Sie sind auf Seite 1von 22

3 Bimestre

Frias

Durao art. 130 e 130A

A durao das frias proporcional quantidade de faltas injustificadas que o empregado teve durante o perodo aquisitivo.

- Por isso no se pode afirmar que as frias tem durao de 30 dias. Depende.

I - 30 (trinta) dias corridos, quando no houver faltado ao servio mais de 5 (cinco) vezes;

II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas; III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e trs) faltas; IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.

- Se faltar mais de 32 dias, no ter direito a nenhum dia de frias. Isso se no for despedido por justa causa.

- Artigo 130 A - destinado aos empregados que cumprem jornada de trabalho a tempo parcial

- Jornada a tempo parcial = aquela que no excede 25 horas semanais (tem um cansao menor)

A proporcionalidade agora leva em conta a jornada semanal. - Quanto maior a jornada semanal, maior a durao das frias. - Se este empregado (que trabalha em jornada parcial) tiver mais do que 7 faltas injustificadas no perodo aquisitivo, a durao das frias reduzida pela metade.

- A contagem de frias contada em dias corridos (inclusive feriados). Mas as frias s podem comear em dia til. - De acordo com a Conveno 132 da OIT, na contagem das frias os feriados no so computados. (mas no o entendimento majoritrio)

Remunerao art.142

- Art. 142 - O empregado receber o salario correspondente aos dias de frias. E de acordo com o Art.7, XVII da CF, as frias sero remuneradas com acrscimo de 1/3. - Ento, remunerao = frias + 1/3, sempre. - Frias = 30 dias = 1 salrio - Remunerao = 1 salrio + 1/3 E no caso de salario varivel, o valor das frias feito pela media salarial. Mdia (pargrafos do art.142) - Se o empregado recebe por tarefa ou produo, a media salarial do perodo aquisitivo correspondente. - Se o empregado recebe salario por comisso, deve ser feito a media dos 12 meses que antecedem a data das frias, ou seja, os doze meses antes do empregado sair de ferias. O calculo das frias feito em cima do valor do salario mdio do empregado. - O prazo para remunerar as frias at dois dias antes da concesso das frias. - OJ 386 se o empregador no cumprir este prazo, ele deve remunerar as frias em dobro.

Concesso Quem determina a poca da concesso das frias o empregador, de acordo com sua convenincia.

H dois casos de restrio dessa liberdade do empregador escolher a concesso de ferias = 1) empregado estudante com menos de 18 anos, tem o direito de coincidir frias com as frias escolares. 2) Membros da mesma famlia que trabalhem na mesma empresa tem direito de gozar frias na mesma poca, salvo prejuzo para o empregador. (direito de coincidncia) Prazo para o empregador conceder as frias, chamado de perodo concessivo de frias, e corresponde aos doze meses subsequentes ao fechamento do perodo aquisitivo correspondente. Se no respeitar o perodo concessivo consequncia jurdica = frias no concedidas dentro do perodo concessivo devem ser remuneradas em dobro. Previso legal: vencido o perodo concessivo o empregado pode requerer judicialmente que o judicirio designe a poca de concesso das frias.(multa diria de 5% do salrio). Na pratica diferente. - Se o empregador lembra quando esta quase terminando esse perodo concessivo, de acordo com a sum.81,s tem remunerao em dobro os dias que ultrapassarem o perodo concessivo, o resto remunera da forma simples (frias em dobro). Prescrio para exigir o direito s frias, conta do trmino do perodo concessivo destas frias. Comea a contar no do perodo aquisitivo e sim do perodo concessivo As frias devem ser concedidas em um nico perodo e excepcionalmente podem ser fracionadas em at dois perodos, sendo que um deles no pode ser inferior a 10 dias. Menores de 18 anos e maiores de 50 anos no podem ter frias fracionadas. H um projeto de lei tentando mudar essa idade de 50 anos. O empregador precisa comunicar o empregado por escrito a poca da concesso, com antecedncia mnima de 30 dias.

- Abono pecunirio de frias: previsto no art. 143 CLT. a parte das frias que pode ser convertida em pecnia. Corresponde at 1/3 do perodo de frias que o empregado tem direito.

