Sie sind auf Seite 1von 26

Assunto

Como o Eberick dimensiona as vigas aos esforos de flexo?

Artigo
Para o caso das vigas, o Eberick realiza o dimensionamento flexo simples, flexo-compresso reta e flexo-trao reta. No caso de haver uma laje adjacente a um trecho de viga, a hiptese de diafragma rgido, utilizada pelo programa na anlise da estrutura, anular os esforos axiais neste trecho (supe-se que sejam absorvidos pela laje). Neste caso, este trecho da viga ser submetido apenas flexo simples. Este artigo informa as hipteses e procedimentos de dimensionamento utilizados pelo Eberick para a flexo simples, no abrangendo o dimensionamento flexo-compresso reta e flexo-trao reta.

importante lembrar que os momentos fletores e esforos cortantes fora do plano perpendicular ao pavimento no so considerados no dimensionamento, devendo ser calculados separadamente. Usualmente, estes esforos so absorvidos pelas lajes. Nos casos nos quais estes esforos sejam relevantes (por exemplo, no caso de cargas aplicadas no plano do pavimento), uma anlise dever ser feita pelo usurio em separado.

O dimensionamento flexo de uma seo de concreto armado realizado para o Estado Limite ltimo, que corresponde runa por ruptura, por deformao plstica excessiva do ao ou por instabilidade.

Hipteses de clculo (armadura passiva)


Segundo a NBR 6118/2003, item 17.2.2: "Na anlise dos esforos resistentes de uma seo de viga ou pilar, devem ser consideradas as seguintes hipteses bsicas: a) As sees transversais se mantm planas aps deformao; b) A deformao das barras passivas aderentes ou acrscimo de deformao das barras ativas aderentes em trao ou compresso deve ser o mesmo do concreto em seu entorno; d) As tenses de trao no concreto, normais seo transvesal, podem se desprezadas, obrigatoriamente no ELU; e) A distribuio de tenses no concreto se faz de acordo com o diagrama parbola-retngulo, definido em 8.2.10, com tenso de pico igual a 0,85 fcd , com fcd definido em 12.3.3. Esse diagrama pode ser substitudo pelo retngulo de altura 0,8 x (onde x a profundidade da linha neutra),com a seguinte tenso:

As diferenas de resultados obtidos com esse dois diagramas so pequenas e aceitveis, sem necessidade de coeficiente de correo adicional. f) A tenso nas armaduras deve ser obtida a partir dos diagramas tenso-deformao, com valores de clculo, definidos em 8.3.6 e 8.4.5; g) O estado limite ltimo caracterizado quando quando a distribuio das deformaes na seo transversal pertencer a um dos domnios definidos na figura 17.1." O diagrama parbola-retngulo utilizado no dimensionamento mostrado na figura abaixo:

O dimensionamento feito no Domnio 3 de deformao. Neste domnio a deformao da armadura tracionada igual ou maior deformao de incio de escoamento (es=eyd). Com isto o processo de ruptura do concreto ocorre simultaneamente com o escoamento da armadura, sendo a situao desejvel, pois os dois materiais so aproveitados inteiramente e ocorrer um aviso prvio da estrutura antes da runa devido ao alongamento excessivo da armadura tracionada, implicando grandes acrscimos de deformaes e fissuras. As sees que estejam neste domnio 3 no ELU so denominadas sees subarmadas.

Hipteses de clculo segundo a NBR 6118/80 (item 4.1.1.1)

Segundo a NBR 6118/80, item 4.1.1.1:

"As hipteses para o clculo no estado limite ltimo nos casos de flexo simples ou composta, normal ou oblqua, e de compresso ou trao uniforme, excludas as vigas parede (item 3.3.1.2), so as seguintes: a) As sees transversais permanecem planas; b) Para o encurtamento de ruptura do concreto nas sees no inteiramente comprimidas, considera-se o valor convencional de 3,5. Nas sees inteiramente comprimidas, admite -se que o encurtamento da borda mais comprimida, na ocasio da ruptura, varie de 3,5 a 2, mantendo-se inalterada e igual a 2,0 a deformao a 3/7 da altura total da seo, a partir da borda mais comprimida; c) O alongamento mximo permitido ao longo da armadura de trao de 10, a fim de prevenir deformao plstica excessiva; d) A distribuio das tenses do concreto na seo se faz de acordo com o diagrama parbola-retngulo, baseado na hiptese do item 8.2.4. Permite-se a substituio deste diagrama pelo retngulo de altura 0,8x, com a seguinte tenso:

