com .ase em certi#icado emitido por Autoridade Certi#icadora credenciada" na #orma da $ei espec#ica. 7/ !
o o

Art. 8 . ?uando" a requerimento do ru" o juiz dec$arar o extinto o processo sem ju$,ar o m9rito <art. 8F7" / 8 = -Art. BC?.
'xtingue$se o processo7 sem resolu o de mrito3 4 Bo !o caso do 4 anterior7 1uanto ao no 667 as partes pagar o proporcionalmente as custas e7 1uanto ao no 6667 o autor ser condenado ao pagamento das despesas e honorrios de advogado Hart. B/I.2 " o autor n!o poder( intentar de no%o a a2!o"

sem pagar ou depositar em cart7rio as despesas e os honor(rios" em que #oi condenado. Art. 8&. As despesas dos atos" que #orem adiados ou ti%erem de repetir+se" #icar!o a car,o da parte" do ser%entu(rio" do 7r,!o do GH ou do juiz que" sem justo moti%o" hou%er dado causa ao adiamento ou B repeti2!o. Art. @4. ?uem rece.er custas indevidas ou excessivas 9 obrigado a restitu+$as" incorrendo em multa equi%a$ente ao dobro de seu %a$or. Art. @3. As despesas dos atos mani#estamente prote$at7rios" impertinentes ou sup9r#$uos ser!o pa,as pe$a parte que os ti%er promo%ido ou praticado" quando impu,nados pe$a outra. Art. @8. Se o assistido #icar %encido" o assistente ser( condenado nas custas em propor2!o B ati%idade que hou%er exercido no processo. Art. @@. Cada parte pa,ar( a remunera2!o do assistente t9cnico que hou%er indicado- a do perito ser( pa,a pe$a parte

ALISSON FIDELIS

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL Art. 8. 'ompete ao *+ intervir) Art. @&. <ompete ao advogado" ou B parte quando postu$ar em causa pr7pria) * + nas causas em que h( interesses de incapazes* + dec$arar" na H* ou na contesta2!o" o endere2o em que rece.er( intima2!o** + nas causas concernentes ao estado da pessoa7 ptrio poder7 tutela7 curatela7 interdi o7 casamento7 declara o de ** + comunicar ao escri%!o do processo qua$quer mudan2a aus9ncia e disposi"es de 5ltima vontadede endere2o. *** + nas a26es que en%o$%am litgios coletivos pe$a posse o /0. Se o advogado n o cumprir o disposto no n * deste da terra rural e nas demais causas em que h interesse p5blico arti,o" o juiz" antes de determinar a cita2!o do r9u" mandar( e%idenciado pe$a natureza da $ide ou qua$idade da parte. que se supra a omiss!o no prazo de 6:h" so. pena de o inde#erimento da peti2!o- se in#rin,ir o pre%isto no n **" Art. @. *nter%indo como fiscal da lei" o GH) reputar+se+!o %($idas as intima26es en%iadas" em carta re,istrada" para o endere2o constante dos autos. * + ter( vista dos autos depois das partes" sendo intimado de todos os atos do processoArt. A4. ' ad%o,ado tem direito de) * + examinar" em cart7rio de justi2a e secretaria de tri.una$" autos de qua$quer processo" sa$%o o disposto no art. 3EEJ
- Art. 155. Os atos processuais s o p5blicos. <orrem7 todavia7 em segredo de justia os processos3 6 K em 1ue o exigir o interesse p5blicoJ 66 K 1ue dizem respeito a casamento7 filia o7 separa o dos cnjuges7 convers o desta em div#rcio7 alimentos e guarda de menores. 4 5n. O direito de consultar os autos e de pedir certid"es de seus atos restrito Gs partes e a seus procuradores. O terceiro7 1ue demonstrar interesse jurdico7 pode re1uerer ao juiz certid o do dispositivo da sentena7 bem como de inventrio e partilha resultante do des1uite.

** + poder juntar documentos e certid6es" produzir pro%a em audi:ncia e requerer medidas ou di$i,:ncias necess(rias ao desco.rimento da %erdade. Art. A. ?uando a lei considerar obrigat#ria a interven o do *+" a parte promo%er+$he+( a intima2!o so. pena de nulidade do processo. Art. E. ' 7r,!o do *+ ser civilmente responsvel quando" no exerccio de suas #un26es" proceder com dolo ou fraude.

** + requerer" como procurador" %ista dos autos de qua$quer processo pe$o prazo de 7d*** + retirar os autos do cart7rio ou secretaria" pe$o prazo $e,a$" sempre que *he competir #a$ar ne$es por determina2!o do juiz" nos casos pre%istos em $ei. / 3 Ao rece.er os autos" o ad%o,ado assinar( car,a no $i%ro competente. / 8 Sendo comum Bs partes o prazo" s7 em conjunto ou mediante pr9%io ajuste por peti2!o nos autos" poder!o os seus procuradores retirar os autos" ressa$%ada a o.ten2!o de c7pias para a qua$ cada procurador poder( retir(+$os pe$o prazo de 1h independentemente de ajuste.
o o

0rg1os 2udici3rios e dos au4iliares da 2usti5a.

'A&K%(LO ) DOS A(@ILIA$ES DA ;(S%I"A Art. 3@&. ; o auxiliares do juzo" a$9m de outros" cujas atri.ui26es s!o determinadas pe$as normas de or,aniza2!o judici(ria" o escri+1o" o oFicial de 2usti5a" o perito" o deposit3rio" o administrador e o int.rprete. Se51o I Do Ser+entu3rio e do OFicial de ;usti5a Art. 3A4. Em cada juzo ha%er( um ou mais oficiais de justia" cujas atri.ui26es s!o determinadas pe$as normas de or,aniza2!o judici(ria. Art. 3A3. Incumbe ao escri+1o)

-inist.rio p/blico.

%K%(LO III DO -& Art. 3. ' *+ exercer( o direito de a o nos casos pre%istos em lei" ca.endo+$he" no processo" os mesmos poderes e nus 1ue Gs partes.

* + redi,ir" em #orma $e,a$" os o#cios" mandados" cartas precat7rias e mais atos que pertencem ao seu o#cio** + executar as ordens judiciais" promo%endo cita26es e intima26es" .em como praticando todos os demais atos" que *he #orem atri.udos pe$as normas de or,aniza2!o judici(ria9/ !

IS$AEL ?A$?OSA

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br *** + comparecer Bs audi:ncias" ou" n1o podendo #az:+$o" ** + quando praticarem ato nulo com dolo ou culpa. desi,nar para su.stitu+$o escre%ente juramentado" de pre#er:ncia dati$7,ra#o ou taqu,ra#oSe51o II Do &erito *V + ter" so. sua guarda e responsabilidade" os autos" n1o permitindo que saiam de cart7rio" e4ceto) Art. 3AE. ?uando a pro%a do #ato depender de conhecimento t9cnico ou cient#ico" o juiz ser( assistido por perito" se,undo a= quando tenham de su.ir B conc$us!o do juizo disposto no art. A83. .= com %ista aos procuradores" ao Ginist9rio HK.$ico ou B Jazenda HK.$icac= quando de%am ser remetidos ao contador ou ao partidord= quando" modi#icando+se a compet:ncia" #orem trans#eridos a outro juzoV + dar" independentemente de despacho" certid!o de qua$quer ato ou termo do processo" o.ser%ado o disposto no art. 3EE.
Art. 155. Os atos processuais s o p5blicos. <orrem7 todavia7 em segredo de j sti!a os processos3 " - em 1ue o exigir o interesse p5blicoJ "# - 1ue dizem respeito a casamento7 filia o7 separa o dos cnjuges7 convers o desta em div#rcio7 alimentos e guarda de menores. $%. O direito de consultar os autos e de pedir certid"es de seus atos restrito Gs partes e a seus procuradores. O terceiro7 1ue demonstrar interesse jurdico7 pode re1uerer ao juiz certid o do dispositivo da sentena7 bem como de inventrio e partilha resultante do des1uite. Art. 421. O juiz nomear o perito7 fixando de imediato o prazo para a entrega do laudo.

/ 3 Os peritos ser!o esco$hidos entre pro#issionais de nvel universitrio" de%idamente inscritos no 7r,!o de c$asse competente" respeitado o disposto no Captu$o V$" se2!o V$$" deste C7di,o. / 8 's peritos comprovar o sua especialidade na mat9ria so.re que dever o opinar" mediante certid!o do 7r,!o pro#issiona$ em que esti%erem inscritos. / @ 1as $oca$idades onde n1o hou%er pro#issionais qua$i#icados que preencham os requisitos dos par(,ra#os anteriores" a indica o dos peritos ser de livre escolha do juiz. Art. 3AF. ' perito tem o dever de cumprir o o#cio" no prazo que *he assina a $ei" empre,ando toda a sua di$i,:ncia- pode" toda%ia" escusar+se do encar,o a$e,ando moti%o $e,timo. /K. A escusa ser( apresentada dentro de 7d" contados da intima2!o ou do impedimento super%eniente" sob pena de se reputar renunciado o direito a aleg$la <art. A8@=.
Art. 423. O perito pode escusar$se Hart. L>CI7 ou ser recusado por impedimento ou suspei o Hart. LF/7 666IJ ao aceitar a escusa ou julgar procedente a impugna o7 o juiz nomear novo perito.
o o

Art. 3A8. 1o impedimento do escri%!o" o juiz con%ocar+$he+( o su.stituto" e" n1o o ha%endo" nomear( pessoa id5nea para o ato. Art. 3A@. 6ncumbe ao oFicial de 2usti5a) * + #azer pessoalmente as cita26es" pris6es" penhoras" arrestos e mais di$i,:ncias pr7prias do seu o#cio" certi#icando no mandado o ocorrido" com men2!o de $u,ar" dia e hora. A di$i,:ncia" sempre que poss%e$" rea$izar+se+( na presen2a de duas testemunhas** + executar as ordens do juiz a que esti%er su.ordinado*** + entre,ar" em cart7rio" o mandado" $o,o depois de cumprido*V + estar presente Bs audi:ncias e coadju%ar o juiz na manuten2!o da ordem. V + efetuar avalia"es. Art. 3AA. O escriv o e o oficial de justia s!o ci+ilmente responsveis) * + quando" sem justo moti%o" se recusarem a cumprir" dentro do prazo" os atos que *hes imp6e a $ei" ou os que o juiz" a que est!o su.ordinados" *hes comete-

Art. 3A7. ' perito que" por dolo ou culpa" prestar in#orma26es inverdicas" responder( pe$os prejuzos que causar B parte" #icar( ina.i$itado" por 8a" a #uncionar em outras percias e incorrer( na san2!o que a $ei pena$ esta.e$ecer. Se51o III Do Deposit3rio e do Administrador Art. 3A . A ,uarda e conser%a2!o de .ens penhorados" arrestados" seqLestrados ou arrecadados ser!o con#iadas a deposit(rio ou a administrador" n1o dispondo a $ei de outro modo. Art. 3A&. ' deposit(rio ou administrador perce.er(" por seu tra.a$ho" remunera o que o juiz #ixar(" atendendo G situa o dos bens" ao tempo do servio e Gs dificuldades de sua execu o. /K. ' juiz poder nomear" por indica2!o do deposit(rio ou do administrador" um ou mais prepostos.

ALISSON FIDELIS

/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL Art. 3E4. ' deposit(rio ou o administrador responde pe$os Art. 3EA. 's atos e termos processuais n o dependem de prejuzos que" por dolo ou culpa" causar B parte" perdendo a forma determinada sen o 1uando a lei expressamente a remunera o 1ue lhe foi arbitrada- mas tem o direito a ha%er exigir" reputando+se %($idos os que" rea$izados de outro modo" o que $e,itimamente despendeu no exerccio do encar,o. *he preencham a finalidade essencial. Se51o I) Do Int.rprete Art. 3E3. ' juiz nomear( int9rprete toda %ez que o repute necess(rio para) * + ana$isar documento de entendimento du%idoso" redi,ido em $n,ua estran,eira** + %erter em portu,u:s as dec$ara26es das partes e das testemunhas que n1o conhecerem o idioma naciona$*** + traduzir a $in,ua,em mmica dos surdos+mudos" que n1o puderem transmitir a sua vontade por escrito. Art. 3E8. N1o pode ser intrprete 1uem) * + n1o ti%er a $i%re administra2!o dos seus .ens** + #or arro$ado como testemunha ou ser%e como perito no processo*** + esti%er ina.i$itado ao exerccio da pro#iss!o por senten2a pena$ condenat7ria" enquanto durar o seu e#eito. Art. 3E@. ' int9rprete" o#icia$ ou n1o" obrigado a prestar o seu o#cio" ap$icando+se+$he o disposto nos arts. 3AF e 3A7.
Art. 14&. O perito tem o dever de cumprir o ofcio7 no prazo 1ue 6he assina a lei7 empregando toda a sua dilig9nciaJ pode7 todavia7 escusar$se do encargo alegando motivo legtimo. $'. A esc sa ser apresentada dentro de 5d7 contados da intima o ou do impedimento superveniente7 sob pena de se reputar renunciado o direito a aleg$la Hart. >BFI. Art. 423. O perito pode escusar$se Hart. L>CI7 ou ser recusado por impedimento ou suspei o Hart. LF/7 666IJ ao aceitar a escusa ou julgar procedente a impugna o7 o juiz nomear novo perito. Art. 147. O perito 1ue7 por dolo ou culpa7 prestar informa"es inverdicas7 responder pelos prejuzos 1ue causar G parte7 ficar inabilitado7 por Ba7 a funcionar em outras percias e incorrer na san o 1ue a lei penal estabelecer.

/0. 's tri.unais" no Cm.ito da respecti%a jurisdi2!o" poder o discip$inar a pr(tica e a comunica2!o o#icia$ dos atos processuais por meios e$etr5nicos" atendidos os re1uisitos de autenticidade7 integridade7 validade jurdica e interoperabilidade da 6nfra$'strutura de <haves +5blicas 8rasileira $ 6<+ $ 8rasil. / 8 Todos os atos e termos do processo podem ser produzidos" transmitidos" armazenados e assinados por meio e$etr5nico" na #orma da $ei. Art. 3EE. Os atos processuais s o p5blicos. Correm" toda%ia" em segredo de 2usti5a os processos) * + em que o exi,ir o interesse p5blico*$ + que dizem respeito a casamento7 filia o7 separa o dos cnjuges7 convers o desta em div#rcio7 alimentos e guarda de menores. /0. ' direito de consultar os autos e de pedir certid"es de seus atos restrito Gs partes e a seus procuradores. ' terceiro" que demonstrar interesse jurdico" pode requerer ao juiz certid!o do dispositi%o da senten2a" .em como de in%ent(rio e parti$ha resu$tante do desquite. Art. 3EF. Em todos os atos e termos do processo obrigat#rio o uso do vernculo. Art. 3E7. S7 poder( ser junto aos autos documento redigido em lngua estrangeira7 1uando acompanhado de vers o em vernculo7 firmada por tradutor juramentado. Se51o II Dos Atos da &arte Art. 3E . 's atos das partes" consistentes em declara"es unilaterais ou bilaterais de vontade" produzem imediatamente a constitui2!o" a modi#ica2!o ou a extin2!o de direitos processuais. /0. A desist9ncia da a2!o s# produzir efeito depois de homologada por sentena. Art. 3E&. ;alvo no () e nas <apitais dos 'stados" todas as peti26es e documentos que instrurem o processo" n!o constantes de re,istro pK.$ico" ser!o sempre acompanhados de c7pia" datada e assinada por quem os o#erecer. / 3 Oepois de con#erir a c7pia" o escri%!o ou che#e da secretaria ir( #ormando autos sup$ementares" dos quais constar( a reprodu2!o de todos os atos e termos do processo ori,ina$.
o o

Atos processuais.

%K%(LO ) DOS A%OS &$O'ESS(AIS 'A&K%(LO I DA FO$-A DOS A%OS &$O'ESS(AIS Se51o I Dos Atos em Aeral

IS$AEL ?A$?OSA

:/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br o / 8 's autos sup$ementares s7 sair!o de cart7rio para Se51o I) conc$us!o ao juiz" na #a$ta dos autos ori,inais. Dos Atos do Escri+1o ou do 'heFe de Secretaria Art. 3F4. Hoder!o as partes exi,ir reci.o de peti26es" arrazoados" pap9is e documentos que entre,arem em cart7rio. Art. 3F3. 0 defeso $an2ar" nos autos" cotas mar,inais ou inter$ineares- o juiz mandar( risc(+$as" impondo a quem as escre%er mu$ta correspondente B metade do sa$(rio mnimo %i,ente na sede do juzo. Se51o III Dos Atos do ;ui< Art. 3F8. Os atos do juiz consistir!o em sentenas7 decis"es interlocut#rias e despachos. / 3 Senten2a 9 o ato do juiz que imp$ica a$,uma das situa26es pre%istas nos arts. 8F7 -Art. BC?. ()ting e-se o processo7 se* resolu o de *+rito2 e 8F& desta Pei -Art. BCM. Naver resolu o de
mrito2.
o o

Art. 3FF. Ao rece.er a H* de qua$quer processo" o escri%!o a autuar(" mencionando o juzo" a natureza do #eito" o nKmero de seu re,istro" os nomes das partes e a data do seu incio- e proceder( do mesmo modo quanto aos %o$umes que se #orem #ormando. Art. 3F7. ' escri%!o numerar( e ru.ricar( todas as #o$has dos autos" procedendo da mesma #orma quanto aos sup$ementares. /0. Qs partes" aos ad%o,ados" aos 7r,!os do GH" aos peritos e Bs testemunhas facultado rubricar as folhas correspondentes aos atos em que inter%ieram. Art. 3F . 's termos de juntada" %ista" conc$us!o e outros seme$hantes constar!o de notas datadas e ru.ricadas pe$o escri%!o. Art. 3F&. 's atos e termos do processo ser!o dati$o,ra#ados ou escritos com tinta escura e inde$9%e$" assinando+os as pessoas que ne$es inter%ieram. ?uando estas n!o puderem ou n!o quiserem #irm(+$os" o escri%!o certi#icar(" nos autos" a ocorr:ncia. / 3 Q +edado usar abreviaturas. / 8 ?uando se tratar de processo tota$ ou parcia$mente e$etr5nico" os atos processuais praticados na presen2a do juiz poder!o ser produzidos e armazenados de modo inte,ra$mente di,ita$ em arqui%o e$etr5nico in%io$(%e$" na #orma da $ei" mediante re,istro em termo que ser( assinado di,ita$mente pe$o juiz e pe$o escri%!o ou che#e de secretaria" .em como pe$os ad%o,ados das partes. / @ 1o caso do / 8 deste arti,o" eventuais contradi"es na transcri o dever o ser suscitadas oralmente no momento da realiza o do ato7 sob pena de preclus o" de%endo o juiz decidir de p$ano" re,istrando+se a a$e,a2!o e a decis!o no termo. /0. Q +edado usar abreviaturas.
o o o o

/ 8 (ecis o interlocut#ria o ato pe$o qua$ o juiz" no curso do processo" resolve 1uest o incidente. / @ ; o despachos todos os demais atos do juiz praticados no processo" de o#cio ou a requerimento da parte" a cujo respeito a $ei n!o esta.e$ece outra #orma. / A Os atos meramente ordinat#rios" como a juntada e a %ista o.ri,at7ria" independem de despacho" de%endo ser praticados de ofcio pelo servidor e re%istos pe$o juiz quando necess(rios. Art. 3F@. Rece.e a denomina2!o julgamento proferido pelos tribunais. de ac#rd o o
o o

Art. 3FA. Os despachos7 decis"es7 sentenas e ac#rd os ser o redigidos7 datados e assinados pelos juzes. ?uando #orem pro#eridos" %er.a$mente" o taqu,ra#o ou o dati$7,ra#o os re,istrar(" su.metendo+os aos juzes para re%is!o e assinatura. /0. A assinatura dos juzes" em todos os ,raus de jurisdi2!o" pode ser feita eletronicamente" na #orma da $ei. Art. 3FE. As senten2as e ac7rd!os ser!o pro#eridos com o.ser%Cncia do disposto no art. AE - Art. >@/. ; o re, isitos
essenciais da sentena3 6 $ o relat#rio7 1ue conter os nomes das partes7 a suma do pedido e da resposta do ru7 bem como o registro das principais ocorr9ncias havidas no andamento do processoJ 66 $ os fundamentos7 em 1ue o juiz analisar as 1uest"es de fato e de direitoJ 666 $ o dispositivo7 em 1ue o juiz resolver as 1uest"es7 1ue as partes 6he submeterem.2 - as demais

Art. 374. 0 lcito o uso da ta1uigrafia7 da estenotipia7 ou de outro mtodo idneo7 em 1ual1uer juzo ou tribunal. Art. 373. ! o se admitem" nos atos e termos" espaos em branco7 bem como entrelinhas7 emendas ou rasuras" salvo se a1ueles forem inutilizados e estas expressamente ressalvadas.

decis6es ser!o #undamentadas" ainda que de modo conciso.

ALISSON FIDELIS

L/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL $ Art. B?@. Observar$se$ o procedi*ento s *-rio3 6 $ nas causas cujo valor 'A&K%(LO II 66 $ nas causas7 1ual1uer 1ue n.o e)ceda a &/) o valor do salrio mnimoJ DO %E-&O E DO L(AA$ DOS A%OS &$O'ESS(AIS Se51o I Do %empo Art. 378. 's atos processuais rea$izar+se+!o em dias Kteis" das 9 Rs *! hs. / 3 ;er o" toda%ia" concludos depois das *! hs os atos iniciados antes" quando o adiamento prejudicar a dilig9ncia ou causar grave dano. / 8 A cita o e a penhora poder o" em casos excepcionais" e mediante autoriza o expressa do juiz" rea$izar+se em domingos e feriados7 ou nos dias 5teis7 fora do horrio esta.e$ecido neste arti,o" o.ser%ado o disposto no art. EI" inciso >$" da CJ.
$ Art. @O7 P67 <). A casa asilo inviolvel do indivduo7 ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador7 salvo em caso de flagrante delito ou desastre7 ou para prestar socorro7 ou7 durante o dia7 por determina o judicial.
o o

seja o valor3 aI de arrendamento rural e de parceria agrcolaJ bI de cobrana ao condmino de 1uais1uer 1uantias devidas ao condomnioJ cI de ressarcimento por danos em prdio urbano ou r5sticoJ dI de ressarcimento por danos causados em acidente de veculo de via terrestreJ eI de cobrana de seguro7 relativamente aos danos causados em acidente de veculo7 ressalvados os casos de processo de execu oJ fI de cobrana de honorrios dos profissionais liberais7 ressalvado o disposto em legisla o especialJ gI 1ue versem sobre revoga o de doa oJ hI nos demais casos previstos em lei. 4Q. 'ste procedimento n.o ser- o0servado nas a"es relativas ao estado e 1 capacidade das pessoas.

*** + todas as causas que a $ei #edera$ determinar. Art. 37E. ; o feriados" para e#eito #orense" os domingos e os dias dec$arados por $ei. Se51o II Do Lugar Art. 37F. 's atos processuais rea$izam+se de ordinrio na sede do juzo. Hodem" toda%ia" e#etuar+se em outro $u,ar" em raz o de defer9ncia7 de interesse da justia7 ou de obstculo arg=ido pelo interessado e acolhido pelo juiz. 'A&K%(LO III DOS &$ASOS Se51o I Das Disposi58es Aerais Art. 377. Os atos processuais rea$izar+se+!o nos prazos prescritos em lei. ?uando esta #or omissa" o juiz determinar( os prazos" tendo em conta a comp$exidade da causa. Art. 37 . O prazo" esta.e$ecido pe$a $ei ou pe$o juiz" contnuo" n o se interrompendo nos feriados. Art. 37&. A super%eni:ncia de frias suspender o curso do prazo- o que *he so.ejar recome2ar( a correr do primeiro dia 5til seguinte ao termo das frias. Art. 3 4. ;uspende$se tambm o curso do prazo por obstculo criado pela parte ou ocorrendo qua$quer das hip7teses do art. 8FE" * e ***- casos em que o prazo ser( restitudo por tempo i,ua$ ao que #a$ta%a para a sua comp$ementa2!o.
$ Art. BC@. ;uspende$se o processo3 6 $ pela morte ou perda da capacidade processual de 1ual1uer das partes7 de seu representante legal ou de seu procuradorJ 666 $ 1uando for oposta exce o de incompet9ncia do juzo7 da cRmara ou do tribunal7 bem como de suspei o ou impedimento do juizJ

/ @ ?uando o ato ti%er que ser praticado em determinado prazo" por meio de peti2!o" esta de%er( ser apresentada no protoco$o" dentro do hor(rio de expediente" nos termos da $ei de or,aniza2!o judici(ria $oca$. Art. 37@. Ourante as frias e nos feriados n o se praticar o atos processuais. 'xcetuam$se) * + a produ o antecipada de provas <art. AF=$ Art. />C. A produ o antecipada da prova pode consistir em interrogat#rio da parte7 in1uiri o de testemunhas e exame pericial.

** + a cita o" a #im de e%itar o perecimento de direito- e .em assim o arresto7 o se1=estro7 a penhora7 a arrecada o7 a busca e apreens o7 o dep#sito7 a pris o7 a separa o de corpos7 a abertura de testamento7 os embargos de terceiro7 a nuncia o de obra nova e outros atos anlogos. /0. ' prazo para a resposta do r9u s7 come2ar( a correr no primeiro dia 5til seguinte ao feriado ou Gs frias. Art. 37A. Hrocessam+se durante as frias e n o se suspendem pe$a super%eni:ncia de$as) * + os atos de jurisdi o voluntria .em como os necess(rios B conser%a2!o de direitos" quando possam ser prejudicados pe$o adiamento** + as causas de alimentos provisionais" de da2!o ou remo2!o de tutores e curadores" .em como as mencionadas no art. 87E-

Art. 3 3. +odem as partes" de comum acordo" reduzir ou prorrogar o prazo dilat#rio- a conven o" por9m" s7 tem e#ic(cia se" requerida antes do %encimento do prazo" se fundar em motivo legtimo. / 3 ' juiz #ixar( o dia do %encimento do prazo da prorro,a2!o. 1!/ !
o

IS$AEL ?A$?OSA

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br o Art. 3 &. ' juiz pro#erir() / 8 As custas acrescidas #icar!o a car,o da parte em #a%or de quem #oi concedida a prorro,a2!o. * + os despachos de expediente" no pra<o de *dArt. 3 8. 0 defeso Gs partes" ainda que todas estejam de acordo" reduzir ou prorrogar os prazos perempt#rios. O 2ui< ** + as decis6es" no pra<o de 1!d. poder(" nas comarcas onde #or difcil o transporte" prorrogar 1uais1uer prazos7 mas nunca por mais de 9!d. Art. 3&4. *ncum.ir( ao ser%entu(rio remeter os autos conc$usos no pra<o de *6h e executar os atos processuais no /0. Em caso de calamidade p5blica" poder ser excedido pra<o de 6:h" contados) o $imite pre%isto neste arti,o para a prorro,a2!o de prazos. Art. 3 @. Oecorrido o prazo" extin,ue+se" independentemente de declara o judicial" o direito de praticar o ato" #icando salvo" por9m" G parte provar 1ue o n o realizou por justa causa. / 3 Reputa+se justa causa o evento imprevisto" alheio B %ontade da parte" e que a impediu de praticar o ato por si ou por mandat(rio. / 8 Eerificada a justa causa o juiz permitir( B parte a pr(tica do ato no prazo que *he assinar. Art. 3 A. SOC" computar+se+!o os pra<os" excluindo o dia do comeo e incluindo o do vencimento. / 3 Considera+se prorrogado o prazo at o primeiro dia 5til se o vencimento cair em feriado ou em dia em que) * + #or determinado o fechamento do f#rum** + o expediente #orense #or encerrado antes da hora normal. / 8 's prazos somente come2am a correr do primeiro dia Kti$ ap#s a intima o <art. 8A4 e /0=.
$ Art. B>D. ;(<7 os prazos para as partes7 para a )az+5 e para o *+ contar$se$ o da intima o. 4Q. As intima"es consideram$se realizadas no pri*eiro dia 'ti# seg inte7 se tiverem ocorrido em dia em 1ue n o tenha havido expediente forense.
o o o o

* + da data em 1ue houver concludo o ato processua$ anterior" se *he #oi imposto pe$a $ei** + da data em 1ue tiver ci9ncia da ordem" quando determinada pe$o juiz. /0. Ao rece.er os autos" certi#icar( o ser%entu(rio o dia e o a hora em que #icou ciente da ordem" re#erida no n *$. Art. 3&3. ?uando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores" ser+$hes+!o contados em dobro os pra<os para contestar" para recorrer e" de modo ,era$" para #a$ar nos autos. -+rocuradores diferentes B< e B:2 Art. 3&8. ?uando a lei n o marcar outro prazo" as intima"es somente obrigar o a comparecimento depois de decorridas *6h. Se51o II Da )eriFica51o dos &ra<os e das &enalidades Art. 3&@. Compete ao juiz %eri#icar se o ser%entu(rio excedeu" sem moti%o $e,timo" os prazos que este C7di,o esta.e$ece. Art. 3&A. Apurada a #a$ta" o juiz mandar( instaurar procedimento administrati%o" na #orma da Pei de 'r,aniza2!o Rudici(ria. Art. 3&E. ' ad%o,ado de%e restituir os autos no prazo $e,a$. 1!o o #azendo" mandar( o juiz" de o#cio" riscar o que ne$es hou%er escrito e desentranhar as a$e,a26es e documentos que apresentar. Art. 3&F. 0 lcito a 1ual1uer interessado cobrar os autos ao advogado 1ue exceder o prazo legal. Se" intimado" n!o os de%o$%er dentro em *6h" perder( o direito B %ista #ora de cart7rio e incorrer( em mu$ta" correspondente B metade do salrio mnimo vigente na sede do juzo. /0. Apurada a #a$ta" o juiz comunicar( o #ato B se2!o $oca$ da 'A;" para o procedimento discip$inar e imposi2!o da mu$ta. Art. 3&7. Ap$icam+se ao 7r,!o do GH e ao representante da JazHK as disposi26es constantes dos arts. 3&E e 3&F.

Art. 3 E. ! o ha%endo preceito legal nem assina o pelo juiz" ser( de 7d o prazo para a pr(tica de ato processua$ a car,o da parte. Art. 3 F. A parte poder( renunciar ao prazo esta.e$ecido exclusivamente em seu #a%or. Art. 3 7. Em 1ual1uer ,rau de jurisdi2!o" ha%endo motivo justificado" pode o juiz exceder" por i,ua$ tempo" os prazos que este C7di,o *he assina. Art. 3 . Computar+se+( em Tu3druplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte #or a Fa<&/ ou o -&. MAC e 8RN

ALISSON FIDELIS

11/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL Art. 84@. Em todas as cartas dec$arar( o juiz o prazo Art. 3& . Aual1uer das partes ou o #rg o do *+ poder( representar ao presidente do Tri.una$ de Rusti2a contra o juiz dentro do 1ual dever o ser cumpridas" atendendo B #aci$idade que excedeu os prazos pre%istos em $ei. Oistri.uda a das comunica26es e B natureza da di$i,:ncia. representa2!o ao 7r,!o competente" instaurar+se+( procedimento para apura2!o da responsa.i$idade. ' re$ator" Art. 84A. A carta tem carter itinerante- antes ou depois con#orme as circunstCncias" poder( a%ocar os autos em que de *he ser ordenado o cumprimento" poder( ser apresentada a ocorreu excesso de prazo" desi,nando outro juiz para decidir a juzo di%erso do que de$a consta" a #im de se praticar o ato. causa. Art. 3&&. A disposi2!o do arti,o anterior ap$icar+se+( aos tri.unais superiores na #orma que dispuser o seu re,imento interno. 'A&K%(LO I) DAS 'O-(NI'A"#ES DOS A%OS Se51o I Das Disposi58es Aerais Art. 844. Os atos processuais ser!o cumpridos por ordem judicial ou re1uisitados por carta" con#orme hajam de rea$izar+ se dentro ou #ora dos $imites territoriais da comarca. Art. 843. Expedir+se+( carta de ordem se o juiz #or su.ordinado ao tri.una$ de que e$a emanar- carta rogatUria" quando diri,ida B autoridade judici(ria estrangeira- e carta precatUria nos demais casos. Se51o II Das 'artas Art. 848. S!o requisitos essenciais da carta de ordem7 da carta precat#ria e da carta rogat#ria) * + a indica o dos juzes de origem e de cumprimento do ato** + o inteiro teor da peti2!o" do despacho judicia$ e do instrumento do mandato con#erido ao ad%o,ado*** + a men o do ato processua$" que *he constitui o o.jeto*V + o encerramento com a assinatura do juiz. / 3 ' juiz mandar( tras$adar" na carta" quaisquer outras pe2as" .em como instru+$a com mapa" desenho ou ,r(#ico" sempre que estes documentos de%am ser examinados" na di$i,:ncia" pe$as partes" peritos ou testemunhas. / 8 ?uando o o.jeto da carta #or exame pericia$ so.re documento" este ser( remetido em ori,ina$" #icando nos autos reprodu2!o #oto,r(#ica. / @ A carta de ordem" carta precat7ria ou carta ro,at7ria pode ser expedida por meio eletrnico" situa2!o em que a assinatura do juiz de%er( ser e$etr5nica" na #orma da $ei.
o o o

Art. 84E. Navendo urg9ncia" transmitir+se+!o a carta de ordem e a carta precat7ria por telegrama7 radiograma ou telefone. Art. 84F. A carta de ordem e a carta precat7ria" por telegrama ou radiograma" conter!o" em resumo substancial" os requisitos mencionados no art. 848 - Art. BDB. ; o re1uisitos
essenciais da carta de ordem7 da carta precat#ria e da carta rogat#ria3 6 $ a indica o dos juzes de origem e de cumprimento do atoJ 66 $ o inteiro teor da peti o7 do despacho judicial e do instrumento do mandato conferido ao advogadoJ 666 $ a men o do ato processual7 1ue 6he constitui o objetoJ 6E $ o encerramento com a assinatura do juiz.2 " .em como a dec$ara2!o"

pe$a a,:ncia expedidora" de estar reconhecida a assinatura do juiz. Art. 847. ' secret(rio do tri.una$ ou o escri%!o do juzo deprecante transmitir(" por telefone" a carta de ordem" ou a carta precat7ria ao juzo" em que hou%er de cumprir+se o ato" por interm9dio do escri%!o do primeiro o#cio da primeira %ara" se hou%er na comarca Pde1 o#cio ou de uma %ara" o.ser%ando" quanto aos requisitos" o disposto no arti,o antecedente. / 3 ' escri%!o" no mesmo dia ou no dia Kti$ imediato" te$e#onar( ao secret(rio do tri.una$ ou ao escri%!o do juzo deprecante" $endo+$he os termos da carta e so$icitando+$he que *ha con#irme. / 8 Sendo con#irmada" o escri%!o su.meter( a carta a despacho. Art. 84 . 'xecutar$se$ o" de o#cio" os atos requisitados por te$e,rama" radio,rama ou te$e#one. A parte depositar(" contudo" na secretaria do tri.una$ ou no cart7rio do juzo deprecante" a importCncia correspondente Bs despesas que ser!o #eitas no juzo em que hou%er de praticar+se o ato. Art. 84&. O juiz recusar cumprimento G carta precat#ria" de%o$%endo+a com despacho moti%ado) * + quando n o estiver re%estida dos re1uisitos legais** + quando carecer de compet9ncia em raz!o da mat9ria ou da hierarquia*** + quando tiver d5vida acerca de sua autenticidade.
o o

Art. 834. A carta rogatUria o.edecer(" quanto B sua admissi.i$idade e modo de seu cumprimento" ao disposto na conven o internacional- B #a$ta desta" ser( remetida B autoridade judici(ria estran,eira" por %ia dip$om(tica" depois IS$AEL ?A$?OSA 1*/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br de traduzida para a $n,ua do pas em que h( de praticar+se o *Vg" no dia do falecimento e nos d se,uintesato. *** + aos noivos" nos , primeiros dias de .odasArt. 833. A concess!o de exeqLi.i$idade Bs cartas ro,at7rias das justi2as estran,eiras o.edecer( ao disposto no *V + aos doentes" enquanto grave o seu estado. Re,imento *nterno do S%F. Art. 838. Cumprida a carta" ser( de%o$%ida ao juzo de ori,em" no pra<o de 1!d" independentemente de traslado7 pagas as custas pela parte. Se51o III Das 'ita58es Art. 83@. 2ita!.o o ato pelo 1ual se chama a juzo o r+ ou o interessado a fim de se defender. Art. 83A. Hara a validade do processo . indispens3+el a cita o inicial do ru. / 3 ' comparecimento espontRneo do ru supre" entretanto" a falta de cita o. / 8 Comparecendo o r9u apenas para ar,Lir a nu$idade e sendo esta decretada" considerar+se+( #eita a cita2!o na data em que e$e ou seu ad%o,ado #or intimado da decis!o. Art. 83E Jar+se+( a cita o pessoalmente ao ru7 ao seu representante legal ou ao procurador legalmente autorizado. / 3 'stando o ru ausente" a cita o far$se$ na pessoa de seu mandatrio7 administrador7 feitor ou gerente7 quando a a2!o se ori,inar de atos por e$es praticados. / 8 O locador 1ue se ausentar do 8rasil sem cienti#icar o $ocat(rio de que deixou na $oca$idade" onde esti%er situado o im7%e$" procurador com poderes para rece.er cita2!o" ser citado na pessoa do administrador do im#vel encarre,ado do rece.imento dos a$u,u9is. Art. 83F A cita o efetuar$se$ em 1ual1uer lugar em 1ue se encontre o ru. /0. ' militar" em servio ativo" ser( citado na unidade em que estiver servindo se n!o #or conhecida a sua resid:ncia ou ne$a n!o #or encontrado. Art. 837. ! o se far" por9m" a cita o" salvo para evitar o perecimento do direito) * SMre%o,adoN * + pe$o correio* + a quem esti%er assistindo a qua$quer ato de culto religioso** + ao cnjuge ou a qua$quer parente do morto" consan,Lneo ou a#im" em $inha reta" ou na $inha co$atera$ em ** + por oficial de justi2a*** + por edital. 1,/ !
o o o o

Art. 83 . Tam.9m n!o se #ar( cita2!o" quando se %eri#icar que o r9u 9 demente ou est( impossi.i$itado de rece.:+$a. / 3 ' o#icia$ de justi2a passar( certid!o" descre%endo minuciosamente a ocorr:ncia. ' juiz nomear( um m9dico" a #im de examinar o citando. ' $audo ser( apresentado em 7d. / 8 Reconhecida a impossi.i$idade" o juiz dar( ao citando um curador" o.ser%ando" quanto B sua esco$ha" a pre#er:ncia esta.e$ecida na $ei ci%i$. A nomea2!o 9 restrita B causa. / @ A cita o ser( #eita na pessoa do curador" a quem incumbir a defesa do ru. Art. 83&. A cita51o +3lida torna prevento o juzo7 induz litispend9ncia e faz litigiosa a coisa- e" ainda quando ordenada por juiz incompetente" constitui em mora o devedor e interrompe a prescri o. / 3 A interrup o da prescri2!o retroagir G data da propositura da a o. / 8 *ncum.e G parte promo%er a cita o do ru nos 1!d su.seqLentes ao despacho 1ue a ordenar" n!o #icando prejudicada pe$a demora imputvel exclusivamente ao ser%i2o judici(rio. / @ N1o sendo citado o ru" o juiz prorro,ar( o prazo at. o m34imo de L!d. / A ! o se efetuando a cita o nos prazos mencionados nos par(,ra#os antecedentes" haver$se$ por n o interrompida a prescri o. / E ' juiz pronunciar(" de ofcio7 a prescri o. / F +assada em julgado a sentena" a que se re#ere o / anterior" o escri%!o comunicar( ao r9u o resu$tado do ju$,amento. Art. 884. ' disposto no arti,o anterior ap$ica+se a todos os prazos extintivos pre%istos na $ei. Art. 883. A cita o far$se$)
o o o o o o o o o

ALISSON FIDELIS

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL V + a c#pia do despacho*V + por meio eletrnico" con#orme re,u$ado em $ei pr7pria. V* + o prazo para de#esaArt. 888. A cita o ser( #eita pe$o correio" para 1ual1uer comarca do +as" exceto) V** + a assinatura do escriv o e a dec$ara2!o de que o su.scre%e por ordem do juiz. a= nas a"es de estado -de pessoaJ e. g.7 famlia7 sucess o etc.2/0. ' mandado poder( ser em .re%e re$at7rio" quando o .= quando #or r pessoa incapa< -rel&absol2autor entre,ar em cart7rio" com a H*" tantas c7pias desta quantos #orem os r9us- caso em que as c7pias" depois de con#eridas com o ori,ina$" #ar!o parte inte,rante do mandado. c= quando #or r pessoa de direito p5blico -)azendJ +5b.2d= nos processos de execu o -e cumpr. de sentenaS2e= quando o ru residir em $oca$ n o atendido pe$a entre,a domiciliar de correspond9ncia#= quando o autor a re1uerer de outra #orma. Art. 88@. (eferida a cita o pelo correio" o escri%!o ou che#e da secretaria remeter( ao citando c7pias da H* e do despacho do juiz" expressamente consi,nada em seu inteiro teor a ad%ert:ncia a que se re#ere o art. 8 E" 8I parte" comunicando" ainda" o prazo para a resposta e o juzo e cart7rio" com o respecti%o endere2o.
$ Art. B/@. 'stando em termos a +67 o juiz a despachar7 ordenando a cita o do ru7 para responderJ do mandado constar 1ue7 n o sendo contestada a a o7 se pres *ir.o aceitos pelo ru7 como verdadeiros7 os fatos articulados pelo autor. 4Q. A carta ser registrada para entrega ao citando7 exigindo$lhe o carteiro7 ao fazer a entrega7 1ue assine o recibo. ;endo o ru pessoa jurdica7 ser vlida a entrega a pessoa com poderes de ger9ncia geral ou de administra o.

