Sie sind auf Seite 1von 4

USO DO EXTRATO PIROLENHOSO NO CONTROLE DE Cyperus rotundus L. USE OF PYROLIGNEOUS ACID IN THE CONTROL OF Cyperus rotundus L.

Marcelo Augusto Revolta da Costa; Alusio Hideki Togoro; Juliana Aparecida dos Santos da Silva; Jairo Osvaldo Cazetta Campus de Jaboticabal Faculdade de Cincias Agrrias e Veterinrias cazetta@fcav.unesp.br PIBITI/CNPq.
Palavras-chave: planta daninha; cido pirolenhoso; vinagre de madeira. Keywords: weed; pyroligneous acid, wood vinegar.

1.INTRODUO O uso de mtodos alternativos no controle de plantas daninhas tem se intensificado em busca de prticas agrcolas que permitem atingir produtividade competitiva com menor risco ao meio ambiente. Dentre as plantas daninhas mais problemticas destaca-se a tiririca (Cyperus rotundus, L.) por seu controle difcil e oneroso. O extrato pirolenhoso (EP) um lquido obtido no pela condensao da fumaa no processo da carbonizao da madeira com indcios de que pode ser usado como herbicida. No Japo, a prtica da utilizao desse produto na agricultura conhecida j h muito tempo, mas as informaes de seu uso no Brasil so ainda escassas. Assim, h necessidade de se realizar pesquisas cientficas sobre a capacidade do EP em controlar tiririca e suas potencialidades, assim como as doses a serem aplicadas, de modo a se obter a mxima eficincia com o mnimo de impacto ambiental. 2 FUNDAMENTAO TERICA E OBJETIVOS 2.1 Fundamentao Terica A tiririca (Cyperus rotundus, L.) uma planta infestante herbcea perene, que se multiplica tanto por sementes como vegetativamente, a partir de rizomas, bulbos e tubrculos subterrneos. Arvalo & Bertoncini (1995) estimaram que metade dos solos agrcolas no Brasil est infestado com tiririca, independentemente da classes do solo, clima e culturas utilizadas. Segundo Maekawa (2002) e Miyasaka et al. (2001), quando aplicado no solo na diluio de 1-10 vezes, o extrato pirolenhoso poderia ser usado para controlar plantas daninhas e melhorar o crescimento da cultura implantada posteriormente. Tambm preconizam que na diluio de 20 a 30 vezes, pode funcionar como tratamento do solo para eliminao de pragas e doenas e, nas diluies de 50 a 200 vezes, indicado para evitar doenas de razes, alm de que, quando utilizado nas diluies de 300 a 400 vezes e pulverizado nas plantas, parece ter boa eficincia no controle de pragas e patgenos da a parte area das plantas cultivadas. Levando em conta o acima exposto, levanta-se a hiptese de que se o extrato pirolenhoso funcionar bem como herbicida para a tiririca seria muito interessante, pois essa operao, alm de controlar essa erva daninha, tambm funcionaria como tratamento do solo, especialmente para agricultores que cultivam reas infestadas com tiririca pragas e doenas. 2.2 Objetivos Avaliar e efeito de concentraes crescentes de extrato pirolenhoso sobre a viabilidade de tubrculos de tiririca (Cyperus rotundus, L.). Avaliar a capacidade do extrato pirolenhoso em controlar as manifestaes epgeas e desenvolvimento inicial de plantas de tiririca (Cyperus rotundus, L.). 3.MATERIAIS E METODOLOGIA Foram colhidas amostras de tubrculos de Cyperus rotundus na Faculdade de Cincias Agrrias e Veterinria (UNESP-FCAV), localizada em Jaboticabal SP. Os tubrculos foram padronizados quanto ao peso e submetidos aos seguintes tratamentos: 1)Testemunha; 2) 3% (v/v) de 378