A resistncia trao do concreto desprezada; e) A tenso na armadura a correspondente deformao determinada de acordo com as alneas anteriores e obtida no diagrama tenso-deformao. Para o ao Classe B pode-se fazer o clculo com o diagrama de um ao Classe A de mesmo fyd (ou fycd), dividindo por um dos seguintes valores a rea calculada da seo da armadura:

interpolando linearmente nos casos intermedirios." O diagrama parbola-retngulo utilizado no dimensionamento mostrado na figura abaixo:

O dimensionamento feito no Domnio 3 de deformao. Neste domnio a deformao da armadura tracionada igual ou maior deformao de incio de escoamento (es=eyd). Com isto o processo de ruptura do concreto ocorre simultaneamente com o escoamento da armadura, sendo a situao desejvel, pois os dois materiais so aproveitados inteiramente e ocorrer um aviso prvio da estrutura antes da runa devido ao alongamento excessivo da armadura tracionada, implicando grandes acrscimos de deformaes e fissuras. As sees que estejam neste domnio 3 no ELU so denominadas sees subarmadas.

Clculo da armadura de flexo simples


Obtm-se atravs do diagrama retangular, por equilbrio de fora e momento:

Sendo:

ecd = 3,5

Os coeficientes ky e kyl devem ser comparados, sendo que:

se ky=kyl - a seo subarmada (es=eyd) se ky=kyl - a seo superarmada (es<eyd)

ky=kyl - seo subarmada


Nesta situao a pea ter sua armadura de flexo dimensionada atravs da seguinte equao:

ky=kyl - seo superarmada


O Eberick no dimensiona as vigas na condio de superarmadas (seo no Domnio 4 de deformao), pois no ELU a deformao da armadura tracionada inferior deformao de incio de escoamento (es<eyd), portanto a ruptura da pea ocorrer de forma frgil, ou seja, sem aviso prvio da estrutura, pois o concreto rompe antes que a armadura sofra alongamento e provoque fissuras que poderiam servir como advertncia. Nesta situao, o programa utiliza para a seo armadura de compresso (armadura dupla), com o objetivo de conduzir a es=eyd (seo subarmada).

Atravs das resultantes do diagrama obtm-se:

Aos de Classe A

se e's=e'yd - s'sd= fyd se e's<e'yd - s'sd= e's.Es

Aos de Classe B

se e's=e'yd - s'sd= fyd se e's<e'yd - s'sd= f(e's) - em funo do diagrama tenso x deformao para ao Classe B

Estes procedimentos referem-se somente ao dimensionamento das peas flexo simples, sendo que existem outras verificaes a serem feitas no dimensionamento de um elemento para flexo, como por exemplo, se estas armaduras calculadas passam nas verificaes de espaamentos mnimos e taxa de armadura mxima definidas pela NBR 6118.

Assunto
Como o Eberick dimensiona as vigas aos esforos de cisalhamento?

Artigo
O Eberick utiliza as prescries da NBR 6118/2007, item 17.4, para o dimensionamento das sees das vigas aos esforos de cisalhamento, obtidos na anlise da estrutura. A NBR 6118/2007 prescreve dois modelos de clculo, que admitem o funcionamento das peas de concreto submetidas flexo simples como uma trelia, cujo concreto e armadura de compresso superior (caso exista) correspondem ao banzo superior comprimido, a armadura tracionada corresponde ao banzo inferior tracionado, a armadura transversal corresponde s diagonais tracionadas e as bielas comprimidas do concreto correspondem s diagonais comprimidas.

Figura 1 - Analogia da Trelia


O primeiro modelo, denominado Modelo de Clculo I, baseado na teoria de Ritter-Mrsch que sugere que a inclinao das diagonais de compresso da trelia (?) devem ser tomadas sempre com ngulo igual a 45 em relao ao eixo longitudinal do elemento estrutural, e a inclinao da armadura de cisalhamento (a) deve ser escolhida entre os limites de 45 e 90. O Modelo de Clculo II baseado na analogia da trelia generalizada, na qual mantm a limitao da inclinao da armadura de cisalhamento entre os limites de 45 e 90, mas permite diagonais comprimidas com inclinao varivel livremente entre 30 e 45.