Art. 88F. *ncum.e ao oficial de justia procurar o r.u e" onde o encontrar" cit$lo3 * + $endo+$he o mandado e entre,ando+$he a contra#9** + portando por f se rece.eu ou recusou a contra#9*** + o.tendo a nota de ciente" ou certi#icando que o r9u n!o a ap5s no mandado. Art. 887. ?uando" por ,4" o o#icia$ de justi2a hou%er procurado o ru em seu domic$io ou resid:ncia" sem o encontrar" de%er(" havendo suspeita de oculta o" intimar a qua$quer pessoa da #am$ia" ou em sua #a$ta a qua$quer %izinho" que" no dia imediato" %o$tar(" a #im de e#etuar a cita2!o" na hora que desi,nar. Art. 88 . 1o dia e hora desi,nados" o o#icia$ de justi2a" independentemente de novo despacho" comparecer( ao domic$io ou resid:ncia do citando" a #im de rea$izar a di$i,:ncia. / 3 Se o citando n o estiver presente" o o#icia$ de justi2a procurar( in#ormar+se das raz6es da aus:ncia" dando por #eita a cita2!o" ainda que o citando se tenha ocu$tado em outra comarca. / 8 Oa certid!o da ocorr:ncia" o o#icia$ de justi2a deixar contraf com pessoa da #am$ia ou com qua$quer %izinho" con#orme o caso" dec$arando+$he o nome. Art. 88&. Jeita a cita2!o com hora certa" o escri%!o en%iar( ao r9u carta" te$e,rama ou radio,rama" dando+$he de tudo ci:ncia. Art. 8@4. 1as comarcas contguas" de #(ci$ comunica2!o" e nas que se situem na mesma regi o metropolitana" o o#icia$ de justi2a poder efetuar cita"es ou intima"es em 1ual1uer delas. Art. 8@3. Jar+se+( a cita o por edital -mod. subsidiria3)
o o

Art. 88A. Jar+se+( a cita2!o por meio de oficial de justia nos casos ressa$%ados no art. 888 - Art. BBB. A cita o ser feita pelo
correio7 para 1ual1uer comarca do +as7 exceto3 aI nas a"es de estadoJ bI 1uando for r pessoa incapazJ cI 1uando for r pessoa de direito p5blicoJ dI nos processos de execu oJ eI 1uando o ru residir em local n o atendido pela entrega domiciliar de correspond9nciaJ fI 1uando o autor a re1uerer de outra forma.2 " ou 1uando frustrada a cita o pelo correio.

Art. 88E. O mandado" que o o#icia$ de justi2a ti%er de cumprir" dever conter) * + os nomes do autor e do ru" .em como os respecti%os domiclios ou resid9ncias** + o fim da cita o" com todas as especi#ica26es constantes da H*" .em como a ad%ert:ncia a que se re#ere o art. 8 E" se,unda parte M$ Art. B/@. 'stando em termos a +67 o juiz a
despachar7 ordenando a cita o do ru7 para responderJ do mandado constar 1ue7 n o sendo contestada a a o7 se pres *ir.o aceitos pelo ru7 como verdadeiros7 os fatos articulados pelo autor.2" se o $it,io %ersar

so.re direitos disponveis*** + a comina o" se hou%er* + quando desconhecido ou incerto o ru*V + o dia7 hora e lugar do comparecimentoIS$AEL ?A$?OSA 16/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br ** + quando ignorado" incerto ou inacessvel o lugar em algum dos atos e termos do processo7 para 1ue faa ou deixe que se encontrarde fazer alguma coisa. *** + nos casos expressos em lei. / 3 <onsidera$se inacessvel" para e#eito de cita o por edital" o pa=s que recusar o cumprimento de carta rogat#ria. / 8 1o caso de ser inacessvel o lugar em que se encontrar o ru" a notcia de sua cita2!o ser divulgada tam.9m pe$o rdio" se na comarca hou%er emissora de radiodi#us!o. Art. 8@8. S!o requisitos da cita o por edital) * + a afirma o do autor" ou a certid o do oficial" quanto Bs circunstCncias pre%istas nos ns. * e ** -6 $ 1uando desconhecido ou
incerto o ruJ66 $ 1uando ignorado7 incerto ou inacessvel o lugar em 1ue se encontrarJ2 do arti,o antecedenteo o

Art. 8@E. As intima26es e#etuam+se de o#cio" em processos pendentes" SOC. Art. 8@F. 1o DF e nas <apitais dos 'stados e dos Territ#rios" consideram+se #eitas as intima26es pela s# publica o dos atos no 7r,!o o#icia$. / 3 0 indispensvel" so. pena de nulidade" que da pu.$ica2!o constem os nomes das partes e de seus advogados" su#icientes para sua identi#ica2!o. / 8 A intima o do *+" em qua$quer caso ser( #eita pessoalmente. Art. 8@7. 1as demais comarcas ap$icar+se+( o disposto no arti,o antecedente" se hou%er 7r,!o de pu.$ica2!o dos atos o#iciais- n!o o ha%endo" competir( ao escri%!o intimar" de todos os atos do processo" os ad%o,ados das partes) * + pessoalmente" tendo domic$io na sede do juzoo o

** + a afixa o do edital" na sede do juzo" certi#icada pe$o escri%!o*** + a pu.$ica2!o do edita$ no pra<o m34imo de 17d" 14 no #rg o oficial e pelo menos *4 em jornal local" onde hou%er*V + a determina2!o" pe$o juiz" do prazo" que %ariar( entre *! e 9!d" correndo da data da primeira pu.$ica2!oV + a advert9ncia a que se re#ere o art. 8 E M+
Art. B/@. 'stando em termos a +67 o juiz a despachar7 ordenando a cita o do ru7 para responderJ do mandado constar 1ue7 n o sendo contestada a a o7 se pres *ir.o aceitos pelo ru7 como verdadeiros7 os fatos articulados pelo autor. 4Q. A carta ser registrada para entrega ao citando7 exigindo$lhe o carteiro7 ao fazer a entrega7 1ue assine o recibo. ;endo o ru pessoa jurdica7 ser vlida a entrega a pessoa com poderes de ger9ncia geral ou de administra o.N" se,unda parte" se o $it,io %ersar so.re direitos

** + por carta registrada" com AR quando domici$iado #ora do juzo. /0. As intima26es podem ser #eitas de forma eletrnica" con#orme re,u$ado em $ei pr7pria. Art. 8@ . 1!o dispondo a $ei de outro modo" as intima26es ser!o #eitas Bs partes" aos seus representantes $e,ais e aos ad%o,ados pe$o correio ou" se presentes em cart7rio" diretamente pe$o escri%!o ou che#e de secretaria. /0. +resumem$se vlidas as comunica26es e intima26es dirigidas ao endereo residencial ou profissional declinado na inicial" contesta2!o ou em.ar,os" cumprindo Gs partes atualizar o respectivo endereo sempre 1ue houver modifica o temporria ou definitiva. Art. 8@&. Jar+se+( a intima2!o por meio de oficial de justia quando #rustrada a realiza o pelo correio. /0. A certid o de intima o de%e conter) * + a indica2!o do $u,ar e a descri2!o da pessoa intimada" mencionando" quando poss%e$" o nKmero de sua carteira de identidade e o 7r,!o que a expediu** + a dec$ara2!o de entre,a da contra#9-

disponveis. / 3 ,untar$se$ aos autos um e4emplar de cada o pu.$ica2!o" .em como do anKncio" de que trata o n ** deste arti,o. / 8 A pu.$ica2!o do edita$ ser( #eita apenas no 7r,!o o#icia$ quando a parte #or .ene#ici(ria da Assist:ncia Rudici(ria. Art. 8@@. A parte que requerer a cita2!o por edita$" a$e,ando do$osamente os requisitos do art. 8@3" * e **
-Art. BFL. )ar$se$ a cita o por edital3 6 $ 1uando desconhecido ou incerto o ruJ 66 $ 1uando ignorado7 incerto ou inacessvel o lugar em 1ue se encontrarJ27
o o

incorrer( em mu$ta de 74 o sa$(rio mnimo %i,ente na sede do juzo. /0. A mu$ta re%erter( em .ene#cio do citando. Se51o I) Das Intima58es Art. 8@A. Intima51o o ato pelo 1ual se d ci9ncia a

*** + a nota de ciente ou certid!o de que o interessado n!o a ap5s no mandado. Art. 8A4. SOC" os prazos para as partes" para a JazHK e para o GH contar$se$ o da intima o. 17/ !

ALISSON FIDELIS

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL /0. As intima26es consideram+se realizadas no primeiro devia ter sido intimado. dia /til seguinte" se ti%erem ocorrido em dia em que n o tenha havido expediente forense. Art. 8A7. As cita"es e as intima"es ser!o nulas" quando #eitas sem o.ser%Cncia das prescri26es $e,ais. Art. 8A3. <omea a correr o prazo) Art. 8A . Anu$ado o ato" reputam+se de nenhum e#eito * + quando a cita2!o ou intima2!o #or pe$o correio" da data todos os su.seqLentes" que de$e dependam- toda%ia" a de juntada aos autos do A:nu$idade de uma parte do ato n o prejudicar( as outras" que de$a sejam independentes. ** + quando a cita2!o ou intima2!o #or por oficial de justia" da data de juntada aos autos do mandado cumpridoArt. 8A&. ' juiz" ao pronunciar a nu$idade" dec$arar( que atos s!o atin,idos" ordenando as pro%id:ncias necess(rias" a *** + quando hou%er vrios rus" da data de juntada aos #im de que sejam repetidos" ou reti#icados. autos do 5ltimo A: ou mandado citat#rio cumpridoo / 3 ' ato n o se repetir( nem se *he suprir a #a$ta *V + quando o ato se rea$izar em cumprimento de carta de quando n o prejudicar a parte. ordem7 precat#ria ou rogat#ria" da data de sua juntada aos o / 8 ?uando puder decidir do mrito a #a%or da parte a autos devidamente cumpridaquem apro%eite a dec$ara2!o da nu$idade" o juiz n o a V + quando a cita2!o #or por edital" finda a dila o pronunciar nem mandar( repetir o ato" ou suprir+$he a #a$ta. assinada pelo juiz. Art. 8E4. ' erro de Forma do processo acarreta Art. 8A8. ' prazo para a interposi o de recurso conta+se unicamente a anula51o dos atos 1ue n o possam ser da data" em que os advogados s o intimados da decis o" da aproveitados" de%endo praticar+se os que #orem necess(rios" a #im de se o.ser%arem" quanto poss%e$" as prescri26es $e,ais. sentena ou do ac#rd o. / 3 Reputam+se intimados na audi9ncia" quando nesta publicada a decis o ou a sentena. / 8 Ha%endo antecipa o da audi9ncia" o juiz" de o#cio ou a requerimento da parte" mandar( intimar pessoa$mente os ad%o,ados para ci:ncia da no%a desi,na2!o. 'A&K%(LO ) DAS N(LIDADES Art. 8A@. ?uando a lei prescre%er determinada forma" so. pena de nulidade" a decreta2!o desta n1o pode ser requerida pe$a parte que *he deu causa. Art. 8AA. ?uando a $ei prescre%er determinada #orma" sem comina o de nulidade" o juiz considerar( vlido o ato se" rea$izado de outro modo" *he a$can2ar a #ina$idade. Art. 8AE. A nu$idade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que cou.er B parte #a$ar nos autos" so. pena de preclus o. /0. ! o se ap$ica esta disposi2!o Gs nulidades que o juiz de%a decretar de ofcio" nem pre%a$ece a prec$us!o" pro%ando a parte $e,timo impedimento. Art. 8AF. T nulo o processo" quando o *+ n o for intimado a acompanhar o #eito em que deva intervir. /0. Se o processo ti%er corrido" sem conhecimento do *+" o juiz o anular3 a partir do momento em 1ue o #rg o
o o

/0. Oar+se+( o apro%eitamento dos atos praticados" desde que n o resulte prejuzo B de#esa.

&rocesso e procedimento: disposi58es gerais.

TU%(LO )II DO &$O'ESSO E DO &$O'EDI-EN%O 'A&K%(LO I DAS DIS&OSI"#ES AE$AIS Art. 874. Este C7di,o re,u$a o processo de conhecimento <Pi%ro *=" de execu2!o <Pi%ro **=" caute$ar <Pi%ro ***= e os procedimentos especiais <Pi%ro *V=. Art. 873. Ap$ica+se a todas as causas o procedimento comum" SOC deste C7di,o ou de $ei especia$. Art. 878. ' procedimento comum 9 ordinrio ou sumrio. /0. O procedimento especial e o procedimento sumrio re,em+se pe$as disposi26es que *hes s o pr#prias" ap$icando+ se+$hes" su.sidiariamente" as disposi26es ,erais do procedimento ordin(rio. Art. 87@. O juiz poder" a requerimento da parte" antecipar" total ou parcialmente" os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial" desde que" existindo prova ine1uvoca" se con%en2a da %erossimi$han2a da alega51o e) 19/ !

IS$AEL ?A$?OSA

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br * + haja #undado receio de dano irreparvel ou de difcil 9 &rocedimento ordin3rio. repara o- ou ** + #ique caracterizado o abuso de direito de de#esa ou o mani#esto prop#sito protelat#rio do r9u.
$ STJ-212. A compensa o de crditos tributrios n o pode ser deferida em a o cautelar ou por medida liminar cautelar ou antecipat#ria. TArt. L@L7 E7 do <T! Hred. dada pela U<p n. LD>&DLI prev9 a possibilidade de suspens o da exigibilidade do crdito tributrio mediante a concess o de medida liminar ou de tutela antecipada.

%K%(LO )III DO &$O'EDI-EN%O O$DINW$IO 'A&K%(LO I DA &E%I"BO INI'IAL X &I Se51o I Dos $eTuisitos da &eti51o Inicial Art. 8 8. A &I indicar) * + o juiz ou tribunal" a que 9 diri,ida** + os nomes" prenomes" estado ci%i$" pro#iss!o" domic$io e resid:ncia do autor e do r9u*** + o fato e os fundamentos jurdicos do pedido*V + o pedido" com as suas especi#ica26esV + o valor da causaV* + as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos a$e,adosV** + o re1uerimento para a cita o do ru. Art. 8 @. A H* ser( instruda com os documentos indispens3+eis G propositura da a o. Art. 8 A. Veri#icando o juiz que a H* n1o preenche os requisitos exi,idos nos arts. 8 8 e 8 @" ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de di#icu$tar o ju$,amento de m9rito" determinar que o autor a emende" ou a complete" no pra<o de 1!d. /0. Se o autor n o cumprir a di$i,:ncia" o juiz indeferir a H*.

/ 3 1a decis!o que antecipar a tutela" o juiz indicar(" de modo c$aro e preciso" as raz6es do seu con%encimento. / 8 N1o se conceder( a antecipa o da tutela quando hou%er peri,o de irre+ersibilidade do pro%imento antecipado. / @ A e#eti%a2!o da tute$a antecipada o.ser%ar(" no que cou.er e con#orme sua natureza" as normas pre%istas nos arts. E " AF3" // Ao e Eo" e AF3+A.
$ A Uei nO LL.BFB$D@ H:eforma na 'xec.I revogou o art. @//J refer9ncia a este art. deve ser entendida como ao art. >?@$O7 1ue trata atualmente da execu o provis#ria. $ Art. >CL7 44 >O e @O. Trata da imposi o de multa diria ao ru pelo juiz em raz o de atraso no cumprimento da sentena7 podendo tambm ser determinado busca e apreens o7 remo o de pessoas e coisas7 desfazimento de obras e impedimento de atividade nociva7 se necessrio com re1uisi o de fora policial. $ Art. >CL$A. !a a o 1ue tenha por objeto a entrega de coisa7 o juiz7 ao conceder a tutela especfica7 fixar o prazo para o cumprimento da obriga o
o o

/ A A tute$a antecipada poder3 ser revogada ou modificada a qua$quer tempo" em decis!o #undamentada. / E <oncedida ou n o a antecipa2!o da tute$a" prosse,uir( o processo at9 #ina$ ju$,amento. / F A tute$a antecipada tam.9m poder ser concedida quando 1 ou P dos pedidos cumu$ados" ou parce$a de$es" mostrar+se incontro+erso. / 7 Se o autor" a ttu$o de antecipa2!o de tute$a" requerer pro%id:ncia de natureza caute$ar" poder( o juiz" quando presentes os respecti%os pressupostos" de#erir a medida caute$ar em car(ter incidenta$ do processo ajuizado.
o o o

Art. 8 E. Estando em termos a H*" o juiz a despachar(" ordenando a cita2!o do r9u" para responder- do mandado constar( que" n o sendo contestada a a o" se presumir1o aceitos pelo ru" como %erdadeiros" os fatos articulados pelo autor.
- 4.o prod !.o dos efeitos da reve#ia5 6 $ se7 havendo pluralidade de rus7 algum deles contestar a a oJ 66 $ se o litgio versar sobre direitos indisponveisJ 666 $ se a +6 n o estiver acompanhada do instrumento p5blico7 1ue a lei considere indispensvel G prova do ato Hart. FBDI.

Art. 8 E+A. ?uando a matria controvertida #or unicamente de direito e no juzo j( hou%er sido pro#erida senten2a de tota$ improced:ncia em outros casos id:nticos" poder( ser dispensada a cita2!o e pro#erida senten2a" reproduzindo+se o teor da anteriormente pro$atada. ALISSON FIDELIS 1 / !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL o / 3 Se o autor apelar" 9 facultado ao juiz decidir" no pra<o Art. 8&3. 1a obriga o indi+is=+el com pluralidade de de 7d" n!o manter a senten2a e determinar o prosse,uimento credores" aque$e que n o participou do processo rece.er( a da a2!o. sua parte" deduzidas as despesas na propor2!o de seu cr9dito. / 8 Caso seja mantida a senten2a" ser( ordenada a cita2!o do r9u para responder ao recurso. Se51o II Do &edido Art. 8 F. ' pedido de%e ser certo ou determinado. T lcito" por9m" #ormu$ar pedido genrico) * + nas a"es universais" se n1o puder o autor individuar na peti2!o os .ens demandados** + quando n o for possvel determinar" de modo de#initi%o" as conseqL:ncias do ato ou do fato ilcito*** + quando a determina2!o do valor da condena2!o depender de ato que deva ser praticado pelo ru. Art. 8 7. Se o autor pedir que seja imposta ao ru a a.sten2!o da pr(tica de a$,um ato" to$erar a$,uma ati%idade" prestar ato ou entre,ar coisa" poder requerer comina o de pena pecuni(ria para o caso de descumprimento da senten2a ou da decis!o antecipat7ria de tute$a <arts. AF3" / Ao" e AF3+ A=.
$ Art. >CL7 44 >O e @O. Trata da imposi o de multa diria ao ru pelo juiz em raz o de atraso no cumprimento da sentena7 podendo tambm ser determinado busca e apreens o7 remo o de pessoas e coisas7 desfazimento de obras e impedimento de atividade nociva7 se necessrio com re1uisi o de fora policial. $ Art. >CL$A. !a a o 1ue tenha por objeto a entrega de coisa7 o juiz7 ao conceder a tutela especfica7 fixar o prazo para o cumprimento da obriga o.
o

Art. 8&8. 0 permitida a cumu$a2!o" num Knico processo" contra o mesmo r9u" de %(rios pedidos" ainda que entre e$es n o haja conex o. / 3 ; o re1uisitos de admissibilidade da cumula o) * + que os pedidos sejam compatveis entre si** + que seja competente para conhecer deles o mesmo juzo*** + que seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento. / 8 ?uando" para cada pedido" corresponder tipo di%erso de procedimento" admitir+se+( a cumu$a2!o" se o autor empre,ar o procedimento ordin(rio. Art. 8&@. 's pedidos s o interpretados restritivamente" compreendendo+se" entretanto" no principa$ os juros $e,ais. Art. 8&A. Antes da cita o7 o autor poder aditar o pedido" correndo B sua conta as custas acrescidas em raz!o dessa iniciati%a. Se51o III Do IndeFerimento da &eti51o Inicial Art. 8&E. A +6 ser( indeFerida) * + quando #or inepta** + quando a parte #or mani#estamente ilegtima*** + quando o autor carecer de interesse processual*V + quando o juiz %eri#icar" desde $o,o" a decad9ncia ou a prescri o <art. 83&" / EI=$ Art. BLM. A cita!.o v-#ida torna prevento o juzo7 induz litispend9ncia e faz litigiosa a coisaJ e7 ainda 1uando ordenada por juiz incompetente7 constitui em mora o devedor e interrompe a prescri o. 4 @o O juiz pronunciar7 de ofcio7 a prescri o.
o o

Art. 8 . ' pedido ser( a$ternati%o" quando" pe$a natureza da o.ri,a2!o" o de%edor puder cumprir a presta2!o de V de 3 modo. /0. ?uando" pe$a lei ou pe$o contrato" a esco$ha couber ao devedor" o juiz *he asse,urar( o direito de cumprir a presta2!o de um ou de outro modo" ainda 1ue o autor n o tenha formulado pedido alternativo. Art. 8 &. 0 lcito #ormu$ar V de L pedido em ordem sucessiva" a #im de que o juiz conhe2a do posterior" em n!o podendo aco$her o anterior. Art. 8&4. ?uando a obriga o consistir em presta"es peri#dicas" considerar+se+!o e$as inc$udas no pedido" independentemente de declara o expressa do autor- se o de%edor" no curso do processo" deixar de pa,(+$as ou de consi,n(+$as" a senten2a as inc$uir( na condena2!o" enquanto durar a o.ri,a2!o.

V + quando o tipo de procedimento" esco$hido pe$o autor" n o corresponder B natureza da causa" ou ao valor da a2!ocaso em que s7 n o ser indeferida7 se puder adaptar$se ao tipo de procedimento legalJ V$ + quando n o atendidas as prescri"es dos arts. @&" /0" primeira parte" e 8 A. +

IS$AEL ?A$?OSA

1:/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br
$ Art. FM. <ompete ao advogado7 ou G parte 1uando postular em causa pr#pria3 6 $ declarar7 na +6 ou na contesta o7 o endereo em 1ue receber intima oJ 66 $ comunicar ao escriv o do processo 1ual1uer mudana de endereo. 4Q. ;e o advogado n o cumprir o disposto no no 6 deste artigo7 o juiz7 antes de determinar a cita o do ru7 mandar 1ue se supra a omiss o no prazo de 4677 sob pena de indeferimento da peti oJ se infringir o previsto no no 667 reputar$se$ o vlidas as intima"es enviadas7 em carta registrada7 para o endereo constante dos autos. $ Art. B/>. Eerificando o juiz 1ue a +6 n.o preenche os re1uisitos exigidos nos arts. B/B e B/F7 ou 1ue apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mrito7 determinar 1ue o autor a emende7 ou a complete7 no prazo de 1/d. 4Q. ;e o autor n o cumprir a dilig9ncia7 o juiz indeferir a +6.

Se51o II Da 'ontesta51o Art. @44. Compete ao r9u a$e,ar" na contesta2!o" toda a mat9ria de de#esa" expondo as raz6es de #ato e de direito" com que impu,na o pedido do autor e especi#icando as pro%as que pretende produzir. Art. @43. Compete+$he" por9m" antes de discutir o mrito" a$e,ar) * + inexist9ncia ou nulidade da cita2!o-

/0. Considera+se inepta a H* 1uando) ** + incompet9ncia absoluta* + *he faltar pedido ou causa de pedir*** + inpcia da H*** + da narra o dos fatos n o decorrer logicamente a conc$us!o*** + o pedido #or juridicamente impossvel*V + conti%er pedidos incompatveis entre si. Art. 8&F. IndeFerida a H*" o autor poder apelar" #acu$tado ao juiz" no pra<o de 6:h" re#ormar sua decis!o. /0. 1!o sendo re#ormada a decis!o" os autos ser!o imediatamente encaminhados ao tri.una$ competente. 'A&K%(LO II DA $ES&OS%A DO $Q( Se51o I Das Disposi58es Aerais Art. 8&7. O r.u poder( o#erecer" no pra<o de 17d" em peti2!o escrita" diri,ida ao juiz da causa" contesta51oC e4ce51o e recon+en51o. Art. 8& . ?uando #orem citados para a a2!o vrios rus" o prazo para responder ser+$hes+( comum" salvo o disposto no art. 3&3.
$ Art. LML. Auando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores7 ser$lhes$ o contados em do0ro os prazos para contestar7 para recorrer e7 de modo geral7 para falar nos autos. -+rocuradores diferentes B< e B:2

*V + peremp oV + litispend9nciaV$ + coisa julgadaV** + conex oV$$$ + incapacidade da parte" de#eito de representa2!o ou #a$ta de autoriza2!o*> + conven o de arbitragem> + car9ncia de a o>$ + falta de cau o ou de outra presta2!o" que a $ei exi,e como pre$iminar. / 3 Veri#ica+se a litispend9ncia ou a coisa julgada" quando se reproduz a2!o anteriormente ajuizada. / 8 Dma a o id9ntica B outra quando tem as mesmas partes" a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. / @ N litispend9ncia" quando se repete a o7 1ue est em curso- h coisa julgada" quando se repete a2!o que j( #oi decidida por senten2a" de que n o caiba recurso. / A Com exce2!o do compromisso ar.itra$" o juiz conhecer( de o#cio da mat9ria enumerada neste arti,o. Art. @48. <abe tam.9m ao ru mani#estar+se precisamente so.re os #atos narrados na H*. &resumemMse verdadeiros os fatos n o impugnados" salvo) * + se n1o #or admissvel" a seu respeito" a confiss o$ Art. F@L. ! o vale como confiss o a admiss o7 em juzo7 de fatos relativos a direitos indisponveis.
o o o o

/0. Se o autor desistir da a o quanto a a$,um r9u ainda n!o citado" o prazo para a resposta correr( da intima2!o do despacho que de#erir a desist:ncia. Art. 8&&. A contesta o e a reconven o ser o oferecidas simultaneamente" em pe2as aut5nomas- a exce o ser processada em apenso aos autos principais.

ALISSON FIDELIS

1L/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL Art. @4&. Ha%endo necessidade de pro%a testemunha$" o ** + se a H* n o estiver acompanhada do instrumento juiz desi,nar( audi:ncia de instru2!o" decidindo dentro de p5blico que a $ei considerar da su.stCncia do ato1!d. *** + se esti%erem em contradi o com a defesa" Art. @34. ' juiz indeferir a H* da exce2!o" quando considerada em seu conjunto. mani#estamente improcedente. /0. Esta re,ra" quanto ao 5nus da impu,na2!o especi#icada dos #atos" n1o se aplica ao advogado dativo7 ao Art. @33. ,ulgada procedente a exce o" os autos ser!o curador especial e ao #rg o do *+. remetidos ao juiz competente. Art. @4@. (epois da contesta o" s7 9 $cito deduzir no%as a$e,a26es 1uando) * + re$ati%as a direito superveniente** + competir ao juiz conhecer de$as de ofcio*** + por expressa autoriza o legal" puderem ser #ormu$adas em qua$quer tempo e juzo. Se51o III Das E4ce58es Art. @4A. T $cito a 1ual1uer das partes ar,Lir" por meio de e4ce51o" a incompet9ncia <art. 338=" o impedimento <art. 3@A= ou a suspei o <art. 3@E=. Art. @4E. Este direito pode ser exercido em 1ual1uer tempo" ou ,rau de jurisdi2!o" ca.endo B parte o#erecer exce2!o" no pra<o de 17d" contado do #ato que ocasionou a incompet9ncia7 o impedimento ou a suspei o. /0. 1a exce o de incompet9ncia <art. 338 desta Pei=
- Art. LLB. Arg5i$se7 por meio de exce o7 a incompet9ncia relativa. 4Q. A nulidade da clusula de elei o de foro7 em contrato de ades o7 pode ser declarada de ofcio pelo juiz7 1ue declinar de compet9ncia para o juzo de domiclio do ru.27 a peti2!o pode ser protoco$izada no juzo de

Subse51o II Do Impedimento e da Suspei51o Art. @38. A parte o#erecer( a exce2!o de impedimento ou de suspei2!o" especi#icando o moti%o da recusa <arts. 3@A e 3@E=. A peti2!o" diri,ida ao juiz da causa" poder( ser instruda com documentos em que o excipiente #undar a a$e,a2!o e conter( o ro$ de testemunhas. Art. @3@. Oespachando a peti2!o" o juiz" se reconhecer o impedimento ou a suspei2!o" ordenar( a remessa dos autos ao seu su.stituto $e,a$- em caso contr(rio" dentro de 1!d" dar( as suas raz6es" acompanhadas de documentos e de ro$ de testemunhas" se hou%er" ordenando a remessa dos autos ao tri.una$. Art. @3A. Veri#icando que a exce2!o n!o tem #undamento $e,a$" o tri.una$ determinar( o seu arqui%amento- no caso contr(rio condenar( o juiz nas custas" mandando remeter os autos ao seu su.stituto $e,a$. Se51o I) Da $econ+en51o Art. @3E. O ru pode reconvir ao autor no mesmo processo" toda %ez que a recon%en2!o seja conexa com a a o principal ou com o fundamento da defesa. /0. ! o pode o ru" em seu pr7prio nome" reconvir ao autor" quando este demandar em nome de outrem. Art. @3F. Oferecida a reconven o" o autor recon%indo ser( intimado" na pessoa do seu procurador" para contest(+$a no pra<o de 17d. Art. @37. A desist9ncia da a o" ou a exist:ncia de qua$quer causa que a extinga" n o obsta ao prosseguimento da reconven o. Art. @3 . Ru$,ar+se+!o na mesma senten2a a a2!o e a recon%en2!o. 'A&K%(LO III DA $E)ELIA Art. @3&. Se o ru n o contestar a a2!o" reputar+se+!o %erdadeiros os fatos a#irmados pe$o autor. *!/ !

domic$io do r9u" com requerimento de sua imediata remessa ao juzo que determinou a cita2!o. Art. @4F. :ecebida a exce o" o processo #icar( suspenso <art. 8FE" ***= - Art. BC@. S spende-se o processo3 666 $ 1uando for oposta
exce o de incompet9ncia do juzo7 da cRmara ou do tribunal7 bem como de suspei o ou impedimento do juizJ2 " at9 que seja de#initi%amente

ju$,ada. Subse51o I Da IncompetYncia Art. @47. ' excipiente ar,Lir( a incompet:ncia em peti2!o #undamentada e de%idamente instruda" indicando o juzo para o qua$ dec$ina.
- STJ-33. A incompet9ncia relativa n o pode ser declarada de ofcio.

Art. @4 . Conc$usos os autos" o juiz mandar( processar a exce2!o" ou%indo o excepto dentro em 1!d e decidindo em i,ua$ prazo.

IS$AEL ?A$?OSA

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br Art. @84. A re%e$ia n o induz" contudo" o e#eito Se51o III mencionado no arti,o antecedente) Da AudiYncia &reliminar * + se" havendo pluralidade de rus" a$,um de$es contestar a a2!oArt. @@3. Se n o ocorrer qua$quer das hip7teses pre%istas ** + se o $it,io %ersar so.re direitos indispon=+eisnas se26es precedentes" e %ersar a causa so.re direitos que admitam transa o" o juiz desi,nar( audi:ncia pre$iminar" a rea$izar+se no pra<o de ,!d" para a qua$ ser!o as partes *** + se a H* n!o esti%er acompanhada do instrumento intimadas a comparecer" podendo #azer+se representar por pK.$ico" que a $ei considere indispens(%e$ B pro%a do ato. procurador ou preposto" com poderes para transi,ir. Art. @83. Ainda que ocorra re%e$ia" o autor n!o poder( a$terar o pedido" ou a causa de pedir" nem demandar dec$ara2!o incidente" salvo promovendo nova cita o do ru" a quem ser( asse,urado o direito de responder no pra<o de 17d. Art. @88. Contra o re%e$ que n!o tenha patrono nos autos" correr!o os prazos independentemente de intima2!o" a partir da pu.$ica2!o de cada ato decis7rio. /0 ' re%e$ poder( inter%ir no processo em qua$quer #ase" rece.endo+o no estado em que se encontrar. 16 Do 2ulgamento conForme o estado do processo. Z%$% L[ 'A&K%(LO ) DO ;(LAA-EN%O 'ONFO$-E O ES%ADO DO &$O'ESSO Se51o I Da E4tin51o do &rocesso Art. @8&. 'correndo qua$quer das hip7teses pre%istas nos arts. 8F7 -Art. BC?. ()ting e-se o processo7 se* resolu o de *+rito2 e 8F&" ** a V -Art. BCM. Naver resolu o de mrito3 66 $ 1uando o ru
reconhecer a proced9ncia do pedidoJ 666 $ 1uando as partes transigiremJ 6E $ 1uando o juiz pronunciar a decad9ncia ou a prescri oJ E $ 1uando o autor renunciar ao direito sobre 1ue se funda a a o. 27 o juiz dec$arar( e4tinto

/ 3 '.tida a conci$ia2!o" ser( reduzida a termo e homo$o,ada por senten2a. / 8 Se" por qua$quer moti%o" n o for obtida a concilia o" o juiz #ixar( os pontos contro%ertidos" decidir( as quest6es processuais pendentes e determinar( as pro%as a serem produzidas" desi,nando audi:ncia de instru2!o e ju$,amento" se necess(rio. / @ Se o direito em $it,io n!o admitir transa2!o" ou se as circunstCncias da causa e%idenciarem ser impro%(%e$ sua o.ten2!o" o juiz poder(" desde $o,o" sanear o processo e ordenar a produ2!o da pro%a" nos termos do / 8 . 17 8as provas5 \nus da pro+a] depoimento pessoal] conFiss1o] pro+as documental e testemunhal. Z%$% L[ 'A&K%(LO )I DAS &$O)AS Se51o I Das Disposi58es Aerais Art. @@8. Todos os meios legais" .em como os mora$mente $e,timos" ainda que n!o especi#icados neste C7di,o" s o hbeis para provar a verdade dos fatos" em que se #unda a a o ou a defesa.
- ST9-231. O revel7 em processo cvel7 pode produzir provas7 desde 1ue comparea em tempo oportuno.
o o o

o processo. Se51o II Do ;ulgamento Antecipado da Lide Art. @@4. ' juiz conhecer( diretamente do pedido" proferindo sentena) * + quando a 1uest o de mrito for unicamente de direito" ou" sendo de direito e de #ato" n o houver necessidade de produzir prova em audi9ncia** + quando ocorrer a revelia <art. @3&=.
$ Art. FLM. ;e o ru n o contestar a a o7 reputar$se$ o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor.