EP; 3) 6% (v/v) de EP; 4) 12% (v/v) de EP; 5) 25% (v/v) de EP; 6) 50% (v/v) de EP; 7) 100% (v/v) de EP. O delineamento experimental foi o Inteiramente Casualizado, com 4 repeties, perfazendo um total de 28 unidades experimentais. Cada unidade experimental foi constituda por um recipiente de polietileno com capacidade de 0,3 dm3, contendo areia e Latossolo Vermelho distrfico na proporo de 1:1, onde foram plantados 15 tubrculos. As aplicaes de EP em soluo aquosa foram realizadas imediatamente aps o plantio, em quantidade suficiente para se obter 100% da capacidade de campo. No 14 dia aps a aplicao dos tratamentos, foram realizadas as avaliaes de manifestaes epgeas, viabilidade e morte dos tubrculos. A viabilidade dos tubrculos nobrotados foi determinada pelo teste de tetrazlio (Delouche et al., 1962). Para isso, os tubrculos que no brotaram foram cortados longitudinalmente ao meio e uma das metades foi embebida em soluo 0,02% do sal de tetrazlio por 24 horas, em cmara a 40C, para o desenvolvimento da caracterstica cor vermelha ou rosada quando os tecidos esto vivos.Nos tratamentos que ocorreram manifestaes epgeas, as plantas foram retiradas dos vasos e separadas em parte area, tubrculos e sistema radicular. Posteriormente, foram secas em estufa com circulao forada de ar na temperatura de 65C at atingir peso constante, para determinao da massa seca. Seguindo a metodologia de Banzatto & Kronka (1995), os resultados foram submetidos anlise de varincia pelo teste F e anlise por regresso polinomial. 4. RESULTADOS E DISCUSSES De acordo com a Figura 1. observou-se que os tratamentos com 3%, 6% e 12% de EP no inibiram as brotaes dos tubrculos, comportamento semelhante ao do tratamento sem adio de EP, mas na concentrao de 25% foi observado 6,7% de tubrculos dormentes. Tal fato concorda com Zanetti et al. (2003) e Mu et al. (2003) que ressaltaram que a utilizao de doses ou concentraes de EP influenciam o desenvolvimento inicial de plantas de diferentes maneiras.

Figura 1. Porcentagem de tubrculos emergidos, viveis e mortos tratados com diferentes concentraes de ep. Jaboticabal (sp). 1)Testemunha; 2) 3% (v/v) de EP; 3) 6% (v/v) de EP; 4) 12% (v/v) de EP; 5) 25% (v/v) de EP; 6) 50% (v/v) de EP; 7) 100% (v/v) de EP.

A concentrao de 50% de EP induziu a dormncia de 68,3%. A concentrao de 100% de EP provocou a morte de 77% dos tubrculos. Lopes et al. (2006) tambm observaram que a utilizao de EP reduzia a germinao de sementes de soja, entretanto, a provvel induo da dormncia ocasionada pelo EP pode ser considerada relativa em termos de controle, uma vez que o perodo de permanncia da dormncia no foi determinado nas condies estudadas. Portanto, necessrio realizar novas pesquisas que possibilitem afirmar o perodo de controle do EP, com base no tempo de dormncia dos tubrculos. Nos tratamentos que apresentaram manifestaes epgeas, independentemente das concentraes de EP, foram constatadas injrias s plantas, com sintomas caracterizados por manchas de colorao amarelada dispostas no limbo das folhas mais jovens, a partir do pice em direo ao centro. Sintomas semelhantes foram constatados por Magalhes & Franco (1962), que observaram indcios de toxicidade nas plantas que receberam o extrato de razes noduladas de feijo de porco (Canavalia ensiformis). As folhas apresentaram-se clorticas, com extremidade necrosada, algumas chegando a secar por completo, caractersticas semelhantes s encontradas neste 379

experimento. Magalhes & Franco (1962) tambm observaram que os tubrculos que receberam o mesmo extrato apresentaram inibio dos brotamentos alm de podrides localizadas na regio correspondente ao eixo longitudinal central, apresentando colorao escura, sugerindo que o efeito sobre as plantas deve ser devido a substncias ativas e no poderia ser atribuda apenas ao efeito da grande acidez presente no EP. Segundo Yoshimura & Hayakawa (1991) o EP aps destilado e em concentraes muito elevadas tem efeito txico quando aplicadas nas plantas. Kadota & Niimi (2004) estudando o efeito do EP nas concentraes 10%, 30% e testemunha, em mistura com fino de carvo, observaram que em concentraes elevadas o crescimento de algumas plantas testadas foi prejudicado com reduo no comprimento da parte area e consideraram que as espcies testadas apresentam respostas diferentes em relao s concentraes empregadas e ressaltaram que so necessrios mais estudos com EP para aferir doses a serem utilizadas. O EP possui diversos compostos, sendo sua ao influenciada pela maior ou menor presena dos mesmos na sua composio, portanto, quando utilizado em uma dosagem equilibrada, pode promover efeitos positivos com incremento no desenvolvimento inicial ou o excesso causar toxicidade nas plantas (YATAGAI & UNRININ, 1989). Os resultados mdios para comprimento da parte area, do sistema radicular e massa seca obtidos nas avaliaes realizadas 14 dias aps emergncia (DAE) esto apresentados nas Figuras 2 e 3.

