Sie sind auf Seite 1von 8

Verbos regulares e irregulares

Cada verbo da lngua portuguesa possui sua conjugao, ou seja, cada verbo se flexiona utilizando as desinncias, que so os morfemas que, associados aos verbos, nos dizem em que tempo, pessoa, nmero e modo eles esto. Um verbo regular utiliza sempre os mesmos morfemas para indicar que est em determinada pessoa, nmero, tempo e modo, vejamos:

Verbos regulares da 1 conjugao:



Eu canto Tu cantas Ele canta Ns cantamos Vs Cantais Eles Cantam

Eu amo Tu amas Ele ama Ns amamos Vs amais Eles amam

Eu falo Tu falas Ele fala Ns falamos Vs falais Eles falam

Observemos que o radical se repete sem alteraes e que as desinncias tambm se repetem. Na primeira pessoa do plural (ns), no presente do indicativo, sempre utiliza-se o morfema amos. Vejamos o mesmo com verbos regulares da 2 conjugao:

Eu conheci Tu conheceste Ele conheceu Ns conhecemos Vs conhecestes Eles conheceram

Eu vivi Tu viveste Ele viveu Ns vivemos Vs vivestes Eles viveram

Eu comi Tu comeste Ele comeu Ns comemos Vs comestes Eles comeram

Da mesma maneira, observamos que no caso dos verbos regulares, repetem-se os radicais e so acrescentados sempre os mesmos morfemas para marcar as flexes do verbo. E os verbos irregulares, o que seriam? Fica fcil de deduzir, no verdade? So aqueles que no correspondem a esta regularidade mostrada acima, que sofrem alguns acidentes e que tem os seus morfemas modificados, de modo que no podemos estabelecer um paradigma entre eles, nem prever que forma as desinncias tomaro, pois vieram sendo modificadas ao longo do tempo, por conta da evoluo da nossa lngua. Vejamos alguns verbos irregulares listados por Rocha Lima em cada conjugao:
1 conjugao ESTAR

Nem todas as suas formas verbais so irregulares. O pretrito imperfeito do indicativo, por exemplo, regular (estava).
Estou, estaremos, estivemos, etc.

DAR Presente do indicativo: dou, ds, d, do. Pretrito perfeito: deste, deu, demos, dei, deram. VERBOS TERMINADOS EM EAR E IAR. Passear, Principiar, Mobiliar, Apiedar-se, Aguar, Desaguar, Enxaguar, Minguar, Magoar, Obviar, etc. 2 conjugao CABER Presente do indicativo: caibo. Pretrito perfeito: coube, coubeste, coube, coubemos, coubestes, couberam. CRER Presente do indicativo: creio, crs, cr, cremos, credes, crem. OUTROS: Dizer, Fazer, Ler, Perder, Poder, Querer, Saber, Trazer, Valer, Ver. 3 conjugao MEDIR, PEDIR, OUVIR

Apresentam irregularidade do radical na primeira pessoa do singular do presente do indicativo; no presente do subjuntivo; e nas pessoas do imperativo que so tiradas do presente do subjuntivo.
Presente do indicativo: peo, meo, ouo. IR, VIR Ambos apresentam violenta irregularidade. Presente do indicativo: vou, vais, venho, vens, ides, vindes. Pretrito imperfeito: ia, vinha, ias, vinhas, eis, vnheis. RIR Presente do indicativo: rio, ris, ri, rimos, rides, riem. Futuro do presente: rirei, rirs, rir, riremos, rireis, riro. VERBOS ANMALOS

So verbos que possuem mais de um radical, o caso dos verbos ser e ir. Eu fui, vou, irei Tu foste, vais, irs Ele foi, vai, ir Ns fomos, vamos, iremos Vs fostes, vades, ireis Eles foram, vo, iro Eu sou, fui, serei Tu s, foste, sers Ele , foi, ser Ns somos, fomos, seremos Vs sedes, fostes, sereis Eles so, foram, sero

VERBOS DEFECTIVOS
So verbos que no tm conjugao completa. Por algum motivo especfico, ou mesmo pelo simples desuso de alguns tempos, modos ou pessoas, no aparece uma ou mais das formas conjugadas. Vejamos alguns exemplos: CHOVER, NEVAR, TROVEJAR por serem impessoais, no aparecem na primeira pessoa: trovejo, nevo, chovemos. ABOLIR, FALIR no apresentam a primeira pessoa do singular do presente do indicativo. No h nenhum motivo especfico, mas supe-se que pelo fato de o primeiro causar um som no muito agradvel (eufonia) e de o segundo coincidir com a mesma forma do verbo falar.

