Sie sind auf Seite 1von 123

CURSO DE MANUTENO DE MONITOR LCD CURSO DE MANUTENO DE MONITOR LCD

DIVISO DO MONITOR LCD EM BLOCOS DIVISO DO MONITOR LCD EM BLOCOS No desenho abaixo vemos como se dividem as etapas dos monitores LCD e a seguir temos a funo dos seus circuitos:

Conector DB15 Este igual ao do monitor convencional. Leva os sinais RGB e sincronismo ao monitor. Os pinos 1,2 e 3 recebem os sinais RGB analgicos vindos da placa de vdeo do computador e os enviam ao CI scaler. Os pinos 13 e 14 recebem os sinais de sincronismo e os enviam ao micro junto com a comunicao DDC (canal de dados do monitor) vinda dos pinos 12 e 15. A funo do DDC fazer o computador reconhecer o modelo do monitor e instalar algum drive para melhor desempenho do mesmo.

Conector DVI Este opcional e leva o sinal de vdeo j digitalizado do computador ao monitor. Lembrando que o monitor LCD digital, ao contrrio do convencional que analgico. Assim a imagem reproduzida ter maior qualidade do que a aplicada pelo conector DB15. A desvantagem do DB15 que a placa de vdeo do computador deve transformar o sinal digital em analgico e o monitor passar de analgico para digital novamente. Neste processo h perdas no sinal de vdeo, o que no acontece quando se usa a conexo DVI entre o computador e o monitor LCD.

CI Scaler o maior e principal CI SMD do monitor LCD. Ele recebe os sinais RGB vindos do conector DB15 ou o vdeo digital do conector DVI e os transforma em sinais digitais adequados produo de imagens no display LCD. O scaler fornece sinais correspondentes 60 a 75 imagens completas por segundo para o display LCD. Os sinais so transferidos ao display atravs de um conector LVDS. Dentro do scaler h memrias SDRAM que vo armazenando as imagens completas processadas pelo CI. Da o CI l cada imagem e solta estes dados rapidamente ao display LCD. Este CI tambm converte os sinais RGB analgicos do conector DB15 em digitais e faz o controle de contraste e demais correes necessrias na imagem antes de mand-las para o display. O CI scaler controlado pelo micro. Uma falha no scaler deixa o monitor com a tela acesa, porm sem imagem.

LVDS - "Low voltage diferencial signalizing" ou trfego de sinais diferenciais em baixa tenso um conector com vias de 0 ou 1,2 V que transfere os sinais digitais do scaler ao display em alta velocidade e com o mnimo de rudos.

CI micro (ou micom)

Vai ligado no teclado e controla as funes do monitor como brilho, contraste, etc. um CI SMD e vai ligado no scaler para controlar o contraste e a taxa de transferncia de imagens por segundo para o display (resoluo). O micro tambm est ligado na fonte inverter para ligar, desligar e controlar o brilho das lmpadas do display. Em alguns monitores o micro est junto com o scaler num nico CI. A eeprom armazena os dados de controle do monitor. Clock um sinal de relgio produzido a partir de um cristal de quartzo. necessrio para sincronizar a transferncia de dados entre CIs digitais. Sem o clock os CIs digitais no funcionam. Display LCD Converte os sinais vindos do scaler em imagens. Conforme visto o display recebe uma imagem completa de cada vez do scaler. So de 60 a 75 imagens por segundo dependendo da taxa escolhida dentro do windows. No mdulo do display h o CI de controle e os CIs LDI que acionam os transistores TFT. Fonte inverter Transforma o +B entre 12 e 19 V numa tenso alternada entre 300 e 1300 V para acender as lmpadas CCFL do display. controlada pelo micro. Fonte de alimentao Transforma a tenso alternada da rede (110 ou 220 V) nas tenses contnuas necessrias ao funcionamento do monitor. Normalmente fornece um +B de 5 V para o display LCD e para a placa principal que depois sero reguladas em 3,3 e/ou 1,7 V para alimentar o scaler e o micro, e outro +B entre 12 e 19 V para alimentao da placa inverter. COMO ABRIR OS MONITORES LCD COMO ABRIR OS MONITORES LCD A maioria dos monitores LCD possui travas na tampa s quais devem ser liberadas para abrir o aparelho. Devemos tomar o mximo de cuidado para no quebrar tais travas e/ou amassar a caixa do monitor ao tentar destravar usando chaves de fenda ou outros objetos metlicos. Aps retirar os parafusos da tampa abra uma fresta entre a tampa e a parte da frente do monitor. Introduza nesta fresta um pedao de placa de fenolite ou madeira. Arraste a madeira ou fenolite pela fresta forando levemente as regies onde esto as travas at elas irem soltando. Aps basta retirar a tampa. Veja abaixo uma seqncia de desmontagem de um monitor LCD da "Samsung": CIRCUITOS DO MONITOR LCD CIRCUITOS DO MONITOR LCD Ao abrirmos um monitor deste encontraremos uma placa ligada no display LCD. Est a placa principal.

Tambm encontraremos uma plaquinha ligada nas lmpadas do display. Esta a placa da fonte inverter. H casos em que a fonte inverter est na placa da fonte de alimentao geral do monitor. Tambm teremos a placa do teclado ligada na principal atravs de um conector. Em alguns monitores encontraremos uma placa onde entra o cabo AC. Esta a placa da fonte. Veja abaixo um monitor LCD desmontando mostrando suas placas em destaque: IDENTIFICAO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES NA PLACA DA FONTE IDENTIFICAO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES NA PLACA DA FONTE Aps a entrada do cabo de fora temos uma bobina e alguns capacitores grandes. So os filtros de rede que deixam a tenso da rede entrar e no deixam a freqncia da fonte chaveada sair para no interferir em outros aparelhos. A seguir temos o fusvel, a ponte retificadora e o eletroltico de filtro principal. Aps este temos a fonte chaveada formada pelo CI oscilador e chaveador, o transformador chopper, diodos retificadores e os eletrolticos de filtro das linhas de +B que iro alimentar os circuitos do monitor. IDENTIFICAO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DA FONTE INVERTER IDENTIFICAO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DA FONTE INVERTER Localizamos um transformador grande no meio da placa. Ele fornece a tenso alternada para alimentao das lmpadas do display. Podemos observar que o conector de ambas as lmpadas esto ligados no trafo citado. s vezes h dois trafos, sendo um para cada lmpada (no caso do display usar duas lmpadas). O primrio do trafo vai ligado em dois transistores (normalmente mosfets) que ligam e desligam o enrolamento na freqncia de 40 a 80 kHz. Assim o trafo transfere uma grande tenso alternada para o secundrio (que tem muito mais espiras que o primrio). Tal tenso vai acender a lmpada. Os mosfets so controlados por um CI oscilador. A alimentao do circuito inverter controlada pelo micro da placa principal, assim como a freqncia de oscilao para ajustar o brilho da lmpada. Tome o cuidado de no tocar nas soldas desta placa quando a mesma estiver energizada. O choque na alta tenso no fatal, mas di bastante. IDENTIFICAO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES NA PLACA PRINCIPAL IDENTIFICAO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES NA PLACA PRINCIPAL Em primeiro lugar encontramos os dois maiores CIs SMD. O maior deles o scaler e o menor o micro. Inclusive este ltimo est perto do conector do teclado e tem o CI eeprom de 8 terminais ao lado. Prximo ao scaler temos o cristal de clock. De um lado do scaler temos o conector DB15 que leva os sinais ao monitor e do outro lado temos as sadas LVDS para o display LCD. Prximo do conector da fonte temos os CIs reguladores de tenso e os respectivos eletrolticos de filtro.

Os reguladores fornecem +B de 3,3 e 2,5 V para alimentao do scaler, micro e display LCD. CI mosfet um mosfet chaveador ou regulador montado dentro de um CI contendo vrios terminais de source e dreno e um terminal de gate para controle. Desta forma se consegue uma boa dissipao de calor num espao reduzido. Este tipo de componente comum nos monitores e televisores LCD. TELAS LCD DO TIPO TFT USADAS EM MONITORES E TELEVISORES TELAS LCD DO TIPO TFT USADAS EM MONITORES E TELEVISORES A tela LCD o equivalente ao tubo de imagem dos monitores tradicionais. Ela formada por vrias camadas e abaixo de todas temos o difusor de luz, sendo este uma placa branca de plstico que distribui a luz de duas ou mais lmpadas fluorescentes de catodo frio (CCFL) de maneira uniforme por trs da tela. Tambm dentro do mdulo do display LCD encontraremos os CIs drivers dos pixels que formaro as imagens em tal display. Na figura abaixo temos a foto de um display retirado de um monitor mostrando em detalhes os terminais de uma das lmpadas CCFL: Importante: O display de LCD um mdulo s, portanto qualquer defeito que ele vier a apresentar, tais como manchas, pixel morto, vidro quebrado, CI ou lmpada queimada, ele deve ser trocado inteiro, assim como acontecia com os tubos dos monitores convencionais quando estes enfraqueciam, queimavam o filamento ou entravam em curto. A DIVISO DO DISPLAY LCD E OS TFTs A DIVISO DO DISPLAY LCD E OS TFTs Pixel a menor parte que forma a imagem. Cada pixel formado por 3 subpixels, um vermelho (R), outro verde (G) e outro azul (B). A tela de LCD dividida em pixels e subpixels. Por exemplo: uma tela SVGA tem resoluo de 800 colunas x 600 linhas. Da ela formada por 480.000 pixels. Como cada pixel tem 3 cores, ento d um total de 1.440.000 divises nesta tela. J uma tela XVGA tem resoluo de 1024 x 768, possui 786.432 pixels e 2.359.296 divises. Quanto maior a resoluo da tela, mais divises ela deve ter. Cada diviso (subpixel) da tela controlada por um minsculo transistor mosfet montado num vidro localizado atrs do bloco de cristal lquido. Cada transistor deste chama-se TFT. TFT - "Thin Film Transistor" Ou transistor de filme fino. um transistor montado num substrato de vidro. Conforme explicado, o monitor LCD possui milhes de transistores mosfets TFT num vidro localizado entre o polarizador 1 e o bloco de cristal lquido. Uma tela LCD de resoluo 800 x 600 possui 1.440.000 transistores destes montados no

vidro. Cada transistor responsvel por fazer o seu subpixel deixar passar a luz (aceso) ou bloquear (apagado). Veja abaixo a estrutura bsica: Cada transistor TFT acionado pela linha de gate e pela linha de source atravs de pulsos digitais de nvel "0" ou nvel "1". Quando o gate e o source recebem nvel 1 (tenso), o TFT conduz e deixa a luz passar pelo subpixel, este aparecendo verde, vermelho ou azul bem claro na frente da tela. Quando o gate ou o source recebem nvel 0 (sem tenso), o TFT no conduz e o subpixel fica apagado. Para cada imagem formada no painel LCD, cada TFT recebe oito bits "0" e "1" de cada vez. Se todos os bits forem 1, aquele subpixel apresenta brilho ao mximo. Se todos os bits forem 0 aquele subpixel fica apagado. Se alguns bits forem 0 e outros forem 1, o subpixel se acende e apaga oito vezes bem rpido de modo que o nosso olho enxergar um brilho mais fraco. Como cada subpixel (cor) recebe 8 bits de cada vez, ele pode apresentar 256 nveis de brilho. Como cada pixel tem trs cores, multiplicando os 256 nveis de brilho para cada uma, resulta que este pixel pode reproduzir 256 (R) x 256 (G) x 256 (B) = 16.777.216 cores, ou seja, mais de 16 milhes de cores. Os capacitores "storage" armazenam por alguns instantes a informao de brilho daquele subpixel. As telas LCD usando transistores TFT so chamadas de matriz ativa e proporcionam maior vivacidade imagem, sendo usadas por todos os monitores de computador e televisores LCD da atualidade. COMO O CRISTAL LQUIDO CONTROLA A LUZ COMO O CRISTAL LQUIDO CONTROLA A LUZ Cristal lquido uma substncia com caractersticas entre a dos slidos e lquidos. Nos slidos as molculas so bem prximas e organizadas em estruturas. J nos lquidos as molculas so bem mais separadas e se movem em direes diferentes. No cristal lquido as molculas so organizadas em estruturas, mas no to prximas como nos slidos. Veja abaixo: Quando um feixe de luz passa pelas molculas do cristal lquido, sua direo alterada. Ento basta colocar a placa de cristal lquido entre dois polarizadores, aplicar tenso entre eles e fazer a luz passar por um dos polarizadores, atravs do cristal lquido at chegar no outro polarizador. Polarizador Filtro de vidro formado por ranhuras que s deixa a luz passar numa direo. Os polarizadores so colocados nas extremidades do cristal lquido com as ranhuras a 90 um em relao ao outro. Entre eles vai uma fonte de tenso quepode ser ligada ou desligada.

Veja a estrutura na figura abaixo: Quando no h tenso aplicada entre os polarizadores, a iluminao atravessa o primeiro e as molculas do cristal lquido torcem a luz em 90 de modo que ela consegue atravessar o segundo e se torna visvel na frente do display. Assim o display fica claro. Quando h tenso aplicada entre os polarizadores, as molculas se orientam de outra forma de modo a no alterar o sentido da luz vinda do polarizador 1. Assim a luz no consegue sair pelo polarizador 2 e no pode ser vista na frente do display. Assim o display fica escuro. Controlando o nvel de tenso aplicada entre os polarizadores possvel variar o nvel de luz que atravessar o display. Veja o esquema destas lmpadas CCFL alimentadas com tenso alternada e contnua: As lmpadas CCFL so alimentadas com tenso alternada de 300 a 1300 V. Tal tenso obtida por uma fonte inverter. Esta fonte formada por transformadores, transistores chaveadores e CI oscilador que trabalham em alta freqncia (entre 40 e 80 kHz). O inverter transforma ento uma tenso contnua baixa entre 12 e 19 V numa alta tenso alternada para acender as lmpadas. A fonte inverter bem fcil de se encontrar no monitor. Basta seguir os cabos das lmpadas (dois cabos para cada). A placa onde eles esto encaixados a fonte inverter. Veja abaixo a localizao da fonte inverter de um monitor LCD: Na fonte inverter entra tambm um sinal de controle vindo da placa do monitor para controlar a tenso fornecida para as lmpadas e desta forma ajustar o brilho da tela. Tambm entra um sinal de controle para desligar a lmpada em caso de alguma falha no sistema como por exemplo a queima de uma das lmpadas do display. CONTROLE DOS TRANSISTORES TFT DO DISPLAY LCD CONTROLE DOS TRANSISTORES TFT DO DISPLAY LCD A ligao entre o display LCD e a placa do monitor feita por um conector chamado LVDS (sinalizao diferencial de baixa tenso). Assim os dados digitais so aplicados ao display por linhas de 0 ou 1,2 V proporcionando maior velocidade de transferncia destes dados e sem rudos. Ao passarem pelo conector LVDS, os dados vo para um CI controlador do display e deste para vrios CIs LDI que fornecem os bits para acionamento dos transistores TFT. O CI controlador do display fica localizado numa placa ligada no substrato de vidro onde esto os TFTs. J os CIs LDI ficam entre a placa e o substrato de vidro. Porm estes componentes no so substitudos quando queimam. A soluo a troca do display inteiro. Veja na figura baixo a localizao dos CIs de acionamento dos transistores TFT do display: ESTRUTURA DO DISPLAY LCD E DA ILUMINAO TRASEIRA ("BACKLIGHT") ESTRUTURA DO DISPLAY LCD E DA ILUMINAO TRASEIRA ("BACKLIGHT")

Conforme explicado, o display LCD um sanduche de placas e substratos de vidro, assim como a estrutura da iluminao traseira ("backlight"). Veja abaixo:

Tela LCD - formada pelos seguintes componentes: Polarizadores - S deixam a luz passar numa direo; Placa TFT - Substrato de vidro onde esto os transistores mosfets que controlam o brilho individual para cada subpixel; Filtro de cor - Substrato de vidro que d as cores RGB aos subpixels controlados pelos mosfets; Cristal lquido - Modifica ou no a trajetria da luz que passa por ele dependendo da tenso aplicada entre os polarizadores pelos mosfets da placa TFT.

Backlight - formada por: Lmpadas CCFL - Lmpadas fluorescentes de catodo frio usadas para iluminar o display. O monitor pode ter duas ou mais destas; Fonte inversora - Ou inverter fornece entre 300 e 1300 VAC para alimentar as lmpadas. Controlando a tenso para a lmpada, ajustamos o brilho do display; Guia de luz - Direciona a luz para o display LCD; Refletor - Refle a luz para o guia; Difusor - Espalha a luz uniformemente pela unidade de backlight; Prisma - Transfere a luz da unidade de backlight para o display LCD. Placa de circuito impresso do display LCD - Contm o CI controlador do display e os CIs LDI para fornecerem os bits de acionamento para os TFT. A tela LCD, a unidade de backlight e a placa de circuito impresso formam um conjunto s e como j explicado, se der defeito em qualquer parte, o conjunto todo deve ser trocado.

AS LMPADAS DE ILUMINAO DO DISPLAY LCD AS LMPADAS DE ILUMINAO DO DISPLAY LCD

Conforme explicado a iluminao feita com lmpadas fluorescentes de catodo frio (CCFL). Estas lmpadas tm um tubo de vidro contendo gases inertes dentro (neon, argnio e mercrio), dois terminais internos chamados catodos e uma camada de fsforo nas paredes internas do vidro. Aplicando uma alta tenso entre os catodos, o gs interno se ioniza e emite luz ultravioleta (UV). O UV excita o fsforo de dentro que produz ento luz visvel no tubo da lmpada. Para maior durabilidade da lmpada ela deve trabalhar com tenso alternada. Se for tenso contnua ela tambm acende, porm com o tempo os gases se acumulam nos cantos da lmpada, escurecendo-os e produzindo uma luz desigual nestas regies em relao ao restante. Na placa do display tambm entra um +B de 3,3 ou 5 V para alimentar os CIs de controle e LDI. ROTEIROS PARA CONSERTO DE MONITORES LCD ROTEIROS PARA CONSERTO DE MONITORES LCD

Esta a parte que todos estavam esperando. Os procedimentos para consertar estes tipos de monitores.

Antes vamos classificar os defeitos em dois grupos: Os defeitos relacionados com o display e os relacionados com outros circuitos, podendo em certos casos ser tambm no display. DEFEITOS NO DISPLAY LCD DEFEITOS NO DISPLAY LCD Normalmente so falhas que exigem a troca completa do display. So causadas por: algum ou alguns transistores TFT queimados, lmpada ou CI queimado na placa do display ou ainda quebra do vidro ou manchas no display. Veja na figura abaixo alguns defeitos relacionados com o display: COMO TESTAR AS LMPADAS NO DISPLAY COMO TESTAR AS LMPADAS NO DISPLAY 1 - Arranje uma fonte inverter Pode ser de monitor LCD condenado, display velho de notebook ou at de um scanner velho. Tal material pode ser comprado numa casa de sucata de informtica. Veja abaixo a fonte que ser usada de exemplo para o nosso teste: 2 - Arranje uma fonte de 12 V Pode ser um eliminador de pilhas, uma fonte de computador ou qualquer outra fonte. Veja abaixo a fonte que ser usada no teste: 3 - Ligue a fonte na placa do inverter Solde o fio negativo da fonte no terra da placa do inverter que costuma ser a trilha em volta de um furo grande na placa ou as trilhas mais largas. O fio positivo da fonte vai no dissipador do maior transistor que h na placa. Ele costuma estar na mesma trilha de uma bobina grande. Veja abaixo os pontos de ligao: 4 - Ligue a sada de alta tenso do inverter nos terminais da lmpada do display Se o display tiver mais de uma lmpada, teste uma de cada vez. Ligue a fonte na tomada. Em cada par de terminais que formos ligando o inverter, o display deve acender indicando que aquela lmpada est boa. Se ao testar em algum par de terminais, o display no acender indica que aquela lmpada est queimada. Neste caso a soluo a troca do display. Veja abaixo como se faz o teste: TESTE DA LMPADA FORA DO DISPLAY TESTE DA LMPADA FORA DO DISPLAY

Se por acaso voc conseguir desmontar um display LCD sem quebr-lo ou danific-lo (no recomendvel) notar que as lmpadas CCFL ficam localizadas nos extremos e atrs do difusor de luz (se o display possuir mais de duas lmpadas). Para testar basta ligar o inverter nos dois fios da lmpada e energiz-lo. A lmpada deve emitir uma luz branca. Se a lmpada no acender, ela est queimada. Veja como se realiza tal teste e a localizao destas lmpadas abaixo:

O MONITOR NO LIGA E O LED DO PAINEL NO ACENDE O MONITOR NO LIGA E O LED DO PAINEL NO ACENDE

Este defeito pode ser causado pela fonte de alimentao interna (ou externa como no caso de alguns monitores), algum CI regulador da placa principal ou pelo CI micro. 1 - Mea o +B que sai em cada diodo ligado no trafo chopper da fonte Num deles deve sair 5 V e no outro em torno de 12 V. Veja na figura abaixo:

TELA ACESA PORM NO H IMAGEM TELA ACESA PORM NO H IMAGEM

1 - Medir os +B que alimentam o CI scaler Normalmente este integrado tem pinos de +B de 3,3 V e outros de tenso mais baixa podendo ser 2,5 V ou 1,7 V. Veja na figura abaixo os pontos no CI scaler do monitor da Samsung:

IMAGEM MUITO ESCURA IMAGEM MUITO ESCURA

Este defeito ocorre quando as lmpadas do display esto apagadas. Pode ser ocasionado por lmpada queimada, fonte inverter com defeito ou sem +B. Vamos ao procedimento:

A- Mea o +B que alimenta a fonte inverter Este +B varia de 12 a 19 V dependendo do modelo do monitor. Veja abaixo como se mede esta tenso lembrando que ela sai de um dos secundrios do chopper da fonte chaveada:

B - Tem +B de 12 a 19 V na fonte inverter Veja se ao ligar o monitor tem alta tenso para as lmpadas da seguinte forma: Coloque o multmetro em ACV 1000, ponta preta no terra (alguma blindagem do monitor) e com a vermelha aproxime dos terminais da lmpada, um de cada vez. Se aparecer uma pequena fasca azulada em qualquer dos terminais da lmpada, seguido do movimento do ponteiro at o final ou prximo, sinal que tem alta tenso. Neste caso a fonte inverter est boa e o defeito lmpada queimada e a soluo a troca do display.

Veja o procedimento abaixo: C - Tem alta tenso no conector da lmpada Neste caso o defeito lmpada queimada e devemos trocar o display inteiro. IMAGEM APARECE E ESCURECE EM SEGUIDA IMAGEM APARECE E ESCURECE EM SEGUIDA Este defeito normalmente causado por uma das lmpadas CCFL queimada. Quando ocorre a queima de uma das lmpadas o circuito eletrnico desliga em seguida a fonte inverter para que a diferena de iluminao no deixe marcas no display LCD. Se as lmpadas esto boas, o defeito pode ser no circuito que monitora a corrente delas o no acionamento do inverter (incluindo o CI micro). Veja abaixo: Verifique se na hora que a lmpada apaga a tenso varia nos pontos ENABLE e DIM. Se no variar, o defeito mesmo na placa inverter podendo ser o circuito de proteo de excesso de corrente das lmpadas. Se a tenso varia no ponto ENABLE e/ou DIM, o defeito no CI micro que est desligando as lmpadas sem motivo aparente. ACENDE O LED DO PAINEL, MAS A TELA FICA TOTALMENTE APAGADA ACENDE O LED DO PAINEL, MAS A TELA FICA TOTALMENTE APAGADA A primeira coisa a fazer conferir a tenso fornecida por todos os CIs reguladores na placa principal conforme j foi explicado nos outros defeitos. Se todas as tenses esto corretas trocamos o micro e a eeprom (normalmente um CI da srie 24XX), porm estes dois CIs j devem vir gravados, caso no os encontremos a soluo ser a troca da placa principal. Em alguns monitores a eeprom fica dentro do micro. Veja abaixo: INDICA FALTA DE SINAL INDICA FALTA DE SINAL Mesmo com o cabo de sinal conectado no computador. Tambm pode aparecer uma janela indicando erro de resoluo ou resoluo no suportada. Este defeito ocorre muito nos monitores da Samsung devido a uma falha no programa do CI micro. A soluo mais vivel a troca do micro ou na falta deste na troca da placa principal completa. NO TEM ALIMENTAO NOS TRANSISTORES CHAVEADORES DA FONTE INVERTER NO TEM ALIMENTAO NOS TRANSISTORES CHAVEADORES DA FONTE INVERTER Em vrios televisores e monitores LCD h um transistor de potncia na fonte inverter que fica em srie com o +B que vai aos transistores chaveadores do trafo. Tal transistor de potncia recebe o nome de chave e controlado pelo CI micro.

Pode ser um PNP, onde o +B entra no emissor e sai no coletor ou um mosfet de canal P onde o +B entra no source e sai no dreno. Aps localizar este transistor, para ter certeza se ele, mea a tenso num dos pinos extremos, deve dar 12 V ou mais e no terminal central (dissipador) deve dar 0 V para desligar a lmpada e 12 V para lig-la. Podemos fazer um teste rpido nele: colocar em curto o terminal onde entra 12 V com o do dissipador. Se a lmpada do display acender, o defeito pode estar neste transistor, nos componentes associados a ele ou no CI micro que no est fornecendo comando para ligar as lmpadas. Se o display no acender, o defeito mesmo na fonte inverter. Veja abaixo: NO SAI +B NOS DIODOS LIGADOS NO CHOPPER NO SAI +B NOS DIODOS LIGADOS NO CHOPPER Antes de mais nada desconecte a placa da fonte da placa principal. Mea novamente os +B nos diodos ligados no chopper. Se agora aparecem os +B o defeito na placa principal (algum CI em curto). Se mesmo assim as tenses no aparecerem o defeito est na fonte. A - Mea a tenso nos terminais do capacitor de filtro (o maior eletroltico) da fonte A deve ter cerca de 150 V (se a rede for 110 V) ou 300 V (se a rede for 220 V). Se no tiver tenso nos terminais deste capacitor, o defeito antes dele e da devemos testar: Fusvel, bobina filtro de rede, a ponte retificadora, resistores e trilhas ligadas ao capacitor eletroltico. Veja abaixo: B - Fusvel queimado Antes da troca teste a ponte retificadora. Se a ponte estiver boa veja se o CI da fonte chaveada no est em curto da seguinte forma: Usando a escala de X1 do multmetro, coloque a ponta preta no pino 1 ou 2 do CI e a vermelha no terra (dissipador do CI). O ponteiro no deve mexer. Se mexer, o CI est em curto. Veja abaixo como se faz: C - Tem tenso no capacitor de filtro, mas a fonte chaveada no funciona Descarregue o capacitor de filtro usando um resistor entre 1 K e 2K2 x 10 W. A seguir teste a frio: os diodos tanto os ligados no secundrio do chopper quando no lado do primrio, resistores, transistores e bobinas da fonte. A seguir troque: CI da fonte, fotoacoplador, o CI amplificador de erro KA431 e os eletrolticos. Veja tambm minuciosamente se no h alguma trilha quebrada na regio da fonte. Veja a indicao abaixo: TEM +B NORMAL NOS DIODOS QUE SAEM DO CHOPPER, PORM O MONITOR NO LIGA

TEM +B NORMAL NOS DIODOS QUE SAEM DO CHOPPER, PORM O MONITOR NO LIGA Verifique se chega +B no CI micro (3,3 ou 5 V), conforme indicado abaixo: A - Chega +B normal ao micro: O defeito pode ser no prprio micro, na eeprom ou no cristal de clock. Neste caso podemos usar um freqencmetro ou um osciloscpio para ver se o cristal est oscilando. B - No chega +B no micro: Testamos o CI regulador de 3,3 V que alimenta o micro. Conforme j explicado este CI fica na placa principal. Veja abaixo: Se tem tenso na entrada , mas no tem na sada do CI regulador, o defeito pode ser neste CI ou em algum outro na linha de +B derrubando a tenso, especialmente se o regulador est muito quente. TEM TENSO NORMAL NOS TRANSISTORES E CI DO INVERTER, MAS NO TEM ALTA TENSO TEM TENSO NORMAL NOS TRANSISTORES E CI DO INVERTER, MAS NO TEM ALTA TENSO Neste caso devemos testar o comando on/off assim como o comando DIM (controle de brilho) do CI micro para a placa do inverter. O on/off uma tenso 0 e 5 V ou 0 e 3 V que habilitam o CI oscilador da fonte inverter. O DIM uma tenso que varia num dos pinos do oscilador para ele controlar o brilho das lmpadas do display. Veja abaixo: Se no temos os comandos on/off e DIM (controle de brilho), o defeito est no CI micro. Agora se tivermos estes comandos normalmente, o defeito mesmo na fonte inverter e devemos testar: transistores, diodos, resistores, bobinas, trafo e trocar o CI oscilador, conforme mostrado abaixo: NO TEM ALTA TENSO PARA AS LMPADAS DO DISPLAY NO TEM ALTA TENSO PARA AS LMPADAS DO DISPLAY Neste caso o defeito pode ser na fonte inverter ou no CI micro que no est fornecendo o comando para acionamento da fonte inverter. A - Teste o fusvel que h placa do inverter Ele queima muito e a fonte no fornece alta tenso para as lmpadas. Veja a localizao de um fusvel destes abaixo: B - O fusvel est normal Verifique se chega +B nos transistores mosfets chaveadores do trafo e no CI oscilador da fonte inverter. Veja abaixo:

NO H +B NUMA DAS LINHAS DE ALIMENTAO DO SCALER NO H +B NUMA DAS LINHAS DE ALIMENTAO DO SCALER

A - Mea a tenso nos pinos de entrada e sada dos CIs reguladores de tenso: Veja o procedimento abaixo:

B - No h +B na sada de um dos reguladores: Se este CI estiver muito quente mais provvel que haja um curto em algum dos pinos de +B do scaler e neste caso pode ser o prprio scaler. Se o CI regulador estiver frio ou morno e no solta +B teremos que troc-lo. TEM ALIMENTAO NORMAL NO SCALER TEM ALIMENTAO NORMAL NO SCALER

A - Mea a tenso nos pinos de +B que alimentam o display LCD: Esta tenso medida no conector que vai ao display, sendo 3,3 V para o monitor de 15" e 5 V para monitores de tela maior. Veja abaixo:

B - No chega +B no display: Mea a tenso na entrada e sada do regulador que alimenta o display conforme indicado abaixo:

C - No sai tenso do regulador que alimenta o display: Desconecte o display e mea outra vez a tenso na sada do regulador. Se agora aparecer tenso normal, o defeito est no display que dever ser trocado. Se no aparecer +B mesmo assim na sada do regulador, este CI deve ser trocado.

