Sie sind auf Seite 1von 30

Eu te benzo, eu te livro, eu te curo: nas teias do ritual de benzeo.

ELEN CRISTINA DIAS DE MOURA

Resumo
Em diferentes regies do pas verificamos a efetiva participao de homens e mulheres envolvidos em prticas religiosas de bnos no oficiais. So os benzedores e as benzedeiras, pessoas portadoras de um poder especial, capazes de controlar as foras desencadeadoras de desequilbrios fsicos, emocionais e espirituais. Por meio de benzimentos, garantem o funcionamento da normalidade desejada, rompendo-se com o desequilbrio ameaador da existncia. Ao abordamos o ritual de benzeo, entendido como expresso do catolicismo e medicina populares, pretendemos contribuir para a compreenso das manifestaes da cultura popular num contexto contemporneo. Trata-se de um estudo sobre o povo e suas manifestaes, isto , de pessoas comuns que trazem nas experincias cotidianas um contexto de adaptao realidade vivida. Palavras-chave Benzedores, benzedeiras, cultura popular, catolicismo popular.

Abstract
By following the everyday routine of Catholic communities in cities of little and average size, we verify the men and women effective participation involved in religious practices of not official blessings. They are faith healers, people with a special power, able to control the forces able to cause physical, emotional and spiritual unbalances. By means of blessings, they guarantee the operation of the wished normality, breaking itself with the threatening unbalance of the existence. By talking about blessing ritual, we intend to contribute for the manifestations comprehension of the popular culture in a contemporary context. It is a research on the people and their manifestations, that is, of common people that bring in the everyday experiences an adaptation context to the lived reality. Keywords Faith healers, popular culture, popular catholicism.

Bento ou benzido?
340
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

busca pela cura de males, sejam fsicos ou espirituais, uma atitude comum entre muitos brasileiros. Por todos os cantos encontramos propagandas de remdios, tratamentos e receitas milagrosas. Em pleno sculo XXI, a crena em benzimentos, chs, garrafadas, simpatias, uso de objetos (patus, amuletos e talisms), entre outros, faz-se muito presente. O ser humano, apesar da avanada tecnologia, v-se vulnervel e recorre a tratamentos que se relacionam a uma concepo do corpo, da doena, da cura e da morte semelhantes s encontradas na mentalidade de homens e mulheres que viveram durante a Idade Mdia. Como bem coloca o historiador Duby (1998):
[...] Os homens e mulheres que viviam h mil anos so nossos ancestrais. Eles falavam mais ou menos a mesma linguagem que ns e suas concepes de mundo no estavam to distanciadas das nossas. H, portanto, analogias entre as duas pocas, mas existem, tambm, diferenas, e so elas que muito nos ensinam. (Duby, 1998, p. 13)

Para Duby (1998), o medo que aproxima os seres humanos atuais aos do perodo medieval. O medo do outro, das guerras, da misria, da fome, das epidemias, da morte e do alm ainda se configura na mentalidade moderna. O autor revela que as pessoas desse perodo temiam ser punidas por seus pecados e se valiam de preces, penitncias e amuletos para escapar danao no inferno. Mas, o medo do invisvel e do desconhecido parece ser algo ainda presente em nossa sociedade, o que explicaria a busca por curas milagrosas e a crena em certos rituais mgicos:
Pelo sucesso extraordinrio retomado, em nossa sociedade, por charlates que vendem toda sorte de amuletos para tentar vencer a adversidade, prever o futuro, defender-se contra as foras malficas. O sucesso dos que propem a cura das doenas do corpo ou da alma faz-me pensar que o medo do invisvel permanece profundamente arraigado. (Ibid.,1998, p.130)

possvel estabelecer, portanto, uma analogia entre as duas pocas; e a benzeo, um ritual que remonta s crenas e prticas mgicas da Idade Mdia e que persiste na atualidade, pode servir como um smbolo mediador entre essas duas pocas, revelando muito sobre estes dois mundos, to distantes temporalmente, mas to prximos em termos de crenas e concepes mgicas. Neste artigo pretendemos apresentar o ritual de benzeo, realizando a anlise etimolgica, a descrio das etapas e dos elementos constitutivos do ritual e o enquadramento conceitual. Iniciamos com a identificao do significado de alguns termos relacionados benzeo, tais como: benzer, benzimento e benzedura. De acordo com o Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento (1981), a 341
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

palavra bno deriva do verbo grego eulogeo, ou seja, falar bem de ou louvar. O termo encontra-se nas obras de antigos escritores trgicos, sendo composto pelo adjetivo eu (bem) e da raiz log (falar). Assim, temos o significado falar bem, ou o substantivo boa fala. Esse termo pode ser aplicado tanto forma - quando se valoriza o modo como a fala expressa -, quanto ao contedo, de onde se tem que eulogia significa louvor e glorificao. A bno uma palavra carregada de poder que comunica os bens de salvao e da vida. tambm uma orao de louvor em reconhecimento pelos bens recebidos. (Dicionrio Crtico de Teologia, 1981, p. 282) Derivada do termo bno, temos abenoar:
[...] O conceito de abenoar se pode ver nas ligaes etimolgicas entre o Heb. barak e a raiz ugartica brk e a palavra acadiana karbu. Basicamente, brak significa dotar com um poder benfico. Este significado abrange tanto o processo de dotar como a condio de ser dotado. (Ibid., 1981, p. 289)

A partir dessa definio, vemos que a palavra abenoar refere-se a uma ao benfica que um indivduo pode transmitir a outro, opondo-se ao ato de querer mal, ou seja, amaldioar. Esse justamente o significado a ser explorado no presente trabalho, uma vez que a bno transmitida pelo benzedor ou benzedeira est relacionada cura e bem estar daquele que recebe a bno, e no simples retrica de quem executa a ao. O princpio bsico por trs da benzeo a ideia de curar (mal fsico ou espiritual) por meio de da palavra, da orao, no qual o(a) benzedeiro(a) um(a) intermedirio(a) entre Deus, ou deuses, e aquele que se submete cura. Tal caracterstica pode ser verificada em diferentes culturas. Sendo a nossa cultura fortemente influenciada pela tradio judaico-crist, importante buscarmos o significado do termo bno na literatura bblica. Nas escrituras encontram-se referncias ao de dar a bno, documentando a institucionalizao deste ato:
[...] O Antigo e o Novo Testamento fornecem amplos dados para a compreenso da bno ora como agradecido louvor a Deus ora como revelao da benevolncia divina. A Escritura documenta o fenmeno da institucionalizao da bno. Tambm testemunha a tendncia de ligar a eficcia da bno aos atos oficiais daquelas pessoas cujo ofcio ou status as autoriza a agir em nome de Deus ou em Seu lugar ou ainda em nome do povo ou em seu lugar. (Ibid., p.3)

No Antigo Testamento, a bno assume papel de destaque, sobretudo nas narrativas que envolvem a ao dos patriarcas. Conforme se verifica no Dicionrio 342
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

Crtico de Teologia (2004), s no livro Gnesis, a bno aparece oitenta e oito vezes e, nos Salmos, oitenta e trs vezes. Em geral, o ato de abenoar aparece como sinnimo de poder, sendo que a frmula mais antiga Tu s abenoado (Gn 26:29). O objetivo transferir poder benfico, atrelado fertilidade, prosperidade, paz, segurana contra os inimigos, felicidade e bem-estar entre as pessoas, estendendo-se aos bens, como animais e campos. As palavras de bno so, em alguns casos, acompanhadas por atos, atribuindo um alto teor simblico a estes. Vejamos alguns exemplos. Na bno de Efraim e Manasses, Israel utiliza a imposio das mos:
[...] Mas Israel estendeu a mo direita e a colocou sobre a cabea de Efraim, que era mais moo, e a esquerda sobre a cabea de Manasses, cruzando as mos, embora Manasses fosse o primognito. Abenoou a Jos dizendo: O Deus cuja presena andaram meus pais, Abrao e Isaac, o Deus que foi meu pastor desde que existo at hoje; o anjo, que me livrou de todo mal, abenoe estes meninos. Que por meio deles seja recordado o meu nome e o nome dos meus pais, Abrao e Isaac, e que eles se tornem uma multido no meio da terra. (Gn 48:14-16)

Isaac abenoa Jac, por meio de um beijo:


Disse-lhe depois Isaac: aproxima-te, meu filho, e beija-me. Jac se aproximou e o beijou. Quando sentiu o perfume das vestes, abenoou-o dizendo: Eis o odor do meu filho: como o odor de um campo, que o Senhor abenoou. (Gn 27: 26-27)

