Sie sind auf Seite 1von 8

ARTIGO / ARTICLE

A viso do colostomizado sobre o uso da bolsa de colostomia*


The perception of colostomized patients on the use of the colostomy bag

Helena Megumi Sonobe,1 Elizabeth Barichello2 e Mrcia Maria Fonto Zago3

Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar a viso do colostomizado sobre o uso da bolsa de colostomia. Trata-se de um estudo exploratrio seguindo a metodologia qualitativa. Os dados foram coletados com 10 pacientes colostomizados/ileostomizados por meio de entrevistas semi-estruturadas. A anlise destes dados resultou em duas categorias analticas: reconhecimento das limitaes e mudanas ocorridas e as possibilidades aps o uso da bolsa de colostomia. O tema desenvolvido neste presente trabalho foi: "A volta vida com o uso da bolsa de colostomia", com o qual discutimos o processo vivido pelos colostomizados frente s vrias situaes e necessidades que surgem aps a colostomia. O paciente necessita de um tempo interno para viver o seu momento de luto, relacionados com a mutilao e perdas sofridas. Palavras-chave: colostomia; pacientes; cuidados de enfermagem; imagem corporal; autoimagem; adaptao psicolgica; ajustamento social.

Abstract
This study aims at identifying the perceptive of colostomized patients on the use of the colostomy bag. It is an exploratory study based on the qualitative methodology. Data were collected from 10 colostomized/ileostomized patients by means of semi-structured interviews. Data analysis resulted in two analytical categories: recognition of the limitations and changes that had occurred and possibilities after the use of the colostomy bag. The theme developed in this investigation was: "The return to life with the use of the colostomy bag", through which we addressed the process experienced by colostomized patients in face of various situations and needs occurring after the colostomy. The patient needs some time in order to experience bereavement related to the mutilation and loss he has undergone. Key words: colostomy; patients; nursing care; body image; self concept; psychological adaptation; social adjustment.

*Trabalho apresentado no XV Congresso Brasileiro de Cancerologia, Salvador-BA, novembro/2000. 1 Enfermeira Estomaterapeuta e Doutora em Enfermagem pela EERP-USP. 2 Enfermeira. Mestranda da EERP-USP. 3 Enfermeira. Professora Associada da EERP-USP. Enviar correspondncia para M.M.F.Z. Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto, Universidade de So Paulo, Av. Bandeirantes 3900; 14090-902 Ribeiro Preto, SP - Brasil. Recebido em julho 2001.

Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3): 341-348

341

Sonobe HM, et al

INTRODUO
As patologias do trato gastrointestinal levam muitas vezes realizao de uma cirurgia radical resultando em uma ostomia (colostomia/ileostomia) de carter temporrio ou mesmo definitivo. Essa situao traz tona uma srie de aspectos importantes que devero fazer parte do planejamento da assistncia de enfermagem. O paciente submetido a esse tipo de procedimento agressivo, que altera a sua fisiologia gastro-intestinal, auto-estima, imagem corporal, alm de outras modificaes em sua vida devido presena de colostomia/ileostomia, tem constitudo um desafio para o cuidado pelo enfermeiro. O planejamento da assistncia ao colostomizado/ileostomizado no requer somente cuidados fsicos ou ensinar-se ao paciente os cuidados de higiene e troca de bolsas de colostomia. necessrio um planejamento da assistncia ao longo do perodo perioperatrio com vistas ao ensino pr-operatrio, demarcao de estoma, preparo fsico pr-operatrio propriamente dito, integrao das intervenes com a equipe do bloco cirrgico (centro cirrgico e centro de recuperao). Requer ainda a retomada do ensino pr-operatrio para o autocuidado, envolvendo paciente/famlia, visando reabilitao e ao encaminhamento ao Programa de Ostomizados, que mantido pelo servio pblico, para aquisio dos dispositivos e seguimento ambulatorial. Essa complexidade da assistncia de enfermagem a ser prestada ao colostomizado nos remete necessidade de compreender as modificaes que ocorrem em sua vida e como ele vivencia todo esse processo, para maior aprofundamento e intervenes mais coerentes na nossa prtica clnica. Portanto, temos por objetivo neste trabalho identificar a viso do colostomizado sobre o uso da bolsa de colostomia.