D - Tem +B normal no scaler e no display: Troque o CI scaler e na falta deste a placa completa onde ele se encontra.

EXEMPLO DA TROCA DE CI NUM MONITOR LCD EXEMPLO DA TROCA DE CI NUM MONITOR LCD

Abaixo temos o exemplo de um defeito bastante comum num dos monitores Samsung das linhas 510N, 540N, 710N e 740N. Aparece apenas um quadradinho que fica passando pela tela indicando falta de sinal no cabo (mesmo este ligado no computador) ou erro de resoluo. Esta falha ocorre devido a um erro ocorrido no programa interno do CI micro. Neste caso a soluo a troca do referido CI e como SMD tomamos alguns cuidados neste procedimento. TROCA DO CI SMD TROCA DO CI SMD

Necessitaremos dos seguintes materiais: Ferro de solda 30 ou 40 W, ponta fina e bem limpa. Solda comum de boa qualidade. Solda de baixa fuso.

Fluxo de solda (breu + lcool isoproplico). Pedao de fio malha ou na falta deste um cabinho decapado. lcool isoproplico para a limpeza da placa. Escova de dentes. Pedao de pano de algodo (tipo malha de camiseta velha). 1 - Adquira um novo CI com exatamente o mesmo cdigo daquele a ser trocado, especialmente no caso dos micros. 2 - Espalhe a solda de baixa fuso por todos os pinos do CI que vai ser trocado. Tome cuidado de no exagerar na quantidade. A seguir usando a ponta do ferro de solda aquea a solda por igual em todos os pinos do CI. Usando uma pequena chave de fenda como alavanca levante o CI da placa para que ele caia na bancada. A seguir retire as sobras da solda da placa com a ponta do ferro. Nas trilhas da placa onde estava soldado o CI a limpeza pode ser feita com o fio malha: Passe fluxo de solda na ponta da malha, encoste-a nas trilhas. Encoste a ponta do ferro na malha e o calor desta atrair os restos de solda que estavam nas trilhas. A seguir limpe o resto da placa com uma escova de dentes, lcool isoproplico e o pano de camiseta. Veja abaixo o CI j retirado da placa: 3 - Posicione corretamente o novo CI sobre as trilhas da placa e aplique solda comum nos pinos extremos do CI. No se preocupe com os pinos que ficarem em curto. A finalidade desta operao fixar o CI na placa. 4 - Aplique um pouco de fluxo de solda num dos lados do CI. Faa uma grande pelota de solda nos pinos da ponta neste lado onde foi aplicado o fluxo. Levante a placa e deslize a ponta do ferro de solda puxando a solda para baixo. A solda descer , soldar os pinos nas trilhas e devido ao fluxo no ficar entre dois pinos. Se acontecer de ficar dois ou mais pinos grudados podemos desgrud-los usando o fio malha embebido no fluxo, encostando-o nos pinos grudados, aquecendo e assim ele atrai a solda desfazendo os curtos. Veja na figura abaixo o CI novo j na placa e o monitor voltando a funcionar corretamente: Esperamos que estas informaes sejam teis para sua qualificao profissional. Se voc gostou deste curso, indique um amigo, assim, estar contribuindo para que outras pessoas tambm tenham qualificao e melhoria de renda. Veja tambm nossos outros cursos em buzzero.com, acesse o link (clique ) e saiba mais. Gratos pela sua companhia, QUALIFICADO cursos profissionalizantes.

MANUTENO DE TELAS LCD todos os direitos esto reservados para cssio reis manuteno de telas lcd

depois dos problemas diversos gerados por cmulo de sujeira e (possivelmente) os hds, as telas de lcd so os componentes que mais do problemas nos notebooks.

possvel comprar telas de reposio diretamente com os fabricantes, mas o preo quase sempre proibitivo. nos sites de leilo, possvel encontrar algumas telas usadas, geralmente retiradas de notebooks com defeitos diversos e vendidas separadamente. as telas usadas so uma opo mais palatvel em termos de custo, mas difcil encontrar o modelo exato, e voc nunca sabe qual a real condio do equipamento antes de t-lo em mos. todos os direitos esto reservados para cssio reis

trocar uma tela um procedimento relativamente simples. voc precisa fazer apenas uma desmontagem parcial do notebook, removendo uma e instalando a outra. mas, trocar a tela inteira quase sempre um desperdcio, com exceo, claro, de situaes onde o notebook cai e o lcd realmente se quebra. em primeiro lugar, o lcd em s uma espcie de chip. a tcnica de fabricao de um processador e de uma tela de lcd so similares, a principal diferena que o processador feito sobre o waffer de silcio, enquanto uma tela de lcd feita sobre silcio amorfo, ou seja, uma placa de vidro. numa tela de matiz ativa, temos um transistor para cada ponto da tela (cada pixel formado por trs pontos) e um pequeno sulco, onde depositado o cristal lquido. todos os direitos esto reservados para cssio reis

os cristais lquidos so substncias que tem sua estrutura molecular alterada quando recebem corrente eltrica. em seu estado normal, estas substncias so transparentes, mas ao receberem uma carga eltrica tornam-se opacas, impedindo a passagem da luz. a funo de cada transistor controlar o estado do ponto correspondente, aplicando a tenso correta para cada tonalidade: todos os direitos esto reservados para cssio reis

os lcds mais simples, como os usados em relgios e palmtops com tela monocromtica, utilizam uma camada refletora, instalada na parte traseira, que simplesmente reflete a luz ambiente. existem casos de lcds coloridos que utilizam o mesmo princpio (como o usado no game boy advance), mas os lcds usados nos notebooks sempre utilizam iluminao traseira. temos aqui uma tela de lcd de notebook desmontada. veja que ela apenas parcialmente transparente. graas iluminao que voc pode ver a imagem claramente: todos os direitos esto reservados para cssio reis

existem duas tecnologias de iluminao de telas lcd. a mais comum o uso de lmpadas de catodo frio, um tipo de lmpada florescente, ultra compacta e de baixo consumo. alguns poucos notebooks ultra portteis, como o sony vaio tx2 utilizam leds para a iluminao da tela, uma tecnologia que permite produzir telas mais finas, econmicas e durveis, porm absurdamente mais caras ;). por enquanto, 99% dos lcds utilizam as boas e velhas lmpadas de catodo frio. todos os direitos esto reservados para cssio reis

assim como as lmpadas florescentes domsticas, as lmpadas de catodo frio trabalham com uma tenso altssima (geralmente 1300 volts) necessria para transformar os gases dentro da lmpada no plasma que gera a luz. todos os direitos esto reservados para cssio reis

nas lmpadas florescentes usado um reator para gerar a tenso necessria, enquanto num notebook usado o fl inverter, um tipo de reator ultra impacto, que transforma os 5 volts fornecidos pela placa me nos 1300 volts ou mais usados pelas lmpadas de catodo frio. para economizar energia e tambm para cortar custos, so geralmente usadas apenas duas lmpadas, nas duas extremidades da tela. entre as duas, temos uma tela difusora, que se encarrega de espalhar a luz uniformemente por toda a tela. a tela de lcd em si extremamente durvel, normalmente precisando de troca apenas quando trincada ou quebrada. as lmpadas de catodo frio possuem uma vida til estimada em entre 10 mil horas (nos notebooks mais antigos) e 30 mil horas (nos notebooks atuais) de uso contnuo. temos ainda o fl inverter, cuja vida til quase sempre menor que a da lmpada e a placa de circuito contendo o controlador da tela. todos os direitos esto reservados para cssio reis

o defeito mais comum a tela simplesmente "apagar", devido a falhas no sistema de iluminao. olhando para a tela sob luz forte, voc percebe que ela est funcionando, mas sem a iluminao no possvel vez com clareza. todos os direitos esto reservados para cssio reis

os problemas de tela apagada so quase sempre causados pelo fl inverter. o fl inverter raramente "queima", ele apenas perde eficincia com o uso, passando a fornecer uma tenso um pouco mais baixa que o normal. com as lmpadas de catodo frio "tudo ou nada", se a tenso fornecida for apenas um pouco abaixo da normal, elas simplesmente no acendem. mesmo ao reduzir a luminosidade da tela (o que feito reduzindo a luminosidade das luzes), reduzida apenas a amperagem e no a tenso. revisando: a amperagem determina a quantidade de energia que fornecida, enquanto a tenso determina a vazo. fazendo uma analogia com um rio, a tenso seria o comprimento do rio, enquanto a amperagem seria a vazo de gua. possvel tanto ter uma tenso muito alta e uma amperagem muito baixa (como na sada do fl inverter), quanto uma amperagem incrivelmente alta e uma tenso muito baixa, como no caso de um processador pentium 4. os 1300 volts de sada do fl inverter podem eletrocutar uma pessoa, enquanto uma bateria de carro (que utiliza apenas 12 volts, porm com amperagem muito mais alta), inofensiva. todos os direitos esto reservados para cssio reis

continuando, embora muito mais raro, existem casos em que as prprias lmpadas queimam. como improvvel que as duas queimem exatamente ao mesmo tempo, a tela ficar apenas "meio apagada", com um lado bem mais escuro que o outro. em geral, apenas cerca de 5% dos defeitos de tela apagada so causados por queima das lmpadas. o maior culpado mesmo o fl inverter. existe tambm uma pequena possibilidade do problema ser com a placa controladora, dentro da tela, ou com o prprio chipset de vdeo ou outro componente na placa me, o que pode causar sintomas diversos, desde a falta de uma das trs cores primrias (deixando a tela com as cores alteradas), at distores diversas na imagem. todos os direitos esto reservados para cssio reis

o primeiro passo para consertar a maioria dos defeitos desmontar a tela. na maioria dos casos, possvel desmontar a tela diretamente, sem precisar remov-la da

carcaa do note. mas, muito mais fcil e recomendvel trabalhar na tela depois de remov-la: todos os direitos esto reservados para cssio reis

toda tela de notebook desmontvel, porm nem sempre isso muito simples, pois temos sempre uma combinao de parafusos, encaixes e partes coladas. a primeira coisa encontrar e remover os parafusos. eles so sempre escondidos embaixo das borrachinhas de apoio ou adesivos. comece localizando e removendo cada com a ajuda da chave de fenda: todos os direitos esto reservados para cssio reis

na hora de remontar o monitor, use um pequeno pingo de cola branca em cada uma das borrachinhas. isso ajuda a col-las novamente. neste monitor da hp, por exemplo, temos um total de 12 parafusos: 4 na parte inferior, 4 na parte superior e mais 2 de cada lado: todos os direitos esto reservados para cssio reis

todos os direitos esto reservados para cssio reis este esquema, de um dos manuais da ibm, mostra as posies dos parafusos na tela de um thinkpad t40: todos os direitos esto reservados para cssio reis

depois de remover todos, os parafusos, use um carto magntico para desencaixar a parte frontal do bezel. evite usar a chave de fenda, pois ela pode escorregar e fazer um risco "lindo" na tela. normalmente, alm dos encaixes, os fabricantes usam cola ou algum tipo de adesivo, o que torna alguns pontos bem duros de descolar. todos os direitos esto reservados para cssio reis

aqui temos a tela aberta: todos os direitos esto reservados para cssio reis

o fl inverter uma plaquinha localizada na base da tela. como ele um componente que trabalha com alta tenso, ele vem sempre protegido por uma capa plstica. todos os direitos esto reservados para cssio reis

trocar o fl inverter uma tarefa simples, basta remover qualquer parafuso que o prenda carcaa e soltar os dois conectores. o fl inverter uma pea relativamente barata, que custa de us$ 60 a us$ 120, dependendo do modelo. aqui no brasil, os preos variam muito, de acordo com onde pesquisar. possvel tambm encontrar alguns com bons preos nos sites de leilo. se voc tem um carto de crdito internacional, a melhor opo comprar diretamente no exterior. pesquisando pelo part number (que quase sempre vem decalcado, ou impresso num adesivo), ou pelo modelo do note, voc encontra diversas lojas que vendem peas de reposio, como a http://www.sparepartswarehouse.com/, http://www.impactcomputers.com e a http://www.laptoprepairco.com. muitas delas enviam para o brasil. como se trata de um componente pequeno e barato, muitas vezes voc nem vai precisar pagar os 60% de imposto. todos os direitos esto reservados para cssio reis

possvel tambm ajustar a tenso de sada do fl inverter, o que pode ser usado como uma soluo emergencial, quando no encontrar outro para reposio, ou quando o preo for proibitivo. removendo a capa plstica, voc encontra um potencimetro (similar ao encontrado no laser dos drivers de cd-rom) que permite ajustar a tenso de entrada do inversor. girando-o para o sentido horrio voc aumenta a potncia e para o sentido antihorrio a diminui. quase sempre, em casos onde o inversor no est queimado, voc pode extender a vida til do fl inverter aumentando um pouco a tenso de entrada. gire o potencimetro cerca 10 graus no sentido horrio (ou seja 1/36 de uma volta completa, bem pouco). em seguida, remonte a tela e faa o teste. todos os direitos esto reservados para cssio reis

se a tela voltar a apagar depois de algumas semanas de uso, voc pode repetir o procedimento mais uma vez. se ela falhar novamente depois de algum tempo, hora de realmente trocar o fl inverter. todos os direitos esto reservados para cssio reis

o potencimetro extremamente sensvel, por isso voc deve sempre ajust-lo em pequenos incrementos. se voc quiser um exemplo "marcante" do que acontece ao aumentar muito a tenso de entrada do fl inverter, pegue um drive de cd condenado, desmonte e procure pelo trimpot, um parafusinho parecido com o regulador de tenso do fl inverter, instalado prximo lente do laser. d uma ou duas voltar completas, em sentido horrio e monte novamente o drive. ao ligar o micro e colocar um cd qualquer no drive, voc vai ouvir um "vuuuummmm", seguido por um estalo e um leve cheiro de queimado. desmonte novamente o drive e voc ver vrios componentes queimados prximos ao laser. o drive foi inutilizado de vez. todos os direitos esto reservados para cssio reis

mais ou menos isso que acontece ao aumentar demais a sada do fl inverter num notebook. voc pode queimar as lmpadas, queimar de vez o prprio fl inverter, ou mesmo sobrecarregar os circuitos de alimentao na placa me, possivelmente inutilizando o equipamento. como disse, ao ajustar o fl inverter, todo o cuidado pouco. voc foi avisado. em casos onde o problema com as lmpadas, ou com o lcd em si, prossiga a desmontagem, removendo os parafusos que prendem a tela carcaa: todos os direitos esto reservados para cssio reis

uma dica que em casos de telas quebradas, sai muito mais barato comprar um lcd de segunda mo (trocando apenas o lcd e aproveitando a carcaa) do que comprar a tela completa. em geral, cada fabricante trabalha com alguns poucos modelos de telas diferentes, mudando apenas a carcaa de um modelo para o outro. muitas vezes, o mesmo modelo de lcd usado em notebooks de trs ou quatro marcas diferentes. se a tela for do mesmo tamanho e usar o mesmo conector, quase certeza que ela pode ser usada. todos os direitos esto reservados para cssio reis

no caso desta tela da hp, o lcd preso carcaa por seis parafusos, quatro na base e mais dois na parte superior. depois de remover a tela, voc precisa retirar mais quatro parafusos, que prendem as dobradias:

todos os direitos esto reservados para cssio reis

as antenas da placa wireless fazem parte da carcaa, e no da tela em si, por isso voc no precisa se preocupar com elas ao substituir a tela. apenas tome cuidado com os fios, pois eles so bastante frgeis. todos os direitos esto reservados para cssio reis

aqui temos a tela desmontada, esperando para ser substituda: todos os direitos esto reservados para cssio reis

o alumnio que quase sempre envolve a tela serve como refletor, para evitar qualquer perda de luz e, ao mesmo tempo, como uma proteo para a tela enquanto est fora da carcaa. neste modelo ele colado pelas bordas e por isso d um bom trabalho remov-lo. preciso usar um estilete para ir descolando cuidadosamente: todos os direitos esto reservados para cssio reis

aqui temos a placa lgica da tela. a parte branca o difusor, responsvel por espalhar a luz gerada pelas lmpadas de catodo frio: todos os direitos esto reservados para cssio reis note que o cabo flat e os fios do conector da placa me so bastante frgeis, por isso inspiram cuidado redobrado.

espero que este curso tenha sido de grande proveito. brevemente estarei lanando o curso manuteno de impressora. todos os direitos esto reservados para cssio reis

CURSO DE MANUTENO DE NOTEBOOKS curso de manuteno de notebooks professor marcos jeronimo dos santos

Objetivos deste treinamento objetivos deste treinamento mostrar as caractersticas tcnicas de equipamentos notebooks , o diagrama de funcionamento em blocos , os principais defeitos e causas e os procedimentos tcnicos utilizados para se executar manuteno corretiva e preventiva em equipamentos portteis

Pblico Alvo pblico alvo profissionais de eletrnica , informtica e de outras reas , estudantes e usurios interessados em tcnicas de manuteno preventiva e corretiva de notebooks

Conhecimentos Desejveis

conhecimentos desejveis sistemas operacionais e aplicativos diagnstico de defeitos funcionais e configurao de micros , setups e perifricos eletrnica aplicada a manuteno Nvel de Manuteno : Bsico nvel de manuteno : bsico bsico : substituio de telas de lcd , teclados , hds , cd drives , dvd drives , baterias principais , memrias e outros perifricos , instalao de sistemas operacionais e aplicativos , up grade de memrias e de hds Nvel de Manuteno : Intermedirio nvel de manuteno : intermedirio intermedirio : abertura e pequenos reparos em fontes de alimentao , baterias , teclados , drives cd e dvd e troca de conectores e fusveis na placa cpu , reflow de cis bgas com estao de ar quente Nvel de Manuteno : Avanado nvel de manuteno : avanado avanado : substituio de componentes smds , reparo de fontes de alimentao e de alta tenso , diagnstico e manuteno eletrnica com uso de multmetro , estao de ar quente e infravermelho-irda para retrabalho e reballing de cis bgas Classificao de Notebooks e Portteis classificao de notebooks e portteis ultraporttil - menos do que 1,8 kg fino e leve - 1,8 a 2,7 kg baratos - 2,7 a 3,6 kg substituio do pc - mais do que 3,2 kg fineza: menos do que 5 polegadas menos do que 1 polegada mais do que uma polegada tamanho da mquina: 12 polegadas 12 a 14,1 polegadas 14,1 polegadas 15 a 17 polegadas Caractersticas Tcnicas caractersticas tcnicas

processador o mais comuns so os modelos da linha pentium m ou celeron m, da intel e mobile sempron, da amd ou mais potentes como processadores de 64 bits ou com duplo ncleo, como as linhas core 2 duo (intel) e turion 64 x2 (amd) memria ram para rodar o windows xp ou uma distribuio recente do linux usando ambiente grfico kde ou gnome, importante ter, no mnimo 1 gb de memria ram ddr1 /ddr2 ou ddr3 Tipos de processadores mais encontrados em Notebooks tipos de processadores mais encontrados em notebooks celeron: o chip da intel dirigido pelo custo com velocidade de at 2.5ghz. funciona mais lentamente do que os pentiums. celeron-m: este processador de baixo custo tem velocidades de at 1.5ghz e velocidades menores do que o pentium-m. as pessoas que navegam pela internet e utilizar aplicativos de processamento de textos estaro confortveis com o celeron-m. ele substituiu o pentium iii-m no campo dos processadores para laptop low-end. core 2 duo e outros processadores de dois ou mais ncleos so as melhores opes do mercado atualmente. os processadores de mltiplos ncleos atendem aos novos requisitos mnimos para a instalao das verses mais recentes dos programas para computador. pentium-m: compre um pentium-m com bateria eficiente, disponvel em velocidades de at 2.1 ghz. o processador parte de uma tecnologia mvel centrino da intel com wi-fi embutido. pentium 4: projetado para desktops, o pentium 4 da intel encantar os entusiastas da multimdia. com velocidades de at 3.33ghz, tendem a esquentar e diminuir a vida til da bateria. se voc quer ficar conectado, eles oferecem grande desempenho. amd athlon 64: sempre o favorito dos fs dos games, o athlon 64 comporta a computao de 64 bit e normalmente encontrado como substituto dos pcs. mobile amd athlon 64: comparvel aos chips pentium-m, o mobile athlon 64 compatvel com a tecnologia sem fio para navegao 802.11g. Caractersticas Tcnicas caractersticas tcnicas bateria baterias de tecnologia de ons de ltio possuem carga mais duradoura, sua vida til maior , considere tambm a compra de modelos com bateria de pelo menos 6 clulas. na prtica, quanto mais clulas, mais o seu porttil permanecer ligado longe da tomada hard disks hds para notebooks so fisicamente menores do que os usados em pcs podem ide ou sata , enquanto hds desktops roda 7.200 rpm (rotaes por minuto), existem hds para notebooks que rodam 4.200 rpm ou 5.400 rpm. Caractersticas Tcnicas caractersticas tcnicas tamanho e resoluo de tela lcd o tamanho da tela deve estar de acordo com suas necessidades , voc pode optar por notebooks com telas widescreen so mais largas horizontalmente e podem ser teis em diversas aplicaes , de 10 , 13 ou 17 polegadas , as resolues vo depender de cada modelo

sistemas operacionais alguns notebooks so projetados para operar com um sitema operacional especfico , na hora de adquirir um verifique se ele compatvel com o s.o. de sua preferncia Caractersticas Tcnicas caractersticas tcnicas drive tico de cd/dvd ou blue ray - um notebook deve ter pelo menos um leitor de cd e dvd para ler e escrever dados em mdias ticas portas de comunicao utilizadas para conectar impressoras, cmeras digitais, mp3players, mouses, rede ethernet e etc... , o firewire pouco usado, por isso, importante tlo apenas se voc utiliza alguma aplicao que faz uso dessa porta , wireless essencial hoje em dia e bluetooth s importante se voc deseja se conectar a outros notebooks, smartphones ou at a telefones celulares. Caractersticas Tcnicas caractersticas tcnicas portas de comunicao e expanses e-sata - porta para conexo de hd externo de tecnologia sata. uma nova tecnologia que permite maior velocidade no acesso ao hd mini-pci - o mini-pci uma espcie de slot pci miniaturizado, muito usado em notebooks para a instalao da placa wireless pcmcia - personal computer memory card international association utilizada para conectar vrios tipos de perifricos Caractersticas Tcnicas caractersticas tcnicas expanses - pci express utilizado para conectar perifricos pci express como placas wireless e outros perifricos , uma miniaturizao do mini-pci lpc utilizado para conectar o rom bios ao chipset ponte sul cartes sd utilizado para descarregar fotos de cartes de mquinas fotogrficas digitais e outros perifficos Caractersticas Tcnicas caractersticas tcnicas sadas de vdeo vga sinais de vdeo analgicos para monitor externo lvds sinais de vdeo digital para a tela de lcd hdmi - sinais de vdeo digital para monitor externo s-vdeo super vdeo sada de vdeo com resoluo maior que a rca Conhecendo os Mdulos Externos frontais do Notebook e funes conhecendo os mdulos externos frontais do notebook e funes

Mdulos Externos laterais e funes mdulos externos laterais e funes

Mdulos Externos traseiros e funes mdulos externos traseiros e funes

TIPOS DE PROCESSADORES tipos de processadores diagrama de funcionamento em blocos

Diagrama de Blocos e Funes diagrama de blocos e funes fonte de alimentao externa converte a tenso alternada da rede eltrica em tenso contnua e alimentar o notebook bateria de alimentao alimentar o notebook quando a fonte externa no estiver ligada a uma rede eltrica externa processador componente eletrnico responsvel em processar dados de entrada , sada e armazenados na memria permanente do notebook chip gerador de clock e reset fornece uma base de tempo para o procesador e para todos os controadores eletrnicos da placa me do notebook

Diagrama de Blocos e Funes diagrama de blocos e funes memria ram memria de trabalho onde armazenamos programas , dados e informaes enquanto o notebook estiver em funcionamento rom bios memria de programas e configuraes permanentes , seu contedo no apaga quando o notebook for desligado chipset ponte norte componente eletrnico responsvel em gerenciar a memria ram e interfacear dados e endereos entre o processador e o chipset ponte sul controlador de vdeo (gpu) componente eletrnico responsvel em gerenciar e processar informaes de vdeo que sero mostradas na tela de lcd , em muitos notebooks este componente vem integrado ao chipset ponte norte

Diagrama de Blocos e Funes

diagrama de blocos e funes chipset ponte sul componente eletrnico responsvel em gerenciar a comunicao entre perifricos do notebook e o processador chip super i/o componente eletrnico responsvel em receber e enviar dados aos perifricos externos , em muitos notebooks este componente integrado ao chipset ponte sul controlador de som componente eletrnico responsvel em gerenciar e processar dados multimidia para caixas de som e microfone , em muitos notebooks vem integrado ao chipset ponte sul Diagrama de Blocos e Funes diagrama de blocos e funes controlador de rede componente eletrnico responsvel em gerenciar e processar dados que chegam e saem pela porta de rede rj-45 , em muitos notebooks vem integrado ao chipset ponte sul controlador pwm componente eletrnico responsvel em controlar a fonte principal da placa me e gerar tenses de 5 e 3,3 vcc fontes cc/cc fontes de alimentao internas na placa me responsveis em alimentar o processador , a memria ram e os chipsets ponte norte e sul Fonte de Alimentao fonte de alimentao sua funo converter a tenso alternada de 100 a 240 vca em tenso contnua de 9,5 a 20 vcc que alimentar o notebook FONTE DE ALIMENTAO ( fases de converso ) fonte de alimentao ( fases de converso ) BATERIAS DE ALIMENTAO baterias de alimentao sua funo alimentar o notebook quando a fonte de alimentao externa estiver desligada da rede eltrica Clulas internas de Baterias recarregveis clulas internas de baterias recarregveis associadas em srie ou em paralelo as clulas internas iro providenciar energia necessria para alimentar o notebook TELAS DE LCDs telas de lcds sua funo gerar as imagens coloridas que sero vistas pelo usurio