Em vrias passagens, percebemos que as bnos, da mesma maneira que as maldies, podem ser transmitidas por qualquer indivduo, geralmente em ambiente familiar, no necessitando do aparato religioso de um templo ou de um local sagrado. Alm disso, conforme atesta Collins (1985), as bnos podem assumir duas modalidades: vindas diretamente de Deus ou de seres humanos que evocam, em nome de Deus, o poder de abenoar. No Novo Testamento encontram-se referncias bno por meio de imposio das mos entre os apstolos. Ao serem escolhidos os sete primeiros diconos, Estevo, Filipe, Prcoro, Niconor, Timon, Parenas e Nicolau, foram todos abenoados com o gesto tpico: Eles foram apresentados aos apstolos e, depois, de terem orado, impuseram-lhes as mos (Atos 6:6). Paulo, na segunda epstola a Timteo, ressalta: (...) eu te exorto a reavivar o dom de Deus que h em ti pela imposio das minhas mos. (Tim II 1:6) Tais imagens contidas nos relatos bblicos tiveram larga repercusso no meio popular, perpassando os sculos e se configurando ainda como tradio popular na benzeo. Cascudo (1985) lembra o antigo costume encontrado ainda em 343
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

comunidades mais tradicionais de se pedir a bno aos mais velhos, como forma de respeito aos pais, tios, avs, padrinhos e sacerdotes. Uma atitude que invoca alm do respeito, proteo, votos de felicidade, confiana e, sobretudo, solidariedade. Ao conceder a bno, invoca-se o bem quele que pede. Do latim bene-dicere, temos o bem-dizer, de onde deriva os termos populares bendio, benzeo, benzimento e benzedura. No Dicionrio do Folclore Brasileiro, organizado por Cascudo (2000), no encontramos os termos benzeo ou benzedor/benzedeira, mas sim, rezador. O autor equipara os termos rezador e benzedor, indicando a possibilidade de serem confundidos.
Indivduo com poder de proteger as pessoas contra as doenas e outros males pela reza. Usa gua benta, galhinhos de certas plantas, acende velas enquanto vai rezando, s vezes com expresses ou versos incompreensveis. Muitas vezes, o rezador benzedor e curandeiro, recomendando o uso de beberagem, emplastos, purgantes e chs. (Cascudo, 2000, p. 588)

Entretanto, ao longo de nosso estudo sobre benzeo em So Luiz do Paraitinga, percebemos que o rezador diferente de benzedor. Um rezador ou uma rezadeira so leigos responsveis pela organizao de oraes na comunidade como novenas e teros. Enquanto que benzedor ou benzedeira refere-se ao sujeito que cura por meio de oraes, simpatias e remdios naturais em sua prpria casa, sem cobrar por isso. Apesar de o termo benzeo se originar da palavra bno, no senso comum criou-se uma clara distino e oposio entre bento e benzido, bno e benzeo. No meio popular, emprega-se o termo benzido para se referir ao de membros leigos, os ditos benzedores ou benzedeiras. So profissionais independentes, sem ligao com uma instituio especfica, que atuam em comunidades onde seus servios so necessrios. Podem transitar tanto no meio urbano, quanto no rural e seus portadores so vistos como intermedirios entre as foras sobrenaturais e os homens. Neste sentido, o verbo benzer implica ao de dar a bno, abenoar, seja com uma imagem, com um gesto ou oraes. J o termo bento aproxima-se da ao de clrigos ou sacerdotes, em outros termos, de pessoas relacionadas ao institucional da Igreja. Esses usos diferenciados sugerem, desde j, uma separao entre os agentes leigos da benzeo e os sacerdotes da Igreja Catlica. Tal distino encontra-se evidente na fala de um dos padres entrevistados em So Luiz do Paraitinga, pequena cidade do Vale do Paraba, no Estado de So Paulo: Ah claro, o benzedor feiticeiro, e o padre a bno espiritual, quanta gente eu batizei. (P1, padre, entrevista, julho de 2008, So Luiz do Paraitinga). Para distinguirmos os elementos que se articulam na benzeo, propomos um esquema, no qual destacamos os agentes, suas aes e os que recebem os resultados. 344
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

Agente: benzedor(a) benzedeiro (a)

Ao: benzer benzeo benzeduras benzimentos

Benzido: o que se submete benzeo.

A benzeo, por estar relacionada cura de algum mal, aproxima-se do curandeirismo. No entanto, emprega-se o termo curandeiro quele que dotado de poderes sobrenaturais, receita remdios para variados tipos de doenas e lana mo de feitios para a soluo de alguns pedidos de seus clientes. Ao contrrio dos benzedores, que so capazes de desfazer um feitio, mas jamais de fazer um.

Benzer: nas teias do ritual


Benzer tirar o mal do corpo (DZ, 84 anos, benzedeira em So Luiz do Paraitinga, jul 2007)

A benzeo uma prtica popular de cura que utiliza uma linguagem especfica, tanto oral quanto gestual, com o objetivo de no apenas curar, mas libertar o paciente do mal que o aflige (Gomes & Pereira, 1989, 13). O benzedor ou a benzedeira portador(a) de um poder especial, que pode controlar as foras desencadeadoras de desequilbrios. Por meio de benzimentos atos mgico-religiosos -, garante o funcionamento da normalidade desejada, rompendo-se com o desequilbrio ameaador da existncia. Partindo-se dessa definio, entende-se que a benzeo trata no apenas de males fsicos, mas tambm espirituais. um saber calcado na experincia cotidiana direta, com sua prpria lgica, relacionada ao universo sciocultural no qual se inserem os sujeitos que a praticam. Como bem coloca Oliveira (1983), benzedores/benzedeiras podem ser considerados como cientistas populares, isto , sujeitos que combinam elementos msticos da religio e a magia aos conhecimentos da medicina popular. Falam em nome de uma religio e atuam no limiar entre esta e a medicina. Tratamos a benzeo como uma espcie de ofcio, uma vez que os princpios e as regras de funcionamento so de conhecimento restrito a um grupo de especialistas, isto , de profissionais da medicina popular. Entretanto, esclarecemos que no se deve eliminar o carter mgico que garante a eficcia do ritual, conforme verificamos na obra de Lvi-Strauss (2008). Na obra Pensamento Selvagem (1970), o autor 345
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

procurou demonstrar como a forma de pensar dos povos primitivos possui sua prpria lgica interna - no muito diferente do pensamento ocidental - sempre associada s experincias concretas, nas quais as sociedades procuram compreender e organizar suas relaes com o mundo. Nesse sentido, o autor inova no campo da antropologia, pois posiciona a magia ao lado da cincia, como uma forma de conhecimento independente e articulada, que busca elaborar explicaes da realidade posta, seguindo procedimentos semelhantes: observao, sistematizao e classificao. No aceitar a complexidade inerente ao pensamento mgico - presente no apenas em sociedades tribais, mas inclusive nas sociedades contemporneas significa o total desconhecimento de seu funcionamento, conforme aponta Guerriero (2003, p. 43). Os agentes da benzeo atuam livremente e, apesar de se apresentarem sempre em nome de uma religio, seus servios se aproximam magia, uma vez que, como magos, os (as) que praticam os benzimentos so vistos(as) como sujeitos detentores de um poder capaz de controlar ou manipular foras ocultas, visando soluo de problemas como: sade, emprego, proteo, amor entre outros (Ibid., pp.12-13). A prtica de benzedura um saber prtico e experiencial que no advm de uma especializao formal como no caso dos mdicos e farmacuticos. Entretanto, como todo procedimento de cura, a benzeo possui restries, pois nem todos os males podem ser curados por meio de benzimentos. H doenas graves ou incurveis que necessitam da interveno e acompanhamento mdicos, sobretudo nos dias atuais, quando o acesso ao tratamento mdico erudito tornou-se mais fcil e disseminado, inclusive no meio rural. Aceitando o aspecto mgico presente no ritual, relacionamos os agentes da benzeo com a definio de mago elaborado por Weber (2004); em outras palavras, o benzedor ou a benzedeira um indivduo dotado de dons pessoais, isto , de carisma e de poderes mgicos. Diferindo dos leigos, o mago atua contra os demnios, ou foras ameaadoras da existncia. Entre os agentes da benzeo no existe uma hierarquia de poder, muitas vezes eles mal se conhecem. Espalhados pelos bairros da cidade e no meio rural, cada qual possui seu campo de atuao. No esto filiados a nenhum tipo de entidade religiosa ou profissional, o que lhes garante maior liberdade para estabelecerem as formas de benzimentos e horrios, ou seja, criam uma rotina adequada ao seu cotidiano. Aqueles que recorrerem aos servios dos benzedores e benzedeiras possuem uma expectativa bem clara do que vo encontrar. Acreditam que tais agentes so capazes de fornecer-lhe uma explicao de cunho oculto para o mal que os aflige, alm de indicar-lhes tratamentos tradicionais envolvendo o manuseio de ervas, razes e simpatias. 346
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