A COLOSTOMIA E SUAS CONSEQNCIAS


A colostomia/ileostomia uma derivao intestinal feita cirurgicamente na poro do
342 Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3): 341-348

intestino grosso e intestino delgado respectivamente, com fixao da ala no abdmen. Sua indicao ocorre na maioria dos pacientes atendidos pela especialidade de Colo-Proctologia em conseqncia de patologias crnicas como doena de Chagas, doena de Chron, cncer, dentre outras. O paciente colostomizado, ao se deparar com o estoma no ps-operatrio, passa a lidar com esta nova realidade, quando so suscitados vrios sentimentos, reaes e comportamentos, diferentes e individuais. Os aspectos psicossociais certamente determinam o grau de suas respostas situao de doena e busca de ajuda ou negao desta situao. Isto est intrinsecamente aliada ao significado que o indivduo atribui a sua doena.1,2 O impacto da presena da ostomia determina uma alterao da imagem corporal, e ocorrem diversas reaes a sua nova realidade, dependendo das caractersticas individuais e dos suportes sociais encontrados por ele, alm da percepo da perda vivida pelo paciente.3 Os aspectos emocionais do paciente ostomizado por cncer foram ressaltados por Wanderbrook,4 que define os dois impactos enfrentados pelo paciente: a doena e a ostomia. Essa situao implica em sofrimento, dor, deteriorao do corpo ou da vida, incertezas quanto ao futuro, mitos relacionados a ele, medo da rejeio social, etc. A experincia do colostomizado vai se transformando ao longo do tempo. Logo nos primeiros dias de ps-operatrio, este no consegue nem mesmo olhar para o estoma ou elaborar seus sentimentos ou reaes para esta realidade. Com o decorrer do tempo, dependendo da evoluo da sua doena e as possibilidades de adaptao encontradas, o colostomizado desenvolve estratgias de enfrentamento com as quais passa a lidar com os problemas ou modificaes cotidianas ocorridas em funo da ostomia. Assim, a pessoa necessita de um tempo pessoal para refletir e adaptar-se sua condio de ostomizado, que pode levar dias, semanas ou meses. 4 Mesmo quando os pacientes relatam situaes de boa adaptao em relao ao uso das bolsas de colostomia, estes so

Viso do colostomizado sobre uso da bosla de colostomia

continuamente desafiados pela possibilidade de ocorrncia de complicaes ou mesmo da recidiva da prpria doena. Isto implica que a presena da ostomia passa a ter um significado secundrio e perpassa por um discurso que nos d a idia aparente de aceitao. Devemos considerar que o cuidado envolve o relacionamento interpessoal, constitudo de atitudes humanas, que no podem ser previsveis ou preestabelecidas como uma funo essencialmente tcnica e so influenciadas por fatores inerentes aos indivduos envolvidos. Desse modo, os elementos fornecidos a respeito do cuidado sob a tica de quem o recebe, de suma importncia no planejamento e implementao da assistncia de enfermagem.5 Considerando essas idias, percebemos a necessidade de maior investimento pelo enfermeiro, no somente em conhecimentos tcnicos e tericos, mas um maior empenho em aprofundar a sua compreenso sobre a experincia do colostomizado. O desafio do enfermeiro conseguir traduzir essa experincia para o planejamento da assistncia de enfermagem, que impliquem em intervenes que realmente possam atender s verdadeiras necessidades do paciente.

validadas pelos prprios respondentes. A coleta de dados ocorreu nos meses de julho a agosto de 2000. Os dados obtidos foram digitados e organizados. A anlise de dados foi realizada com a leitura exaustiva com codificao e obteno de categorias de interpretao sobre o uso da bolsa de colostomia, sob a tica do paciente.