Art. @@@. O \nus da pro%a incumbe) * + ao autor" quanto ao #ato constitutivo do seu direito** + ao ru" quanto B exist:ncia de #ato impeditivo7 modificativo ou extintivo do direito do autor. /0. T nula a con%en2!o que distri.ui de maneira diversa o 5nus da pro%a 1uando) * + recair so.re direito indisponvel da parteALISSON FIDELIS *1/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL * + comparecer em juzo" respondendo ao que *he #or ** + tornar excessivamente difcil a uma parte o exerccio interro,adodo direito. Art. @@A. N1o dependem de prova os fatos) * + not#rios*** + praticar o ato que *he #or determinado. ** + a#irmados por uma parte e confessados pela parte contr(ria*** + admitidos" no processo" como incontroversos*V + em cujo favor milita presun o $e,a$ de exist:ncia ou de %eracidade. Art. @@E. Em #a$ta de normas jurdicas particu$ares" o juiz ap$icar( as re,ras de experi:ncia comum su.ministradas pe$a o.ser%a2!o do que ordinariamente acontece e ainda as re,ras da experi:ncia t9cnica" ressa$%ado" quanto a esta" o exame pericia$. Art. @@F. ;alvo disposi o especial em contrrio" as pro%as de%em ser produzidas em audi:ncia. /0. ?uando a parte" ou a testemunha" por en#ermidade" ou por outro moti%o re$e%ante" esti%er impossi.i$itada de comparecer B audi:ncia" mas n1o de prestar depoimento" o juiz desi,nar(" con#orme as circunstCncias" dia" hora e $u,ar para inquiri+$a. Art. @@7. A parte" que a$e,ar direito municipa$" estadua$" estran,eiro ou consuetudin(rio" pro%ar+$he+( o teor e a %i,:ncia" se assim o determinar o juiz. Art. @@ . A carta precat#ria e a carta rogat#ria suspender1o o processo" no caso pre%isto na a$nea . do inciso *V do art. 8FE desta Pei -Art. BC@. S spende-se o processo3 6E $
1uando a sentena de mrito3 bI n o puder ser proferida sen o depois de verificado determinado fato7 ou de produzida certa prova7 re1uisitada a outro juzoJ27 quando" tendo sido requeridas antes da decis!o de

** + su.meter+se B inspe2!o judicia$" que #or ju$,ada necess(ria-

Art. @A3. <ompete ao terceiro" em re$a2!o a qua$quer p$eito) * + in#ormar ao juiz os fatos e as circunstRncias" de que tenha conhecimento** + exi.ir coisa ou documento" que esteja em seu poder. Se51o II Do Depoimento &essoal Art. @A8. ' juiz pode" de o#cio" em qua$quer estado do processo" determinar o comparecimento pessoa$ das partes" a #im de interro,(+$as so.re os #atos da causa. Art. @A@. ?uando o juiz n1o o determinar de o#cio" compete a cada parte re1uerer o depoimento pessoal da outra" a #im de interro,(+$a na audi:ncia de instru2!o e ju$,amento. / 3 A parte ser( intimada pessoa$mente" constando do mandado que se presumir!o con#essados os #atos contra e$a a$e,ados" caso n!o compare2a ou" comparecendo" se recuse a depor. / 8 ;e a parte intimada n o comparecer" ou comparecendo" se recusar a depor" o juiz *he ap$icar( a pena de confiss o. Art. @AA. A parte ser( interro,ada na #orma prescrita para a inquiri2!o de testemunhas. /0. 0 defeso" a quem ainda n!o dep5s" assistir ao interro,at7rio da outra parte. Art. @AE. ?uando a parte" sem moti%o justi#icado" deixar de responder ao que *he #or per,untado" ou empre,ar e%asi%as" o juiz" apreciando as demais circunstCncias e e$ementos de pro%a" dec$arar(" na senten2a" se hou%e recusa de depor. Art. @AF. A parte responder pessoalmente so.re os #atos articu$ados" n!o podendo ser%ir+se de escritos adrede preparados- o juiz *he permitir(" toda%ia" a consu$ta a notas .re%es" desde que o.jeti%em comp$etar esc$arecimentos. Art. @A7. A parte n o obrigada a depor de #atos) * $ criminosos ou torpes" que *he #orem imputadoso o

saneamento" a imprescind%e$.

pro%a

ne$as

so$icitada

apresentar+se

/0. A carta precat#ria e a carta rogat#ria" n!o de%o$%idas dentro do prazo ou concedidas sem e#eito suspensi+o" poder o ser juntas aos autos at o julgamento final. Art. @@&. !ingum se exime do dever de colaborar com o &oder ;udici3rio para o desco.rimento da %erdade. Art. @A4. Alm dos deveres enumerados no art. 3A -Art. L>.
; o deveres das partes e de todos a1ueles 1ue de 1ual1uer forma participam do processo3 6 $ expor os fatos em juzo conforme a verdadeJ 66 $ proceder com lealdade e boa$fJ 666 $ n o formular pretens"es7 nem alegar defesa7 cientes de 1ue s o destitudas de fundamentoJ 6E $ n o produzir provas7 nem praticar atos in5teis ou desnecessrios G declara o ou defesa do direito. E $ cumprir com exatid o os provimentos mandamentais e n o criar embaraos G efetiva o de provimentos judiciais7 de natureza antecipat#ria ou final.27

compete G parte)

IS$AEL ?A$?OSA

**/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br ** + a cujo respeito" por estado ou profiss o" de%a ,uardar aduzir #atos no%os" suscet%eis de constituir #undamento de si,i$o. de#esa de direito materia$ ou de recon%en2!o. /0. Esta disposi2!o n1o se ap$ica Gs a"es de filia o7 de des1uite e de anula o de casamento. Se51o III Da 'onFiss1o Art. @A . N confiss o" quando a parte admite a %erdade de um #ato" contrrio ao seu interesse e favorvel ao adversrio. A confiss o judicial ou extrajudicial. Art. @A&. A confiss o judicial pode ser espontRnea ou provocada. Oa confiss o espontRnea" tanto que requerida pe$a parte" se $a%rar( o respecti%o termo nos autos- a confiss o provocada constar( do depoimento pessoa$ prestado pe$a parte. /0. A confiss o espontRnea pode ser #eita pe$a pr#pria parte" ou por mandatrio com poderes especiais. Art. @E4. A confiss o judicial faz prova contra o con#itente" n1o prejudicando" toda%ia" os litisconsortes. /0. 1as a26es que %ersarem so.re bens imU+eis ou direitos so.re imU+eis alheios" a con#iss!o de um c5nju,e n!o %a$er( sem a do outro. Art. @E3. ! o vale como con#iss!o a admiss!o" em juzo" de #atos re$ati%os a direitos indisponveis. Art. @E8. A confiss o" quando emanar de erro" dolo ou coa51o" pode ser re+ogada) * + por a o anulat#ria" se pendente o processo em que #oi #eita** + por a o rescis#ria" depois de transitada em julgado a sentena" da qua$ constituir o Knico #undamento. /0. Ca.e ao con#itente o direito de propor a a2!o" nos casos de que trata este arti,o- mas" 14 iniciada" passa aos seus herdeiros. Art. @E@. A confiss o extrajudicial" #eita por escrito B parte ou a quem a represente" tem a mesma e#ic(cia pro.at7ria da judicial- #eita a terceiro" ou contida em testamento" ser( $i%remente apreciada pe$o juiz. /0. Toda%ia" quando #eita verbalmente" s7 ter( e#ic(cia nos casos em que a $ei n1o exija pro%a $itera$. Art. @EA. A con#iss!o 9" de re,ra" indi+is=+el" n1o podendo a parte" que a quiser in%ocar como pro%a" aceit(+$a no t7pico que a .ene#iciar e rejeit(+$a no que *he #or des#a%or(%e$. Cindir+se+(" toda%ia" quando o con#itente *he Se51o I) Da E4ibi51o de Documento ou 'oisa Art. @EE. ' juiz pode ordenar que a parte exi.a documento ou coisa" que se ache em seu poder. Art. @EF. O pedido #ormu$ado pe$a parte conter) * + a individua o" t!o comp$eta quanto poss%e$" do documento ou da coisa** + a finalidade da prova" indicando os #atos que se re$acionam com o documento ou a coisa*** + as circunstCncias em que se #unda o requerente para a#irmar que o documento ou a coisa existe e se acha em poder da parte contr(ria. Art. @E7. O re1uerido dar( a sua resposta nos 7d su.seqLentes B sua intima o. Se a#irmar que n1o possui o documento ou a coisa" o juiz permitir( que o requerente pro%e" por qua$quer meio" que a dec$ara2!o n!o corresponde B %erdade. Art. @E . ' juiz n1o admitir( a recusa) * + se o requerido ti%er obriga o legal de exi.ir** + se o requerido a$udiu ao documento ou B coisa" no processo" com o intuito de constituir prova*** + se o documento" por seu conteKdo" #or comum Gs partes. Art. @E&. Ao decidir o pedido" o juiz admitir( como %erdadeiros os #atos que" por meio do documento ou da coisa" a parte pretendia pro%ar) * + se o requerido n1o e#etuar a exi.i2!o" nem #izer qua$quer dec$ara2!o no prazo do art. @E7 MArt. @E7. O re1uerido
dar( a sua resposta nos 7d su.seqLentes B sua intima o. Se a#irmar que n1o possui o documento ou a coisa" o juiz permitir( que o requerente pro%e" por qua$quer meio" que a dec$ara2!o n!o corresponde B %erdade.N-

** + se a recusa #or ha%ida por ilegtima. Art. @F4. ?uando o documento ou a coisa esti%er em poder de terceiro" o juiz mandar( cit(+$o para responder no pra<o de 1!d. Art. @F3. Se o terceiro ne,ar a o.ri,a2!o de exi.ir" ou a posse do documento ou da coisa" o juiz desi,nar( audi:ncia especia$" tomando+$he o depoimento" .em como o das partes e" se necess(rio" de testemunhas- em se,uida pro#erir( a senten2a. *,/ !

ALISSON FIDELIS

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL Art. @F8. Se o terceiro" sem justo motivo" se recusar a *V + as c#pias reprogrficas de pe2as do pr7prio processo e#etuar a exi.i2!o" o juiz $he ordenar( que proceda ao judicia$ dec$aradas aut:nticas pe$o pr7prio ad%o,ado so. sua respecti%o dep7sito em cart7rio ou noutro $u,ar desi,nado" no responsa.i$idade pessoa$" se n!o $hes #or impu,nada a pra<o de 7d" impondo ao requerente que o em.o$se das autenticidade. despesas que ti%er- se o terceiro descumprir a ordem" o juiz expedir( mandado de apreens!o" requisitando" se necess(rio" V + os extratos digitais de bancos de dados" pK.$icos e #or2a po$icia$" tudo sem prejuzo da responsa.i$idade por crime pri%ados" desde que atestado pe$o seu emitente" so. as penas de deso.edi:ncia. da $ei" que as in#orma26es con#erem com o que consta na ori,em$ Art. FFD7 <+8. (esobedecer a ordem legal de funcionrio p5blico3 +ena K deten o7 de L@ dias a C meses7 e multa.

Art. @F@. A parte e o terceiro se escusam de exibir" em juzo" o documento ou a coisa) * + se concernente a ne,7cios da pr#pria vida da famlia** + se a sua apresenta2!o puder violar dever de honra*** + se a pu.$icidade do documento redundar em desonra G parte ou ao terceiro" .em como a seus parentes consan,Lneos ou a#ins at9 o ,Vg- ou $hes representar peri,o de a2!o pena$*V + se a exi.i2!o acarretar a di%u$,a2!o de #atos" a cujo respeito" por estado ou profiss o" de%am ,uardar segredoV + se su.sistirem outros moti%os ,ra%es que" se,undo o prudente ar.trio do juiz" justi#iquem a recusa da exi.i2!o. /0. Se os moti%os de que tratam os ns. * a V disserem respeito s# a uma parte do conteKdo do documento" da outra se extrair( uma suma para ser apresentada em juzo. Se51o ) Da &ro+a Documental Subse51o I Da For5a &robante dos Documentos Art. @FA. ' documento pK.$ico #az pro%a n o s# da sua forma o" mas tam.9m dos #atos que o escri%!o" o ta.e$i!o" ou o #uncion(rio dec$arar que ocorreram em sua presen2a. Art. @FE. Jazem a mesma pro%a que os originais) * + as certid"es textuais de qua$quer pe2a dos autos" do protoco$o das audi:ncias" ou de outro $i%ro a car,o do escri%!o" sendo extradas por e$e ou so. sua %i,i$Cncia e por e$e su.scritas** + os traslados e as certid"es extradas por o#icia$ pK.$ico" de instrumentos ou documentos $an2ados em suas notas*** + as reprodu26es dos documentos pK.$icos" desde que autenticadas por o#icia$ pK.$ico ou con#eridas em cart7rio" com os respecti%os ori,inais.

V* + as reprodu"es digitalizadas de qua$quer documento" pK.$ico ou particu$ar" quando juntados aos autos pe$os 7r,!os da Rusti2a e seus auxi$iares" pe$o GH e seus auxi$iares" pe$as procuradorias" pe$as reparti26es pK.$icas em ,era$ e por ad%o,ados pK.$icos ou pri%ados" ressalvada a alega o motivada e fundamentada de adultera o antes ou durante o processo de digitaliza o. / 3I 's ori,inais dos documentos di,ita$izados" mencionados no inciso V* do caput deste arti,o" de%er!o ser preser%ados pe$o seu detentor at9 o #ina$ do prazo para interposi2!o de a2!o rescis7ria. / 8o Tratando+se de c7pia di,ita$ de ttu$o executi%o extrajudicia$ ou outro documento re$e%ante B instru2!o do processo" o juiz poder( determinar o seu dep7sito em cart7rio ou secretaria. Art. @FF. ?uando a lei exi,ir" como da substRncia do ato" o instrumento p5blico" nenhuma outra pro%a" por mais especia$ que seja" pode suprir+$he a #a$ta. Art. @F7. ' documento" #eito por o#icia$ pK.$ico incompetente" ou sem a o.ser%Cncia das #orma$idades $e,ais" sendo su.scrito pe$as partes" tem a mesma e#ic(cia pro.at7ria do documento particu$ar. Art. @F . As dec$ara26es constantes do documento particu$ar" escrito e assinado" ou somente assinado" presumem$se verdadeiras em rela o ao signatrio. /0. ?uando" toda%ia" conti%er declara o de ci9ncia" re$ati%a a determinado #ato" o documento particu$ar pro%a a dec$ara2!o" mas n1o o fato declarado" competindo ao interessado em sua %eracidade o 5nus de pro%ar o #ato. Art. @F&. Reputa+se aut:ntico o documento" quando o ta.e$i!o reconhecer a #irma do si,nat(rio" dec$arando que #oi aposta em sua presen2a. Art. @74. A data do documento particu$ar" quando a seu respeito sur,ir dK%ida ou impu,na2!o entre os $iti,antes" pro%ar+se+( por todos os meios de direito. Gas" em re$a2!o a terceiros" considerar$se$ datado o documento particular) * + no dia em que #oi registrado** + desde a morte de a$,um dos signatrios-

IS$AEL ?A$?OSA

*6/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br *** + a partir da impossibilidade fsica" que so.re%eio a * + enunciam o rece.imento de um cr9ditoqua$quer dos si,nat(rios** + cont:m anota2!o" que %isa a suprir a #a$ta de ttu$o em *V + da sua apresenta2!o em reparti2!o pK.$ica ou em #a%or de quem 9 apontado como credorjuzo*** + expressam conhecimento de #atos para os quais n o V + do ato ou #ato que esta.e$e2a" de modo certo" a se exija determinada prova. anterioridade da #orma2!o do documento. Art. @77. A nota escrita pe$o credor em qua$quer parte de Art. @73. Reputa+se autor do documento particu$ar) documento representati%o de o.ri,a2!o" ainda que n!o assinada" #az pro%a em .ene#cio do de%edor. * + aque$e que o #ez e o assinou/0. Ap$ica+se esta re,ra tanto para o documento" que o credor conser%ar em seu poder" como para aque$e que se ** + aque$e" por conta de 1uem foi feito" estando assinadoachar em poder do de%edor. *** + aque$e que" mandando comp$lo" n!o o #irmou" porque" con#orme a experi:ncia comum" n!o se costuma assinar" como $i%ros comerciais e assentos dom9sticos. Art. @78. 'ompete R parte" contra quem #oi produzido documento particu$ar" a$e,ar no prazo esta.e$ecido no art. @&4 -Art. FMD. O incidente de falsidade tem lugar em 1ual1uer tempo e grau
de jurisdi o7 incumbindo G parte7 contra 1uem foi produzido o documento7 suscit$lo na contesta o ou no prazo de 1/d7 contados da intima o da sua juntada aos autos.27 se *he admite ou n1o a autenticidade da

Art. @7 . 's $i%ros comerciais pro%am contra o seu autor. T $cito ao comerciante" toda%ia" demonstrar" por todos os meios permitidos em direito" que os $an2amentos n o correspondem G verdade dos fatos. Art. @7&. 's $i%ros comerciais" que preencham os requisitos exi,idos por $ei" pro%am tam.9m a #a%or do seu autor no $it,io entre comerciantes. Art. @ 4. A escritura o contbil indi+is=+el) se dos #atos que resu$tam dos $an2amentos" uns s!o #a%or(%eis ao interesse de seu autor e outros *he s!o contr(rios" ambos ser o considerados em conjunto como unidade. Art. @ 3. ' juiz pode ordenar" a requerimento da parte" a exi.i2!o inte,ra$ dos $i%ros comerciais e dos documentos do arqui%o) * + na $iquida2!o de sociedade** + na sucess!o por morte de s7cio*** + quando e como determinar a $ei. Art. @ 8. ' juiz pode" de o#cio" ordenar B parte a exi.i2!o parcia$ dos $i%ros e documentos" extraindo+se de$es a suma que interessar ao $it,io" .em como reprodu26es autenticadas. Art. @ @. ?ua$quer reprodu2!o mecCnica" como a #oto,r(#ica" cinemato,r(#ica" #ono,r(#ica ou de outra esp9cie" #az pro%a dos #atos ou das coisas representadas" se aque$e contra quem #oi produzida *he admitir a con#ormidade. /0. *mpu,nada a autenticidade da reprodu2!o mecCnica" o juiz ordenar( a rea$iza2!o de exame pericia$. Art. @ A. As reprodu26es #oto,r(#icas ou o.tidas por outros processos de repeti2!o" dos documentos particu$ares" %a$em como certid6es" sempre que o escri%!o portar por #9 a sua con#ormidade com o ori,ina$.

assinatura e a %eracidade do contexto- presumindo$se7 com o sil9ncio7 1ue o tem por verdadeiro. /0. 'essa" toda%ia" a e#ic(cia da admiss!o expressa ou t(cita" se o documento hou%er sido obtido por erroC dolo ou coa51o. Art. @7@. :essalvado o disposto no /0 do arti,o anterior" o documento particu$ar" de cuja autenticidade se n o duvida" pro%a que o seu autor fez a declara o" que *he 9 atri.uda. /0. ' documento particu$ar" admitido expressa ou tacitamente" 9 indi+is=+el" sendo defeso B parte" que pretende uti$izar+se de$e" aceitar os #atos que *he s!o #a%or(%eis e recusar os que s!o contr(rios ao seu interesse" salvo se provar 1ue estes se n o verificaram. Art. @7A. ' te$e,rama" o radio,rama ou qua$quer outro meio de transmiss!o tem a mesma fora pro.at7ria do documento particu$ar" se o ori,ina$ constante da esta2!o expedidora #oi assinado pe$o remetente. /0. A #irma do remetente poder ser reconhecida pe$o ta.e$i!o" dec$arando+se essa circunstCncia no ori,ina$ depositado na esta2!o expedidora. Art. @7E. ' te$e,rama ou o radio,rama presume+se con#orme com o ori,ina$" pro%ando a data de sua expedi2!o e do rece.imento pe$o destinat(rio. Art. @7F. As cartas" .em como os re,istros dom9sticos" pro%am contra quem os escre%eu quando)

ALISSON FIDELIS

*7/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL Art. @ E. A c7pia de documento particu$ar tem o mesmo sua pretens!o e os meios com que pro%ar( o a$e,ado. %a$or pro.ante que o ori,ina$" ca.endo ao escri%!o" intimadas as partes" proceder B con#er:ncia e certi#icar a con#ormidade Art. @&8. *ntimada a parte" que produziu o documento" a entre a c7pia e o ori,ina$. responder no pra<o de 1!d" o juiz ordenar( o exame pericia$. / 3 + ?uando se tratar de fotografia" esta ter( de ser acompanhada do respecti%o negativo. / 8 + Se a pro%a #or uma fotografia pu.$icada em jornal" exi,ir+se+!o o original e o negativo. Art. @ F. ' juiz apreciar( $i%remente a #9 que de%a merecer o documento" quando em ponto su.stancia$ e sem ressa$%a conti%er entre$inha" emenda" .orr!o ou cance$amento. Art. @ 7. Cessa a #9 do documento" pK.$ico ou particu$ar" sendo+$he dec$arada judicia$mente a #a$sidade. /0. A falsidade consiste) * + em #ormar documento n1o %erdadeiro** + em alterar documento %erdadeiro. Art. @ . 'essa a #9 do documento particu$ar 1uando) Subse51o III Da &rodu51o da &ro+a Documental Art. @&F. 'ompete R parte instruir a H* <art. 8 @=Art. B/F. A +6 ser instruda com os documentos indispens-veis G propositura da a o27 ou a resposta <art. 8&7=-Art. BM?. : r+ poder oferecer7 no prazo de 15d7 em peti o escrita7 dirigida ao juiz da causa7 contesta!.o; e)ce!.o e reconven!.o.27 com os documentos destinados a pro%ar+ $he as a$e,a26es. Art. @&7. T $cito Bs partes" em qua$quer tempo" juntar aos autos documentos no%os" quando destinados a #azer pro%a de #atos ocorridos depois dos articu$ados" ou para contrap5+$os aos que #oram produzidos nos autos. Art. @& . Sempre que uma das partes requerer a juntada de documento aos autos" o juiz ou%ir(" a seu respeito" a outra" no pra<o de 7d. Art. @&&. O 2ui< re1uisitar Bs reparti26es pK.$icas em qua$quer tempo ou ,rau de jurisdi2!o) * + as certid"es necess(rias B pro%a das a$e,a26es das partes** + os procedimentos administrativos nas causas em que #orem interessados a D/E/G" ou as respecti%as entidades da administra2!o indireta. / 3 Rece.idos os autos" o juiz mandar( extrair" no prazo mximo e improrrogvel de ,!d" certid6es ou reprodu26es #oto,r(#icas das pe2as indicadas pe$as partes ou de o#cio#indo o prazo" de%o$%er( os autos B reparti2!o de ori,em. / 8 As reparti26es pK.$icas poder o #ornecer todos os documentos em meio e$etr5nico con#orme disposto em $ei" certi#icando" pe$o mesmo meio" que se trata de extrato #ie$ do que consta em seu .anco de dados ou do documento *9/ !
o o o o

/0. N1o se proceder( ao exame pericia$" se a parte" que produziu o documento" concordar em retir(+$o e a parte contr(ria n o se opuser ao desentranhamento. Art. @&@. (epois de encerrada a instru o" o incidente de #a$sidade correr( em apenso aos autos principais- no tri.una$ processar+se+( perante o re$ator" o.ser%ando+se o disposto no arti,o antecedente. Art. @&A. Po,o que #or suscitado o incidente de #a$sidade" o juiz suspender( o processo principa$. Art. @&E. A senten2a" que reso$%er o incidente" dec$arar( a #a$sidade ou autenticidade do documento.

* + $he #or contestada a assinatura e enquanto n!o se *he compro%ar a %eracidade** + assinado em .ranco" #or a.usi%amente preenchido. /0. Oar+se+( a.uso quando aque$e" que rece.eu documento assinado" com texto n!o escrito no todo ou em parte" o #ormar ou o comp$etar" por si ou por meio de outrem" %io$ando o pacto #eito com o si,nat(rio. Art. @ &. *ncum.e o \nus da pro+a quando) * + se tratar de falsidade de documento" B parte que a arg=ir** + se tratar de contesta2!o de assinatura" B parte que produziu o documento. Subse51o II Da Arg^i51o de Falsidade Art. @&4. ' incidente de #a$sidade tem $u,ar em qua$quer tempo e ,rau de jurisdi2!o" incum.indo B parte" contra quem #oi produzido o documento" suscit(+$o na contesta2!o ou no pra<o de 1!d" contados da intima2!o da sua juntada aos autos. Art. @&3. ?uando o documento #or o#erecido antes de encerrada a instru2!o" a parte o ar,Lir( de #a$so" em peti2!o diri,ida ao juiz da causa" expondo os moti%os em que #unda a

IS$AEL ?A$?OSA

di,ita$izado.

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br *** + M 19aSe51o )I Da &ro+a %estemunhal *V + o ce,o e o surdo" quando a ci:ncia do #ato depender dos sentidos que *hes #a$tam. / 8 ; o impedidos) * + o cnjuge" .em como o ascendente e o descendente em qua$quer ,rau" ou co$atera$" at9 o ,Vg" de a$,uma das partes" por consan,Linidade ou a#inidade" salvo se o exigir o interesse p5blico" ou" tratando+se de causa re$ati%a ao estado da pessoa" n!o se puder o.ter de outro modo a pro%a" que o juiz repute necess(ria ao ju$,amento do m9rito** + o que 9 parte na causa*** + o que inter%9m em nome de uma parte" como o tutor na causa do menor" o representante $e,a$ da pessoa jurdica" o juiz" o ad%o,ado e outros" que assistam ou tenham assistido as partes. / @ ; o suspeitos)
o o

Subse51o I Da Admissibilidade e do )alor da &ro+a %estemunhal Art. A44. A pro%a testemunha$ 9 sempre admissvel" n!o dispondo a $ei de modo di%erso. ' juiz indeferir a inquiri2!o de testemunhas so.re #atos) * + j provados por documento ou con#iss!o da parte** + que s7 por documento ou por exame pericia$ puderem ser pro%ados. Art. A43. A pro%a e4clusi+amente testemunha$ s7 se admite nos contratos cujo %a$or n1o e4ceda o d.cuplo do maior sa$(rio mnimo %i,ente no pas" ao tempo em que #oram ce$e.rados. Art. A48. Aual1uer 1ue seja o valor do contrato7 admissvel a pro%a testemunha$" quando) * + hou%er come2o de pro%a por escrito" reputando+se ta$ o documento emanado da parte contra quem se pretende uti$izar o documento como pro%a** + o credor n!o pode ou n!o podia" mora$ ou materia$mente" o.ter a pro%a escrita da o.ri,a2!o" em casos como o de parentesco" dep7sito necess(rio ou hospeda,em em hote$. Art. A4@. As normas esta.e$ecidas nos dois arti,os antecedentes ap$icam+se ao pa,amento e B remiss!o da d%ida. Art. A4A. 0 lcito B parte inocente pro%ar testemunhas) com

* + o condenado por crime de falso testemunho" ha%endo transitado em ju$,ado a senten2a** + o que" por seus costumes7 n1o #or di,no de #9*** + o inimigo capital da parte" ou o seu amigo ntimo*V + o que ti%er interesse no litgio. / A Sendo estritamente necess(rio" o juiz ou%ir( testemunhas impedidas ou suspeitas- mas os seus depoimentos ser!o prestados independentemente de compromisso <art. A3E= -Art. >L@. Ao incio da in1uiri o7 a testemunha
prestar o compromisso de dizer a verdade do 1ue souber e 6he for perguntado.4Q. O juiz advertir G testemunha 1ue incorre em san o penal 1uem faz a afirma o falsa7 cala ou oculta a verdade.2 e o juiz *hes
o

atri.uir( o %a$or que possam merecer. Art. A4F. A testemunha n o obrigada a depor de #atos) * + que *he acarretem grave dano" .em como ao seu cnjuge e aos seus parentes consan,Lneos ou a#ins" em $inha reta" ou na co$atera$ em *Vg** + a cujo respeito" por estado ou profiss o" de%a ,uardar si,i$o. Subse51o II Da &rodu51o da &ro+a %estemunhal

* + nos contratos simulados" a di%er,:ncia entre a vontade real e a %ontade declarada** + nos contratos em geral" os %cios do consentimento. Art. A4E. Hodem depor como testemunhas todas as pessoas" exceto as incapazes7 impedidas ou suspeitas. / 3 ; o incapazes) * + o interdito por dem:ncia** + o que" acometido por en#ermidade" ou de.i$idade menta$" ao tempo em que ocorreram os #atos" n o podia discerni$los- ou" ao tempo em que de%e depor" n!o est( ha.i$itado a transmitir as percep26eso

Art. A47. *ncum.e Bs partes" no prazo que o juiz #ixar( ao desi,nar a data da audi:ncia" depositar em cart7rio o ro$ de testemunhas" precisando+$hes o nome" pro#iss!o" resid:ncia e o $oca$ de tra.a$ho- omitindo+se o juiz" o ro$ ser( apresentado at9 1!d antes da audi:ncia. ALISSON FIDELIS * / !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL V$$ + os ,o%ernadores dos E/T/OJ/0. T $cito a cada parte o#erecer" no mximo" 1! testemunhas- quando qua$quer das partes o#erecer P , testemunhas para a pro%a de cada #ato" o juiz poder V$$$ + os deputados estaduaisdispensar as restantes. Art. A4 . Oepois de apresentado o ro$" de que trata o arti,o antecedente" a parte s7 pode su.stituir a testemunha) * + que #a$ecer** + que" por en#ermidade" n!o esti%er em condi26es de depor*** + que" tendo mudado de resid:ncia" n!o #or encontrada pe$o o#icia$ de justi2a. Art. A4&. ?uando #or arro$ado como testemunha o juiz da causa" este) * + dec$arar+se+( impedido" se ti%er conhecimento de #atos" que possam in#$uir na decis!o- caso em que ser( de#eso B parte" que o inc$uiu no ro$" desistir de seu depoimento** + se nada sou.er" mandar( exc$uir o seu nome. Art. A34. As testemunhas dep6em" na audi:ncia de instru2!o" perante o juiz da causa" exceto) * + as que prestam depoimento antecipadamente** + as que s!o inquiridas por carta*** + as que" por doen2a" ou outro moti%o re$e%ante" est!o impossi.i$itadas de comparecer em juzo <art. @@F" /0=$ Art. FFC. ;alvo disposi o especial em contrrio7 as provas devem ser produzidas em audi9ncia. 4Q. Auando a parte7 ou a testemunha7 por enfermidade7 ou por outro motivo relevante7 estiver impossibilitada de comparecer G audi9ncia7 mas n.o de prestar depoimento7 o juiz designar7 conforme as circunstRncias7 dia7 hora e lugar para in1uiri$la.

*> + os desem.ar,adores dos %;" os juzes dos Tri.unais de A$2ada" os juzes dos %$% e dos %$E e os conse$heiros dos %'E/DF> + o em.aixador de pas que" por $ei ou tratado" concede id:ntica prerro,ati%a ao a,ente dip$om(tico do ;rasi$. /0. ' juiz so$icitar( B autoridade que desi,ne dia" hora e $oca$ a #im de ser inquirida" remetendo+$he c7pia da H* ou da de#esa o#erecida pe$a parte" que arro$ou como testemunha. Art. A38. A testemunha 9 intimada a comparecer B audi:ncia" constando do mandado dia" hora e $oca$" .em como os nomes das partes e a natureza da causa. Se a testemunha deixar de comparecer" sem moti%o justi#icado" ser( conduzida" respondendo pe$as despesas do adiamento. / 3 A parte pode comprometer+se a $e%ar B audi:ncia a testemunha" independentemente de intima2!o- presumindo+ se" caso n!o compare2a" que desistiu de ou%i+$a. / 8 ?uando #i,urar no ro$ de testemunhas funcionrio p5blico ou militar" o juiz o requisitar( ao chefe da reparti o ou ao comando do corpo em que ser%ir. / @ A intima2!o poder( ser #eita pe$o correio" so. re,istro ou com entre,a em m!o pr7pria" quando a testemunha ti%er resid:ncia certa. Art. A3@. ' juiz inquirir( as testemunhas separada e sucessi%amente- primeiro as do autor e depois as do r9u" pro%idenciando de modo que uma n!o ou2a o depoimento das outras. Art. A3A. Antes de depor" a testemunha ser( qua$i#icada" dec$arando o nome por inteiro" a pro#iss!o" a resid:ncia e o estado ci%i$" .em como se tem re$a26es de parentesco com a parte" ou interesse no o.jeto do processo. / 3 T $cito B parte contraditar a testemunha" ar,Lindo+ $he a incapacidade" o impedimento ou a suspei2!o. Se a testemunha ne,ar os #atos que *he s!o imputados" a parte poder( pro%ar a contradita com documentos ou com testemunhas" at. ," apresentada no ato e inquiridas em separado. Sendo pro%ados ou con#essados os #atos" o juiz dispensar( a testemunha" ou *he tomar( o depoimento" o.ser%ando o disposto no art. A4E" / Ao.
$ Art. >D@. +odem depor como testemunhas todas as pessoas7 exceto as incapazes7 impedidas ou suspeitas. 4 >o ;endo estritamente necessrio7 o juiz ouvir testemunhas impedidas ou suspeitasJ mas os seus depoimentos ser o prestados independentemente de compromisso Hart. >L@I -Art. >L@. Ao incio da in1uiri o7 a testemunha prestar o compromisso de dizer a verdade do 1ue souber e 6he for perguntado.4Q. O juiz advertir G testemunha 1ue incorre em san o penal 1uem faz a afirma o falsa7 cala ou oculta a verdade.2 e o juiz 6hes atribuir o valor 1ue possam merecer.
o o o o

*V + as desi,nadas no arti,o se,uinte. Art. A33. ; o in1uiridos em sua resid9ncia" ou onde exercem a sua fun o) * + o Hresidente e o Vice+Hresidente da RepK.$ica** + o presidente do Senado e o da CCmara dos Oeputados*** + os ministros de Estado*V + os ministros do S%F" do S%;" do S%-" do %SE" do %S% e do %'(V + o HWRV$ + os senadores e deputados #ederais-

IS$AEL ?A$?OSA

*:/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br o / 8 A testemunha pode requerer ao juiz que a escuse de pa,amento da despesa que e#etuou para comparecimento B depor" a$e,ando os moti%os de que trata o art. A4F- ou%idas as audi:ncia" de%endo a parte pa,(+$a $o,o que ar.itrada" ou partes" o juiz decidir( de p$ano. deposit(+$a em cart7rio dentro de ,d. Art. A3E. Ao incio da inquiri2!o" a testemunha prestar( o compromisso de dizer a %erdade do que sou.er e *he #or per,untado. /0. ' juiz ad%ertir( B testemunha que incorre em san2!o pena$ quem #az a a#irma2!o #a$sa" ca$a ou ocu$ta a %erdade. Art. A3F. ' juiz interro,ar( a testemunha so.re os #atos articu$ados" ca.endo" primeiro B parte" que a arro$ou" e depois B parte contr(ria" #ormu$ar per,untas tendentes a esc$arecer ou comp$etar o depoimento. / 3 As partes de%em tratar as testemunhas com ur.anidade" n!o *hes #azendo per,untas ou considera26es impertinentes" capciosas ou %exat7rias. / 8 As per,untas que o juiz inde#erir ser!o o.ri,atoriamente transcritas no termo" se a parte o requerer. Art. A37. ' depoimento" dati$o,ra#ado ou re,istrado por taqui,ra#ia" estenotipia ou outro m9todo id5neo de documenta2!o" ser( assinado pe$o juiz" pe$o depoente e pe$os procuradores" facultando$se Gs partes a sua grava o. / 3 ' depoimento ser( passado para a %ers!o dati$o,r(#ica quando hou%er recurso da senten2a ou noutros casos" quando o juiz o determinar" de o#cio ou a requerimento da parte. / 8 Tratando+se de processo eletrnico" o.ser%ar+se+( o disposto nos // 8o e @o do art. 3F& desta Pei.
$ Art. LCM. Os atos e termos do processo ser o datilografados ou escritos com tinta escura e indelvel7 assinando$os as pessoas 1ue neles intervieram. Auando estas n o puderem ou n o 1uiserem firm$los7 o escriv o certificar7 nos autos7 a ocorr9ncia. Bo Auando se tratar de processo total ou parcialmente eletrnico7 os atos processuais praticados na presena do juiz poder o ser produzidos e armazenados de modo integralmente digital em ar1uivo eletrnico inviolvel7 na forma da lei7 mediante registro em termo 1ue ser assinado digitalmente pelo juiz e pelo escriv o ou chefe de secretaria7 bem como pelos advogados das partes. 4 Fo !o caso do 4 Bo deste artigo7 eventuais contradi"es na transcri o dever o ser suscitadas oralmente no momento da realiza o do ato7 sob pena de preclus o7 devendo o juiz decidir de plano7 registrando$se a alega o e a decis o no termo.
o o o o

/0. ' depoimento prestado em juzo 9 considerado ser%i2o pK.$ico. A testemunha" quando sujeita ao re,ime da $e,is$a2!o tra.a$hista" n o sofre" por comparecer B audi:ncia" perda de sa$(rio nem desconto no tempo de ser%i2o. Se51o )II Da &ro+a &ericial Art. A84. A pro%a pericia$ consiste em exame" %istoria ou a%a$ia2!o. /K. ' juiz inde#erir( a percia quando) * + a pro%a do #ato n!o depender do conhecimento especia$ de t9cnico** + #or desnecess(ria em %ista de outras pro%as produzidas*** + a %eri#ica2!o #or impratic(%e$. Art. A83. ' juiz nomear( o perito" #ixando de imediato o prazo para a entre,a do $audo. / 3 *ncum.e Bs partes" dentro em E <cinco= dias" contados da intima2!o do despacho de nomea2!o do perito) * + indicar o assistente t9cnico** + apresentar quesitos. / 8 ?uando a natureza do #ato o permitir" a percia poder( consistir apenas na inquiri2!o pe$o juiz do perito e dos assistentes" por ocasi!o da audi:ncia de instru2!o e ju$,amento a respeito das coisas que hou%erem in#orma$mente examinado ou a%a$iado. Art. A88. ' perito cumprir( escrupu$osamente o encar,o que *he #oi cometido" independentemente de termo de compromisso. 's assistentes t9cnicos s!o de con#ian2a da parte" n!o sujeitos a impedimento ou suspei2!o. Art. A8@. ' perito pode escusar+se <art. 3AF=" ou ser recusado por impedimento ou suspei2!o <art. 3@ " ***=- ao aceitar a escusa ou ju$,ar procedente a impu,na2!o" o juiz nomear( no%o perito. Art. A8A. ' perito pode ser su.stitudo quando)
o o

Art. A3 . ' juiz pode ordenar" de o#cio ou a requerimento da parte) * + a inquiri2!o de testemunhas re#eridas nas dec$ara26es da parte ou das testemunhas** + a acarea2!o de * ou P testemunhas ou de a$,uma de$as com a parte" quando" so.re #ato determinado" que possa in#$uir na decis!o da causa" di%er,irem as suas dec$ara26es. Art. A3&. A testemunha pode requerer ao juiz o

* + carecer de conhecimento t9cnico ou cient#ico** + sem moti%o $e,timo" deixar de cumprir o encar,o no prazo que *he #oi assinado. *L/ !

ALISSON FIDELIS

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL /K. 1o caso pre%isto no inciso **" o juiz comunicar( a Art. A@A. ?uando o exame ti%er por o.jeto a ocorr:ncia B corpora2!o pro#issiona$ respecti%a" podendo" autenticidade ou a #a$sidade de documento" ou #or de ainda" impor mu$ta ao perito" #ixada tendo em %ista o %a$or da natureza m9dico+$e,a$" o perito ser( esco$hido" de pre#er:ncia" causa e o poss%e$ prejuzo decorrente do atraso no processo. entre os t9cnicos dos esta.e$ecimentos o#iciais especia$izados. ' juiz autorizar( a remessa dos autos" .em como do materia$ Art. A8E. Hoder!o as partes apresentar" durante a sujeito a exame" ao diretor do esta.e$ecimento. di$i,:ncia" quesitos sup$ementares. Oa juntada dos quesitos aos autos dar( o escri%!o ci:ncia B parte contr(ria. /K. ?uando o exame ti%er por o.jeto a autenticidade da $etra e #irma" o perito poder( requisitar" para e#eito de compara2!o" documentos existentes em reparti26es pK.$icasArt. A8F. Compete ao juiz) na #a$ta destes" poder( requerer ao juiz que a pessoa" a quem se atri.uir a autoria do documento" $ance em #o$ha de pape$" * + inde#erir quesitos impertinentespor c7pia" ou so. ditado" dizeres di#erentes" para #ins de compara2!o. ** + #ormu$ar os que entender necess(rios ao esc$arecimento da causa. Art. A@E. A parte" que desejar esc$arecimento do perito e do assistente t9cnico" requerer( ao juiz que mande intim(+$o a Art. A87. ' juiz poder( dispensar pro%a pericia$ quando comparecer B audi:ncia" #ormu$ando desde $o,o as per,untas" as partes" na inicia$ e na contesta2!o" apresentarem so.re as so. #orma de quesitos. quest6es de #ato pareceres t9cnicos ou documentos e$ucidati%os que considerar su#icientes. /K. ' perito e o assistente t9cnico s7 estar!o o.ri,ados a prestar os esc$arecimentos a que se re#ere este arti,o" quando Art. A8 . ?uando a pro%a ti%er de rea$izar+se por carta" intimados E <cinco= dias antes da audi:ncia. poder( proceder+se B nomea2!o de perito e indica2!o de assistentes t9cnicos no juzo" ao qua$ se requisitar a percia. Art. A@F. ' juiz n!o est( adstrito ao $audo pericia$" podendo #ormar a sua con%ic2!o com outros e$ementos ou Art. A8&. Hara o desempenho de sua #un2!o" podem o #atos pro%ados nos autos. perito e os assistentes t9cnicos uti$izar+se de todos os meios necess(rios" ou%indo testemunhas" o.tendo in#orma26es" Art. A@7. ' juiz poder( determinar" de o#cio ou a so$icitando documentos que estejam em poder de parte ou em reparti26es pK.$icas" .em como instruir o $audo com requerimento da parte" a rea$iza2!o de no%a percia" quando a mat9ria n!o *he parecer su#icientemente esc$arecida. p$antas" desenhos" #oto,ra#ias e outras quaisquer pe2as. Art. A@4. /K. . Mre%o,adosN Art. A@3+A. As partes ter!o ci:ncia da data e $oca$ desi,nados pe$o juiz ou indicados pe$o perito para ter incio a produ2!o da pro%a. Art. A@3+;. Tratando+se de percia comp$exa" que a.ranja mais de uma (rea de conhecimento especia$izado" o juiz poder( nomear mais de um perito e a parte indicar mais de um assistente t9cnico. Art. A@8. Se o perito" por moti%o justi#icado" n!o puder apresentar o $audo dentro do prazo" o juiz conceder+$he+(" por uma %ez" prorro,a2!o" se,undo o seu prudente ar.trio. /K. Mre%o,adoN Art. A@@. ' perito apresentar( o $audo em cart7rio" no prazo #ixado pe$o juiz" pe$o menos 84 <%inte= dias antes da audi:ncia de instru2!o e ju$,amento. /K. 's assistentes t9cnicos o#erecer!o seus pareceres no prazo comum de 34 <dez= dias" ap7s intimadas as partes da apresenta2!o do $audo. Art. A@ . A se,unda percia tem por o.jeto os mesmos #atos so.re que recaiu a primeira e destina+se a corri,ir e%entua$ omiss!o ou inexatid!o dos resu$tados a que esta conduziu. Art. A@&. A se,unda percia re,e+se pe$as disposi26es esta.e$ecidas para a primeira. /K. A se,unda percia n!o su.stitui a primeira" ca.endo ao juiz apreciar $i%remente o %a$or de uma e outra. Se51o )III Da Inspe51o ;udicial Art. AA4. ' juiz" de o#cio ou a requerimento da parte" pode" em qua$quer #ase do processo" inspecionar pessoas ou coisas" a #im de se esc$arecer so.re #ato" que interesse B decis!o da causa. Art. AA3. Ao rea$izar a inspe2!o direta" o juiz poder( ser assistido de um ou mais peritos. Art. AA8. ' juiz ir( ao $oca$" onde se encontre a pessoa ou coisa" quando)

IS$AEL ?A$?OSA

,!/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br * + ju$,ar necess(rio para a me$hor %eri#ica2!o ou Se51o II interpreta2!o dos #atos que de%a o.ser%arDa 'oncilia51o ** + a coisa n!o puder ser apresentada em juzo" sem consider(%eis despesas ou ,ra%es di#icu$dades*$$ + determinar a reconstitui2!o dos #atos. /K. As partes t:m sempre direito a assistir B inspe2!o" prestando esc$arecimentos e #azendo o.ser%a26es que reputem de interesse para a causa. Art. AA@. Conc$uda a di$i,:ncia" o juiz mandar( $a%rar auto circunstanciado" mencionando ne$e tudo quanto #or Kti$ ao ju$,amento da causa. /K. ' auto poder( ser instrudo com desenho" ,r(#ico ou #oto,ra#ia. 'A&K%(LO )II DA A(DIHN'IA Se51o I Das Disposi58es Aerais Art. AAA. A audi9ncia ser p5blica- nos casos de que trata o art. 3EE - Art. L@@. Os atos processuais s o p5blicos. <orrem7 todavia7 em
segredo de j sti!a os processos3 6 $ em 1ue o exigir o interesse p5blicoJ 6l $ 1ue dizem respeito a casamento7 filia o7 separa o dos cnjuges7 convers o desta em div#rcio7 alimentos e guarda de menores.27 rea$izar+se+( a portas

Art. AA7. ?uando o $it,io %ersar so.re direitos patrimoniais de car(ter pri%ado" o juiz" de o#cio" determinar( o comparecimento das partes ao incio da audi:ncia de instru2!o e ju$,amento. /0. Em causas re$ati%as B #am$ia" ter( $u,ar i,ua$mente a conci$ia2!o" nos casos e para os #ins em que a $ei consente a transa2!o. Art. AA . Antes de iniciar a instru2!o" o juiz tentar( conci$iar as partes. Che,ando a acordo" o juiz mandar( tom(+$o por termo. Art. AA&. ' termo de concilia o" assinado pe$as partes e homo$o,ado pe$o juiz" ter valor de sentena. Se51o III Da Instru51o e ;ulgamento Art. AE4. 1o dia e hora desi,nados" o juiz dec$arar( a.erta a audi:ncia" mandando apre,oar as partes e os seus respecti%os ad%o,ados. Art. AE3. Ao iniciar a instru2!o" o juiz" ou%idas as partes" #ixar( os pontos contro%ertidos so.re que incidir( a pro%a. Art. AE8. As pro%as ser!o produzidas na audi:ncia nesta ordem) * + o perito e os assistentes t9cnicos responder!o aos quesitos de esc$arecimentos" requeridos no prazo e na #orma do art. A@E$Art. >F@. A parte7 1ue desejar esclarecimento do perito e do assistente tcnico7 re1uerer ao juiz 1ue mande intim$lo a comparecer G audi9ncia7 formulando desde logo as perguntas7 sob forma de 1uesitos. 45n. O perito e o assistente tcnico s# estar o o0rigados a prestar os esclarecimentos a 1ue se refere este artigo7 1uando intimados 5d antes da audi9ncia.