Geralmente, considera-se a benzeo uma especialidade feminina1, pois na maioria dos casos executada por mulheres; no entanto, h muitos homens envolvidos em tal prtica, dado este que foi comprovado em nossa pesquisa de campo. Em So Luiz do Paraitinga, h cinqenta anos, eles eram a maioria, contrariando os resultados encontrados na bibliografia estudada, que apontam a mulher como a principal atuante neste campo de cura. Os benzedores e as benzedeiras no podem receber uma remunerao por sua ao. Baseando seu discurso na ideia de que deve-se dar de graa o que de graa se recebe, aceitam apenas agrados, tais como gneros alimentcios, tidos como gestos de gratido pelo bem que se fez. Aceitar pagamento renegar o dom que foi dado, ou seja, a graa divina. Este um dos elementos que os(as) diferenciam dos(as) feiticeiros(as), ou seja, aqueles que trabalham para o mal e cobram por isso. Conforme verificamos nas falas de alguns entrevistados. Ah, eu sou da linha dos anjos, no gosto de cobrar, uma caridade que a gente faz. (DR, benzedeira, entrevista, julho de 2008, So Luiz do Paraitinga). Eu fico com a convico de estar ajudando, no recebo nada em troca. Eles querem dar uma ajuda, eu recebo. Geralmente so ajudas para as aes, como compra vela benta que clareia a vida das pessoas. (SD, benzedor, entrevista, julho de 2008, So Luiz do Paraitinga). As doaes representam pequenas contribuies para o sustento dos agentes da benzeo, uma vez que vivem de suas prprias rendas. Acreditamos que a relao de troca entre os praticantes de benzeduras e seus clientes pode ser considerada um elemento do mundo rstico (rural) que permaneceu no ritual, uma vez que as trocas configuravam a forma de pagamento mais comum entre os membros das comunidades rurais. Na maior parte dos casos, realizam-se as benzeduras dentro de prpria casa, em um local determinado, onde h uma cadeira ou sof para os visitantes se sentarem. O visitante aproxima-se e faz um cumprimento, como sinal de respeito (senhor, dona, senhora). O benzedor ou a benzedeira ento o chama para entrar e sentar, demonstrando sinal de hospitalidade. Depois de acomodada, a pessoa solicita os servios e expe suas queixas. Os responsveis pelo ritual ouvem com ateno e, em alguns casos, relatam situaes semelhantes em que se obtiveram cura ou, simplesmente, preparam-se para iniciar o benzimento. O visitante assume nova postura e fecha os olhos em sinal de submisso (aceitao) ao benzedor ou benzedeira que, por sua vez, concentra-se para realizar o ritual. H uma mudana no timbre de voz e na expresso corporal, sinalizando o momento do sagrado. Em termos antropolgicos, podemos pensar que essas etapas constituem o teatro que confere a eficcia simblica do ritual, como sugere Lvi-Strauss (2008) em 347
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

seu estudo sobre os rituais de feitiaria. Nesse processo, passa-se de uma realidade vivida ao mito, do mundo exterior ao mundo interior, no qual aqueles que realizam os benzimentos assumem o papel de terapeutas que auxiliaro na cura do doente, uma vez que ambos acreditam na eficcia do ritual. Portanto, no h como duvidar da eficcia de certas prticas mgicas. Porm, ao mesmo tempo, percebe-se que a eficcia da magia implica a crena na magia, que se apresenta sob trs aspectos complementares: primeiro, a crena do feiticeiro na eficcia de suas tcnicas; depois, a do doente de que ele trata ou da vtima que ele persegue, no poder do prprio feiticeiro; e, por fim, a confiana e as exigncias da opinio coletiva, que formam continuamente uma espcie de campo de gravitao no interior do qual se situam as relaes entre feiticeiro e aqueles que ele enfeitia. (Lvi-Strauss, 2008, p. 182) Seguindo os passos de Lvi-Strauss (2008), Quintana (1999), prope um paralelismo entre a benzedura (como ritual xamnico) e a psicanlise, no que tange ao elemento sugesto. Por atenderem queles que necessitam de ajuda, sem exigir pagamento, os agentes da benzeo so cercados por laos de afetividade, mesclados aos de respeito e medo pelos membros da comunidade. Vistos como intermedirios entre os seres humanos e o divino, so tratados com admirao e discrio, o que contribui para a aceitao dos benzedores e benzedeiras no grupo em que esto inseridos .

Eu te benzo, eu te livro, eu te curo: o poder das oraes.


O benzimento uma splica, uma prece, um pedido pra Deus, pras divindades. (SD, 70 anos, benzedeiro em So Luiz do Paraitinga, julho de 2008)

A benzeo inclui a crena no poder mgico da palavra, uma vez que o benzedor ou benzedeira capaz de alterar uma realidade (em desordem) utilizando-se de oraes recitadas, sempre acompanhadas por gestos e objetos especficos. A crena no poder curativo da palavra, expressa por meio das oraes, encontra razes em diferentes tradies que se entrecruzaram nas terras brasileiras, nas quais a oralidade /era um dos principais elementos de manuteno da cultura. Tanto entre os povos amerndios quanto entre os africanos, podemos nos referir forte oralidade presente nos rituais mgicos de cura. At mesmo os portugueses, catlicos fervorosos, importaram para o Novo Mundo a crena no poder curativo da palavra. Assim sendo, fica mais fcil compreendermos o poder atribudo aos benzedores e s benzedeiras, que, por meio de oraes, restauram a sade do paciente.

348
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

As preces so quase inaudveis - soando como sussurros - e geralmente possuem um teor cristo, pois evocam o poder de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos Santos. O acesso e a compreenso das frmulas recitadas so restritos aos que herdaro a tradio. Entre os entrevistados, notamos um claro receio de se dizer as oraes fora de um contexto sagrado, portanto, tivemos que nos submeter ao ritual para termos acesso ao contedo. Ao longo da transcrio, percebemos que algumas palavras sofreram alteraes comuns da linguagem popular, limitando a compreenso do processo por parte dos que so alheios ao universo cultural do qual fazem parte os benzedores/benzedeiras e os membros da comunidade2.
Salve-Rainha, me de misericrdia. Vida e doura, esperana nossa. Deus te Salve! A vs gradamo, degredado filhos de Eva, a espirando, gemendo, chorando neste vale de lgrimas. Eia poia advogada nossa e vossos zio. Misericordioso a nos vorve esteiro mostrai Jesus. Bendito o fruto do vosso ventre (...). Virge Maria. Rogai por ns santssima me Deu, pra que sejamo livre das promessa de Cristo, para sempre. Amm. Creio em Deus pai, todo poderoso, criador do cu e da terra. Creio no Cristo (...) filho, nosso senhor que foi concebido pela graa. (...) Santa Maria virge. Padeceu sob o poder de Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepurtado. Desceu os inferno, terceiro dia ressuscitou. Subiu o cu. Est sentado a mo dereta de Deus pai todo poderoso, adonde vir julg o vivo e os morto. Creio no Esprito Santo. Santa Igreja Catlica, comunho dos santos, a remisso do pecado, surreio da carne, a vida eterna. Amm. (DZ, benzedeira, entrevista, dezembro de 2007, So Luiz do Paraitinga)

No caso acima, percebemos claramente as adaptaes populares feitas nas preces oficiais Salve-Rainha3 e Credo catlico4. Atentamos para o fato de que as adaptaes so comuns, no s entre os agentes da benzeo, mas, sobretudo, no universo popular. Gomes & Pereira (1989) colocam que tais adaptaes podem ser consideradas como uma estratgia cujo objetivo manter o segredo do ritual entre os iniciados. Essas oraes diferenciam-se das oficiais principalmente por se situarem no mbito do popular, no qual ocorrem adaptaes e junes de termos que, associados aos gestos e expresses corporais, compem o contexto especfico do ritual. Com o tempo, as palavras presentes nas frmulas se desvirtuam do significado original por meio da repetio oral, permanecendo em muitos casos apenas o elemento sonoro, que apesar de irreconhecvel, dotado de poder mgico, independentemente do sentido que tinham antes. Percebemos que a repetio de determinadas frases pode ser considerada uma estratgia de manuteno da memria, tpica de sociedades que se baseiam na oralidade, conforme afirma Lvi-Strauss (2008) ao analisar o ritual entre os cuna, na Amrica Central.

349
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

A restrio a algumas pessoas das frmulas recitadas o que diferencia a benzeo das simpatias, sendo as ltimas, frmulas mgicas que caram em uso popular. Diferentemente da benzedura, as simpatias so preventivas e no necessitam de um especialista para serem executadas, conforme aponta Arajo (1958):
Simpatia outra tcnica da medicina popular. As simpatias so conjuntos de atos e palavras com o qual se quer obter algo. Em geral a simpatia cura, protege e previne. um ritual protetivo, acompanhado de mmica e palavrrio especial. (...) As simpatias no precisam, como as benzeduras, ser executadas por uma pessoa especializada. No somente o Benzedor ou a Prtica (parteira) as fazem e ensinam. Qualquer pessoa leiga as pode executar. Est mesmo nisso uma diferena marcante entre Benzeduras e Simpatias, no fato de que as primeiras no podem ser feitas por leigos e o benzedor no as ensina, a no ser em dias especiais, para uma ou um iniciando. (Arajo, 1958, p. 68)

As oraes dos benzedores e das benzedeiras, recheadas de expresses prximas do cotidiano, estabelecem uma relao direta com os intermedirios entre Deus, ou deuses, e os humanos. Nelas so empregadas frases imperativas que pedem a cura, ao mesmo em que so citados os males a serem extirpados. Alm disso, observamos que a repetio de alguns versos parece funcionar como o mecanismo de mantras. Vejamos um exemplo:
Senhor, tenha misericrdia, o nome desta pessoa ... todo o mal que tiver no corpo desta moa em uma palavra: inveja, macumba, tristeza, infeco, inflamao, dores, problemas difceis de resolver, aborrecimento, nervoso, dificuldade, angustia, depresso. Senhor tenha misericrdia e cure essa moa. Todo o mal que tiver no corpo que suma daqui pra fora! Em nome de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo, Santssimo Sacramento e o Divino Esprito Santo, tenham misericrdia! (gesto com o tero e uma orao secreta). Senhor tenha misericrdia e cure essa moa! Todo o mal que tiver no corpo desta moa em uma palavra: inveja, macumba, tristeza, infeco, inflamao, dores, problemas difceis de resolver, aborrecimento, nervoso, dificuldade, angustia, depresso. Senhor tenha misericrdia e cure essa moa. Todo o mal que tiver no corpo que suma daqui pra fora! Em nome de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo, Santssimo Sacramento e o Divino Esprito Santo, tenham misericrdia! O sangue que vs derramou na cruz que seja o remdio e cure esta moa. Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Senhor abenoe esta moa, cure esta moa e crie esta moa. Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Amm. (DV, benzedeira, entrevista, julho de 2007, So Luiz do Paraitinga)