Exerccios

1) Complete os espaos com os verbos no tempo e modo pedidos. a) Que eu saiba, ningum _______________________ o acontecido. (relatar pretrito perfeito do indicativo)

b) Nesse tempo, eu no ______________________ mais nele. (pensar pretrito imperfeito do indicativo) c) O barulho do trnsito no ______________ at aqui. (chegar futuro do presente) d) Sempre nos _______________ a sua presena. (faltar mais-que-perfeito do indicativo) e) Muitas vezes ________________ manter contato com eles, mas sempre _____________________. (tentar, falhar mais-que-perfeito do indicativo)

2) Leia com ateno o trecho abaixo e sublinhe todos os verbos. Conheci-a primeiro nos livros coloridos, com figuras de crianas que patinavam, de gorro e cachecol, e faziam bonecos do tamanho de barris, bonecos de neve que pareciam de acar, to redondos e brancos; e os meninos risonhos amassavam-na com as mos, abriam os braos para o cu que baixava em flocos. (Ceclia Meireles) Os verbos desse trecho esto no mesmo tempo e modo? Classifique-os.

3) Leia: a) Os estudiosos de Medicina afirmam que o homem pode viver cento e vinte anos, embora no possam provar isso. b) As grandes cidades tm frotas de veculos cada vez maiores, embora a poluio automotiva prejudique a sade ambiental e a do homem.

4) Flexione corretamente os verbos dos parnteses e indique em que modo eles foram empregados. a) __________________ mais devagar, seno nos ___________________ do grupo. (andar / perder) b) O dia _____________________ to quente que as crianas ___________________ banho de mangueira. (amanhecer / tomar) c) Talvez se eu _________________ mais alguns minutos no escritrio, as questes _____________________ mais rapidamente. (ficar / resolver-se) d) No __________________ uma resposta rpida, pois ele __________ muito ocupado. (esperar / ser) e) Enquanto eu __________________ no interior, vocs ____________ passar as frias na minha casa. (morar / poder)

5) Identifique as pessoas do discurso a que se referem as formas verbais destacadas. a) Quando acabei meus projetos, notei bem, todos estavam felicssimos, num desejo danado de fazer aquela loucura em que eu estourara. (Mrio de Andrade) b) Faz tempo ele apareceu com aquela histria de que a me tinha recebido alta do hospital e no tinha meios de levar a velha pra casa, cobravam uma taxa e mais isso e mais aquilo [...] (Adlia Prado)

c) As letras eram grandes, claro, para que decorssemos a sua forma. Mas no precisavam ser to grandes. Que eu me lembre, minha viso na poca era perfeita. (Luis Fernando Verissimo)

6) Passe os verbos no pretrito perfeito do indicativo para o pretrito mais-queperfeito do indicativo. a) A criana correu ao encontro do pai, morta de saudade. b) Braslia foi construda por trabalhadores de todos os cantos do pas. c) Fechamos a casa e guardamos com muita saudade todas as lembranas. d) Durante trinta dias, o velho tio esperou inutilmente a chegada de Paulo. e) Vesti o pijama e me acomodei no sof.

7) Complete adequadamente as lacunas com o particpio dos verbos dos parnteses. a) Os rus haviam _________________ os detalhes que poderiam incrimin-los. (omitir) b) A carta foi ________________ logo depois da meia-noite. (entregar) c) A maioria dos alunos j havia __________________ quando o fato aconteceu. (chegar) d) Quando os convidados chegaram, os ladres foram _______________ em flagrante. (pegar) e) Nunca dissemos que o acordo havia sido __________________. (aceitar)

8) Identifique e classifique os verbos do trecho em regulares ou irregulares. Na primeira esquina ele disse num repente que precisava ir embora, lembrou que ela s deveria abrir o papel s oito horas em ponto e que nesta precisa hora ele estaria com o pensamento concentrado nela, pensando s nela. Passou a mo no seu rosto macio, aproximou-se e devolveu o beijo na face, desaparecendo em meio ao fervilhar de gente. (Josu Guimares. tarde para saber.)

9) Classifique os verbos das frases em regulares, irregulares ou auxiliares. a) Vamos as luzes da cidade ao longe. b) Todos estavam esperando os resultados para o final do ms. c) Comi um prato enorme de macarro no almoo. d) De acordo com a programao, sairamos cedo no dia seguinte. e) Ele tem estado muito cansado ultimamente. f) No Natal, trouxeram todas as crianas das redondezas.

10) Presente Modo Indicativo. Exerccios para completar com verbos regulares e irregulares. O Joo O Joo (ser) um bom rapaz. Ele e a Maria (estudar) na minha escola. Eu (ser) meus colegas. (estudar) ingls. (comer) (trabalhar)? (estar) na casa dos

Ns (comer) na cantina da escola. Onde que vocs habitualmente? Eu Voc avs e ns Eu eles O Alberto Eu Eu Eu (conhecer) os seus pais. Onde que eles (estar) em casa aos Sbados? Os meus pais (estar) na piscina.