AS CATEGORIAS DE ANLISE

CARACTERSTICAS DOS SUJEITOS


Foram entrevistados 10 pacientes ostomizados, cujas idades variaram entre 37 e 65 anos; destes, 6 eram do sexo feminino e 4 do sexo masculino. Apresentavam como diagnstico mdico: Neoplasia de Reto (6), Megaclon Chagsico (2) e Doena de Chron (2). Destes pacientes, 6 apresentavam colostomia e 4 ileostomia. Em relao temporalidade da condio de ostomizado, 6 eram de carter definitivo e 4 temporrio.

AS CATEGORIAS ANALTICAS
Na anlise de dados emergiram as categorias empricas ou cdigos: "uso da bolsa de colostomia"; "relacionamento com as pessoas"; "alterao na autopercepo (auto-estima e imagem corporal)"; "realizao do autocuidado" e "status funcional". Estas resultaram em duas categorias analticas: "reconhecimento das limitaes e mudanas ocorridas" e "as possibilidades aps o uso da bolsa de colostomia".

METODOLOGIA
O estudo foi realizado seguindo a metodologia qualitativa,6,7 conforme exposto a seguir. O campo utilizado para esta pesquisa foi o Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto - USP. O projeto de pesquisa foi submetido apreciao do Comit de tica em Pesquisa do referido hospital, recebendo aprovao para a sua realizao. Os 10 sujeitos da pesquisa foram pacientes internados na especialidade cirrgica- Colo- Proctologia, portadores de colostomias/ileostomias, que concordaram em participar do estudo, assinando o termo de consentimento ps-informao. Foram realizadas entrevistas semiestrutradas com a pergunta norteadora: "Para o Sr(a) o que ter que usar a bolsinha?" Os relatos foram redigidos pelas pesquisadoras e

RECONHECIMENTO DAS LIMITAES E MUDANAS OCORRIDAS


A presena da colostomia no perodo psoperatrio faz com que o paciente tenha que se deparar com a sua nova condio. Modificaes fisiolgicas gastro-intestinais, cuidados com a bolsa de colostomia, surgimento de sentimentos conflituosos, preocupaes e dificuldades para lidar com esta nova situao levam os colostomizados a visualizarem as suas limitaes e as mudanas ocorridas no seu dia-a-dia. O aspecto mais enfatizado pelos colostomizados est relacionado ao uso da bolsa de colostomia. Isto percebido como
Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3): 341-348

343

Sonobe HM, et al

uma experincia de sofrimento, que traduz os diferentes aspectos psicossociais e culturais envolvidos nesse processo. Os relatos a seguir demonstram estas experincias: ... coisa que eu no esperava... esse negcio... humilhante... constrangido... ... uma coisa dessa... no comeo achei difcil...perturbava para dormir... Logo que fiz a cirurgia eu me sentia deprimida porque achei que fiquei diferente, sem jeito, constrangida no meio dos outros, tinha hora que ficava perguntando por que comigo, cheguei at a chorar muito no comeo com a minha cunhada. Pensava que tomando remdio eu ia sarar e isso no aconteceu... Outro aspecto que chama ateno a referncia da colostomia ou da bolsa de colostomia por meio de palavras substitutivas, o que nos parece uma tentativa de minimizar ou distanciar a sua condio de ostomizado ou do seu sofrimento. A palavra estoma, resultado de uma cirurgia mutilante, leva a uma transformao pessoal, apesar de manter a sua nova condio encoberta sob as roupas, rompe com os seus esquemas anteriores e fazem o paciente sentir-se diferente dos outros indivduos de seu grupo. A adaptao condio de portador do estoma e da bolsa coletora um processo longo e contnuo e est relacionada doena de base, ao grau de incapacidade, dos valores e o tipo de personalidade individual. Identificam-se como estratgias de enfrentamento passivas utilizadas pelos colostomizados a resignao, revolta, encobrimento e isolamento social.8 Por outro lado, h colostomizados que associam o uso da bolsa de colostomia como soluo do seu problema de sade: ... a bolsinha foi melhor para mim, no vou sofrer mais... devagar a gente vai adaptando, voltando aos poucos, com pacincia a gente acaba vencendo. ... vai ajudar a melhorar... Acho que assim vai ser melhor... pra mim acho que a bolsa no vai atrapalhar pra fazer as coisas... conheo uma mulher que usa h quinze anos e ela faz de tudo... acho que no vou ter dificuldade. Acho que eu mesma vou conseguir cuidar da bolsinha. Estes relatos trazem a experincia de ser colostomizado associada percepo de resoluo da doena, minimizao do sofrimento, demonstrando adaptao
344 Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3): 341-348