Oliveira (1992) ressalta que a linguagem popular presente nas oraes sustenta a especificidade e a autonomia dos agentes da benzeo na relao com a comunidade e outros agentes de cura. Mantendo o monoplio sobre esta forma de ritual, esses indivduos contribuem para a revitalizao da cultura popular. 350
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

A linguagem dos objetos


O ritual da benzeo rico em simbologia. Todos os elementos so partes constitutivas de um espetculo: o local aonde se benze, os objetos, as oraes e a expresso corporal. Benze-se no apenas com o poder da orao e os objetos sagrados, mas tambm com os gestos, com o semblante e com o olhar. Esses elementos unificados garantem a crena na eficcia do ritual de benzeo, cujo objetivo restaurar o equilbrio perdido e unificar o que antes estava fragmentado, uma vez que a salvao est na conciliao dos opostos, no retorno unidade fundamental, no reencontro do absoluto (Gomes & Pereira, 1989, p. 51). A linguagem empregada nas frmulas, bem como os objetos manuseados, baseiam-se quase sempre em analogias. Neste contexto, a utilizao dos elementos naturais fundamental: tanto a terra, quanto a gua, o fogo, o ar e a vegetao, desempenham importncia no que diz respeito ao controle do mal e o restabelecimento do equilbrio no corpo e na vida do paciente. Os objetos so determinados pelos agentes da benzeo, por isso, so to diversos. Na bibliografia sobre o tema, encontramos referncias a diferenciados tipos de objetos, como agulhas, brasas, ramos de plantas, velas, teros, penas, leos entre outros. Apesar da variedade, deve-se entender que cada objeto apresenta um significado quando pensado dentro da lgica do ritual. Por exemplo, em So Luiz do Paraitinga, identificamos um elemento constante nas benzeduras: a maioria utiliza um tero confeccionado com sementes de capi, uma planta medicinal utilizada na regio5. Era tradio na cidade o ato de confeccionar o prprio tero utilizando as sementes da referida planta, conforme identificamos no relato de um morador citado na pesquisa feita por Campos (2002) sobre a educao do caipira em So Luiz do Paraitinga:
Antigamente quem ensinava a rezar eram o pai e a me. Todos ensinavam. Ns, em casa, mesmo, chegava na hora de dormir, a vov, que era me da mame, era muito religiosa, ensinava a rezar o tero. Apesar que o tero naquele tempo no era correntinha que nem agora. Era cordozinho de linha. Torcia a linha de oito [fios], passava cera, ia torcendo, torcendo ela no desmanchava. Da pegava o capi bem miudinho e contava de 10 continhas daquela e punha uma da grande, que era o Padre Nosso. Da pegava outra vez dez, que era 10 Ave Marias e um grande, Padre Nosso. E ensinava a rezar. Morador do Bairro do Rancho Grande. (Campos 2002, p. 200.)

No universo catlico, profundo o simbolismo atribudo ao tero. Em sua circularidade, est representada a concepo de totalidade, de unicidade. Ao 351
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

circundar a pessoa com o tero, o benzedor ou a benzedeira, intenciona envolv-lo com seu poder. Criando um crculo de cura, fecha-se o corpo contra os males, fazendo-os desaparecer ou anulando seus efeitos. Entretanto, para compreender de forma mais ampla o simbolismo assumido por este objeto no ritual, faz-se necessrio levar em conta o valor simblico local, arraigado tradio mantida na comunidade, na qual a confeco do tero um dos elementos da educao dos moradores. Ao herdarem o dom dos antepassados, os objetos permanecem com o simbolismo. Destacamos o fato de que duas das benzedeiras, DZ e DV, assimilaram no apenas as oraes, mas tambm os teros utilizados por aqueles que lhes transmitiram o dom, o marido e o pai, respectivamente. Essa caracterstica amplia o valor simblico atribudo ao objeto. Alm do tero, encontramos outro objeto da mesma forma relacionado com a histria da cidade: a bandeira do divino. Dentre os quatro sujeitos pesquisados, duas benzedeiras decoram o local onde praticam os benzimentos (sala) com a bandeira utilizada pelos festeiros durante a Festa do Divino Esprito Santo, uma das mais importantes festas religiosas do municpio. H mais de duzentos anos, os moradores fazem promessas e preparam a bandeira para participarem da trezena religiosa. Durante o ano, os festeiros percorrem as casas com as bandeiras do Divino para arrecadarem prendas para o evento. As festividades ocorrem durante uma semana com a chegada das bandeiras at o dia da festa, o Dia de Pentecostes, quando ocorrem o cortejo, as procisses e a distribuio do prato tpico, o afogado feito com carne, batata e arroz. Dentro deste contexto, as bandeiras simbolizam a proteo divina e a devoo ao Divino Esprito Santo, por isso sempre ficam em local de destaque. A bandeira do Divino vermelha, geralmente de cetim, com uma pomba branca ao centro. Na ponta do mastro, sobre uma esfera de madeira, que representa o universo, encontra-se uma pomba feita com o mesmo material em posio de vo. Sob os ps da pomba so presas fitas, flores de papel, sapatinhos de beb, fotos e at dinheiro, representando as graas alcanadas. Ter a bandeira em casa sinal de bnos e proteo aos donos da casa. Dos sujeitos pesquisados, observamos que aqueles que vivem no meio rural so os que mais incorporam elementos naturais em seus rituais. Como o caso de DR, que mora em um bairro rural a 2 km da cidade e possui em seu quintal um vasto jardim contendo as mais variadas ervas medicinais que servem como tratamento aos mais distintos males. Para benzer, DR manuseia um ramo de uma planta denominada vassourinha doce, cujo simbolismo bem claro: limpar as energias nocivas que envolvem a pessoa. Alm disso, receita chs com as ervas que so cultivadas em seu quintal. Nele 352
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

encontramos hortel, tansagem, insulina, arruda, poejo, dente de leo, carqueja, bardana entre outros.

Os males e a cura
longa a lista de males que podem ser curados ou tratados pela benzeo. Mesmo dividindo-se em males espirituais e materiais, entendemos que, por trs de cada um, sempre h uma causa oculta, de influncias espirituais. Como exemplo dos males, citamos: dor de cabea, quebranto, mau-olhado, erisipela, dores em geral (dente, perna, corpo), clica, ngua, verrugas, terol, unheiro, impinge, bicheira de gado, verminose, picadas de cobra e insetos, proteo (fechar o corpo), espinhela cada, cobreiro entre outros. 6 Com o tempo, o repertrio de doenas tem se ampliado e acompanhado a lista de problemas enfrentados cotidianamente. Na orao realizada por DV, transcrita anteriormente, encontramos referncias a doenas bem contemporneas como angstia e a depresso. Ao se referirem cura, os benzedores e as benzedeiras empregam frases como: cortar, varrer, limpar, afastar ou livrar os males do corpo e do esprito. Tais expresses sempre vm acompanhadas de gestos e objetos que sugerem tais aes. Por exemplo, o uso do machado para cortar o temor da criana que no quer andar ou cobreiro, o movimento dos braos e das mos com os galhos de arruda para afastar o quebranto. Percebemos que h uma relao direta entre os objetos, os gestos e as frases com o objetivo que se pretende alcanar. Por meio de analogia, proporciona-se ao doente a ideia concreta do malefcio e tambm da cura. Dessa forma, os agentes da benzeo agem tanto no plano simblico-religioso quanto no mundo concreto. Para exemplificar, citamos novamente o caso de DR que varre o corpo da pessoa com um ramo de vassourinha. No plano simblico temos o mal sendo varrido, bem como no concreto, pois sentimos, ouvimos e vemos o pequeno galho, segurado em forma de feixe, eliminando o que se acredita ser a causa do malefcio. Logo aps, DR descarta o ramo que deve ser jogado em gua corrente - substituda pelo vaso sanitrio, pois sugere a ideia de correnteza da gua que carrega o mal para longe. Na observao participante, ns nos submetemos ao ritual de benzeo e DR relatou que a energia negativa estava forte, pois o galinho pendia para baixo.
E - A senhora me benzeria agora? DR - Eu vou pegar o raminho. E - Posso ir l com a senhora pra ver? DR - Vamo.