FORMAO DA IMAGEM NA TELA formao da imagem na tela

LCD Inverter e Lmpada ( CCFL ) lcd inverter e lmpada ( ccfl ) a funo do lcd inverter gerar alta tenso alternada na ordem de 1000 vca que ir alimentar a lmpada ccfl ( lmpada de de ctodo frio ) que iluminar a tela de imagens

Unidade tica de CD / DVD / Blue ray unidade tica de cd / dvd / blue ray sua funo ler e escrever em mdias ticas programas operacionais , aplicativos e arquivos de dados armazenados pelos usurios

TECLADOS DE NOTEBOOKS teclados de notebooks matriz resistiva matriz capacitiva sua funo enviar ao processamento do notebook as letras , nmeros , sinais e comandos teclados pelo usurio

MOUSES TOUCH PAD E TRACK POINT mouses touch pad e track point touch pad track point ( point stick ) sua funo servir de perifrico para apontamento do cursor e selecionar opes atravs das teclas de confirmao laterais

Hard Disk hard disk sua funo armazenar sistemas operacionais e aplicativos que foram instalados e dados que so inseridos pelo usurio

SOLUES PARA BACKUP DE HDS solues para backup de hds usbide/sata ide(40) hd 2,5 usb hd 2,5

RECUPERAO DE DADOS E DE HD recuperao de dados e de hd

Anlise de Defeitos funcionais (softwares e firmwares) , por Hardware , causas e solues viveis anlise de defeitos funcionais (softwares e firmwares) , por hardware , causas e solues viveis anlise por sintomas de defeitos analise por programas de diagnsticos anlise por placas de diagnsticos e por instrumentos eletrnicos

Solues Viveis para Problemas funcionais ( Softwares ) solues viveis para problemas funcionais ( softwares ) programas para limpeza de registros do windows e eliminao de arquivos inteis e nocivos ao computador programas anti-vrus sistemas operacionais e aplicativos programas de verificao e instalao de drivers de perifricos

Manuteno Preventiva de Notebooks manuteno preventiva de notebooks cuidados de uso e manuteno de telas de lcds cuidados de uso e manuteno de teclados cuidados de uso e manuteno de mouses cuidados de uso e manuteno de hds cuidados de uso e manuteno de unidades ticas de cd/dvd cuidados de uso e manuteno de fontes de alimentao e baterias link para vdeo manuteno preventiva

Recepo e anlise inicial de Notebooks para diagnstico e reparo recepo e anlise inicial de notebooks para diagnstico e reparo ao receber o notebook na oficina para oramento preencha um documento ( ordem de servio ) e especifique em que estado est recebendo o mesmo antes de conectar a fonte de alimentao no notebook e ligar , faa uma inspeo visual em todo equipamento e verifique pontos fsicos danificados quando for analisar a placa cpu j desmontada verifique se o bios est presente na placa e se h cis e transstores mosfets rachados verifique se h capacitores estufados e com vazamentos na placa indicando que estejam danificados verifique dentro dos slots dos barramentos mini-pcis e outros quando houver e dos soquetes de mdulos de ram e do processador se esto com alguns pinos amassados causando curto e impedindo a placa de ligar ou se h pedaos de plstico , metais ou qualquer outro material

Principais Defeitos e Solues Possveis principais defeitos e solues possveis notebook no liga nada( defeito a ) notebook liga mais no d vdeo nem carrega o sistema operacional ( defeito b ) notebook liga aparece imagem mais no carrega o sistema operacional ( defeito c ) notebook carrega o s.o. , mais no d vdeo na tela de lcd , s no monitor externo ( defeito d) notebook reseta ou trava aps algum tempo ligado e funcionando bem( defeito e ) notebook no acha a rede wireless ou outro perifrico ( defeito f ) notebook no carrega o sistema operacional e apresenta erro no hd ou de memria ( defeito g ) link para vdeo principais defeitos e solues

DEFEITOS E ACES TCNICAS A- Notebook no liga nada ( leds do painel apagados ) defeitos e aces tcnicas a- notebook no liga nada ( leds do painel apagados ) 1. verifique tenses vca na entrada da fonte externa e tenses vcc na sada 2. retire a bateria e verifique se agora liga , bateria em curto causa este defeito 3. conector de entrada vcc no notebook pode estar quebrado 4. fusvel na entrada da fonte interna pode estar aberto 5. fontes cc/cc internas e trilhas eltricas na cpu podem estar com defeito 6. processador , memria ram ou controladores internos podem estar queimados ou o rom bios pode estar danificado ou corrompido

obs: verifique os passos 1,2,5 e 6 do defeito anterior 1. verifique se o led do hd no painel indica que o s.o. est sendo carregado 2. verifique se no fundo da tela de lcd aparece uma imagem escura , utilize uma lanterna para ajudar a ver esta imagem 3. ligue um monitor externo na sada de vdeo analgica do notebook e verifique se h vdeo obs:se houver carregamento do s.o. e imagem no monitor externo indica que h um problema na tela de lcd e/ou circuitos de acendimento da lmpada de acendimento do lcd 4.se algum led acender e/ou todos acenderem pode ser que o chipset ponte norte/controlador de vdeo na cpu possa estar com solda fria ou danificado , o mesmo aquece bastante em funcionamento e pode causar este defeito , o procedimento de reflow ou reballing dever ser executado defeitos e aces tcnicas b- notebook liga , mais no d vdeo e nem carrega o sistema operacional

DEFEITOS E ACES TCNICAS C- Liga aparece imagem mais no carrega o Sistema Operacional defeitos e aces tcnicas c- liga aparece imagem mais no carrega o sistema operacional 1. d o boot com cd de diagnstico e verifique problemas no hardware : temperatura do processador , memrias , chipsets e controladores da cpu ( utilize pccheck e outros programas de diagnstico que carregam pelo dos) 2. verifique a presena de vrus no hd 3. verifique a configurao de setup e do sistema operacional 4. reinstale e reconfigure o s.o. e aplicativos do notebook

DEFEITOS E ACES TCNICAS D -Notebook Carrega o S.O. , mais no d vdeo na tela de LCD , s no Monitor externo

defeitos e aces tcnicas d -notebook carrega o s.o. , mais no d vdeo na tela de lcd , s no monitor externo 1- utilize um testador de lcd inverter para testar se o mesmo est gerando alta tenso que alimentar a lmpada ccfl de iluminao da tela , se acender a lmpada do testador indica que o inverter est bom 2-utilize um testador de lmpada ccfl para testar a lmpada da tela , se acender indica que est boa , se no acender indica que est queimada 3-mea a continuidade de fios do flat cable que alimenta o lcd inverter , fios rompidos neste flat causam o no acendimento da lmpada ccfl 4-defeitos na placa eletrnica do lcd podem causar o sintoma de tela escura ou de tela lavada ( clara ) neste caso toda a tela de lcd dever ser trocada DEFEITOS E ACES TCNICAS E- Carrega o S.O. mais aps algum tempo reseta ou trava defeitos e aces tcnicas e- carrega o s.o. mais aps algum tempo reseta ou trava 1. verifique se a fonte externa fornece tenso e corrente suficientes para alimentar o notebook 2. retire a bateria de alimentao e faa testes sem a mesma , anormalidades na bateria causam este sintoma no notebook 3. utilize softwares de diagnstico , faa a verificao da temperatura interna , desmonte e limpe a passagem de ar do heat piper e troque a pasta trmica sobre o processador DEFEITOS E ACES TCNICAS F-Notebook no acha a Rede Wireless ou outro Perifrico defeitos e aces tcnicas f-notebook no acha a rede wireless ou outro perifrico 1-quando os defeitos de solda fria nas esferas de contato do ci bga processador de vdeo comeam a manifestar , um dos primeiros sintomas a interface wireless sumir da configurao do notebook , aps isto outros perifricos tambm podem sumir da configurao ,recomendamos executar os procedimentos de reflow e/ou reballing do ci bga de vdeo DEFEITOS E ACES TCNICAS G-Notebook no carrega o Sistema Operacional e apresenta erro no HD ou de Memria defeitos e aces tcnicas g-notebook no carrega o sistema operacional e apresenta erro no hd ou de memria 1-verifique no setup do notebook se o hd est sendo reconhecido, se no estiver , teste com outro e verifique se agora vai reconhecer , defeitos no hd causam este sintoma 2-se o setup estiver reconhecendo o hd verifique se o sistema operacional est devidamente instalado , vrus e corrompimento de arquivos do s.o. podem causar o defeito de no carregar o sistema 3-d boot com um cd de diagnstico ou com um cd de linux e verifique defeitos aleatrios no hd e no notebook 4-verifique mal contato e defeitos nos mdulos de ram e em outros perifricos do notebook PRINCIPAIS CAUSAS DE DEFEITOS EM FONTES DE ALIMENTAO principais causas de defeitos em fontes de alimentao

fusvel de proteo de entrada filtro de linha e capacitores de entrada ponte retificadora capacitor principal mos-fet de chaveamento circuito ou ci oscilador pwm diodos do secundrio da fonte reguladores de tenso de sada circuito ou ci acoplador tico PRINCIPAIS CAUSAS E DEFEITOS EM TELAS DE LCDS principais causas e defeitos em telas de lcds lampada ccfl e lcd inverter - o defeito que estas peas provocam a no iluminao da tela do lcd que fica com uma imagem escura no fundo da tela flat cable do lcd e eletrnica do lcd - o defeito que estas peas provocam a falta de imagem na tela ou imagem com defeito nas cores e na formao lcd com descolamento da tela - listas verticais ou horizontais brilhantes aparecem na imagem PRINCIPAIS CAUSAS E DEFEITOS EM BATERIAS principais causas e defeitos em baterias quando o notebook fica apenas alguns minutos alimentado pela bateria e drasticamente o mesmo desliga indica que a bateria pode estar com efeito memria ou com defeito eletrnico interno quando a bateria do notebook no carrega nenhuma carga pode ser que alguma clula interna da mesma tenha terminado sua vida til e precise ser trocada , deve-se avaliar a troca das outras clulas tambm no final de suas vidas teis PRINCIPAIS DEFEITOS E CAUSAS EM UNIDADES DE DISCOS TICOS principais defeitos e causas em unidades de discos ticos disco de cd ou de dvd no l ou no reconhecido pela unidade causa: sujeira na lente de leitura e gravao ou unidade tica do laser pode ter queimado s l discos gravados nesta unidade causa: desalinhamento mecnico ou desajuste do laser bandeja do disco no trava e fica aberta ou no abre causa: trava da bandeja com falta de lubrificao erros aleatrios de leitura e gravao causa: desajuste da potncia do laser PRINCIPAIS DEFEITOS E CAUSAS EM TECLADOS principais defeitos e causas em teclados falha uma ou mais teclas causa : oxidao nas trilhas causadas por umidade ou lquidos que possam ter cados sobre o teclado soluo: desmontar o teclado , identificar rompimento de trilhas da malha e rafazer ou emendar as trilhas com tinta condutiva

falha todas as teclas causa: flat de contato do teclado na placa cpu pode estar deficiente e com mal contato ( o grafite pode ter sado ) soluo: troca de todo o teclado Ferramentas , Equipamentos e Materiais utilizados na Manuteno Corretiva ferramentas , equipamentos e materiais utilizados na manuteno corretiva multimetro estao de solda estao de ar quente estao infravermelho irda ponta lgica digital osciloscpio frequencimetro testador de lcd inverter testador de lmpada ccfl link para loja de ferramentas para manuteno Procedimentos Bsicos para Desmontagem , troca de Peas e Remontagem do Notebook procedimentos bsicos para desmontagem , troca de peas e remontagem do notebook procedimentos tcnicos antes da desmontagem bancada de desmontagem/montagem importncia da marcao de peas , parafusos ou filmagem durante a desmontagem cuidados com os tipos e armazenagem de parafusos e peas do notebook link para vdeo desmontagem , troca de peas e remontagem do notebook Destrave duas travas que prendem a Bateria na carcaa inferior do Notebook destrave duas travas que prendem a bateria na carcaa inferior do notebook Retire a Bateria puxando-a para cima retire a bateria puxando-a para cima Retire os parafusos inferiores que prendem portas de acessos a memrias e outros perifricos retire os parafusos inferiores que prendem portas de acessos a memrias e outros perifricos Destrave e retire os Mdulos de Memria RAM destrave e retire os mdulos de memria ram Retire os parafusos que prendem o Teclado , desconecte o Flat e retire-o retire os parafusos que prendem o teclado , desconecte o flat e retire-o

Destrave trs travas que prendem o Teclado na carcaa superior destrave trs travas que prendem o teclado na carcaa superior

Levante o Teclado e desconecte a trava de seu Flat cable com cuidado levante o teclado e desconecte a trava de seu flat cable com cuidado

Retire a trava do conector que prende o Flat cable do Mouse e puxe-o retire a trava do conector que prende o flat cable do mouse e puxe-o

Retire todos os parafusos que existirem na parte inferior da carcaa retire todos os parafusos que existirem na parte inferior da carcaa

Retire os parafusos que prendem o Painel de controle superior e retire-o retire os parafusos que prendem o painel de controle superior e retire-o

Retire o parafuso que prende o Drive de CD/DVD no Notebook retire o parafuso que prende o drive de cd/dvd no notebook

Puxe o Drive de CD/DVD com cuidado para no danificar o Conector de dados puxe o drive de cd/dvd com cuidado para no danificar o conector de dados

Retire o Conector do Flat Cable da Tela de LCD retire o conector do flat cable da tela de lcd

Retire os parafusos que prendem o Ventilador de refrigerao e retire-o retire os parafusos que prendem o ventilador de refrigerao e retire-o

Retire os parafusos que prendem a placa do painel superior e retire-o retire os parafusos que prendem a placa do painel superior e retire-o

Retire os parafusos que prendem o Hard Disk na carcaa e retire-o retire os parafusos que prendem o hard disk na carcaa e retire-o

Retire os parafusos que prendem a dobradia direita da Tela de LCD retire os parafusos que prendem a dobradia direita da tela de lcd

Retire os parafusos que prendem a dobradia esquerda da Tela de Lcd e retire-a com cuidado

retire os parafusos que prendem a dobradia esquerda da tela de lcd e retire-a com cuidado Retire os parafusos que prendem o Heat Piper no Notebook e retire-o retire os parafusos que prendem o heat piper no notebook e retire-o Retire todos os parafusos que prendem a Placa Me na carcaa e retire-a retire todos os parafusos que prendem a placa me na carcaa e retire-a Links teis para Peas de reposio , ferramentas e equipamentos utilizados na Manuteno Preventiva e Corretiva links teis para peas de reposio , ferramentas e equipamentos utilizados na manuteno preventiva e corretiva peas de reposio click aqui e acesse a loja ferramentas para manuteno click aqui e acesse a loja cursos em dvds click aqui e acesse a loja manuais tcnicos de notebooks http://www.4shared.com/dir/hwvubifm/manuaistecnicos.html Endereos e contatos com o Professor Marcos Jernimo endereos e contatos com o professor marcos jernimo site http://www.clubedosnotebooks.com.br suporte tcnico http://clubedosnotebooks.ning.com blog do professor http://www.clubedosnotebooks.blogspot.com e-mail marcos@clubedosnotebooks.com.br msn marcos@clubedasimpressoras.com.br www.twitter.com/clubedonotebook currculo lattes do professor http://lattes.cnpq/343434343434343 tels : (21) 2783-4454 endereo : praa tiradentes 50 1 andar - rio de janeiro

Matricule-se agora mesmoPreenchendo os campos abaixo


R$ 75,00 Pagamento nico E-mail Nome completo CPF
Desejo receber novidades e promoes no meu e-mail:

Sim

No

Matricular agora!Aceito os termos de uso

Cursos Relacionados

Manuteno de Notebook
Com a venda acirrada de notebook, surgi um nova espao eletrnico para ganhar dinheiro. Mas para isso necessrio estar bem qualificado.

R$ 25,00
Detalhes

Manuteno Mecnica
A Mecnica um dos setores industriais que absorve a maior gama de profissionais, em termos de qualificao e habilitao, se considerad...

R$ 25,00
Detalhes

MANUTENO DE CARREGADEIRAS
TREINAMENTO DE MANUTENO BSICA DE CARREGADEIRAS E PS CARREGADEIRAS SOBRE RODAS (EQUIPAMENTOS DE GRANDE PORTE PARA MINERAO, TERRAPLAN...

R$ 79,90
Detalhes

Encontre-nos no Facebook Captulos


CURSO DE MANUTENO DE NOTEBOOKS Objetivos deste treinamento Pblico Alvo Conhecimentos Desejveis Nvel de Manuteno : Bsico Nvel de Manuteno : Intermedirio Nvel de Manuteno : Avanado Classificao de Notebooks e Portteis Caractersticas Tcnicas Tipos de processadores mais encontrados em Notebooks

Caractersticas Tcnicas Conhecendo os Mdulos Externos frontais do Notebook e funes Mdulos Externos laterais e funes Mdulos Externos traseiros e funes TIPOS DE PROCESSADORES Diagrama de Blocos e Funes Fonte de Alimentao FONTE DE ALIMENTAO ( fases de converso ) BATERIAS DE ALIMENTAO Clulas internas de Baterias recarregveis TELAS DE LCDs FORMAO DA IMAGEM NA TELA LCD Inverter e Lmpada ( CCFL ) Unidade tica de CD / DVD / Blue ray TECLADOS DE NOTEBOOKS MOUSES TOUCH PAD E TRACK POINT Hard Disk SOLUES PARA BACKUP DE HDS RECUPERAO DE DADOS E DE HD Anlise de Defeitos funcionais (softwares e firmwares) , por Hardware , causas e solues viveis Solues Viveis para Problemas funcionais ( Softwares ) Manuteno Preventiva de Notebooks Recepo e anlise inicial de Notebooks para diagnstico e reparo Principais Defeitos e Solues Possveis DEFEITOS E ACES TCNICAS A- Notebook no liga nada ( leds do painel apagados ) DEFEITOS E ACES TCNICAS C- Liga aparece imagem mais no carrega o Sistema Operacional DEFEITOS E ACES TCNICAS D -Notebook Carrega o S.O. , mais no d vdeo na tela de LCD , s no Monitor externo DEFEITOS E ACES TCNICAS E- Carrega o S.O. mais aps algum tempo reseta ou trava DEFEITOS E ACES TCNICAS F-Notebook no acha a Rede Wireless ou outro Perifrico DEFEITOS E ACES TCNICAS G-Notebook no carrega o Sistema Operacional e apresenta erro no HD ou de Memria PRINCIPAIS CAUSAS DE DEFEITOS EM FONTES DE ALIMENTAO PRINCIPAIS CAUSAS E DEFEITOS EM TELAS DE LCDS PRINCIPAIS CAUSAS E DEFEITOS EM BATERIAS PRINCIPAIS DEFEITOS E CAUSAS EM UNIDADES DE DISCOS TICOS PRINCIPAIS DEFEITOS E CAUSAS EM TECLADOS Ferramentas , Equipamentos e Materiais utilizados na Manuteno Corretiva Procedimentos Bsicos para Desmontagem , troca de Peas e Remontagem do Notebook Destrave duas travas que prendem a Bateria na carcaa inferior do Notebook Retire a Bateria puxando-a para cima Retire os parafusos inferiores que prendem portas de acessos a memrias e outros perifricos Destrave e retire os Mdulos de Memria RAM Retire os parafusos que prendem o Teclado , desconecte o Flat e retire-o Destrave trs travas que prendem o Teclado na carcaa superior Levante o Teclado e desconecte a trava de seu Flat cable com cuidado

Retire a trava do conector que prende o Flat cable do Mouse e puxe-o Retire todos os parafusos que existirem na parte inferior da carcaa Retire os parafusos que prendem o Painel de controle superior e retire-o Retire o parafuso que prende o Drive de CD/DVD no Notebook Puxe o Drive de CD/DVD com cuidado para no danificar o Conector de dados Retire o Conector do Flat Cable da Tela de LCD Retire os parafusos que prendem o Ventilador de refrigerao e retire-o Retire os parafusos que prendem a placa do painel superior e retire-o Retire os parafusos que prendem o Hard Disk na carcaa e retire-o Retire os parafusos que prendem a dobradia direita da Tela de LCD Retire os parafusos que prendem a dobradia esquerda da Tela de Lcd e retire-a com cuidado Retire os parafusos que prendem o Heat Piper no Notebook e retire-o Retire todos os parafusos que prendem a Placa Me na carcaa e retire-a Links teis para Peas de reposio , ferramentas e equipamentos utilizados na Manuteno Preventiva e Corretiva Endereos e contatos com o Professor Marcos Jernimo Manuteno de Impressoras manuteno de impressoras laser, jato de tinta e matricial curso laser, jato de tinta e matricial

introduo da mesma forma que acontece com outros perifricos, h diversos tipos de impressoras. enquanto algumas, mais simples, simulam a funcionalidade de uma mquina de escrever, outras se utilizam de jato de tinta ou laser para gerar uma imagem na impresso (existem outros tipos, como a impressora matricial, impressora de cera trmica). as impressoras tambm recebem classificao quanto escala cromtica e sua velocidade de impresso (medida em pginas por minuto). como dispositivo de hardware, a impressora interage com o computador (ou rede) usando protocolos paralelos, seriais ou de rede de dados. laser, jato de tinta e matricial

padres de impresso inicialmente, as impressoras realizavam um trabalho estritamente semelhante com uma mquina de escrever: imprimiam apenas um formato bsico de texto, sem opes de tamanho e estilo de fonte, ou uso de imagens. com o passar do tempo, os fabricantes criaram linguagens prprias (proprietrios) para sua linha de impressoras, o que as tornava capazes de descrever seu prprio formato de documento. no entanto, tais linguagens eram incompatveis com outras impressoras. se um documento que foi preparado em uma linguagem (pronto para impresso) fosse enviado a outra pessoa que tivesse uma impressora de outro fabricante, provavelmente haveria algum problema de incompatibilidade. laser, jato de tinta e matricial

curso neste curso voc aprendera de uma maneira pratica e ilustrativa como consertar os mais variados modelos de impressora. com muitas informaes tcnicas identificando se vale

apena consertar ou comprar uma nova em uma linguagem tanto para tcnicos ou para iniciantes. laser, jato de tinta e matricial

indice analitico laser, jato de tinta e matricial

curso as impressoras esto cada vez mais baratas e descartveis no mercado. para os fabricantes vale muito mais vender tinta que da muito mais dinheiro por isso as vezes melhor jogar a impressora fora ao invs consertar pois as peas de reposio so muito caras. porem em outros casos interessante consert-la. qual a vantagem de consertar uma impressora ou qualquer outro equipamento eltrico? geralmente quando o preo do conserto no ultrapassa de 30% a 50% do preo do produto novo.

laser, jato de tinta e matricial

caractersticas e tipos de impressora a impressora um perifrico como o monitor o mouse e tem a funo de transferir a sada de um computador para um substrato pode ser: (papel, metal ou plstico). essa transferncia bem complexa e necessita de uma interao de mecanismos eletrnicos e qumicos.basicamente existem dois tipos de impressoras as de linha e as de pgina.as impressoras de linha foram as primeiras a aparecer como a matricial, de impacto, uma evoluo da mquina de escrever, onde um cabeote de impresso pressiona suas agulhas sobe uma fita (igual a da mquina de escrever) e transfere a informao para o papel.uma diferena entre as impressoras matriciais e as de pagina. que a primeira vai imprimindo a medida que recebe as informaes. enquanto as de pagina, recebe toda a informao para depois imprimir. laser, jato de tinta e matricial

analisando a impressora antes de iniciar um reparo, certifique-se de que sabe operara-la. para isso utilize os manuais das mesmas, caso no possua os sites dos fabricante pode trazer informaes necessrias. de maneira genrica uma impressora contm os seguintes dados. laser, jato de tinta e matricial

energia de alimentao necessita para o funcionamento da impressora, no manual encontra-se a tenso (voltagem) a freqncia da rede e o consumo de energia. devido a variao de alimentao no mundo. por exemplo, no mercado americano a tenso varia de 105 v a 130v numa freqncia de 60hz. na europa esta variao de 210v a 240v a 50hz. p isso as impressoras so projetadas para acomodar estas variaes. interessante que antes de qualquer procedimento de manuteno, verifique se a impressora esta sendo alimentada corretamente. laser, jato de tinta e matricial

interface e compatibilidade interface por onde a impressora recebe as informaes para impresso os tipos mais comuns so: serial ou rs 232, centronics ou paralelo, usb(universal serial bus). e outros poucos utilizados, infravermelho, bluetooth, rede apple talk ou ethernet e ieee-488 ou gpib. laser, jato de tinta e matricial

caractersticas operacionais trata-se da resoluo que medida em dpi pontos por polegada, velocidade que medida em pginas por minuto e tipo de alimentao do papel pode ser formulrio continuo, folhas soltas ou rolos. o temo cpl caracteres por linha, refere-se a impressora de impacto (matricial) onde representa o nmero de letras que podem ser colocados em um nica linha horizontal. o termo cps caracteres por segundo tambm refere-se as impressoras matriciais, informa quantos caracteres completos (letras) a impressora consegue imprimir em cada segundo. dot pitch informa a quantidade e preciso com que os pontos so colocados, tanto na direo vertical quando horizontal. o tempo de transmisso a velocidade com que transmitida uma pgina do computador para a impresso. o tempo de processamento encontra-se nas impressoras de pgina, quando recebe a pgina para impresso ela tem que ser rasterizada , ou seja, verifica-se em que pontos da pgina deve ser depositado tinta para obter o texto ou imagem. o tempo de impresso o tempo que impressora gasta para produzir fisicamente a pgina. laser, jato de tinta e matricial

caractersticas operacionais algumas impressoras processam a prpria imagem (rasterizam), como as impressoras jato de tinta mais avanadas e laser. porm as impressoras matriciais e as de jato de tinta mais baratas necessitam que o computador faa a rasterizao e transmita somente as informaes necessrias, essas impressoras que no possuem processador para rasterizar so chamada de winprinters pois utilizam o sistema de impresso do windows para montar a imagem. as impressora geralmente trabalham com trs tipos de fontes: residentes, adicionveis via cartuchos ou expanses e as carregveis via software. as residentes j vem gravadas no eproms pelo fabricante da impressora. as adicionveis so as que somam as fontes residentes geralmente na forma de chips ou de cartuchos que se encaixam em locais para eles. fontes via software o computador seleciona a fonte que se deseja imprimir e envia para a impressora na hora de imprimir. a desvantagem que esse processo encha a memria da impressora. para se comunicar com o computador utilizamos a linguagens de comunicao onde se destacam: esc-p2 desenvolvido pela epson para suas impressoras matriciais e jato de tintas; pcl criado pela hp para impressoras a jato e laser; postscript a mais revolucionria de todas criativa e profissional criada pela adobe esta linguagem domina o mercado devido a sua alta resoluo e sofisticado recurso grfico principalmente na separao de cores para a industria grfica. laser, jato de tinta e matricial

as principais tcnicas de impresso chamadas de convencionais as tcnicas so: impacto, trmica e jato de tinta. impressoras de impacto: considerada a mais antiga e simples forma de impresso, as