favorvel a sua condio e tendo otimismo sobre o seu estado de recuperao. As limitaes e as mudanas ocorridas so evidenciadas pelos relatos de alterao na autopercepo: A gente no mais aquela pessoa de antes... ... diferente do que era antes... no sou mais o mesmo... Mudar sempre muda... A gente no normal porque agora mudou o lugar, diferente do que era antes Me senti um lixo... no sabia o que tava acontecendo... a percebi que as pessoas deixaram de me procurar... Estes dados delimitam a vida do colostomizado em antes e depois da colostomia, como se houvesse uma linha divisria. A sua referncia passa a ser a sua nova condio centralizando e determinando todos os aspectos da sua vida, utilizando o perodo anterior para pontuar as suas perdas ou modificaes. Percebemos que alguns colostomizados ainda no conseguem elaborar exatamente o significado dessas mudanas e limitaes ocorridas provavelmente por ser uma condio muito recente. A ltima fala traz tona a questo do sentimento de inconformismo gerado pela sua situao de perda como algo insupervel, mesmo ao longo do tempo. Por outro lado, todos so unnimes em relatar o incmodo causado quando h eliminao de gases, vazamentos e odor de fezes exalado pela bolsa de colostomia. Isto representa sem dvida alguma, um grande desafio, pois alternativas devero ser encontradas para minimizar a ocorrncia de situaes desagradveis. Esse aspecto envolve no somente aperfeioamento dos dispositivos oferecidos no mercado, mas tambm o aprofundamento e implementao da assistncia de enfermagem, assegurando a qualidade de vida do colostomizado. Isto pode ser percebido pela seguinte afirmao: Quando percebi depois da cirurgia eu tava com as duas bolsinhas. No sabia o que estava acontecendo... Ningum me ensinou como cuidar da bolsinha. Neste relato fica evidente a necessidade e a importncia de um atendimento especializado que possa dar suporte profissional aos colostomizados. Este dever ser contnuo, acompanhando a evoluo do

Viso do colostomizado sobre uso da bosla de colostomia

paciente. Somente o ensino pr-operatrio no garantir uma melhor assistncia e sim o planejamento da assistncia durante todo o perioperatrio, pois o paciente poder ter algumas dificuldades ao longo deste processo: Esvaziar a bolsinha j consigo fazer, apesar de voc ter explicado como trocar, no tenho muita segurana ainda... acho que vou me acostumando aos poucos... tem a minha irm que estudada que vai me ajudar, ela entende melhor as coisas... Nesta fase, o colostomizado mostra-se inseguro e muitas vezes acredita que para realizar o autocuidado tenha que ter maior educao formal. O incmodo fsico relatado interfere no relacionamento interpessoal, pois alguns colostomizados adotam uma postura de distanciamento e isolamento social. Reconhecem que esta mudana imposta por eles e que as outras pessoas, na sua maioria, no modificaram o comportamento devido presena da colostomia. Isto pode ser percebido abaixo: ... no mudaram o jeito de me tratar... eu me afastei dos outros... ... eu no vou na casa dos meus colegas, passo na rua cumprimento e s... deixei de sair de casa... Tinha namorada quando comecei a usar a bolsinha, mas parei antes dela perceber que eu usava, seno ela ia me largar. Encontramos algumas referncias de situaes de rejeio ou de modificao do comportamento das outras pessoas em relao ao colostomizado, como se segue: ... elas pensavam que iam pegar a doena ou que eu fosse passar mal... at mesmo alguns parentes deixaram de freqentar a minha casa. Meus sobrinhos ficaram assombrados, tem um de dois anos que corre de mim... Essas afirmaes revelam o agravamento da viso pessimista de si aps a colostomia, reforando a necessidade de manter distanciamento de outras pessoas para evitar ou minimizar sentimentos de rejeio e constrangimento. Uma outra mudana ocorrida foi a necessidade de realizao do autocuidado. Todos mostram uma disposio favorvel para o autocuidado. Essa atitude reflete o resultado alcanado pela sistematizao do cuidado com o colostomizado, adotado na unidade de