- Prazo para pagar o abono pecunirio de frias: o mesmo prazo para remunerar as frias. (dois dias antes da concesso das frias art. 145 CLT).

- O prazo do empregador para comunicar o empregado das frias de 30 dias. Ex.: O empregador determina que o empregado vai tirar frias do dia 1/7/13 a 30/7/13, portanto precisa avisar ao empregado no dia 1/6/13 sobre as frias.

- Quem decide sobre o abono pecunirio de frias o empregado, e o requerimento precisa ser feito at 15 dias antes do termino do perodo aquisitivo, e o empregador obrigado paga-lo.

- No geral as frias coletivas seguem as mesmas regras das frias individuais. H duas diferenas: 1) Comunicao: nas frias coletivas alm dos empregados serem comunicados, o que pode ser feito por comunicao geral o empregador precisa comunicar tambm o sindicato dos trabalhadores e rgo competente do Ministrio do Trabalho com antecedncia mnima de 15 dias.

Art. 140 - O empregado que no tem o perodo aquisitivo (completo) ter frias coletivas proporcionais durao do perodo aquisitivo que tem. Ou ele continua afastado e o restante do perodo considerado licena remunerada. Quando o empregado volta para o trabalho comea a contar pra ele novo perodo aquisitivo.

FGTS Lei 8036/90 Art. 7, III, CF

Conceito Depsitos Indenizao/ multa (multa fundiaria) art.7, I, CF; art. 10, I ADCT Saque/ Levantamento art. 20, Lei 8.036/90

- Fundo de Garantia por Tempo de Servios

- A lei 8036/90 a lei que regula, mas no a lei que criou o FGTS, que foi criado muito antes de 1990.

- Finalidade: * poupana compulsria para o empregado. * uso do Estado

- A partir da CF/88 o FGTS passou a ser obrigatrio. Todos os empregados tem direito ao FGTS, por enquanto a exceo o empregado domstico.

- Conceito: conta bancria (conta vinculada ao FGTS) aberta em nome do empregado e movimentada com depsitos mensais feitos pelo empregador, sendo que o empregado s pode usar o dinheiro dos depsitos nos casos autorizados por lei.

- Conselho Curador do FGTS

- Depsitos: mensalmente o empregador obrigado a depositar nesta conta o valor correspondente a 8% da remunerao mensal do empregado. Esses depsitos tem correo monetria. O empregador tem acesso a extratos dessa conta atravs do numero de PIS.

- Indenizao/ multa (multa fundiria) art.7, I, CF; art. 10, I ADCT:

O empregador que dispensa o empregado sem justa causa (dispensa arbitraria, dispensa imotivada) deve pagar uma indenizao compensatria pela dispensa (artigo 7, I - CF). Artigo 10, inciso I ADCT - indenizao corresponde 4 vezes o valor da multa. (40% do FGTS).

- Saque/ Levantamento art. 20, Lei 8.036/90:

O empregado s pode sacar pelos motivos do artigo 20 desta lei. Sem essas razes no poder sacar e o dinheiro e continuar sendo usado este dinheiro pelo Estado.

Estabilidade:

Conceito: o direito do empregado se manter no emprego, mesmo contra a vontade do empregador, enquanto no ocorrer causa prevista em lei que autorize a extino do contrato de trabalho. - O empregado estvel no pode ser dispensado sem justa causa.

Perda da estabilidade: - se perdeu a estabilidade o contrato pode terminar sem justa causa. Causas: - Falta grave = dispensa com justa causa (por causa dessa falta grave). - morte do empregado - Casos de fora maior, inclusive aqueles que implicam a extino da empresa. (a extino da atividade empresarial implica em causa de perda da estabilidade). - renncia do empregado. Ex.: pedido de demisso - declarao de renncia feita por escrito. O judicirio s tem validado a renuncia se ela for homologada pelo sindicato dos trabalhadores ou rgo competente do Ministrio do Trabalho (normalmente Delegacia do Trabalho). - H casos que nem homologao valida a renuncia, por exemplo o da gestante, salvo o pedido de demisso. Porque no um direito s da empregada gestante, um direito tambm da criana, pois o trabalho garante a sobrevivncia da criana. Geral CLASSIFICAO: - decenal - mediante negociao - servidor publico -sumula 390/TST

Especial

Elementos de diferenciam os tipos de estabilidade: - A estabilidade Geral se aplica a todo e qualquer trabalhador independente de condio especial de trabalho ou do contrato de trabalho. A estabilidade especial est vinculada a uma condio especial do empregado dentro do contrato de trabalho. - A durao da estabilidade: na geral uma vez adquirida dura, em tese (a no ser que ocorra algum dos casos de perda da estabilidade), at o final do contrato, por outra lado na especial a durao provisria e depende da condio especial que deu causa estabilidade.