imagens so marteladas contra o papel. veja a figura abaixo como uma letra impressa em uma mquina de escrever e em uma impressora matricial. os pontos so formados por uma fina agulha acionada por um mbolo montado dentro de uma bobina, este conjunto conhecido como solenide. quando recebe energia eltrica cria um campo magntico que impulsiona o mbolo interno a agulha bate na fita com tinta e forma um ponto no papel. para que o cabeote funcione ele recebe uma grande quantidade de energia eltrica requerendo portanto circuitos eletrnico com certa potncia absorvendo apenas de 1 a 2% de energia o resto dissipado em forma de calor o que tende a esquentar o cabeote, por isso utilizam dissipadores de calor. as principais tcnicas de impresso

o cabeote de impresso formado por um conjunto de solenides com suas agulhas num total de 9 ou 24 agulhas, quanto mais agulhas melhor a imagem.quais as vantagens e desvantagens de possuir uma impressora matricial? vantagens: flexveis e baratas, boas para etiquetas,rtulos e documentos fiscais que necessitam de cpias, confiveis e durveis e quase no necessitam de manuteno. desvantagens: barulhentas, baixa resoluo grfica, com o aquecimento da cabea de impresso limita-se a performance, difcil encontrar fitas de impresso e dificuldade de encontrar peas de reposio para modelos mais antigos. laser, jato de tinta e matricial

impresso trmica as impressoras deste tipo so chamadas de tdm (matriz de pontos trmicos). este tipo de impresso substitui o impacto pelo calor na impresso, ao inves de agulhas existe pequenas resistncias eltricas chamadas de dot heaters (aquecedores de ponto). estas resistncias tambm formam uma matriz de pontos que, quando acionadas eletricamente, esquentam uma fita entintada chamada de ribbon (fita) ou sensibilizam um papel especial. vantagens e desvantagens de possuir uma impressora trmica: vantagens; silenciosa, baixo consumo de energia, cabeotes simples e confiveis, fcil manuteno, parte eletrnica da impressora bem simples e impresso limpa e clara. desvantagens; impresso lenta, cabeotes drua menos que os de outras, cabeotes no podem ser recauchutados so caros e cabeotes danificados precisam ser substitudos, a um custo igual ao da aquisio de uma impressora. laser, jato de tinta e matricial

impresso jato de tinta neste tipo de impresso no necessita de contato entre a cabea de impresso e o papel, pois a tinta borrifada sobre o papel como um spray de desodorante. essas impressoras utilizam dois mtodos para criar o jato de tinta: o drop-on-demand e jato intermitente. a primeira tcnica requer um comando individual para cada ponto, onde injetado a tinta a partir da cabea de impresso, uma maneira similar a impressora matricial. os jatos intermitentes joga um fluxo de tinta (ao contrario de pulsos). os cabeotes de impresso dos jatos de tinta so os mais simples e bvios. a tinta depositado em um reservatrio descartvel que pode ou no estar integrado ao cabeote de impresso. as impressoras hp usam os cabeotes acoplados aos cartuchos de impresso enquanto a epson utiliza blocos separados um para o reservatrio e outro para os cabeotes de impresso. laser, jato de tinta e matricial

impresso jato de tinta os cartuchos instalados na impressora a gravidade e a capilaridade fazem com que a tinta chegue a cada furinho do cabeote de impresso, percorrendo os finos canais interiores. estes cabeotes podem ter de 12 a 60 ou mais canis de sada. mas o que faz com que a tinta no fique vazando continuamente pelos furos? sua viscosidade e a tenso superficial caractersticas dos lquidos. os microscanais possuem uma microbomba quase microscpica elemento chave numa cabea de impresso de jato de tinta. pois cada microbomba necessita de um pulso eltrico para funcionar, com isso existe uma srie de contatos no cabeote de impresso fazendo a ligao entre as microbombas e os circuitos eletrnicos. cada microbomba pode sr acionada independente para formar as imagens. existe dois tipos de microbombas: as piezoeltricas e de bolhas. laser, jato de tinta e matricial

impresso jato de tinta piezoeltricas: esse materiais piezoeltricos alteram seu tamanho quando recebem uma carga eltrica. para montar as bombas piezoeltricas um anel de material cermico piezoeltrico montado ao redor do canal por onde a tinta deve ser ejetada. quando um pulso eltrico atinge a cermica seu material aperte o canal, causando um rpido deslocamento de pequeno volume de tinta. depois que o pulso eltrico passa, a cermica retorna a seu estado normal e mais tinta injetada no canal para compensar o volume expelido. esse material precisa de pulsos curtos, com durao de 5 a 10 microssegundos, mas com alto nvel de energia entre 70 a 200v. bombas de bolhas: os cabeotes que utilizam bombas de bolhas so chamados nas impressoras de bubble jet (jato de bolhas) esta tecnologia est entre as mais populares. neste tipo de cabea de impresso so parecidos com os cabeotes piezoeltricos, porm a cermica substituda por resistncias. quando a resistncia recebe o pulso eltrico aquece a tinta que est ao seu redor formando uma bolha que se expande forando a tinta atravs do canal. quando esta bolha ejetada mais tinta trazida do reservatrio para repor o volume expelido. laser, jato de tinta e matricial

impresso jato de tinta as vantagens das impressoras a jato de tinta possuem impresso sem contato, pode imprimir em papis, plsticos e metais, velocidade igual, ou melhor, que outros mtodos. funcionamento silencioso, alta resoluo, cabeotes no tem partes mveis so relativamente baratos, tem boa vida til, baixo consumo de energia e baixo custo de aquisio. suas desvantagens, cabeotes selados se um dos jatos entupir precisa ser trocado, cartuchos de tinta caros em relao ao custo por pgina, tinta problemtica mancha tecida, plstica e outros materiais porosos e alto custo por cpia. laser, jato de tinta e matricial

impresso eletrofotogrfica (ep) as impressoras ep so conhecidas popularmente como impressoras a laser totalmente diferente das impressoras convencionais que imprimem por pontos. as impressoras ep formam imagens por um processo complexo e delicado resultado da interao de luz, eletricidade esttica, qumica, presso e calor, tudo controlado por um sofisticado conjunto eletromecnico. laser, jato de tinta e matricial

impresso eletrofotogrfica (ep) esta impressora para funcionar exige um conjunto formado pelos seguintes componente: cilindro fotossensvel (drum); lmina de limpeza; lmpada de apagamento; carregador eletrosttico ou fio corona primrio; mecanismo de escrita pode ser laser ou led; toner; fio corona de transferncia; conjunto fusor. um problema em qualquer parte desta afetar a formao da imagem final. o cilindro fotossensvel conhecido por drum (tambor) o corao do sfi (sistema de formao de imagem). constitudo por um cilindro de alumnio extrudado coberto por um composto de origem orgnica que tem caractersticas fotocondutivas, isto , conduz eletricidade quando exposto luz. o drum coberto por um composto chamado organic photoconductive chemical (opc) que d ao drum um aspecto esverdeado. o drum que recebe a imagem com a agregao do toner, e transfere a imagem formada para a superfcie do papel. porm a formao da imagem no termina por ai, ela ainda necessita de outras etapas para concluir o sfi composto por oito partes: limpeza, carga eletrosttica, gravao da imagem, revelao, transferncia e descarga e fuso. vamos ver de maneira sucinta as oito etapas. limpeza: o cilindro fotossensvel (drum) precisa ser limpo fisicamente apagado eletricamente antes que se inicie um novo ciclo de impresso. este processo conhecido como condicionamento. esta limpeza necessria pois nenhum cilindro fotossensvel laser, jato de tinta e matricial

impresso eletrofotogrfica (ep) consegue transferir todo o toner para o papel a cada ciclo de impresso. existe uma lmina que raspa todo o toner que no foi transferido para o papel na impresso anterior se estas partculas no forem retiradas aparecero na nova cpia como minsculos pontos espalhados aleatoriamente. as imagens so escritas na superfcie do cilindro fotossensvel como fileiras de cargas horizontais de cargas eltricas, correspondendo s imagens que sero impressas. estes pontos so marcados na superfcie do cilindro com o uso de um feixe de luz (gerado por um laser ou led) isso faz com que o ponto iluminado fique carregado com eletricidade positiva. como o toner tem carga negativa, aderir a estes. cargaeletrosttica: nesta fase o cilindro receber nova carga eltrica para iniciar um novo processo de impresso. esta carga dever ser aplicada de maneira uniforme por todo o cilindro processo chamado de condicionamento do cilindro. para isto existe um fio chamado de corona primrio localizado prximo superfcie do cilindro, o qual emitira uma tenso eltrica de aproximadamente 6.000v. laser, jato de tinta e matricial

impresso eletrofotogrfica (ep) entre o fio corona e o cilindro existe uma pequena quantidade de ar quando a tenso eltrica baixa. porm se a tenso subir da ordem de alguns milhares de volts o isolamento do ar rompido e este passa a ficar ionizado (carregado negativamente) fornecendo cargas eltricas negativas para a superfcie do cilindro. efeito conhecido como efeito corona que tem como efeito colateral a emisso de gs oznio, que deve ser filtrado e retirado para fora da impressora. gravao da imagem: para iniciar o processo de gravao da imagem o cilindro precisa descarregar suas cargas eletrosttica com preciso, deve se retirada apenas nos pontos onde a imagem deve aparecer. o feixe luminoso o laser ou led atinge a camada sensvel a luz do cilindro que devido as suas caractersticas fotocondutivas fica sensibilizada apenas nos pontos atingidos pela luz. os pontos atingidos fica com uma carga eletrosttica negativa em torno de 100v e as reas no atingidas pela luz mantm sua carga

eletrosttica. este dispositivo que direciona a luz para sensibilizar o cilindro chamado de mecanismo de gravao. laser, jato de tinta e matricial

impresso eletrofotogrfica (ep) revelao: aps passar por esta etapa de revelao que a imagem poder ser impressa no papel, pois at ento ela esta invisvel. a imagem gravada no cilindro agora receber um p preto magntico o toner. o toner aplicado por uma pea chamada de rolo de transferncia localizado dentro da unidade de revelao. este rolo constitudo por um cilindro magntico recoberto por uma camada metlica constituda por outro cilindro metlico. por variaes eletromagnticas esta p impregnado no rolo de revelao ou transferncia que fica normalmente dento do cartucho de toner. transferncia e descarga: nesta etapa a imagem revelada no cilindro agora ser transferida para o papel para isso utiliza-se um carregador de transferncia, constitudo p um fio de transferncia que carrega a superfcie do papel utilizando o efeito corona. fuso: aps o deposito do toner sobere o papel ele ficar ali apenas pela fora da gravidade e ao de uma pequena fora eletrosttica. laser, jato de tinta e matricial

impresso eletrofotogrfica (ep) nesta etapa se passar a mo sobre a imagem est se transformar em uma fina camada de poeira preta. para isso existe o processo de fuso onde aplica-se uma fora mecnica a uma alta temperatura o suficiente para fundir as partculas do toner, unido-as definitivamente no papel. o conjunto que faz esta funo composto por dois rolos mantidos pressionados um contra o outro por fortes molas, onde um dos rolos o de fixao geralmente revestido de borracha que serve apenas para fazer presso sobre o papel. o outro o aquecedor e o encarregado de fundir o toner sobre o papel, este rolo atinge uma temperatura de 180c devido a uma lmpada de quartzo montado dentro dele. dentro ainda existe uma esponja que fica retirando as partculas de toner que sobram, pois poderiam interferir na qualidade de impresso. vantagens de possuir uma impressora ep: robusta vida til de vrios anos e centenas de milhares de cpias; rpidas dezenas de cpias por minuto; silenciosa, mas precisam ser instaladas em uma mesa robusta; baixo custo por cpia p&b; diversos tipos de interface com o computador; diversas linguagens de descrio de pginas; constancia de qualidade das cpias produzidas. desvantagens, preo inicial elevado, deficincia na impresso a cores; modelos a laser precisam de ambientes bem ventilados; so pesadas, porm delicadas, precisando de cuidados no transporte; alto consumo de energia eltrica de 600a a1000w. laser, jato de tinta e matricial

procedimentos gerais de manuteno para iniciar qualquer procedimento de manuteno primeiramente devemos ter muita pacincia, conhecimento tcnico, acesso a informaes, disponibilidade de peas, instrumentos de medio e ajuste e muita concentrao. o sucesso de uma manuteno pode ser auxiliado se seguirmos um procedimento correto. alguns tcnicos novatos ficam perdidos quando constatam a complexidade de um equipamento ao qual no esto acostumados, como o caso da algumas impressoras. porm vimos anteriormente que as impressoras so um aglomerado de partes que funcionam independentes, basta, portanto isolar o setor defeituoso que estamos no primeiro passo para arrumar uma impressora.

procedimentos de manuteno para facilitar uma manuteno dividimos os procedimentos em 4 partes bsicas: definir sintomas: problemas apresentados; identificar e isolar: o setor ou componente causador em potencial dos problemas; trocar ou reparar: o componente ou subconjunto suspeito; testar novamente: o sistema e verificar se o problema foi resolvido. laser, jato de tinta e matricial

procedimentos gerais de manuteno obs: sempre ao receber um equipamento para reparao faa com que o defeito reclamado ocorra sua frente, verificando em que condies ocorrem. nunca desmonte um equipamento sem antes verificar detalhadamente a ocorrncia do defeito. definir sintomas: ao reparar uma impressora importante ter um mente que este equipamento funcionou normalmente um dia, portanto algo est fazendo com que ela apresente o defeito. nossa funo descobrir este algo. para isso faa com que o defeito aparea sobre sua bancada e anote quando e como ele ocorre. pense sobre os sintomas cuidadosamente verifique se entendeu o que est ocorrendo. se for uma nova instalao verifique se o computador est ligado e configurado adequadamente se o cabo de ligao est bom e se h alguma configurao de chave no setup. identificar e isolar: antes de tentar isolar um problema com a impressora, certifique-se que o defeito realmente da impressora. pois existem alguns casos que a impressora no esta ligada, ou a tomada de energia no tem capacidade suficiente para o trabalho da impressora, ou a impresso feita, mas falta algumas letras. voc deve se lembrar que a impressora faz parte de um complexo sistema juntamente com o computador alm de cabos e software, portanto uma instalao nova ou remodelada pode ocasionar problemas. laser, jato de tinta e matricial

procedimentos gerais de manuteno identificado o problema na impressora, instale uma impressora sabidamente funcionando similar no computador, e a impressora com defeito em um computador sabidamente funcionando e teste. se em qualquer uma das situaes a impressora continuar a exibir o sintoma ento o problema realmente est nela. ento agora identifique o problema na impressora lembrando que a mesma possui cinco reas bsicas: um sistema de alimentao de papel; uma cabea de impresso no caso de impressoras convencionais, ou ento um sistema de formao de imagens no caso de impressoras ep; um sistema de transporte e posicionamento do cabeote (exceto nas impressoras ep); uma fonte de alimentao e uma unidade de controle, localizada em uma ou mais placas de circuito impresso. trocar ou reparar: localizado o local defeituoso, alguns apenas uma simples limpeza ou ajuste resolvera a situao. outros necessitaram de substituio ou reparo de partes mecnicas, eltricas ou eletrnicas. as peas de impressora podem ser classificadas em subconjunto ou componentes. um subconjunto tambm conhecido como modulo uma srie de componentes individuais que trabalham juntos para executar uma funo. so exemplos de componentes, resistores, transistores, circuitos integrados, motores, engrenagens, roldanas, correia e similares. geralmente os componentes defeituosos devem ser trocados ao invs de serem reparados. j os subconjuntos podem, eventualmente, ser reparados com a troca de um ou mais componentes. geralmente se troca um subconjunto inteiro por outro sabidamente bom apenas para aprontar a impressora e ter tempo de consertar o subconjunto com calma pois alguns subconjuntos demoram muito a ser consertados

laser, jato de tinta e matricial

procedimentos gerais de manuteno algumas peas de reposio podem ser conseguidas em diversos locais, outras somente junto aos fabricantes ou assistncia tcnica autorizada, neste caso conveniente ter o cdigo exato do componente a ser comprado este cdigo ver marcado no corpo do mesmo. testar novamente: aps consertar a impressora ela precisa ser cuidadosamente testada antes de ser conectada a um computador. a maioria das impressoras dispe de um auto-teste ( self test) que pode ser feito sem liga-la a um computador. se o sintoma constatado na primeira etapa desaparecer a impressora estar pronta para retornar ao trabalho. no se desencoraje se a impressora ainda no estiver boa. levante-se, v dar uma volta, tome caf e volte a ao ou ento deixe para o outro dia. laser, jato de tinta e matricial

dicas de desmontagem a maioria dos gabinetes consiste em duas metades encaixadas geralmente a remoo de uma parte coloca a mostra alguns componentes, porem em outros casos necessrio retirar as duas partes. examine cuidadosamente verificando os locais de encaixe do gabinete, alguns so encaixados outros parafusados. gabinetes do tipo torx necessita de chave torx isso facilitar desmontar. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras convencionais as impressoras convencionais possuem trs grupos bsicos para a impresso: transporte do papel; movimento do cabeote e sistema de entitamento. transporte do papel: o controle de papel deve ser preciso e consistente. uma operao delicada porem realizada com desenvoltura por dois tipos bsicos de mecanismo os movidos a frico ou movidos a cremalheira ou roda dentada. transporte por frico: neste caso a folha entra na impressora atravs de uma guia metlica ou plstica. esta guia facilita e dirige a entrada do papel no sistema de transporte, onde um ou mais rolos de presso pressiona o papel contra o rolo de trao. para sada o papel outro rolo de presso colocado ao ponto final de contato entre o papel e o rolo de presso. este sistema de transporte utilizado em algumas impressoras de impacto e em todas as demais impressoras. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras convencionais transporte por cremalheira: este sistema conta alem da frico com uma serie de furos feitos nos dois lados do papel, que chamado comumente ( formulrio continuo ). esses furos so chamados de remalina e se encaixa perfeitamente na cremalheira. este tipo de impressora pode trabalhar por horas sem necessitar de reposio de papel. movendo papel h dois conjuntos envolvidos na movimentao do papel o mecnico e o eltrico. conjunto mecnico: constitudo por um motor eltrico que movimenta um conjunto de engrenagens, polias, correias e rolos de presso. o motor tipo passo com quatro fases ou

plos. o motor de passo movimenta-se tanto para frente quando para trs, diferente dos motores de escova utilizados em ventiladores pro exemplo que gira continuamente em uma nica direo. conjunto eltrico: abrange todos os circuitos de controle e acionamento usados para tracionar o papel. inclui o motor de alimentao e sua placa de controle. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras convencionais problemas no sistema de transporte do papel os problemas mais comuns so: o papel no avana ou avana intermitentemente; papel enrola na cremalheira ou se solta dela; papel escorrega ou se move errado; papel amassa ou rasga ao ser movido. o papel no avana ou avana intermitentemente: verifique primeiramente se todas as polias e engrenagens movimentam-se livremente se no h nenhuma pea quebrada. remova objetos estranhos e realinhe peas tortuosas. se o sistema de alimentao estiver perfeito o prximo passo analisar o motor de alimentao e seus circuitos. desligue a impressora retire da tomada e examine as conexes, se suspeitar de alguma ligao, mea com um multmetro. pode ser necessrio desligar uma das pontas do cabo de alimentao do motor para evitar medio de falsa continuidade. substitua cabos suspeitos. se ainda persistir o problema o causador pode ser o motor propriamente dito ou seus circuitos, para tirar a duvida messe os sinais eltricos que chegam no motor. a figura abaixo exemplifica como fazer a medio com o multitester: a resistncia dever ficar entre 40 a 80 ohms e a tenso entre os pinos centrais (5e6) deve ser de aproximadamente 24v. se essas medies no estiverem corretas dever chegar os circuitos que fornecem a tenso. com a ajuda de um osciloscpio voc poder testar o motor, com a impressora ligada faa uma impresso de autoteste e verifique, se a onda for igual ao do desenho abaixo o problema estar no motor, laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras convencionais com a impressora ligada faa uma impresso de autoteste e verifique, se a onda for igual ao do desenho abaixo o problema estar no motor, caso seja diferente estar no circuito de controle. papel enrola na cremalheira ou se solta dela: este tipo de problema ocorre devido a falta de coordenao entre a movimentao do rolo de frico e da cremalheira. se os rolos estiverem em velocidades diferentes o papel pode ser massacrado entre eles. remova todos sos restos de papel, etiquetas ou poeira que estiver depositado no mecanismo. verifique cuidadosamente se as engrenagens esto com todos os dentes em bom estado, sem quebras ou desgastes acentuados. pois isso poder fazer com que o ponto entre as engrenagens se perca durante o tracionamento, o que poderia afetar a coordenao entre os rolos. qualquer parte danificada ou desgastada devera ser substituda ou reparada. papel escorrega ou se move errado: laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras convencionais

o sistema de transporte projetado para trabalhar com uma certa espessura e peso de papel. papeis mais finos, mais grossos ou mais lisos que o previsto no vo ser transportados adequadamente. portanto deve-se utilizar papeis diferentes somente aps o teste com o papel recomendado pelo fabricante. se o problema persistir mesmo com o papel padro, tente mover manualmente o mecanismo de trao, observando o trabalho das engrenagens, rolos e polias. alguns sistemas de tracionamento dispe de um sistema de ajuste de presso aplicada pelos rolos sobre o papel. se for este o caso, pode ser que um ajuste na presso melhore a performance do sistema. papel amassa ou rasga ao ser movido: no sistema de cremalheira isto raro acontecer, se estiver ocorrendo sinal que algo esta errado. verifique se o sistema de alimentao do papel est sendo feito sem dificuldades. se o papel estiver amassando entre o sistema de trao e o sistema de impresso sinal de que no esta havendo boa coordenao entre os diversos rolos de transporte. verifique se a impressora possui dois sistemas de arrasto de papel, com cremalheira ou empuxo este ultimo utilizado para alimentao de folhas soltas, para isso existe uma alavanca lateral que far acionar um dos sistemas. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras convencionais movimentodocabeote: o sistema de cabeote deve ser bem projetado, pois ele precisa mover-se a uma velocidade controlada na hora certa e em distncia medidas em milsimos de milmetros. mecnica de transporte de cabeote: o corao do sistema um motor de passo que pode ser movimentado nas duas direes com preciso e controle. os sinais da placa controladora comandam o motor de passo que aciona uma polia de trao, diretamente ou atravs de um jogo de engrenagens. a correia dentada conectada a base onde montado o cabeote, que movido juntamente com a correia dentada quando esta acionada. o cabeote ligado placa controladora atravs de um cabo chato flat cable. veja figura abaixo. controlandoaposiodocabeote: existem duas tcnicas bsicas para controlar a posio horizontal do cabeote; atravs da leitura de uma fita de posicionamento ou atravs de um sensor de fim de curso. fitadeposicionamento: nada mais que uma dita de plstico transparente com marcas espaadas regularmente. a medida em que o cabeote vai se movimentando um sensor tico acoplado base do cabeote transmite sinais para a placa lgica, que vai contanto os pulsos eltricos para calcular a distncia percorrida pelo cabeote. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras convencionais sensor de fim de curso: um sensor tico estrategicamente posicionado, quando o cabeote passa por ele a controladora sabe que o motor est no ponto zero e calcula os movimentos do cabeote a partir deste ponto. modelos simples utilizam somente este controle, os mais precisos tambm utilizam as fitas controladores. percebe-se, portanto que a parte mecnica de transporte do cabeote simples. problemas no movimento do cabeote: o primeiro passo verificar se o problema de origem mecnica ou eletrnica. abaixo o fluxograma ajuda a chegar a esta concluso. verifique se h obstruo mecnica no curso do cabeote ou peas defeituosas.

alinhe peas que estejam desalinhadas, lembrando que o eixo de suporte do cabeote deve ficar paralelo superfcie do papel. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras convencionais mova suavemente o carro de transporte para a frente e para trs, verificando se o movimento est livre. inspecione a fixao das partes mecnicas: parafusos devem estar perfeitamente apertados. a correia dentada deve ser substituda se estiver desgastada ou frouxa. certifique-se de que a base de suporte do cabeote esteja perfeitamente fixada correia dentada. examine a fiao e os conectores do motor verificando com um multmetro a continuidade dos fios e conectores. se tudo estiver em ordem at aqui, significa que o problema de origem eletrnica. mea a tenso de alimentao do motor que deve estar do esperado geralmente alguma coisa em torno de +24v, mas que pode variar conforme modelo. verifique com o osciloscpio os sinais enviados ao motor durante a impresso de uma srie de pontos ou traos. depois de fazer essas verificaes bsicas, pode ocorrer podem permanecer dois problemas mais comuns. o avano do cabeote no funciona ou o faz intermitentemente. o cabeote funciona mas no fica na posio correta. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras convencionais no primeiro caso devemos ligar a impressora em um computador com um drive instalado, e pea a impresso de uma folha de teste que consiste em uma serie de pontos ou traos. simultaneamente verifique com um osciloscpio a forma de onda de sinal recebido no motor de avano do cabeote. se os sinas estiverem ausentes ou fora do esperado sinal de que a placa controladora esta defeituosa e deve ser substituda ou reparada. se os sinais estiverem dentro do esperado, o prximo suspeito o motor. para um diagnostico rpido, basta desligar a impressora desconectar os fios de ligao do motor, medir sua resistncia interna com o uso de um multmetro. as medies nos pontos marcados r devem ficar entre 10 e 20 ohms, o importante verificar se as medidas ficam praticamente iguais entre si; se isso no acontecer, pode indicar que um ou mais enrolamentos esto com problemas. se a medio em uma delas estiver muito alta, significa que aquele enrolamento pode estar interrompido. se estiver muito baixa, indicara um enrolamento em curto circuito. qualquer anormalidade encontrado neste ponto de verificao o ideal trocar o motor. no segundo caso o espaamento das letras ou figuras fica irregular, distorcendo a imagem. primeiramente verifique a correira dentada se esta gasta ou frouxa, inspecione as pulias e engrenagens. verifique a fita de posicionamento se esta suja ou rompida se estiver suja limpe a fita com um pano macio ou embebido em lcool isopropilico de preferncia. verifique o sensor que controla o fim do curso da impresso. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras convencionais problemas no transporte da tinta: impressoras de impacto usam tintas a partir de uma fita de algodo ou polister. impressoras trmicas existem as de contato direto ou as de transferncia trmica. as de contato direto usam produtos qumicos sensveis ao calor. as de transferncia trmica usam a tinta seca a base de cera impregnada em laminas plsticas ( os ribbons ). impressoras jato de tinta usam tintas liquidas armazenada em cartuchos removvel. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras ep as impressoras ep necessitam de um complexo sistema eletrnico e mecnico para realizar a impresso. este sistema pode ser em grosso modo dividido nos seguintes conjuntos: controle de escaneamento do laser (no existente nas impressoras led) revelao transporte do papel, formao da imagem e sada do papel seleo de bandeja de alimentao (apenas em modelos com mltiplas bandejas de alimentao). laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras ep controle de escaneamento: o conjunto mecnico conhecido como controle de escaneamento responsvel em guiar o raio laser. guie-se pela figura abaixo raio gerado por um diodo laser, e por medida de segurana, viaja atravs de caminhos selados e tem uma chave mecnica que interrompe seu curso se o gabinete da impressora for aberto. uma placa de filtragem slit plate, ajuda a afinar e derecionar o feixe, que passa em seguida por uma lente de foco (collimator len) que retira qualquer divergncia porventura ainda existente no raio mantendo constante seu dimetro. o raio atinge o espelho refletor a e direciona par ao espelho b. a rotao do polgono refletor movimenta o raio laser, fazendo a varredura e refletindo o laser at o espelho c onde o raio passa atravs de uma outra lente de foco e compensao, para finalmente atingir o cilindro sensvel (drum). o corao do sistema de varredura o motor poligonal, nada mais do que um polgono espelhado acoplado ao eixo de um pequeno motor eltrico. conjunto de revelao: o conjunto construdo em cima de um motor de revelao ou magntico, usado para girar os cilindros do cartucho de toner e das outras unidades correlatas. o rolo de transferncia (transfer roll) e o rolo de mistura (rummage roll). se houver problemas com o morto magntico ou como o sistema de engrenagens, o transporte de toner at o papel ficar interrompido resultando em impresso nula ou com falhas na distribuio do toner. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras ep sistemadetransportedopapeleformaodaimagem: o transporte de papel comea na pilha de folhas soltas armazenadas na bandeja de entrada quando se inicia a impresso o motor principal ligado e ativa o rel (solenide) que controla o rolo de pescagem, que retira a folha da bandeja e a dirige para ser apanhada pelos rolos de registro, onde o papel ficar parado at que a face superior do cilindro fotossensvel (drum) fique alinhado com o topo da pgina. nesta parte os cilindros de registro inseriro o papel na rea de formao de