Figura 2 - Angulaes
Estes dois modelos admitem a colaborao de mecanismos resistentes complementares ao modelo na trelia, atravs da parcela Vc. No modelo I esta parcela complementar tem valor constante, independente de V Sd (Fora cortante solicitante de clculo). J no modelo II, Vc sofre reduo com o aumento de VSd. Esta analogia de trelia no se aplica ao estudo da resistncia fora cortante das vigas-paredes e consolos curtos.

Verificao do estado limite ltimo


A condio de segurana do elemento estrutural, em uma determinada seo transversal, deve ser considerada satisfatria quando atendidas simultaneamente as duas seguintes condies:

onde: VSd a fora cortante solicitante de clculo; VRd2 a fora cortante resistente de clculo, relativa runa das diagonais comprimidas de concreto, de acordo com o modelo adotado; VRd3 a fora cortante resistente de clculo, relativa runa por trao diagonal; Vc a parcela de fora cortante absorvida por mecanismos complementares ao de trelia; Vsw a parcela resistida pela armadura transversal. O valor do esforo cortante atuante sobre viga pode ser obtido:

Acessando o diagrama de cortantes da viga, onde pode ser obtido o cortante mximo atuante (em mdulo) para cada local da viga. No Eberick com mdulo Master este diagrama apresenta a envoltria dos esforos cortantes de clculo obtida atravs da anlise automtica de todas as combinaes ltimas de esforos configuradas internamente. J sem o mdulo Master o diagrama apresenta os valores representativos dos esforos, ou seja, sem a majorao pelo coeficiente de ponderao ?f;

Na janela de dimensionamento de vigas, aba "Envoltria", colunas "Vd Inicial" e "Vd Final" para o Eberick com mdulo Master e na aba "Esforos", colunas "Cort Inicial" e "Cort Final" (valores sem majorao) para o Eberick sem mdulo Master; No Relatrio de Clculo da viga, onde so informados os esforos cortantes de clculo. Neste relatrio, alm do valor de VSd so informados os valores de VRd2, Vc e Vsw.

Modelo de clculo I (item 17.4.2.2)


Admite diagonais de compresso inclinadas de T = 45 e Vc constante, independente de VSd. a) verificao da compresso diagonal no concreto: VRd2= 0,27 av2 fcd bw d onde: av2 = (1 - fck/250) fck em megapascal

b) clculo da armadura transversal: VRd3= Vc + Vsw onde: Vsw = (Asw /s) 0,9 d fywd (sen a + cos a) Vc = 0 nos elementos estruturais tracionados quando a linha neutra se situa fora da seo; Vc = Vc0 na flexo simples e na flexo-trao com a linha neutra cortando a seo; Vc = Vc0 (1 + M0/MSd,mx) = 2 Vc0 na flexo-compresso Vc0 = 0,6 fctd bw d fctd = fctk,inf /?c

Tm-se: bw - largura da alma da seo transversal da pea; d - altura til da seo transversal da pea; Asw - rea da seo transversal dos estribos; s - espaamento entre eixos dos estribos; a - inclinao da armadura de cisalhamento, adotada sempre como 90 pelo Eberick;

M0 - momento fletor que anula a tenso normal de compresso na borda da seo; MSd,mx - momento fletor de clculo mximo no trecho em anlise. A resistncia caracterstica do concreto compresso pode ser definida pelo usurio em Configuraes - Materiais e durabilidade, boto Classes. As demais resistncias do concreto sero definidas automaticamente neste dilogo em funo do valor do fck. O Eberick considera para o Modelo I todos os tens prescritos acima. No caso da utilizao do mdulo Master, o aumento da parcela Vc devido flexo-compresso considerada apenas se no ocorrer trao em nenhuma das combinaes de carregamentos. Caso ocorra, verifica se em alguma destas combinaes a seo est inteiramente tracionada, adotando Vc = 0, caso contrrio adotar Vc = Vc0.