internao. Esta sistematizao inclui ensino pr-operatrio, demarcao de estoma, ensino do autocuidado para paciente/famlia e encaminhamento ao Programa de Ostomizados. A disponibilidade para o autocuidado remete-nos a idia de que todos fazem questo de realiz-lo, pois representa a possibilidade de independncia concreta, que ainda so capazes de fazer algo por si: Eu mesmo esvazio, troco, vou buscar as bolsas no Programa... "Cuido da minha bolsa, troco, fao tudo sozinha..." O uso da palavra "tudo" pode dar a falsa idia que o paciente independente em todos os aspectos de sua vida, porm, o significado limitado somente aos cuidados com a colostomia.

AS POSSIBILIDADES APS O USO DA BOLSA DE COLOSTOMIA


O aspecto que emergiu com maior relevncia o status funcional, em trs formas distintas. Uma paciente refere: "fao todo servio de casa, vou no mercado com o meu marido", demonstrando a manuteno da capacidade de realizao das suas atividades como dona de casa e que aparentemente no houve mudana em relao ao perodo anterior cirurgia. Por outro lado, h falas contrrias: no tem como mais trabalhar... ... no posso ir atrs de um trabalho... no vo me aceitar... no passo no exame mdico... se quem tem sade inteira j no consegue... imagina eu ento... Estes contedos indicam os limites ou a perda da capacidade para o trabalho, definido pelo prprio colostomizado, que se classifica como algum que est margem da possibilidade de ser til sociedade. Muitos colostomizados, devido ocorrncia de complicaes ou por estarem no perodo de transcurso do tratamento, no emitiram nenhuma idia em relao ao seu status funcional, pois este no representava uma dimenso que fizesse parte das suas preocupaes no momento. As possibilidades funcionais aps o uso
Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3): 341-348

345

Sonobe HM, et al

da bolsa de colostomia esto associadas determinao das perspectivas do prprio paciente. Encontramos uma perspectiva pessimista em alguns relatos: O jeito de viver a vida mudou, a gente no tem como fazer mais. ... eu perdi o sentido da vida... entreguei na mo de Deus... alguma coisa vai ter que acontecer... eu acho que no vou melhorar mais... pus na cabea que pr mim no tem jeito mais... Neste momento, os colostomizados colocam a impossibilidade de atuarem ativamente na tomada de decises ou na resoluo de seus problemas. H uma postura de entrega desta responsabilidade a agentes externos como Deus, pelo desenrolar dos acontecimentos e da evoluo da sua recuperao. H uma conotao de dependncia, de estar a espera de uma resoluo dos seus problemas ou de direcionamento da sua vida em funo do poder de realizao externa, que foge do seu controle. Mesmo enfrentando a metstase da doena, um colostomizado consegue vislumbrar uma expectativa otimista da sua situao: ... a bolsa nunca foi problema para mim, pelo contrrio, resolveu a dor e os outros problemas que eu tinha naquela poca... acho que o mais difcil a dor que eu t sentindo agora (est com recidiva pulmonar e na coluna lombar)... mas tenho certeza que aqui eu vou melhorar. Outra questo importante que nos chama ateno a dor oncolgica: ... h uns vinte dias comecei a sentir dor nas pernas e apareceu uma bola aqui nas minhas costas. A, eu comecei a sentir dor que no passava com nada... tenho que ficar de repouso para no piorar a minha dor... ter dor ruim, a gente no consegue fazer nada, pensar, comer, dormir, a gente no tem sossego. Esta uma das grandes dificuldades que o paciente colostomizado por cncer enfrenta e que requer cuidados especficos e avaliao contnua pelos enfermeiros. A perspectiva otimista do colostomizado tambm est baseado no suporte encontrado na sua famlia, como se segue: Depois de tudo o que passei, comecei a pensar
346 Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3): 341-348