Estabilidade decenal (art. 492): condies: 1) trabalhar mais de 10 anos para o mesmo empregador 2) no ser optante do FGTS (depois da CF/88 impossvel a estabilidade decenal porque vai faltar esse requisito, porque o FGTS obrigatrio segundo a CF/88).

- possvel estabilidade geral mediante negociao coletiva ou individual.

- Servidor Pblico contratado a pelo menos 5 anos antes da CF/88. Antes da CF/88 aqueles que so servidores pblicos mas no prestaram concurso 5 anos antes da CF tem estabilidade.

- Sum. 390/TST, artigo 41 CF.

Estabilidade especial:

- Dirigente sindical: aquele eleito para representar os interesses da categoria. preciso que ele registre a sua candidatura. Durao da estabilidade: at um ano aps o trmino do mandato. (esse tempo para ver se acalma as coisas entre empregador e dirigente)

Principio da autonomia sindical: de acordo com esse principio, previsto na CF, o Estado no pode interferir na organizao e no funcionamento de um sindicato.

Quem regulamenta com mais poder o sindicato o Estatuto do sindicato.

Sum. 369: - diretoria do sindicato: de trs a sete membros. E o estatuto que vai estabelecer isso. - a estabilidade dos sindicatos se entende aos titulares e suplentes - s ter estabilidade aquele mximo estabelecido em lei Registrou a candidatura, tem estabilidade mesmo que no comunicou o empregador.

A estrutura interna do sindicato composta de trs rgos, que so: Diretoria, Conselho Fiscal e Assembleia Geral. Somente os associados participam da Assembleia, ou seja, podem votar e serem votados pela Assembleia. E os aposentados podem fazer parte da Assembleia Geral. Quem delibera a quantidade de membros do Conselho fiscal o Estatuto A finalidade do Conselho fiscal administrar e controlar as finanas do sindicato A finalidade da Diretoria representar a categoria. Desses trs rgos, qual aquele que se expe a ira do empregador? A diretoria, por isso OJ 365. a atividade econmica que vai definir qual a categoria do empregado. Categoria profissional diferenciada: o que define essa categoria a atividade desenvolvida pelo empregado independente da atividade econmica do empregador. O empregado que registra seu mandato durante o aviso prvio no ganha estabilidade.

Estabilidade de Diretor de Cooperativa - OJ 253: trata-se aqui de cooperativas de empregados

OJ- 253 - O suplente de Diretor do sindicato no tem estabilidade

Acidente de trabalho: aquele acidente que causa leso e tem relao com o trabalho do empregado, inclusive o acidente que acontece no percurso de casa para o trabalho e do vice-versa. As doenas do trabalho ocupacionais profissionais se equiparam ao

acidente de trabalho, portanto segue as mesmas regras aplicveis ao acidente de trabalho.

Para a estabilidade, o efeito do acidente de trabalho (artigo 118 da Lei 8.213/91): que o empregado que sofreu o acidente adquire garantia de emprego de 12 meses contados da cessao do auxilio doena acidentrio independente do recebimento do auxilio acidente.

Auxilio doena acidentrio: beneficio previdencirio pago ao empregado que sofreu um acidente de trabalho e precisa se afastas do emprego. pago durante o afastamento. Comea a receber depois dos 15 primeiros dias de afastamento ( porque nesses 15 primeiros dias quem paga o empregador). A estabilidade comea quando o INSS termina de pagar o auxilio acidentrio -Sum. 378 condies: o empregado ficar afastado mais de 15 dias e receber auxilio doena acidentrio.

CAT- Comunicao de acidente de trabalho. O empregador quem tem que fazer o CAT. Se o empregador no faz a CAT ele no recebe o auxilio. Tem empregador que paga alguns meses para no emitir o CAT.