#echadas. Art. AAE. ' juiz exerce o poder de po$cia" competindo+ $he) * + manter a ordem e o decoro na audi:ncia** + ordenar que se retirem da sa$a da audi:ncia os que se comportarem incon%enientemente*** + requisitar" quando necess(rio" a #or2a po$icia$. Art. AAF. <ompete ao juiz em especia$) * + diri,ir os tra.a$hos da audi:ncia** + proceder direta e pessoa$mente B co$heita das pro%as-

** + o juiz tomar( os depoimentos pessoais" primeiro do autor e depois do r9u*** + #ina$mente" ser!o inquiridas as testemunhas arro$adas pe$o autor e pe$o r9u. Art. AE@. A audi9ncia poder ser adiada)

*** + exortar os ad%o,ados e o 7r,!o do GH a que discutam a causa com e$e%a2!o e ur.anidade. /0. Enquanto depuserem as partes" o perito" os assistentes t9cnicos e as testemunhas" os ad%o,ados n!o podem inter%ir ou apartear" sem $icen2a do juiz.

* + por conven o das partes" caso em que s7 ser( admiss%e$ 14*$ + se n o puderem comparecer" por moti%o justi#icado" o perito" as partes" as testemunhas ou os ad%o,ados.

ALISSON FIDELIS

,1/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL o / 3 *ncum.e ao ad%o,ado provar o impedimento at9 a $ Art. LCM. Os atos e termos do processo ser o datilografados ou escritos a.ertura da audi:ncia- n!o o #azendo" o juiz proceder( B com tinta escWura e indelvel7 assinando$os as pessoas 1ue neles intervieram. Auando estas n o puderem ou n o 1uiserem firm$los7 o escriv o certificar7 instru2!o. o / 8 Hode ser dispensada pe$o juiz a produ2!o das pro%as requeridas pe$a parte cujo advogado n o compareceu B audi:ncia. / @ ?uem der causa ao adiamento responder( pe$as despesas acrescidas. Art. AEA. Jinda a instru2!o" o juiz dar( a pa$a%ra ao ad%o,ado do autor e ao do r9u" .em como ao 7r,!o do GH" sucessi%amente" pe$o pra<o de *!min para cada um" prorrogvel por 1!" a crit9rio do juiz. / 3 Ha%endo $itisconsorte ou terceiro" o prazo" que #ormar( com o da prorro,a2!o um s7 todo" di%idir+se+( entre os do mesmo ,rupo" se n!o con%encionarem de modo di%erso. / 8 1o caso pre%isto no art. EF - Art. @C. Auem pretender7 no todo ou em parte7 a coisa ou o direito sobre 1ue controvertem autor e ru7 poder7 at ser proferida a sentena7 oferecer oposi o contra ambos.27 o opoente sustentar( as suas raz6es em primeiro $u,ar" se,uindo. / @ ?uando a causa apresentar quest6es comp$exas de #ato ou de direito" o de.ate ora$ poder( ser su.stitudo por memoriais" caso em que o juiz desi,nar( dia e hora para o seu o#erecimento. Art. AEE. A audi:ncia 9 una e cont=nua. 1!o sendo poss%e$ conc$uir" num s7 dia" a instru2!o" o de.ate e o ju$,amento" o juiz marcar( o seu prosse,uimento para dia pr7ximo. Art. AEF. Encerrado o de.ate ou o#erecidos os memoriais" o juiz pro#erir( a senten2a desde $o,o ou no pra<o de 1!d. Art. AE7. ' escri%!o $a%rar(" so. ditado do juiz" termo que conter(" em resumo" o ocorrido na audi:ncia" .em como" por extenso" os despachos e a senten2a" se esta #or pro#erida no ato. / 3 ?uando o termo #or dati$o,ra#ado" o juiz *he ru.ricar( as #o$has" ordenando que sejam encadernadas em %o$ume pr7prio. / 8 Su.scre%er!o o termo o juiz" os ad%o,ados" o 7r,!o do GH e o escri%!o. / @ ' escri%!o tras$adar( para os autos c7pia aut:ntica do termo de audi:ncia. / A Tratando+se de processo eletrnico" o.ser%ar+se+( o disposto nos // 8o e @o do art. 3F& desta Pei.
o o o o o o o o o

nos autos7 a ocorr9ncia. 4 B Auando se tratar de processo total ou parcialmente eletrnico7 os atos processuais praticados na presena do juiz poder o ser produzidos e armazenados de modo integralmente digital em ar1uivo eletrnico inviolvel7 na forma da lei7 mediante registro em termo 1ue ser assinado digitalmente pelo juiz e pelo escriv o ou chefe de secretaria7 bem como pelos advogados das partes. 4 Fo !o caso do 4 Bo deste artigo7 eventuais contradi"es na transcri o dever o ser suscitadas oralmente no momento da realiza o do ato7 sob pena de preclus o7 devendo o juiz decidir de plano7 registrando$se a alega o e a decis o no termo.

'A&K%(LO )III DA SEN%EN"A E DA 'OISA ;(LAADA Se51o I Dos $eTuisitos e dos EFeitos da Senten5a Art. AE . S!o reTuisitos essenciais da sentena) * + o relat#rio" que conter( os nomes das partes" a suma do pedido e da resposta do r9u" .em como o re,istro das principais ocorr:ncias ha%idas no andamento do processo** + os fundamentos" em que o juiz ana$isar( as quest6es de #ato e de direito*** + o dispositivo" em que o juiz reso$%er( as quest6es" que as partes *he su.meterem. Art. AE&. ' juiz pro#erir( a senten2a" aco$hendo ou rejeitando" no todo ou em parte" o pedido #ormu$ado pe$o autor. 1os casos de extin2!o do processo sem ju$,amento do m9rito" o juiz decidir( em #orma concisa. /0. ?uando o autor ti%er #ormu$ado pedido certo" . +edado ao juiz pro#erir senten2a i$quida. Art. AF4. 0 defeso ao juiz proferir sentena" a #a%or do autor" de natureza di%ersa da pedida" .em como condenar o r9u em quantidade superior ou em o.jeto di%erso do que *he #oi demandado. /0. A senten2a de%e ser certa" ainda quando decida re$a2!o jurdica condiciona$. Art. AF3. 1a a2!o que tenha por o.jeto o cumprimento de o.ri,a2!o de #azer ou n!o #azer" o juiz conceder( a tute$a espec#ica da o.ri,a2!o ou" se procedente o pedido" determinar( pro%id:ncias que asse,urem o resu$tado pr(tico equi%a$ente ao do adimp$emento. / 3 A o.ri,a2!o somente se con%erter( em perdas e danos se o autor o requerer ou se imposs%e$ a tute$a espec#ica ou a o.ten2!o do resu$tado pr(tico correspondente. / 8 A indeni<a51o por perdas e danos dar+se+( sem prejuzo da mu$ta <art. 8 7=. ,*/ !
o o

IS$AEL ?A$?OSA

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br + Art. B/?. ;e o autor pedir 1ue seja imposta ao ru a absten o da de o#cio ou a requerimento da parte" no momento de pro#erir prtica de algum ato7 tolerar alguma atividade7 prestar ato ou entregar coisa7 a senten2a.
poder re1uerer comina o de pena pecuniria para o caso de descumprimento da sentena ou da decis o antecipat#ria de tutela Harts. >CL7 4 >o7 e >CL$AI. $ Art. >CL7 44 >O e @O. Trata da imposi o de multa diria ao ru pelo juiz em raz o de atraso no cumprimento da sentena7 podendo tambm ser determinado busca e apreens o7 remo o de pessoas e coisas7 desfazimento de obras e impedimento de atividade nociva7 se necessrio com re1uisi o de fora policial. $ Art. >CL$A. !a a o 1ue tenha por objeto a entrega de coisa7 o juiz7 ao conceder a tutela especfica7 fixar o prazo para o cumprimento da obriga o.

Art. AF@. +ublicada a sentena" o juiz s7 poder( a$ter(+$a) * + para *he corrigir" de ofcio ou a re1uerimento da parte" inexatid"es materiais" ou *he reti#icar erros de clculo** + por meio de embargos de declara o.
$ ;T)$FL?. ; o improcedentes os embargos declarat#rios7 1uando n o pedida a declara o do julgado anterior7 em 1ue se verificou a omiss o.

/ @ Sendo re$e%ante o #undamento da demanda e ha%endo justi#icado receio de ine#ic(cia do pro%imento #ina$" 9 $cito ao juiz conceder a tute$a $iminarmente ou mediante justi#ica2!o pr9%ia" citado o r9u. A medida liminar poder ser revogada ou modificada" a qua$quer tempo" em decis!o #undamentada. / A ' juiz poder" na hip7tese do / anterior ou na senten2a" impor multa diria ao ru" independentemente de pedido do autor" se #or su#iciente ou compat%e$ com a o.ri,a2!o" #ixando+$he prazo razo(%e$ para o cumprimento do preceito. / E Hara a e#eti%a2!o da tute$a espec#ica ou a o.ten2!o do resu$tado pr(tico equi%a$ente" poder( o juiz" de o#cio ou a requerimento" determinar as medidas necess(rias" tais como a imposi2!o de mu$ta por tempo de atraso" .usca e apreens!o" remo2!o de pessoas e coisas" des#azimento de o.ras e impedimento de ati%idade noci%a" se necess(rio com requisi2!o de #or2a po$icia$. / F ' juiz poder(" de o#cio" modi#icar o %a$or ou a periodicidade da mu$ta" caso %eri#ique que se tornou insu#iciente ou excessi%a. Art. AF3+A. 1a a2!o que tenha por o.jeto a entrega de coisa" o juiz" ao conceder a tutela especfica" #ixar( o prazo para o cumprimento da o.ri,a2!o. / 3 Tratando+se de entre,a de coisa determinada pe$o ,:nero e quantidade" o credor a indi%idua$izar( na H*" se $he cou.er a esco$ha- ca.endo ao de%edor esco$her" este a entre,ar( indi%idua$izada" no prazo #ixado pe$o juiz. / 8 1!o cumprida a o.ri,a2!o no prazo esta.e$ecido" expedir+se+( em #a%or do credor mandado de .usca e apreens!o ou de imiss!o na posse" con#orme se tratar de coisa m7%e$ ou im7%e$. / @ Ap$ica+se B a2!o pre%ista neste arti,o o disposto nos // 3o a Fo do art. AF3. Art. AF8. Se" depois da propositura da a o" a$,um #ato constitutivo7 modificativo ou extintivo do direito in#$uir no ju$,amento da $ide" ca.er( ao juiz tom(+$o em considera2!o"
o o o o o o

Art. AFA. * + ** + Mre%o,adosN Art. AFE. /0. Mre%o,adoN Art. AFF. A senten2a que condenar o r9u no pa,amento de uma presta2!o" consistente em dinheiro ou em coisa" %a$er( como ttu$o constituti%o de hipoteca judici(ria" cuja inscri2!o ser( ordenada pe$o juiz na #orma prescrita na Pei de Re,istros HK.$icos. /0. A sentena condenat#ria produz a hipoteca judiciria) * + em.ora a condena o seja genrica** + pendente arresto de .ens do de%edor*** + ainda quando o credor possa promo%er a execu o provis#ria da senten2a. Art. AFF+A. Condenado o de%edor a emitir dec$ara2!o de %ontade" a senten2a" 14 transitada em ju$,ado" produzir( todos os e#eitos da dec$ara2!o n!o emitida. Art. AFF+;. Se aque$e que se comprometeu a conc$uir um contrato n!o cumprir a o.ri,a2!o" a outra parte" sendo isso poss%e$ e n!o exc$udo pe$o ttu$o" poder( o.ter uma senten2a que produza o mesmo e#eito do contrato a ser #irmado. Art. AFF+C. Tratando+se de contrato que tenha por o.jeto a trans#er:ncia da propriedade de coisa determinada" ou de outro direito" a a2!o n!o ser( aco$hida se a parte que a intentou n!o cumprir a sua presta2!o" nem a o#erecer" nos casos e #ormas $e,ais" salvo se ainda n o exigvel. Se51o II Da 'oisa ;ulgada Art. AF7. Oenomina+se coisa julgada material a eficcia" que torna imut3+el e indiscut=+el a senten2a" n o mais sujeita a recurso ordinrio ou extraordinrio. Art. AF . A senten2a" que ju$,ar tota$ ou parcia$mente a $ide" tem #or2a de $ei nos $imites da $ide e das quest6es decididas.

ALISSON FIDELIS

,,/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL o / 3 1os casos pre%istos neste arti,o" o juiz ordenar( a remessa dos autos ao tri.una$" haja ou n o apela o- n!o o * + os motivos" ainda que importantes para determinar o #azendo" de%er( o presidente do tri.una$ a%oc(+$os. a$cance da parte dispositi%a da senten2ao / 8 1!o se ap$ica o disposto neste arti,o sempre que a *$ + a verdade dos fatos" esta.e$ecida como #undamento condena2!o" ou o direito contro%ertido" for de valor certo n o excedente a CD salrios mnimos" .em como no caso de da senten2aproced:ncia dos em.ar,os do de%edor na execu2!o de d%ida *** + a aprecia o da 1uest o prejudicial" decidida ati%a do mesmo %a$or. Art. AF&. N1o #azem coisa 2ulgada) incidentemente no processo. Art. A74. Jaz" toda%ia" coisa ju$,ada a reso$u2!o da quest!o prejudicia$" se a parte o requerer <arts. Eo e @8E=Art. 5o ;e7 no curso do processo7 se tornar litigiosa rela o jurdica de cuja exist9ncia ou inexist9ncia depender o julgamento da lide7 1ual1uer das partes poder re1uerer 1ue o juiz a declare por sentena. J - Art. 325. <ontestando o ru o direito 1ue constitui fundamento do pedido7 o autor poder re1uerer7 no prazo de 1/d7 1ue sobre ele o juiz profira sentena incidente7 se da declara o da exist9ncia ou da inexist9ncia do direito depender7 no todo ou em parte7 o julgamento da lide Hart. @OI.27 o juiz #or competente em raz!o da

/ @ Tam.9m n1o se aplica o disposto neste arti,o quando a senten2a esti%er #undada em jurisprud9ncia do p$en(rio do S%F ou em s5mula deste Tribunal ou do tribunal superior competente. 'A&K%(LO I@ DA LI>(IDA"BO DE SEN%EN"A

mat9ria e constituir pressuposto necess(rio para o ju$,amento da $ide. Art. A73. 1enhum juiz decidir( no%amente as quest6es j( decididas" re$ati%as B mesma $ide" salvo) * + se" tratando+se de re$a2!o jurdica continuati%a" so.re%eio modi#ica2!o no estado de #ato ou de direito- caso em que poder( a parte pedir a re%is!o do que #oi estatudo na senten2a** + nos demais casos prescritos em $ei. Art. A78. A senten2a #az coisa ju$,ada Bs partes entre as quais 9 dada" n!o .ene#iciando" nem prejudicando terceiros. 1as causas re$ati%as ao estado de pessoa" se hou%erem sido citados no processo" em $itiscons7rcio necess(rio" todos os interessados" a sentena produz coisa julgada em rela o a terceiros. Art. A7@. 0 defeso G parte discutir" no curso do processo" as 1uest"es j decididas" a cujo respeito se operou a prec$us!o. Art. A7A. Hassada em ju$,ado a senten2a de m9rito" reputar+se+!o deduzidas e repe$idas todas as a$e,a26es e de#esas" que a parte poderia opor assim ao aco$himento como B rejei2!o do pedido. Art. A7E. Est( sujeita ao duplo grau de 2urisdi51o" n1o produzindo e#eito sen!o depois de confirmada pelo tribunal" a senten2a) * S proferida contra a D/E/OJ/G" e as respecti%as autar1uias e funda"es de direito pK.$ico** S que julgar procedentes" no todo ou em parte" os embargos G execu o de d%ida ati%a da JazHK <art. E E" V*=.

Art. A7E+A. ?uando a senten2a n o determinar o valor devido" procede+se B sua $iquida2!o. / 3 Oo requerimento de $iquida2!o de senten2a ser( a parte intimada" na pessoa de seu ad%o,ado. / 8 A $iquida2!o poder( ser requerida na pend:ncia de recurso" processando+se em autos apartados" no juzo de ori,em" cumprindo ao $iquidante instruir o pedido com c7pias das pe2as processuais pertinentes. / @ 1os processos so. procedimento comum sum(rio" re#eridos no art. 87E" inciso **" a$neas XdY e XeY desta Pei
-Art. B?@. Observar$se$ o procedi*ento s *-rio5 66 $ nas causas7 1ual1uer 1ue seja o valor3 dI de ressarcimento por danos causados em acidente de veculo de via terrestreJ eI de cobrana de seguro7 relativamente aos danos causados em acidente de veculo7 ressalvados os casos de processo de execu oJ27 9 de#esa a senten2a i$quida" cumprindo ao juiz" se
o o o

#or o caso" #ixar de p$ano" a seu prudente crit9rio" o %a$or de%ido. Art. A7E+;. ?uando a determina2!o do %a$or da condena2!o depender apenas de c($cu$o aritm9tico" o credor requerer( o cumprimento da senten2a" na #orma do art. A7E+R desta Pei" instruindo o pedido com a mem7ria discriminada e atua$izada do c($cu$o.
$ Art. >?@$,. <aso o devedor7 condenado ao pagamento de 1uantia certa ou j fixada em li1uida o7 n.o o efet e no prazo de 15d7 o montante da condena o ser acrescido de multa no percentual de 1/< e7 a re1uerimento do credor e observado o disposto no art. CL>7 inciso 66 -Art. CL>. <umpre ao credor7 ao re1uerer a execu o7 pedir a cita o do devedor e instruir a +63 66 $ com o demonstrativo do dbito atualizado at+ a data da propositura da a o7 1uando se tratar de execu o por 1uantia certaJ27 desta Uei7 expedir$se$ mandado de penhora e avalia o.

/ 3 ?uando a e$a.ora2!o da mem7ria do c($cu$o depender de dados existentes em poder do de%edor ou de terceiro" o juiz" a requerimento do credor" poder( requisit(+ $os" #ixando pra<o de at9 ,!d para o cumprimento da di$i,:ncia. ,6/ !

IS$AEL ?A$?OSA

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br o / 8 Se os dados n!o #orem" injusti#icadamente" especfica da obriga o ou7 se procedente o pedido7 determinar provid9ncias apresentados pe$o de%edor" reputar+se+!o corretos os c($cu$os 1ue assegurem o resultado prtico e1uivalente ao do adimplemento. Art. >CL$ A. !a a o 1ue tenha por objeto a entrega de coisa7 o juiz7 ao conceder a apresentados pe$o credor" e" se n!o o #orem pe$o terceiro" tutela especfica7 fixar o prazo para o cumprimento da obriga o.2 desta con#i,urar+se+( a situa2!o pre%ista no art. @F8. Pei ou" tratando+se de o.ri,a2!o por quantia certa" por
$ Art. FCB. ;e o terceiro7 sem justo motivo7 se recusar a efetuar a exibi o7 o juiz lhe ordenar 1ue proceda ao respectivo dep#sito em cart#rio ou noutro lugar designado7 no prazo de 5d7 impondo ao re1uerente 1ue o embolse das despesas 1ue tiverJ se o terceiro descumprir a ordem7 o juiz expedir mandado de apreens o7 re1uisitando7 se necessrio7 fora policial7 tudo sem prejuzo da responsabilidade por crime de desobedi9ncia.

execu2!o" nos termos dos demais arti,os deste Captu$o. / 3 0 definitiva a execu2!o da senten2a transitada em julgado e provis#ria quando se tratar de senten2a impugnada mediante recurso ao qua$ n o foi atribudo efeito suspensivo. / 8 ?uando na senten2a hou%er uma parte $quida e outra i$quida" ao credor 9 $cito promo%er simu$taneamente a execu2!o daque$a e" em autos apartados" a $iquida2!o desta. Art. A7E+R. Caso o de%edor" condenado ao pa,amento de quantia certa ou j( #ixada em $iquida2!o" n1o o eFetue no pra<o de 17d" o montante da condena2!o ser acrescido de multa no percentua$ de 1!O e" a requerimento do credor e o.ser%ado o disposto no art. F3A" inciso ** -Art. CL>. <umpre ao
credor7 ao re1uerer a execu o7 pedir a cita o do devedor e instruir a +63 66 $ com o demonstrativo do dbito atualizado at+ a data da propositura da a o7 1uando se tratar de execu o por 1uantia certaJ27 desta Pei" expedir+se+(
o o

/ @ Hoder( o juiz %a$er+se do contador do juzo" quando a mem7ria apresentada pe$o credor aparentemente exceder os $imites da decis!o exeqLenda e" ainda" nos casos de assist:ncia judici(ria. / A Se o credor n o concordar com os c($cu$os #eitos nos o termos do / @ deste arti,o" #ar+se+( a execu2!o pe$o %a$or ori,inariamente pretendido" mas a penhora ter( por .ase o %a$or encontrado pe$o contador. Art. A7E+C. Jar+se+( a li1uida o por arbitramento quando) * S determinado pe$a sentena ou convencionado pelas partes** S o exi,ir a natureza do objeto da $iquida2!o. Art. A7E+O. Requerida a $iquida2!o por ar.itramento" o juiz nomear( o perito e #ixar( o prazo para a entre,a do $audo. /0. Apresentado o $audo" so.re o qua$ poder!o as partes mani#estar+se no pra<o de 1!d" o juiz pro#erir( decis!o ou desi,nar(" se necess(rio" audi:ncia. Art. A7E+E. Jar+se+( a $iquida2!o por arti,os" quando" para determinar o %a$or da condena2!o" hou%er necessidade de a$e,ar e pro%ar #ato no%o. Art. A7E+J. 1a $iquida2!o por arti,os" o.ser%ar+se+(" no que cou.er" o procedimento comum <art. 878=. - Art. B?B. O
procedi*ento co* * ordinrio ou sumrio. 4Q. O procedimento especial e o procedimento sumrio regem$se pelas disposi"es 1ue 6hes s o pr#prias7 aplicando$se$lhes7 subsidiariamente7 as disposi"es gerais do procedimento ordinrio.2
o

mandado de penhora e a%a$ia2!o. / 3 Oo auto de penhora e de a%a$ia2!o ser( de imediato intimado o executado" na pessoa de seu ad%o,ado <arts. 8@F e 8@7= - Art. BFC. !o 89 e nas <apitais dos 'stados e dos Territ#rios7
consideram$se feitas as intima"es pela s# publica o dos atos no #rg o oficial. 4 Lo 0 indispensvel7 sob pena de n #idade7 1ue da publica o constem os nomes das partes e de seus advogados7 suficientes para sua identifica o. 4 Bo A intima o do *+7 em 1ual1uer caso ser feita pessoalmente. Art. BF?. !as demais comarcas aplicar$se$ o disposto no artigo antecedente7 se houver #rg o de publica o dos atos oficiaisJ n o o havendo7 competir ao escriv o intimar7 de todos os atos do processo7 os advogados das partes3 6 $ pessoalmente7 tendo domiclio na sede do juzoJ 66 $ por carta registrada7 com A: 1uando domiciliado fora do juzo. 4Q. As intima"es podem ser feitas de forma eletrnica7 conforme regulado em lei pr#pria.27 ou" na #a$ta deste" o
o

seu representante $e,a$" ou pessoa$mente" por mandado ou pe$o correio" podendo oferecer impugna o" querendo" no pra<o de 17d. / 8 Caso o o#icia$ de justi2a n!o possa proceder B a%a$ia2!o" por depender de conhecimentos especia$izados" o juiz" de imediato" nomear( a%a$iador" assinando+$he .re%e prazo para a entre,a do $audo. / @ ' exe1=ente poder(" em seu requerimento" indicar desde $o,o os bens a serem penhorados. / A E#etuado o pagamento parcial no prazo pre%isto no caput deste arti,o" a multa de 1!O incidir( so.re o restante. / E N1o sendo requerida a execu2!o no pra<o de 9m" o juiz mandar( arqui%ar os autos" sem prejuzo de seu desarqui%amento a pedido da parte. Art. A7E+P. A impu,na2!o somente poder( %ersar so.re) * S #a$ta ou nu$idade da cita2!o" se o processo correu B re%e$ia,7/ !
o o o o

Art. A7E+W. 0 defeso" na $iquida2!o" discutir de novo a lide ou modificar a sentena que a ju$,ou. Art. A7E+H. (a decis o de li1uida o ca.er( agra+o de instrumento. 'A&K%(LO @ DO '(-&$I-EN%O DA SEN%EN"A Art. A7E+*. ' cumprimento da sentena #ar+se+( con#orme os arts. AF3 e AF3+A - Art. >CL. !a a o 1ue tenha por objeto o
cumprimento de obriga o de fazer ou n o fazer7 o juiz conceder a tutela

ALISSON FIDELIS

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL V S o acordo extrajudicial" de qua$quer natureza" homo$o,ado judicia$mente*** S penhora incorreta ou a%a$ia2!o err5neaV* S a sentena estrangeira" homo$o,ada pe$o S%;*V S i$e,itimidade das partesV** S o formal e a certid o de partilha" exc$usi%amente em re$a2!o ao in%entariante" aos herdeiros e aos sucessores a V S excesso de execu2!ottu$o sin,u$ar ou uni%ersa$. ** S inexi,i.i$idade do ttu$oV* S qua$quer causa impediti%a" modi#icati%a ou extinti%a da o.ri,a2!o" como pa,amento" no%a2!o" compensa2!o" transa2!o ou prescri2!o" desde que super%eniente B senten2a. / 3 Hara e#eito do disposto no inciso ** -66 K inexigibilidade do ttuloJ2 do caput deste arti,o" considera$se tam.9m ine4ig=+el o ttu$o judicia$ #undado em $ei ou ato normati%o dec$arados inconstitucionais pe$o S%F" ou #undado em ap$ica2!o ou interpreta2!o da $ei ou ato normati%o tidas pe$o S%F como incompat%eis com a 'F. / 8 ?uando o executado a$e,ar que o exeqLente" em excesso de execu2!o" p$eiteia quantia superior B resu$tante da senten2a" cumprir+$he+( dec$arar de imediato o %a$or que entende correto" so. pena de rejei2!o $iminar dessa impu,na2!o. Art. A7E+G. A impugna o n1o ter3 efeito suspensivo" podendo o juiz atri.uir+$he ta$ e#eito desde que re$e%antes seus #undamentos e o prosse,uimento da execu2!o seja mani#estamente suscet%e$ de causar ao executado ,ra%e dano de di#ci$ ou incerta repara2!o. / 3 Ainda que atri.udo efeito suspensivo B impu,na2!o" 9 $cito ao exeqLente requerer o prosse,uimento da execu2!o" o#erecendo e prestando cau2!o su#iciente e id5nea" ar.itrada pe$o juiz e prestada nos pr7prios autos. / 8 (eferido efeito suspensivo" a impu,na2!o ser( instruda e decidida nos pr#prios autos e" caso contr(rio" em autos apartados. / @ A decis1o que reso$%er a impugna o recorrvel mediante agra+o de instrumento" salvo 1uando importar extin o da execu o" caso em que caber apela51o. Art. A7E+1. ; o ttulos executivos judiciais) * S a sentena pro#erida no processo ci%i$ que reconhea a exist:ncia de obriga o de fazer7 n o fazer7 entregar coisa ou pagar 1uantia** S a senten2a pena$ condenat7ria transitada em ju$,ado*** S a sentena homologat#ria de conci$ia2!o ou de transa2!o" ainda que inc$ua mat9ria n!o posta em juzo*V S a sentena arbitral** S nos casos de execu o provis#ria em que penda agravo de instrumento junto ao S%F ou ao S%; <art. EAA=" salvo 1uando da dispensa possa manifestamente resultar risco de grave dano7 de difcil ou incerta repara o. <Vide Pei nI 38.@88" de 8434=
o o o o o

/0. 1os casos dos incisos **" *V e V* -66 K a sentena penal condenat#ria transitada em julgadoJ 6E K a sentena arbitralJ E6 K a sentena estrangeira7 homologada pelo STJJ2" o mandado inicia$ <art. A7E+R= - Art. >?@$,. <aso o devedor7 condenado ao pagamento de 1uantia certa ou j fixada em li1uida o7 n.o o efet e no prazo de 15d7 o montante da condena o ser acrescido de multa no percentual de 1/< e7 a re1uerimento do credor e observado o disposto no art. CL>7 inciso 66 -Art. CL>. <umpre ao credor7 ao re1uerer a execu o7 pedir a cita o do devedor e instruir a +63 66 $ com o demonstrativo do dbito atualizado at+ a data da propositura da a o7 1uando se tratar de execu o por 1uantia certaJ27 desta Uei7 expedir$se$ mandado de penhora e avalia o. 2 inc$uir( a ordem de cita2!o do de%edor" no juzo c%e$" para $iquida2!o ou execu2!o" con#orme o caso. Art. A7E+'. A execu o provis#ria da sentena #ar+se+(" no que cou.er" do mesmo modo que a de#initi%a" o.ser%adas as se,uintes normas) * S corre por iniciativa" conta e responsa.i$idade do exeqLente" que se o.ri,a" se a senten2a #or re#ormada" a reparar os danos que o executado haja so#rido** S fica sem efeito" so.re%indo ac7rd!o que modi#ique ou anu$e a senten2a o.jeto da execu2!o" restituindo+se as partes ao estado anterior e $iquidados e%entuais prejuzos nos mesmos autos" por ar.itramento*** S o $e%antamento de dep7sito em dinheiro e a pr(tica de atos que importem a$iena2!o de propriedade ou dos quais possa resu$tar ,ra%e dano ao executado dependem de cau2!o su#iciente e id5nea" ar.itrada de p$ano pe$o juiz e prestada nos pr7prios autos. / 3 1o caso do inciso ** do caput deste arti,o" se a senten2a pro%is7ria #or modi#icada ou anu$ada apenas em parte" somente nesta #icar( sem e#eito a execu2!o. / 8 A cau2!o a que se re#ere o inciso *** do caput deste arti,o poder ser dispensada) * S quando" nos casos de crdito de natureza alimentar ou decorrente de ato ilcito" at9 o $imite de 9!4 o %a$or do sa$(rio+ mnimo" o exeqLente demonstrar situa2!o de necessidadeo o

IS$AEL ?A$?OSA

,9/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br o / @ Ao requerer a execu2!o pro%is7ria" o exeqLente salrio$mnimo. instruir( a peti2!o com c7pias autenticadas das se,uintes o pe2as do processo" podendo o ad%o,ado %a$er+se do disposto / E Cessada a o.ri,a2!o de prestar a$imentos" o juiz na parte #ina$ do art. EAA" / 3o) <Vide Pei nI 38.@88" de 8434= mandar( $i.erar o capita$" cessar o desconto em #o$ha ou cance$ar as ,arantias prestadas. * S senten2a ou ac7rd!o exeqLendoArt. A7E+R. Ap$icam+se su.sidiariamente ao cumprimento ** S certid!o de interposi2!o do recurso n o dotado de da senten2a" no que cou.er" as normas que re,em o processo efeito suspensivode execu2!o de ttu$o extrajudicia$. *** S procura26es outor,adas pe$as partes*V S decis!o de ha.i$ita2!o" se #or o casoV S #acu$tati%amente" outras pe2as processuais que o exeqLente considere necess(rias. Art. A7E+H. ' cumprimento da senten2a e#etuar+se+( perante) * S os tri.unais" nas causas de sua compet:ncia ori,in(ria** S o juzo que processou a causa no primeiro ,rau de jurisdi2!o*** S o juzo c%e$ competente" quando se tratar de senten2a pena$ condenat7ria" de senten2a ar.itra$ ou de senten2a estran,eira. /0. 1o caso do inciso ** do caput deste arti,o" o exeqLente poder( optar pe$o juzo do $oca$ onde se encontram .ens sujeitos B expropria2!o ou pe$o do atua$ domic$io do executado" casos em que a remessa dos autos do processo ser( so$icitada ao juzo de ori,em. Art. A7E+?. ?uando a indeniza o por ato ilcito incluir presta o de alimentos" o juiz" quanto a esta parte" poder( ordenar ao de%edor constitui2!o de capita$" cuja renda asse,ure o pa,amento do %a$or mensa$ da pens!o. / 3 Este capita$" representado por im7%eis" ttu$os da d%ida pK.$ica ou ap$ica26es #inanceiras em .anco o#icia$" ser inalien3+el e impenhor3+el enquanto durar a o.ri,a2!o do de%edor. / 8 ' juiz poder( su.stituir a constitui2!o do capita$ pe$a inc$us!o do .ene#ici(rio da presta2!o em #o$ha de pa,amento de entidade de direito pK.$ico ou de empresa de direito pri%ado de not7ria capacidade econ5mica" ou" a requerimento do de%edor" por #ian2a .anc(ria ou ,arantia rea$" em %a$or a ser ar.itrado de imediato pe$o juiz. / @ Se so.re%ier modi#ica2!o nas condi26es econ5micas" poder( a parte requerer" con#orme as circunstCncias" redu2!o ou aumento da presta2!o. / A Os alimentos podem ser #ixados tomando por base o
o o o o

&rocesso de e4ecu51o. LI)$O II DO &$O'ESSO DE E@E'("BO %K%(LO I DA E@E'("BO E- AE$AL 'A&K%(LO I DAS &A$%ES Art. EFF. Hodem promo%er a execu o forada) * + o credor a quem a $ei con#ere ttu$o executi%o** + o *+" nos casos prescritos em $ei. Art. EF7. Hodem tam.9m promo%er a execu2!o" ou ne$a prosse,uir) * + o esp#lio" os herdeiros ou os sucessores do credor" sempre que" por morte deste" *hes #or transmitido o direito resu$tante do ttu$o executi%o** + o cessionrio" quando o direito resu$tante do ttu$o executi%o *he #oi trans#erido por ato entre %i%os*** + o su.+ro,ado" nos casos de su.+ro,a2!o $e,a$ ou con%enciona$. Art. EF . S!o su2eitos passi+os na execu2!o) * + o devedor" reconhecido como ta$ no ttu$o executi%o** + o esp#lio" os herdeiros ou os sucessores do de%edor*** + o novo devedor" que assumiu" com o consentimento do credor" a o.ri,a2!o resu$tante do ttu$o executi%o*V + o fiador judicialV + o responsvel tributrio" assim de#inido na $e,is$a2!o pr7pria. Art. EF&. ' credor tem a #acu$dade de desistir de toda a execu2!o ou de apenas a$,umas medidas executi%as. , / !

ALISSON FIDELIS

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL Art. E7F. A execu2!o" #undada em ttu$o extrajudicia$" ser( /0. 1a desistYncia da e4ecu51o" o.ser%ar+se+( o processada perante o juzo competente" na con#ormidade do se,uinte) disposto no Pi%ro *" Ttu$o *V" Captu$os ** e ***. a= ser!o extintos os embargos que %ersarem apenas so.re Art. E77. N1o dispondo a lei de modo diverso" o juiz quest6es processuais" pa,ando o credor as custas e os honor(rios ad%ocatciosdeterminar( os atos executi%os e os o#iciais de justi2a os cumprir!o. .= nos demais casos" a extin2!o depender( da Art. E7 . A e4ecu51o Fiscal <art. E E" V$= - Art. @/@. S.o t=t #os concordRncia do embargante. Art. E74. Mre%o,adoN Art. E73. 1as obriga"es alternativas" quando a esco$ha cou.er ao de%edor" este ser( citado para exercer a op2!o e rea$izar a presta2!o dentro em 1!d" se outro prazo n1o 6he foi determinado em lei" no contrato" ou na senten5a. / 3 Oe%o$%er+se+( ao credor a op2!o" se o de%edor n1o a exercitou no prazo marcado. / 8 Se a esco$ha couber ao credor" este a indicar( na +6 da execu2!o.
$ Art. B@B do <<&BDDB. !as obriga"es alternativas7 a escolha cabe ao devedor7 se outra coisa n o se estipulou.
o o

e)ec tivos e)traj diciais3 E6 $ o crdito de serventurio de justia7 de perito7 de intrprete7 ou de tradutor7 1uando as custas7 emolumentos ou honorrios forem aprovados por decis o judicialJ2 ser( proposta no foro do

domiclio do ru- se n1o o ti%er" no de sua resid:ncia ou no do $u,ar onde #or encontrado. /0. 1a execu2!o #isca$" a JazHK poder3 esco$her o #oro de qua$quer um dos de%edores" quando hou%er P1" ou o #oro de qua$quer dos domic$ios do r9u- a a2!o poder ainda ser proposta no #oro do $u,ar em que se praticou o ato ou ocorreu o fato que deu ori,em B d%ida" em.ora ne$e n!o mais resida o r9u" ou" ainda" no #oro da situa2!o dos .ens" quando a d%ida de$es se ori,inar. Art. E7&. Sempre que" para e#eti%ar a execu2!o" #or necess(rio o empre,o da #or2a po$icia$" o juiz a requisitar(. 'A&K%(LO III DOS $E>(ISI%OS NE'ESSW$IOS &A$A $EALISA$ >(AL>(E$ E@E'("BO Se51o I Do Inadimplemento do De+edor Art. E 4. A e4ecu51o pode ser instaurada caso o de%edor n1o satisfaa a obriga o certa7 l1uida e exigvel7 consu.stanciada em ttu$o executi%o. /0. Mre%o,adoN Art. E 3. ' credor n1o poder( iniciar a execu2!o" ou ne$a prosse,uir" se o de%edor cumprir a o.ri,a2!o- mas poder recusar o rece.imento da presta2!o" esta.e$ecida no ttu$o executi%o" se e$a n1o corresponder ao direito ou B o.ri,a2!ocaso em que requerer( ao juiz a execu2!o" ressalvado ao devedor o direito de embarg$la. Art. E 8. 'm todos os casos em que defeso a um contraente" antes de cumprida a sua o.ri,a2!o" exi,ir o imp$emento da do outro" n o se proceder G execu o" se o de%edor se prop6e satis#azer a presta2!o" com meios considerados id5neos pe$o juiz" mediante a execu2!o da contrapresta2!o pe$o credor" e este" sem justo moti%o" recusar a o#erta. /0. ' de%edor poder" entretanto" exonerar+se da o.ri,a2!o" depositando em juzo a presta2!o ou a coisa- caso em que o juiz suspender( a execu2!o" n1o permitindo que o credor a rece.a" sem cumprir a contrapresta2!o" que *he tocar. ,:/ !