O modelo de trelia tem como base a hiptese da linha neutra cortar a seo do elemento, existindo portanto um banzo tracionado e outro comprimido. Nos casos em que a linha neutra se situa fora da seo no existe a possibilidade de associar o modelo ao de trelia, sendo o motivo de desconsiderar a parcela resistente da biela comprimida (Vc = 0). No Eberick, pode-se verificar se a viga est sendo dimensionada flexo simples, flexo-compresso ou flexo-trao atravs do Relatrio de Clculo do elemento. Caso este possua esforos axiais atuantes ser apresentada uma coluna "Verificao Axial (compresso)" ou "Verificao Axial (trao)", indicando os respectivos resultados deste

dimensionamento.

Figura 3 - Relatrio de clculo da viga (parcial)

Modelo de clculo II (item 17.4.2.3)


Admite diagonais de compresso inclinadas de T variando livremente entre 30 e 45 e Vc sofrendo reduo com o aumento de VSd.

a) verificao da compresso diagonal no concreto: VRd2= 0,54 av2 fcd bw d sen2T (cotg a + cotg T) onde: av2 = (1 - fck/250) fck em megapascal

b) clculo da armadura transversal: VRd3= Vc + Vsw onde: Vsw = (Asw /s) 0,9 d fywd (cotg a + cotg T) sen a Vc = 0 nos elementos estruturais tracionados quando a linha neutra se situa fora da seo; Vc = Vc1 na flexo simples e na flexo-trao com a linha neutra cortando a seo; Vc = Vc1 (1 + M0/MSd,mx) < 2 Vc1 na flexo-compresso Vc1 = Vc0 quando VSd = Vc0 Vc1 = 0 quando VSd = VRd2 , interpolando-se linearmente para valores intermedirios.

Armadura transversal mnima


Segundo o item 17.4.1.1.1, todos os elementos lineares submetidos a fora cortante, com exceo dos casos indicados em 17.4.1.1.2, devem conter armadura transversal mnima constituda por estribos com taxa geomtrica:

Obtm-se o valor do esforo cortante resistido pela seo com a armadura mnima de cisalhamento, pois para esforos atuantes abaixo deste, o trecho da viga ter armadura com espaamento constante e igual a esta mnima estabelecida pela norma. Segundo item 18.3.3.2, o espaamento mximo dos estribos, medido paralelamente ao eixo da pea, deve atender s seguintes condies: - se Vd 0,67 VRd2 , ento smx = 0,6 d 300 mm; - se Vd > 0,67 VRd2 , ento smx = 0,3 d 200 mm.

No Eberick se houver armadura longitudinal de compresso exigida pelo clculo, o espaamento mximo dos estribos no pode, tambm, ser maior que:

24 vezes o dimetro das barras longitudinais no caso de ao CA-25; 21 vezes o dimetro das barras longitudinais no caso de ao CA-32 (tal ao neste caso no apresentado neste tem, sendo que o Eberick apresenta prescrio conforme a verso antiga da norma); 12 vezes o dimetro das barras longitudinais no caso de ao CA-40, CA-50 ou CA-60 (os aos CA-40 e CA-60 tambm no so citados neste tem, sendo que o Eberick apresenta prescrio conforme a verso antiga da norma).

Exemplo numrico:
Adotaremos para o exemplo a seguir a mesma viga apresentada no artigo , ou seja, uma viga com um nico trecho de vo de clculo de 4 metros, submetida flexo simples, com os dados apresentados a seguir. Ser utilizado o modelo de clculo II, com T = 30. fck = 21 MPa cobrimento da armadura = 1,5 cm

Neste ponto cabe ressaltar que este cobrimento de 1,5 cm no atende s prescries da norma, pois mesmo para a classe de agressividade ambiental I (agressividade fraca), o cobrimento nominal a ser adotado para vigas nas obras correntes seria de 2,5 cm. Caso houvesse adequado controle de qualidade e rgidos limites de tolerncia da variabilidade das medidas durante a execuo poderia ser adotada uma reduo de 0,5 cm neste cobrimento. Como tal exemplo tem o intuito de comparao do dimensionamento da NBR 6118/2003 com o exemplo da antiga norma, ser adotado este valor de cobrimento.

bw = 15 cm h=40 cm d = 36,5 cm ao: CA-50A a = 90 Carregamento total (includo peso-prprio) = 3086,5 kfg/m