Quando o empregador que da causa ao no recebimento do auxilio doena acidentrio mesmo assim haver estabilidade. - Auxilio doena acidentrio DIFERENTE de auxilio doena. Auxilio doena no gera estabilidade, somente o auxilio doena acidentrio que gera estabilidade. Auxilio acidente: s pago para o empregado que fica com leso, e pago at quando volta ao emprego, pago at ...

Membro de rgos colegiado: Conselho Curador do FGTS, Conselho Nacional da Previdncia Social (CNPS). Os dois tem previso. E nos dois casos so compostos de vrios membros que representam os trabalhadores, os empregadores e o Estado (por

isso um rgo colegiado). Os representantes dos empregados so eleitos, e os eleitos gozam de estabilidade no emprego. Durao da estabilidade: da posse at um ano aps o trmino do mandato

CCP Comisso de Conciliao Prvia - para tentar fazer conciliao extrajudicial. Art. 625 A estabelece que podem ser criadas CCP entre empresas ou sindicatos. A CCP no mbito interno da empresa ter no mnimo 2 e no mximo 10 membros. E uma Comisso paritria (quer dizer nmeros pares - mesma quantidade de representantes de empregados e de representantes do empregador) Os representantes dos empregados so eleitos e do empregador podem ser nomeados (voto secreto) A durao do mandato da CCP de um ano (a CLT prev isso) e s permite uma reeleio. Os membros eleitos, titulares e seus suplentes, tem estabilidade at umano aps o termino do mandato. A CLT no explicitou quando comea. A maioria da doutrina fala que com o registro da candidatura. De acordo com o STF, o empregado no obrigado a passar pelo CCP. Pode ingressar

CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes: - Todo estabelecimentos com mais de 20 empregados tem que ter uma CIPA, e a criao, composio e atividade da CIPA segue regulamentao do Ministrio do Trabalho (NR Norma Regulamentadora). - Art.164, CLT trata da CIPA - A CIPA tambm uma comisso composta de representantes dos empregados e representantes do empregador. Os representantes dos empregados so eleitos, e os representantes do empregador podem ser nomeados pelo prprio empregador. A eleio, de acordo com a previso legal precisa ser por voto secreto com acompanhamento do sindicato. - Mandato para a CIPA de uma ano e permite somente uma reeleio (reconduo ao cargo). Desses componentes da CIPA, a presidncia da CIPA pertence ao representante do empregador e a vice presidncia da CIPA do representante dos empregados. - Membro da CIPA = cipeiro. A estabilidade do cipeiro est previsto no art.10, II a do ADCT e art. 165, CLT.

A previso do ADCT que o dirigente da CIPA tem estabilidade, assim somente o vice presidente da CIPA tem estabilidade. Sum. 339 - Todos os cipeiros eleitos tem estabilidade, titulares e suplentes. Durao da estabilidade do cipeiro: registro da candidatura at um ano aps o termino do mandato. - Se o cipeiro for eleito adquire estabilidade independente do representante

Gestante: art. 10, II, b do ADCT. A estabilidade da gestante 5 meses aps o parto. diferente de licena maternidade (causa de afastamento = 120 dias), a estabilidade a garantia de permanecer ao emprego, e a licena maternidade o direito de se afastar do emprego. Teoria subjetiva: confirmao da gravidez se d com o comunicado da gravidez e sua comprovao para o empregador. Teoria objetiva: a confirmao da gravidez ocorre coma prpria concepo. No importa se o empregador sabe ou no da gravidez. No importa se a me sabe ou no da gravidez. (Sum. 244/TST).

Se a empregada dispensada sem justa causa e descobre que est gravida. Ela tem que comprovar que estava gravida para o empregador e ter direito a ser reintegrada ao trabalho e ter o direito de salario e todos os direitos da data que foi dispensada. Se o empregador no a reintegra, a empregada gestante pode mover ao de reintegrao ao emprego ou indenizao substitutiva. Cabe ao juiz analisar o contrato e ver ser cabvel ou no reintegrar o empregado. Se entender que no recomendvel ele substitui a reintegrao pela indenizao substitutiva.