Art. E78. ?uando o juiz decidir re$a2!o jurdica sujeita a condi2!o ou termo" o credor n1o poder( executar a senten2a sem pro%ar que se rea$izou a condi2!o ou que ocorreu o termo. Art. E7@. T $cito ao credor" sendo o mesmo o de%edor" cumu$ar %(rias execu26es" ainda que #undadas em ttu$os di#erentes" desde que para todas e$as seja competente o juiz e id:ntica a #orma do processo. Art. E7A. ' credor ressarcir( ao de%edor os danos que este so#reu" quando a senten2a" passada em ju$,ado" dec$arar inexistente" no todo ou em parte" a o.ri,a2!o" que deu $u,ar B execu2!o. 'A&K%(LO II DA 'O-&E%HN'IA Art. E7E. A e4ecu51o" #undada em ttu$o judicia$" processar$se$ perante) * + os tribunais superiores" nas causas de sua compet:ncia originria** + o juzo que decidiu a causa no primeiro grau de jurisdi2!o*** + Mre%o,adoN *V + o juzo cvel competente" quando o ttu$o executi%o #or sentena penal condenat#ria ou sentena arbitral.

IS$AEL ?A$?OSA

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br $ A refer9ncia ao art. ?FM deve ser entendida como ao art. ?FM$A7 Se51o II acrescido pela Uei n. LL.F/B7 de BDDC7 1ue trata os re1uisitos para se Do %=tulo E4ecuti+o
conferir efeito suspensivo aos embargos do executado.

Art. E @. e Art. E A. Mre%o,adosN Art. E E. S1o t=tulos e4ecuti+os e4tra2udiciais) * + a $etra de cCm.io" a nota promiss7ria" a dup$icata" a de.:nture e o cheque** + a escritura pK.$ica ou outro documento pK.$ico assinado pe$o de%edor- o documento particu$ar assinado pe$o de%edor e por 8 testemunhas- o instrumento de transa2!o re#erendado pe$o GH" pe$a OH ou pe$os ad%o,ados dos transatores*** + os contratos ,arantidos por hipoteca" penhor" anticrese e cau2!o" .em como os de se,uro de %ida*V + o cr9dito decorrente de foro e laud9mioV + o cr9dito" documenta$mente compro%ado" decorrente de a$u,ue$ de im7%e$" .em como de encar,os acess7rios" tais como taxas e despesas de condomnioV* + o cr9dito de ser%entu(rio de justi2a" de perito" de int9rprete" ou de tradutor" quando as custas" emo$umentos ou honor(rios #orem apro%ados por decis!o judicia$V** + a certid!o de d%ida ati%a da JazHK da D/E/OJ/T/G" correspondente aos cr9ditos inscritos na #orma da $eiV*** + todos os demais ttu$os a que" por disposi2!o expressa" a $ei atri.uir #or2a executi%a. / 3 A propositura de qua$quer a2!o re$ati%a ao d9.ito constante do ttu$o executi%o n1o inibe o credor de promo%er+ $he a execu2!o. / 8 N1o dependem de homo$o,a2!o pe$o S%F" para serem executados" os ttu$os executi%os extrajudiciais" oriundos de pas estran,eiro. ' ttu$o" para ter e#ic(cia executi%a" h( de satis#azer aos requisitos de #orma2!o exi,idos pe$a $ei do $u,ar de sua ce$e.ra2!o e indicar o ;rasi$ como o $u,ar de cumprimento da o.ri,a2!o. Art. E F. A execu o para cobrana de cr9dito #undar+se+ ( sempre em ttu$o de obriga51o certa7 l1uida e exigvel. / 3 e / 8 Mre%o,adosN Art. E 7. Q deFiniti+a a execu2!o #undada em ttulo extrajudicial- . pro+isUria enquanto pendente apela o da senten2a de improced:ncia dos em.ar,os do executado" quando rece.idos com efeito suspensivo <art. 7@&=.
o o o o

$ Art. ?FM$A. Os embargos do executado n o ter o efeito suspensivo. 4 Lo O juiz poder7 a re1uerimento do embargante7 atribuir efeito suspensivo aos embargos 1uando7 sendo relevantes seus fundamentos7 o prosseguimento da execu o manifestamente possa causar ao executado grave dano de difcil ou incerta repara o7 e desde 1ue a execu o j esteja garantida por penhora7 dep#sito ou cau o suficientes. $ 4.o ap#ica!.o 1 9azenda >'0#ica5 'ste 4 n o se aplica G execu o proposta contra a )azenda +5blica7 pelos seguintes motivos3 iI o efeito suspensivo depende de penhora7 dep#sito ou cau o7 entretanto os bens da )azenda +5blica n o se sujeitam G penhora7 dep#sito nem cau o7 n o precisando garantir o juzo para opor seus embargos Hpois n o h expropria o na execu o intentada contra a )azenda +5blicaIJ iiI a expedi o de precat#rio ou re1uisi o de pe1ueno valor depende do prvio transito em julgado H<)3 art. LDD7 44 LO e FOI7 de sorte 1ue somente pode ser determinado o pagamento se n o houver mais 1ual1uer discuss o 1uanto ao valor do executadoJ logo7 os embargos do 'stado devem7 sempre7 ser recebidos no efeito suspensivo. 'm face disso7 a apela o contra a sentena 1ue rejeita os embargos G execu o contra a )azenda +5blica h de ser recebida no duplo efeito7 ou seja3 devolutivo e suspensivo7 n o se aplicando7 portanto7 a regra do art. @BD7 E HXA apela o ser recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo. ;er7 no entanto7 recebida s# no efeito devolutivo7 1uando interposta de sentena 1ue rejeitar liminarmente embargos G execu o ou julg$los improcedentesYI. -(6(6': et alii7 vol. @7 p ?LB e ?L>2 4 Bo A decis o relativa aos efeitos dos embargos poder7 a re1uerimento da parte7 ser modificada ou revogada a 1ual1uer tempo7 em decis o fundamentada7 cessando as circunstRncias 1ue a motivaram. 4 Fo Auando o efeito suspensivo atribudo aos embargos disser respeito apenas a parte do objeto da execu o7 essa prosseguir 1uanto G parte restante. 4 >o A concess o de efeito suspensivo aos embargos oferecidos por um dos executados n o suspender a execu o contra os 1ue n o embargaram7 1uando o respectivo fundamento disser respeito exclusivamente ao embargante. 4 @o Auando o excesso de execu o for fundamento dos embargos7 o embargante dever declarar na peti o inicial o valor 1ue entende correto7 apresentando mem#ria do clculo7 sob pena de rejei o liminar dos embargos ou de n o conhecimento desse fundamento. 4 Co A concess o de efeito suspensivo n o impedir a efetiva o dos atos de penhora e de avalia o dos bens.

Arts. E

a E&4. Mre%o,adosN 'A&K%(LO I) DA $ES&ONSA?ILIDADE &A%$I-ONIAL

Art. E&3. O de+edor responde" para o cumprimento de suas o.ri,a26es" com todos os seus bens presentes e #uturos" salvo as restri"es estabelecidas em lei. Art. E&8. Jicam su2eitos G execu o os bens) * + do sucessor a ttulo singular" tratando+se de execu2!o #undada em direito real ou obriga o reipersecut#ria** + do s#cio" nos termos da lei*** + do devedor" quando em poder de terceiros*V + do cnjuge" nos casos em que os seus bens pr#prios" reservados ou de sua mea o respondem pe$a d%idaV + a$ienados ou ,ra%ados com 5nus rea$ em #raude de execu2!o.

Art. E&@. Considera+se em Fraude de e4ecu51o a a$iena2!o ou onera2!o de .ens) ALISSON FIDELIS ,L/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL * + quando so.re e$es pender a o #undada em direito ** + se op6e ma$iciosamente B execu2!o" empre,ando ardis rea$e meios arti#iciosos** + quando" ao tempo da a$iena2!o ou onera2!o" corria contra o de%edor demanda capaz de reduzi+$o B inso$%:ncia*** + nos demais casos expressos em $ei. Art. E&A. ' credor" que esti%er" por direito de reten2!o" na posse de coisa pertencente ao de%edor" n1o poder3 promo%er a execu2!o so.re outros .ens sen o depois de excutida a coisa que se achar em seu poder. Art. E&E. ' #iador" quando executado" poder( nomear B penhora .ens $i%res e desem.ar,ados do de%edor. 's .ens do #iador #icar!o" por9m" sujeitos B execu2!o" se os do de%edor #orem insu#icientes B satis#a2!o do direito do credor. /0. O fiador" que pa,ar a d%ida" poder3 e4ecutar o a#ian2ado nos autos do mesmo processo. Art. E&F. 's .ens particu$ares dos s7cios n1o respondem pe$as d%idas da sociedade sen!o nos casos pre%istos em $ei- o s7cio" demandado pe$o pa,amento da d%ida" tem direito a exi,ir que sejam primeiro excutidos os .ens da sociedade. / 3 Cumpre ao s7cio" que a$e,ar o .ene#cio deste arti,o" nomear .ens da sociedade" sitos na mesma comarca" $i%res e desem.ar,ados" quantos .astem para pa,ar o d9.ito. / 8 Ap$ica+se aos casos deste arti,o o disposto no /0 do arti,o anterior -4Q. O fiador7 1ue pagar a dvida7 poder- e)ec tar o
afianado nos autos do mesmo processo.2.
o o

*** + resiste injustificadamente Bs ordens judiciais*V + intimado" n1o indica ao juiz" em 7d" quais s!o e onde se encontram os .ens sujeitos B penhora e seus respecti%os %a$ores. Art. F43. 1os casos pre%istos no arti,o anterior" o de%edor incidir( em mu$ta #ixada pe$o juiz" em montante n1o superior a *!O do %a$or atua$izado do d9.ito em execu2!o" sem prejuzo de outras san"es de natureza processual ou material" mu$ta essa que re%erter( em pro%eito do credor" exi,%e$ na pr7pria execu2!o. /0. ' juiz re$e%ar( a pena" se o de%edor se comprometer a n!o mais praticar qua$quer dos atos de#inidos no arti,o antecedente e der #iador id5neo" que responda ao credor pe$a d%ida principa$" juros" despesas e honor(rios ad%ocatcios. Art. F48. Mre%o,adoN 'A&K%(LO )I DA LI>(IDA"BO DA SEN%EN"A

Arts. F4@ a F33. Mre%o,adosN %K%(LO II DAS DI)E$SAS ES&Q'IES DE E@E'("BO 'A&K%(LO I DAS DIS&OSI"#ES AE$AIS Art. F38. :essalvado o caso de insol+Yncia do de+edor" em que tem $u,ar o concurso uni%ersa$ <art. 7E3" ***= -Art. ?@L. A
declara o de insolv9ncia do devedor produz3 666 $ a execu o por concurso universal dos seus credores.2 " rea$iza+se a execu2!o no interesse do

Art. E&7. ' espUlio responde pe$as d%idas do #a$ecidomas" #eita a parti$ha" cada herdeiro responde por e$as na propor o da parte que na heran2a 6he coube. 'A&K%(LO ) DAS DIS&OSI"#ES AE$AIS Art. E& . Ap$icam+se subsidiariamente B execu2!o as disposi26es que re,em o processo de conhecimento. Art. E&&. ' juiz pode" em 1ual1uer momento do processo) * + ordenar o comparecimento das partes** + advertir ao de%edor que o seu procedimento constitui ato atentat#rio B di,nidade da justi2a. Art. F44. Considera+se atentat7rio B di,nidade da Rusti2a o ato do executado que) * + #rauda a execu2!o-

credor" que adquire" pe$a penhora" o direito de pre#er:ncia so.re os .ens penhorados.
$ Art. ?LL. <oncorrendo vrios credores7 o dinheiro ser$lhes$ distribudo e entregue consoante a ordem das respectivas prela"esJ n o havendo ttulo legal G prefer9ncia7 receber em primeiro lugar o credor 1ue promoveu a execu o7 cabendo aos demais concorrentes direito sobre a importRncia restante7 observada a anterioridade de cada penhora. $ Art. ?/>. Ao credor retardatrio assegurado o direito de disputar7 por a o direta7 antes do rateio final7 a prela o ou a cota proporcional ao seu crdito.

Art. F3@. Recaindo P1 penhora so.re os mesmos .ens" cada credor conser%ar( o seu ttu$o de pre#er:ncia. Art. F3A. Cumpre ao credor" ao requerer a execu2!o" pedir a cita2!o do de%edor e instruir a H*) * + com o ttu$o executi%o extrajudicia$-

IS$AEL ?A$?OSA

6!/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br ** + com o demonstrati%o do d9.ito atua$izado at. a data apartados. da propositura da a2!o" quando se tratar de execu o por o 1uantia certa/ E 's tri.unais poder o expedir instru26es so.re o cumprimento deste arti,o. *** + com a pro%a de que se %eri#icou a condi2!o" ou ocorreu o termo <art. E78=. Art. F3F. Veri#icando o juiz que a H* est( incomp$eta" ou n!o se acha acompanhada dos documentos indispens(%eis B propositura da execu2!o" determinar( que o credor a corrija" $ Art. @?B. Auando o juiz decidir rela o jurdica sujeita a condi o ou termo7 o credor n.o poder executar a sentena sem provar 1ue se realizou a no pra<o de 1!d" so. pena de ser inde#erida.
condi o ou 1ue ocorreu o termo.

Art. F3E. <umpre ainda ao credor) * + indicar a esp9cie de execu2!o que pre#ere" quando por P1 modo pode ser e#etuada** + requerer a intima2!o do credor pi,noratcio" hipotec(rio" ou anticr9tico" ou usu#rutu(rio" quando a penhora recair so.re .ens ,ra%ados por penhor" hipoteca" anticrese ou usu#ruto*** + p$eitear medidas acaute$at7rias ur,entes*V + pro%ar que adimp$iu a contrapresta2!o" que *he corresponde" ou que *he asse,ura o cumprimento" se o executado n!o #or o.ri,ado a satis#azer a sua presta2!o sen!o mediante a contrapresta2!o do credor. Art. F3E+A. ' exeqLente poder3" no ato da distri.ui2!o" o.ter certid!o compro.at7ria do ajuizamento da execu2!o" com identi#ica2!o das partes e %a$or da causa" para #ins de a%er.a2!o no re,istro de im7%eis" re,istro de %ecu$os ou re,istro de outros .ens sujeitos B penhora ou arresto. / 3 ' exe1=ente de+er3 comunicar ao juzo as a%er.a26es e#eti%adas" no pra<o de 1!d de sua concretiza2!o. / 8 )ormalizada penhora so.re .ens su#icientes para co.rir o %a$or da d%ida" ser( determinado o cance$amento das a%er.a26es de que trata este arti,o re$ati%as Bque$es que n1o tenham sido penhorados. / @ &resumeMse em fraude G execu o a a$iena2!o ou onera2!o de .ens e#etuada ap#s a a%er.a2!o <art. E&@=.
$ Art. @MF. <onsidera$se em fra de de e)ec !.o a aliena o ou onera o de bens36 $ 1uando sobre eles pender a o fundada em direito realJ 66 $ 1uando7 ao tempo da aliena o ou onera o7 corria contra o devedor demanda capaz de reduzi$lo G insolv9nciaJ 666 $ nos demais casos expressos em lei.
o o o

Art. F37. A propositura da e4ecu51o" de#erida pe$o juiz" interrompe a prescri o" mas a cita2!o do de%edor de%e ser #eita com o.ser%Cncia do disposto no art. 83&.
$ Art. BLM. A cita!.o v-#ida torna prevento o juzo7 induz litispend9ncia e faz litigiosa a coisaJ e7 ainda 1uando ordenada por juiz incompetente7 constitui em mora o devedor e interrompe a prescri o.

Art. F3 . T nula a execu o) * + se o ttu$o executi%o extrajudicia$ n1o corresponder a o.ri,a2!o certa7 l1uida e exigvel <art. E F=$ Art. @/C. A execu o para cobrana de crdito fundar$se$ sempre em ttulo de o0riga!.o certa7 l1uida e exigvel.

** + se o de%edor n1o #or re,u$armente citado*** + se instaurada antes de se %eri#icar a condi2!o ou de ocorrido o termo" nos casos do art. E78.
$ Art. @?B. Auando o juiz decidir rela o jurdica sujeita a condi o ou termo7 o credor n.o poder executar a sentena sem provar 1ue se realizou a condi o ou 1ue ocorreu o termo.

Art. F3&. A a$iena2!o de .em a#orado ou ,ra%ado por penhor" hipoteca" anticrese ou usu#ruto ser( ineficaz em re$a2!o ao senhorio direto" ou ao credor pi,noratcio" hipotec(rio" anticr9tico" ou usu#rutu(rio" que n1o hou%er sido intimado. Art. F84. ?uando por %(rios meios o credor puder promo%er a execu2!o" o juiz mandar( que se #a2a pe$o modo menos gravoso para o de%edor. 'A&K%(LO II DA E@E'("BO &A$A A EN%$EAA DE 'OISA Se51o I Da Entrega de 'oisa 'erta Art. F83. ' de%edor de o.ri,a2!o de entre,a de coisa certa" constante de ttu$o executi%o extrajudicia$" ser( citado para" dentro de 1!d" satis#azer a o.ri,a2!o ou" se,uro o juzo <art. 7@7" **= - art. ?F?7 66 K art. revogado pela Uei n. LL.F/B&DC2" apresentar em.ar,os. /0. ' juiz" ao despachar a inicia$" poder #ixar mu$ta por dia de atraso no cumprimento da o.ri,a2!o" #icando o 61/ !

/ A ' exeqLente que promo%er a%er.a2!o mani#estamente inde%ida indenizar( a parte contr(ria" nos termos do / 8o do art. 3 desta Pei -Art. L/. O juiz ou tribunal7 de
ofcio ou a re1uerimento7 condenar o litigante de m$f a pagar multa n o excedente a um por cento sobre o valor da causa e a indenizar a parte contrria dos prejuzos 1ue esta sofreu7 mais os honorrios advocatcios e todas as despesas 1ue efetuou. 4 Bo O valor da indeniza o ser desde logo fixado pelo juiz7 em 1uantia n o superior a 2/< sobre o valor da causa7 ou li1uidado por arbitramento.2 " processando+se o incidente em autos

ALISSON FIDELIS

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL respecti%o %a$or sujeito a a$tera2!o" caso se re%e$e insu#iciente 'A&K%(LO III ou excessi%o. DA E@E'("BO DAS O?$IAA"#ES DE FASE$ E DE NBO FASE$ Art. F88. ' de+edor poder depositar a coisa" em %ez de entre,(+$a" quando 1uiser opor embargos. Art. F8@. Oepositada a coisa" o exeqLente n1o poder( $e%ant(+$a antes do ju$,amento dos em.ar,os. Art. F8A. Se o executado entre,ar a coisa" $a%rar+se+( o respecti%o termo e dar+se+( por #inda a execu2!o" salvo se esta tiver de prosseguir para o pagamento de frutos ou ressarcimento de prejuzos. Art. F8E. N1o sendo a coisa entre,ue ou depositada" nem admitidos em.ar,os suspensi%os da execu2!o" expedir+se+(" em #a%or do credor" mandado de imiss!o na posse ou de .usca e apreens!o" con#orme se tratar de imU+el ou de mU+el. Art. F8F. A$ienada a coisa quando j( $iti,iosa" expedir+se+( mandado contra o terceiro adquirente" que somente ser( ou%ido depois de deposit(+$a. Art. F87. ' credor tem direito a rece.er" a$9m de perdas e danos" o %a$or da coisa" quando esta n1o *he #or entre,ue" se deteriorou" n1o #or encontrada ou n1o #or rec$amada do poder de terceiro adquirente. / 3 1!o constando do ttu$o o %a$or da coisa" ou sendo imposs%e$ a sua a%a$ia2!o" o exeqLente #ar+$he+( a estimati%a" sujeitando+se ao ar.itramento judicia$. / 8 Ser!o apurados em $iquida2!o o %a$or da coisa e os prejuzos. Art. F8 . Ha%endo benFeitorias indenizveis #eitas na coisa pe$o de%edor ou por terceiros" de cujo poder e$a hou%er sido tirada" a liTuida51o pr9%ia . obrigatUria. Se hou%er sa$do em #a%or do de%edor" o credor o depositar( ao requerer a entre,a da coisa- se hou%er sa$do em #a%or do credor" este poder( co.r(+$o nos autos do mesmo processo. Se51o II Da Entrega de 'oisa Incerta Art. F8&. ?uando a execu2!o recair so.re coisas determinadas pe$o ,:nero e quantidade" o de%edor ser( citado para entre,(+$as indi%idua$izadas" se *he cou.er a esco$ha- mas se essa cou.er ao credor" este a indicar( na H*. Art. F@4. ?ua$quer das partes poder(" em 6:h" impu,nar a esco$ha #eita pe$a outra" e o juiz decidir( de p$ano" ou" se necessrio" ou%indo perito de sua nomea2!o. Art. F@3. Ap$icar+se+( B execu2!o para entre,a de coisa incerta o estatudo na se2!o anterior.
o o

Se51o I Da Obriga51o de Fa<er Art. F@8. ?uando o o.jeto da execu2!o #or o.ri,a2!o de #azer" o de%edor ser( citado para satis#az:+$a no prazo que o juiz *he assinar" se outro n!o esti%er determinado no ttu$o executi%o. Art. F@@. Se" no prazo #ixado" o de%edor n!o satis#izer a o.ri,a2!o" 9 $cito ao credor" nos pr7prios autos do processo" requerer que e$a seja executada B custa do de%edor" ou ha%er perdas e danos- caso em que e$a se con%erte em indeniza2!o. /0. ' %a$or das perdas e danos ser( apurado em $iquida2!o" se,uindo+se a execu2!o para co.ran2a de quantia certa. Art. F@A. Se o #ato puder ser prestado por terceiro" 9 $cito ao juiz" a requerimento do exeqLente" decidir que aque$e o rea$ize B custa do executado. /0. ' exeqLente adiantar( as quantias pre%istas na proposta que" ou%idas as partes" o juiz hou%er apro%ado. Art. F@E. Hrestado o #ato" o juiz ou%ir( as partes no pra<o de 1!d- n1o havendo impugna o" dar( por cumprida a o.ri,a2!o- em caso contr(rio" decidir( a impu,na2!o. Art. F@F. Se o contratante n!o prestar o #ato no prazo" ou se o praticar de modo incomp$eto ou de#eituoso" poder( o credor requerer ao juiz" no pra<o de 1!d" que o autorize a conc$u+$o" ou a repar(+$o" por conta do contratante. /0. 'u%ido o contratante no pra<o de 7d" o juiz mandar( a%a$iar o custo das despesas necess(rias e condenar( o contratante a pa,(+$o. Art. F@7. Se o credor quiser executar" ou mandar executar" so. sua dire2!o e %i,i$Cncia" as o.ras e tra.a$hos necess(rios B presta2!o do #ato" ter( pre#er:ncia" em i,ua$dade de condi26es de o#erta" ao terceiro. /0. O direito de preFerYncia ser( exercido no pra<o de 7d" contados da apresenta2!o da proposta pe$o terceiro <art. F@A" /0=.
- Art. CF>. ;e o fato puder ser prestado por terceiro7 lcito ao juiz7 a re1uerimento do exe1=ente7 decidir 1ue a1uele o realize G custa do executado. 4Q. O exe1=ente adiantar as 1uantias previstas na proposta 1ue7 ouvidas as partes7 o juiz houver aprovado.

Art. F@ . 1as obriga58es de Fa<er" quando #or convencionado que o de%edor a #a2a pessoa$mente" o credor poder( requerer ao juiz que *he assine prazo para cumpri+$a.

IS$AEL ?A$?OSA

6*/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br Art. FA7. A e4propria51o consiste) /0. Ha%endo recusa ou mora do devedor" a o.ri,a2!o pessoa$ do de%edor con%erter+se+( em perdas e danos" ap$icando+se outrossim o disposto no art. F@@. * + na adjudica2!o em #a%or do exeqLente ou das pessoas indicadas no / 8o do art. F E+A desta Pei+ Art. F@@. Se" no prazo #ixado" o de%edor n!o satis#izer a o.ri,a2!o" 9 $cito ao credor" nos pr7prios autos do processo" requerer que e$a seja executada B custa do de%edor" ou ha%er perdas e danos- caso em que e$a se con%erte em indeniza2!o. /0. ' %a$or das perdas e danos ser( apurado em $iquida2!o" se,uindo+se a execu2!o para co.ran2a de quantia certa. $ Art. C/@$A. 0 lcito ao exe1=ente7 oferecendo preo n o inferior ao da avalia o7 re1uerer lhe sejam adjudicados os bens penhorados. 4 Bo 6d9ntico direito pode ser exercido pelo credor com garantia real7 pelos credores concorrentes 1ue hajam penhorado o mesmo bem7 pelo cnjuge7 pelos descendentes ou ascendentes do executado.

Arts. F@& a FA3. Mre%o,adosN Se51o II Da Obriga51o de N1o Fa<er Art. FA8. Se o de%edor praticou o ato" a cuja a.sten2!o esta%a o.ri,ado pe$a $ei ou pe$o contrato" o credor requerer( ao juiz que *he assine prazo para des#az:+$o. Art. FA@. Ha%endo recusa ou mora do de%edor" o credor requerer( ao juiz que mande des#azer o ato B sua custa" respondendo o de%edor por perdas e danos. /0. N1o sendo poss%e$ des#azer+se o ato" a o.ri,a2!o resolve$se em perdas e danos. Se51o III Das Disposi58es 'omuns Rs Se58es &recedentes Art. FAA. A senten5a relati+a a o.ri,a2!o de #azer ou n!o #azer cumpre+se de acordo com o art. AF3 - Art. >CL. !a a o 1ue
tenha por objeto o cumprimento de obriga o de fazer ou n o fazer7 o juiz conceder a tutela especfica da obriga o ou7 se procedente o pedido7 determinar provid9ncias 1ue assegurem o resultado prtico e1uivalente ao do adimplemento.2" o.ser%ando+se" subsidiariamente" o disposto

** + na a$iena2!o por iniciativa particular*** + na a$iena2!o em hasta p5blica*V + no usu#ruto de .em m#vel ou im#vel. Art. FA . N1o est!o sujeitos B execu2!o os .ens que a lei considera impenhorveis ou inalienveis. Art. 96L. S1o absolutamente i*pen7or-veis: I M os bens inalien3+eis e os declaradosC por ato +o$unt(rio" n1o sujeitos B execu2!o** + os m#veis" pertences e uti$idades dom9sticas que ,uarnecem a resid:ncia do executado" salvo os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um m9dio padr!o de %ida*** + os vesturios" .em como os pertences de uso pessoa$ do executado" sa$%o se de e$e%ado %a$or*V + os %encimentos" su.sdios" so$dos" sa$(rios" remunera26es" pro%entos de aposentadoria" pens6es" pecK$ios e montepios- as quantias rece.idas por $i.era$idade de terceiro e destinadas ao sustento do de%edor e sua #am$ia" os ,anhos de tra.a$hador aut5nomo e os honor(rios de pro#issiona$ $i.era$" o.ser%ado o disposto no / @I deste arti,o -vetado2V + os $i%ros" as m(quinas" as #erramentas" os utens$ios" os instrumentos ou outros .ens m7%eis necess(rios ou Kteis ao exerccio de qua$quer pro#iss!oV* + o se,uro de %idaV** + os materiais necess(rios para o.ras em andamento" salvo se essas forem penhoradasV*** + a peTuena propriedade rural" assim de#inida em $ei" desde que trabalhada pela famlia*> + os recursos pK.$icos rece.idos por institui26es pri%adas para ap$ica2!o compulsUria em educa o7 sa5de ou assist9ncia social-

neste Captu$o. Art. FAE. 1a execu2!o de o.ri,a2!o de #azer ou n!o #azer" #undada em ttu$o extrajudicia$" o juiz" ao despachar a inicia$" #ixar( mu$ta por dia de atraso no cumprimento da o.ri,a2!o e a data a partir da qua$ ser( de%ida. /0. Se o %a$or da mu$ta esti%er pre%isto no ttu$o" o juiz poder( reduzi+$o se excessi%o. 'A&K%(LO I) DA E@E'("BO &O$ >(AN%IA 'E$%A 'ON%$A DE)EDO$ SOL)EN%E Se51o I Da &enhoraC da A+alia51o e da E4propria51o de ?ens

Subse51o I Das Disposi58es Aerais Art. FAF. A e4ecu51o por Tuantia certa tem por objeto expropriar bens do devedor" a #im de satis#azer o direito do credor <art. E&3=.

ALISSON FIDELIS

6,/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL / Ao A intima2!o do executado #ar+se+( na pessoa de seu > + at. o $imite de 6! sal3rios m=n." a quantia depositada ad%o,ado- n!o o tendo" ser( intimado pessoa$mente. em caderneta de poupana. >* + os recursos pK.$icos do #undo partid(rio rece.idos" nos termos da $ei" por partido po$tico. / 3 A impenhorabilidade n o oponvel B co.ran2a do cr9dito concedido para a aquisi2!o do pr7prio .em. / 8 ' disposto no inciso *V do caput deste arti,o n1o se aplica no caso de penhora para pa,amento de presta o alimentcia. / @ M%etadoN Art. FE4. Hodem ser penhorados" B #a$ta de outros .ens" os #rutos e rendimentos dos .ens ina$ien(%eis" salvo se destinados G satisfa o de presta o alimentcia. /0. M%etadoN Art. FE3. Antes de adjudicados ou a$ienados os .ens" pode o executado" a todo tempo" remir a execu2!o" pa,ando ou consi,nando a importCncia atua$izada da d%ida" mais juros" custas e honor(rios ad%ocatcios. Subse51o II Da 'ita51o do De+edor e da Indica51o de ?ens /0. 1o caso de integral pagamento no pra<o de ,d" a %er.a honor(ria ser( redu<ida pe$a 1/*. Art. FE@. ' o#icia$ de justi2a" n!o encontrando o de%edor" arrestar+$he+( tantos .ens quatos .astem para ,arantir a execu2!o. /0. 1os 1!d se,uintes B e#eti%a2!o do arresto" o o#icia$ de justi2a procurar( o de%edor ,4 em dias distintos- n!o o encontrando" certi#icar( o ocorrido. Art. FEA. <ompete ao credor" dentro de 1!d" contados da data em que #oi intimado do arresto a que se re#ere o /0 do arti,o anterior" requerer a cita o por edital do de%edor. Jindo o prazo do edita$" ter( o de%edor o prazo a que se re#ere o art. FE8 -Art. C@B. O executado ser citado para7 no prazo de 3d7 efetuar o pagamento da dvida.2 " con%ertendo+se o arresto em penhora em caso de n o$pagamento. Art. FEE. A penhora o.ser%ar(" preferencialmente" a se,uinte ordem) * + dinheiro" em esp9cie ou em dep7sito ou ap$ica2!o em institui2!o #inanceira- STJ-326. !a execu o contra institui o financeira7 penhorvel o numerrio disponvel7 excludas as reservas bancrias mantidas no 8anco <entral.
o o o

/ Eo Se n!o $oca$izar o executado para intim(+$o da penhora" o o#icia$ certi#icar( deta$hadamente as di$i,:ncias rea$izadas" caso em que o juiz poder( dispensar a intima2!o ou determinar( no%as di$i,:ncias. Art. FE8+A. Ao despachar a inicia$" o juiz #ixar(" de p$ano" os honor(rios de ad%o,ado a serem pa,os pe$o executado <art. 84" / AI=.
$ Art. BD. A sentena condenar o vencido a pagar ao vencedor as despesas 1ue antecipou e os honorrios advocatcios. 'sta verba honorria ser devida7 tambm7 nos casos em 1ue o advogado funcionar em causa pr#pria. 4 >o !as causas de pe1ueno valor7 nas de valor inestimvel7 na1uelas em 1ue n o houver condena o ou for vencida a )az+57 e nas execu"es7 embargadas ou n o7 os honorrios ser o fixados consoante aprecia o e1=itativa do juiz7 atendidas as normas das alneas a7 b e c do 4 anterior. $ STJ-153. A desist9ncia da execu o fiscal7 ap#s o oferecimento dos embargos7 n o exime o exe1=ente dos encargos da sucumb9ncia.

Art. FE8. ' executado ser( citado para" no pra<o de ,d" e#etuar o pa,amento da d%ida. / 3o 1!o e#etuado o pa,amento" munido da se,unda %ia do mandado" o o#icia$ de justi2a proceder( de imediato B penhora de .ens e a sua a%a$ia2!o" $a%rando+se o respecti%o auto e de tais atos intimando" na mesma oportunidade" o executado.
+ Art. F 4. A a%a$ia2!o ser( #eita pe$o o#icia$ de justi2a <art. FE8=" ressa$%ada a aceita2!o do %a$or estimado pe$o executado <art. FF " /Kn." inc. V=- caso sejam necess(rios conhecimentos especia$izados" o juiz nomear( a%a$iador" #ixando+$he prazo n!o superior a 34 dias para entre,a do $audo.

/ 8o ' credor poder" na inicia$ da execu2!o" indicar .ens a serem penhorados <art. FEE=.
$ Art. C@@. A penhora observar7 preferencialmente7 a seguinte ordem3 6 $ dinheiro7 em espcie ou em dep#sito ou aplica o em institui o financeiraJ 66 $ veculos de via terrestreJ 666 $ bens m#veis em geralJ 6E $ bens im#veisJ E $ navios e aeronavesJ E6 $ a"es e 1uotas de sociedades empresriasJ E66 $ percentual do faturamento de empresa devedoraJ E666 $ pedras e metais preciososJ 6P $ ttulos da dvida p5blica da %&'&() com cota o em mercadoJ P $ ttulos e valores mobilirios com cota o em mercadoJ P6 $ outros direitos.

** + veculos de %ia terrestre*** + .ens m#veis em ,era$*V + .ens im#veisV + navios e aeronavesV* + a"es e 1uotas de sociedades empres(rias66/ !

/ @o ' juiz poder(" de o#cio ou a requerimento do exeqLente" determinar" a qua$quer tempo" a intima2!o do executado para indicar .ens pass%eis de penhora.

IS$AEL ?A$?OSA

$ Art. C/@$A7 4 >O. !o caso de penhora de 1uota7 procedida por exe1=ente alheio G sociedade7 esta ser intimada7 assegurando prefer9ncia aos s#cios.

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br partid(rio que tenha contrado a d%ida executada ou que tenha dado causa a %io$a2!o de direito ou ao dano" ao qua$ ca.e exclusivamente a responsa.i$idade pe$os atos praticados" de acordo com o disposto no art. 3E+A da Pei no &.4&F" de 3& V** + percentua$ do faturamento de empresa de%edorade setem.ro de 3&&E.
- Art. 15-A da ?ei n. @./@&A@5. A responsabilidade7 inclusive civil7 cabe exclusivamente ao #rg o partidrio municipal7 estadual ou nacional 1ue tiver dado causa ao n o cumprimento da obriga o7 G viola o de direito7 a dano a outrem ou a 1ual1uer ato ilcito7 excluda a solidariedade de outros #rg os de dire o partidria. -acrescido pela Uei n. LL.CM>&D/2

V*** + pedras e metais preciosos*> + ttulos da d%ida pK.$ica da D/E/OJ com cota2!o em mercado> + ttu$os e %a$ores mo.i$i(rios com cota2!o em mercado>* + outros direitos. / 3o 1a execu2!o de cr9dito com ,arantia hipotec(ria" pi,noratcia ou anticr9tica" a penhora recair(" preferencialmente" so.re a coisa dada em ,arantia- se a coisa pertencer a terceiro ,arantidor" ser( tam.9m esse intimado da penhora. / 8o Recaindo a penhora em .ens im7%eis" ser( intimado tam.9m o c5nju,e do executado.
$ ;T,$LF>. 'mbora intimado de penhora em im#vel do casal7 o cnjuge do executado pode opor 'mbargos de FO para defesa de sua mea o.

Art. FEE+;. Tratando+se de penhora em .em indi%is%e$" a mea2!o do c5nju,e a$heio B execu2!o recair( so.re o produto da a$iena2!o do .em. Art. FEF. A parte poder( re1uerer a substitui o da penhora) * + se n1o o.edecer B ordem $e,a$** + se n1o incidir so.re os .ens desi,nados em $ei" contrato ou ato judicia$ para o pa,amento*** + se" ha%endo .ens no #oro da execu2!o" outros hou%erem sido penhorados*V + se" ha%endo .ens $i%res" a penhora hou%er recado so.re .ens j( penhorados ou o.jeto de ,ra%ameV + se incidir so.re .ens de .aixa $iquidezV* + se #racassar a tentati%a de a$iena2!o judicia$ do .emou V** + se o de%edor n1o indicar o %a$or dos .ens ou omitir qua$quer das indica26es a que se re#erem os incisos * a *V do /0 do art. FF desta Pei.
$Art. CC/. O executado pode7 no prazo de 1/d ap#s intimado da penhora7 re1uerer a substitui o do bem penhorado7 desde 1ue comprove cabalmente 1ue a substitui o n o trar prejuzo algum ao exe1=ente e ser menos onerosa para ele devedor Hart. L?7 incisos 6E e E67 e art. CBDI. - Art. L?. :eputa$ se litigante de m$f a1uele 1ue3 6E $ opuser resist9ncia injustificada ao andamento do processoJ El $ provocar incidentes manifestamente infundados. $ Art. CBD. Auando por vrios meios o credor puder promover a execu o7 o juiz mandar 1ue se faa pelo modo menos gravoso para o devedor. 4Q. !a hip#tese prevista neste artigo7 ao executado incumbe3 6 $ 1uanto aos bens i*Bveis7 indicar as respectivas matrculas e registros7 situ$los e mencionar as divisas e confronta"esJ 66 $ 1uanto aos *Bveis7 particularizar o estado e o lugar em 1ue se encontramJ 666 $ 1uanto aos se*oventes7 especific$los7 indicando o n5mero de cabeas e o im#vel em 1ue se encontramJ 6E $ 1uanto aos cr+ditos7 identificar o devedor e 1ualific$lo7 descrevendo a origem da dvida7 o ttulo 1ue a representa e a data do vencimentoJ e

Art. FEE+A. Hara possi.i$itar a penhora de dinheiro em dep7sito ou ap$ica2!o #inanceira" o juiz" a requerimento do exeqLente" requisitar( B autoridade super%isora do sistema .anc(rio" pre#erencia$mente por meio e$etr5nico" in#orma26es so.re a exist:ncia de ati%os em nome do executado" podendo no mesmo ato determinar sua indisponi.i$idade" at9 o %a$or indicado na execu2!o. / 3o As in#orma26es $imitar+se+!o B exist:ncia ou n!o de dep7sito ou ap$ica2!o at9 o %a$or indicado na execu2!o. / 8o 'ompete ao e4ecutado compro%ar que as quantias depositadas em conta corrente re#erem+se B hip7tese do inciso *V do caput do art. FA& desta Pei -Art. C>M. ; o
a0so# ta*ente impenhorveis3 6E $ os vencimentos7 subsdios7 soldos7 salrios7 remunera"es7 proventos de aposentadoria7 pens"es7 pec5lios e montepiosJ as 1uantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua famlia7 os ganhos de trabalhador autnomo e os honorrios de profissional liberal7 observado o disposto no 4 FO deste artigo -vetado2J2 ou

que est!o re%estidas de outra #orma de impenhorabilidade. / @o 1a penhora de percentua$ do #aturamento da empresa executada" ser( nomeado deposit(rio" com a atri.ui2!o de su.meter B apro%a2!o judicia$ a #orma de e#eti%a2!o da constri2!o" .em como de prestar contas mensa$mente" entre,ando ao exeqLente as quantias rece.idas" a #im de serem imputadas no pa,amento da d%ida.

/ Ao ?uando se tratar de execu2!o contra partido poltico" o juiz" a requerimento do exeqLente" requisitar( B autoridade super%isora do sistema .anc(rio" nos termos do que esta.e$ece o caput deste arti,o" in#orma26es so.re a onde se encontram os .ens sujeitos B execu2!o" exi.ir a pro%a exist:ncia de ati%os t!o+somente em nome do 7r,!o de sua propriedade e" se #or o caso" certid!o ne,ati%a de 5nus" ALISSON FIDELIS 67/ !