Vd = 1,4*6173 = 8642,2

kgf

fcd = fck / ?c = 15 MPa = 150 kgf/cm2 fywk = 500 MPa = 5000 kgf/cm2 fywd = fywk/1,15 = 4347,8 kgf/cm2 fctm = 0,3.(fck)2/3 = 2,283 MPa fctk,inf = 0,7.fctm = 1,598 MPa fctd = fctk,inf / ?c = 1,142 MPa

Verificao da compresso diagonal no concreto:


av2 = (1 - 21/250) = 0,916 VRd2= 0,54*0,916*150*15*36,5*sen230 (cotg 90 + cotg 30) = 17589,98 A condio da resistncia ( Vd = VRd2 ) foi atendida.

kgf

Clculo da armadura transversal


Vd = VRd3 = Vc + Vsw Para obteno de Vsw (parcela resistida pela armadura transversal) deve-se inicialmente obter o valor de Vc (parcela de fora cortante absorvida por mecanismos complementares ao de trelia), abatendo do valor de V d esta parcela. - flexo simples: Vc = Vc1 Vc0 = 0,6*11,42*15*36,5 = 3751,4 kgf Como Vd est entre Vc0 e VRd2 , deve-se interpolar linearmente para obteno de Vc1. Vd = 8642,2 kgf

Vc1= Vc = 2425,6

kgf kgf

Vsw= Vd - Vc = 8642,2 - 2425,6 = 6216,6

Obtendo-se o valor do esforo resistido pela armadura transversal, pode-se calcular ento a rea necessria.

Adotando bitola para estribo de 5,0 mm, tem-se: as = 0,2 cm2 ne = Asw / n ramos estribo * as = 2,51 / 2*0,2 = 6,275 estribos / m s = 100 / ne = 15,93 cm = 16 cm O Eberick V5 utilizou espaamento para os estribos igual a 16 cm, adotando portanto uma tolerncia entre o As efetivo e o As calculado da ordem de 2 %.

Armadura transversal mnima:


Calcula-se a armadura mnima e o cortante resistido por ela e compara-se com os valores do cortante resistido pela armadura (Vsw).

Adotando bitola para estribo de 5,0 mm, tem-se: as = 0,2 cm2 ne = Asw min / n ramos estribo * as = 1,37 / 2*0,2 = 3,425 estribos / m s = 100 / ne = 29,2 cm = 29 cm Deve-se lembrar que o espaamento mximo para os estribos definido como:

- se Vd = 0,67 VRd2 , ento smx = 0,6 d = 300 mm; - se Vd > 0,67 VRd2 , ento smx = 0,3 d = 200 mm.
Vd = 8642,2 kgf VRd2= 17589,98 kgf Tem-se Vd = 0,49 VRd2 Adota-se portanto a condio 1: smx = 0,6 d = 300 mm = 0,6*36,5 = 21,9 cm < 30 cm

smx = 20 cm Ser adotado para o trecho de armadura mnima F 5,0 c/ 20 cm. O cortante resistido por esta armadura mnima ser:

Vmin = Asw min 0,9 d fywd (cotg a + cotg T) sen a Vmin = 0,02*0,9*36,5*4347,8*(cotg 90 + cotg 30) sen 90 = 4947,6

kgf

Temos Vsw= 6216,6 kgf, portanto, haver nos apoios uma armadura transversal superior armadura da regio central da viga.

Figura 4 - Relatrio de clculo - Cisalhamento


Pode-se observar neste relatrio a existncia de um valor k = 1. Este item trata-se do valor da parcela (1 + M0/MSd,mx), que tem o objetivo de aumentar o valor de Vc na flexo-compresso. Como esta viga exemplo est submetida a flexo simples, tal valor ser apresentado como 1, pois no interfere na obteno de V c.

Figura 5 - Detalhamento da viga

Comparao entre modelos e entre as normas:

Entre o modelo de clculo II verifica-se:

Para T = 30, h uma menor capacidade resistente (menor valor para VRd2), o que pode levar a maior facilidade da seo no atender a verificao de resistncia ( Vd = VRd2 ), podendo necessitar sees transversais maiores. No Eberick, caso tal verificao no fosse atendida seria emitido o Erro D10 - Fora cortante VSd maior que VRd2; Para T = 30, h uma menor quantidade de armadura transversal necessria, levando a uma economia de armadura.

tag(s): Dimensionamento, Viga

Assunto
Como o Eberick dimensiona as vigas aos esforos de toro?