(ir) todos os dias visitar a minha av. Ns (ir) biblioteca. (pr) a mesa e o Francisco

(ir) visitar os padrinhos e

(fazer) a cama. (vir) de carro. (ler). (ter) filhos?

(vir) de autocarro para o trabalho e o Mrio (ler) livros, o Pedro

(ler) revistas e vocs no

(ter) dois filhos. E vocs, quantos filhos

(ter)? Voc

Presente do Indicativo Este modo indica que a aco referida pelo verbo real, uma certeza.

Verbos Regulares

1234-

Ns __________ (falar) Portugus. Tu __________ (gostar) de vender coisas que j no usas. Voc _________ (dividir) os cromos entre os amigos. Ele __________ (costumar) sair aos Sbados.

5678-

Eu _________ (comer) muitos doces. A Filipa ________ (guiar) muito bem. O Joo _________ (estuda) todos os dias, por isso _________ (perceber) a matria. Eles ________ (reler) com ateno o que escrevem.

Verbos Irregulares

1234567-

Ele _________ (ser) simptico e ns _______ (ser) amigos dele. Tu ________ (ter) de me explicar melhor a histria. Ns _______ (fazer) o melhor que ________ (saber). O Afonso ________ (ter) uns patins novos. Ele _______ (dizer) tudo o que _________ (pensar). Eles j ________ (ir-se) embora. Elas ________ (ter) que trabalhar mais.
Pretrito Perfeito do Indicativo Este tempo traduz uma aco acabada num momento preciso do passado

Verbos Regulares 12345678Eles __________ (comer) tudo. Tu __________ (partir) um copo. Ns _________(andar) dois quilmetros. Eu _________ (nascer) em Lisboa. Eles __________ (cumprir) o prometido. A Maria _________ (aparecer) ontem l em casa. Ns __________ (viver) muito bem no campo. Ns _________(proibir) que se fumasse na escola.

Verbos Irregulares 1- Ontem noite _________ (ir) ao cinema e ________ (estar) com amigos. 2- Tu________ (dizer) que no podias ir e ________ (fazer) bem porque o filme no _________ (ser) grande coisa. 3- Ns ________ (ouvir) o vosso recado quando ___________(chegar) a casa. 4- Os meus pais ____________ (dizer) que eu __________(fazer) bem. 5- Ns ___________ (ir) Feira Popular. 6- Ontem o Joo _______ (teve) positiva no teste de Lngua Portuguesa.
Pretrito Imperfeito do Indicativo Pode indicar uma aco repetida no passado, ou uma aco prolongada no passado.

Verbos Regulares e Irregulares

1- Quando eram pequenos __________ (cair) constantemente. 2- Quando tu _________ (ter) seis anos ______ (ser) muito irrequieto. Todos os dias _______ (ouvir) raspanetes e muitas vezes ________ (estar) de castigo mas _________ (dizer) que no te __________ (importar). 3- Ns __________ (fazer) de conta que _________ (estar) zangados mas ________ (ter) dificuldade em no rir.
Pretrito Mais-que-perfeito Este tempo representa uma aco anterior a outra tambm passada.

Verbos Regulares 1234Ele j ________ (partir) h mais de uma hora. Ns j ________ (fornecer) o material pedido. Eu _________ (escrever) tudo por isso no tive dvidas. O Antnio __________ (escolher) a pea de teatro e _________ (aceitar) em cheio.

Verbos Irregulares 1- Ns ________ (ser) os primeiros a entrar na sala de aula. Quando vos vimos chegar j __________ (ouvir) os cantores. 2- O Joo que nunca __________ (ir) quele tipo de espetculos, gostou imenso.
Futuro Simples do Indicativo Indica uma ao que se h-de realizar. Tambm pode indicar um sentimento de dvida.

Verbos Regulares 1- A minha irm _________ (escrever) muitas vezes. Eu _________ (partir) triste por vos deixar e ________ (andar) sempre com as vossas fotografias na carteira. 2- Na prxima semana, a Joana __________ (partir) para frias. 3- Eles __________ (partir) vrios desportos e __________ (nadar) muito. 4- Ns ___________ (precisar) de mais tempo para a organizar a festa. ___________ 8comear) j hoje. Verbos Irregulares 1- Eu ________(ter) o maior prazer em te ajudar. 2- Eles ________ (fazer) os possveis para no errar 3- O juiz no fim __________ (ouvir) as explicaes.

Das könnte Ihnen auch gefallen