Sie sind auf Seite 1von 2

Investir em Imveis: quais as alternativas?

Ao investir em imveis voc pode estar com um destes dois objetivos: realizao de um projeto de vida, um sonho, que a casa prpria. Deste objetivo alaremos numa pr!ima oportunidade. busca de retorno inanceiro que "aranta rentabilidade adequada. # sobre este tipo de investimento que estamos alando hoje.

$ investimento em imveis oi a %pre erncia nacional% de investidores conservadores brasileiros. &ssa %simpatia% se arrai"ou nos mais de '( anos de alta in lao, que vivemos at )**+, poca em que o imvel teve muita procura como investimento, pois seu retorno se mantinha acima da perda in lacion,ria. -m outro aspecto ressaltado pelo mar.etin" imobili,rio o de que o imvel a alternativa mais se"ura diante das incertezas pol/ticas e econ0micas 1onvm ressaltar que investir em imveis no to se"uro quanto se pensa. 2ualquer tipo de investimento possui riscos. 3estes 4ltimos )( anos, mercado imobili,rio so isticou5se, atualmente investir em imveis no se restrin"e a unidades /sicas 6comprar, vender , alu"ar7, criaram5se instrumentos inanceiros, os undos de investimentos. $ mercado tambm se democratizou, permitindo o acesso de pequenos investidores ou investimentos de pequenas quantias. -ma caracter/stica do mercado imobili,rio sua bai!a liquidez, isto , a di iculdade em sair do investimento, ou seja trans orma5lo em dinheiro na hora que precisarmos ou desejarmos.

8amos abordar al"umas das alternativas de investimentos em imveis e seus riscos. 9articipar do in/cio de uma incorporao e sair no au"e. $s investidores iniciais viabilizam o empreendimento e in/cio das obras. Apresenta potencial de "anho elevado, porm associado ao risco de insucesso do projeto. :nvestir para locao residencial: a rentabilidade mdia est, por volta de (,;< ao ms sobre o valor investido, pr!imo da 1aderneta de 9oupana. 3este caso os riscos principais so a inadimplncia dos inquilinos e o per/odo de desocupao quando da troca destes. =lats: >etor est, com e!cesso de o erta, os /ndices de ocupao esto bai!os. $ investimento oi depreciado. ?otis econ0micos: "randes "rupos internacionais esto investindo e criando parcerias com investidores com participao na venda ou locao do empreendimento. &ste modelo vem tendo sucesso no 9a/s e no e!terior. =undos imobili,rios: permitem o acesso de pequenos investidores, a partir de @A ).(((,(( em al"uns deles, tambm tem em carteira di erentes empreendimentos, que podem ser hospitais, prdios comerciais, shoppin"Bs, etc., acilitando a diversi icao de investimentos. $utro aspecto a se analisar nestes undos sua bai!a liquidez, mesmo para al"uns deles com cotas ne"ociada em bolsa de valores. =undos de Direitos 1reditrios 5 =:D1: a nova alternativa neste mercado. destinados a "randes investidores, so undos com ativos representados por receb/veis imobili,rios, ori"inados de inanciamentos ou contratos de locao. Cambm est, re"ulamentada a modalidade =:D159:9> que atuar, em projetos de interesse social e permitir, investimentos a partir de @A D.(((,((. 3estes undos o investidor dever, analisar com ateno as "arantias em relao a inadimplncia dos mutu,rios.

3o dei!e de acompanhar o retorno dos investimentos em imveis como uma modalidade de investimento, assim como az com outros ativos 6 undos, aEes, etc.7F lembre5se que no investimento em imveis h, ta!as e tributos espec/ icos como :CG:, correta"em, :9C-, etc.

Antes de investir neste mercado, procure um especialista que o oriente na an,lise do investimento.

Das könnte Ihnen auch gefallen