353
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

(samos para recolher o ramo e em seguida retornamos para dar continuidade entrevista) DR - Como que c chama? E - Elen. DR - Elen! C vai aprender a benzer ento. (risos) E - Eu tenho que fazer algo em especial? DR - No, s assistir. DR - Em nome do pai, do filho e do esprito santo amm. (Inicia a orao praticamente irreconhecvel) DR - Essa orao pequena. Capaz que oc nunca ouviu essa orao. (Inicia outra orao quase inaudvel) DR - Viu s?A . (sorri enquanto me mostra o raminho utilizado na benzeo) E - Por qu? O que aconteceu? DR - T carregado de quebranto. E - ? Como que a senhora sabe? DR - Porque o galhinho pesa pra baixo. E O que se faz com o galhinho? DR - Eu jogo na gua. (DR, benzedeira, entrevista, julho de 2008, So Luiz do Paraitinga)

Como sugerem Gomes & Pereira (1989), nesse tipo de ritual emprega-se a metfora do corpo intermedirio, ou seja, no momento em que o ramo deslizado pelo corpo, ele toma o lugar do prprio organismo em desequilbrio, por isso, deve ser descartado a fim de que o corpo original restaure sua sade. O mesmo princpio explica a eficcia de outros tipos de benzimentos. Tornando palpvel, visvel e concreto o que impalpvel, invisvel e obscuro, os agentes da benzeo traduzem para a linguagem popular a compreenso da doena. Desta maneira, a pessoa se sente mais segura e, confiante no poder que atribudo aos benzedores e s benzedeiras, participa da prpria cura. Entendemos que ao preservarem e transmitirem uma forma especfica de experincia de cura, baseada no apenas na crena mgico-religiosa, mas, sobretudo, em um saber emprico popular, os benzedores e as benzedeiras so representantes da cultura popular e contribuem para a manuteno memria e tradio de suas comunidades. Citando Gomes & Pereira (1989:21), as benzees so a prova da luta do homem contra suas prprias limitaes, num mundo ilimitado.

A transmisso do dom
A transmisso do dom pode ser feita de diferentes maneiras e circunstncias. De acordo com Vaz (2006), uma benzedeira pode aprender de maneira espontnea, receber o dom por meio do ensinamento de outra benzedeira, por necessidade perante uma grave situao e, tambm, a partir de uma revelao. 354
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

No caso de receber o dom de outro benzedor ou benzedeira, acrescentamos que isso pode ocorrer tanto por relaes de parentesco (consangneo ou por afinidade), quanto por meio do aprendizado voluntrio, no qual a pessoa busca assimilar a prtica de uma outra pessoas sem ter ligaes familiares. A transmisso feita por laos de parentesco a mais comum. O dom passado para algum membro da famlia (consangneo ou no) que apresente as caractersticas necessrias para a prtica do ritual, como interesse, respeito e convivncia com aquele que benze. Dessa maneira, a pessoa escolhida traz em si o conhecimento de cada passo do ritual, inclusive das palavras. Alm disso, herda a reputao conquistada pelo antigo benzedor ou benzedeira. Foi o que verificamos em trs dos casos estudados em So Luiz. DV e DR herdaram respectivamente do pai e da av. J DZ, exemplo de transmisso do dom por relao de parentesco por afinidade, pois assumiu o lugar do marido, sem que este tivesse lhe passado a dom. Ela era casada com JM, antigo benzedor na cidade. No entanto, ao falecer, ele no passou a tradio a ningum. Meses aps a sua morte, uma me veio procur-lo sem saber que havia falecido. Sem ter a quem recorrer para curar o filho, a me solicitou a DZ, pois acreditava que ela tinha o direito sucesso, uma vez que ela conhecia as frmulas recitadas por JM. Apesar de no se lembrar de todas as preces, DZ benzeu com aquelas que se recordava. A criana sarou e to logo a comunidade tomou conhecimento da eficcia de suas rezas, DZ assumiu o papel de benzedeira em seu bairro. O dom tambm pode ser adquirido por meio de uma revelao, seja em sonho ou por uma viso espiritual. Essa foi a maneira pela qual SD tornou-se benzedeiro. SD contou-nos que quando tinha dezessete anos, choveu forte no feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro). Temendo as fortes trovoadas, decidiu esconderse dentro na Igreja do Rosrio, debaixo do altar. De repente, ouviu uma voz lhe dizendo: Homem de pouca f. Tentou identificar de quem era a voz, mas como estava sozinho, atribuiu a origem a algo sobrenatural. Desde aquele dia, SD passou a manifestar o dom para curar e benzer. Com relao manuteno do ritual, destacamos que por meio de palavras repetidas, transferidas de gerao em gerao, que o ritual se mantm, sendo a caracterstica mais relevante a capacidade de memorizao para guardar bem as palavras, uma vez que modificar a estrutura sonora significa tirar-lhe o poder.

Cultura popular e religio

355
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

Consideramos a benzeo uma expresso da cultura popular que envolve o desdobramento tanto de aspectos do catolicismo quanto da medicina popular. Compartilhamos da definio de Geertz (2008) para o qual a cultura deve ser compreendida como uma espcie de texto que, uma vez escrito por ns, revela algo a respeito de nossa cultura, dizendo quem somos. Nesse sentido, o conceito de cultura denota:
[...] um padro de significados transmitidos historicamente, incorporados em smbolos, um sistema de concepes herdadas expressas em formas simblicas por meio das quais os homens comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas atividades em relao vida. (Geertz, 2008, p. 66.)

Geertz (2008) valoriza o diferencial detectvel em cada sociedade a partir de seus rituais e crenas. Ele parte do pressuposto de que no h uma essncia, uma natureza humana, mas sim, uma diversidade. Desta maneira, o trabalho de um antroplogo consiste em acessar as formas de manifestao da cultura, buscando uma descrio densa para se acessar o que est por trs da intencionalidade. Apesar da definio esboada pelo autor ser alvo de severas crticas, no que tange ao aspecto relativista ao qual o termo pode levar, decidimos empreg-lo, pois Geertz (2008) situa a cultura como algo intrnseco ao ser humano. Utilizando a expresso cultura popular estamos nos referindo ao conjunto de prticas advindas das camadas dominadas ou subalternas. Essas prticas devem ser entendidas dentro do contexto histrico-social no qual se formaram e no como simples reminiscncias do passado, fragmentos de uma poca que simplesmente desaparecero ao entrarem em contato com o novo, com o moderno, com a civilizao. A cultura popular pode se manifestar tanto no campo quanto na cidade, pois no est restrita a esta definio estanque de rural versos urbano, pois ela dinmica e se movimenta de acordo com as necessidades daqueles que a produzem. Compartilhamos da concepo de Xidieh (1967), segundo o qual as manifestaes populares, inseridas num conjunto mais amplo, o de cultura popular, devem ser compreendidas em suas relaes com outros elementos: o contexto socioeconmico - que se refere sociedade rstica em transformao - e a estrutura sociocultural, em outros termos, a sociedade brasileira. Sendo a sociedade composta por grupos sociais que estabelecem relaes de conflito e dominao, a cultura popular deve ser pensada em sua oposio com a cultura erudita ou oficial, ligada aos interesses dos grupos dominantes. Ao sofrer presses de novos contextos, essa forma de cultura encontra brechas que permitem a acomodao de suas formas de expresso, garantindo a sua continuidade. Nos esforos de compreendermos como a

356
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

benzeo conseguiu permanecer nos dias de hoje em So Luiz do Paraitinga, tal caracterstica se fez essencial. A cultura popular pertence ao mundo dos dominados, ou seja, dos grupos excludos econmica e politicamente. Expressa, portanto, as condies de vida e concepes da realidade destes grupos, ao mesmo tempo em que internaliza valores das classes dominantes, as quais exercem o poder hegemnico. Esse justamente o carter heterogneo e ambguo da cultura popular, conforme atesta Ortiz (1980). Partindo do conceito de hegemonia elaborado por Gramsci, Ortiz (1980) esclarece que o grupo dominante, visando manuteno do seu poder hegemnico, utiliza, alm dos mecanismos de represso, o controle poltico e cultural sobre os demais grupos que compem a sociedade. Por isso dizemos que a cultura popular contraditria, pois na medida em que expressa a conscincia das classes dominadas sobre a sua situao de desigualdade e excluso, inclui elementos de contestao e resistncia contra a ideologia dominante. Todavia, o elemento de resistncia muito difuso e fragmentrio. As manifestaes populares, por seu aspecto fragmentrio, impedem que a cultura popular se apresente como totalidade contra a hegemonia da cultura dominante. So como um arquiplago onde cada ilha se encontra, por sua vez, tambm fragmentada (Ortiz, 1980:81). No entanto, tais fragmentos podem, por meio do que o autor chama de bricolagem, agruparem-se seguindo o critrio de instrumentalidade para servirem como soluo a determinados problemas imediatos. O autor identifica na heterogeneidade um fator que delimita as fronteiras da hegemonia ideolgica, mas sem apresentar um carter efetivamente revolucionrio. Trata-se de um espao potencial de resistncia social. Destacamos, porm, que no nosso objetivo assumir uma postura dicotmica que trata a sociedade apenas do ponto de vista da luta de classes. Entendemos que a sociedade brasileira, seguindo o modelo capitalista, est baseada na explorao das classes subalternas e tal modelo resulta na forte desigualdade social que se estende aos setores poltico e cultural. No entanto, fundamentamo-nos no conceito de circularidade cultural proposto por Bakhtin (1996) e aprofundado por Ginzburg (2006). Bakhtin (1996) demonstra que para se compreender as manifestaes da cultura popular, preciso levar em conta a interao existente entre essa forma cultura e a cultura hegemnica (oficial), na qual uma pode incorporar e ressignificar elementos presentes na outra, de maneira a constituir um fluxo contnuo de trocas. Diante do que foi exposto, defendemos a concepo de que a cultura popular caracteriza-se pelos seguintes elementos: heterogeneidade (convivncia de elementos antagnicos), ambigidade (os elementos antagnicos podem significar contestao ou manuteno do poder hegemnico), aspecto fragmentrio (fator que impede a 357
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