Artigo
A ocorrncia de esforos de toro em peas de concreto armado geralmente faz surgir uma intensa fissurao nestes elementos, o que conseqentemente reduz em muito sua rigidez toro. Deste modo, quando os esforos de toro nestes elementos no so necessrios para o equilbrio da estrutura (toro de compatibilidade), possvel desconsiderlos, de acordo com os principais autores e com as normas de concreto armado. Por outro lado, quando a resistncia toro do concreto essencial para o equilbrio da estrutura, indispensvel que este elemento submetido toro seja dimensionado para resistir a estes esforos. Leia mais sobre toro de equilbrio e de compatibilidade no artigo "Engastamento entre laje e viga" Nestes casos, o Eberick segue as prescries da NBR 6118:2007 para o dimensionamento da seo como uma analogia de trelia espacial, constituda de estribos verticais e armaduras longitudinais como bielas e banzos tracionados. A biela comprimida pode ter inclinao entre 30 e 45, definida no modelo de clculo para o dimensionamento de esforos cortantes. Devem ser verificadas simultaneamente as seguintes condies relacionadas no item 17.5.1.3 da norma: Tsd = TRd,2 Tsd = TRd,3 Tsd = TRd,4 Onde: Tsd a tenso de toro atuante na viga; TRd,2 representa o limite dado pela resistncia das diagonais comprimidas de concreto; TRd,3 representa o limite definido pela parcela resistida pelos estribos normais ao eixo do elemento estrutural; TRd,4 representa o limite definido pela parcela resistida pelas barras longitudinais, paralelas ao eixo do elemento estrutural.

Clculo da espessura fictcia


A partir da Resistncia dos Materiais, podemos ter uma idia do comportamento do concreto quando submetido a toro ainda no Estdio I, como pode ser observado nas seguintes figuras:

Figura 1 - Distribuio de tenses tangenciais devido toro em sees quadrada e circular cheias
Pode-se notar que as tenses de toro nos elementos se concentram em sua maior parte prximas s extremidade, com tenso igual a zero no ncleo da seo. Para efeitos de dimensionamento, pode-se simplesmente desprezar o ncleo da seo, e considerar somente uma parede lateral, supondo uma seo equivalente vazada com uma espessura fictcia a ser calculada.

Figura 2 - Seo vazada equivalente com espessura fictcia he


A NBR 6118:2007 fornece em seu item 17.5.4.1 uma equao para o clculo da espessura fictcia:

onde A a espessura da seo cheia e u o permetro desta seo. Para garantir um comportamento de trelia espacial, necessrio que a linha de centro da espessura fictcia (centro do fluxo de toro) coincida com a linha central da gaiola formada pelas armaduras transversal e longitudinal.

Figura 3 - Gaiola formada pelas armaduras e pela biela de compresso do concreto


Fonte: HSU & MO [1] Para a NBR 6118:2007, essa linha central da gaiola situa-se no eixo da armadura longitudinal, que a norma denomina c1, sendo calculado como a distncia entre o eixo da barra longitudinal do canto e a face lateral do elemento estrutural.

Figura 4 - Segundo a NBR 6118:2007, a linha mdia da espessura fictcia deve ao menos coincidir com o centro geomtrico da armadura longitudinal
Por este motivo, a NBR 6118:2007 limita um valor mnimo de he em 2c1, no sendo possvel dimensionar sees com espessura fictcia menores. No Eberick, sempre que a viga se encontra nesta situao, ser emitido o erro Erro A16 Impossvel calcular seo toro para todas as barras longitudinais que no atenderem aos requisitos acima.

Resistncia das diagonais comprimidas de concreto:


O clculo da das diagonais comprimidas de concreto efetuado seguindo a seguinte frmula: TRd,2 = 0,50.av2.fcd.Ae.he.sen2T Onde:

, com fck em MPa; T o ngulo de inclinao das diagonais de concreto, com um valor entre 30 e 45 arbitrado no dimensionamento aos esforos cortantes; Ae a rea limitada pela linha mdia da parede da seo vazada. Para fins de projeto, possvel desconsiderar valores de momentos de toro proporcionalmente baixos em relao ao valor resistido pela viga. No Eberick, o valor mximo de esforos de toro atuantes (T Sd) abaixo do qual estes esforos no sero levados em conta no dimensionamento do elemento pode ser configurado como uma porcentagem da resistncia da biela comprimida de concreto (TRd,2) no item Tenso mnima para considerar da configuraoDimensionamento - Vigas Toro.