imagem, constitudo pelo cilindro fotossensvel e pelo rolo magntico. o papel ser movido e, uma vez que a folha saia da bandeja de entrada, o rel desligar e o rolo de alimentao parar. os rolos de registro continuaro movimentando o papel at que a imagem seja totalmente transferida para ele. o papel atingir ento a rea do conjunto fusor como vimos anteriormente sua funo. seleodebandejasdealimentao: alguns modelos de impressoras ep dispe de apenas uma bandeja de alimentao mas existem modelos com duas, trs e at mais bandejas, selecionveis via software. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras ep problemas mais comuns imagemsemregistro: ocorre devido a um problema de alinhamento com o (drum) isso faz com que a imagem seja impressa para cima ou para baixo do correto. este fenmeno causado por: baixa qualidade do papel; desgaste mecnico; obstruo no caminho percorrido pelo papel. tambm pode ocorrer erros de origem eletrnica relacionados ao sensores e s placas de controle lgico. primeiramente verifique a qualidade do papel, folhas muito grossas ou finas podem no funcionar corretamente. verifique se no h obstruo no caminho. inspecione o conjunto de retirada de papel da bandeja, procure por sinais de desgaste nos cilindros de borracha se houver repare ou troque. persistindo o sintoma faa um teste a quente ou seja, a impressora imprimir uma folha de teste. desmonte o mecanismo de captao do papel e faa a impressora iniciar um autoteste. provavelmente ser necessrio acionar algumas chaves manualmente para ocorrer a impresso para isso coloque fita adesiva ou pedao de papel dobrado acionando as chaves. o sistema ter que retirar uma folha da bandeja e move-la por 6 a 10 cm. e os rolos devem ser ativados na hora que a folha chegar. se o rel de acionamento do rolo de retirada do papel girar, mas o rolo no entrar em ao, o conjunto de alimentao esta defeituoso ou gasto. neste caso o recomendado substituir todo o conjunto. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras ep outro problema comum so defeitos nos rolos de registro. se estes no reterem o papel e iniciar seu movimento no momento exato ocorrero erros de registro ou de papel retido. observe o movimento do papel durante uma impresso, verificando sempre a ao dos rolos de registro, que devem segurar o papel imediatamente aps a parada dos rolos de retirada de papel da bandeja. se o rel dos rolos de registro acionar e estes no iniciarem o movimento o conjunto de registro est defeituoso e precisa de reparos ou substituio. imagem com pulos ou remontes na horizontal: falhas no sentido paralelo indica que a pgina avanou indevidamente em algum ponto da impresso, provvel que antes do cilindro fotossensvel. sobreposio da imagem sugere que ao invs de avanar a pgina parou indevidamente algum ponto antes de atingir o drum. em qualquer um dos casos o problema est ocorrendo por falta de coordenao do conjunto tracionador. com tantas engrenagens para mover o papel um dente quebrado ou qualquer coisa obstruindo o caminho pode causar o movimento errado. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras ep

verifique cada engrenagem do sistema de rolos de registro e do fusor, as engrenagens devem estar casando exatamente com a outra sem desgaste ou dente quebrado. faa uma limpeza neste sistema. papis incompatveis pode ocorrer tambm este tipo de problema. imagens impressa com defeitos repetidos a espaos regulares: para configurar este tipo de problema basta fazer uma impresso de uma pagina em um grande retngulo cinza cobrindo toda a pagina. por que cinza? porque os defeitos repetidos podem ser totalmente pretos, mostrando sinais de toner colocado em excesso indevidamente, ou totalmente brancos, mostrando falha na deposio do toner sobre o papel. este defeito causado por problemas nos rolos que entram em contato direto com o papel ou com a imagem em formao. estes tm uma circunferncia fixa e cada ponto do seu dimetro entra em contato coma imagem por diversas vezes durante a impresso. por exemplo, se o cilindro fotossensvel tiver um dimetro de 2 cm, sua circunferncia ser de 3,1416 x 2 = 6,28 cm. qualquer problema na sua superfcie, como um arranho, ser representado no papel como uma falha espaada exatamente 6,28 cm umas das outras. se houver sujeira sobre o rolo tambm ocorrera este tipo de problema. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras ep a maioria dos defeitos repetitivos ocorre o cartucho de toner ou no conjunto fusor. o cartucho de toner fcil de ser substitudo para um teste, mas o conjunto fusor requer a desmontagem de boa parte da impressora. mensagem de erro no escaner: tenha sempre em mente que o sistema de escaneamento do laser s utilizado em impressoras realmente movidas a laser impressoras sensibilizadas com led no usam sistemas de escaneamento. o escaner movimentado por um motor controlado pela placa lgica, se o motor parar ou no conseguir manter a velocidade gerado um erro de escaner indicado no painel frontal atravs de mensagem escrita de cdigo luminoso. se isto ocorrer, desligue a impressora, abra-a inspecione os conectores e as ligaes entre o motor poligonal (chamado de scan motor). o escaner testado rapidamente durante a inicializao da impressora, se no escutar seu rudo caracterstico indicando atividade, todo o conjunto do scan-motor dever ser trocado. na inicializao, se o rudo existir mas ainda ocorre o erro, pode ser que a controladora do conjunto mecnico esteja mandando uma tenso abaixo do necessrio, e deve ser consertada ou trocada. para certificar-se, faa a impressora funcionar aberta, ativando manualmente as chaves e sensores e mea a tenso mandada para o scan-motor. laser, jato de tinta e matricial

defeitos mecnicos na impressoras ep papel enrosca freqentemente: o fenmeno de enroscar o papel muito comum, mas existe alguns procedimentos que devero ser seguidos para verificao. a pilha de folhas esta corretamente na impressora.; as folhas esto em tamanho correto para a bandeja em uso; o papel est com umidade acima do normal; o papel o ideal para aquela impressora. entretanto se aps a correo destes itens bsicos o papel continuar enroscando com freqncia, pose significar realmente algum problema a ser corrigido na impressora. DEEITOS ELETRNICOS NAS IMPRESSORAS

os defeitos eletrnicos nas impressoras normalmente so resolvidos trocando-se toda a placa ou mdulo problemtico, pois so componentes de difcil conserto, a no ser que o

tcnico tenha bons conhecimentos de eletrnica analgica e digital, alm de um laboratrio com instrumentos necessrios. fontesdealimentao: as fontes de alimentao das impressoras so de dois tipos bsicos as lineares e chaveadas. fontes lineares: so as mais simples, nada mais do que um transformador abaixador de tenso cuja sada ligada a um circuito retificador da rede eltrica, constitudo por alguns diodos e um ou mais capacitores. estas fontes so simples e baratas mas poucas impressoras moderna a s usam, a no ser as mais simples. o motivo a baixa eficincia das fontes lineares, que perdem muita energia no processo de transformao e regulao da energia. fonteschaveadas: estas fontes usam um processo de regulao mais eficientes, tendo um rendimento eltrico muito maior do que as fontes lineares, que desperdiam na forma de calor mais da metade da energia recebida. deeitos eletrnicos nas impressoras DEEITOS ELETRNICOS NAS IMPRESSORAS

existem vrios tipos de fontes chaveadas. quando a fonte recebe a energia da rede ela passa por uma primeira parte chamada de setor primrio. a tenso retificada passa por um circuito chaveador, que o encarregado da regulao de tenso e que alimenta o setor secundrio. o setor secundrio realimenta o circuito de chaveamento, que aumenta ou diminui a freqncia de oscilao controlando assim a tenso de sada. a fonte chaveada chega a aproveitar 85% da energia bem superior aos 20 a 50% das fontes lineares. com isso gera menos calor e os componentes podem ser menores. entretanto h alguns inconvenientes. as fontes chaveadas tendem a funcionar como transmissores de rdio interferindo em aparelhos eletrnicos como televisores e outros sistemas de comunicao, sem mencionar os circuitos internos das impressoras e computadores. este o motivo pelo qual as fontes de alimentao chaveadas so cobertas por gabinetes metlicos que funcionam como blindagem diminuindo a propagao das ondas de rdio para o ambiente. outro inconveniente das fontes chaveadas que a tenso de sada sempre conter um pouco de ripple, ou seja, a sada no uma tenso continua pura e linear, ela sempre conter um pouco de corrente alternada de alta freqncia. como ltimo inconveniente as fontes chaveadas contem um nmero muito maior de componentes e so bem mais difceis de fabricar devido aos seus circuitos de regulao e realimentao utilizados para controlar o oscilador em funo da tenso de sada. deeitos eletrnicos nas impressoras DEEITOS ELETRNICOS NAS IMPRESSORAS

diagnosticando fontes lineares: no existe nenhuma tenso na sada: primeiro verificar se h algum fusvel queimada. verificar os fusveis nem cada sada dc, que pode estar no corpo da fonte ou nas placas por eles alimentados. tambm deve verificar os fusistores, parecidos fisicamente com os resistores de carbono e exercem a mesma funo no circuito, porm interrompem o circuito quando a corrente passa acima de um valor prdeterminado pela fabrica. depois desta checagem o prximo suspeito ser o circuito de regulao, geralmente constitudo por dois ou mais transistores ou ento por um circuito integrado (ci). use o multmetro para medir a tenso de entrada do regulador, que dever ser vrios volts a mais qo que o esperado na sada. exemplo um regulador com uma sada de 5v dc deve ter uma entrada de 8 a 12v. se a tenso de entrada estiver correta mas a de sada no provavelmente o regulador esta com defeito. ou um dos capacitores de filtro

esteja curto, zerando ou diminuindo a tenso de sada. para fazer este teste interessante desligar o circuito que a fonte esta alimentando, pois este pode estar consumindo uma corrente maior do que o que a fonte pode fornecer, levando a medies erradas. sada intermitente; defeitos intermitentes esto entre os mais difceis de serem reparados. faa o possvel para entender quando eles ocorrem, forando diversas situaes. messe a tem~so de sada da fonte enquanto a impressora funciona. substitua a fonte em caso de alteraes se conseguir imprimir satisfatoriamente o defeito estar na fonte. deeitos eletrnicos nas impressoras DEEITOS ELETRNICOS NAS IMPRESSORAS

verifique tambm a integridade das conexes eltricas tanto de entrada como de sada prestando ateno s placas de impressora. alm de verificar defeitos nos componentes eletrnicos, deve-se suspeitar tambm da placa de circuito impresso, que pode estar rompida em alguma trilha, com solda mal feita ou curto-circuito causado por solda mal aplicada. placas de circuito impresso defeituosas so causa freqente de defeitos intermitentes que geralmente, podem ser simulados torcendo-se a placa um lado para outro at que o defeito se apresente ou ento que para de se apresentar. se isto acontecer provvel que a placa de circuito impresso ou alguma de suas soldas est com defeito, o problema localizado onde ele est. para inspecionar utilize uma lupa. achado o defeito raspe a solda at aparecer o cobre em seguida refaa a solda. porem se a placa est quebrada ou com corroso melhor substitui- la. outra situao so os componentes eletrnicos com problemas de ruptura trmica interna. se este for o caso os defeitos intermitentes apareceram logo aps alguns minutos de funcionamento. utilize um secador no frio para testar a unidade se a impressora voltar a trabalhar normalmente basta verificar qual componente est ocasionando o problema. deeitos eletrnicos nas impressoras DEEITOS ELETRNICOS NAS IMPRESSORAS

diagnosticando fontes chaveadas: esta fonte muito complexa e difcil de se consertar. portanto fontes chaveadas mais fcil fazer sua substituio do que repara-la. somente repara-se fonte de impressoras raras com dificuldade de encontrar peas no mercado. fonte e impressora completamente inoperante: verifique primeiramente se a fonte esta recebendo energia da tomada, medindo a tenso diretamente no cabo de alimentao. em seguida examine a chave liga desliga, certifique-se de que existe tenso aps a mesma quando ligada. identifique nos circuitos as partes bsicas das fontes chaveadas: a parte primria, constituda pelo retificador primrio, filtro primrio e chaveador, a parte secundria, constituda pelo transformador, retificador secundrio e os filtros secundrios, e a parte do circuito de realimentao. que controla o chaveador em funo das tenses d sada contida no estgio secundrio. os componentes que mais falham nas fontes chaveadas so os transistores de sada do setor primrio, juntamente com seus resistores de polarizao, bem como os fusistores de proteo do circuito. tambm o regulador, constitudo geralmente por um circuito integrado. deeitos eletrnicos nas impressoras DEEITOS ELETRNICOS NAS IMPRESSORAS

funcionamento errtico; a impressora funciona, mas s vezes para de faze-lo, retornado em seguida. o problema pode estar na fonte de alimentao ou nos circuitos alimentados por ela. se possuir uma fonte similar em bom estado teste na impressora. fontes de alta tenso: as fontes de alimentao de alta tenso (faat) so fundamentais para o funcionamento das impressoras ep, so utilizados pra energizar os fios corona primrio e secundrio, assim como a unidade de revelao onde o toner transferido para o drum. uma informao importante: as fontes de alta tenso no so ligadas diretamente a rede eltrica, mas sim por uma sada da fonte de alimentao principal, geralmente com uma tenso em torno de +24v. assim se a fonte de alimentao principal falhar a fonte de alta tenso tambm falhar. em primeiro lugar impossvel medir as tenses de sada de uma faat com instrumentos de teste convencionais como multmetros e osciloscpios. uma vez danificada ela utiliza componentes para trabalhar em altas tenses, ento mesmo que encontre peas para repor estas sero muito caras. portanto o melhor para as faat troca-la ao invs de reparar. deeitos eletrnicos nas impressoras DEEITOS ELETRNICOS NAS IMPRESSORAS

trocando a faat: uma vez determinado que a faat deve ser trocada existe alguns procedimentos importantes para que se tenha sucesso. espere pelo menos quinze minutos co a impressora desligada antes de lidar com uma faat. para trocar, provavelmente ser necessrio retirar vrios parafusos e ligaes de terra, removendo a fonte do chassi da impressora, coloque a fonte nova ao lado da antiga e v transferindo cada conexo com calma e ateno, principalmente em relao s ligaes de terra. se estas no estiverem perfeitas, a fonte nova pode queimar imediatamente ao ser ligada. probelmas nos outros circuitos da impressora: comunicao: a comunicao entre o computador e a impressora feita em modo binria isto zero e um formando os caracteres ascii. as interfaces utilizadas so as paralelas, serial, usb, ethernet e outras. deeitos eletrnicos nas impressoras DEEITOS ELETRNICOS NAS IMPRESSORAS

a pagina de auto-teste impressa, mas no imprime pela porta paralela; verifique se h tinta ou toner, se o driver da impressora est instalado corretamente e se o cabo de comunicao paralelo esta em bom estado. algumas impressoras tambm precisam ser configuradas via painel frontal ou via dip switch para receber sinais na porta paralela. se tudo estiver certo e mesmo assim a impressora continuar dando problema desmonte e teste seus circuitos. principalmente a parte que controla o sistema lgico da impressora. a impressora imprime a pagina de teste, mas no imprime pela serial: problema similar ao anterior. faa as mesmas verificaes. painel de controle: painel de controle no funciona de todo: nenhuma chave responde, mas a impressora funciona normalmente comandada pelo computador. abra a impressora e verifique o painel, certifique-se que todos os conectores esto bem encaixados, verifique se os cabos no se partiram principalmente se for uma impressora que acabou de passar pela

manuteno. raro um painel dar problema global . se houver indicao disto provvel que o problema esteja na placa controladora. deeitos eletrnicos nas impressoras DEEITOS ELETRNICOS NAS IMPRESSORAS

teclas com funcionamento intermitente; preciso forar as teclas ou tentar repetidas vezes at acionar a funo desejada. geralmente este defeito acontece em impressoras j desgastadas e provavelmente a nica soluo sra substituio do painel como um todo. a impressora no liga: o acionador do painel no funciona. este defeito ocorre em impressoras de jato de tinta que necessita de um pulso vindo do painel frontal. o que ocorre que o painel est danificado ou desligado da placa de controle. lgica principal fazendo uma analogia com o corpo humano, os circuitos lgicos so o corao e o crebro das impressoras, os circuitos de driver so os msculos, e os sistemas mecnicos so os membros. impressora no inicializa: a impressora no funciona mais o painel luminoso acende, auto teste no funciona o primeiro suspeito ser a fonte de alimentao teste a fonte com o multmetro. o prximo culpado pode ser o gerador de clock do sistema. o osciloscpio verifica a sada do oscilador. se houver erros troque o cristal ou circuitos relacionados com a gerao do clock. deeitos eletrnicos nas impressoras DEEITOS ELETRNICOS NAS IMPRESSORAS

impressora congela ou fica errtica: geralmente se a impressora for ressetada retoma a operao normalat ocorrer a prxima pane o auto-teste funciona. verifique a saida da fonte de alimentao. outro possvel causador deste problema so as memria ram ou rom. recomenda-se sua substituio, verificando o que acontece aps isto. inspecione a placa lgica procurando por componentes muito quentes, especialmente se a impressora esta ligada h vrios minutos. se achar algum componente super-aquecido resfrie com um spray ou secador no frio,. se o funcionamento retornar ao normal j achou o problema. sensores: os sensores auxiliam a impressora no modo geral informando se tudo esta acontecendo de maneira correta, como se h papel na bandeja se h tinta no cartucho etc... sensores resistivos a temperatura tem papel fundamental em varias partes das impressoras de qualquer tipo para medir e controlar a temperatura so usados os termistores, resistores cujo valor muda com a temperatura. sensores mecnicos usados para detectar a presena fsica ou a posio de componentes mecnicos como o cabeote papel etc. deeitos eletrnicos nas impressoras DEEITOS ELETRNICOS NAS IMPRESSORAS

sensores ticos estes sensores so mais durveis que os anteriores e no tem qualquer contato fsico com seu acionador, alem de ter um resposta muito rpida. esse sensores so feitos de duas partes: o transmissor e o receptor. o transmissor um led e o receptor um transistor foto sensvel. quando a luz esta presente assiona um transistor, se o feixe de luz for interrompido pelo dispositivo sendo controlado o transistor desligado. diagnosticando sensores.

antes de desconfiar de qualquer sensor verifique primeiro se suas conexes a placa controladora esto feitas corretamente. se o sensor opera normal, pode haver problemas na placa controladora, possivelmente nos circuitos asic ou no microprocessador. impressora acusa falta de papel, mas h papel na bandeja: verifique se no h nada impedindo o contato do sensor com o papel. se o contato estiver perfeito, pode se comear a diagnosticar o sensor. se for do tipo mecnico mea sua resistncia com o ohmimetro e acione-o manualmente. se a resistncia mudar sinal de que o sensor esta bom, neste caso o problema esta na placa lgica. o cabeote no consegue se posicionar: quando inicia-se a impressora o cabeote precisa ser posicionado corretamente no ponto zero se ele no consegue achar o ponto a inicializao pode ser abortada ou ento o cabeote fica andando de um lado para o outro batendo nos limites do curso. deeitos eletrnicos nas impressoras DEEITOS ELETRNICOS NAS IMPRESSORAS

verifique seu funcionamento se o cabeote esta acionando o sensor. se isto acontecer, o problema estar no cabeamento do sensor ou na placa lgica. se o sensor for do tipo tico ele pode ser testado: com o multmetro na posio voltimentro, coloque as pontas de prova na sada do sensor. acione este ultimo, interrompedo feixe de luz com um pedao de papel. ao fazer isto devera haver uma alterao na tenso de sada do sensor. se isto no acontecer verifique se h tenso de entrada no elemento transmissor entre 1,5 a 3,0 v e se no h nenhuma sujeira interrompendo o feixe de luz. em algumas impressoras existe um fita plstica que corre paralelamente ao curso do sensor tico instalado no conjunto do cabeote. as vezes esta fita fica suja e o sensor no consegue ler a variao de luz a medida em que o cabeote se movimenta. se for o caso basta limpar a fita se esta estiver danificada substitua. o cabeote se move de maneira inconsistente : se as partes mecnicas estiverem normais. faa um diagnostico do sensor de movimento do carro geralmente do tipo tico. faa esta medida em todos os sensores de movimento do carro, se um deles falhar em gerar os pulsos devera ser subtituido. controle de temperatura falhando em um ou mais componentes: para diagnosticar desligue a impressora espere pelo menos 15 minutos ate os circuitos esfriarem. localize o termistor suspeito e mea sua resistncia se estiver em curto devera ser substitudo. deeitos eletrnicos nas impressoras Final de curso, Parabns!

final de curso, parabns! parabns por ter concluido o curso manuteno de impressora

CURSO BASICO DE RECARGA DE CARTUCHOS curso basico de recarga de cartuchos curso basico de recarga de cartuchos

INTRODUO : introduo : a recarga um procedimento que deve ser feito com muito cuidado e ateno, depende diretamente das condies de uso de seu cartucho original. neste curso so apresentados os procedimentos de recarga para cerca de 99% dos cartuchos utilizados no mercado. voc poder utilizar estes procedimentos para economizar cerca de 90% do preo de um cartucho novo ou para vender cartuchos reciclados.

PROCEDIMENTOS INICIAIS IMPORTANTES: procedimentos iniciais importantes: 1)evite colocar as mos sobre os contatos metlicos do cartucho, prevenindo seu mau funcionamento. 2)no permita que o cartucho permanea fora da impressora por longo perodo de tempo porque a tinta que ficou dentro dos bocais vai secar causando a obstruo do fluxo de tinta. usando o cartucho com tinta seca nos bocais pode danific-los e tornar o cartucho inoperante. caso seja inevitvel, guarde em um local lacrado tipo um saco plstico que fecha com zipper.no recarregue um cartucho que esteja sem uso por mais de 24h. o ideal recarregar um cartucho que esteja em uso e que tenha comeado a imprimir com tonalidade mais fraca, sinalizando que j est com baixo volume de tinta. 3)no gaste tempo excessivamente longo recarregando seus cartuchos. 4)no recoloque o cartucho na impressora se este apresentar sinais de gotejamento.

5)no force a introduo de tinta no cartucho aps a recarga do mesmo, pois isto certamente causar gotejamento. 6)aps a recarga do cartucho e antes de comear a utiliz-lo em seus trabalhos, imprima 1 barra preta e/ou 3 coloridas (ciano, amarelo e magenta) de acordo com a cor do cartucho. 7)faa o procedimento de recarga com luvas e seringa sobre uma folha de jornal. 8)verifique se os cartuchos esto com tinta ressequida, forando a cabea de impresso sobre um papel toalha. caso o cartucho tenha tinta ressequida e no imprima apropriadamente depois de recarregado, e voce j processou a rotina de limpeza do cabeote da sua impressora por 2 a 5 vezes, faa o procedimento abaixo para limpeza de tinta ressequida nos bocais de impresso do cartucho. este procedimento no o nosso padro indicado para recarga, uma vez que os cartuchos a serem recarregados devero estar em operao quando a tinta acabar:

a. ponha 1 cm de gua morna em um copo ou pires. b. deixe o bocal de impresso do cartucho na gua, de molho, por uns 10 a 15 minutos. se o cartucho esta fora da impressora por muito tempo, este processo pode requerer uma hora ou uma noite de molho. c. seque o cartucho e os bocais com uma toalha macia de papel ou de algodo. d. depois que o cartucho estiver limpo se assegure de que os bocais estejam completamente secos antes de recolocar na impressora. e. recarregue o cartucho e instale na sua impressora. CARTUCHOS CANON CARTUCHOS COLORIDOS cartuchos canon cartuchos coloridos canon bc-05/06 observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante

observe no cartucho: os tampes que vedam os orifcios de entrada de tinta. introduza uma agulha no orifcio existente na borda do tampo, alavancando-o para fora. faa isso em cada um dos tampes

uma vez removidos os tampes introduza um palito em cada orifcio e verifique a cor com que ficou manchado o palito, esta cor dever ser a cor da recarga. ateno: recarregue um orifcio por vez, identificando sempre a sua cor, uma cor trocada poder inutilizar o cartucho. introduza toda a agulha da seringa ou do refil com a cor adequada e injete lentamente a tinta. caso perceba resistncia entrada da tinta, recue um pouco a agulha para aliviar a presso. ao primeiro sinal de afloramento da tinta no orifcio de entrada, encerre a recarga. vede cada um dos orifcios utilizando os tampes do cartucho. no utilize o cartucho antes do prazo de 1 (uma) hora, nem mesmo para auto-limpeza. canon bc-21 observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante goteje a tinta sobre o orifcio da cor correspondente, tomando cuidado para no respingar nas outras cores. carregue sempre todas as cores, mas lembre-se que existe variao na quantidade de tinta para cada cor usada.

anon bci-11 observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante

observe no cartucho: os orifcios de recarga goteje a tinta sobre o orifcio da cor correspondente, tomando cuidado para no respingar nas outras cores. carregue sempre todas as cores, mas lembre-se que existe variao na quantidade de tinta para cada cor usada. ponha o cartucho de volta na mquina e deixe descansar por 1 (uma) hora. CARTUCHOS PRETOS cartuchos pretos canon bc-01/02 observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante observe no cartucho: o tampo que fica na lateral do cartucho. introduza uma agulha no orifcio existente na borda do tampo, alavancando-o para fora. introduza toda a agulha da seringa ou do refil e injete lentamente a tinta. caso perceba resistncia entrada da tinta, recue um pouco a agulha para aliviar a presso. ao primeiro sinal de afloramento da tinta no orifcio de entrada, encerre a recarga. vede o orifcio utilizando o tampo do cartucho. no utilize o cartucho antes do prazo de 1(uma) hora, nem mesmo para auto-limpeza. canon bc-20 observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante observe no cartucho: o tampo que veda o orifcio de entrada de tinta. introduza uma agulha de ponta fina no orifcio existente na borda do tampo, alavancandoo para fora. coloque toda a agulha da seringa de recarga no orifcio, caso perseba resistncia entrada de tinta, recue um pouco a agulha para aliviar a presso. recoloque o tampo, coloque o cartucho na mquina e deixe descansar por 15 (quinze minutos). canon bc-21

observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante. vire o cartucho de cabea para baixo e goteje a tinta sobre a almofada preta. no introduza a agulha na almofada! quando a absoro da tinta pela almofada de recarga se tornar muito lenta, encerre-a. canon bci-10 observe no cartucho: a etiqueta do fabricante. no introduza a agulha na almofada! vire o cartucho de cabea para baixo e goteje a tinta sobre a almofada preta. quando a absoro da tinta pela almofada de recarga se tornar muito lenta, encerre-a. coloque o cartucho de volta na mquina e deixe descansar por 1(uma) hora. canon bci-11 observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante. no introduza a agulha na almofada! vire o cartucho de cabea para baixo e goteje a tinta sobre a almofada preta. quando a absoro da tinta pela almofada de recarga se tornar muito lenta, encerre-a. coloque o cartucho de volta na mquina e deixe descansar por 1(uma) hora. canon bj-600 observe no cartucho: a etiqueta adesiva dofabricante. vede a esponja de sada de tinta com fita adesiva. com o auxlio de uma ponta seca empurre a esfera para dentro do cartucho. aplique a tinta at o enchimento total do compartimento. coloque fita adesiva para vedar o orifcio de entrada, ao perceber no cartucho uma distribuio homognea encerre a recarga. recoloque o cartucho na mquina e aguarde por 20 (vinte) minutos. canon bx-3 observe no cartucho: a etiqueta adesiva dofabricante. com uma ponta seca, empurre a esfera dentro do cartucho.

introduza a agulha da seringa de recarga dentro do cartucho e gradualmente injete a tinta. ao completar o nvel encerre a recarga. vede o orifcio com uma fita adesiva, passe a ponta da unha para firmar a vedao. ponha o cartucho de volta na mquina e deixe-o descansar por1(uma) hora.