- A jurisprudncia entende que se o empregado que entra com a ao de reintegrao de emprego e no pede alternativamente a indenizao substitutiva, o juiz pode na sentena condenar a essa indenizao e no ser considerada sentena extra petita.

Sum. 244, II- a empregada descobre que est gravida e no fala nada, ai aps o termino da durao da estabilidade ela no ter direito a reintegrao do emprego mas ter direito indenizao substitutiva (ento isso tem acontecido muito pois a

empregada esconde a gravidez para receber aindenizao. Ela recebera a mesma coisa como se tivesse trabalhado mas no precisar trabalhar)

Sum. 244, III Mesmo por contrato por prazo determinado, inclusive contrato de experincia, ela tem direito a estabilidade.

O empregado estvel no pode ser dispensado sem justa causa, se assim for entrar com reclamao trabalhista de reintegrao de emprego. No caso do dirigente sindical cabe pedido de liminar para reintegrao do emprego. Nos demais casos cabe antecipao de tutela, mas dificilmente o juiz concede.

O estvel no pode ser dispensado sem justa causa, mas pode ser dispensado com justa causa. A justa causa s valida se o empregado comete uma falta grave prevista em lei que permita essa dispensa. Se isso no acontecer, dever o empregado estvel mover ao trabalhista de Nulidade da dispensa com justa causa e reintegrao, e se no for possvel a reintegrao pede a indenizao substitutiva. Se no for estvel, o pedido nulidade da dispensa com justa causa e reverso para sem justa causa, mas no ter o direito a reintegrao porque no estvel. Alguns estveis, nem com justa causa podem ser imediatamente dispensados, antes da dispensa necessrio apurar e comprovar a ocorrncia da falta grave. Estes so: os dirigentes sindicais, diretor de cooperativa dos empregados, membro de rgo colegiado e a estabilidade decenal (na teoria). A apurao de falta grave feita por meio de Ao judicial chamada de Inqurito Judicial para apurao de falta grave (Sum . 379 e 396).

Aviso prvio art. 7, XXI CF; arts. 487 a 491, CLT; Lei 12.506/11

Extino do contrato de trabalho

o termino da prestao de servio. a extino do vinculo obrigacional entre empregado e empregador.

- A aposentadoria espontnea no mais causa automtica de extino do contrato de trabalho se o empregado continua trabalhando normalmente (por isso os 1e 2 do art. 453, CLT foram declarados inconstitucionais) 361 SDI 1 TST

Formas (modo): formas diferentes de extino do contrato de trabalho Trmino do contrato por prazo determinado: O termino desse contrato se d pelo simples decurso do tempo. Desaparecimento dos sujeitos: os sujeitos do contrato de trabalho so empregado e empregador. Desaparecimento neste caso deixar de existir juridicamente. Por exemplo, extino da empresa (extino da atividade empresarial) A falncia por si no extingue a atividade empresarial no extingue os contratos de trabalho, mas neste caso o empregado pode se manifestar... Outro exemplo de modo de extino do contrato de trabalho automaticamente a morte do empregador, pessoa fsica, se os herdeiros no derem continuidade a atividade empresarial; ou se os herdeiros continuarem o empregado pode requerer a extino do contrato pelo motivo da morte do empregador.

Demisso: a extino do contrato de trabalho por iniciativa do empregado sem que o empregador tenha dado causa. Hoje em dia usa-se o termo demisso quando o empregador manda o empregado embora, porem errado. O certo, neste caso dispensa. Dispensa: a extino do contrato de trabalho por iniciativa do empregador (unilateralmente). Dispensa - sem justa causa - com justa causa - indireta

No h previso legal para dispensa coletiva, pode haver acordo ou neg. coletiva. Mas essa negociao no tem previso legal Obs.: Dispensa obstativa: dispensa para impedir(obstar) aquisio de direitos. Ex.: aquela que 30 dias antecedem a data base da estabilidade.

Dispensa sem justa causa: corresponde a dispensa para qual o empregado no deu causa, uma vez que no cometeu falta grave.