Clculo das armaduras


O dimensionamento efetuado verificando a resistncia tanto das armaduras longitudinais quanto das transversais:

Clculo dos estribos:


Os estribos so verificados conforme a seguinte expresso:

TRd,3 = (A90 / s) fywd 2Ae cotg T onde: fywd a resistncia de clculo do ao da armadura passiva longitudinal, limitada a 435 MPa.

Clculo da armadura longitudinal:


A resistncia decorrente da armadura longitudinal deve atender seguinte expresso: TRd,4 = (Asl / u) fywd 2Ae tg T onde: Asl a soma das reas das sees das barras longitudinais; u o permetro de Ae.

Relatrios emitidos:
Acessando o menu Relatrios-Clculo na janela de dimensionamento de vigas, possvel verificar o dimensionamento do Eberick toro, tanto no clculo da armadura longitudinal quanto na armadura transversal. Tambm exibido o resultado da verificao da resistncia compresso diametral do concreto conforme a expresso abaixo, utilizando para ambas o mesmo ngulo de inclinao das bielas de concreto:

Caso esta condio no seja satisfeita, ser emitido o Erro D12 - (VSd/VRd2 + TSd/TRd2) > 1.

Exemplo Numrico:
Ser efetuado o dimensionamento de uma viga com 4 metros de vo, submetida ao peso prprio e um momento de toro de 20 kN.m no meio do vo, com as seguintes caractersticas: Classe de Agressividade Ambiental II: 1. Concreto classe C-25 (fck = 25 MPa) 2. Cobrimento da armadura de 3,0 cm bw = 25 cm h = 50 cm ao = CA-50 Carregamento atuante: peso prprio (3,12 kN/m) + toro de 20 kN.m

Roteiro de clculo:
Clculo da espessura fictcia:

Supondo Ft = 6,3 mm e Fl = 10,0 mm, tem-se: 2.c1 = 2.(3,0 + 0,63 + 0,5) = 8,26 - OK As dimenses da viga comportam uma espessura fictcia para as barras utilizadas.

Clculo da resistncia da diagonal comprimida de concreto:


O modelo de clculo da armadura de cisalhamento utilizado o Modelo I, com diagonais comprimidas a 45.

Clculo de av2:

Clculo de Ae:

Clculo de TRd,2:

TRd,2 = 0,50*av2*fcd*Ae*he.sen2T = 0,50*0,9*17,96*69444*83,33*sen 90 TRd,2 = 46,5 kN.m

Clculo dos estribos:


Os estribos so verificados conforme a seguinte expresso: TRd,3 = (A90 / s)*fywd*2Ae*cotg T Ento, pode-se calcular a armadura transversal de toro pela seguinte espresso:

Considerando que TRd,3 no pode ser maior que Tsd:

Assim:

Clculo da armadura longitudinal:


O clculo das barras longitudinais deve satisfazer a seguinte equao: TRd,4 = (Asl / u) fywd 2Ae tg T Considerando que TRd,4 no pode ser maior que Tsd:

Esta armadura distribui-se da seguinte maneira: As: + 1,35 cm A's: + 1,35 cm

Referncias Bibliogrficas:
[1] HSU, THOMAS T.C., MO, Y.L. Softening of Concrete in Torsional Members - Design Recommendations. ACI Journal, July-August 1985. p. 443-451. [2] ABNT. NBR-6118:2003 - Projeto e Execuo de Obras Concreto Armado - ABNT, So Paulo, 2003. [3] SSSEKIND, Jos C. Curso de Concreto Vol II. Ed. Globo, So Paulo, 1991. [4] CARVALHO, Roberto c. Anlise no linear de pavimentos de edifcios de concreto atravs da analogia de grelha Tese de doutorado - So Carlos, 1994.