CARTUCHOS EPSON CARTUCHOS COLORIDOS cartuchos epson cartuchos coloridos observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante observe no cartucho: as sadas de tintas esponjas de tintas

seque com papel toalha as sadas de tintasdo cartucho. aplique uma fita adesiva nos orifcios desada de tintas, vedando-os completamente. remova a etiqueta adesiva do fabricante. memorize o local de carga de cada cor. com o auxlio de uma tesoura pontiaguda, faa trs pequenos furos utilizando como referncia as marcas de cada cor da tampa do cartucho.

introduza totalmente a agulha da seringa ou refil em cada compartimento de esponja com a cor correspondente nos orifcios da tampa e recarregue o cartucho com um mximo de 90% do total de volume do cartucho. caso sinta resistncia carga, recue um pouco a seringa aliviando a presso. lave a seringa e a agulha antes de recarregar uma nova cor. aps a recarga, aplique fita adesiva vedando a superfcie do cartucho. ateno para no vedar os respiradouros do cartucho. coloque o cartucho na impressora e no utilize-o antes do prazo de 1 (uma) hora, nem mesmo para auto-limpeza.

CARTUCHOS PRETOS cartuchos pretos 1) cartuchos pretos a etiqueta adesiva do fabricante observe no cartucho observe no cartucho: a sada de tinta esponja de tinta

seque com papel toalha a sada de tinta do cartucho. aplique uma fita adesiva no orifcio de sada de tinta, vedando-o completamente. remova a etiqueta adesiva do fabricante

introduza totalmente a agulha da seringa ou refil no orifcio de baixo e recarregue o cartucho gradualmente. caso sinta resistncia carga, recue um pouco a seringa aliviando a presso. lave a seringa e a agulha antes de recarregar uma nova cor. introduza totalmente a agulha da seringa ou refil no orifcio de cima e recarregue o cartucho gradualmente. caso sinta resistncia carga, recue um pouco a seringa aliviando a presso. lave a seringa e a agulha antes de recarregar uma nova cor.

aps a recarga, aplique fita adesiva vedando a superfcie do cartucho. ateno para no vedar os respiradouros do cartucho. coloque o cartucho na impressora e no utilize-o antes do prazo de 1 (uma) hora, nem mesmo para auto-limpeza.

CARTUCHOS HP CARTUCHOS COLORIDOS cartuchos hp cartuchos coloridos cartuchos srie 300-600 observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante limpe a cabea de impresso com papel toalha levemente umedecido com o fludo desentupidor. vede-a com fita adesiva.

com cuidado, use um estilete e force a abertura da tampa do cartucho de tintas. introduza totalmente a agulha da seringa em cada compartimento de esponja com a cor correspondente, injetando as tintas gradualmente. caso sinta resistncia carga, recue um pouco a seringa aliviando a presso. continue injetando at que a tinta aflore na superfcie do cartucho. remova a fita adesiva da cabea de impresso e limpe-a com papel toalha levemente umedecido com o fludo desentupidor.

recoloque a tampa e prenda-a com fita adesiva.

no utilize o cartucho antes do prazo de 1 (uma) hora, nem mesmo para auto-limpeza. cartuchos srie 700-1200 observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante limpe a cabea de impresso com papel

toalha levemente umedecido com o fludo desentupidor. vede-a com fita adesiva. observe no cartucho: a posio dos orifcios de tinta. com uma ponta seca, empurre cada uma das vedaes de tinta para dentro do cartucho. introduza um palito em cada orifcio de tinta, observe com que cor o palito ficousujo, est dever ser a cor de recarga. introduza totalmente a agulha da seringa em cada compartimento de esponja com a cor correspondente, injetando as tintas gradualmente. no troque as cores identificadas no procedimento anterior para no danificar o cartucho. caso sinta resistncia carga, recue um pouco a seringa aliviando a presso. continue injetando at que a tinta aflore na superfcie do cartucho. remova a fita adesiva da cabea de impresso e limpe-a com papel toalha levemente umedecido com o fludo desentupidor. no utilize o cartucho antes do prazo de 1 (uma) hora, nem mesmo para auto-limpeza. CARTUCHOS PRETOS cartuchos pretos cartuchos srie 300-600 observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante limpe a cabea de impresso com papel toalha levemente umedecido com o fludo desentupidor. vede-a com fita adesiva. observe no cartucho: a vlvula e vede-a com fita adesiva. observe no cartucho: uma marcao identificada na foto e fure-o neste local com uma tesoura pontiaguda, fure apenas o suficiente para a passagem da agulha da seringa e vede o orifcio da tampa muito bem vedado. no introduza totalmente a agulha da seringa ou do refil e injete a tinta de forma gradual. ateno: introduza somente a ponta da agulha, caso contrrio poder danificar o cartucho. vede com fita adesiva o orifcio de recarga para no entrar ar. coloque uma fita adesiva passando de lado a lado do cartucho.

remova a fita adesiva da tampa superior e da cabea de impresso, deixando apenas a vedao da vlvula. deixe o cartucho sobre umas folhas de jornal, at que no haja mais gotejamento, indicando que houve equilbrio da presso no cartucho. limpe a cabea de impresso, no remova a fita adesiva da vlvula reguladora. recoloque o cartucho na impressora e imprima uma barra preta de 10x10 cm, at normalizar a impresso. quando o cartucho voltar a falhar, retire a fita adesiva na vlvula reguladora e recoloque-o na impressora, trabalhando normalmente. cartuchos srie 700-1200 observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante observe no cartucho: o posicionamento da cabea de impresso edo tampo de tinta. limpe a cabea de impresso com papeltoalha levemente umedecido com o fludodesentupidor. com o auxlio de um estilete, remova o selo do tampo. com uma ponta seca, empure a esfera para dentro do cartucho. introduza totalmente a agulha da seringa ou do refil e injete a tinta de forma gradual. pressione continuamente as laterais do cartucho at a tinta chegar a superfcie. mantenha pressionada as laterais do cartucho e vede o orifcio de recarga com tampes de borracha ou plstico. vede com fita adesiva o orifcio de recarga para no entrar ar. recoloque o cartucho na impressora e imprima uma barra preta de 10x10 cm, at normalizar a impresso. CARTUCHOS LEXMARK CARTUCHOS COLORIDOS cartuchos lexmark cartuchos coloridos observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante limpe a cabea de impresso com papel toalha levemente umedecido com o fludo desentupidor. vede-a com fita adesiva

com cuidado, use um estilete e force a abertura da tampa do cartucho de tintas. . introduza totalmente a agulha da seringa em cada compartimento de esponja com a cor correspondente, injetando as tintas gradualmente. caso sinta resistncia carga, recue um pouco a seringa aliviando a presso. continue injetando at que atinta aflore na superfcie do cartucho. remova a fita adesiva da cabea de impresso e limpe-a com papel toalha levemente umedecido com o fludo desentupidor. recoloque a tampa e prenda-a com fita adesiva. no utilize o cartucho antes do prazo de 1 (uma) hora, nem mesmo para auto-limpeza. cartuchos pretos observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante limpe a cabea de impresso com papel toalha levemente umedecido com o fludo desentupidor. vede-a com fita adesiva. com o auxlio de uma tesoura pontiaguda, alargue o orifcio de tinta o suficiente para introduzir a agulha da seringa. introduza totalmente a agulha da seringa ou refil no orifcio de tinta e recarregue o cartucho gradualmente. caso sinta resistncia carga,recue um pouco a seringa aliviando a presso. continue injetando at que a tinta aflore no orifcio do cartucho. remova a fita adesiva da cabea de impresso e limpe-a com papel toalha levemente umedecido com fludo desentupidor. no utilize o cartucho antes do prazo de 1 (uma) hora, nem mesmo para auto-limpeza. CARTUCHOS XEROX ARTUCHOS PRETOS E COLORIDOS cartuchos xerox artuchos pretos e coloridos observe no cartucho: a etiqueta adesiva do fabricante observe no cartucho: a marca do depsito de tinta e a sada de tinta da esponja.

vede o orifcio com uma fita adesiva, passe a ponta da unha para firmar a vedao. com o auxlio de uma tesoura pontiaguda, alargue o orifcio de tinta o suficiente para introduzir a agulha da seringa. caso seu cartucho tenha uma esfera ao invs de uma marca, empurre-a para dentro com o auxlio de uma ponta seca. introduza totalmente a agulha da seringa e injete a tinta de forma gradual. vede o orifcio com uma fita adesiva, passe a ponta da unha para firmar a vedao. retire a fita adesiva da sada de tinta da esponja e goteje tinta sobre a almofada da esponja. execute o programa da impressora de manuteno de limpeza de cabeote at a tintaficar com uma cor mais forte e sem falhas deimpresso. teste as cores da impressora com faixas (preto, magenta, cian e amarelo) ou utilize o programa da impressora de teste de impresso. um cartucho poder ser recarregado aproximadamente at 5 vezes, depois disto poderapresentar falhas. o cartucho um componente eletromecnico e tem vida til varivel, no existe possibilidade de recarreg-lo indefinidamente. um metdo barato, rpido e funcional paradesentupir a cabea de impresso utilizar o compressor de ar comprimido de um inalador, juntamentecom o fludo desentupidor, sempre jogando o fludo e o ar no sentido do fluxo da tinta na cabea de impresso, ou seja de dentro para fora.

Hardware para iniciantes Hardware para iniciantes

Conhecendo o computador Conhecendo o computador Gabinete O gabinete abriga todo o hardware. O modelo AT abriga as placas Socket 7, o modelo ATX mais moderno abriga as placas Socket A, Socket 370 etc. Alm dos modelos citados os gabinetes se diferem no estilo.

Conhecendo o computador

Conhecendo o computador O estilo torre semelhante a uma torre e permite uma maior expanso de perifricos e o estilo Desktop, que pode ser utilizado debaixo do monitor. Figura 1.0 (Gabinete AT torre) Figura 1.1 (Gabinete ATX desktop) Conhecendo o computador Conhecendo o computador Processador A escolha do processador est ligada ao tipo de placa me. Por exemplo, O processador Duron deve ser fixado em placas Socket A, o processador Celeron em placas com Socket 370. A escolha da placa me determinar o tipo de processador a ser utilizado e vice-versa. Alguns cuidados devem ser tomados no manuseio dos circuitos, pois forar o encaixe do processador na placa, ou uma queda mesmo que pequena pode inutilizar o processador. Conhecendo o computador Conhecendo o computador Placa me A placa me abriga vrios componentes de um computador. Nela est incorporado, o processador, slots para memria, chipset, Bios etc. A escolha da placa me define o tipo de processador que ser utilizado, atravs do modelo da placa o usurio ter poucas opes de processador que a placa pode trabalhar. Socket A - AMD Athlon, AMD Duron Socket 370 - Intel PentiumIII, Intel Celeron Socket 423 - Pentium 4 Conhecendo o computador Conhecendo o computador Cooler O Cooler responsvel pelo resfriamento do processador. Sem ele a mquina pode simplesmente parar de funcionar ou o processador pode superaquecer ao extremo chegando em alguns casos a queimar. Os coolers mais baratos cumprem o seu papel, que de resfriar o processador, mas se o usurio deseja fazer um overlock, ento melhor optar por um modelo de primeira linha.

Conhecendo o computador Conhecendo o computador Memria O modelo de memria mais utilizado o modelo DIIM (SDRAM). Este tipo de memria contm 168 pinos e barramento de dados de 64 bits. A velocidade da memria fundamental, os itens placa me, processador, memria esto relacionados entre si. O usurio deve optar por memrias PC133 ou superior, dessa forma a placa me dever ter ajustes atravs do Setup para que os dados sejam trocados na mesma velocidade sem que ocorram erros.

Conhecendo o computador Conhecendo o computador Mas hoje em dia usado a DDR 2 e 3, o modelo DDR 2 possui slot 667 e 800 ambos com 192 pinos. O DDR 3 de 1333 em diante, tendo 240 pinos, tendo desempenho e velocidade superior, memria recomendada para processadores dual core e superiores. importante verificar a quantidade de slots para memria Ram que a placa abriga. O modelo de memria do tipo DIMM ou DDR pode trabalhar com um modulo independente, porm quanto mais slots vazios sua placa tiver, mais memria voc poder incluir em seu PC.

Conhecendo o computador Conhecendo o computador Os computadores que utilizam processadores Pentium 4, usam memrias do tipo RIMMs (RDRAM e RAMBUS), so memrias caras, pois so antigas, o que pode aumentar o preo final de um PC. Os computadores que utilizam memrias DDR3 sairo mais em conta pela constante queda dos preos desse tipo de memria, sem contar que o top de linha hoje em dia.

Conhecendo o computador Conhecendo o computador Placa de vdeo A definio de imagem est atrelada ao nmero de cores. Quanto maior a quantidade de cores, melhor ser a imagem. Portanto a escolha de uma boa placa de vdeo essencial para obter uma excelente imagem.

Hoje em dia usada dois tipos de Slot o AGP que transmite os dados de imagem em 8x e PCI-Express que transmite em 16x, tendo variedade de configurao e memria prpria. Conhecendo o computador Conhecendo o computador Placa de som A placa de som um dispositivo necessrio para que se possa, ouvir msicas e efeitos de jogos, sons emitidos pelo sistema operacional e ouvir trilhas sonora do CD-ROM. Um CD-ROM, para que possa ser ouvido o que est gravado nele, necessrio que o cabo que conecta o drive placa de som esteja encaixado. Note que, bips emitidos por um computador, so emitidos pela caixa acstica fixada no gabinete do PC e no pela placa de som Conhecendo o computador Conhecendo o computador Drive de disquete Este um dos mais antigos dispositivos dos computadores. Tem a extenso de disco flexvel de 1.4 MB. Seu uso est vinculado gravao de pequenos arquivos e a criao de disco de boot (inicializao). Portanto, no mais visto como uma opo vivel para criar arquivos de backup. Porm hoje em dia no se usa mais disquete. Conhecendo o computador Conhecendo o computador Disco rgido HD O disco rgido armazena os programas instalados, arquivos do usurio, arquivos temporrios, arquivos de exemplos, arquivos de ajuda e os sistemas operacionais. O tamanho padro gira em torno de HDs de 160, 240, 320 a 500 GB, chegando a 2 TB(tera byte). Existe slot IDE e SATA 1.5 e SATA 3.0(conhecido como sata 2) Se o usurio pretende cria parties para instalar sistemas operacionais diferentes. Conhecendo o computador Conhecendo o computador Drive de CD A unidade de CD necessria para instalao de programas atravs de CD-ROM. O usurio pode optar pela utilizao de DVD, CD, ou CD-RW (para gravao de CDs). O DVD permite executar filmes no PC, alm de rodar CDs comuns,

j o CD-RW permite gravar seus prprios CDs, ou criar copias de backup de informaes vitais. Conhecendo o computador Conhecendo o computador Monitor Existem dois tipos de monitor, o CRT conhecido como tv ou at mesmo cubo(monitor cubo) E os LCD os finos e conhecido como top de linha, mas existem pessoas que acham porque o computador tem o monitor LCD o melhor, esto errados, pois o que vale a CPU e no o monitor. Conhecendo o computador Conhecendo o computador O monitor um dos itens mais caros na montagem de um computador. O monitores de 14 polegadas no a melhor opo para uma compra, embora seu preo seja bem menor que os modelos de 15 a 22 polegadas. Veja bem, um monitor de 15 polegadas ter na verdade 13 polegadas de tela e um de 14 uma tela bem menor. Conhecendo o computador Conhecendo o computador Uma tima escolha o monitor de 17 polegadas, pois possuem resolues maiores do que 1024 x 768. Agora, se o valor do monitor de 17 polegadas estiver um pouco acima de seu oramento compre um modelo de 15 polegadas que tem um preo bem mais em conta. Conhecendo o computador Conhecendo o computador Teclado O preo de um teclado pode variar bastante, voc pode encontrar teclados por um preo reduzido, porm se estiver em condies de gastar um pouco mais d preferncia aos modelos ergonmicos. Este modelo de teclado confortvel e excelente para quem passa horas frente ao computador. Os modelos mais caros de teclados so das fabricantes Microsoft e Dell. Com a popularidade da Internet surgiram novos modelos de teclados, com teclas e funes programveis. Hoje em dia existe dois tipos de teclado, o PS2 e o USB. Conhecendo o computador Conhecendo o computador

Mouse Voc pode utilizar um dispositivo apontador para dar instrues ao computador. O tipo mais conhecido de dispositivo apontador o mouse. O mouse controla um ponteiro que identifica sua localizao na tela. Este sem dvida alguma o dispositivo mais barato na montagem de um computador. Porm, possvel encontrar mouse que custa uma verdadeira fortuna se comparado com os mais modestos. PS2, uma para conectar o mouse, e outra para conectar o teclado. E a verso USB que padro. Existem mouse bolinha e tico. Montando o computador Montando o computador Backup de arquivos essenciais Em um computador, o sistema operacional e os programas podem ser instalados novamente, j alguns documentos de texto que voc levou muito tempo para criar, banco de dados com milhares de clientes e planilhas no podem ser apagados ou corrompidos. Neste caso voc deve utilizar um programa para backup, maioria dos sistemas operacionais possui algum programa para criar arquivos de backup. O programa que cria os arquivos de backup ser o mesmo que restaurar os arquivos. Voc pode criar arquivos de backup em um CD-R ou DVD, se preferir pode utilizar programas para compactao de arquivos, por exemplo, o Winzip. Montando o computador Montando o computador Preparando o gabinete Pegue o gabinete, remova todos os parafusos e deixe-os em um nico local. Aps abrir o gabinete, bem possvel encontrar os seguintes itens: espaador, parafusos pequeno e mdio, parafuso hexagonal e arruelas de plstico ou papelo. Fixando a placa me Utilize os espaadores para manter um certo espao entre a placa me e a base do gabinete, dessa forma voc evita curtocircuito. O espaador pode ser de duas formas. Que atravessa a placa me e a base. Que se encaixa na placa deslizando para o lado e atravessando a placa me. Montando o computador Montando o computador O parafuso hexagonal Deve ser parafusado sobre o gabinete, de tal forma que seu orifcio superior possa receber um outro parafuso fixando a placa me ao gabinete.

Os parafusos devem ser encaixados nos orifcios de fixao da placa, No se esquea de utilizar as arruelas para evitar contato dos parafusos com a placa. Todo o processo de fixao da placa me deve ser planejado cuidadosamente, isso evitar remoo da proteo metlica sem necessidade. Montando o computador Montando o computador Encaixando o processador 1. Para encaixar o processador em seu soquete. 2. Destrave a alavanca do soquete levantado at formar um ngulo de 90. 3. Localize o pino 1 no processador e no soquete, ou uma ponta do processador que no possui um pino. 4. Insira o processador no soquete. 5. Baixe a alavanca de forma que fique travada. Montando o computador Montando o computador Adicionando as memrias 1. Solte os clipes de reteno. 2. Pressionar a memria para baixo no Slot vazio que automaticamente a memria ser fixada no devido lugar. 3. Verifique se os clipes de reteno prendem a memria corretamente. 4. Se houver mais pentes de memria para serem encaixados, proceda da mesma maneira. Montando o computador Montando o computador Conectando o disco rgido Atualmente o tamanho do disco rgido semelhante ao tamanho do drive de CD/DVD. Voc pode conectar at dois drivers IDE a um nico cabo IDE, e ser for SATA, conectar em slot diferentes. IDE SATA Montando o computador Montando o computador

Finalizando a montagem 1. Utilize o manual da placa me para configurar corretamente os jumpers dos LEDS, alto falante e energia. 2. Conecte o cabo do teclado, mouse, monitor, impressora e por ltimo o cabo de energia. Concluindo configurao Concluindo configurao Entrando no Setup O seu computador possui na placa me uma memria ROM, nesta memria esta contido trs programas: BIOS (System Basic Input Output) que faz a funo de sincronismo do processador com os outros circuitos primrios da placa-me, POST (Power on Self Test) que tem como funo executar o auto-teste da Memria e outros dispositivos bsicos, e o SETUP que armazena a configurao do hardware de seu computador. Para acessar o Setup, ligue o computador e mantenha pressionada a tecla DEL, (em alguns casos existe uma combinao de teclas para entrar no Setup). Aps alguns segundos, aparecer uma tela com o menu principal. Concluindo configurao Concluindo configurao Configuraes do Bios Setup Voc pode encontrar algumas diferenas entre o Setup aqui apresentado com o que voc tem em seu computador. Para contornar este pequeno problema apresentamos telas de configuraes e explicao para as mesmas, bem como opes para Bios mais antigas. Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Para instalar o sistema operacional, primeiro voc deve escolher qual deseja. Segue alguns exemplos atuais: Windows xp 32bits SP-2 ou SP-3 Configurao Mnima: 1.8 ghz de processador 256 mb de memria ram HD de no mnimo 20 gb Vdeo 32bits de 64mb de ram ou superior Windows 7 Configurao Mnima: 2.0 ghz dual core de processador 1 gb de memria ram HD de no mnimo 80 gb Vdeo 128bits de 256mb de ram ou superior

Linux Ubuntu 10.04/11.04/12.04 Kubuntu Unix Configurao Mnima: 2.4 ghz de processador 512 mb de memria ram HD de no mnimo 80 gb Vdeo 64bits de 128mb de ram ou superior Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Aps inicializao do computador, se o mesmo for instalar pela primeira vez a tela pedir para clicar em alguma tecla para iniciar a instalao do windows, certifica-se se o cd est no driver. Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Aps clicar em alguma tecla, o cd ser executado e os drivers necessrios sero copiados para a instalao: Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Aps carregar ir perguntar se deseja instalar o XP. Cliente ento em ENTER: Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Logo em seguida ir aparecer o contrato de licena, como ningum ler o contrato, s clicar em F8 para aceitar, dvidas s seguir o rodap: Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Como ser sua primeira formatao, no ser necessrio clicar na tecla C para criar partio, pois o sistema ir criar sozinho, caso deseja dividir as parties, clica no C e coloque o tamanho desejado. Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Nessa tela voc escolhe o formato de formatao, o padro hoje em dia NTFS, como a primeira formatao, recomendado usar o NTFS(rpida), o tempo de formatao vai depender o tamanho de espao do HD. Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional

Nessa tela o Windows ser instalado com dados bsicos para continuar a instalao. Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Aps reiniciar, no aperte nada at o sistema continuar a instalao. Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Aps instalado algumas coisas, ir aparecer essa tela, a tela de configurao de usurio, relgio, pais, idioma, e etc. simples, basta seguir o que pede. Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Aps tudo isso, o sistema ir finalizar a instalao. Antes ir pedir para configurar a internet. Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Como no houve instalao e configurao do vdeo, ir aparecer essa tela. S clicar em ok. Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Avance algumas telas at chegar nessa, para configurar o nome do usurio e nome do computador. Instalando o sistema operacional Instalando o sistema operacional Pronto, a instalao do Windows XP foi finalizada, remova o Cd e coloque o CD de drivers da placa-me e termine a configurao. Aula Finalizada Aula Finalizada Obrigado por assistir essa aula, espero que agora voc tenha virado um montador de Hardware, logo estarei preparando outras aulas.

a srie disco rgido possu sua publicao sequencial, que aborda desde tcnicas de manuteno at tutoriais sobre como usar os formatadores entre muitos outros assunto. manuteno em disco rigido ijui-rs brasil-2011 dvidas e sugestes: cristianosilveira3@gmail.com professor: paulo cristiano s da silveira

a dinmica de funcionamento do disco rgido bastante complexa, embora ele efetue apenas dois comandos, leitura e gravao. quando o usurio digita um comando de gravao, este envia o arquivo a ser gravado na forma de impulsos eletrnicos por um circuito lgico que movimenta a agulha sobre uma ou varias laminas revestidas por uma pelcula magnetizvel e ento o arquivo magneticamente gravado. o disco rgido composto basicamente por quatro partes bem distintas, so elas : disco rigido e seus componentes controladora ou circuito lgico. agulha. motor. disco ou lmina.