/ 3o T de%er do executado <art. F44= -Art. CDD. <onsidera$se atentat#rio G dignidade da ,ustia o ato do executado 1ue3 6 $ frauda a execu oJ 66 $ se op"e maliciosamente G execu o7 empregando ardis e meios artificiososJ 666 $ resiste injustificadamente Gs ordens judiciaisJ 6E $ intimado7 n.o indica ao juiz7 em 5d7 1uais s o e onde se encontram os bens sujeitos G penhora e seus respectivos valores.2 " no prazo #ixado pe$o juiz" indicar

estatutos da OA87 a viola o do disposto no inciso E deste artigo constitui ato atentat#rio ao exerccio da jurisdi o7 podendo o juiz7 sem prejuzo das san"es criminais7 civis e processuais cabveis7 aplicar ao responsvel multa em montante a ser fixado de acordo com a gravidade da conduta e n o superior a 2/< do valor da causaJ n o sendo paga no prazo estabelecido7 contado do trRnsito em julgado da decis o final da causa7 a multa ser inscrita sempre como dvida ativa da %ni o ou do 'stado. $ O ;T) julgou procedente o pedido formulado na A8"4 nC 2.&52-&7 para7 sem redu o de texto7 emprestar G express o Xressalvados os advogados 1ue se sujeitam exclusivamente aos estatutos da OA8Y7 contida no 45n. deste art. L>7 declara o parcial de nulidade sem redu o de texto7 para abranger advogados do setor privado e do setor p5blico.2

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL o .em como a.ster+se de qua$quer atitude que di#icu$te ou / @ 1o caso do / anterior e .em assim quando n1o em.arace a rea$iza2!o da penhora <art. 3A" /0=. -Art. L>. ; o encontrar quaisquer .ens penhor(%eis" o o#icia$ descre%er( na deveres das partes e de todos a1ueles 1ue de 1ual1uer forma participam do certid!o os que ,uarnecem a resid:ncia ou o esta.e$ecimento processo3 4Q. :essalvados os advogados 1ue se sujeitam exclusivamente aos do de%edor. / A A penhora de .ens im7%eis rea$izar+se+( mediante auto ou termo de penhora" ca.endo ao exeqLente" sem prejuzo da imediata intima2!o do executado <art. FE8" / AI=
-Art. C@B. O executado ser citado para7 no prazo de 3d7 efetuar o pagamento da dvida. 4 >O A intima o do executado far$se$ na pessoa de seu advogadoJ n o o tendo7 ser intimado pessoalmente.2 " pro%idenciar" para
o

/ 8o A penhora pode ser substituda por #ian2a .anc(ria ou se,uro ,arantia judicia$" em %a$or n!o in#erior ao do d9.ito constante da inicia$" P,!O. / @o ' executado somente poder( o#erecer .em im7%e$ em su.stitui2!o caso o requeira com a expressa anu:ncia do c5nju,e. Art. FE7. 'u%ida em ,d a parte contr(ria" se os .ens inicia$mente penhorados <art. FE8= -C@B K ordem de penhora2 #orem su.stitudos por outros" $a%rar+se+( o respecti%o termo. /0. ' juiz decidir( de p$ano quaisquer quest6es suscitadas. Art. FE . Se o de%edor n1o ti%er .ens no #oro da causa" #ar+se+( a execu2!o por carta" penhorando+se" a%a$iando+se e a$ienando+se os .ens no #oro da situa2!o <art. 7A7=.
$ Art. ?>?. !a e)ec !.o por carta7 os embargos ser o oferecidos no juzo deprecante ou no juzo deprecado7 mas a compet9ncia para julg$los do juzo deprecante7 salvo se versarem unicamente vcios ou defeitos da penhora7 avalia o ou aliena o dos bens. - Art. 2/ da ?ei n. &.63/A6/ D?(9E. !a execu o por carta7 os embargos do executado ser o oferecidos no juzo deprecado7 1ue os remeter ao juzo deprecante7 para instru o e julgamento. 45n. Auando os embargos tiverem por objeto vcios ou irregularidades de atos do pr#prio juzo deprecado7 caber$lhe$ unicamente o julgamento dessa matria. - STJ-4&. !a execu o por carta7 os embargos do devedor ser o decididos no juzo deprecante7 salvo se versarem unicamente vcios ou defeitos da penhora7 avalia o ou aliena o dos bens.

presun51o absoluta de conhecimento por terceiros" a respecti%a a%er.a2!o no o#cio imo.i$i(rio" mediante a apresenta2!o de certid!o de inteiro teor do ato" independentemente de mandado judicia$. / E 1os casos do / A " quando apresentada certid!o da respecti%a matrcu$a" a penhora de im7%eis" independentemente de onde se $oca$izem" ser( rea$izada por termo nos autos" do qua$ ser( intimado o executado" pessoa$mente ou na pessoa de seu ad%o,ado" e por este ato constitudo deposit(rio. / F '.edecidas as normas de se,uran2a que #orem institudas" so. crit9rios uni#ormes" pe$os Tri.unais" a penhora de numer(rio e as a%er.a26es de penhoras de .ens im7%eis e m7%eis podem ser rea$izadas por meios e$etr5nicos. Art. FF4. Se o de%edor #echar as portas da casa" a #im de o.star a penhora dos .ens" o o#icia$ de justi2a comunicar( o #ato ao juiz" so$icitando+$he ordem de arrom.amento. Art. FF3. Oe#erido o pedido mencionado no arti,o antecedente" dois oficiais de justi2a cumprir!o o mandado" arrom.ando portas" m7%eis e ,a%etas" onde presumirem que se achem os .ens" e $a%rando de tudo auto circunstanciado" que ser( assinado por * testemunhas" presentes B di$i,:ncia. Art. FF8. Sempre que necessrio" o juiz requisitar( #or2a po$icia$" a #im de auxi$iar os o#iciais de justi2a na penhora dos .ens e na pris!o de quem resistir B ordem. Art. FF@. 's o#iciais de justi2a $a%rar!o em dup$icata o auto de resist:ncia" entre,ando uma %ia ao escri%!o do processo para ser junta aos autos e a outra B autoridade po$icia$" a quem entre,ar!o o preso. /0. Oo auto de resist:ncia constar( o ro$ de testemunhas" com a sua qua$i#ica2!o. Art. FFA. Considerar+se+( #eita a penhora mediante a apreens!o e o dep7sito dos .ens" $a%rando+se um s7 auto se as di$i,:ncias #orem conc$udas no mesmo dia. /0. Ha%endo P de 1 penhora" $a%rar+se+( para cada qua$ um auto. Art. FFE. ' auto de penhora conter()
o o o

Subse51o III Da &enhora e do DepUsito Art. FE&. A penhora de%er( incidir em tantos .ens quantos .astem para o pa,amento do principa$ atua$izado" juros" custas e honor(rios ad%ocatcios. / 3 E#etuar+se+( a penhora onde quer que se encontrem os .ens" ainda que so. a posse7 deten o ou guarda de terceiros. / 8 N1o se $e%ar( a e#eito a penhora" quando e%idente que o produto da execu2!o dos .ens encontrados ser( tota$mente a.sor%ido pe$o pa,amento das custas da execu2!o.
o o

IS$AEL ?A$?OSA

69/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br * + a indica2!o do dia" m:s" ano e $u,ar em que #oi #eita- Art. L?. :eputa$se litigante de m$f a1uele 1ue3 6E $ opuser resist9ncia ** + os nomes do credor e do de%edor*** + a descri2!o dos .ens penhorados" com os seus caractersticos*V + a nomea2!o do deposit(rio dos .ens.
$ ;T,$FLM. O encargo de depositrio de bens penhorados pode ser expressamente recusado. injustificada ao andamento manifestamente infundados. do processoJ El $ provocar incidentes

$ Art. CBD. Auando por vrios meios o credor puder promover a execu o7 o juiz mandar 1ue se faa pelo modo menos gravoso para o devedor.

/0. 1a hip7tese pre%ista neste arti,o" ao executado incumbe) * + quanto aos .ens imU+eis" indicar as respecti%as matrcu$as e re,istros" situ(+$os e mencionar as di%isas e con#ronta26es** + quanto aos mU+eis" particu$arizar o estado e o $u,ar em que se encontram*** + quanto aos semo+entes" especi#ic(+$os" indicando o nKmero de ca.e2as e o im7%e$ em que se encontram*V + quanto aos cr.ditos" identi#icar o de%edor e qua$i#ic(+ $o" descre%endo a ori,em da d%ida" o ttu$o que a representa e a data do %encimento- e V + atri.uir %a$or aos .ens indicados B penhora. Art. FF&. Mre%o,adoN Art. F74. ' juiz autorizar( a aliena51o antecipada dos .ens penhorados quando) * + sujeitos a deteriora o ou deprecia o-

Art. FFF. 's .ens penhorados ser!o preferencialmente depositados) * + no ?anco do ?rasilC na 'ai4a Econ\mica Federal" ou em um banco" de que o EstadoM-embro da Dni!o possua mais de metade do capita$ socia$ inte,ra$izado- ou" em #a$ta de tais esta.e$ecimentos de cr9dito" ou a,:ncias suas no $u,ar" em qua$quer esta.e$ecimento de cr9dito" desi,nado pe$o juiz" as quantias em dinheiro" as pedras e os metais preciosos" .em como os pap9is de cr9dito** + em poder do deposit(rio judicia$" os m7%eis e os im7%eis ur.anos*** + em m!os de deposit(rio particu$ar" os demais .ens. / 3 Com a expressa anu:ncia do exeqLente ou nos casos de di#ci$ remo2!o" os .ens poder!o ser depositados em poder do executado. / 8 As j7ias" pedras e o.jetos preciosos de%er!o ser depositados com re,istro do %a$or estimado de res,ate. / @ A pris!o de deposit(rio judicia$ in#ie$ ser( decretada no pr7prio processo" independentemente de a2!o de dep7sito. Art. FF7. 1!o se procede B se,unda penhora" sa$%o se) * + a primeira #or anu$ada** + executados os .ens" o produto da a$iena2!o n1o bastar para o pa,amento do credor*** + o credor desistir da primeira penhora" por serem $iti,iosos os .ens" ou por estarem penhorados" arrestados ou onerados. Art. FF . ' executado pode" no pra<o de 1!d ap7s intimado da penhora" requerer a su.stitui2!o do .em penhorado" desde que compro%e ca.a$mente que a su.stitui2!o n!o trar( prejuzo a$,um ao exeqLente e ser( menos onerosa para e$e de%edor <art. 37" incisos *V e V*" e art. F84=.
o o o

** + hou%er manifesta vantagem. /0. ?uando uma das partes requerer a a$iena2!o antecipada dos .ens penhorados" o juiz ou%ir( sempre a outra antes de decidir. Subse51o I) Da &enhora de 'r.ditos e de Outros Direitos &atrimoniais Art. F73. ?uando a penhora recair em crdito do devedor" o o#icia$ de justi2a o penhorar(. Enquanto n1o ocorrer a hip7tese pre%ista no arti,o se,uinte" considerar+se+( #eita a penhora pe$a intima2!o) * + ao terceiro de%edor para que n1o pa,ue ao seu credor** + ao credor do terceiro para que n1o pratique ato de disposi2!o do cr9dito. Art. F78. A penhora de cr9dito" representada por $etra de cCm.io" nota promiss7ria" dup$icata" cheque ou outros ttu$os" #ar+se+( pe$a apreens!o do documento" esteja ou n o em poder do de%edor.

ALISSON FIDELIS

6 / !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL o o / 8 T $cito" por9m" Bs partes ajustarem a #orma de / 3 Se o ttu$o n o for apreendido" mas o terceiro con#essar a d%ida" ser( ha%ido como deposit(rio da administra2!o" esco$hendo o deposit(rio- caso em que o juiz importCncia. homo$o,ar( por despacho a indica2!o. / 8 ' terceiro s7 se exonerar( da o.ri,a2!o" depositando em juzo a importCncia da d%ida. / @ Se o terceiro ne,ar o d9.ito em con$uio com o de%edor" a quita2!o" que este *he der" considerar+se+( em #raude de execu2!o. / A A requerimento do credor" o juiz determinar( o comparecimento" em audi:ncia especia$mente desi,nada" do de%edor e do terceiro" a #im de *hes tomar os depoimentos. Art. F7@. Jeita a penhora em direito e a2!o do de%edor" e n1o tendo este o#erecido embargos" ou sendo estes rejeitados" o credor #ica su.+ro,ado nos direitos do de%edor at9 a concorr:ncia do seu cr9dito. / 3 ' credor pode pre#erir" em %ez da su.+ro,a2!o" a a$iena2!o judicia$ do direito penhorado" caso em que dec$arar( a sua %ontade no pra<o de 1!d contados da rea$iza2!o da penhora. / 8 A su.+ro,a2!o n1o impede ao su.+ro,ado" se n1o rece.er o cr9dito do de%edor" de prosse,uir na execu2!o" nos mesmos autos" penhorando outros .ens do de%edor. Art. F7A. ?uando o direito esti%er sendo p$eiteado em juzo" a%er.ar+se+( no rosto dos autos a penhora" que recair ne$e e na a2!o que *he corresponder" a #im de se e#eti%ar nos .ens" que #orem adjudicados ou %ierem a ca.er ao de%edor. Art. F7E. ?uando a penhora recair so.re d%idas de dinheiro a juros" de direito a rendas" ou de presta26es peri7dicas" o credor poder $e%antar os juros" os rendimentos ou as presta26es B medida que #orem sendo depositadas" a.atendo+se do cr9dito as importCncias rece.idas" con#orme as re,ras da imputa2!o em pa,amento. Art. F7F. Recaindo a penhora so.re direito" que tenha por o.jeto presta2!o ou restitui2!o de coisa determinada" o de%edor ser( intimado para" no %encimento" deposit(+$a" correndo so.re e$a a execu2!o. Subse51o ) Da &enhoraC do DepUsito e da Administra51o de Empresa e de Outros Estabelecimentos Art. F77. ?uando a penhora recair em esta.e$ecimento comercial7 industrial ou agrcola" .em como em semo%entes" p$anta26es ou edi#cio em constru2!o" o juiz nomear( um deposit(rio" determinando+$he que apresente em 1!d a #orma de administra2!o. / 3 'u%idas as partes" o juiz decidir(. ** + o %a$or dos .ens. IS$AEL ?A$?OSA 6:/ !
o o o o o o

Art. F7 . A penhora de empresa" que #uncione mediante concess o ou autoriza o" #ar+se+(" con#orme o %a$or do cr9dito" so.re a renda" so.re determinados .ens ou so.re todo o patrim5nio" nomeando o juiz como deposit(rio" de pre#er:ncia" um dos seus diretores. /0. ?uando a penhora recair so.re a renda" ou so.re determinados .ens" o deposit(rio apresentar( a #orma de administra2!o e o esquema de pa,amento o.ser%ando+se" quanto ao mais" o disposto nos arts. 73F a 784 -Art?LC. O juiz
pode conceder ao exe1=ente o usufruto de m#vel ou im#vel7 1uando o reputar menos gravoso ao executado e eficiente para o recebimento do crdito. Art. ?L?. (ecretado o usufruto7 perde o executado o gozo do m#vel ou im#vel7 at 1ue o exe1=ente seja pago do principal7 juros7 custas e honorrios advocatcios. Art. ?L/. O usufruto tem eficcia7 assim em rela o ao executado como a terceiros7 a partir da publica o da decis o 1ue o conceda. Art. ?LM. !a sentena7 o juiz nomear administrador 1ue ser investido de todos os poderes 1ue concernem ao usufruturio. 4Q. +ode ser administrador3 6 $ o credor7 consentindo o devedorJ 66 $ o devedor7 consentindo o credor. Art. ?BD. Auando o usufruto recair sobre o 1uinh o do condmino na co$ propriedade7 o administrador exercer os direitos 1ue cabiam ao executado.2-

recaindo" por9m" so.re todo o patrim5nio" prosse,uir( a execu2!o os seus u$teriores termos" ou%indo+se" antes da arremata2!o ou da adjudica2!o" o poder pK.$ico" que hou%er outor,ado a concess!o. Art. F7&. A penhora so.re navio ou aeronave n1o obsta a que continue na%e,ando ou operando at9 a a$iena2!o- mas o juiz" ao conceder a autoriza2!o para na%e,ar ou operar" n1o permitir3 que saia do porto ou aeroporto antes que o de%edor #a2a o se,uro usua$ contra riscos. Subse51o )I Da A+alia51o Art. F 4. A a%a$ia2!o ser( #eita pe$o o#icia$ de justi2a <art. FE8=
- $ C@B3 4 Lo ! o efetuado o pagamento7 munido da segunda via do mandado7 o oficial de justia proceder de imediato G penhora de bens e a sua avalia o7 lavrando$se o respectivo auto e de tais atos intimando7 na mesma oportunidade7 o executado.2 " ressalvada a aceita o do valor

estimado pelo executado <art. FF " /0" inciso V= - Art. CC/. O


executado pode7 no prazo de 1/d ap#s intimado da penhora7 re1uerer a substitui o do bem penhorado7 desde 1ue comprove cabalmente 1ue a substitui o n o trar prejuzo algum ao exe1=ente e ser menos onerosa para ele devedor Hart. L?7 incisos 6E e E67 e art. CBDI. 4Q. !a hip#tese prevista neste artigo7 ao executado incumbe3 E $ atribuir valor aos bens indicados G penhora.2 - caso sejam necess(rios conhecimentos

especia$izados" o juiz nomear( a%a$iador" #ixando+$he prazo n1o P1!d para entre,a do $audo. Art. F 3. O laudo da a%a$ia2!o inte,rar( o auto de penhora ou" em caso de percia <art. F 4=" ser( apresentado no prazo #ixado pe$o juiz" de%endo conter) * + a descri o dos bens" com os seus caractersticos" e a indica2!o do estado em que se encontram-

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br /0. ?uando o im7%e$ #or suscet%e$ de c5moda di%is!o" o .ens penhorados. a%a$iador" tendo em conta o cr9dito rec$amado" o a%a$iar( em o partes" su,erindo os poss%eis desmem.ramentos. / 3 Se o %a$or do cr9dito #or in#erior ao dos .ens" o adjudicante depositar( de imediato a di#eren2a" #icando esta B Art. F 8. ' %a$or dos ttu$os da d%ida pK.$ica" das a26es disposi2!o do executado- se superior" a execu2!o prosse,uir( das sociedades e dos ttu$os de cr9dito ne,oci(%eis em .o$sa pe$o sa$do remanescente. ser( o da cota2!o o#icia$ do dia" pro%ada por certid!o ou o pu.$ica2!o no 7r,!o o#icia$. / 8 *d:ntico direito pode ser exercido pe$o credor com ,arantia rea$" pe$os credores concorrentes que hajam Art. F @. 0 admitida no%a a%a$ia2!o quando) penhorado o mesmo .em" pe$o c5nju,e" pe$os descendentes ou ascendentes do executado. * + qua$quer das partes ar,Lir" #undamentadamente" a o ocorr:ncia de erro na a%a$ia2!o ou dolo do a%a$iador/ @ Ha%endo P de 1 pretendente" proceder+se+( entre e$es B $icita2!o- em i,ua$dade de o#erta" ter( prefer9ncia o ** + se %eri#icar" posteriormente B a%a$ia2!o" que hou%e c5nju,e" descendente ou ascendente -<(A2" nessa ordem. majora2!o ou diminui2!o no %a$or do .em- ou o / A 1o caso de penhora de quota" procedida por *** + hou%er #undada dK%ida so.re o %a$or atri.udo ao exeqLente a$heio B sociedade" esta ser( intimada" asse,urando pre#er:ncia aos s7cios. .em <art. FF " /0" inciso V=.
$ CC/..3 4Q. !a hip#tese prevista neste artigo7 ao executado incumbe3 E $ atribuir valor aos bens indicados G penhora.

/ E Oecididas e%entuais quest6es" o juiz mandar( $a%rar o auto de adjudica2!o. Art. F E+;. A adjudica2!o considera+se per#eita e aca.ada com a $a%ratura e assinatura do auto pe$o juiz" pe$o adjudicante" pe$o escri%!o e" se #or presente" pe$o executado" expedindo+se a respecti%a carta" se .em im7%e$" ou mandado de entre,a ao adjudicante" se .em m7%e$. /0. A carta de adjudica2!o conter( a descri2!o do im7%e$" com remiss!o a sua matrcu$a e re,istros" a c7pia do auto de adjudica2!o e a pro%a de quita2!o do imposto de transmiss!o. Su.se2!o V*+; Oa A$iena2!o por *niciati%a Harticu$ar

Art. F A. N1o se proceder( B a%a$ia2!o se) * + o exeqLente aceitar a estimati%a #eita pe$o executado <art. FF " /0" inciso V=$ CC/..3 4Q. !a hip#tese prevista neste artigo7 ao executado incumbe3 E $ atribuir valor aos bens indicados G penhora.

** + se tratar de ttu$os ou de mercadorias" que tenham cota2!o em .o$sa" compro%ada por certid!o ou pu.$ica2!o o#icia$*** + Mre%o,adoN Art. F E. Ap7s a a%a$ia2!o" poder( mandar o juiz" a requerimento do interessado e ou%ida a parte contr(ria) * + reduzir a penhora aos .ens su#icientes" ou trans#eri+$a para outros" que .astem B execu2!o" se o %a$or dos penhorados #or considera%e$mente superior ao cr9dito do exeqLente e acess7rios*$ + amp$iar a penhora" ou trans#eri+$a para outros .ens mais %a$iosos" se o %a$or dos penhorados #or in#erior ao re#erido cr9dito. /0. 14 cumpridas essas pro%id:ncias" o juiz dar( incio aos atos de expropria2!o de .ens. Subse51o )IMA Da Ad2udica51o

Art. F E+C. 1!o rea$izada a adjudica2!o dos .ens penhorados" o exeqLente poder( requerer sejam e$es a$ienados por sua pr7pria iniciati%a ou por interm9dio de corretor credenciado perante a autoridade judici(ria. / 3 ' juiz #ixar( o prazo em que a a$iena2!o de%e ser e#eti%ada" a #orma de pu.$icidade" o pre2o mnimo <art. F 4= Art. C/D. A avalia o ser feita pelo oficial de justia Hart. C@BI - $ C@B3 4 Lo ! o efetuado o pagamento7 munido da segunda via do mandado7 o oficial de justia proceder de imediato G penhora de bens e a sua avalia o7 lavrando$ se o respectivo auto e de tais atos intimando7 na mesma oportunidade7 o executado.2 7 ressalvada a aceita o do valor estimado pelo executado Hart. CC/7 4Q7 inciso EI - Art. CC/. O executado pode7 no prazo de 1/d ap#s intimado da penhora7 re1uerer a substitui o do bem penhorado7 desde 1ue comprove cabalmente 1ue a substitui o n o trar prejuzo algum ao exe1=ente e ser menos onerosa para ele devedor Hart. L?7 incisos 6E e E67 e art. CBDI. 4Q. !a hip#tese prevista neste artigo7 ao executado incumbe3 E $ atribuir valor aos bens indicados G penhora.2 J caso sejam necessrios conhecimentos especializados7 o juiz nomear avaliador7 fixando$lhe prazo n.o F1/d para entrega do laudo.2 " as condi26es de pa,amento e as
o

,arantias" .em como" se #or o caso" a comiss!o de correta,em. Art. F E+A. T $cito ao exeqLente" o#erecendo pre2o n o inferior ao da a%a$ia2!o" requerer $he sejam adjudicados os ALISSON FIDELIS

6L/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL o / 8 A a$iena2!o ser( #orma$izada por termo nos autos" Art. F 7. ' edita$ ser( a#ixado no $oca$ do costume e assinado pe$o juiz" pe$o exeqLente" pe$o adquirente e" se #or pu.$icado" em resumo" com anteced9ncia +7d" pe$o +14 em presente" pe$o executado" expedindo+se carta de a$iena2!o do jorna$ de amp$a circu$a2!o $oca$. im7%e$ para o de%ido re,istro imo.i$i(rio" ou" se .em m7%e$" o mandado de entre,a ao adquirente. / 3 A pu.$ica2!o do edita$ ser( #eita no 7r,!o o#icia$" quando o credor #or .ene#ici(rio da justi2a ,ratuita. o / @ 's %ribunais poder o expedir pro%imentos o deta$hando o procedimento da a$iena2!o pre%ista neste arti,o" / 8 Atendendo ao %a$or dos .ens e Bs condi26es da inc$usi%e com o concurso de meios e$etr5nicos" e dispondo comarca" o juiz poder( a$terar a #orma e a #reqL:ncia da so.re o credenciamento dos corretores" os quais de%er!o pu.$icidade na imprensa" mandar di%u$,ar a%isos em emissora estar em exerccio pro#issiona$ por n1o M7a. $oca$ e adotar outras pro%id:ncias tendentes a mais amp$a pu.$icidade da a$iena2!o" inc$usi%e recorrendo a meios Subse51o )II e$etr5nicos de di%u$,a2!o. Da Aliena51o em Iasta &/blica o / @ 's editais de pra2a ser!o di%u$,ados pe$a imprensa pre#erencia$mente na se2!o ou $oca$ reser%ado B pu.$icidade Art. F F. N1o requerida a adjudica2!o e n1o rea$izada a de ne,7cios imo.i$i(rios. a$iena2!o particu$ar do .em penhorado" ser( expedido o edita$ o de hasta pK.$ica" que conter() / A ' juiz poder( determinar a reuni!o de pu.$ica26es em $istas re#erentes a P de 1 execu2!o. * + a descri2!o do .em penhorado" com suas o caractersticas e" tratando+se de im7%e$" a situa2!o e di%isas" / E ' executado ter( ci:ncia do dia" hora e $oca$ da com remiss!o B matrcu$a e aos re,istrosa$iena2!o judicia$ por interm9dio de seu ad%o,ado ou" se n1o ti%er procurador constitudo nos autos" por meio de mandado" ** + o %a$or do .emcarta re,istrada" edita$ ou outro meio id5neo. *** + o $u,ar onde esti%erem os m7%eis" %ecu$os e semo%entes- e" sendo direito e a2!o" os autos do processo" em que #oram penhorados*V + o dia e a hora de rea$iza2!o da pra2a" se .em im7%e$" ou o $oca$" dia e hora de rea$iza2!o do $ei$!o" se .em m7%e$V + men2!o da exist:ncia de 5nus" recurso ou causa pendente so.re os .ens a serem arrematadosV* + a comunica2!o de que" se o .em n1o a$can2ar $an2o superior B importCncia da a%a$ia2!o" se,uir+se+(" em dia e hora que #orem desde $o,o desi,nados entre os 1! e *!d se,uintes" a sua a$iena2!o pe$o maior lan5o <art. F&8=.
$ Art. CMB. ! o ser aceito lano 1ue7 em segunda praa ou leil o7 oferea preo vil. 4Q. Ser- s spensa a arremata o logo 1ue o produto da aliena o dos bens bastar para o pagamento do credor.

Art. F . N1o se realizando" por moti%o justo" a pra2a ou o $ei$!o" o juiz mandar( pu.$icar pe$a imprensa $oca$ e no 7r,!o o#icia$ a trans#er:ncia. /0. ' escri%!o" o porteiro ou o $ei$oeiro" que cu$posamente der causa B trans#er:ncia" responde pe$as despesas da no%a pu.$ica2!o" podendo o juiz ap$icar+$he a pena de suspens1o por 7 a ,!d. Art. F &. ;obrevindo a noite" prosse,uir( a pra2a ou o $ei$!o no dia Kti$ imediato" B mesma hora em que te%e incio" independentemente de no%o edita$. Art. F &+A. ' procedimento pre%isto nos arts. F F a F & poder( ser su.stitudo" a requerimento do exeqLente" por a$iena2!o rea$izada por meio da rede mundia$ de computadores" com uso de p(,inas %irtuais criadas pe$os Tri.unais ou por entidades pK.$icas ou pri%adas em con%:nio com e$es #irmado. /0. ' CRJ e os %;" no Cm.ito das suas respecti%as compet:ncias" re,u$amentar!o esta moda$idade de a$iena2!o" atendendo aos requisitos de amp$a pu.$icidade" autenticidade e se,uran2a" com o.ser%Cncia das re,ras esta.e$ecidas na $e,is$a2!o so.re certi#ica2!o di,ita$. Art. F&4. A arremata2!o #ar+se+( mediante o pa,amento imediato do pre2o pe$o arrematante ou" no pra<o de at. 17d" mediante cau2!o.

/ 3 1o caso do art. F A" ** -Art. C/>. 4.o se proceder G


avalia o se3 66 $ se tratar de ttulos ou de mercadorias7 1ue tenham cota o em bolsa7 comprovada por certid o ou publica o oficialJ2" constar( do

edita$ o %a$or da K$tima cota2!o anterior B expedi2!o deste. / 8 A pra2a rea$izar+se+( no (trio do edi#cio do J7rum- o $ei$!o" onde esti%erem os .ens" ou no $u,ar desi,nado pe$o juiz. / @ ?uando o %a$or dos .ens penhorados n1o e4ceder 9!4 o %a$or do sa$(rio mnimo %i,ente na data da a%a$ia2!o" ser( dispensada a pu.$ica2!o de editais- nesse caso" o pre2o da arremata2!o n1o ser inferior ao da avalia o.
o o

IS$AEL ?A$?OSA

7!/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br o /0. A ordem de entre,a do .em m7%e$ ou a carta de / 3 Tratando+se de .em imU+el" quem esti%er interessado em adquiri+$o em presta26es poder apresentar arremata2!o do .em im7%e$ ser( expedida depois de e#etuado por escrito sua proposta" nunca in#erior B a%a$ia2!o" com o dep7sito ou prestadas as ,arantias pe$o arrematante. o#erta de pe$o M,!O R +ista" sendo o restante ,arantido por hipoteca so.re o pr7prio im7%e$. Art. F&A. Assinado o auto pe$o juiz" pe$o arrematante e pe$o ser%entu(rio da justi2a ou $ei$oeiro" a arremata51o considerar+se+( perfeita7 acabada e irretratvel" ainda que * + ao *** + Mre%o,adosN %enham a ser ju$,ados procedentes os em.ar,os do o / 8 As propostas para aquisi2!o em presta26es" que executado. ser!o juntadas aos autos" indicar!o o prazo" a moda$idade e as o condi26es de pa,amento do sa$do. / 3 A arremata2!o poder(" no entanto" ser tornada sem efeito) o / @ ' juiz decidir( por ocasi!o da pra2a" dando o .em por arrematado pe$o apresentante do me$hor $an2o ou * + por %cio de nulidadeproposta mais con%eniente. ** + se n1o #or pa,o o pre2o ou se n1o #or prestada a o / A 1o caso de arremata2!o a prazo" os pa,amentos cau2!o#eitos pe$o arrematante pertencer!o ao exeqLente at9 o $imite de seu cr9dito" e os su.seqLentes ao executado. *** + quando o arrematante pro%ar" nos 7d se,uintes" a exist:ncia de 5nus rea$ ou de ,ra%ame <art. F F" inciso V= -Art. Art. F&4+A. T admitido a $an2ar todo aque$e que esti%er C/C. 4.o re1uerida a adjudica o e n.o realizada a aliena o particular do bem penhorado7 ser expedido o edital de hasta p5blica7 1ue conter3 E $ na $i%re administra2!o de seus .ens" com exce o)
men o da exist9ncia de nus7 recurso ou causa pendente sobre os bens a serem arrematadosJ2 n1o mencionado no edital-

* + dos tutores" curadores" testamenteiros" administradores" sndicos ou $iquidantes" quanto aos .ens con#iados a sua ,uarda e responsa.i$idade** + dos mandat(rios" quanto aos .ens de cuja administra2!o ou a$iena2!o estejam encarre,ados*** + do juiz" mem.ro do GH e da OH" escri%!o e demais ser%idores e auxi$iares da Rusti2a. /0. ' exeqLente" se %ier a arrematar os .ens" n1o estar( o.ri,ado a exi.ir o pre2o- mas" se o %a$or dos .ens exceder o seu cr9dito" depositar(" dentro de ,d" a di#eren2a" so. pena de ser tornada sem e#eito a arremata2!o e" neste caso" os .ens ser!o $e%ados a no%a pra2a ou $ei$!o B custa do exeqLente. Art. F&3. Se a pra2a ou o $ei$!o #or de di%ersos .ens e hou%er Pde1 $an2ador" ser( pre#erido aque$e que se propuser a arremat(+$os en,$o.adamente" o#erecendo para os que n!o ti%erem $icitante pre2o i,ua$ ao da a%a$ia2!o e para os demais o de maior $an2o. Art. F&8. 1!o ser( aceito $an2o que" em se,unda pra2a ou $ei$!o" o#ere2a pre2o %i$. /0. Ser3 suspensa a arremata2!o $o,o que o produto da a$iena2!o dos .ens .astar para o pa,amento do credor. Art. F&@. A arremata2!o constar( de auto que ser( $a%rado de imediato" ne$e mencionadas as condi26es pe$as quais #oi a$ienado o .em.

*V + a requerimento do arrematante" na hip7tese de em.ar,os B arremata2!o <art. 7AF" // 3I e 8I=$ Art. ?>C. 0 lcito ao executado7 no prazo de 5d7 contados da adjudica o7 aliena o ou arremata o7 oferecer embargos fundados em nulidade da execu o7 ou em causa extintiva da obriga o7 desde 1ue superveniente G penhora7 aplicando$se7 no 1ue couber7 o disposto neste <aptulo. $ ;T,$FFL. A apela o interposta contra sentena 1ue julga embargos G arremata o tem efeito meramente devolutivo. 4 Lo Oferecidos embargos7 poder o ad1uirente desistir da a1uisi o. 4 Bo !o caso do 4 Lo deste artigo7 o juiz deferir de plano o re1uerimento7 com a imediata libera o do dep#sito feito pelo ad1uirente Hart. CM>7 4 Lo7 inciso 6EI. $ Art. CM>. Assinado o auto pelo juiz7 pelo arrematante e pelo serventurio da justia ou leiloeiro7 a arremata o considerar$se$ perfeita7 acabada e irretratvel7 ainda 1ue venham a ser julgados procedentes os embargos do executado. 4 LO A arremata o poder7 no entanto7 ser tornada sem efeito3 6E K a re1uerimento do arrematante7 na hip#tese de embargos G arremata o Hart. ?>C7 44 LO e BOIJ

V + quando rea$izada por pre2o %i$ <art. F&8=$ Art. CMB. ! o ser aceito lano 1ue7 em segunda praa ou leil o7 oferea preo vil. 4Q. Ser- s spensa a arremata o logo 1ue o produto da aliena o dos bens bastar para o pagamento do credor.

V* + nos casos pre%istos neste C7di,o <art. F& =.


$ Art. CM/. 4.o se efetuar a adjudica o ou aliena o de bem do executado sem 1ue da execu o seja cientificado7 por 1ual1uer modo idneo e com pelo $1/d de anteced9ncia7 o senhorio direto7 o credor com garantia real ou com penhora anteriormente averbada7 1ue n.o seja de 1ual1uer modo parte na execu o.

/ 8 1o caso de proced:ncia dos em.ar,os" o executado ter( direito a ha%er do exeqLente o %a$or por este rece.ido como produto da arremata2!o- caso in#erior ao %a$or do .em" ha%er( do exeqLente tam.9m a di#eren2a.

ALISSON FIDELIS

71/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL Art. F&E. Se o arrematante ou seu #iador n1o pagar o Art. 74@. A carta de arremata51o conter() pre2o no prazo esta.e$ecido" o juiz impor+$he+(" em #a%or do exeqLente" a perda da cau2!o" %o$tando os .ens a no%a pra2a * + a descri2!o do im7%e$" com remiss!o B sua matrcu$a e ou $ei$!o" dos quais n1o ser!o admitidos a participar o re,istrosarrematante e o #iador remissos. / 3 ao / @ Mre%o,adosN *** + a pro%a de quita2!o do imposto de transmiss!o. Art. F&F. ' #iador do arrematante" que pa,ar o %a$or do $an2o e a mu$ta" poder requerer que a arremata2!o *he seja trans#erida. Art. F&7. Mre%o,adoN Art. F& . N1o se e#etuar( a adjudica2!o ou a$iena2!o de .em do executado sem que da execu2!o seja cienti#icado" por qua$quer modo id5neo e com pe$o +1!d de anteced:ncia" o senhorio direto" o credor com ,arantia rea$ ou com penhora anteriormente a%er.ada" que n1o seja de qua$quer modo parte na execu2!o. Art. F&&. e Art. 744. Mre%o,adosN Art. 743. ?uando o imU+el de incapa< n1o a$can2ar em pra2a pe$o M:!O do %a$or da a%a$ia2!o" o juiz o con#iar( B ,uarda e administra2!o de deposit(rio id5neo" adiando a a$iena2!o por prazo n1o superior a 1a. / 3 Se" durante o adiamento" a$,um pretendente asse,urar" mediante cau2!o id5nea" o pre2o da a%a$ia2!o" o juiz ordenar( a a$iena2!o em pra2a. / 8 Se o pretendente B arremata2!o se arrepender" o juiz *he impor( a mu$ta de *!O so.re o %a$or da a%a$ia2!o" em .ene#cio do incapaz" valendo a decis o como ttulo executivo. / @ Sem prejuzo do disposto nos 8 / antecedentes" o juiz poder autorizar a $oca2!o do im7%e$ no prazo do adiamento. / A Jindo o prazo do adiamento" o im#vel ser( a$ienado" na #orma pre%ista no art. F F" V$.
- Art. C/C. 4.o re1uerida a adjudica o e n.o realizada a aliena o particular do bem penhorado7 ser expedido o edital de hasta p5blica7 1ue conter3 E6 $ a comunica o de 1ue7 se o bem n.o alcanar lano superior G importRncia da avalia o7 seguir$se$7 em dia e hora 1ue forem desde logo designados entre os 1/ e 2/d seguintes7 a sua aliena o pelo *aior #an!o Hart. CMBI. $ Art. CMB. ! o ser aceito lano 1ue7 em segunda praa ou leil o7 oferea preo vil. 4Q. Ser- s spensa a arremata o logo 1ue o produto da aliena o dos bens bastar para o pagamento do credor.
o o o o o o

** + a c7pia do auto de arremata2!o- e

*V + Mre%o,adoN Art. 74A. :essalvados os casos de aliena51o de bens imU+eis e a1ueles de atribui o de corretores da ?olsa de )alores" todos os demais bens ser o alienados em leil1o p/blico. Art. 74E. Cumpre ao $ei$oeiro) * + pu.$icar o edita$" anunciando a a$iena2!o** + rea$izar o $ei$!o onde se encontrem os .ens" ou no $u,ar desi,nado pe$o juiz*** + expor aos pretendentes os .ens ou as amostras das mercadorias*V + rece.er do arrematante a comiss!o esta.e$ecida em $ei ou ar.itrada pe$o juizV + rece.er e depositar" dentro em *6h" B ordem do juiz" o produto da a$iena2!oV$ + prestar contas nas 6:h su.seqLentes ao dep7sito. Art. 74F. exeqLente. ' $ei$oeiro pK.$ico ser( indicado pe$o

Art. 747. 'fetuado o leil o" $a%rar+se+( o auto" que poder( a.ran,er .ens penhorados em P de 1 execu2!o" expedindo+se" se necess(rio" ordem judicia$ de entre,a ao arrematante. Se51o II Do &agamento ao 'redor Subse51o I Das Disposi58es Aerais Art. 74 . ' pa,amento ao credor far$se$) * + pe$a entre,a do dinheiro** + pe$a adjudica2!o dos .ens penhorados*** + pe$o usu#ruto de .em im7%e$ ou de empresa.

Art. 748. ?uando o im7%e$ admitir c5moda di%is!o" o juiz" a requerimento do de%edor" ordenar( a a$iena2!o judicia$ de parte de$e" desde que su#iciente para pa,ar o credor. /0. N1o ha%endo $an2ador" #ar+se+( a a$iena2!o do im7%e$ em sua inte,ridade.