homogeneizao cultural das camadas populares) e a mobilidade (diante de determinadas presses que poderiam provocar o seu desaparecimento, a cultura popular encontra novos espaos para acomodar-se, garantindo sua permanncia). A cultura popular no pode ser analisada simplesmente sob o prisma de contestao da ordem hegemnica, uma vez que ela engendra em si mesma os interesses da classe dominante. Nem tampouco podemos trabalhar com a noo de antiguidade e tradio preservada por repetio e imitao, pois reconhecemos o dinamismo presente nas manifestaes populares que permitem a adaptao s transformaes ocorridas na sociedade. Sendo a benzeo uma manifestao da cultura popular, preciso considerar o processo social e cultural no qual esto inseridos seus produtores. Como sujeitos sociais, os produtores esto relacionados a condies de existncia e interesses do segmento da sociedade do qual fazem parte: dos explorados e dominados. Refletir sobre a benzeo, portanto, significa entender como ela foi produzida, o contexto social poltico e econmico que levou sua existncia e, principalmente, o que ela expressa. Apesar de a transmisso de determinados elementos da benzeo ter ocorrido por meio da repetio do passado, compreendemos que se trata de uma manifestao cultural dinmica, qual se incorporaram elementos que promoveram sua adequao s exigncias de novos contextos. No algo imutvel ou passvel de cristalizao. Se assim fosse, provavelmente j teria desaparecido h muito tempo.

A benzeo, uma manifestao do catolicismo popular


Aps definirmos o conceito de cultura popular, localizamos a benzeo dentro de uma manifestao dessa forma de cultura, o catolicismo popular. Assim procedendo, estamos atuando em um campo privilegiado, uma vez que, analisar a cultura em seu aspecto religioso, significa penetrar em uma forma particular de discernir, compreender, apreender e entender o mundo, no qual homens e mulheres so os sujeitos centrais na relao entre o mundo visvel e invisvel. Citando Brando (1980):
Talvez a melhor maneira de se compreender a cultura popular seja estudar a religio. Ali ela aparece viva e multiforme e, mais do que em outros setores de produo de modos sociais da vida e dos seus smbolos, ela existe em franco estado de luta acesa, ora por sobrevivncia, ora por autonomia, em meio a enfrentamentos profanos e sagrados entre o domnio erudito dos dominantes e do domnio popular dos subalternos. (Brando, 1980, p. 15)

358
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

O catolicismo popular uma das mais importantes manifestaes religiosas no pas e se encontra difundido por todo o territrio nacional, adaptando-se a profundas mudanas socioeconmicas caractersticas do mundo contemporneo. Conceituamos como catolicismo popular, ou tradicional, a forma de religio difusa, de carter popular, devocional e baseada na crena em santos. No est organizada de acordo com o modelo de uma instituio visvel e que necessite de um corpo de especialistas formados em escolas de teologia (Steil, 2001:26). Renomados autores se debruaram sobre o assunto, buscando entender os mecanismos responsveis pelo funcionamento e manuteno dessa forma de religiosidade, dentre os quais podemos citar Zaluar (1974) e Brando (1980). Seguindo os passos desses pesquisadores, pretendemos, de forma bem modesta, dar continuidade s reflexes sobre os mecanismos de existncia da cultura popular, analisando a tradio da benzeo a partir de certos conceitos e reflexes de Weber (1999) acerca das bases sociolgicas da religio, e de Zaluar (1974), no que diz respeito s crticas e aplicao dos conceitos weberianos sobre o fenmeno do catolicismo popular. Weber (1999), um dos mais importantes intelectuais do sculo XX, deixou valiosas contribuies no campo da sociologia da religio, principalmente por indicar um novo caminho para se pensar e compreender a realidade do mundo contemporneo, caracterizado por novas formas de se relacionar com a religio. Na obra Economia e Sociedade, Weber (1999) dedica-se ao estudo da origem e desenvolvimento das religies em diferentes partes do mundo, sendo o foco, a identificao e comprovao de um carter racionalizado nas grandes religies:
A ao religiosa ou magicamente motivada , ademais, precisamente em sua forma primordial, uma ao racional, pelo menos relativamente: ainda que no seja necessariamente uma ao orientada por meio e fins, orienta-se, pelo menos, pelas regras da experincia. (...) A ao ou o pensamento religioso ou mgico no pode ser apartado, portanto, do crculo das aes cotidianas ligadas a um fim, uma vez que tambm seus prprios fins so, em sua grande maioria, de natureza econmica. (Weber, 1999, p. 279)

Utilizando-se de exemplos histricos, o autor procura demonstrar que a ideia de religio sempre esteve atrelada aos discursos poltico e econmico, sobretudo de grupos dominantes. Portanto, o fenmeno religioso se torna algo mensurvel e totalmente compreensvel, condicionado pelas necessidades materiais dos grupos que o produziram. Por meio dos casos citados na obra, entende que os indivduos procuram organizar suas aes religiosas de modo a alcanar uma finalidade, um valor especfico, ou seja, so aes planificadas, expressando uma racionalidade. E,

359
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

como quase sempre os objetivos so econmicos, diz-se que a religio se baseia numa racionalidade econmica. Weber (1999) define dois modelos que se tornaram essenciais para analisarmos as relaes de poder estabelecidas entre os que praticam a benzeo e os padres: os conceitos de mago e sacerdote. De acordo com o autor, podemos definir sacerdote como uma espcie de funcionrio profissional que, por meio de venerao, tem como objetivo exercer influncia sobre os deuses, representando e recebendo o poder de uma instituio; e, em oposio, temos o mago, aquele indivduo dotado de dons pessoais (carisma) e poderes mgicos, diferente e distinto dos leigos, sendo seu campo de atuao a ao contra os demnios. Outra distino que merece destaque entre magia e religio. Ao definir estes dois modelos, Weber (1999) levanta uma importante problemtica. De um lado situa a magia que, atrelada s sociedades no diferenciadas, ou seja, primitivas ou camponesas, comporta apenas um conjunto de aes desorientadas, guiadas pelo emocional, sem se preocupar com um fim especfico. Os indivduos estabelecem uma ligao pessoal com aqueles que possuem poderes mgicos (sobre-humanos) com o fim de alcanar a salvao individual livrando-se, desta maneira, de diferentes infortnios que assolam a vida humana. Em outras palavras, as prticas mgicas so desprovidas de qualquer racionalidade. J no outro extremo, temos a religio, definida como um sistema no qual prevalece uma tica religiosa racional, vinculada racionalidade econmica. Isto posto, a religiosidade popular ao estar indiretamente relacionada magia, foi considerada desprovida de racionalidade. Tal problemtica ser questionada e revista por Zaluar (1974) que, ao discutir algumas correntes tericas que lhe dem respaldo para a sua pesquisa em torno do catolicismo popular, ir expor e tentar resolver esta contradio, num dilogo com outro autor contemporneo, Pierre Bourdieu. Zaluar (1974) parte do princpio de que a religiosidade popular, dentro da qual se inclui o catolicismo popular, um sistema religioso privilegiado, por se tratar de uma forma de religiosidade produzida no seio de uma sociedade diferenciada, mas que conserva as ditas caractersticas primitivas ou camponesas. Para a autora, a grande contribuio de Weber (1999) reside no fato de ter ele analisado, alm das questes materiais, o papel exercido pelo sofrimento, chegando assim questo da legitimao de poder entre as camadas sociais. Ao fazer isso, valoriza no s a influncia econmica, mas tambm as relaes polticas entre os grupos. Temos assim, a noo de legitimao de poder dos grupos privilegiados, mais tarde desenvolvida por Bourdieu (2007) que:
[...] finalmente relativiza o conceito de racionalidade: no se trata mais de caractersticas irracionais, mas da ilegitimidade, do ponto de vista dos que

360
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

controlam o capital religioso, da manipulao dos bens religiosos pelos grupos dominados ou categorias de pessoas dominadas (como as mulheres) ou ainda por aqueles que ocupam posies estruturalmente ambguas. (Zaluar, 1974, p.32).