Dispensa sem justa causa: A dispensa sem justa causa pode ser motivada ou imotivada - Motivada: o empregador tem motivo disciplinar, tcnico, econmico ou financeiro para a dispensa. - Imotivada: no tem nenhum desses motivos. E o motivo dela existir o Direito potestativo do empregador (ele simplesmente exerce a sua vontade) O direito brasileiro por enquanto permite essa dispensa arbitraria. No entanto, s se fala em dispensa com justa causa ou sem justa causa.

Com justa causa: o empregado comete a justa causa e o empregador aplica a justa causa. Sistema: para falta grave Sitema exemplificativo: o disposto

Sistema taxativo para a falta grave: adotada pelo Brasil: para ser considerada falta grave a conduta do empregado precisa ter previso legal que justifique a justa causa.

Para justa causa ser valida ela precisa observar alguns elementos (requisitos) que compe a sua estrutura.

Requisitos Subjetivos: culpa latu sensu na ocorrncia da falta

Requisitos objetivos: 1) gravidade: a falta grave precisa ser grave o suficiente para atingir o empregador, quebrando a confiana necessria para manter o contrato de trabalho. (quebra da fidcia = quebra da confiana). O que revela a gravidade da falta pela a natureza da falta ou a sua repetio, geralmente a honestidade do empregado, os crimes contra o patrimnio. 2) gradao das punies disciplinais e proporcionalidade nas punies disciplinais: H punies disciplinais mais leve e mais grave. Respeitando depois da advertncia verbal vem advertncia escrita ( a advertncia escrita mais grave porque fica gravado .... Depois da advertncia escrita: Suspenso disciplinar: at no mximo 30 dias. Se for mais de 30 dias dar-se a extino do contrato sem justa causa. Por fim, a punio mais forte existente a prpria justa causa

- A punio disciplinar deve ser proporcional falta grave cometida, e por isso deve ser usada a gradao das punies disciplinares. Art. 482 3) Imediatismo ou imediao: a justa causa deve ser imediata ao conhecimento da falta (e no da ocorrncia da falta). Algumas empresas, primeiro instaura o inqurito administrativo antes da dispensa, ou inqurito judicial quando necessrio. Se o empregador no aplica a justa causa imediatamente: configura o perdo tcito. Por isso tem que ser imediato, para no configurar perdo tcito.

4) Causalidade: deve haver nexo causal entre a justa causa e a falta grave cometida 5) Singularidade: a mesma falta s pode ser punida uma nica vez. (principio do non bis in idem). - Pedidos do empregado para validar a justa causa: Reconhecimento da justa causa Reintegrao Indenizao

Casos que configuram falta contratual (figuras de falta grave, casos de falta grave): - Artigo da CLT revogado: bancrio que contrai dvida de forma contumaz e no as paga, comete falta grave (no se aplica mais). - Art. 240, CLT para ferrovirio convocado para trabalhar no caso de acidente, mesmo que laborando horas extras e se recusa a trabalhar estas horas (por analogia possvel aplicar a esta figura os demais trabalhadores que trabalham nessa rea de emergncia) - Art. 158, , CLT o empregado que injustificadamente se recusa a usar o EPI comete falta grave. - Art. 482 vrios casos: Aline a ato de improbidade neste caso, ato lesivo ao patrimnio do empregador Alnea b - incontinncia a de conduta que diz respeito a conduta sexual no ambiente de trabalho (ex. assdio sexual) e mal procedimento que qualquer conduta incompatvel com o trabalho. Alnea e desdia que a negligncia do empregado (desmazelo- falta de comprometimento/ responsabilidade) Ex. faltas injustificadas, atrasos frequentes e injustificados, uniformes sujos. - Sum. 32 TST abandono de emprego o que caracteriza a manifestao inequvoca de que o empregado no pretende retornar o seu emprego. Alguns entendem que o empregador precisa disponibilizar o emprego para o empregado (chamar o empregado para trabalhar, para retornar ao trabalho), e o empregado no atendendo a este chamado est configurado o abandono de emprego, independente de isso ter acontecido com 30 dias ou mais ou menos de desaparecimento do empregado.