diferente por causa do meu filho... Ele sempre me diz: no desista de viver. Eu tenho que cair na real, trabalhar, ir luta. Meu filho me d fora... Comecei a me arrumar e cheguei at mesmo a pensar que um dia posso voltar a ter um outro companheiro... quem sabe... deixa a bolsinha... eu tenho mais que viver. O apoio e o estmulo dados pelas pessoas significativas podem ajudar o paciente a superar os seus sentimentos de perda, negao, revolta e falta de esperana. Eles se apegam a esse apoio para modificar e superar as suas limitaes.

TEMA: "A VOLTA VIDA COM O USO DA BOLSA


DE COLOSTOMIA" As duas categorias apresentadas anteriormente, reconhecimento das limitaes e mudanas ocorridas, e as possibilidades aps o uso da bolsa de colostomia, foram integradas no tema: a volta vida com o uso da bolsa de colostomia. Aps a cirurgia que resulta em colostomia, quando o paciente comea a se recuperar, ele se defronta com as modificaes fisiolgicas e a necessidade de adaptaes para a sua nova condio. Nesse momento, o colostomizado pensa em como reiniciar a sua vida, ou seja, incorporar suas preocupaes relacionadas s questes mais prticas para sua vida, como possibilidades de realizar o autocuidado e de manter as suas atividades sociais, interpessoais, laborativas e de lazer anteriores cirurgia; aquisio dos dispositivos, seguimento mdico a ser feito e saber lidar com as dificuldades que possam aparecer ao longo do perodo de adaptao. Para que o colostomizado possa definir qual caminho seguir ou mesmo a quem recorrer, este necessita de uma rede de apoio ou suporte social, que permita encaminh-lo para a resoluo dos seus problemas. A rede de apoio ou de suporte social definida como uma transao interpessoal que envolve a expresso ou endosso das crenas e valores das pessoas e manuteno de ajuda e assistncia.9 Assim, o colostomizado necessita de diferentes tipos de suporte social, como a famlia, os profissionais de sade e a prpria estrutura de atendimento destinado a ele. Isto influenciar a sua viso de ser colostomizado:

Viso do colostomizado sobre uso da bosla de colostomia

Comecei a pensar diferente por causa do meu filho que tem me incentivado bastante... me disse que estou fazendo muita falta em casa... Neste exemplo percebemos a influncia decisiva do apoio e estmulo dados pelas pessoas significativas (filho) para direcionar e superar os seus sentimentos de perdas e ao mesmo tempo conseguir acreditar numa perspectiva melhor para a sua vida. Em relao ao suporte encontrado nos profissionais de sade, temos o contedo abaixo: Aqui no hospital, todos tratam a gente de um jeito, que d um conforto, carinho e s isso j alivia bastante aquilo que a gente t passando. A relao de confiana estabelecida entre os profissionais e os pacientes passa a ter uma conotao para o colostomizado de que o tratamento especial. Outro fator decisivo relacionado ao suporte social encontrado pelo colostomizado a estrutura de atendimento destinado a ele. A existncia de Programas de Ostomizados no assegura a eficcia da assistncia especializada. Reconhecemos que muitos desses programas tm como atividade apenas a distribuio de dispositivos, descaracterizando a sua proposta inicial. necessrio a atuao de profissionais que possam atender s necessidades dos colostomizados. Alm disso, indispensvel a integrao dos diferentes nveis de atendimento sade. Os objetivos devero ser definidos e delimitados segundo a complexidade de intervenes envolvida, porm com atuao conjunta dos profissionais destas esferas, permitindo a adequao de aes ao momento vivido pelo colostomizado. O perodo inicial de adaptao depende do apoio, estmulo e reforo encontrado nas pessoas ou profissionais que fazem parte do suporte social oferecido a ele, e isso poder determinar a viso sobre a sua condio de colostomizado, influenciando-o na retomada de sua vida. Na retomada da sua vida aps a colostomia, o paciente se depara com as suas perdas: ...no tem como mais trabalhar... ... no posso ir atrs de um trabalho, no vo me aceitar... no passo no exame mdico... se quem tem sade inteira j no consegue, imagina eu ento!