Zaluar (1974) prope-se a demonstrar que a premissa weberiana de que somente as religies superiores - no sentido definido por Weber (1999) - podem fornecer aos seus seguidores as justificativas para sua existncia na sociedade de classes invlida. Tambm a religiosidade popular, estudada do ponto de vista de seus rituais, de sua dinmica prpria e seu universo simblico, apresenta um sistema relativamente coerente e que legitima determinadas posies sociais, revelando os conflitos entre os grupos envolvidos. Nas palavras da autora:
Por tudo o que foi dito, torna-se bastante claro que, ao simplificar as caractersticas dos sistemas religiosos de sociedades primitivas, deixamos de entender os nveis complexos de adequao entre os seus smbolos sejam eles objetos, ideias ou aes e aquilo que eles representam, falseando assim o consenso e a nodiferenciao das mesmas. A funo poltica do ritual, de afirmar a unidade e legitimar posies sociais, e a funo de comunicao e conhecimento, de fazer o sistema social intelectualmente coerente para os membros da sociedade, no se negam mutuamente. Eles so, como sugere Bourdieu, complementares. [...] pretendemos chegar a entender, em certo grau, a racionalidade e a coerncia relativas dos smbolos, categorias e rituais do catolicismo popular, isto , sua lgica enquanto sistema. (Ibid.,p.36)

Sendo a prtica ritual um meio pelo qual essa forma de religiosidade se pensa e se organiza, a partir da compreenso de seus elementos, podemos identificar a lgica interna e articulao dos mesmos. Tal posicionamento trouxe relevantes contribuies para a presente pesquisa, pois nos permitiu identificar a maneira pela qual o ritual de benzeo e sua simbologia refletem os conflitos entre os sujeitos que os produzem e vivenciam. Ao entendermos que a religio expressa os interesses de determinados grupos sociais, revelando ou camuflando os conflitos, afirmamos que ela tambm contribui para a legitimao do poder, pois de acordo com Berger (1985), h uma estreita relao entre religio e legitimao:
Existe, no entanto, uma importante relao entre os dois. Podemos descrev-la dizendo simplesmente que a religio foi historicamente o instrumento mais amplo e efetivo de legitimao. Toda legitimao mantm a realidade socialmente definida. A religio legitima de modo to eficaz porque relaciona com a realidade suprema, as precrias construes da realidade erguidas pelas sociedades empricas. (Berger, 198, p.45)

361
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

Benzeo: aproximaes e distanciamentos entre a Medicina popular e a medicina erudita.


Arajo (1958) considera a benzeo como elemento integrante de um conceito maior: o de medicina popular:
A benzedura uma tcnica de nossa Medicina Popular. Em geral executada por um curandeiro ou curandeira. Como o ttulo profissional assume um cunho pejorativo, preferimos chamar de Benzedor. Alis, o benzedor, no meio rural, goza, como j dissemos, de muito respeito e acatamento. (Arajo, 1958, p.68)

Enxergando a benzeo como uma forma de medicina popular, podemos inserila na definio de medicinas paralelas proposta por Laplantine & Raberyron (1989); desta forma, buscamos estabelecer relaes entre a medicina erudita ou oficial e a popular, demonstrando que, apesar do predomnio do mtodo teraputico proposto pelos representantes da medicina erudita, a benzeo permanece, tanto em meios urbanos quanto em rurais. Apesar de sofrer alteraes, a benzeo delimitou seu espao de atuao convivendo com a medicina oficial, sem com isso perder sua importncia para os indivduos que ainda procuram a relao mais prxima, mgica e afetiva de benzedores e benzedeiras. A prtica de benzeduras, como expresso da medicina popular, encaixa-se no conceito de medicina tradicional, uma vez que, o modo de transmisso feito basicamente de forma oral e gestual e no se comunica por meio de uma instituio mdica, mas pela famlia e pela vizinhana. Por estarem relacionados soluo de problemas dirios e prticos, os trabalhos dos agentes da benzeo sempre foram solicitados e revelam a busca de muitos homens e mulheres por caminhos alternativos de cura. Seus procedimentos esto calcados no empirismo teraputico, no qual, a observao e conhecimento experimentado, fornecem-lhe a base para a eficcia em determinados casos. Representam uma forma especifica de se pensar o corpo, a doena e a cura, baseados numa concepo simblica e mgica do mundo. Quando empregamos o termo mgico, estamos nos referindo noo de confiana em certa ordem na natureza e em certos processos capazes de agir sobre essa natureza, manipulando foras conhecidas apenas por iniciao. um ato de f em um princpio de harmonia: o equilbrio do homem, da natureza e da cultura, que se ope tendncia dissociao do homem, da natureza e da cultura, cujo corolrio a especializao. (Laplantine & Raberyron 1989, p.50). Existem trs formas de se restabelecer a ordem nas atuais sociedades: a religio, pela qual os indivduos se submetem a uma fora onipotente; a cincia, calcada no 362
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

conhecimento das leis experimentais do determinismo natural; e, por fim, a magia que representa a transgresso tanto das leis religiosas quanto das leis da causalidade cientfica. Ao longo da histria do pensamento ocidental, magia, religio e medicina percorreram uma longa jornada, compartilhando espaos e poder. Apesar de sculos de perseguio e discriminao, o ofcio da benzeo sobreviveu no Brasil, mesclando-se com diferentes tradies. Sua prtica persistiu no apenas em pequenas comunidades, mas tambm em grandes metrpoles. Recentemente, o jornal Folha de So Paulo publicou um artigo revelando a atuao de benzedeiras em bairros das zonas Sul e Oeste da capital paulista, demonstrando a continuidade desse ramo at mesmo na imensa metrpole. A persistncia da benzeo se ope, de certa forma, trajetria do pensamento ocidental moderno, dentro do qual se situa a medicina oficial. Ao longo do processo conhecido como Modernidade, a medicina rompeu com a religio e fundamentou sua prtica no campo cientfico: laico e ctico, calcado do racionalismo, na observao emprica, na fragmentao e especializao dos saberes. Nesse sentido, a benzeo difere da medicina oficial na medida em que propem a juno de experincias e conhecimentos, visando restaurao fsica, emocional e espiritual do doente. Preocupados em explicar a crescente busca por mtodos alternativos de cura na Frana, no final sculo XX, Laplantine & Raberyron (1989), distinguem as medicinas paralelas (brandas) da medicina oficial ou erudita (duras). Para os autores, a adeso s novas medicinas paralelas est relacionada crtica ao modo de vida das sociedades urbana e industriais, donde se v uma recusa complexidade das sociedades, de uma cultura elitizada e intelectualizada; de uma sociedade de produtividade e de consumo; de uma sociedade do objeto, da objetividade, objetivao e do anonimato; de um modelo patriarcal; e de um espao urbano. De acordo com o modelo proposto, as medicinas paralelas no se opem simplesmente medicina oficial, mas sim tendncia de se reconhecer a medicina oficial como perfeitamente eficaz para um grupo de doenas, sobretudo as infecciosas, mas inadequada para responder imensa demanda de doentes, cada vez maior. No caso da medicina oficial o doente visto como objeto e o mdico como mecnico, a doena como avaria e o hospital, uma oficina. Tal forma de encarar o doente e as enfermidades leva a um tratamento distanciado, frio e agressivo, no qual o doente deixa de ser um agente ativo e excludo do saber em torno do mal que o aflige e do funcionamento dos tratamentos aos quais submetido.

363
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

Conforme atesta Oliveira (1988), os mdicos se tornaram representantes de uma medicina que levou ao extremo uma forma especfica de racionalizao do mundo ocidental. No que tange ao tratamento aloptico, verificamos uma certa brutalidade, pois o mtodo consiste-se em tratar a enfermidade pelos contrrios com a finalidade de destruir os sintomas. Recorre a doses qumicas macias ou a produtos sintticos poderosos. Dessa forma, temos que a medicina oficial concentrou seus esforos na doena e no no paciente em si. A benzeo, caracterizada pela gratuidade dos cuidados, pela noo de caridade, pelo contato e a proximidade fsica (tocar, apalpar, cheirar e sentir, s vezes at em seu prprio corpo as dores do doente), diferencia-se da medicina erudita que prega distncia social e a mediao instrumental. Ambas so formas para se alcanar a cura, restaurar o equilbrio, mas cada qual com seu espao. O popular sabe dos limites de sua atuao, mas no receia dividir seu espao, abrindo suas portas a todos que buscam seus recursos, pois os males a que se destinam no so apenas os do corpo, mas tambm os da alma. Dessa maneira, tanto os agentes da benzeo que preservam e transmitem a tradio, quanto os indivduos que compem a comunidade que se beneficiam dos seus servios, garantem a existncia da tradio, seja em meio urbano ou rural Ante o exposto, entendemos que a sobrevivncia da benzeo, como expresso da medicina popular, explica-se pelo fato de que tal prtica tem fornecido respostas a uma srie de insatisfaes - somticas, psicolgicas e espirituais - dos indivduos que a sociedade atual, com todo seu aparato racional, emprico, ctico, fragmentado e especializado dos saberes, ainda no conseguiu dar conta. No estamos, com isso, supervalorizando a medicina popular, dentro do qual se inclui a benzeo. Apenas buscamos compreender os fatores que explicam a permanncia de tal fenmeno nas mais variadas sociedades atuais.