CIRCUITO LGICO circuito lgico esta a parte eletrnica onde conectado o cabo da fonte e o cabo de comunicao do disco com o computador. todo o movimento do disco rgido controlado por este circuito lgico. constituio: a maioria dos componentes usados nos circuitos lgicos so ultraminiaturizados o que reduz bastante o tamanho da controladora. a partir disto, surgiram discos rgidos menores. basta lembrar dos primeiros discos e comparar seu tamanho com os de hoje para entender o significado do uso de micro componentes. na linha de montagem do circuito lgico os micro componentes so fixados nos seus respectivos lugares por uma cola especial e depois a placa banhada em solda, esta s ir aderir nos terminais e na regio da placa exposta, permitindo assim uma soldagem uniforme, segura e de boa qualidade. porm, quanto menor o componente a ser trocado, mais habilidade ser exigida por parte do tcnico.

agulha a conexo entre a pelcula magnetizvel e a controladora. a agulha a responsvel pela leitura e gravao dos dados na pelcula. constituio: a agulha formada basicamente por microbobinas que ficam em suas pontas, estas so denominadas cabeas de leitura e gravao. um disco de trs pratos possui uma agulha de cinco ha seis cabeas ou bobinas

responsveis pela leitura dos dados. estas bobinas so conectadas por intermdio de fios muito finos ao circuito integrado que fica preso na parte lateral do suporte da agulha ou ao lado do mesmo e este conectado na controladora (fig.13 e 14). outra bobina um pouco maior encontrada na parte traseira do suporte da agulha. esta tem a funo de gerar campo magntico para mover a agulha de uma extremidade a outra do disco. esta bobina fica inserida em um suporte com dois ims, afastados um do outro, apenas o suficiente para permitir o movimento da bobina entre eles. o sistema relativamente simples, com os ims sobrepostos possumos um campo magntico e quando a bobina do suporte da agulha (parte traseira) acionada geramos atrao ou repulso magntica provocando o auxilio no movimento da agulha ( fig.20 e 21 ). outro detalhe importante sobre a agulha o sistema de travamento existente para evitar danos na mdia quando o disco esta sendo transportado. este sistema tenta proteger tambm, contra impactos acidentais (fig.15). um sistema bastante simples trata-se de um mecanismo plstico resistente que mantm a agulha travada e s a libera para movimentar-se quando o disco ligado. MOTOR motor o responsvel pelo movimento do disco. constituio: o motor constitudo de aproximadamente treze pequenas bobinas que geram campo eletromagntico sobre um aro feito de im, onde o choque de foras entre as polaridades produzem o movimento. devido a sua arquitetura que o pequeno motor consegue arranque rpido e desempenho adequado. disco o disco um circulo metlico revestido por uma pelcula magnetizvel, tambm chamado de lmina. nessa pelcula que ficam gravados todos os dados produzidos no computador. constituio: o disco ou lmina composto inicialmente de material resistente ao magnetismo, um bom exemplo o alumnio, este no sofre interferncia da energia magntica e possui um baixo custo. aps o alumnio ser moldado na forma de um disco, revestido por uma pelcula megnetizvel onde ser posteriormente formatado e disponibilizado para uso. o disco rgido confeccionado em laboratrios de alta tecnologia. para seu funcionamento ser satisfatrio, deve ser montado em um ambiente esterilizado e submetido a vcuo. as cabeas da agulha so montadas a uma distancia da pelcula magnetizvel de aproximadamente 0.00015 polegadas. se compararmos a distncia entre a agulha e o disco com uma partcula de poeira notaremos que a partcula de poeira 20 vezes maior que a distancia entre a cabea da agulha e a superfcie do disco. aps a colocao da agulha e da lmina inserido o "gatilho ,sistema de travamento da agulha sobre a rea de estacionamento. a rea de estacionamento encontra-se prximo ao centro da lmina e nesse local no existe nenhum dado. entendendo conceitos conceitos

conceito digital: a informao digital quando esta for armazenada com base em uma codificao que use apenas duas situaes, podemos citar como exemplo : verdadeiro ou falso , zero ou um, ponto ou trao. a idia de expressar informaes atravs de duas situaes distintas de fato muito antiga, um dos exemplos que pode ser citado o cdigo morse. este representado por um ponto e um trao que combinados simbolizam nmeros e palavras, e era o meio de comunicao usado antes da inveno do telefone, esta tcnica conhecida pelo nome de telegrafia. como podemos ver, a idia de usar um cdigo com apenas duas possibilidades distintas bastante antiga. na era digital no usamos mais o cdigo morse para representar informaes atravs de pontos e traos, mas usamos um cdigo denominado de cdigo binrio que lembra muito os tempos remotos da comunicao. o cdigo binrio usado para representar duas situaes distintas o zero e o um, estes combinados entre si representam a codificao eletrnica de informaes. no caso especfico do disco rgido o zero a representao grfica da ausncia de campo eletromagntico, enquanto o um representa a presena do campo eletromagntico. gravao: os dados so gravados na pelcula magnetizvel, atravs do envio de impulsos eltricos cabea da agulha. esta, por sua vez, recebe os impulsos eltricos e os converte em impulsos eletromagnticos que so registrados na pelcula magnetizvel. leitura: os impulsos magnticos registrados na pelcula magnetizvel, so captados pela agulha e convertidos em impulsos eltricos que enviados aos processadores do computador, so traduzidos na forma de arquivos. giro/rotao : as unidades de disco rgido giram constantemente enquanto o computador estiver ligado, mas para compensar, os discos possuem um sistema que os coloca em modo de espera. depois de algum tempo, se o disco no for acionado, ele automaticamente se desliga esperando o momento em que seus servios sejam solicitados. enquanto o motor gira, os pratos do disco podem alcanar mais de 8.000 rpm, nesta velocidade uma partcula de poeira ao se chocar contra a agulha gera um impacto semelhante a um veiculo batendo em uma parede de concreto a 120 km/h. este um dos principais motivos que levam o disco rgido a ser lacrado. por ser gerada uma velocidade muito elevada, entre a agulha e o disco surge uma camada de ar, esta permite um deslizamento preciso e ajuda a impedir que a agulha encoste na pelcula magnetizvel, pois se isso acontecer a pelcula ser destruda quase que instantaneamente. a superfcie magnetizvel que observamos na figura 27, foi retirada de um disco rgido cuja a cabea da agulha estava encostando na pelcula. podemos observar claramente a grande quantidade de ranhuras provocadas pelo contato entre agulha e disco. latncia : esse termo usado para descrever o intervalo entre a emisso de um comando e o posicionamento da agulha na rea desejada. sempre que um arquivo solicitado, a agulha vai at o endereo deste arquivo para administra-lo e o tempo decorrente deste trajeto o que chamamos de latncia. quanto maior a velocidade do disco menor o tempo de latncia. outro fator importante est na disposio dos dados dentro do disco, ao contrario do que muitos acreditam, os dados no so gravados seqencialmente, mas sim aleatoriamente. imaginemos um software solicitando um determinado byte e este est ao lado do ultimo byte coletado. at o computador processar a instruo, a agulha j ter passado pelo byte

requisitado e ter de esperar uma volta completa para nova leitura. porm, se o byte solicitado estiver a uma distncia do ultimo byte suficiente para o processamento da instruo na maquina, a volta ser menor em conseqncia, o tempo de acesso tambm reduzir consideravelmente. com o disco girando a uma velocidade de 7.200 rotaes por minuto (rpm) o tempo de latncia ser de 4,15 milisegundos aproximadamente. tempo de transferencia: este o tempo de transmisso (transferencia) dos dados em bits entre a memria e o disco rgido. distncia entre agulha e o disco : um dos detalhes importantes para o aumento da capacidade de armazenamento nos discos rgidos est intimamente relacionado com a distncia entre a cabea da agulha e a pelcula. se colocarmos dois ims prximos um do outro, notaremos que eles possuem uma forte atrao, mas na medida em que vamos afastando-os est fora de atrao comea a enfraquecer. isso ocorre porque a fora do campo magntico est relacionada ao tamanho da rea magnetizada e a distncia entre dois pontos de atrao. torna-se visvel que quanto maior a distncia entre a agulha e o disco, maior tambm dever ser a rea magnetizvel. para efeito de gravao ou leitura quanto maior esta rea, menor ser o nmero de campos magnetizveis por disco, reduzindo assim a capacidade de armazenamento. este um dos principais motivos que motivaram pesquisadores a encontrar meios de aproximar o mximo possvel a agulha da superfcie do disco, formando a tecnologia de hoje. trilhas: o disco funciona atravs de dois movimentos distintos, o da agulha e o movimento do disco ou lmina. a agulha movimenta-se do centro do disco para a borda, enquanto o disco gira no sentido anti horrio. com a lmina girando e a agulha parada em algum ponto, estaremos percorrendo uma trilha . a palavra trilha est associada ao significado 'caminho' ou 'estrada' e exatamente isso que a agulha faz ao terminar uma volta de 180 graus na lmina. basta observarmos o desenho para entendermos seu significado. cilindros: o nome usado para definir uma pilha de trilhas no conjunto de lminas. sabemos que uma lmina possui duas faces e cada face possui um conjunto de trilhas. se observarmos uma lmina horizontalmente, veremos que a trilha da lmina superior est posicionada exatamente no mesmo lugar em relao a trilha inferior, formando um cilindro. podemos citar como exemplo um disco rgido que possui trs lminas, cada um de seus cilindros sero constitudos de seis trilhas. o uso da palavra cilindro, expressa em parte a realidade grfica do disco, pois ao desenhar um conjunto de trilhas e interliga-lo por intermdio de dois traos, obtemos a forma geomtrica de um cilindro. setores: a diviso das trilhas em vrios campos menores. como o disco vai diminuindo seu espao na medida em que aproxima-se do centro, logicamente os setores prximos ao centro so menores que os setores encontrados na parte externa do disco. porm, o volume de dados armazenados em um setor maior igual ao armazenado em um setor menor.

um detalhe importante para a compreenso sobre o funcionamento dos setores est relacionado a sua disposio de informaes. na verdade cada setor arquiva 512 bytes de dados, mas como o computador sabe onde esto guardados os dados? e como ele consegue identificar esses endereos? para podermos responder essas perguntas necessrio comentarmos um pouco sobre a disposio fsica das informaes. cada grupo de 512 bytes arquivados so etiquetados com sua localizao dentro do prprio setor. quando a agulha passa por um setor, a primeira informao que ela encontra referente ao espao entre um setor e outro. o segundo dado encontrado refere-se a identidade do setor, seu nmero , face e cilindro a que pertence. depois, o disco passa por uma rea onde esto registrados dados para conferncia sobre o disco no circuito controlador. somente se tudo estiver correto chegamos nas informaes gravadas, os 512 bytes. o disco avana mais um pouco e chega a um campo especfico onde esto registradas informaes sobre total de bytes gravados e confere com os 512 bytes se est tudo correto. ento, passa por mais um campo onde est registrado outro espao entre setores e inicia todo o processo novamente em um novo setor. lembrando que este procedimento feito na forma de campos magnticos ou impulsos eletromagnticos. observe o desenho 05 na prxima pgina. block/bloco: so vrios setores reunidos, organizados de acordo com o sistema operacional em uso para o armazenamento de arquivos. quando executamos um scandisk ou outro software semelhante para verificao da superfcie do disco e encontramos marcado um 'bad block' ou bloco defeituoso, logo imaginamos que toda a regio marcada est defeituosa. conforme o exemplo ao lado, notamos que quatro blocos apresentam setores com defeito, e um bloco possui 1728 setores, porem ,estes so marcados mesmo que em cada bloco apenas um setor esteja defeituoso. aparentemente possumos quatro blocos com defeito enquanto que dentro de cada bloco podemos ter 1729 setores funcionando, para apenas 1 setor defeituoso. para se obter uma real estatstica sobre a perda de espao com o surgimento de 'bad block', deve-se calcular por setores defeituosos e no por blocos. uma inovao nesta rea o surgimento do 'sector sparing' , este um mtodo de substituio de um setor defeituoso pelo uso de uma rea reserva. cada trilha possui uma quantidade de setores esperando por uma falha para serem colocados em uso. intercalao de setores: conforme observado anteriormente, os dados so gravados no de forma seqencial, mas sim intercalados entre os setores. este fato uma forma encontrada de melhorar a velocidade de acesso do disco. memria cache de disco: o circuito lgico de um disco rgido possui uma memria q e guarda as ultimas leituras efetuadas pelo disco, este sistema tambm auxilia na velocidade de acesso do disco.

translator/converso: o sistema translator usado pelos softwares para melhor desempenho na hora de ler ou gravar arquivos no disco. se observarmos na identificao do disco, temos por exemplo a denominao de 16 cabeas, enquanto fisicamente existem dentro do disco apenas 2 cabeas. este sistema de converso tambm auxilia no tempo de acesso, bem como na disposio dos dados. mbr: a sigla usada para o nome master boot record, na verdade o termo mbr a definio da tabela que arquiva os dados referentes ao sistema de boot usado e qual partio em que este se encontra, se por algum problema a pelcula magnetizvel estiver com esta tabela danificada o bios no poder ler o endereo do boot e o disco ficara sem condies de iniciar o sistema operacional. a localizao desta tabela fixa e anterior as parties. parties: particionar um disco significa dividi-lo em vrias partes, este um procedimento necessrio para que o disco se torne funcional, sendo obrigatrio a criao de no mnimo uma partio. quando o disco particionado, automaticamente gera-se uma tabela de parties, onde fica gravado o endereo e a caracterstica da partio gerada, as parties possuem caractersticas individuais para cada tipo de sistema operacional. no sistema operacional windows e ms-dos so chamadas de fat16 ou fat32 o tipo de partio, em quanto que no windows nt a partio pode ser do tipo ntfs e no linux esta denominada ext2, existem vrios outros tipos de partio usadas por outros sistemas operacionais. depois de gerar a partio torna-se necessrio formata-la, este procedimento feito atravs de um comando especfico do sistema operacional que ser utilizado no disco, no caso do ms-dos usamos o comando format para dar forma a partio, possibilitando a instalao do sistema operacional em questo. a formatao que define magneticamente a quantidade de trilhas e setores do disco, lembrando que em cada setor cabe apenas 512 bytes de informao. software e manuteno o objetivo deste captulo proporcionar ao leitor um breve contato com alguns aplicativos usados na manuteno de disco rgido assim como na recuperao de dados. neste captulo mostramos alguns exemplos bsicos do uso destes software apenas para auxiliar no primeiro contato. aps esta introduo o usurio estar pronto para aventurarse na explorao destas ferramentas com mais segurana. alertamos porm, que a aquisio de softwares sem a devida licena de uso quando este a exige, caracteriza crime de pirataria, ficando o usurio sujeito as penalidades previstas por lei.

disk manager ibm v8.0 muito simples trabalharmos com o disk manager, pois alem de ser uma ferramenta bastante eficiente sua interface muito intuitiva, certamente o usurio no ter dificuldades em manusear este aplicativo. em nossa ilustrao mostraremos os passos de como manusear duas verses do disk manager cujo os menus so diferenciados, embora suas funes sejam idnticas. escolhemos para ilustrar algumas operaes

o disk manager verso 8.0 da ibm e o disk manager verso 5.0 da ontrack. um dos motivos de optarmos por estas verses o bom desempenho observado com o uso destes aplicativos em nossos estudos. torna-se importante observar, que os dm's so formatadores e portanto o seu uso sempre acarreta como conseqncia a perda total dos arquivos contidos no discos rgido, tornando-se necessrio muito cuidado em manusear esta ferramenta em discos cujo dados precisam ser preservados. para selecionar as opes no menu podemos usar as setas no teclado, ou as letras que encontram-se a esquerda entre parnteses. aps selecionar a opo desejada pressione enter. excluindo e editando parties disk manager ibm verso 8.0 para trabalhar com edio/exclusode parties devemos, a partir do menu principal, nos posicionar sobre o campo edit/view partition e pressionar enter. notaremos que a prxima tela que ir surgir ser sobre edio de parties, no caso desta verso, nessa tela que encontramos os recursos de insero/excluso de parties do disk manager. prosseguindo com o objetivo, de excluir as parties e depois incluir novos parmetros, vamos nos posicionar sobre o campo nnmero 1 e excluir a partio ali existente. para isso devemos pressiona r a tecla delete e aps, pressionar enter. o aplicativo solicitar a confirmao do comando dado para evitar eventuais erros. posicionando se sobre a palavra yes e pressionando enter confirmaremos a excluso da partio. no existindo mais a partio inicial, encontramos os campos vazios e para inserirmos uma nova partio basta pressionarmos a tecla insert que obteremos a tela seguinte. nessa tela que escolhemos o tipo de partio que usaremos, em nosso exemplo escolhemos uma fat16. no campo other possvel gerar parties para outros sistemas operacionais. novamente pressionando enter obteremos a prxima tela, onde ser possvel determinar o tamanho da partio em mega bytes ou atravs de endereamento por cilindros. em nosso exemplo escolhemos o tamanho por mega bytes e pressionamos enter. a prxima tela nos permitir digitar o tamanho que desejamos para a partio gerada, feito isso pressionamos enter. uma observao importante apos a escolha do tamanho da partio o fato de sermos obrigados a salvar a operao executada. caso contrario, a partio no ser gerada.

formatando parties disk manager ibm verso 8.0 uma vez gerada a partio, esta necessita ser formatada para tornar-se funcional ao sistema operacional, e para isso devemos posicionarmos no campo format/check partitions e pressionarmos enter. a prxima tela ser referente ao nmero de parties que se pretende formatar, possvel escolher entre formatar todas as parties existentes ou escolher uma partio especfica. no exemplo anterior geramos apenas uma partio, mas existem situaes em que so geradas at 8 parties ou mais. no exemplo optaremos por escolher a partio a ser formatada e pressionaremos enter. usaremos como exemplo uma tela onde existem duas parties e escolheremos a segunda partio para a formatao. nos posicionaremos sobre ela e pressionamos a tecla enter.

nesta tela, obtemos o questionamento sobre a confirmao do comando de formatao da partio escolhida. aqui digitamos o nome que desejamos colocar na partio. mais uma vez confirmamos se desejamos ou no uma partio inicializvel.

regravando o mbr disk manager ibm verso 8.0 para regravarmos o master boot record (mbr), devemos ir ao menu inicial e nos posicionarmos sobre o campo: maintenace/diagnostic menu e pressionarmos enter. nesta tela devemos escolher a opo maintenace option e pressionar enter. observe que possumos duas possibilidades distintas de escolha sobre regravao do mbr. write boot code in mbr e boot code restore, ambas so tentativas validas. naturalmente surge a tela de confirmao do comando e aps resposta positiva, aparecer outra tela confirmando o sucesso da operao.

formatao de baixo nivel / low lewel disk manager ibm verso 8.0 retornando inicialmente ao mesmo menu de regravao do mbr e escolhendo a funo utilities encontraremos a possibilidade de formatao em baixo nvel. sempre aconselhvel iniciarmos este processo

pelo comando zero fill drive e somente aps este comando, usar o low level format. aps a escolha pressionamos enter e outra tela surge solicitando que o usurio pressione alt + c para iniciar o processo. observe que somente aps mais uma confirmao o disco passar a ser formatado. neste tipo de formatao praticamente impossvel a recuperao dos dados ali contidos. aps a confirmao inicia-se a formatao, deletando todas as parties existentes. formatando disk manage ontrack 5.0 uma das caractersticas a se observar em relao ao dm 8.0, alem do menu ser um pouco diferente, o fato do dm 5.0 possuir algumas funes que iniciam de forma inversa ao dm 8.0. podemos citar como exemplo a formatao, esta inicia-se das bordas para o centro do disco no dm8.0, enquanto no dm 5.0 este procedimento ocorre inversamente do centro para as bordas. a diferena no muita, mas pode significar bastante na hora da recuperao do disco. quanto ao menu do dm5.0 este possui um maior agrupamento de submenus.observe que todos os procedimentos relacionados a edio e formatao do disco so encontrados no campo hard disk instalation. usando o norton disk doctor o primeiro passo necessrio para o uso do ndd 'norton disk doctor', definir sua configurao. podemos efetuar a mesma, posicionando-se no campo opes e pressionando enter. a tela seguinte refere-se as opes de configurao do norton e iniciaremos pelas opes gerais de configurao. quando do surgimento da tela de configuraes do teste de superfcie devemos escolher o teste de rea inteira do disco. no campo tipo de teste possumos duas opes: normal/rigoroso. sempre aconselhvel iniciarmos os teste de forma normal e s passarmos para o rigoroso se possuirmos alguma suspeita de problema, o teste rigoroso leva mais tempo de execuo que o teste normal. no campo vezes possvel escolher quantas vezes o teste de superfcie deve ser repetido ou se o usurio prefere deixar o teste repetindo at a operao ser abortada. aps as escolhas serem feitas, devemos nos posicionar sobre o boto ok outra configurao importante no norton disk doctor o campo sobre reparo automtico. nos posicionamos no campo e pressionamos enter. a tela que visualizamos abaixo so as possibilidades de configurao para o reparo automtico e devemos marcar todas as opes como automticas (campo auto).

nos demais campos podemos optar por excluir unidades de alocao perdidas e por fazermos reparos sem criarmos o arquivo desfazer. novamente nos posicionamos sobre o boto ok e enter. depois de terminada as configuraes, devemos salva-las para que faam efeito sobre o aplicativo e para isso basta nos posicionarmos sobre o campo salvar e pressionarmos enter. terminamos de configurar o ndd, agora estamos prontos para usa-lo em nossas manutenes conforme segue exemplo.no prompt de comando do ms-dos digitamos ndd e o aplicativo comea a ser executado. selecionamos o campo diagnosticar disco e pressionamos enter.

escolhemos ento a partio onde desejamos efetuar o teste e pressionamos enter. observe que os testes de anlise e correo sero iniciados com as telas a seguir.

terminando todos os testes nos fornecido um resumo da situao descrevendo as falhas encontradas e os erros corrigidos. caso o usurio deseje um relatrio detalhado basta selecionar o campo relatrio e pressionar enter. recuperao de dados dados perdidos so sem dvida um dos problemas mais temidos por parte dos usurios e pode significar um grande pesadelo. conseguir recuperar estes dados acaba sendo uma tarefa de grande responsabilidade e dificuldade. a primeira tentativa de recuperao por parte do usurio ou tcnico pode ocorrer atravs de aplicativos especiais para esta funo. vamos demonstrar simplificadamente o uso de trs aplicativos que permitem recuperar dados em disco rgido, lembrando que sempre aconselhvel o usurio efetuar uma boa pesquisa de mercado sobre novos aplicativos e sua eficincia, pois existem uma quantidade considervel de softwares com a finalidade de recuperar dados.os aplicativos que usaremos em nossos exemplos so: disk edit tiramisu lost &found

diskedit aps iniciarmos o aplicativo e escolhermos o disco que desejamos recuperar, posicionamos no menu 'ferramentas' e escolhemos o campo 'modo de recuperao avanado' pressionando enter. observe que a prxima tela mostrar todos os dados do disco automaticamente, aps revisarmos a coerncia dos dados nos posicionamos no menu 'virtual' e pressionamos enter.

obteremos aps o enter a tela de verificao do disco e somente aps esta verificao que podemos continuar nossa recuperao de dados. para darmos uma olhada no contedo de dados do disco basta irmos no menu 'objeto' e nos posicionamos no campo 'diretrio' e pressionamos enter. obteremos uma tela semelhante a tela abaixo.

uma vez observado o arquivo que desejamos recuperar devemos nos posicionar sobre o menu 'ferramentas' e acionarmos o campo 'gravar objeto em...' e pressionar enter. selecionamos a opo arquivo e nos posicionamos no boto 'ok' pressionando enter. aps escolhermos o arquivo a ser recuperado e a forma de gravao, devemos determinar onde este dado dever ser gravado e ento pressionamos enter. como foi possvel observar, no muito difcil tentar recuperar dados com o aplicativo diskedit, lembramos porm, que em todos os softwares citados para a recuperao de dados, torna-se necessrio que o disco rgido esteja em pleno funcionamento.

tiramisu o tiramisu um excelente aplicativo para a recuperao de dados e com uma facilidade incrvel de manuseio conforme demonstraremos a seguir. aps a sua execuo o aplicativo ter a aparncia semelhante da foto acima, e para manusea-lo basta escolhermos qual o disco devera ter seus dados recuperados e pressionarmos enter, que imediatamente o aplicativo inicia a recuperao do disco escolhido. uma observao importante no caso do tiramisu bem como para o lost & found que ambos necessitam de dois discos para efetuarem a recuperao de dados, sendo um o disco a ser recuperado e o outro o disco onde guardaremos os dados recuperados.

a tela seguinte apresentada quando o aplicativo est em processo de recuperao dos dados. aps a varredura do disco em busca de dados o tiramisu apresenta uma tela com todos os dados encontrados. uma vez encontrados os dados o usurio ter que determinar onde deseja que tais dados sejam gravados e para isso, basta irmos ao menu 'file' e nos posicionarmos no campo 'copy file(s)' e pressionarmos enter. no campo 'destination' digitamos a unidade em que desejamos gravar os dados e pressionamos enter. teremos os dados recuperados no disco determinado.

lost & found este outro aplicativo cuja facilidade de uso e a eficincia tambm so notadas. o lost & found possui uma lgica semelhante ao tiramisu, basta escolher o disco onde os dados foram perdidos e depois escolher o disco onde dever ser gravado o dado recuperado. o aplicativo varre automaticamente o disco a procura de dados. um detalhe que neste aplicativo bem como no diskedit torna-se possvel recuperar dados contidos em disquete. na tela abaixo mostramos a escolha do disco a ser recuperado os dados e na tela seguinte a esta ,o disco escolhido para receber a copia do material encontrado. na medida em que vamos escolhendo as opes apresentadas o aplicativo vai solicitando a confirmao das escolhas, e depois de terminarmos as configuraes, inicia-se a varredura do disco em busca de dados.

a aparncia da tela onde visualizamos os dados encontrados semelhante tela abaixo. podemos escolher recuperar um nico dado ou todo o disco bastando seguir as orientaes contidas na parte inferior da tela de visualizao de dados. os softwares de recuperao de dados possuem na sua maioria uma tcnica prpria de

recuperao, o que os torna nicos na forma de exercer sua funo, podendo um determinado aplicativo atingir melhor desempenho onde outro falhou. importante frisar que os aplicativos aqui citados, trabalham com discos que estejam em bom funcionamento ou que j tenham sido consertados de forma satisfatria. caso nenhum destes trs aplicativos consiga recuperar os dados perdidos, ento o usurio devera tentar empresas especializadas em recuperao de dados. procedimentos metodologia do estudo o estudo que ser relatado, embora bastante simples de grande importncia aos que pretendem recuperar discos rgidos. foram separados seiscentos discos que precisavam de reparao na pelcula, tais como: edio do mbr, formatao, trilha zero e outros. - escolhida a verso universal do dm da ibm v8.0 um micro pentium 100 mhz iniciaram-se as manutenes aps o ltimo disco ter sido revisado, foram contados os que puderam ser reabilitados. em seiscentos discos, apenas duzentos e cinqenta foram recuperados. o restante no teve conserto com o software usado. o software foi trocado por outro ibm, verso v6.0 e dos trezentos e cinqenta discos restantes, foi possvel reabilitar trezentos. efetuada nova troca de formatador, os cinqentas restantes foram reabilitados com outra verso do ibm. teoricamente um software deveria funcionar de igual forma em todos os computadores, mas as ocorrncias sugerem que existe uma relao distinta entre softwares de recuperao, computador e disco rgido. tal sugesto explicaria o fato de muitos usurios no conseguirem reabilitar seus discos. em mdia os usurios possuem apenas um dm e nesse caso, precisam contar com a sorte de ser compatvel com seu disco, mquina e o problema ocorrido.no satisfeito com a idia e ainda intrigado com os fatos, foi efetuado um novo teste. desta vez, no se trocaria de formatador mas sim de computador.selecionado ento trs computadores cujas placas me eram distintas e iniciou-se o mesmo procedimento comentado anteriormente. novamente o resultado foi semelhante ao anterior, os discos que no foram reabilitados em uma mquina, foram reabilitados em outra. conforme os resultados, conclui-se que realmente existe uma relao estreita entre software, computador, disco e o problema ocorrido. iniciou-se ento, uma srie de testes na tentativa de encontrar um bom desempenho nas manutenes por softwares. a idia era conseguir a melhor combinao possvel entre mquina e software. aps vrios testes chegou-se ao resultado de 98% de reabilitao de discos com apenas dois formatadores : disk manager ibm verso 8.0 e disk manager ontrack verso 5.0 . importante lembrar que as experincias acima visaram a recuperao de discos com problemas de pelcula, que possibilitavam formatao e o isolamento das reas danificadas. blocos defeituosos no caso dos bad clusters no existem solues e a melhor sada ainda isolar a rea danificada. porm, na medida em que se reabilita discos em grande quantidade alguns fatos so observados e acabam chamando a ateno. uma das ocorrncias que intrigaram bastante foi o fato de discos conterem bad block em todos os setores da pelcula. em alguns casos foi possvel observar

que o motivo poderia estar associado ao tipo de fat que o disco fora formatado e aps alguns procedimentos, como deletar e alterar o tipo de fat atravs do msdos e no de formatadores, conseguiu-se devolver a funcionalidade sem os bad's. outro fato importante em relao aos bad clusters est relacionado s formataes de baixo nvel (low-level). este tipo de formatao resolve uma boa parte dos problemas de pelcula porm, no se torna aconselhvel seu uso sem um teste detalhado do disco aps a formatao. na pesquisa desenvolvida, foi gerado um pequeno sistema que preenche o disco com informaes. a idia simples, aps a formatao de baixo nvel, formata-se o disco normalmente e prepara-se o mesmo para a insero de dados. ento, dispara-se um software que ir gravar informaes em todo o espao do disco, ele efetuara este procedimento trs vezes (grava/deleta) e aps este teste, verifica-se se a pelcula apresenta bad clusters. caso o disco apresente bad, ento isola-se a rea, pois significa que a formatao low-level no foi bem sucedida ou que a pelcula magnetizada est comprometida. trilha zero/mbr um dos problemas enfrentados com uma certa freqncia esto relacionados com a perda da trilha zero, neste caso o disco funciona perfeitamente mas perde a capacidade de efetuar o 'boot' ,nem sempre os formatadores resolvem esse tipo de problema e uma soluo alternativa consiste em usar algum software de gerenciamento de parties tipo o 'sys comander' ou se o usurio for experiente o 'lilo' do linux o mais indicado. fat32 x fat16 em testes efetuados com alguns aplicativos antigos de ambiente ms-dos fat16 em discos formatados como fat32 ocorreu uma resposta inadequada por parte de alguns aplicativos, entre eles jogos. em determinados problemas ocorreu a identificao da fat32 como partio no dos e ao reinicializar a mquina houve a perda do 'boot', uma das solues encontradas foi diviso do disco em duas parties sendo a primeira uma fat32 e a segunda uma fat16, aps arquivar os aplicativos antigos em partio fat16 no houve novas ocorrncia de falha mesmo sendo o aplicativo executado pelo sistema operacional residente na fat32. parties confusas esta uma situao bastante incomum, em alguns casos foi possvel observar que ao gerar uma partio esta aparece como sendo uma fat16 mas sua tabela esta como fat32, possvel observar tal ocorrncia quando o usurio nota que embora no fdisk esteja sendo identificado uma fat16 o disco possue na descrio do tamanho um espao superior ao suportado, pode ser citado como exemplo um disco de 4gb que depois de gerado a partio esta aparea no fdisk como sendo uma fat16 mas de 4gb. esta uma ocorrncia fcil de ser observada, pois fat16 compor ta somente at 2047 mb, neste caso aconselhvel o uso insistente de formatadores, bem como do fdisk para solucionar o problema. controladoras outro dos problemas com os discos, ocorre na parte relacionada ao circuito lgico. tambm aqui encontramos a incompatibilidade de controladora e disco. selecionaram-se dez discos rgidos de cada modelo e trinta controladoras idnticas e testadas. colocou-se uma por uma em um disco rgido e mesmo estando todas as controladoras funcionando e sendo elas idnticas para o modelo do disco, ocorreu uma media de rejeio de 15%.embora isso no parea muito, imagine um tcnico que receba um disco para manuteno e verificando que o problema