IS$AEL ?A$?OSA

7*/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br Art. 73&. 1a senten2a" o juiz nomear( administrador que Subse51o II Da Entrega do Dinheiro ser( in%estido de todos os poderes que concernem ao usu#rutu(rio. Art. 74&. ' juiz autorizar( que o credor $e%ante" at a satisfa o integral de seu cr9dito" o dinheiro depositado para /0. +ode ser administrador) se,urar o juzo ou o produto dos .ens a$ienados quando) * + o credor" consentindo o de%edor* + a execu2!o #or mo%ida s7 a .ene#cio do credor sin,u$ar" a quem" por #or2a da penhora" ca.e o direito de ** + o de%edor" consentindo o credor. pre#er:ncia so.re os .ens penhorados e a$ienados** + n1o hou%er so.re os .ens a$ienados qua$quer outro pri%i$9,io ou pre#er:ncia" institudo anteriormente B penhora. /0. Ao rece.er o mandado de $e%antamento" o credor dar( ao de%edor" por termo nos autos" quita2!o da quantia pa,a. Art. 734. Estando o credor pa,o do principa$" juros" custas e honor(rios" a importCncia que so.ejar ser( restituda ao de%edor. Art. 733. Concorrendo %(rios credores" o dinheiro ser+ $hes+( distri.udo e entre,ue consoante a ordem das respecti%as pre$a26es- n1o ha%endo ttu$o $e,a$ B pre#er:ncia" rece.er( em primeiro $u,ar o credor que promo%eu a execu2!o" ca.endo aos demais concorrentes direito so.re a importCncia restante" observada a anterioridade de cada penhora. Art. 738. 's credores #ormu$ar!o as suas pretens6es" requerendo as pro%as que ir!o produzir em audi:ncia- mas a disputa entre e$es %ersar( unicamente so.re o direito de pre#er:ncia e a anterioridade da penhora. Art. 73@. Jindo o de.ate" o juiz decidir(. Subse51o III Art. 784. ?uando o usu#ruto recair so.re o quinh!o do cond5mino na co+propriedade" o administrador exercer( os direitos que ca.iam ao executado. Art. 783. ' lcito ao credor" antes da rea$iza2!o da pra2a" requerer+$he seja atri.udo" em pa,amento do cr9dito" o usu#ruto do im7%e$ penhorado. Art. 788. 'u%ido o executado" o juiz nomear( perito para a%a$iar os #rutos e rendimentos do .em e ca$cu$ar o tempo necess(rio para o pa,amento da d%ida. * + e ** + Mre%o,adosN / 3 Ap7s a mani#esta2!o das partes so.re o $audo" pro#erir( o juiz decis!o- caso de#erido o usu#ruto de im7%e$" ordenar( a expedi2!o de carta para a%er.a2!o no respecti%o re,istro. / 8 Constar!o da carta a identi#ica2!o do im7%e$ e c7pias do $audo e da decis!o. / @ Mre%o,adoN Art. 78@. Se o im7%e$ esti%er arrendado" o inqui$ino pa,ar( o a$u,ue$ diretamente ao usu#rutu(rio" salvo se houver administrador. Art. 78A. ' exeqLente usu#rutu(rio poder ce$e.rar $oca2!o do m7%e$ ou im7%e$" ou%ido o executado. /0. Ha%endo discordCncia" o juiz decidir( a me$hor #orma de exerccio do usu#ruto. Art. 78E. ao Art. 78&. Mre%o,adosN Art. 73F. ' juiz pode conceder ao exeqLente o usu#ruto de m#vel ou im#vel" quando o reputar menos gravoso ao executado e e#iciente para o rece.imento do cr9dito. Art. 737. Oecretado o usu#ruto" perde o executado o ,ozo do m7%e$ ou im7%e$" at9 que o exeqLente seja pa,o do principa$" juros" custas e honor(rios ad%ocatcios. Art. 73 . ' usu#ruto tem e#ic(cia" assim em re$a2!o ao executado como a terceiros" a partir da pu.$ica2!o da decis!o que o conceda. Se51o III Da E4ecu51o 'ontra a Fa<enda &/blica Art. 7@4. 1a execu2!o por quantia certa contra a JazHK" citar+se+( a de%edora para opor em.ar,os em 1!d Z,!d[- se esta n!o os opuser" no prazo $e,a$" o.ser%ar+se+!o as se,uintes re,ras) <Vide Pei nI &.A&A" de 34.&.3&&7= * + o juiz requisitar( o pa,amento por interm9dio do presidente do tri.una$ competente7,/ !
o o o

Art. 73A. e Art. 73E. Mre%o,adosN Subse51o I) Do (suFruto de -U+el ou ImU+el

ALISSON FIDELIS

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL ** + #ar+se+( o pa,amento na ordem de apresenta2!o do %K%(LO III precat7rio e B conta do respecti%o cr9dito. DOS E-?A$AOS DO DE)EDO$ Art. 7@3. Se o credor #or preterido no seu direito de pre#er:ncia" o presidente do tri.una$" que expediu a ordem" poder(" depois de ou%ido o che#e do GH" ordenar o seqLestro da quantia necess(ria para satis#azer o d9.ito 'A&K%(LO ) DA E@E'("BO DE &$ES%A"BO ALI-EN%K'IA Art. 7@8. A execu2!o de senten2a" que condena ao pa,amento de presta2!o a$imentcia" #ar+se+( con#orme o disposto no Captu$o *V deste Ttu$o. /K. Recaindo a penhora em dinheiro" o o#erecimento de em.ar,os n!o o.sta a que o exeqLente $e%ante mensa$mente a importCncia da presta2!o. Art. 7@@. 1a execu2!o de senten2a ou de decis!o" que #ixa os a$imentos pro%isionais" o juiz mandar( citar o de%edor para" em @ <tr:s= dias" e#etuar o pa,amento" pro%ar que o #ez ou justi#icar a impossi.i$idade de e#etu(+$o. / 3 Se o de%edor n!o pa,ar" nem se escusar" o juiz decretar+$he+( a pris!o pe$o prazo de 3 <um= a @ <tr:s= meses. / 8 ' cumprimento da pena n!o exime o de%edor do pa,amento das presta26es %encidas e %incendas. / @ Ha,a a presta2!o a$imentcia" o juiz suspender( o cumprimento da ordem de pris!o. Art. 7@A. ?uando o de%edor #or #uncion(rio pK.$ico" mi$itar" diretor ou ,erente de empresa" .em como empre,ado sujeito B $e,is$a2!o do tra.a$ho" o juiz mandar( descontar em #o$ha de pa,amento a importCncia da presta2!o a$imentcia. /K. A comunica2!o ser( #eita B autoridade" B empresa ou ao empre,ador por o#cio" de que constar!o os nomes do credor" do de%edor" a importCncia da presta2!o e o tempo de sua dura2!o. Art. 7@E. Se o de%edor n!o pa,ar os a$imentos pro%isionais a que #oi condenado" pode o credor promo%er a execu2!o da senten2a" o.ser%ando+se o procedimento esta.e$ecido no Captu$o *V deste Ttu$o.
o o o

'A&K%(LO I DAS DIS&OSI"#ES AE$AIS Art. 7@F. ' executado" independentemente de penhora" dep7sito ou cau2!o" poder( opor+se B execu2!o por meio de em.ar,os. /K. 's em.ar,os B execu2!o ser!o distri.udos por depend:ncia" autuados em apartado e instrudos com c7pias das pe2as processuais re$e%antes" que poder!o ser dec$aradas aut:nticas pe$o ad%o,ado" so. sua responsa.i$idade pessoa$. Art. 7@7. Mre%o,adoN Art. 7@ . 's em.ar,os ser!o o#erecidos no prazo de 3E <quinze= dias" contados da data da juntada aos autos do mandado de cita2!o. * + ao *V + Mre%o,adosN / 3 ?uando hou%er mais de um executado" o prazo para cada um de$es em.ar,ar conta+se a partir da juntada do respecti%o mandado citat7rio" sa$%o tratando+se de c5nju,es. / 8 1as execu26es por carta precat7ria" a cita2!o do executado ser( imediatamente comunicada pe$o juiz deprecado ao juiz deprecante" inc$usi%e por meios e$etr5nicos" contando+se o prazo para em.ar,os a partir da juntada aos autos de ta$ comunica2!o. / @ Aos em.ar,os do executado n!o se ap$ica o disposto no art. 3&3 desta Pei. Art. 7@&. ' juiz rejeitar( $iminarmente os em.ar,os) * + quando intempesti%os** + quando inepta a peti2!o <art. 8&E=- ou *** + quando mani#estamente prote$at7rios. / 3 ao / @ Mre%o,adosN Art. 7@&+A. 's em.ar,os do executado n!o ter!o e#eito suspensi%o. / 3 ' juiz poder(" a requerimento do em.ar,ante" atri.uir e#eito suspensi%o aos em.ar,os quando" sendo re$e%antes seus #undamentos" o prosse,uimento da execu2!o mani#estamente possa causar ao executado ,ra%e dano de di#ci$ ou incerta repara2!o" e desde que a execu2!o j( esteja ,arantida por penhora" dep7sito ou cau2!o su#icientes.
o o o o o o

IS$AEL ?A$?OSA

76/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br o / 8 A decis!o re$ati%a aos e#eitos dos em.ar,os poder(" V* S qua$quer causa impediti%a" modi#icati%a ou extinti%a a requerimento da parte" ser modi#icada ou re%o,ada a da o.ri,a2!o" como pa,amento" no%a2!o" compensa2!o" qua$quer tempo" em decis!o #undamentada" cessando as transa2!o ou prescri2!o" desde que super%eniente B circunstCncias que a moti%aram. senten2a/ @ ?uando o e#eito suspensi%o atri.udo aos em.ar,os disser respeito apenas a parte do o.jeto da execu2!o" essa prosse,uir( quanto B parte restante. / A A concess!o de e#eito suspensi%o aos em.ar,os o#erecidos por um dos executados n!o suspender( a execu2!o contra os que n!o em.ar,aram" quando o respecti%o #undamento disser respeito exc$usi%amente ao em.ar,ante. / E ?uando o excesso de execu2!o #or #undamento dos em.ar,os" o em.ar,ante de%er( dec$arar na peti2!o inicia$ o %a$or que entende correto" apresentando mem7ria do c($cu$o" so. pena de rejei2!o $iminar dos em.ar,os ou de n!o conhecimento desse #undamento. / F A concess!o de e#eito suspensi%o n!o impedir( a e#eti%a2!o dos atos de penhora e de a%a$ia2!o dos .ens. Art. 7@&+;. A co.ran2a de mu$ta ou de indeniza26es decorrentes de $iti,Cncia de m(+#9 <arts. 37 e 3 = ser( promo%ida no pr7prio processo de execu2!o" em autos apensos" operando+se por compensa2!o ou por execu2!o. Art. 7A4. Rece.idos os em.ar,os" ser( o exeqLente ou%ido no prazo de 3E <quinze= dias- a se,uir" o juiz ju$,ar( imediatamente o pedido <art. @@4= ou desi,nar( audi:ncia de conci$ia2!o" instru2!o e ju$,amento" pro#erindo senten2a no prazo de 34 <dez= dias. /K. 1o caso de em.ar,os mani#estamente prote$at7rios" o juiz impor(" em #a%or do exeqLente" mu$ta ao em.ar,ante em %a$or n!o superior a 84Z <%inte por cento= do %a$or em execu2!o. 'A&K%(LO II DOS E-?A$AOS _ E@E'("BO 'ON%$A A FASENDA &`?LI'A
o o o o

V$$ + incompet:ncia do juzo da execu2!o" .em como suspei2!o ou impedimento do juiz. /K. Hara e#eito do disposto no inciso ** do caput deste arti,o" considera+se tam.9m inexi,%e$ o ttu$o judicia$ #undado em $ei ou ato normati%o dec$arados inconstitucionais pe$o Supremo Tri.una$ Jedera$" ou #undado em ap$ica2!o ou interpreta2!o da $ei ou ato normati%o tidas pe$o Supremo Tri.una$ Jedera$ como incompat%eis com a Constitui2!o Jedera$. Art. 7A8. Ser( o#erecida" juntamente com os em.ar,os" a exce2!o de incompet:ncia do juzo" .em como a de suspei2!o ou de impedimento do juiz. Art. 7A@. H( excesso de execu2!o) * + quando o credor p$eiteia quantia superior B do ttu$o** + quando recai so.re coisa di%ersa daque$a dec$arada no ttu$o*** + quando se processa de modo di#erente do que #oi determinado na senten2a*V + quando o credor" sem cumprir a presta2!o que *he corresponde" exi,e o adimp$emento da do de%edor <art. E 8=V + se o credor n!o pro%ar que a condi2!o se rea$izou. 'A&K%(LO III OS E-?A$AOS _ E@E'("BO

Art. 7AA. <Reda2!o dada pe$a Pei nI 33.8@8" de 844E= Art. 7AE. 1os em.ar,os" poder( o executado a$e,ar)

Art. 7A3. 1a execu2!o contra a Jazenda HK.$ica" os em.ar,os s7 poder!o %ersar so.re) * S #a$ta ou nu$idade da cita2!o" se o processo correu B re%e$ia** + inexi,i.i$idade do ttu$o*** + i$e,itimidade das partes*V + cumu$a2!o inde%ida de execu26esV S excesso de execu2!o-

* + nu$idade da execu2!o" por n!o ser executi%o o ttu$o apresentado** + penhora incorreta ou a%a$ia2!o err5nea*** + excesso de execu2!o ou cumu$a2!o inde%ida de execu26es*V + reten2!o por .en#eitorias necess(rias ou Kteis" nos casos de ttu$o para entre,a de coisa certa <art. F83=V + qua$quer mat9ria que $he seria $cito deduzir como de#esa em processo de conhecimento.

ALISSON FIDELIS

77/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL o / 3 1os em.ar,os de reten2!o por .en#eitorias" poder( %K%(LO I) o exeqLente requerer a compensa2!o de seu %a$or com o dos DA E@E'("BO &O$ >(AN%IA 'E$%A 'ON%$A DE)EDO$ #rutos ou danos considerados de%idos pe$o executado" INSOL)EN%E cumprindo ao juiz" para a apura2!o dos respecti%os %a$ores" nomear perito" #ixando+$he .re%e prazo para entre,a do $audo. 'A&K%(LO I DA INSOL)HN'IA o / 8 ' exeqLente poder(" a qua$quer tempo" ser imitido na posse da coisa" prestando cau2!o ou depositando o %a$or Art. 7A . O(+se a inso$%:ncia toda %ez que as d%idas de%ido pe$as .en#eitorias ou resu$tante da compensa2!o. excederem B importCncia dos .ens do de%edor. Art. 7AE+A. 1o prazo para em.ar,os" reconhecendo o cr9dito do exeqLente e compro%ando o dep7sito de @4Z <trinta por cento= do %a$or em execu2!o" inc$usi%e custas e honor(rios de ad%o,ado" poder( o executado requerer seja admitido a pa,ar o restante em at9 F <seis= parce$as mensais" acrescidas de corre2!o monet(ria e juros de 3Z <um por cento= ao m:s. / 3 Sendo a proposta de#erida pe$o juiz" o exeqLente $e%antar( a quantia depositada e ser!o suspensos os atos executi%os- caso inde#erida" se,uir+se+!o os atos executi%os" mantido o dep7sito. / 8 ' n!o pa,amento de qua$quer das presta26es imp$icar(" de p$eno direito" o %encimento das su.seqLentes e o prosse,uimento do processo" com o imediato incio dos atos executi%os" imposta ao executado mu$ta de 34Z <dez por cento= so.re o %a$or das presta26es n!o pa,as e %edada a oposi2!o de em.ar,os. Art. 7AF. T $cito ao executado" no prazo de E <cinco= dias" contados da adjudica2!o" a$iena2!o ou arremata2!o" o#erecer em.ar,os #undados em nu$idade da execu2!o" ou em causa extinti%a da o.ri,a2!o" desde que super%eniente B penhora" ap$icando+se" no que cou.er" o disposto neste Captu$o. / 3 '#erecidos em.ar,os" poder( o adquirente desistir da aquisi2!o. / 8 1o caso do / 3 deste arti,o" o juiz de#erir( de p$ano o requerimento" com a imediata $i.era2!o do dep7sito #eito o pe$o adquirente <art. F&A" / 3 " inciso *V=. / @ Caso os em.ar,os sejam dec$arados mani#estamente prote$at7rios" o juiz impor( mu$ta ao em.ar,ante" n!o superior a 84Z <%inte por cento= do %a$or da execu2!o" em #a%or de quem desistiu da aquisi2!o. 'A&K%(LO I) DOS E-?A$AOS NA E@E'("BO &O$ 'A$%A
o o o o o o

Art. 7A&. Se o de%edor #or casado e o outro c5nju,e" assumindo a responsa.i$idade por d%idas" n!o possuir .ens pr7prios que .astem ao pa,amento de todos os credores" poder( ser dec$arada" nos autos do mesmo processo" a inso$%:ncia de am.os. Art. 7E4. Hresume+se a inso$%:ncia quando) * + o de%edor n!o possuir outros .ens $i%res e desem.ara2ados para nomear B penhora*$ + #orem arrestados .ens do de%edor" com #undamento no art. 3@" *" ** e ***. Art. 7E3. A dec$ara2!o de inso$%:ncia do de%edor produz) * + o %encimento antecipado das suas d%idas** + a arrecada2!o de todos os seus .ens suscet%eis de penhora" quer os atuais" quer os adquiridos no curso do processo*** + a execu2!o por concurso uni%ersa$ dos seus credores. Art. 7E8. Oec$arada a inso$%:ncia" o de%edor perde o direito de administrar os seus .ens e de dispor de$es" at9 a $iquida2!o tota$ da massa. Art. 7E@. A dec$ara2!o de inso$%:ncia pode ser requerida) * + por qua$quer credor quiro,ra#(rio** + pe$o de%edor*** + pe$o in%entariante do esp7$io do de%edor. 'A&K%(LO II DA INSOL)HN'IA $E>(E$IDA &ELO '$EDO$ Art. 7EA. ' credor requerer( a dec$ara2!o de inso$%:ncia do de%edor" instruindo o pedido com ttu$o executi%o judicia$ ou extrajudicia$ <art. E F=. Art. 7EE. ' de%edor ser( citado para" no prazo de 34 <dez= dias" opor em.ar,os- se os n!o o#erecer" o juiz pro#erir(" em 34 <dez= dias" a senten2a. 79/ !

Art. 7A7. 1a execu2!o por carta" os em.ar,os ser!o o#erecidos no juzo deprecante ou no juzo deprecado" mas a compet:ncia para ju$,(+$os 9 do juzo deprecante" sa$%o se %ersarem unicamente %cios ou de#eitos da penhora" a%a$ia2!o ou a$iena2!o dos .ens.

IS$AEL ?A$?OSA

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br 'A&K%(LO ) Art. 7EF. 1os em.ar,os pode o de%edor a$e,ar) DAS A%$I?(I"#ES DO AD-INIS%$ADO$ * + que n!o pa,a por ocorrer a$,uma das causas Art. 7F@. A massa dos .ens do de%edor inso$%ente #icar( enumeradas nos arts. 7A3" 7A8 e 7AE" con#orme o pedido de so. a cust7dia e responsa.i$idade de um administrador" que inso$%:ncia se #unde em ttu$o judicia$ ou extrajudicia$exercer( as suas atri.ui26es" so. a dire2!o e superintend:ncia do juiz. *$ + que o seu ati%o 9 superior ao passi%o. Art. 7E7. ' de%edor i$idir( o pedido de inso$%:ncia se" no prazo para opor em.ar,os" depositar a importCncia do cr9dito" para *he discutir a $e,itimidade ou o %a$or. Art. 7E . 1!o ha%endo pro%as a produzir" o juiz dar( a senten2a em 34 <dez= dias- ha%endo+as" desi,nar( audi:ncia de instru2!o e ju$,amento. 'A&K%(LO III DA INSOL)HN'IA $E>(E$IDA &ELO DE)EDO$ O( &ELO SE( ES&0LIO Art. 7E&. T $cito ao de%edor ou ao seu esp7$io" a todo tempo" requerer a dec$ara2!o de inso$%:ncia. Art. 7F4. A peti2!o" diri,ida ao juiz da comarca em que o de%edor tem o seu domic$io" conter() * + a re$a2!o nomina$ de todos os credores" com a indica2!o do domic$io de cada um" .em como da importCncia e da natureza dos respecti%os cr9ditos** + a indi%idua2!o de todos os .ens" com a estimati%a do %a$or de cada um*** + o re$at7rio do estado patrimonia$" com a exposi2!o das causas que determinaram a inso$%:ncia. 'A&K%(LO I) DA DE'LA$A"BO ;(DI'IAL DE INSOL)HN'IA Art. 7F3. 1a senten2a" que dec$arar a inso$%:ncia" o juiz) * + nomear(" dentre administrador da massaos maiores credores" um Art. 7FA. 1omeado o administrador" o escri%!o o intimar( a assinar" dentro de 8A <%inte e quatro= horas" termo de compromisso de desempenhar .em e #ie$mente o car,o. Art. 7FE. Ao assinar o termo" o administrador entre,ar( a dec$ara2!o de cr9dito" acompanhada do ttu$o executi%o. 1!o o tendo em seu poder" junt(+$o+( no prazo #ixado pe$o art. 7F3" **. Art. 7FF. Cumpre ao administrador) * + arrecadar todos os .ens do de%edor" onde quer que estejam" requerendo para esse #im as medidas judiciais necess(rias** + representar a massa" ati%a e passi%amente" contratando ad%o,ado" cujos honor(rios ser!o pre%iamente ajustados e su.metidos B apro%a2!o judicia$*** + praticar todos os atos conser%at7rios de direitos e de a26es" .em como promo%er a co.ran2a das d%idas ati%as*V + a$ienar em pra2a ou em $ei$!o" com autoriza2!o judicia$" os .ens da massa. Art. 7F7. ' administrador ter( direito a uma remunera2!o" que o juiz ar.itrar(" atendendo B sua di$i,:ncia" ao tra.a$ho" B responsa.i$idade da #un2!o e B importCncia da massa. 'A&K%(LO )I DA )E$IFI'A"BO E DA 'LASSIFI'A"BO DOS '$QDI%OS Art. 7F . Jindo o prazo" a que se re#ere o n ** do art. 7F3" o escri%!o" dentro de E <cinco= dias" ordenar( todas as dec$ara26es" autuando cada uma com o seu respecti%o ttu$o. Em se,uida intimar(" por edita$" todos os credores para" no prazo de 84 <%inte= dias" que *hes 9 comum" a$e,arem as suas pre#er:ncias" .em como a nu$idade" simu$a2!o" #raude" ou #a$sidade de d%idas e contratos. /K. 1o prazo" a que se re#ere este arti,o" o de%edor poder( impu,nar quaisquer cr9ditos. Art. 7F&. 1!o ha%endo impu,na26es" o escri%!o remeter( os autos ao contador" que or,anizar( o quadro ,era$ dos credores" o.ser%ando" quanto B c$assi#ica2!o dos cr9ditos e dos ttu$os $e,ais de pre#er:ncia" o que disp6e a $ei ci%i$.
o

** + mandar( expedir edita$" con%ocando os credores para que apresentem" no prazo de 84 <%inte= dias" a dec$ara2!o do cr9dito" acompanhada do respecti%o ttu$o. Art. 7F8. Ao juzo da inso$%:ncia concorrer!o todos os credores do de%edor comum. / 3 As execu26es mo%idas por credores indi%iduais ser!o remetidas ao juzo da inso$%:ncia. / 8 Ha%endo" em a$,uma execu2!o" dia desi,nado para a pra2a ou o $ei$!o" #ar+se+( a arremata2!o" entrando para a massa o produto dos .ens.
o o

ALISSON FIDELIS

7 / !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL /K. Se concorrerem aos .ens apenas credores Art. 77&. T $cito ao de%edor requerer ao juzo da quiro,ra#(rios" o contador or,anizar( o quadro" re$acionando+ inso$%:ncia a extin2!o das o.ri,a26es- o juiz mandar( pu.$icar os em ordem a$#a.9tica. edita$" com o prazo de @4 <trinta= dias" no 7r,!o o#icia$ e em outro jorna$ de ,rande circu$a2!o. Art. 774. Se" quando #or or,anizado o quadro ,era$ dos credores" os .ens da massa j( ti%erem sido a$ienados" o Art. 7 4. 1o prazo esta.e$ecido no arti,o antecedente" contador indicar( a percenta,em" que ca.er( a cada credor qua$quer credor poder( opor+se ao pedido" a$e,ando que) no rateio. * + n!o transcorreram E <cinco= anos da data do Art. 773. 'u%idos todos os interessados" no prazo de 34 encerramento da inso$%:ncia<dez= dias" so.re o quadro ,era$ dos credores" o juiz pro#erir( senten2a. ** + o de%edor adquiriu .ens" sujeitos B arrecada2!o <art. 77F=. Art. 778. Ha%endo impu,na2!o pe$o credor ou pe$o de%edor" o juiz de#erir(" quando necess(rio" a produ2!o de Art. 7 3. 'u%ido o de%edor no prazo de 34 <dez= dias" o pro%as e em se,uida pro#erir( senten2a. juiz pro#erir( senten2a- ha%endo pro%as a produzir" o juiz desi,nar( audi:ncia de instru2!o e ju$,amento. o / 3 Se #or necess(ria pro%a ora$" o juiz desi,nar( audi:ncia de instru2!o e ju$,amento. Art. 7 8. A senten2a" que dec$arar extintas as o.ri,a26es" ser( pu.$icada por edita$" #icando o de%edor ha.i$itado a o / 8 Transitada em ju$,ado a senten2a" o.ser%ar+se+( o praticar todos os atos da %ida ci%i$. que disp6em os tr:s arti,os antecedentes. 'A&K%(LO I@ Art. 77@. Se os .ens n!o #oram a$ienados antes da DAS DIS&OSI"#ES AE$AIS or,aniza2!o do quadro ,era$" o juiz determinar( a a$iena2!o em pra2a ou em $ei$!o" destinando+se o produto ao Art. 7 @. ' de%edor inso$%ente poder(" depois da pa,amento dos credores. apro%a2!o do quadro a que se re#ere o art. 7F&" acordar com os seus credores" propondo+$hes a #orma de pa,amento. 'A&K%(LO )II 'u%idos os credores" se n!o hou%er oposi2!o" o juiz apro%ar( DO SALDO DE)EDO$ a proposta por senten2a. Art. 77A. Piquidada a massa sem que tenha sido e#etuado o pa,amento inte,ra$ a todos os credores" o de%edor inso$%ente continua o.ri,ado pe$o sa$do. Art. 77E. He$o pa,amento dos sa$dos respondem os .ens penhor(%eis que o de%edor adquirir" at9 que se *he dec$are a extin2!o das o.ri,a26es. Art. 77F. 's .ens do de%edor poder!o ser arrecadados nos autos do mesmo processo" a requerimento de qua$quer credor inc$udo no quadro ,era$" a que se re#ere o art. 7F&" procedendo+se B sua a$iena2!o e B distri.ui2!o do respecti%o produto aos credores" na propor2!o dos seus sa$dos. 'A&K%(LO )III DA E@%IN"BO DAS O?$IAA"#ES Art. 777. A prescri2!o das o.ri,a26es" interrompida com a instaura2!o do concurso uni%ersa$ de credores" recome2a a correr no dia em que passar em ju$,ado a senten2a que encerrar o processo de inso$%:ncia. Art. 77 . Consideram+se extintas todas as o.ri,a26es do de%edor" decorrido o prazo de E <cinco= anos" contados da data do encerramento do processo de inso$%:ncia. Art. 7 A. Ao credor retardat(rio 9 asse,urado o direito de disputar" por a2!o direta" antes do rateio #ina$" a pre$a2!o ou a cota proporciona$ ao seu cr9dito. Art. 7 E. ' de%edor" que caiu em estado de inso$%:ncia sem cu$pa sua" pode requerer ao juiz" se a massa o comportar" que *he ar.itre uma pens!o" at9 a a$iena2!o dos .ens. 'u%idos os credores" o juiz decidir(. Art. 7 F. As disposi26es deste Ttu$o ap$icam+se Bs sociedades ci%is" qua$quer que seja a sua #orma. Art. 7 F+A + 's editais re#eridos neste Ttu$o tam.9m ser!o pu.$icados" quando #or o caso" nos 7r,!os o#iciais dos Estados em que o de%edor tenha #i$iais ou representantes. TUTDP' V

Art. 7 7 ao Art. 7&4. Mre%o,adosN

IS$AEL ?A$?OSA

7:/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br %K%(LO )I : ;ui<ados especiais c=+eis e criminais. DA S(S&ENSBO E DA E@%IN"BO DO &$O'ESSO DE E@E'("BO 'A&K%(LO I DA S(S&ENSBO Art. 7&3. SuspendeMse a e4ecu51o) * + no todo ou em parte" quando rece.idos com e#eito suspensi%o os em.ar,os B execu2!o <art. 7@&+A=7@&
$ Art. ?FM$A. Os embargos do executado n.o ter.o efeito suspensivo. 4 LO O juiz poder7 a re1uerimento do embargante7 atribuir efeito suspensivo aos embargos 1uando7 sendo relevantes seus fundamentos7 o prosseguimento da execu o manifestamente possa causar ao executado grave dano de difcil ou incerta repara o7 7 e desde 1ue a execu o j esteja garantida por penhora7 dep#sito ou cau o suficientes. suficiente

LEI NV L.!LLC DE *9 DE SE%E-?$O DE 1LL7. Oisp6e so.re os Ruizados Especiais C%eis e Criminais e d( outras pro%id:ncias.

Gensa,em de %eto ** + nas hip7teses pre%istas no art. 8FE" * a ***$ Art. BC@. S spende-se o processo3 6 $ pela morte ou perda da capacidade processual de 1ual1uer das partes7 de seu representante legal ou de seu procuradorJ 66 $ pela conven o das partesJ HEide Uei nO LL.>/L7 de BDD?I -+or at+ &*2 666 $ 1uando for oposta exce o de incompet9ncia do juzo7 da cRmara ou do tribunal7 bem como de suspei o ou u impedimento do juizJ

O &$ESIDEN%E DA $E&`?LI'A Ja2o sa.er que o Con,resso 1aciona$ decreta e eu sanciono a se,uinte Pei) 'A&K%(LO I Disposi58es Aerais Art. 3I Os ;ui<ados Especiais '=+eis e 'riminais" 7r,!os da Rusti2a 'rdin(ria" ser!o criados pela (ni1o" no (istrito )ederal e nos Territ#rios" e pelos Estados" para concilia o7 processo7 julgamento e execu o7 nas causas de sua compet9ncia. Art. 8I O processo orientar$se$ orientar pelos crit.rios da oralidade7 simplicidade7 informalidade7 economia processual e celeridade" .uscando" sempre 1ue possvel" a conci$ia2!o ou a transa2!o. -nem\nico: SI'E&O

*** + quando o de%edor n1o possuir bens penhorveis. Art. 7&8. Con%indo as partes" o juiz dec$arar( suspensa a execu2!o durante o prazo concedido pe$o credor" para que o de%edor cumpra %o$untariamente a o.ri,a2!o. /0. Jindo o prazo sem cumprimento da o.ri,a2!o" o processo retomar( o seu curso. Art. 7&@. Suspensa a e4ecu51o" defeso praticar 1uais1uer atos processuais. O juiz poder(" entretanto" ordenar pro%id:ncias cautelares urgentes. 'A&K%(LO II DA E@%IN"BO Art. 7&A. E4tingueMse a e4ecu51o quando) * + o de%edor satis#az a o.ri,a2!o** + o de%edor o.t9m" por transa2!o ou por qua$quer outro meio" a remiss!o tota$ da d%ida- 8a Transa!.o. 0 lcito aos interessados prevenirem ou terminarem o litgio mediante concess"es m5tuas7 desde 1ue estas se refiram a direitos patrimoniais de carter privado Harts. />D e />L do <<&DBI. - 8a Ge*iss.o das d=vidas. A remiss o Hperd oI da dvida7 aceita pelo pel devedor7 extingue a obriga o7 mas sem prejuzo de terceiro Hart. F/@ e ss. do <<&DBI.

'ap=tulo II Dos ;ui<ados Especiais '=+eis Se51o e51o I Da 'ompetYncia Art. @I O ;ui<ado Especial '=+el tem compet9ncia para concilia o" processo e ju$,amento das causas c%eis de menor complexidade" assim consideradas3 * + as causas cujo %a$or n1o P6!4 S.m** + as enumeradas no art. 87E" inciso **" do C7di,o de Hrocesso Ci%i$Art. 275. 2>2 Observar$se$ o procedi*ento s *-rio3 "" - nas causas7 1ual1uer 1ue seja o valor3 aE de arrendamento rural e de parceria agrcolaJ 0E de cobrana ao condmino de 1uais1uer

*** + o credor renunciar ao cr9dito. Art. 7&E. A extin2!o s7 produz e#eito quando declarada por senten5a.

ALISSON FIDELIS

7L/ !

1uantias devidas ao condomnioJ cE de ressarcimento por danos em prdio urbano ou r5sticoJ dE de ressarcimento por danos causados em acidente de veculo de via terrestreJ eE de cobrana de seguro7 relativamente aos danos causados em acidente de veculo7 ressalvados os casos de processo de execu oJ $ Art. >?@$A -(a Ui1uida o de ;entena27 4 FO. !os processos sob procedimento comum sumrio7 referidos no art. B?@7 inc. 667 alneas Zd[ e Ze[ desta Uei7 defesa a sentena il1uida7 cumprindo ao juiz7 se for o caso7 fixar de plano7 a seu prudente critrio7 o valor devido. fE de cobrana de honorrios dos profissionais liberais7 ressalvado o disposto em legisla o especialJ gE 1ue versem sobre revoga o de doa oJ 7E nos demais casos previstos em lei.

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL /K. Em qua$quer hip7tese" poder a a2!o ser proposta no #oro pre%isto no inciso * deste arti,o. Se51o II Do ;ui<C dos 'onciliadores e dos ;u=<es Leigos Art. EI ' Ruiz diri,ir( o processo com $i.erdade para determinar as pro%as a serem produzidas" para apreci(+$as e para dar especia$ %a$or Bs re,ras de experi:ncia comum ou t9cnica. Art. FI ' Ruiz adotar( em cada caso a decis!o que reputar mais justa e equCnime" atendendo aos #ins sociais da $ei e Bs exi,:ncias do .em comum. Art. 7I Os conciliadores e ;u=<es leigos s o auxiliares da ,ustia" recrutados" os primeiros" preferentemente" entre os bacharis em (ireito" e os segundos" entre advogados com P7a de e4periYncia. /K. 's Ruzes $ei,os #icar!o impedidos de exercer a ad%ocacia perante os Ruizados Especiais" enquanto no desempenho de suas #un26es. Se51o III

*** + a a o de despejo para uso prUprio] *V + as a"es possess#rias sobre bens im#veis de valor n1o excedente ao #ixado no inciso * deste arti,o. / 3I 'ompete ao ;ui<ado Especial promover a execu o) * + dos seus julgados** + dos ttulos executivos extrajudiciais" no %a$or de at. 6!4 S.m" o.ser%ado o disposto no / 3I do art. I desta Pei.
Art. 6C 4.o poder o ser partes7 no processo institudo por esta Uei7 o incapaz7 o preso7 as pessoas jurdicas de direito p5blico7 as empresas p5blicas da %ni o7 a massa falida e o insolvente civil. $ 1o ;omente ser o admitidas a propor a o perante o ,uizado 'special3 " - as pessoas fsicas capazes7 e)c# =dos os cession-rios de direito de pessoas j r=dicasJ "" $ as microempresas7 assim definidas pela Uei no M./>L7 de @ de outubro de LMMMJ """ - as pessoas jurdicas 1ualificadas como Organiza o da ;ociedade <ivil de 6nteresse +5blico7 nos termos da Uei no M.?MD7 de BF de maro de LMMMJ "H - as sociedades de crdito ao microempreendedor7 nos termos do art. Lo da Uei no LD.LM>7 de L> de fevereiro de BDDL.

Das &artes Art. I N1o poder o ser partes" no processo institudo por esta Pei" o incapaz7 o preso7 as pessoas jurdicas de direito p5blico7 as empresas p5blicas da %ni o7 a massa falida e o insolvente civil. / 3 ;omente ser!o admitidas a propor a2!o perante o ,uizado 'special) * + as pessoas fsicas capazes" e4clu=dos os cession3rios de direito de pessoas 2ur=dicas** + as microempresas" assim de#inidas pe$a Pei no &. A3" de E de outu.ro de 3&&&*** + as pessoas jurdicas 1ualificadas como Organiza o o da ;ociedade <ivil de 6nteresse +5blico" nos termos da Pei n &.7&4" de 8@ de mar2o de 3&&&*V + as sociedades de crdito ao microempreendedor" o o nos termos do art. 3 da Pei n 34.3&A" de 3A de #e%ereiro de 8443. / 8I ' P1:a poder ser autor" independentemente de assist9ncia" inclusive para fins de concilia o. Art. &I 1as causas de %a$or at. *! S.m" as partes comparecer!o pessoa$mente" podendo ser assistidas por ad%o,ado- nas de valor superior7 a assist9ncia obrigat#ria. 9!/ !
o

/ 8I Ficam e4clu=das da competYncia do ;ui<ado Especial as causas de natureza alimentar7 falimentar7 fiscal e de interesse da )azenda +5blica" e tam.9m as relativas a acidentes de trabalho" a resduos e ao estado e capacidade das pessoas" ainda 1ue de cunho patrimonial. / @I A op2!o pe$o procedimento pre%isto nesta Pei importar3 em ren/ncia ao cr.dito e4cedente ao $imite esta.e$ecido neste arti,o" excetuada a hip#tese de concilia o. Art. AI 0 competente" para as causas pre%istas nesta Pei" o ,uizado do foro) * + do domic$io do r9u ou" a crit9rio do autor" do $oca$ onde aque$e exer2a ati%idades pro#issionais ou econ5micas ou mantenha esta.e$ecimento" #i$ia$" a,:ncia" sucursa$ ou escrit7rio** + do $u,ar onde a o.ri,a2!o de%a ser satis#eita*** + do domic$io do autor ou do $oca$ do ato ou #ato" nas a26es para repara2!o de dano de qua$quer natureza.

IS$AEL ?A$?OSA

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br / 3I Sendo facultativa a assist:ncia" se uma das partes se51o + comparecer assistida por ad%o,ado" ou se o r9u #or pessoa jurdica ou #irma indi%idua$" ter( a outra parte" se quiser" do pedido assist:ncia judici(ria prestada por 7r,!o institudo junto ao Ruizado Especia$" na #orma da $ei $oca$. Art. 3A. ' processo instaurar+se+( com a apresenta2!o do pedido" escrito ou oral" B Secretaria do Ruizado. / 8I ' Ruiz a$ertar( as partes da con%eni:ncia do patrocnio por ad%o,ado" quando a causa o recomendar. / @I O mandato ao ad%o,ado poder ser verbal" salvo 1uanto aos poderes especiais. / A ' r9u" sendo pessoa jurdica ou titu$ar de #irma indi%idua$" poder ser representado por preposto credenciado" munido de carta de preposi2!o com poderes para transi,ir" sem ha%er necessidade de %ncu$o empre,atcio. Art. 34. N1o se admitir(" no processo" qua$quer #orma de inter%en2!o de terceiro nem de assist:ncia. Admitir$se$ o litiscons#rcio. Art. 33. ' GH inter%ir( nos casos pre%istos em $ei. se51o I) dos atos processuais Art. 38. 's atos processuais ser!o pK.$icos e poder o rea$izar+se em horrio noturno" con#orme dispuserem as normas de or,aniza2!o judici(ria. Art. 3@. 's atos processuais ser!o %($idos sempre que preencherem as #ina$idades para as quais #orem rea$izados" atendidos os crit9rios indicados no art. 8I desta Pei.
Art. 2C O processo orientar$se$ pe#os crit+rios da oralidade7 simplicidade7 informalidade7 economia processual e celeridade7 buscando7 sempre 1ue possvel7 a concilia o ou a transa o. Ine*Jnico5 S"2(>:
o

/ 3I Oo pedido constar!o" de #orma simp$es e em $in,ua,em acess%e$) * + o nome" a qua$i#ica2!o e o endere2o das partes** + os #atos e os #undamentos" de #orma sucinta*** + o o.jeto e seu %a$or. / 8I 0 lcito formular pedido genrico quando n1o #or poss%e$ determinar" desde $o,o" a extens o da obriga o. / @I ' pedido ora$ ser( reduzido a escrito pe$a Secretaria do Ruizado" podendo ser uti$izado o sistema de #ichas ou #ormu$(rios impressos. Art. 3E. 's pedidos mencionados no art. @I desta Pei poder o ser alternativos ou cumulados- nesta K$tima hip7tese" desde que conexos e a soma n1o u$trapasse o $imite #ixado naque$e dispositi%o. Art. 3F. Re,istrado o pedido" independentemente de distribui o e autua o" a Secretaria do Ruizado desi,nar( a sess!o de conci$ia2!o" a rea$izar+se no pra<o de 17d. Art. 37. <omparecendo inicialmente ambas as partes" instaurar+se+(" desde $o,o" a sess o de concilia o" dispensados o registro prvio de pedido e a cita o. /K. Navendo pedidos contrapostos" poder ser dispensada a contesta51o Formal e am.os ser!o apreciados na mesma senten2a. Se51o )I

/ 3I N1o se pronunciar( qua$quer nulidade sem 1ue tenha havido prejuzo. / 8I A pr(tica de atos processuais em outras comarcas poder ser so$icitada por qua$quer meio id5neo de comunica2!o. / @I Apenas os atos considerados essenciais ser!o re,istrados resumidamente" em notas manuscritas" dati$o,ra#adas" taqui,ra#adas ou estenotipadas. 's demais atos poder o ser ,ra%ados em #ita ma,n9tica ou equi%a$ente" que ser( inuti$izada ap#s o trRnsito em julgado da decis o. / AI As normas $ocais dispor!o so.re a conser%a2!o das pe2as do processo e demais documentos que o instruem.