Consideraes Finais
A prtica de benzeduras um saber prtico e experiencial que no advm de uma especializao formal como no caso dos mdicos e farmacuticos, mas que ainda largamente utilizado em diferentes regies do pas. Os agentes da benzeo atuam livremente e, apesar de se apresentarem sempre em nome de uma religio, seus servios se aproximam magia, uma vez que, como magos, os benzedores e as benzedeiras so vistos como sujeitos detentores de um poder capaz de controlar ou manipular foras ocultas, visando soluo de problemas como: sade, emprego, proteo, amor entre outros. Por atenderem queles que necessitam de ajuda, sem exigir pagamento, os agentes da benzeo so 364
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

cercados por laos de afetividade, mesclados aos de respeito e medo pelos membros da comunidade. O ritual da benzeo rico em simbologia. Todos os elementos so partes constitutivas de um espetculo: o local aonde se benze, os objetos, as oraes e a expresso corporal. Benze-se no apenas com o poder da orao e os objetos sagrados, mas tambm com os gestos, com o semblante e com o olhar. A linguagem empregada nas frmulas, bem como os objetos manuseados, baseia-se quase sempre em analogias. Todos esses elementos unificados garantem a crena na eficcia do ritual de benzeo. H uma relao direta entre os objetos, os gestos e as frases com o objetivo que se pretende alcanar. Por meio de analogia, proporciona-se ao doente a idia concreta do malefcio e tambm da cura. Tornando palpvel, visvel e concreto o que impalpvel, invisvel e obscuro, traduzem para a linguagem popular a compreenso da doena. Dessa maneira, a pessoa se sente mais segura e, confiante no poder que atribudo aos benzedores e s benzedeiras, participa da prpria cura. Entendemos que, ao preservarem e transmitirem uma forma especfica de experincia de cura, baseada no apenas na crena mgico-religiosa, mas, sobretudo, em um saber emprico popular, os agentes da benzeo so representantes da cultura popular e contribuem para a manuteno memria e tradio de suas comunidades. Dessa forma, consideramos a benzeo uma expresso da cultura popular que envolve o desdobramento tanto de aspectos do catolicismo quanto da medicina popular. A sobrevivncia da benzeo, como expresso da medicina popular, explica-se pelo fato de que tal prtica tem fornecido respostas a uma srie de insatisfaes dos indivduos que a sociedade atual, com todo seu aparato racional, emprico, ctico, fragmentado e especializado dos saberes, ainda no conseguiu dar conta. A persistncia da benzeo se ope, de certa forma, trajetria do pensamento ocidental moderno, dentro do qual se situa a medicina oficial. Ao longo do processo conhecido como Modernidade, a medicina rompeu com a religio e fundamentou sua prtica no campo cientfico: laico e ctico, calcado do racionalismo, na observao emprica, na fragmentao e especializao dos saberes. Nesse sentido, a benzeo difere da medicina oficial na medida em que propem a juno de experincias e conhecimentos, visando restaurao fsica, emocional e espiritual do doente.

365
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

Referncias Bibliogrficas:
ARAJO, Alceu Maynard de. Alguns ritos mgicos: abuses, feitiaria e medicina popular. Revista do Arquivo Municipal. Publicao do Departamento de Cultura, ano XXVI, v. CLXI, 1958. _____ Folclore Nacional: ritos, sabenas, linguagem, artes e tcnicas. So Paulo: Melhoramentos, 1967. _____. Medicina Rstica; So Paulo: Ed. Nacional; Braslia: INL, 1977. AYALA, Marcos e Maria Ignez Novais. Cultura Popular no Brasil. Perspectiva de anlise. So Paulo: tica, 2006. AZEVEDO, Mrio Luiz Neves. Espao Social, Campo Social, Habitus e Conceito de Classe Social em Pierre Bourdieu. In: REVISTA Espao Acadmico. Ano III n 24, maio de 2003. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento. So Paulo/Braslia: Editora UnB/Hucitec, 1996. BERGER, Peter. O dossel sagrado. Elementos para uma teoria sociolgica da religio. So Paulo: Ed. Paulinas, 1985. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 2007 BRANDO, Carlos Rodrigues. Os deuses do povo. So Paulo: Brasiliense, 1980. CAMPOS, Judas Tadeu de. Currculo e cultura: a formao do caipira. Mestrado em Educao. PUC/SP, 2002. CASCUDO, Luis da Cmara. Histria dos nossos Gestos. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo, EDUSP, 1987. _____. A superstio no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo, EDUSP, 1985. COLLINS, M. et ali... A Beno como poder. So Paulo: Vozes, 1985. DICIONRIO Crtico de Teologia Jean Yeves Lacoste, Trad: Paulo Meneses ...et al. So Paulo: Paulinas/Loyola, 2004. DICIONRIO do Folclore Brasileiro. Cascudo, Luis da Cmara. 9 Ed. So Paulo: Global, 2000. DICIONRIO Internacional de Teologia do Novo Testamento Sociedade Religiosa vol I. So Paulo: Vida Nova, 1981. DUBY, Georges. Ano 1000 ano 2000. Na pista de nossos medos. So Paulo: So Paulo: Editora UNESP, 1998. 366
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. So Paulo: Vozes, 1997. _____. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. GOMES, Nbia Pereira de Magalhes & PEREIRA, Edimilson de Almeida. Assim se benze em Minas Gerais. Juiz de Fora: EDUFJ/Mazza Edies, 1989. GUERRIERO, Silas. A magia existe? So Paulo, Paulus, 2003. LAPLANTINE, Franois & RABEYRON, Paul-Louis. Medicinas Paralelas. So Paulo: Brasiliense, 1989. LE GOFF, Jacques. A Civilizao do Ocidente Medieval. Bauru,SP: EDUC, 2005. LEVI-STRAUSS. O pensamento selvagem. So Paulo: Editora Nacional, 1970. ____. Antropologia estrutural. So Paulo: Cosac Naify, 2008. MELLO, Adilson da Silva. Aspectos da religiosidade popular na cidade de Cunha. Estudo de caso de S Marinha das Trs Pontes. Mestrado em Cincia da Religio. PUC/SP, 1999. MOURA, Elen Cristina Dias de. Entre ramos e rezas: o ritual de benzeo em So Luiz do Paraitinga, de 1950 a 2008. 2009. Mestrado em Cincias da Religio, So Paulo, PUC. OLIVEIRA, Elda Rizzo. Doena, cura e benzedura: estudo sobre o oficio da benzedeira em Campinas. Campinas, SP, s.n,1983. ____. O que medicina popular. So Paulo: Brasiliense,1983. ____. O que benzeo. So Paulo: Brasiliense,1985. ____. Representaes sociais sobre doenas: os magos da cincia e os cientistas da magia. In: BOTAZZO, C & FREITAS, S.F.T. (org). Cincias Sociais e Sade Bucal: questes e perspectivas. So Paulo: UNES, 1988. ____. A profanao do sagrado e a sacralizao do profano. Araraquara: UNESP Faculdade de Cincias e Letras, 1992. ORTIZ, Renato. Ensaios de cultura popular e religio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. ____. A Conscincia fragmentada. So Paulo: Paz e Terra, 1980. ____. Pierre Bourdieu: sociologia. So Paulo: tica, 1983. 367
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

PINTO, Benedita Celeste de Moraes. Parteiras, Experientes e Poes: o dom que se apura pelo encanto da floresta. Doutorado em Histria. PUC/SP, 2004. QUINTANA, Albert Manuel. A Cincia da Benzedura: mau olhado, simpatias e uma pitada de psicanlise. So Paulo: EDUSC, 1999. REVISTA da FOLHA. Senhoras do Ramo: tradio de benzer, uma herana cultural que pode ficar sem seguidores. So Paulo, 22 de maro de 2007, ano 15, n. 760, p. 11-17. SOUZA, Grayce Mayre Bonfim. Ramos, Rezas e Razes. A benzedura em Vitria da Conquista. Mestrado em Cincias Sociais. PUC/SP, 1999. STEIL, Carlos Alberto. Catolicismo e cultura. In: VALLA, Victor Vicent (org). Religio e cultura. Rio de Janeiro: DP&A, 2001- (Coleo: O sentido da escola n 17) VAZ, Vnia. As benzedeiras da cidade de Irati: suas experincias com o mundo, e o mundo da benzeo. Mestrado em Histria. PUC/SP, 2006. Orientao: Maria do Rosrio da Cunha Peixoto. ZALUAR, Alba Maria. Os homens de Deus. So Paulo: Zahar Editores, 1974. WEBER, MAX. Economia e Sociedade. Braslia, DF: Editora da Universidade de Braslia: So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 1999. XIDIEH, Oswaldo Elias. Narrativas Pias Populares. So Paulo, IEB, 1967.

Notas:
Esse dado foi confirmado na pesquisa bibliogrfica. A maior parte dos estudos refere-se a benzedeiras, como Oliveira (1985), Mello (1999), Souza (1999), Pinto (2004) e Vaz (2006).
1 2 Mantivemos a transcrio literal no caso das oraes para destacarmos as adaptaes da linguagem e junes de palavras no ritual.

Verso oficial da orao Salve-Rainha: Salve Rainha, Me de Misericrdia. Vida, doura e esperana nossa, Salve! A Vs bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vs suspiramos, gemendo e chorando neste Vale de Lgrimas. Eia, pois, advogada nossa. Esses Vossos olhos misericordiosos a ns volvei! E depois desse desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre. Clemente, Piedosa, Doce Sempre Virgem Maria. Rogai por ns Santa Me de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amm.
3

Verso oficial do credo catlico: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do cu e da terra, creio em Jesus Cristo, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Esprito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado, desceu manso dos mortos, subiu aos cus, est sentado direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde a de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Esprito Santo, na Santa Igreja Catlica, na comunho dos Santos, na remisso dos pecados, na ressurreio da carne, na vida eterna. Amm.
4

368
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

Planta medicinal que cresce em forma de arbustos, usada como tnico geral, excitante enrgico e antitrmico na febre tifide. A raiz pulverizada serve para aromatizar o fumo, diminuindo as propriedades txicas da nicotina.

Para a descrio detalhada dos diferentes tipos de rituais de benzeo, recomendamos o livro de Gomes & Pereira, 1989.
6

369
Publicao do Departamento de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Serid Campus de Caic. Semestral ISSN 15183394 Disponvel em http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme

MNEME REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 JAN / JULHO

Das könnte Ihnen auch gefallen