tag(s): Dimensionamento, Viga

Assunto:
Como realizar o lanamento e dimensionamento de furos em vigas e quais so as suas condicionantes normativas? Artigo:
Considerando-se um contexto atual dos projetos de engenharia de uma edificao tem-se observado uma crescente necessidade de compatibilizao dos diversos projetos que a definem. Nos casos de compatibilizao de projetos estruturais em relao aos projetos de instalaes, por exemplo, bastante comum a necessidade da considerao de vigas com furos e aberturas para a passagem de tubulaes e demais condutos. Para realizar o lanamento de furos sobre vigas, primeiramente necessrio definir sobre a viga o ponto onde desejase inserir a abertura. Esta definio deve ser realizada atravs do lanamento de um N na posio desejada. Para isso, pode-se acessar o menu Elementos Adicionar n e inserir o n na posio desejada para o furo sobre a viga. De uma maneira geral, a posio do furo, tanto ao longo da viga, quanto em sua altura, geralmente esto correlacionados arquitetura. Todavia, algumas informaes so relevantes do ponto de vista estrutural.

A regio ideal para a localizao do furo em regies onde a viga apresente valores de esforos cortantes mais baixos
possveis.

Sssekind (1991) recomenda que se busquem os menores valores possveis para a altura inferior ao furo, respeitando as
imposies anteriormente apresentadas.

Leonhardt (1987), afirma que aberturas circulares so mais favorveis do que com ngulos reentrantes.
Definido o ponto de lanamento, pode-se proceder com o lanamento do furo/abertura propriamente dito. Para isso, deve-se acessar o menu Elementos Vigas Inserir furo. Ser apresentada uma janela onde deve-se definir as propriedades do furo, tais como formato, dimenses e posio em relao ao topo da viga.

1 - Dilogo de lanamento de furo/abertura em vigas.


Segundo a NBR 6118:2007, item 13.2.5.1, existem algumas premissas para que se classifique determinada abertura como furo, ou efetivamente como abertura. Uma abertura classificada como furo quando ela atender a todas as condies abaixo:

1) 2) 3) 4) 5)

As dimenses devem respeitar o mximo de 12 cm ou 1/3 da altura da viga; Cobrimentos suficientes das armaduras e no seccionamento das mesmas; Distncia entre faces de furos deve ser maior que 1,2 vezes a altura da viga no trecho considerado; A abertura/furo deve estar posicionado na zona de trao da viga; A distncia de um furo face de um elemento de apoio, que pode ser um pilar, viga ou parede, deve ser maior

que a altura da viga.

O programa no permite o lanamento de furos posicionados no sentido paralelo altura da viga. Cabe lembrar aqui, que a NBR 6118:2007 no seu item 21.3.3, faz consideraes sobre as limitaes que devem ser respeitadas caso haja a necessidade de projetar esse tipo de passagem, e as verificaes pertinentes devero ser executadas por parte do projetista.

Quando atendidas todas as condies acima, segundo Sssekind (1991), ainda deve-se considerar que a face do furo esteja distante de ao menos 10 cm da face superior ou inferior da viga. Nestes casos, pode-se considerar o dimensionamento geral da pea como se esta fosse macia. Desta forma, o resultado de sua anlise, dimensionamento e detalhamento no sofrem influncia devido presena do furo.

2 Viga detalhada com furo (sem armaduras adicionais).


Observa-se, na imagem acima, que a viga foi detalhada sem considerao de armadura na regio da abertura, logo, esta foi tratada como um simples furo. Partindo do exemplo anteriormente proposto, aumentou-se o dimetro do furo para 14 cm. Com isso passa-se a no atender mais as condies apresentadas para anlise da abertura como furo, passando esta a necessitar de verificaes adicionais de dimensionamento, bem como de armaduras junto regio da abertura.

Viga detalhada com armaduras adicionais na regio da abertura.

Pode-se observar no detalhe acima que a viga apresenta armadura longitudinal tanto na regio acima da abertura como abaixo, alm de uma disposio diferenciada de estribos, conforme representao do corte da seo B B. Outra opo para realizar uma anlise mais criteriosa da regio da abertura atravs do Relatrio de Clculo, disponvel no menu Relatrios da janela de dimensionamento das vigas.

Relatrio de clculo da viga com abertura - Trecho referente ao dimensionamento da abertura


Nesta janela pode-se avaliar diretamente os valores dos esforos de cortante atuante em relao ao resistente, alm da verificao combinada da toro com o cisalhamento que ir resultar em sua armadura final para cada uma das partes da seo seccionada pela abertura. tag(s): Detalhamento, Dimensionamento

Das könnte Ihnen auch gefallen