Figura 2. Efeito das diferentes concentraes de EP no comprimento da parte area e do sistema radicular da tiririca.

Figura 3. Efeito das diferentes concentraes de EP no massa seca da parte area e do sistema radicular da tiririca.

As crescentes concentraes de EP promoveram reduo na massa seca da parte area e do sistema radicular da tiririca (Fig.3). Com o aumento da concentrao de EP houve reduo do crescimento da parte area e do sistema radicular (Fig.2) evoluindo para morte de grande parte

380

(77% quando aplicado puro) dos tubrculos (Fig.1). Este fato concorda com a afirmao de Maekawa (2002), que o EP quando aplicado no solo pode ajudar no controle de plantas daninhas. 5.CONCLUSES Com base nos resultados obtidos, pde-se concluir que o EP, a partir da concentrao de 25% provoca dormncia em parte dos tubrculos da tiririca (Cyperus rotundus L) e prejudica o desenvolvimento dessa erva daninha, podendo causar a morte em 77% dos tubrculos na dose de 100%, indicando que esse produto poderia ser usado como auxiliar no controle dessa planta. Referncias Bibliogrficas ARVALO, R. A.; BERTONCINI, E. I. Efeito e manejo de Cyperus rotundus (tiririca) na agricultura brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CINCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 20., 1995, Florianpolis. Palestra... Florianpolis: Sociedade Brasileira da Cincia das Plantas Daninhas, p. 45-66, 1995. BANZATTO, D.A.; KRONKA, S.N. Experimentao Agrcola. Jaboticabal: FUNEP,1995. 247p. DELOUCHE, J. C.; STILL, T. W.; LIENHARD, M. The tetrazolium test for seed viability. Mississippi State College/ Mississippi Agricultural Experiment Station, 1962, 63 p. (Technical Bulletin, 51). KADOTA, M.; NIIMI, Y. Effects of charcoal with pyroligneous acid and barnyard manure on bedding plants. Scientia Horticulturae. N.101, p.327-332, 2004. LOPES, P. C. D.; HERMANN, E. R. Efeito de dose do extrato pirolenhoso no desenvolvimento inicial da soja (Glicyne maxm.) In: FRUM DE BIOTECNOLOGIA DO VALE DO PARANAPANEMA-NOVOS RUMOS PARA O DESENVOLVIMENTO, 1., 2006, Assis. Resumos... Assis: Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho, Campus de Assis, 2006. P. 89. MAEKAWA, K. Curso sobre produo de carvo, extrato pirolenhoso e seu uso na agricultura (APAN Associao dos produtores de Agricultura natural). 2002. Apostila. MAGALHES, A. C. & FRANCO, C. M. Toxicidade do feijo -de- porco sobre a Tiririca. Bragantia [online]. 1962, vol. 21, n. nico, pp. LIII-LVIII. ISSN 0006-8705. MIYASAKA, S.; OHKAWARA, T.; KUNIO, N. Derivados de carvo vegetal, extrato pirolenhoso e fino de carvo na agricultura natural: apostila. Miyazaki: APAN, 2001 MU, J; UEHARA, T.; FURUNO, T. Effect of bamboo vinegar on regulation of germination and radicle growth of seed plants II: composition of moso bamboo vinegar at different collection temperature and its effects. J Wood Sci. n50, p.470-476, 2004. YATAGAI, M.; UNRININ, G. By-products of wood carbonization VI: germination and growth effects of wood vinegar components and their homologs an plant seeds: alcohols and phenols. Mokuzai Gakkaishi. N.35, p.1021-1028, 1989. YOSHIMURA, H. AND HAYAKAWA, T. Acceleration effect of wood vinegar from Quercus crispula on the mycelial growth of some basidiomycetes. Trans. Mycol. Soc. Japan32: p. 55-64, 1991. ZANETTI, M. et al. Uso de subprodutos de carvo vegetal na formao do porta-enxerto limoeiro cravo em ambiente protegido. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, n. 3, v. 25, p.1-8, 2003.

381

Das könnte Ihnen auch gefallen