Os 30 dias presuno, ou seja, pode-se provar antes ou depois desse perodo que o empregado abandonou o emprego. Algumas empresas faziam o chamamento do empregado pelo jornal de circulao o que no recomendvel, pois considera-se dano moral. O melhor meio para esse chamamento carta com A.R. - Alnea f embriaguez habitual ou em servio. S considerada falta grave se prejudica o trabalho. Alcoolismo e dependncia qumica no so considerados nessa alnea, no so considerados justa causa e sim doena, por isso no podem ser dispensados por justa causa, e sim devem suspender para tratamento. Se ele no aceita o tratamento ai sim justificado falta grave. E se quem comete a falta grave o EMPREGADOR neste caso ter-se- a dispensa indireta, aquela que ocorre em razo de falta grave cometida pelo empregador e est prevista no artigo 473, CLT. A estrutura a mesma, precisa ser imediata a extino, precisa ter causalidade, etc. A dispensa indireta gera os mesmos efeitos da dispensa sem justa causa. Se ambos cometem falta grave, se dar a extino do contrato de trabalho por culpa reciproca. Falta grave cometida por ambas as partes. Sum. 14 do TST e art. 484. O empregado ter o direito de receber verbas rescisrias correspondentes a metade do valor que receberia na dispensa sem justa causa. E na dispensa com justa causa, as verbas rescisria (verbas pagas no termino do contrato de trabalho extino do contrato). Saldo de salario ou saldo salarial Corresponde a .... (prazo para pagar salario . EX. DO MENSALISTA NO 5 DIA UTILDO OUTRO MS ) em razo da

....

... Resciso contratual art. 47

Art. 477 corresponde indenizao de 40 % do FGTS 1 - A assistncia do sindicato: feito o TRCT qualificao do empregado e empregador, o motivo da dispensa do trabalho, data de dispensa e as verbas

rescisrias. E o sindicato vai fazer a verificao, se estiver tudo certo o sindicato homologa o TRCT. ( Ele ve se o valor das verbas esto certas e se o empregado recebeu este valor. Quando o empregado assina o TRCT ele confirma que recebeu aquele valor, ento um recibo. Se ele no recebeu o valor correspondente mas assinou, como se ele tivesse recebido e ele no pode reclamar.

Quem pode fazer a homologao? O Sindicato, rgo competente no MP do trabalho, MP, ... e juiz de paz.

9/9/2013

Direito Coletivo do Trabalho

- Sindicato - entidades sindicais de grau superior - Receita do sindicato - organizao sindical

Direito coletivo do trabalho (arts. 8 e 9 da CF) O ncleo do D. Coletivo o sindicato, atuando na defesa dos interesses da categoria. O sindicato pode agir em defesa de um empregado individualmente, mas o principal o interesse coletivo. ... Outros termos para D. Coletivo: Direito sindical

Sindicato:

- Funo: 1) Representativa (Art. 8, inc. III) 2) Negocial: de acordo com essa funo, prerrogativa do sindicato participar de negociao coletiva (Art. 8, inc. VI). Se no contar com a participao do sindicato no negociao coletiva porque no teve a participao do sindicato.

3) Normativa: porque o sindicato cria normas (Conveno coletiva de trabalho e Acordo coletivo de trabalho reconhecidas pelo Estado como normas)

- Conceito: Sindicato a forma de organizao de pessoas fsicas ou jurdicas (sindicatos patronais empregadores/empresas) que figuram como sujeitos nas relaes coletivas de trabalho.

- Natureza jurdica de um sindicato: pessoa jurdica de Direito Privado com personalidade jurdica sindical sem finalidade lucrativa. (so criadas pelo Estatuto Associaes: pessoas que se renem e elaboram o Estatuto da constituio e depois registra no Cartrio de ttulos e documentos)

- Composio: o Sindicato composto por trs rgos: Diretoria, Conselho fiscal e Assembleia Geral (participa da Assembleia Geral quem for filiado/associado ao sindicato, inclusive dos aposentados filiados art.8, inc. VII- funo - Assembleia: vota, delibera, decide as questes do sindicato, inclusive elege Diretoria e Conselho Fiscal. Funo Conselho Fical fiscaliza as finanas do sindicato. Diretoria funo: dirige, representa os interesses da categoria).

