Sie sind auf Seite 1von 15

Bolo Folhado

Ingredientes: 1. 200 g de massa folhada congelada Bolo: 1. 5 ovos 2. o peso de 3 ovos em acar 3. o peso de 2 ovos em farinha (inclui 1 colher de sopa de farinha Maizena) 4. 1 colher de ch de fermento em p Creme de pasteleiro: 1. 1 litro de leite 2. 3 ovos + 1 gema (usei 2 ovos +1 gema, eram os que me restavam) 3. 120 g de acar 4. 2 colheres sopa acar baunilhado (eu usei 1 colher caf de essencia baunilha) 5. 65 g de farinha Preparao: 1. Descongelar a massa e pr-aquecer o forno. Esticar a massa com o rolo,at ficar um pouco maior que a forma utilizada para o bolo. Picar a superfcie com um garfo e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno. Entretanto preparar o bolo: 1. Misturar as gemas com o acar e bater muito bem, at ficar um creme mais lquido e esbranquiado. Bater as claras em castelo e peneirar as farinhas e o fermento. Envolver com cuidado e alternadamente as claras e a farinha na massa. Levar ao forno numa forma untada e enfarinhada. Desenformar e deixar arrefecer na grade. Enquanto o bolo assa preparar o recheio: 1. Aquecer o leite com a essencia. Reservar um pouquinho de leite. Bater os ovos com o acar at ficar uma mistura fofa e esbranquiada. Colocar a farinha em chuva e o leite que reservou. Acrescentar o leite quente sem parar de bater. Levar este preparo ao lume at engrossar. No parar de mexer. Quando estiver pronto deitar num recipiente para arrefecer. 2. - Depois de retirar o creme do lume, bater um pouco com a batedeira elctrica para ficar um creme mais leve e fofo. 3. - No final, colocar pelcula aderente em contacto com o creme, isto , mesmo pousado em cima do creme para no ficar na superfcie uma camada espessa. Montagem do Bolo: 1. Cortar o bolo ao meio, sobre a base colocar uma boa dose de recheio, por cima deste a placa de massa folhada, outra boa dose de recheio, o segundo disco de bolo, aparar as pontas do folhado, barrar todo o bolo com o recheio e enfeitar a gosto, nas laterais usei as aparas da massa folhada por cima grangeias coloridas e bombons.

Bolo de Mel a Moda de Sagres


Ingredientes: Acar 250gr Farinha 300gr Fermento 10gr Ovos 8 Azeite 200ml Mel 250ml Manteiga Para untar Farinha Para polvilhar Preparao: Numa tigela, bate as gemas muito bem com o acar, at ficares com um creme suave. A parte num tacho pe o azeite com o mel ao lume para ferver. Depois de ferver retira do lume e deita para uma tigela grande, junta o acar com as gemas e mistura bem, depois junta a farinha com o fermento e peneira para dentro. Bate as claras em castelo e envolve com a restante massa. Deita tudo num tabuleiro ou forma redonda untada com manteiga e farinha e leva a um forno mdio a cozer. Depois de cozinhado e frio, corta aos quadrados se tiveres usado um tabuleiro ou s fatias se fr numa forma redonda.

Bolo de Iogurte
Ingredientes: Ovo 6 Iogurte 1 (pode ser de sabor ou grego) Farinha 3 Copos de Iogurte Acar 3 Copos de Iogurte leo 1/2 Copo de Iogurte Fermento 2 Colheres de ch Preparao: Separa as gemas das claras, e bate as gemas com 2 medidas de acar at comear a criar um creme esbranquiado, depois junta o leo, a farinha, o fermento e o iogurte sempre a bater. A parte bate as claras com 1 medida de acar at ficarem em castelo, depois envolve as duas misturas. Por fim deita a massa num forma bem untada com manteiga e farinha polvilhada e leva a um forno a 180C at estar pronto, usa um palito para confirmar se est bem cozido.

Bolo Amanteigado
Ingredientes: 500g de acar 5 ovos 300g de margarina ou manteiga 500g de farinha de trigo com fermento 250ml de leite Calda: 1 chvena(de ch) de acar suco de 1/2 limo Preparao: Bata bem os ovos, o acar e a margarina para obter um creme delicado. Acrescente o trigo peneirado com o leite apenas misture. Asse em frma untada e polvilhada em forno preaquecido entre 30 ou 40 minutos(Faa sempre o teste do palito antes de tira-lo do forno) Calda: Misture o acar com o suco e despeje no bolo ainda quente. Ao esfriar, a calda vai endurecer.