Das 'ita58es e Intima58es Art. 3 . A cita o far$se$) * + por correspond9ncia" com a%iso de rece.imento em m!o pr7pria** + tratando$se de pessoa jurdica ou firma individual" mediante entre,a ao encarre,ado da recep2!o" que ser( obrigatoriamente identi#icado*** + sendo necessrio" por oficial de justia" independentemente de mandado ou carta precat#ria.

ALISSON FIDELIS

91/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL / 3I A cita2!o conter( c7pia do pedido inicia$" dia e hora / 3I O 2u=<o arbitral considerar+se+( instaurado" para comparecimento do citando e ad%ert:ncia de que" n1o independentemente de termo de compromisso" com a esco$ha comparecendo este" considerar+se+!o %erdadeiras as do (r.itro pe$as partes. Se este n1o esti%er presente" o Ruiz a$e,a26es iniciais" e ser( pro#erido ju$,amento" de p$ano. con%oc(+$o+( e desi,nar(" de imediato" a data para a audi:ncia de instru2!o. / 8I N1o se #ar( cita51o por edital. / 8I O 3rbitro ser escolhido dentre os juzes leigos. / @I ' comparecimento espontRneo suprir3 a falta ou Art. 8E. ' (r.itro conduzir( o processo com os mesmos nulidade da cita o. crit9rios do Ruiz" na #orma dos arts. EI e FI desta Pei" podendo Art. 3&. As intima26es ser!o #eitas na #orma pre%ista para decidir por eT^idade. cita2!o" ou por qua$quer outro meio id5neo de comunica2!o. / 3I Oos atos praticados na audi:ncia" considerar+se+!o desde $o,o cientes as partes. / 8I As partes comunicar!o ao juzo as mudan2as de endere2o ocorridas no curso do processo" reputando+se e#icazes as intima26es en%iadas ao $oca$ anteriormente indicado" na aus:ncia da comunica2!o. Se51o )II Da $e+elia Art. 84. N1o comparecendo o demandado B sess!o de conci$ia2!o ou B audi:ncia de instru2!o e ju$,amento" reputar$ se$ o verdadeiros os fatos alegados no pedido inicial" salvo se o contrrio resultar da convic o do ,uiz. Se51o )III Da 'oncilia51o e do ;u=<o Arbitral Art. 83. A.erta a sess!o" o Ruiz to,ado ou $ei,o esc$arecer( as partes presentes so.re as %anta,ens da conci$ia2!o" mostrando+$hes os riscos e as conseqL:ncias do $it,io" especialmente quanto ao disposto no / @I do art. @I desta Pei.
Art. 3C . $ 3C A op o pelo procedimento previsto nesta Uei i*portar- e* ren'ncia ao cr+dito e)cedente ao limite estabelecido neste artigo7 excetuada a hip#tese de concilia o. Art. 5C O ,uiz dirigir o processo com liberdade para determinar as provas a serem produzidas7 para apreci$las e para dar especial valor Gs regras de experi9ncia comum ou tcnica. Art. &C O ,uiz adotar em cada caso a decis o 1ue reputar mais justa e e1uRnime7 atendendo aos fins sociais da lei e Gs exig9ncias do bem comum.

Art. 8F. Ao trmino da instru o" ou nos 7d subseT^entes" o rbitro apresentar o laudo ao ,uiz togado para homologa o por sentena irrecorrvel. Se51o I@ Da Instru51o e ;ulgamento Art. 87. N1o institudo o juzo ar.itra$" proceder+se+( imediatamente B audi:ncia de instru2!o e ju$,amento" desde que n1o resulte prejuzo para a defesa. /K. N1o sendo poss%e$ a sua rea$iza2!o imediata" ser( a audi:ncia desi,nada para 1 dos 17d subseT^entes" cientes" desde $o,o" as partes e testemunhas e%entua$mente presentes. Art. 8 . 1a audi:ncia de instru2!o e ju$,amento ser!o ou%idas as partes" co$hida a pro%a e" em se,uida" pro#erida a senten2a. Art. 8&. Ser!o decididos de p$ano todos os incidentes que possam inter#erir no re,u$ar prosse,uimento da audi:ncia. As demais quest6es ser!o decididas na senten2a. /K. So.re os documentos apresentados por uma das partes" mani#estar+se+( imediatamente a parte contr(ria" sem interrup o da audi9ncia. Se51o @ Da $esposta do $.u

Art. 88. A concilia51o ser conduzida pelo ,uiz togado ou leigo ou por conciliador sob sua orienta o. /K. Obtida a concilia o" esta ser( reduzida a escrito e homologada pe$o ;ui< togado" mediante sentena com eFic3cia de t=tulo e4ecuti+o. Art. 8@. N1o comparecendo o demandado" o ,uiz togado proferir sentena. Art. 8A. N1o o.tida a conci$ia2!o" as partes poder o optar" de comum acordo" pelo 2u=<o arbitral" na #orma pre%ista nesta Pei.

Art. @4. A contesta51o" que ser oral ou escrita" conter( toda mat9ria de de#esa" exceto arg=i o de suspei o ou impedimento do ,uiz" que se processar( na #orma da $e,is$a2!o em %i,or.

IS$AEL ?A$?OSA

9*/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br Art. @3. N1o se admitir a reconven o. T $cito ao r9u" na Se51o @II contesta2!o" #ormu$ar pedido em seu #a%or" nos $imites do art. @I desta Pei" desde que #undado nos mesmos #atos que Da Senten5a constituem o.jeto da contro%9rsia. /K. ' autor poder responder ao pedido do r9u na pr7pria audi:ncia ou requerer a desi,na2!o da no%a data" que ser( desde $o,o #ixada" cientes todos os presentes. Se51o @I Das &ro+as Art. @8. Todos os meios de pro%a mora$mente $e,timos" ainda que n1o especi#icados em $ei" s o hbeis para provar a veracidade dos fatos alegados pelas partes. Art. @@. Todas as pro%as ser!o produzidas na audi:ncia de instru2!o e ju$,amento" ainda que n1o requeridas pre%iamente" podendo o Ruiz $imitar ou exc$uir as que considerar excessi%as" impertinentes ou prote$at7rias. Art. @A. As testemunhas" at. o P, para cada parte" comparecer!o B audi:ncia de instru2!o e ju$,amento $e%adas pe$a parte que as tenha arro$ado" independentemente de intima o" ou mediante esta" se assim #or requerido. / 3I ' requerimento para intima2!o das testemunhas ser( apresentado B Secretaria no M7d antes da audi9ncia de instru o e julgamento. / 8I N1o comparecendo a testemunha intimada" o Ruiz poder determinar sua imediata condu2!o" %a$endo+se" se necess(rio" do concurso da #or2a pK.$ica. Art. @E. ?uando a pro%a do #ato exi,ir" o Ruiz poder inquirir t9cnicos de sua con#ian2a" permitida Bs partes a apresenta2!o de parecer t9cnico. /K. 1o curso da audi:ncia" poder o Ruiz" de o#cio ou a requerimento das partes" rea$izar inspe2!o em pessoas ou coisas" ou determinar que o #a2a pessoa de sua con#ian2a" que $he re$atar( informalmente o %eri#icado. Art. @F. A pro%a ora$ n1o ser( reduzida a escrito" de%endo a senten2a re#erir" no essencia$" os in#ormes trazidos nos depoimentos. Art. @7. A instru51o poder ser diri,ida por ;ui< leigo" sob a supervis o de ;ui< togado. Art. @ . A senten5a mencionar( os e$ementos de con%ic2!o do Ruiz" com .re%e resumo dos #atos re$e%antes ocorridos em audi:ncia" dispensado o relat#rio. /K. N1o se admitir( senten2a condenat7ria por quantia i$quida" ainda que ,en9rico o pedido. Art. @&. Q ineFica< a sentena condenat#ria na parte 1ue exceder a alada estabelecida nesta Uei. Art. A4. ' Ruiz $ei,o que ti%er diri,ido a instru2!o pro#erir( sua decis!o e imediatamente a su.meter( ao Ruiz to,ado" que poder homo$o,(+$a" pro#erir outra em su.stitui2!o ou" antes de se mani#estar" determinar a rea$iza2!o de atos pro.at7rios indispens(%eis. Art. A3. (a sentena" excetuada a homologat#ria de concilia o ou laudo arbitral" caber recurso para o pr#prio ,uizado. / 3I ' recurso ser( ju$,ado por uma turma composta por , ;u=<es togados" em exerccio no primeiro ,rau de jurisdi2!o" reunidos na sede do Ruizado. / 8I 1o recurso" as partes ser!o obrigatoriamente representadas por ad%o,ado. Art. A8. ' recurso ser( interposto no pra<o de 1!d" contados da ci9ncia da sentena" por peti2!o escrita" da qua$ constar!o as raz6es e o pedido do recorrente. / 3I ' preparo ser( #eito" independentemente de intima o" nas 6:hs se,uintes B interposi2!o" sob pena de deser o. / 8I Ap7s o preparo" a Secretaria intimar( o recorrido para o#erecer resposta escrita no pra<o de 1!d. Art. A@. O recurso ter( somente efeito devolutivo" podendo o ;ui< dar$lhe efeito suspensivo" para e%itar dano irreparvel para a parte. Art. AA. As partes poder o requerer a transcri2!o da ,ra%a2!o da #ita ma,n9tica a que a$ude o / @I do art. 3@ desta Pei" correndo por conta do re1uerente as despesas respectivas.
Art. 13. $ 3C Apenas os atos considerados essenciais ser o registrados resumidamente7 em notas manuscritas7 datilografadas7 ta1uigrafadas ou estenotipadas. Os demais atos poder o ser gravados em fita magntica ou e1uivalente7 1ue ser inutilizada ap#s o trRnsito em julgado da decis o.

Art. AE. As partes ser!o intimadas da data da sess!o de ju$,amento. ALISSON FIDELIS 9,/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL Art. AF. O 2ulgamento em segunda instancia constar / 8I 1o caso do inciso * deste arti,o" quando compro%ar apenas da ata" com a indica2!o su#iciente do processo" que a aus:ncia decorre de #or2a maior" a parte poder ser #undamenta2!o sucinta e parte dispositi%a. ;e a sentena for isentada" pe$o Ruiz" do pa,amento das custas. confirmada pelos pr#prios fundamentos" a s/mula do 2ulgamento ser+ir3 de acUrd1o. Se51o @) Art. A7. <VETAO'= Se51o @III Dos Embargos de Declara51o Art. A . Ca.er!o embargos de declara51o quando" na sentena ou ac#rd o" hou%er obscuridadeC contradi51oC omiss1o ou d/+ida. /K. Os erros materiais podem ser corrigidos de ofcio. Art. A&. 's em.ar,os de dec$ara2!o ser!o interpostos por escrito ou oralmente" no pra<o de 7d" contados da ci9ncia da decis o. Art. E4. ?uando interpostos contra senten2a" os em.ar,os de dec$ara2!o suspender!o o prazo para recurso. Se51o @I) Da E4tin51o do &rocesso Sem ;ulgamento do -.rito Art. E3. E4tingueMse o processo" alm dos casos previstos em lei) * + quando o autor deixar de comparecer a 1ual1uer das audi9ncias do processoJ ** + quando inadmissvel o procedimento institudo por esta Pei ou seu prosseguimento7 ap#s a concilia o*** + quando #or reconhecida a incompet9ncia territorial*V + quando so.re%ier qua$quer dos impedimentos pre%istos no art. I desta PeiArt. 6C 4.o poder o ser partes7 no processo institudo por esta Uei7 o incapaz7 o preso7 as pessoas jurdicas de direito p5blico7 as empresas p5blicas da %ni o7 a massa falida e o insolvente civil.

Da E4ecu51o Art. E8. A e4ecu51o da senten5a processar$se$ no pr#prio ,uizado" ap$icando+se" no que cou.er" o disposto no CHC" com as seguintes altera"es) * + as sentenas ser o necessariamente l1uidas" contendo a con%ers!o em ;5nus do Tesouro 1aciona$ + ;T1 ou ndice equi%a$ente** + os c($cu$os de con%ers!o de ndices" de honor(rios" de juros e de outras parce$as ser!o e#etuados por ser%idor judicia$*** + a intima2!o da senten2a ser( #eita" sempre 1ue possvel" na pr7pria audi:ncia em que #or pro#erida. 1essa intima2!o" o %encido ser( instado a cumprir a senten2a t!o $o,o ocorra seu trCnsito em ju$,ado" e ad%ertido dos e#eitos do seu descumprimento <inciso V=*V + n1o cumprida voluntariamente a senten2a transitada em ju$,ado" e tendo ha%ido so$icita2!o do interessado" que poder ser verbal" proceder+se+( desde $o,o B execu2!o" dispensada no%a cita2!oV + nos casos de o.ri,a2!o de entre,ar" de #azer" ou de n1o #azer" o Ruiz" na senten2a ou na #ase de execu2!o" cominar multa diria" ar.itrada de acordo com as condi26es econ5micas do de%edor" para a hip7tese de inadimplemento. N1o cumprida a o.ri,a2!o" o credor poder requerer a e$e%a2!o da mu$ta ou a trans#orma2!o da condena2!o em perdas e danos" que o Ruiz de imediato ar.itrar(" se,uindo+se a execu2!o por quantia certa" inc$uda a mu$ta %encida de o.ri,a2!o de dar" quando e%idenciada a ma$cia do de%edor na execu2!o do ju$,adoV* + na o.ri,a2!o de #azer" o Ruiz pode determinar o cumprimento por outrem" #ixado o %a$or que o de%edor deve depositar para as despesas" sob pena de multa diriaV** + na a$iena2!o #or2ada dos .ens" o Ruiz poder autorizar o de%edor" o credor ou terceira pessoa id5nea a tratar da a$iena2!o do .em penhorado" a qua$ se aper#ei2oar( em juzo at9 a data #ixada para a pra2a ou $ei$!o. Sendo o pre2o in#erior ao da a%a$ia2!o" as partes ser!o ou%idas. Se o pa,amento n1o #or B %ista" ser( o#erecida cau2!o id5nea" nos casos de a$iena2!o de .em m7%e$" ou hipotecado o im7%e$V*** + dispensada a publica o de editais em jornais" quando se tratar de a$iena2!o de bens de pe1ueno valor-

V + quando" #a$ecido o autor" a ha.i$ita2!o depender de senten2a ou n1o se der no pra<o de ,!dV* + quando" #a$ecido o r9u" o autor n1o promo%er a cita2!o dos sucessores no pra<o de ,!d da ci:ncia do #ato. / 3I A extin o do processo independer" em qua$quer hip7tese" de prvia intima o pessoal das partes.

IS$AEL ?A$?OSA

96/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br *> + o de%edor poder oFerecer embargos" nos autos da ser!o #ixados entre 1! e *!O do valor de condena o ou" n1o execu2!o" versando sobre) havendo condena o" do valor corrigido da causa. a= falta ou nulidade da cita o no processo" se e$e correu B re%e$ia.= mani#esto excesso de execu2!oc= erro de c($cu$od= causa impediti%a" modi#icati%a ou extinti%a da o.ri,a2!o" super%eniente B senten2a. Art. E@. A execu2!o de ttu$o executi%o extrajudicia$" no %a$or de at. 6! S.m" obedecer ao disposto no <+<" com as modi#ica26es introduzidas por esta Pei. / 3I 'fetuada a penhora" o de%edor ser( intimado a comparecer B audi:ncia de conci$ia2!o" quando poder o#erecer em.ar,os <art. E8" *>=" por escrito ou verbalmente. / 8I 1a audi:ncia" ser( .uscado o meio mais r(pido e e#icaz para a so$u2!o do $it,io" se poss%e$ com dispensa da a$iena2!o judicia$" de%endo o conci$iador propor" entre outras medidas ca.%eis" o pa,amento do d9.ito a prazo ou a presta2!o" a da2!o em pa,amento ou a imediata adjudica2!o do .em penhorado. / @I N1o apresentados os em.ar,os em audi:ncia" ou ju$,ados improcedentes" qua$quer das partes poder requerer ao Ruiz a ado2!o de uma das a$ternati%as do par(,ra#o anterior. / AI N1o encontrado o devedor ou inexistindo bens penhorveis" o processo ser( imediatamente extinto" de%o$%endo+se os documentos ao autor. Se51o @)I Das Despesas Art. EA. O acesso ao ;ui<ado Especial independer" em primeiro grau de 2urisdi51o" do pagamento de custas7 taxas ou despesas. /K. ' preparo do recurso" na #orma do / 3I do art. A8 desta Pei" compreender todas as despesas processuais" inclusive a1uelas dispensadas em primeiro grau de jurisdi o" ressalvada a hip#tese de assist9ncia judiciria gratuita.
Art. 42. $ 1C O preparo ser feito7 independentemente de intima o7 nas 467s seguintes G interposi o7 sob pena de deser o.

/K. 1a execu2!o n1o ser!o contadas custas" salvo 1uando) * + reconhecida a litigRncia de m$f** + improcedentes os embargos do devedor*** + tratar$se de execu o de sentena 1ue tenha sido objeto de recurso improvido do devedor. Se51o @)II Disposi58es Finais Art. EF. *nstitudo o Ruizado Especia$" ser!o imp$antadas as curadorias necess(rias e o ser%i2o de assist:ncia judici(ria. Art. E7. O acordo e4tra2udicial" de qua$quer natureza ou %a$or" poder ser homologado" no juzo competente" independentemente de termo" +alendo a senten5a como t=tulo e4ecuti+o 2udicial. /K. )aler3 como t=tulo e4tra2udicial o acordo celebrado pelas partes" por instrumento escrito7 referendado pelo #rg o competente do *+. Art. E . As normas de or,aniza2!o judici(ria $oca$ poder o estender a conci$ia2!o pre%ista nos arts. 88 e 8@ a causas n1o a.ran,idas por esta Pei.
Art. 22. A conci#ia!.o ser conduzida pelo ,uiz togado ou leigo ou por conciliador sob sua orienta o. $'. Obtida a concilia o7 esta ser reduzida a escrito e homologada pelo J iz togado7 mediante sentena com efic-cia de t=t #o e)ec tivo. Art. 23. 4.o comparecendo o demandado7 o ,uiz togado proferir sentena.

Art. E&. N1o se admitir( a2!o rescis7ria nas causas sujeitas ao procedimento institudo por esta Pei. 'ap=tulo III Dos ;ui<ados Especiais 'riminais Disposi58es Aerais Art. F4. O ;ui<ado Especial 'riminal" provido por juzes togados ou togados e leigos" tem compet:ncia para a conci$ia2!o" o julgamento e a execu o das infra"es penais de menor potencial ofensivo" respeitadas as regras de cone41o e continYncia.

Art. EE. A senten2a de primeiro ,rau n1o condenar( o %encido em custas e honor(rios de ad%o,ado" ressalvados os casos de litigRncia de m$f. Em segundo grau" o recorrente" vencido" pagar as custas e honorrios de advogado" que

ALISSON FIDELIS

97/ !

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL /K. Na reuni1o de processos" perante o juzo comum ou o mandado ou carta precat#ria" ou ainda por 1ual1uer meio tribunal do j5ri" decorrentes da ap$ica2!o das re,ras de idneo de comunica o. conex!o e contin:ncia" observar$se$ o os institutos da transa o penal e da composi o dos danos civis. /K. Oos atos praticados em audi:ncia considerar+se+!o desde $o,o cientes as partes" os interessados e de#ensores. Art. F3. Consideram+se inFra58es penais de menor potencial oFensi+oC para os e#eitos desta Pei" as contraven"es Art. F . Oo ato de intima2!o do autor do #ato e do penais e os crimes a 1ue a lei comine pena m(xima n1o P*a" mandado de cita2!o do acusado" constar( a necessidade de cumulada ou n1o com multa. seu comparecimento acompanhado de ad%o,ado" com a ad%ert:ncia de que" na sua #a$ta" ser+$he+( desi,nado de#ensor Art. F8. O processo perante o ,uizado 'special orientar$se$ pK.$ico. pelos crit.rios da oralidade7 informalidade7 economia processual e celeridade" o.jeti%ando" sempre que poss%e$" a Se51o II repara o dos danos sofridos pela vtima e a aplica o de pena n1o privativa de liberdade. Da Fase &reliminar -nem\nico: I'E&O Se51o I Da 'ompetYncia e dos Atos &rocessuais Art. F@. A competYncia do ;ui<ado ser( determinada pelo lugar em 1ue foi praticada a infra o penal. Art. FA. 's atos processuais ser!o pK.$icos e poder o rea$izar+se em horrio noturno e em 1ual1uer dia da semana" con#orme dispuserem as normas de or,aniza2!o judici(ria. Art. FE. 's atos processuais ser!o %($idos sempre que preencherem as #ina$idades para as quais #oram rea$izados" atendidos os crit9rios indicados no art. F8 desta Pei. / 3I N1o se pronunciar( qua$quer nulidade sem 1ue tenha havido prejuzo. / 8I A pr(tica de atos processuais em outras comarcas poder ser so$icitada por qua$quer meio h(.i$ de comunica2!o. / @I Ser!o o.jeto de re,istro escrito exclusivamente os atos ha%idos por essenciais. 's atos rea$izados em audi:ncia de instru2!o e ju$,amento poder o ser ,ra%ados em #ita ma,n9tica ou equi%a$ente. Art. FF. A cita51o ser pessoal e far$se$ no pr#prio ,uizado" sempre 1ue possvel" ou por mandado. /K. N1o encontrado o acusado para ser citado" o Ruiz encaminhar( as pe2as existentes ao Ruzo comum para ado2!o do procedimento pre%isto em $ei. Art. F7. A intima51o far$se$ por correspond9ncia" com a%iso de rece.imento pessoa$ ou" tratando$se de pessoa jurdica ou firma individual" mediante entrega ao encarregado da recep o" que ser( obrigatoriamente identi#icado" ou" sendo necessrio" por oficial de justia" independentemente de Art. F&. A autoridade po$icia$ que tomar conhecimento da ocorr:ncia $a%rar( termo circunstanciado e o encaminhar( imediatamente ao Ruizado" com o autor do #ato e a %tima" pro%idenciando+se as requisi26es dos exames periciais necess(rios. /K. Ao autor do #ato que" ap7s a $a%ratura do termo" #or imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a e$e comparecer" n1o se impor( pris!o em #$a,rante" nem se exi,ir( #ian2a. Em caso de %io$:ncia dom9stica" o juiz poder determinar" como medida de caute$a" seu a#astamento do $ar" domic$io ou $oca$ de con%i%:ncia com a %tima. Art. 74. Comparecendo o autor do #ato e a %tima" e n1o sendo poss%e$ a rea$iza2!o imediata da audi:ncia pre$iminar" ser( desi,nada data pr7xima" da qua$ am.os sair!o cientes. Art. 73. !a falta do comparecimento de 1ual1uer dos envolvidos" a Secretaria providenciar sua intima o e" se for o caso" a do responsvel civil" na #orma dos arts. F7 e F desta Pei. Art. 78. 1a audi:ncia pre$iminar" presente o representante do GH" o autor do #ato e a %tima e" se poss%e$" o respons(%e$ ci%i$" acompanhados por seus ad%o,ados" o Ruiz esc$arecer( so.re a possi.i$idade da composi2!o dos danos e da aceita2!o da proposta de ap$ica2!o imediata de pena n1o pri%ati%a de $i.erdade. Art. 7@. A concilia51o ser( conduzida pelo ,uiz ou por conciliador so. sua orienta2!o. /K. Os conciliadores s o auxiliares da ,ustia" recrutados" na #orma da $ei $oca$" preferentemente entre bacharis em (ireito" excludos os 1ue exeram fun"es na administra o da ,ustia <riminal. Art. 7A. A composi2!o dos danos ci%is ser( reduzida a escrito e" homo$o,ada pe$o Ruiz mediante sentena

IS$AEL ?A$?OSA

99/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br irrecorrvel" ter3 eFic3cia de t=tulo a ser executado no juzo civil efeitos civis" cabendo aos interessados propor a o cabvel no competente. juzo cvel. /K. Tratando+se de a2!o pena$ de iniciati%a pri%ada ou de a2!o pena$ pK.$ica condicionada B representa2!o" o acordo homo$o,ado acarreta a renKncia ao direito de queixa ou representa2!o. Art. 7E. N1o o.tida a composi2!o dos danos ci%is" ser( dada imediatamente ao o#endido a oportunidade de exercer o direito de representa2!o %er.a$" que ser( reduzida a termo. /K. ' n1o o#erecimento da representa2!o na audi:ncia pre$iminar n1o imp$ica decad:ncia do direito" que poder ser exercido no prazo pre%isto em $ei. Art. 7F. Navendo representa o ou tratando$se de crime de a o penal p5blica incondicionada" n1o sendo caso de arqui%amento" o GH poder propor a ap$ica2!o imediata de pena restritiva de direitos ou multas" a ser especi#icada na proposta. / 3I 1as hip7teses de ser a pena de multa a 5nica aplicvel" o Ruiz poder reduzi+$a at. a metade. / 8I N1o se admitir a proposta se ficar comprovado3 * + ter sido o autor da in#ra2!o condenado" pe$a pr(tica de crime" B pena pri%ati%a de $i.erdade" por senten2a de#initi%a** + ter sido o a,ente .ene#iciado anteriormente" no pra<o de 7a" pela aplica o de pena restritiva ou multa" nos termos deste arti,o*** + n1o indicarem os antecedentes" a conduta socia$ e a persona$idade do a,ente" .em como os moti%os e as circunstCncias" ser necess(ria e su#iciente a ado2!o da medida. / @I Aceita a proposta pe$o autor da in#ra2!o e seu de#ensor" ser( su.metida B aprecia2!o do Ruiz. / AI Aco$hendo a proposta do GH aceita pe$o autor da in#ra2!o" o Ruiz ap$icar( a pena restriti%a de direitos ou mu$ta" que n1o importar( em reincid:ncia" sendo re,istrada apenas para impedir no%amente o mesmo .ene#cio no pra<o de 7a. / EI Oa senten2a pre%ista no par(,ra#o anterior ca.er( a ape$a2!o re#erida no art. 8 desta Pei.
Art. 62. (a decis o de rejei o da den5ncia ou 1ueixa e da sentena caber apela o7 1ue poder ser julgada por turma composta de trKs J =zes em exerccio no pri*eiro gra de jurisdi o7 reunidos na sede do ,uizado.

Se51o III Do &rocedimento Sumari=ssimo Art. 77. Na a51o penal de iniciati+a p/blica" quando n1o hou%er ap$ica2!o de pena" pe$a aus:ncia do autor do #ato" ou pe$a n1o ocorr:ncia da hip7tese pre%ista no art. 7F desta Pei" o GH o#erecer( ao Ruiz" de imediato" denKncia ora$" se n1o hou%er necessidade de di$i,:ncias imprescind%eis. / 3I +ara o oferecimento da den5ncia" que ser( e$a.orada com .ase no termo de ocorr:ncia re#erido no art. F& desta Pei" com dispensa do inqu9rito po$icia$" prescindir+se+( do exame do corpo de de$ito quando a materia$idade do crime esti%er a#erida por .o$etim m9dico ou pro%a equi%a$ente.
Art. &@. A autoridade policial 1ue tomar conhecimento da ocorr9ncia lavrar termo circunstanciado e o encaminhar imediatamente ao ,uizado7 com o autor do fato e a vtima7 providenciando$se as re1uisi"es dos exames periciais necessrios.

/ 8I Se a comp$exidade ou circunstCncias do caso n1o permitirem a #ormu$a2!o da denKncia" o GH poder requerer ao Ruiz o encaminhamento das pe2as existentes" na #orma do /K do art. FF desta Pei.
Art. &&. $'. 4.o encontrado o acusado para ser citado7 o ,uiz encaminhar as peas existentes ao ,uzo comum para ado o do procedimento previsto em lei.

/ @I 1a a2!o pena$ de iniciati%a do o#endido poder ser o#erecida queixa ora$" ca.endo ao Ruiz %eri#icar se a comp$exidade e as circunstCncias do caso determinam a ado2!o das pro%id:ncias pre%istas no /K do art. FF desta Pei.
Art. &&. $'. 4.o encontrado o acusado para ser citado7 o ,uiz encaminhar as peas existentes ao ,uzo comum para ado o do procedimento previsto em lei.

Art. 7 . '#erecida a denKncia ou queixa" ser( reduzida a termo" entre,ando+se c7pia ao acusado" que com e$a #icar( citado e imediatamente cienti#icado da desi,na2!o de dia e hora para a audi:ncia de instru2!o e ju$,amento" da qua$ tam.9m tomar!o ci:ncia o GH" o o#endido" o respons(%e$ ci%i$ e seus ad%o,ados. / 3I Se o acusado n1o esti%er presente" ser( citado na #orma dos arts. FF e F desta Pei e cienti#icado da data da audi:ncia de instru2!o e ju$,amento" devendo a ela trazer suas testemunhas ou apresentar re1uerimento para intima o" no M7d antes de sua reali<a51o.
Art. &&. A cita!.o ser pessoal e far$se$ no pr#prio ,uizado7 sempre 1ue possvel7 ou por mandado. $'. 4.o encontrado o acusado para ser citado7 o ,uiz encaminhar as peas existentes ao ,uzo comum para ado o do procedimento previsto em lei.

/ FI A imposi2!o da san2!o de que trata o / AI deste arti,o n1o constar( de certid!o de antecedentes criminais" salvo para os fins previstos no mesmo dispositivo" e n1o ter ALISSON FIDELIS

9 / !

Art. &6. (o ato de intima o do autor do fato e do mandado de cita o do acusado7 constar a necessidade de seu comparecimento acompanhado de advogado7 com a advert9ncia de 1ue7 na sua falta7 ser$lhe$ designado defensor p5blico.

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL / 3I A ape$a2!o ser( interposta no pra<o de 1!d" contados da ci:ncia da senten2a pe$o GH" pe$o r9u e seu de#ensor" por peti2!o escrita" da qua$ constar!o as raz6es e o pedido do recorrente. / 8I ' recorrido ser( intimado para o#erecer resposta escrita no pra<o de 1!d. / @I As partes poder o requerer a transcri2!o da ,ra%a2!o da #ita ma,n9tica a que a$ude o / @I do art. FE desta Pei.
Art. &5. $ 3C ;er o objeto de registro escrito exclusivamente os atos havidos por essenciais. Os atos realizados em audi9ncia de instru o e julgamento poder o ser gravados em fita magntica ou e1uivalente.

/ 8I N1o estando presentes o o#endido e o respons(%e$ ci%i$" ser!o intimados nos termos do art. F7 desta Pei para comparecerem B audi:ncia de instru2!o e ju$,amento.
Art. &7. A inti*a!.o far$se$ por correspond9ncia7 com aviso de recebimento pessoal ou7 tratando$se de pessoa jurdica ou firma individual7 mediante entrega ao encarregado da recep o7 1ue ser obrigatoriamente identificado7 ou7 sendo necessrio7 por oficial de justia7 independentemente de mandado ou carta precat#ria7 ou ainda por 1ual1uer meio idneo de comunica o.

/ @I As testemunhas arro$adas ser!o intimadas na #orma pre%ista no art. F7 desta Pei.


Art. &7. A inti*a!.o far$se$ por correspond9ncia7 com aviso de recebimento pessoal ou7 tratando$se de pessoa jurdica ou firma individual7 mediante entrega ao encarregado da recep o7 1ue ser obrigatoriamente identificado7 ou7 sendo necessrio7 por oficial de justia7 independentemente de mandado ou carta precat#ria7 ou ainda por 1ual1uer meio idneo de comunica o.

/ AI As partes ser!o intimadas da data da sess!o de ju$,amento pe$a imprensa. / EI Se a senten2a #or con#irmada pe$os pr7prios #undamentos" a sKmu$a do ju$,amento ser%ir( de ac7rd!o. Art. @. Ca.er!o embargos de declara51o quando" em senten2a ou ac7rd!o" hou%er obscuridade7 contradi o7 omiss o ou d5vida. / 3I 's em.ar,os de dec$ara2!o ser!o opostos por escrito ou oralmente" no pra<o de 7d" contados da ci:ncia da decis!o. / 8I ?uando opostos contra senten2a" os em.ar,os de dec$ara2!o suspender!o o prazo para o recurso. / @I 's erros materiais podem ser corri,idos de o#cio.

Art. 7&. 1o dia e hora desi,nados para a audi:ncia de instru2!o e ju$,amento" se na #ase pre$iminar n1o ti%er ha%ido possi.i$idade de tentati%a de conci$ia2!o e de o#erecimento de proposta pe$o GH" proceder+se+( nos termos dos arts 78" 7@" 7A e 7E desta Pei. Art. 4. 1enhum ato ser( adiado" determinando o Ruiz" quando imprescindvel" a condu2!o coerciti%a de quem de%a comparecer. Art. 3. A.erta a audi:ncia" ser( dada a pa$a%ra ao de#ensor para responder B acusa2!o" ap7s o que o Ruiz rece.er(" ou n1o" a denKncia ou queixa- ha%endo rece.imento" ser!o ou%idas a %tima e as testemunhas de acusa2!o e de#esa" interro,ando+se a se,uir o acusado" se presente" passando+se imediatamente aos de.ates orais e B pro$a2!o da senten2a. / 3I Todas as pro%as ser!o produzidas na audi:ncia de instru2!o e ju$,amento" podendo o Ruiz $imitar ou exc$uir as que considerar excessi%as" impertinentes ou protelat#rias. / 8I Oe todo o ocorrido na audi:ncia ser( $a%rado termo" assinado pe$o Ruiz e pe$as partes" contendo .re%e resumo dos #atos re$e%antes ocorridos em audi:ncia e a senten2a. / @I A senten5a" dispensado o relat#rio" mencionar( os e$ementos de con%ic2!o do Ruiz. Art. 8. Oa decis!o de rejei2!o da denKncia ou queixa e da senten2a ca.er( ape$a2!o" que poder ser ju$,ada por turma composta de trYs ;u=<es em exerccio no pri*eiro gra de jurisdi o" reunidos na sede do Ruizado.

Se51o I) Da E4ecu51o Art. A. Ap$icada exclusivamente pena de mu$ta" seu cumprimento #ar+se+( mediante pa,amento na Secretaria do Ruizado. /K. E#etuado o pa,amento" o ,uiz declarar extinta a punibilidade" determinando que a condena2!o n1o #ique constando dos re,istros criminais" exceto para fins de re1uisi o judicial. Art. E. N1o e#etuado o pa,amento de mu$ta" ser( #eita a con%ers!o em pena pri%ati%a da $i.erdade" ou restriti%a de direitos" nos termos pre%istos em $ei. Art. F. A execu o das penas privativas de liberdade e restritivas de direitos" ou de multa cumulada com estas" ser( processada perante o 7r,!o competente" nos termos da $ei.

IS$AEL ?A$?OSA

9:/ !

http://osconcurseirosderondonia.blogspot.com.br / 8I ' Ruiz poder especi#icar outras condi26es a que #ica su.ordinada a suspens!o" desde 1ue ade1uadas ao fato e G situa o pessoal do acusado. Das Despesas &rocessuais Se51o ) Art. 7. !os casos de homologa o do acordo civil e aplica o de pena restritiva de direitos ou multa <arts. 7A e 7F" / AI=" as despesas processuais ser o reduzidas" con#orme dispuser $ei estadua$.
Art. 74. A composi o dos danos civis ser reduzida a escrito e7 homologada pelo ,uiz mediante sentena irrecorrvel7 ter- efic-cia de t=t #o a ser executado no juzo civil competente Art. 7&. Navendo representa o ou tratando$se de crime de a o penal p5blica incondicionada7 n.o sendo caso de ar1uivamento7 o *+ poder propor a aplica o imediata de pena restritiva de direitos ou multas7 a ser especificada na proposta. $ 4C Acolhendo a proposta do *+ aceita pelo autor da infra o7 o ,uiz aplicar a pena restritiva de direitos ou multa7 1ue n.o importar em reincid9ncia7 sendo registrada apenas para impedir novamente o mesmo benefcio no prazo de 5a.

/ @I A suspens!o ser( re%o,ada se" no curso do prazo" o .ene#ici(rio %ier a ser processado por outro crime ou n1o e#etuar" sem moti%o justi#icado" a repara2!o do dano. / AI A suspens!o poder ser re%o,ada se o acusado %ier a ser processado" no curso do prazo" por contra%en2!o" ou descumprir qua$quer outra condi2!o imposta. / EI Expirado o prazo sem re%o,a2!o" o ,uiz declarar extinta a punibilidade. / FI N1o correr( a prescri2!o durante o prazo de suspens o do processo. / 7I Se o acusado n1o aceitar a proposta pre%ista neste arti,o" o processo prosse,uir( em seus u$teriores termos. Art. &4. As disposi26es desta Pei n1o se ap$icam aos processos penais cuja instru2!o j( esti%er iniciada. <Vide AO*1 nI 3.73&+&= Art. &4+A. As disposi26es desta Pei n1o se ap$icam no Cm.ito da Rusti2a Gi$itar. Art. &3. 1os casos em que esta Pei passa a exi,ir representa2!o para a propositura da a2!o pena$ pK.$ica" o o#endido ou seu representante $e,a$ ser( intimado para o#erec:+$a no pra<o de ,!d" sob pena de decad9ncia. Art. &8. Ap$icam+se subsidiariamente as disposi26es dos C7di,os Hena$ e de Hrocesso Hena$" no que n1o #orem incompatveis com esta Pei. 'ap=tulo I) Disposi58es Finais 'omuns Art. &@. Pei Estadua$ dispor( so.re o Sistema de Ruizados Especiais C%eis e Criminais" sua or,aniza2!o" composi2!o e compet:ncia. Art. &A. 's ser%i2os de cart7rio poder o ser prestados" e as audi:ncias rea$izadas #ora da sede da Comarca" em .airros ou cidades a e$a pertencentes" ocupando insta$a26es de pr9dios pK.$icos" de acordo com audi:ncias pre%iamente anunciadas. Art. &E. 's E/O.J/T criar!o e insta$ar!o os Ruizados Especiais no pra<o de 9m" a contar da %i,:ncia desta Pei. Art. &F. Esta Pei entra em %i,or no pra<o de 9!d ap7s a sua pu.$ica2!o. 9L/ !

Se51o )I Disposi58es Finais Art. . A$9m das hip7teses do C7di,o Hena$ e da $e,is$a2!o especia$" depender de representa2!o a a2!o pena$ re$ati%a aos crimes de $es6es corporais $e%es e $es6es cu$posas. Art. &. !os crimes em 1ue a pena mnima cominada for igual ou M1a" a.ran,idas ou n1o por esta Pei" o GH" ao o#erecer a denKncia" poder propor a suspens!o do processo" por * a 6a" desde que o acusado n1o esteja sendo processado ou n1o tenha sido condenado por outro crime" presentes os demais requisitos que autorizariam a suspens!o condiciona$ da pena <art. 77 do C7di,o Hena$=.
Art. . Na a51o penal de iniciati+a p/blica" quando n1o hou%er ap$ica2!o de pena" pe$a aus:ncia do autor do #ato" ou pe$a n1o ocorr:ncia da hip7tese pre%ista no art. 7F desta Pei" o GH o#erecer( ao Ruiz" de imediato" denKncia ora$" se n1o hou%er necessidade de di$i,:ncias imprescind%eis.

/ 3I Aceita a proposta pe$o acusado e seu de#ensor" na presen2a do Ruiz" este" rece.endo a denKncia" poder suspender o processo" su.metendo o acusado a perodo de pro%a" sob as seguintes condi"es) * + repara2!o do dano" salvo impossibilidade de faz9$lo** + proi.i2!o de #reqLentar determinados $u,ares*** + proi.i2!o de ausentar+se da comarca onde reside" sem autoriza2!o do Ruiz*V + comparecimento pessoa$ e o.ri,at7rio a juzo" mensalmente" para in#ormar e justi#icar suas ati%idades.

ALISSON FIDELIS

%$I?(NAL DE ;(S%I"A N &$O'ESSO 'K)IL Art. &7. Jicam re%o,adas a Pei nI A.F33" de 8 de a.ri$ de 3&FE e a Pei nI 7.8AA" de 7 de no%em.ro de 3& A. ;ras$ia" 8F de setem.ro de 3&&E- 37AI da *ndepend:ncia e 347I da RepK.$ica. JER1A1O' HE1R*?DE CARO'S' !elson A. ,obim

IS$AEL ?A$?OSA

!/ !

Das könnte Ihnen auch gefallen