... representou uma situao de perda no s fsica, mas interna... so situaes de perdas... e difcil aceitar, a gente na verdade no aceita! As perdas relatadas por estes pacientes esto relacionadas capacidade produtiva, com a alterao da imagem corporal e da autoestima. Esta situao agravada pela transformao do seu crculo de relaes interpessoais. Estas transformaes so irreversveis e ao longo do tempo alguns aspectos podero ser minimizados, porm, necessitaro de um processo de adaptao. Outro aspecto importante a possibilidade de retorno s suas atividades sociais, laborativas e de lazer anteriores cirurgia. Estas perspectivas dependem do suporte encontrado na famlia e na estrutura de atendimento profissional. O uso da bolsa de colostomia representa a mutilao sofrida e tem relao direta com a perda da sua capacidade produtiva. Muitas vezes, o paciente incorpora o estigma social, tendo dificuldades na sua prpria aceitao e no seu processo de adaptao. O paciente necessita de um tempo interno para viver o seu momento de luto, ou seja, rever os seus conceitos, contrapor as suas perdas e encontrar foras para aceitar e trabalhar as suas possibilidades aps a colostomia.

CONSIDERAES FINAIS
A viso que o colostomizado tem sobre o uso da bolsa de colostomia, num primeiro momento, aparenta ser algo fcil de dentificar e compreender. Porm, vrias questes relacionam os aspectos cotidianos e constituem desafios para a sua adaptao, na nova condio. O colostomizado necessita rever o seu momento de luto, de perdas, para encontrar foras para aceitar e trabalhar as suas perspectivas. A resoluo das dificuldades depende dos recursos internos do colostomizado e do suporte social fornecido pela sua famlia, pelos profissionais e pela estrutura de atendimento oferecido. Para tanto, a compreenso do universo vivido pelo colostomizado torna-se imprescindvel para a implementao da assistncia de enfermagem especializada.

Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3): 341-348

347

Sonobe HM, et al

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
5. 1. Silva ML, Gracia EGC, Farias FLR. A doena: aspectos psicossociais e culturais; manifestaes e significados para a equipe de sade. Enfoque 1990;18:31. 2. Silva R, Teixeira R. Aspectos psquicos sociais dos estomizados. In: Crema E, Silva R, organizadores. Estomas: uma abordagem interdisciplinar. Uberaba: Piruti; 1997. p. 193-204. 3. Shipes E. Psychosocial issues: the person with an ostomy. Nurs Clin North Am 1997; 22:291-302. 4. Wanderbroocke ACNS. Aspectos emocionais do paciente ostomizado por cncer: uma opo pela 6. 7.

8.

9.

vida. Cogitare Enferm 1998;3:66-70. Waldow VR. Cuidado humano: o resgate necessrio. Porto Alegre: Sagra Luzzato; 1998. Bodgan RC, Biklen SK. Investigao qualitativa em educao. Porto: Porto; 1984. Ldke M, Andr MEDA. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU; 1986. Petuco VM. A bolsa ou a morte: estratgias de enfrentamento utilizadas pelos ostomizados de Passo Fundo-RS. Rev Esc Enf USP 1999; 33:42-9. Wortman CB. Social support and the cancer patient: conceptual and methodological issues. Cancer 1984;15:2339-60.

348 Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3): 341-348

Das könnte Ihnen auch gefallen