Canudinhos de chocolate
Ingredientes: Massa: 250 ml de leite morno 3/4 de chvenas (ch) de leo 3 ovos 2 tabletes de fermento biolgico (30g) 7 chvenas (ch) de farinha de trigo 5 colheres (sopa) de acar Preparao: No liquidificador bata o leite, o leo, os ovos e o fermento esfarelado. Reserve. Em uma tigela, coloque a farinha, o acar e o sal. Aos poucos acrescente a mistura do liquidificador e mexa bem com uma colher de pau. Polvilhe uma superfcie lisa com farinha de trigo, coloque a massa e trabalhe at desgrudar das mos. Cubra com um pano e deixe descansar at dobrar de volume. Em seguida abra a massa com um rolo e corte em tiras de 0,5cm de largura. Enrole cada tira em canudinhos de alumnio e deixe descansar por 20 minutos. Distribua em assadeiras levemente untadas com margarina e asse no forno preaquecido a 180 at dourar. Deixe esfriar e desenforme. Recheio: Em uma panela, misture o leite condensado, as natas, a margarina e o chocolate em p. Leve ao fogo brando e mexa sem parar at engrossar. Deixe esfriar. Recheie os canudos e polvilhe o acar de confeiteiro. 1 pitada de sal 1 gema batida para pincelar Recheio: 1 lata de leite condensado 1 lata de natas 1 colher (sopa) de margarina 2 colheres (sopa) de chocolate em p Acar de confeiteiro para polvilhar

Bolo de chocolate com morango - Dia dos Namorados


Ingredientes Massa 1 colher (sopa) de fermento em p 1 chvena (ch) de acar 2 chvenas (ch) de farinha de trigo chvena (ch) de leo 2 ovos 1 chvena (ch) de leite 1 chvena (ch) de chocolate em p Cobertura: morangos lavados e fatiados 170 g de chocolate de leite picado 100 ml de natas Preparao: Massa: Em uma vasilha misture bem com o auxlio de um batedor de arame ou uma colher todos os ingredientes at ficar uma massa lisa. Leve para assar em forma mdia redonda previamente untada e enfarinhada ao forno preaquecido (180C) por aproximadamente 35 minutos. Desenforme frio. Cobertura: Em uma vasilha apropriada leve ao micro-ondas por 30 segundos o chocolate picado, tire do micro, mexa e se precisar e repita a operao at o chocolate ficar cremoso. Acrescente as natas, mexa bem e cubra todo o bolo. Decore o bolo com os morango fatiados. Rende de 10 a 12 pores.

Bolachas
Ingredientes: 2 chvenas (ch) de farinha de trigo 1 chvena (ch) de margarina sem sal gelada 2 gemas . 1 pitada de sal 1/2 chvenas (ch) de acar 1 colher (ch) de canela em p 100 g de chocolate branco tipo cobertura Confeitos coloridos Modo de preparo 1. Misture a farinha de trigo e a margarina gelada at formar uma farofa grossa. 2. Adicione as gemas, o sal, o acar e a canela, e misture sobre uma superfcie enfarinhada at obter uma massa lisa. 3. Se ficar seca, acrescente gua gelada, aos poucos, para dar o ponto. Se grudar nas mos, polvilhe mais farinha. 4. Cubra com filme plstico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. 5. Numa superfcie enfarinhada, abra a massa com um rolo, na espessura de 3 milmetros. 6. Com cortadores em forma de rvore e estrela, recorte os biscoitos e coloque-os numa assadeira (no precisa untar). 7. Leve ao forno, pr-aquecido a 180 C, por 30 minutos ou at que estejam dourados. Deixe esfriar. 8. Para decorar: derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. 9. Com uma colher (caf) ou um garfo, faa riscos de chocolate derretido sobre a superfcie dos biscoitos e polvilhe os confeitos coloridos.