- Receita do Sindicato: h varias! As 4 principais so: Contribuio sindical (arts. 578 e ss da CLT) imposta por lei para toda categoria, independente de ser ou no associado ao sindicato Valor da contribuio sindical dos empregados: corresponde a um dia de trabalho por ano e paga no ms de maro. Ex.: Desconta do salario do empregado e repassa para o sindicato. Contribuio Confederativa: (art. 8, inc. IV) independente da contribuio prevista em lei (a sindical) a Assembleia Geral do sindicato pode criar outra Contribuio. O valor o que eles estabeleceram na Assembleia. Ela possvel, pois permitida at pela CF. Contribuio assistencial: criada em conveno coletiva ou acordo coletivo e tem a finalidade de custear a negociao coletiva. A Contribuio confederativa e assistencial s so obrigatrias para os associados (Sum. 666 STF e Sum. x TST). O empregado que

no associado deve manifestar sua contrariedade no pagamento. O pagamento no o faz associado. Mensalidade dos scios: s paga quem associado (scio)

Estrutura sindical confederativa: Confederaes Federaes Sindicatos

As Federaes so constitudas por sindicatos, no mnimo cinco, da mesma categoria dentro da base territorial. Existem, excepcionalmente, federaes interestaduais. Se as Federaes so constitudas por sindicatos, as Confederaes por sua vez so constitudas por federaes (no mnimo trs) da mesma categoria. A base territorial da Confederao nacional, por isso sua sede em Braslia. Legitimidade para negociar do sindicato. Na inexistncia de sindicato, a legitimidade passa a ser da Federao e da inexistncia da Federao passa a ser da Confederao. Existe outras entidades que so as Centrais sindicais que so constitudas por seus associados que so sindicatos dos trabalhadores de diferentes categoria, Federao e Confederaes dos trabalhadores de diferentes categorias, e associaes de trabalhadores. As Centrais so s dos trabalhadores, no existe central sindical patronal. Ex: CGT. Cada uma das Centrais sindicais apresenta uma proposta diferente. As centrais sindicais no tem personalidade jurdica sindical, ou seja, no tem legitimidade para atuar como entidade sindical. Por que? Organizao Sindical: Princpios (artigo 8 da CF): - Liberdade sindical art. 8, I e V, CF a lei no pode exigira autorizao do Estado para a criao de um sindicato, e o Estado no pode interferir no funcionamento e

organizao do sindicato (no o Estado que vai autorizar o no, mas sim vai depender dos interessados) Obs. O Estado no pode extinguir um sindicato, mas o judicirio sim. Liberdade sindical individual: inciso V. Ningum obrigado a se associar ao sindicato - Principio da unicidade sindical art. 8, inciso II, CF :s pode existir um nico sindicato da mesma categoria na mesma base territorial. No brasil no h pluralidade sindical, mas sim unicidade sindical. Critrios para ser criado: se for criado por categoria. Ento no valido sindicato criado por empresa, por estatura (altura). Le e Estatuto: regula o sindicato, no Brasil Duas principais Convenes Internacionais da OIT: 98 e 87. .... inclusive para a pluralidade sindical. O Brasil ratificou a 98 mas no a 87,porque ela desrespeita a CF. Da mesma forma que as Centrais Sindicais no so permitidas porque desrespeitam o principio da unicidade sindical. Acordo coletivo ... Legitimidade da negociao coletiva: sindicato. Competncia para julgar dissidio coletivo: TRT, por enquanto Sentena proferida no dissidio coletivo: Sentena normativa efeito erga omnes Requisito necessrio: negociao coletiva (art.616). Se tem norma em vigor, o dissidio deve ser instaurado 60 dias antes dessa norma terminar o vigor (3, 616)

...

Greve DIREITO do trabalhador: art. 9 CF. Por outro lado a CF dispe a necessidade de uma Lei para regulamentar o exerccio do direito de greve: lei 7.783/89.

Quem decide deflagrar a greve so os prprios trabalhadores. Servidores pblicos: permitem-se greves apenas para servidores pblicos civis, e probe-se para servidores pblicos militares.

... enquanto no houver lei especifica, deve ser usada nhoque for compatvel a Lei 7783/89.

...

No pode haver greve surpresa. Precisa de um aviso prvio de 48 ou 72 horas Ningum pode ser dispensado por causa de ter participado da greve.

Das könnte Ihnen auch gefallen