Pao de Lo a Antiga
Ingredientes: Ovos 8 ( grandes ) Acar +/- 400gr ( = peso dos ovos ) Farinha +/- 200gr ( = metade do peso do acar ) Fermento 1 Colher de ch (opcional) Preparao: Comea por preparar um alguidar, forrando com papel para criar o formato tradicional do po de l, tipo formato castelo, se no tiveres os alguidares usa uma forma de castelo grande. Separa as gemas das claras, deita as gemas numa tigela grande com o acar e comea a bater at ficar um creme suave (deve ser uns 15min mnimo). Depois deita a farinha com o fermento peneirada aos poucos envolvendo gentilmente, pe de parte. Bate as claras em castelo e envolve estas com a mistura de gemas e farinha e envolve outra vez com cuidado. Deita o preparado para dentro do alguidar e leva a cozer num forno quente a uns 225C durante 45 minutos, se fores usar uma forma de castelo, cobre esta com alumnio e pe o forno a uns 200C porque no tens o alguidar a proteger o po de l, por uns 45minutos. Retira o po de l e deixa esfriar antes de comer.

Bolo brigadeiro
Ingredientes: Massa: 5 ovos (gemas e claras separadas) 1 e 1/2 chvena de ch de acar 2 chvenas de ch de farinha 1 colher sobremesa de fermento em p 1/2 chvena de ch de chocolate em p 1/2 chvena de ch de leite morno Recheio: 1 lata de leite condensado, 3 colheres sopa de chocolate em p Preparao: Massa: Na batedeira, bater as claras em castelo, juntar as gemas uma a uma batendo sempre, adicione o acar. Sempre a bater acrescente a farinha, o chocolate e o fermento, por ultimo o leite. Retire da batedeira e coloque em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno praquecido at que enfiando o palito saia limpo. Depois de frio corte em duas partes no sentido horizontal e espalhe o recheio. Monte o bolo e cubra com a cobertura, polvilhe com o granulado. Recheio: Misture o leite condensado, o chocolate, a manteiga, leve ao lume at mexendo sempre at abrir estrada, retire do lume e junte as natas misture bem, deixe esfriar e use. Cobertura: Misture todos os ingredientes e leve ao lume at engrossar. Utilize depois de frio. 1 colher sopa de margarina 1 pacote de natas Cobertura: 1 lata de leite condensado, a lata do leite condensado com leite comum 3 colheres sopa de chocolate em p 1 colher de margarina 1 colher de maizena granulado de chocolate

Bolo de chocolate da Beira Baixa


Ingredientes: 4 ovos 250 g de acar 60 g de manteiga 2 dl de leite 200 g de farinha com fermento 100 g de chocolate em p 1 colher ch de sumo de limo Preparao: Batem-se as gemas com o acar e a manteiga derretida, junta-se o leite, o chocolate e a farinha. Bate-se bem, adiciona-se o sumo de limo e as claras em castelo, envolve-se. Leva-se a cozer em forma untada e polvilhada com farinha.

Sericaia
Ingredientes: 0,5 l de leite 60 gr. de farinha 7 ovos 200 gr. de acar 1 colher de sopa de canela em p casca de limo 1 pau de canela Preparao: Ferve-se o leite com a casca de limo e o pau de canela e deixe arrefecer. Depois dissolva a farinha com uma pitada de sal, num pouco de leite j morno. Noutro recipiente bata as gemas com acar at obter creme fofo e adicione ento o leite sempre batendo com uma vara de arames. Ponha o preparado ao lume e deixe engrossar at ver o fundo ao tacho. Retire do calor e deixe arrefecer. Bata as claras em castelo e adicione ao preparado anterior com cuidado. Unta-se um prato grande de barro ou um recipiente semelhante e deite colheradas desencontradas do preparado. Polvilhe com canela e leve ao forno bem quente, cerca de 220 graus, at comear abrir uma espcie de fendas.

Bolo de Chocolate
Ingredientes : Bolo: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 15manteiga0 gr. de 125 gr. de aucar em p 5 ovos 150 gr. de chocolate 100 gr de farinha 0,5 dl de gua 100gr de amndoa ralada

Recheio e cobertura: 1. 2. 3. 4. 1 tablete de chocolate 4 colheres de sopa de margarina 2 colheres de sopa de acar meio pacote de natas

Preparao: 1. Num tachinho em banho maria ou no microondas amolea o chocolate com a gua. Numa tigela junte a manteiga meio derretida com aucar at ficar cremosa , junte as gemas e o chocolate amolecido, batendo tudo muito bem.Bata as claras em castelo e o forno mdio cerca de 40 minutos. Para o recheio: 1. Derreta todos os ingredientes misture no preparado intercalando com a farinha e por fim a amndoa. Deite numa forma untada de manteiga e com o fundo forrado com papel vegetal. Vai em banho maria , mexendo sempre , e deixe arrefecer. Corte o bolo ao meio recheie e cubra-o com o restante creme.

Das könnte Ihnen auch gefallen