seja na controladora, pegue um disco idntico, funcionando e substitua o circuito lgico. ao test-lo o disco no funciona e o diagnstico pode ser considerado nesse momento 'sem conserto'. se o cliente for difcil de convencer talvez ele leve seu disco para outro tcnico e nesse caso provavelmente perde-se um cliente, ou poder aceitar o diagnstico e colocar o disco fora. em ambos os casos, o tcnico sai perdendo. para evitar esse possvel engano, prudente efetuar sempre uma srie de testes com vrias controladoras, antes de atestar que o disco esta realmente 'condenado'. outro problema que pode passar desapercebido para tcnicos desatentos, so os 'contatos' dos circuitos lgicos. so chamados de contatos os pontos que interligam a controladora ao disco rgido. observe que possvel uma falha nessa regio, como por exemplo desgaste da solda, oxidao dos pinos, rompimento da malha entre outros. sempre aconselhvel revisar estes conectores sempre que o disco apresente problemas, um tcnico com um pouco de prtica consegue sem dificuldades reconstituir o desgaste das soldas na malha sem danific-la. a sobrecarga do circuito lgico tambm um problema curioso, em alguns casos o circuito fica paralisado enquanto existir energia eltrica, mas se o usurio deixar o disco desligado por algumas horas o aparelho volta ao seu funcionamento normal, esses casos ocorrem em pouca quantidade mas no rara sua ocorrncia, sempre aconselhvel aps varias tentativas de manuteno sem sucesso aguardar por um perodo de 12 horas para uma ultima tentativa. conector do motor conector da agulha. . conector da agulha conector do motor observe os buracos encontrados nas soldas do conector da agulha, esta uma das possveis causas de defeitos em alguns discos. erros de procedimento testar o disco pode ser um pouco complicado se o usurio no estiver atento em alguns detalhes, estes embora simples podem acabar por comprometer seriamente um disco com boas possibilidades de manuteno. controladoras em curto: testar uma controladora pode ser bastante arriscados, imagine um tcnico que tenha adquirido varias controladoras para preencher seu estoque e precise

test-las. a maneira mais prtica de efetuar este procedimento colocar a controladora em um disco, onde se possua a certeza de que esta funcionando. porm, entre estas controladoras, pode-se encontrar alguma que devido ao tipo de problema venha danificar de forma permanente o disco rgido. a melhor maneira de testar uma controladora certamente usando equipamentos eletrnicos especficos para teste, como por exemplo um osciloscpio, este um problema considervel, pois investir em equipamentos caros pode no ser uma 'sada' vivel. uma sugesto mais trabalhosa porm bastante econmica consiste em procurar por discos 'sucateados' que possam servir apenas para este tipo de teste. um bom exemplo, so aqueles discos cheios de bad cluster's que embora funcionando eletrnica e mecanicamente, no servem para arquivar dados devido perda da pelcula magnetizvel. lembre-se: no aconselhvel testar controladoras em discos para conserto devido possibilidade de danifica-los permanentemente. uma prtica simples e barata que retira o curto de 3 a cada 10 controladoras consiste em passar 'benzina' na controladora por intermdio de uma escova tipo dental ou um pincel. isso ocorre porque alguns do curto circuito so provenientes de resduos que com o tempo vo se fixando nos contados e os colocam em curto, observe que dependendo do local onde ocorre o curto, os componentes eletrnicos no so danificados ficando apenas o funcionamento da controladora comprometido, uma vez limpo o circuito a controladora tende a voltar ao seu funcionamento normal. controladora x esttica: este um dos problemas fceis de ocorrer. imagine um usurio efetuando a manuteno em seu disco rgido e este encosta o dedo nos chip's para verificar se os mesmos esto aquecendo em excesso. com a corrente eltrica gerada pelo prprio corpo possvel a ocorrncia de uma descarga eltrica no circuito e este acabar danificando-se ou ainda, acabar por encostar-se aos contatos do circuito e provocar um pequeno curto na controladora, podendo danifica-la. por ser um aparelho que trabalha em corrente continua, provvel que o usurio no sinta o curto provocado e perceba apenas um aquecimento uma das maneiras de verificar-se o aquecimento do circuito com segurana, consiste em desligar o aparelho antes de encostar-se a ele para verificao, e usar pulseira antiesttica quando do manuseio de circuitos eletrnicos. preveno para prevenir possveis problemas com o disco rgido pode ser aconselhvel o uso de alguns acessrios, entre eles o cooler para hd, fusvel de segurana na entrada da controladora e o verificador de temperatura usado para verificar a quantidade de aquecimento dos componentes da controladora, evitar acessrios que favoream o aumento exagerado de aquecimento no circuito lgico pode ser aconselhvel, entre eles esto as 'gavetas' para hd's , muitas destas no possuem uma ventilao adequada proporcionando um aquecimento inadequado quando do seu uso. embora estes procedimentos no sirvam para prevenir problemas na pelcula magnetizvel podem evitar problemas de origem eletrnica no disco. quanto preveno de problemas na pelcula aconselhvel o uso freqente do ndd ou scandisk para a verificao e preveno de possveis falhas. perda total do disco em alguns casos de discos danificados mesmo que fosse possvel substituir seus componentes internos a manuteno parece ser realmente impossvel. dos vrios discos que apresentaram impossibilidade de manuteno e com isso foram considerados 'sucatas de pesquisa' foi efetuada uma avaliao dos possveis tipos de problemas. ao abrir um a

um dos discos e examina-los cuidadosamente com equipamento adequado, foi encontrado uma grande quantidade de falhas com sua origem na parte mecnica dos discos ocasionando a perda total de agulha e pelcula magnetizvel. na maioria dos casos as falhas ocasionaram ranhuras na pelcula e desgaste da cabea da agulha. na fig.31 possvel observar um filtro interno de um disco que fora aberto pela primeira vez em nosso modesto laboratrio. possvel observar que existe uma quantidade considervel de fragmentos produzidos pelo desgaste da cabea da agulha em contato com a superfcie ou pelcula magnetizvel. o tipo de filtro mostrado anteriormente no comum a todos os discos sendo encontrado em apenas alguns poucos modelos, para sabermos se nos modelos que no continham este filtro tambm existia um desgaste por atrito usamos em alguns casos um pequeno pano branco de algodo umedecido com lcool e o resultado foi semelhante ao relatado anteriormente, aps passar o pano pelo interior do disco extraiamos os mesmos fragmentos encontrados nos filtros. depois do teste com os filtros e o algodo retiramos cuidadosamente a agulha do disco e ampliamos a superfcie da cabea da agulha onde foi possvel observar pequenos desgastes semelhantes ao da fig.32. marcas ranhuras provocadas pelo atrito com a pelcula magntica e a agulha nestes casos a manuteno do disco rgido torna-se invivel, pois seria necessrio alm de peas de reposio, uma rea esterilizada e investimento em equipamentos muito caros, revertendo em um custo de manuteno impraticvel. outros dos problemas encontrados possuem sua origem na ruptura da malha condutora de energia eltrica impedindo o funcionamento da agulha bem como a falha de um dos componentes eletrnicos encontrados na parte interna do disco rgido. capacitores smd resistores smd circuito integrado quando o problema de ordem eletrnica, como queima de componente eletrnico ou ruptura da malha, possvel a recuperao temporria do disco para fins de extrao dos dados ali contidos e isso feito por empresas especializadas que possuem toda a estrutura necessria para o servio. naturalmente que o preo deste tipo de servio no muito convidativo, mas existem casos em que o valor das informaes perdidas valem o preo da recuperao. Parabns por ter concludo o curso de (Manuteno de disco rgido!) Manuteno de Notebook manuteno de notebook 1 todos os direitos reservados para reis s., cssio

Sejam Todos Bem Vindos a Manuteno de Notebook modelo Toshiba A70

sejam todos bem vindos a manuteno de notebook modelo toshiba a70 todos os direitos reservados para reis s., cssio 2 os notebooks esto se tornando um item cada vez mais popular, muitas vezes substituindo o desktop. um dos principais fatores que vem impulsionando este crescimento a reduo da diferena de preo em relao a um desktop. os notebooks mais baratos chegam a custar r$ 2200 (julho de 2006), j com 512 mb de ram e leitor de dvd. este quase o mesmo que pagaramos por um desktop de configurao razovel, com no-break e um monitor lcd. como o notebook consome menos energia, parte da diferena acaba sendo amortizada ao longo dos anos na forma de uma pequena economia na conta de luz. apesar disso, um dos principais problemas com relao aos notebooks continua sendo a manuteno. antigamente, existia o mito de que, apesar de mais caros, os notebooks eram construdos com componentes de melhor qualidade e que, por isso, raramente davam problemas. isso pode ter sido verdade no passado, mas, hoje em dia, com modelos cada vez mais baratos e fabricantes trabalhando com margens cada vez mais estreitas, os notebooks apresentam tantos problemas de hardware quanto os desktops, ou talvez at mais. camos ento no alto custo da manuteno. uma simples limpeza pode custar mais de 350 reais numa autorizada. uma troca de tela custa quase metade do valor de um equipamento novo e assim por diante. muita gente acaba vendendo notebooks com telas apagadas ou problemas de travamento a preo de banana, quando o problema na verdade simples de remover.

todos os direitos reservados para reis s., cssio 3 4 de certa forma, o hardware de um notebook muito similar ao de um desktop. o notebook tem barramento agp, usa memria ddr e possui at slots pci (na forma do encaixe mini-pci, usado normalmente para a placa wireless e do slot pc-card). a grande diferena que no notebook quase tudo miniaturizado, o que leva ao uso de componentes mais compactos e que consomem menos energia. ao contrrio dos desktops, as telas lcd dos notebooks no utilizam o conversor analgicodigital. elas so digitais por natureza, o que economiza componentes e reduz o consumo. os pentes de memria tambm so miniaturizados. antigamente, os pentes de memria para notebook eram muito caros, com alguns fabricantes cobrando preos extorsivos pelos upgrades, mas atualmente os preos esto muito mais prximos dos pentes tradicionais. na maioria dos notebooks, fcil substituir o hd ou instalar mais um pente de memria. em alguns modelos, o compartimento do cooler tambm est bem acessvel o que facilita a limpeza (aquele problema clssico, do notebook comear a travar ou desligar depois de um ano de uso, quase sempre causado justamente pelo acmulo de sujeira). este curso o primeiro de uma srie sobre manuteno de notebooks, onde vou abordar a desmontagem de diversos modelos, substituio de peas, upgrades e resoluo de problemas diversos. todos os direitos reservados para reis s., cssio

para comear, vamos a um tutorial de desmontagem do toshiba a70, um modelo que geralmente precisa de bastante manuteno. todos os direitos reservados para reis s., cssio 5 cada notebook possui um procedimento de desmontagem ligeiramente diferente, mas os passos bsicos podem ser resumidos ao seguinte: 1- remova a bateria e abra os compartimentos do hd e memria e/ou placa wireless. 2- remova o hd, drive de cd/dvd e a placa wireless, sem se esquecer de desconectar os cabos da antena, que integrada tela. tome muito cuidado com os conectores, cabos, flats, etc. pois eles so fceis de quebrar e muito difceis de substituir. 3- remova todos os parafusos da parte inferior da carcaa. quase sempre existem alguns escondidos no compartimento da bateria, hd, memria ou placa wireless. em alguns casos, o drive ou hd preso por um parafuso embaixo do teclado. 4- todo notebook possui um protetor removvel entre a tela e o teclado, algumas vezes bem duro de desencaixar. depois de remov-lo, voc pode retirar o teclado, o que vai lhe dar acesso placa me e outros parafusos. 5- remova a tela com cuidado, depois de desconectar todos os cabos e remover os parafusos que a prendem carcaa. 6- desconecte o flat do touchpad e das caixas de som e remova a parte superior da carcaa, tomando cuidado para no deixar dentes no plstico. 7- remova o restante dos parafusos e outras placas visveis e retire a placa me. em alguns casos o cooler e o processador esto bem acessveis e podem ser removidos logo no incio da desmontagem, mas em outros voc s tem acesso a eles depois de remover a placa me.

todos os direitos reservados para reis s., cssio 6 Vamos ento desmontagem do A70, nossa "vtima" de hoje. Ele usa um processador Pentium 4 de 3.06 GHz, por isso bem pesado e utiliza dois exaustores:

vamos ento desmontagem do a70, nossa "vtima" de hoje. ele usa um processador pentium 4 de 3.06 ghz, por isso bem pesado e utiliza dois exaustores: todos os direitos reservados para reis s., cssio 7 O primeiro passo virar o note e remover os protetores do compartimento da placa wireless, do HD e a bateria. O protetor do HD inclui um encaixe plstico alm dos dois parafusos, por isso um pouco duro de remover:

o primeiro passo virar o note e remover os protetores do compartimento da placa wireless, do hd e a bateria. o protetor do hd inclui um encaixe plstico alm dos dois parafusos, por isso um pouco duro de remover: todos os direitos reservados para reis s., cssio 8

O prximo passo remover o HD. Ele preso pelos mesmos dois parafusos que prendem o protetor. s puxar com cuidado:

o prximo passo remover o hd. ele preso pelos mesmos dois parafusos que prendem o protetor. s puxar com cuidado: todos os direitos reservados para reis s., cssio 9 A placa wireless instalada no um slot mini-PCI, presa por duas presilhas, similares s do pente de memria. Tome cuidado ao desconectar os fios da antena, pois os conectores so bastante frgeis. Aproveite para remover o pente de memria, caso instalado. Este notebook vem com 2 GB soldados placa-me, por isso possui um nico soquete vago para upgrade de memria. Muitos modelos possuem dois.

a placa wireless instalada no um slot mini-pci, presa por duas presilhas, similares s do pente de memria. tome cuidado ao desconectar os fios da antena, pois os conectores so bastante frgeis. aproveite para remover o pente de memria, caso instalado. este notebook vem com 2 gb soldados placa-me, por isso possui um nico soquete vago para upgrade de memria. muitos modelos possuem dois. todos os direitos reservados para reis s., cssio 10 Remova em seguida o drive de DVD, que preso pelo parafuso ao lado da etiqueta de identificao. Em quase todos os notebooks temos algo similar, com o drive preso por um nico parafuso, na parte inferior e por isso fcil de remover:

remova em seguida o drive de dvd, que preso pelo parafuso ao lado da etiqueta de identificao. em quase todos os notebooks temos algo similar, com o drive preso por um nico parafuso, na parte inferior e por isso fcil de remover: todos os direitos reservados para reis s., cssio 11 Com exceo dos drives "slim", usados em alguns notebooks ultra-compactos, os drives para notebooks so padronizados, permitindo que voc substitua um drive com problemas, ou instale um gravador de DVDs muito facilmente. Aqui temos o drive do Toshiba A70, junto com o drive do HP NX6110. Veja que o conector e espessura dos dois so idnticos, a nica coisa que muda a presilha de metal que prende o drive carcaa, presa a ele por dois parafusos. Basta trocar as presilhas e um drive pode ser usado no outro note sem problema algum. A nica observao que alguns notebooks antigos, com leitores de CD, no se do muito bem com gravadores de CD e DVD, pois estes consomem mais energia.

com exceo dos drives "slim", usados em alguns notebooks ultra-compactos, os drives para notebooks so padronizados, permitindo que voc substitua um drive com problemas, ou instale um gravador de dvds muito facilmente. aqui temos o drive do toshiba a70, junto com o drive do hp nx6110. veja que o conector e espessura dos dois so idnticos, a nica

coisa que muda a presilha de metal que prende o drive carcaa, presa a ele por dois parafusos. basta trocar as presilhas e um drive pode ser usado no outro note sem problema algum. a nica observao que alguns notebooks antigos, com leitores de cd, no se do muito bem com gravadores de cd e dvd, pois estes consomem mais energia. todos os direitos reservados para reis s., cssio 12 Chegamos ento parte mais chata, que remover todos os demais parafusos da parte inferior.So 16 parafusos no total, fora os 4 que j removemos. Lembrese de que comum as lojas cobrirem alguns dos parafusos com as etiquetas de garantia, justamente para impedir a desmontagem. No se esquea dos dois parafusos dentro do compartimento da bateria e deste aqui, dentro do compartimento do HD que fica especialmente camuflado:

chegamos ento parte mais chata, que remover todos os demais parafusos da parte inferior.so 16 parafusos no total, fora os 4 que j removemos. lembre-se de que comum as lojas cobrirem alguns dos parafusos com as etiquetas de garantia, justamente para impedir a desmontagem. no se esquea dos dois parafusos dentro do compartimento da bateria e deste aqui, dentro do compartimento do hd que fica especialmente camuflado: todos os direitos reservados para reis s., cssio 13 Depois de terminar, vire o notebook. Agora vem o maior "segredo" da desmontagem de notes em geral. Para remover o teclado e continuar com o desmantelamento, voc deve remover o protetor que fica entre a tela e o teclado. Em alguns notebooks, ele fica preso por parafusos na parte inferior (no HP NX6110, por exemplo, existem dois parafusos embaixo da bateria). Ele preso por um conjunto de encaixes, por isso bem duro de remover. preciso usar um pouco de fora, mas, ao mesmo tempo, ter muito cuidado para no quebrar ou danificar o acabamento. Neste modelo, o jeito mais fcil de remover usar uma chave de fenda para desencaixar a parte sobre a base do monitor, primeiro um lado, depois o outro e depois puxar os dois simultaneamente:

depois de terminar, vire o notebook. agora vem o maior "segredo" da desmontagem de notes em geral. para remover o teclado e continuar com o desmantelamento, voc deve remover o protetor que fica entre a tela e o teclado. em alguns notebooks, ele fica preso por parafusos na parte inferior (no hp nx6110, por exemplo, existem dois parafusos embaixo da bateria). ele preso por um conjunto de encaixes, por isso bem duro de remover. preciso usar um pouco de fora, mas, ao mesmo tempo, ter muito cuidado para no quebrar ou danificar o acabamento. neste modelo, o jeito mais fcil de remover usar uma chave de fenda para desencaixar a parte sobre a base do monitor, primeiro um lado, depois o outro e depois puxar os dois simultaneamente: todos os direitos reservados para reis s., cssio 14 Remova agora os dois parafusos que prendem o teclado. Existe tambm uma trava no meio, que precisa ser solta usando a chave de fenda:

remova agora os dois parafusos que prendem o teclado. existe tambm uma trava no meio, que precisa ser solta usando a chave de fenda: todos os direitos reservados para reis s., cssio 15 O teclado conectado placa-me atravs de um cabo flat. Afrouxe os dois lados da trava para desconect-lo. Nunca puxe o teclado de uma vez ao desmontar qualquer notebook, pois voc pode arrebentar o flat (o que vai lhe obrigar a comprar outro teclado ou passar algumas horas tentando reparar o flat partido), ou, pior, danificar o conector na placa me:

o teclado conectado placa-me atravs de um cabo flat. afrouxe os dois lados da trava para desconect-lo. nunca puxe o teclado de uma vez ao desmontar qualquer notebook, pois voc pode arrebentar o flat (o que vai lhe obrigar a comprar outro teclado ou passar algumas horas tentando reparar o flat partido), ou, pior, danificar o conector na placa me: todos os direitos reservados para reis s., cssio 16 Neste ponto, voc pode remover a tela. Puxe o cabo da antena wireless com cuidado (ele passa para o outro lado, atravs de uma abertura na carcaa), desconecte o cabo do LCD (ele possui um terra que preso carcaa por um parafuso) e depois remova os parafusos que prendem a tela. So quatro no total, dois na parte traseira, ao lado do conector da fonte e da entrada do modem e mais dois na parte metlica da base:

neste ponto, voc pode remover a tela. puxe o cabo da antena wireless com cuidado (ele passa para o outro lado, atravs de uma abertura na carcaa), desconecte o cabo do lcd (ele possui um terra que preso carcaa por um parafuso) e depois remova os parafusos que prendem a tela. so quatro no total, dois na parte traseira, ao lado do conector da fonte e da entrada do modem e mais dois na parte metlica da base: todos os direitos reservados para reis s., cssio 17 Aqui temos o Toshiba sem a tela. J vi gente usando o note assim, ligado a um monitor externo, depois de quebrar a tela e desistir de troc-la por causa do preo.

aqui temos o toshiba sem a tela. j vi gente usando o note assim, ligado a um monitor externo, depois de quebrar a tela e desistir de troc-la por causa do preo. todos os direitos reservados para reis s., cssio 18 Em casos em que o LCD realmente quebra ou trinca, no existe outra sada seno realmente trocar a tela, o que muitas vezes sai mais da metade do valor do note. Mas, casos em que a tela est intacta e apenas a iluminao no funciona, so quase sempre sanveis. A cobertura presa por seis parafusos (dois na

parte prateada e mais quatro na parte preta da carcaa). Alm de remov-los, voc deve desconectar o flat do touchpad e os dois conectores dos speakers: em casos em que o lcd realmente quebra ou trinca, no existe outra sada seno realmente trocar a tela, o que muitas vezes sai mais da metade do valor do note. mas, casos em que a tela est intacta e apenas a iluminao no funciona, so quase sempre sanveis. a cobertura presa por seis parafusos (dois na parte prateada e mais quatro na parte preta da carcaa). alm de remov-los, voc deve desconectar o flat do touchpad e os dois conectores dos speakers: todos os direitos reservados para reis s., cssio 19 Em seguida vem a parte mais delicada, que remover a cobertura, tendo o cuidado de no quebrar as travinhas, nem danificar o acabamento. Uma das formas mais prticas usar uma chave de fenda bem fina para comear a soltar pela parte prxima ao encaixe da tela e depois usar um carto magntico, ou uma paleta de violo para soltar o restante. No use a chave de fenda, seno voc vai deixar a carcaa cheia de dentes e arranhados. Se estiver preso em algum ponto, provvel que voc tenha esquecido de remover algum dos parafusos nas etapas anteriores:

em seguida vem a parte mais delicada, que remover a cobertura, tendo o cuidado de no quebrar as travinhas, nem danificar o acabamento. uma das formas mais prticas usar uma chave de fenda bem fina para comear a soltar pela parte prxima ao encaixe da tela e depois usar um carto magntico, ou uma paleta de violo para soltar o restante. no use a chave de fenda, seno voc vai deixar a carcaa cheia de dentes e arranhados. se estiver preso em algum ponto, provvel que voc tenha esquecido de remover algum dos parafusos nas etapas anteriores: todos os direitos reservados para reis s., cssio 20 Chegamos agora parte final, que remover a placa me. Comece tirando os quatro parafusos hexagonais dos conectores do vdeo e porta paralela:

chegamos agora parte final, que remover a placa me. comece tirando os quatro parafusos hexagonais dos conectores do vdeo e porta paralela: todos os direitos reservados para reis s., cssio 21 Remova agora o protetor do soquete PCMCIA (dummy card) e os dois parafusos pretos que prendem a placa me carcaa:

remova agora o protetor do soquete pcmcia (dummy card) e os dois parafusos pretos que prendem a placa me carcaa: todos os direitos reservados para reis s., cssio 22

A placa presa tambm pelo slot PCMCIA, pelo potencimetro que ajusta o udio e as sadas de som. preciso desencaixar com cuidado, usando a chave de fenda:

a placa presa tambm pelo slot pcmcia, pelo potencimetro que ajusta o udio e as sadas de som. preciso desencaixar com cuidado, usando a chave de fenda: todos os direitos reservados para reis s., cssio 23 Levante a placa e puxe-a com cuidado. Neste notebook o cooler do processador preso prpria placa, na face inferior.

levante a placa e puxe-a com cuidado. neste notebook o cooler do processador preso prpria placa, na face inferior. todos os direitos reservados para reis s., cssio 24 Depois de remover a placa, retire os quatro parafusos prateados que prendem os exaustores do cooler:

depois de remover a placa, retire os quatro parafusos prateados que prendem os exaustores do cooler: todos os direitos reservados para reis s., cssio 25 Vire a placa com cuidado, desconecte os dois cabos de fora e remova os exaustores. O A70 usa um cooler duplo, com um dissipador sobre o processador e um dissipador auxiliar, ligado ao primeiro atravs de um hot-pipe. Muita gente acha que o segundo exaustor para o chipset de vdeo ATI, mas ele na verdade um chip set onboard, de baixo consumo, integrado ao chip set principal e que usa memria compartilhada. Na prtica, no muito melhor do que o vdeo onboard dos notebooks com chipset intel.

vire a placa com cuidado, desconecte os dois cabos de fora e remova os exaustores. o a70 usa um cooler duplo, com um dissipador sobre o processador e um dissipador auxiliar, ligado ao primeiro atravs de um hot-pipe. muita gente acha que o segundo exaustor para o chipset de vdeo ati, mas ele na verdade um chip set onboard, de baixo consumo, integrado ao chip set principal e que usa memria compartilhada. na prtica, no muito melhor do que o vdeo onboard dos notebooks com chipset intel. todos os direitos reservados para reis s., cssio 26 Neste notebook o cooler preso diretamente placa me e a nica forma de ter acesso a ele fazendo uma desmontagem completa do notebook. O engenheiro que inventou este design devia estar com dor de barriga, ou com raiva do mundo, pois o cooler est na pior posio possvel do ponto de vista da manuteno. Com o tempo, o cooler acumula poeira, o que prejudica a eficincia

do sistema de ventilao, fazendo com que o processador superaquea. Ao atingir uma temperatura limite, o notebook simplesmente desliga sozinho, levando embora qualquer trabalho no salvo. neste notebook o cooler preso diretamente placa me e a nica forma de ter acesso a ele fazendo uma desmontagem completa do notebook. o engenheiro que inventou este design devia estar com dor de barriga, ou com raiva do mundo, pois o cooler est na pior posio possvel do ponto de vista da manuteno. com o tempo, o cooler acumula poeira, o que prejudica a eficincia do sistema de ventilao, fazendo com que o processador superaquea. ao atingir uma temperatura limite, o notebook simplesmente desliga sozinho, levando embora qualquer trabalho no salvo. todos os direitos reservados para reis s., cssio 27 Em qualquer notebook, recomendvel limpar o cooler preventivamente a cada 6 meses ou um ano, de acordo com o volume de uso. Quanto maior a dissipao trmica do processador, maior precisa ser a rotao do cooler, acentuando o problema. Os notebooks baseados em processadores Pentium 4 ou Athlon so os que precisam de limpezas mais freqentes. O acmulo de sujeira de longe o motivo mais comum de problemas relacionados a travamentos e desligamentos espontneos e as autorizadas chegam a cobrar R$ 350 por uma limpeza. Este A70 foi limpo a pouco mais de 4 meses e, mesmo assim, veja que a poeira j encobriu quase que completamente a abertura do cooler:

em qualquer notebook, recomendvel limpar o cooler preventivamente a cada 6 meses ou um ano, de acordo com o volume de uso. quanto maior a dissipao trmica do processador, maior precisa ser a rotao do cooler, acentuando o problema. os notebooks baseados em processadores pentium 4 ou athlon so os que precisam de limpezas mais freqentes. o acmulo de sujeira de longe o motivo mais comum de problemas relacionados a travamentos e desligamentos espontneos e as autorizadas chegam a cobrar r$ 350 por uma limpeza. este a70 foi limpo a pouco mais de 4 meses e, mesmo assim, veja que a poeira j encobriu quase que completamente a abertura do cooler: todos os direitos reservados para reis s., cssio 28 Na hora de limpar, voc pode usar um jato de ar comprimido (o ideal) ou, na falta deste, usar um pincel. Aproveite tambm para trocar a pasta trmica do processador a cada limpeza. Aqui temos a placa me depois de terminada a desmontagem:

na hora de limpar, voc pode usar um jato de ar comprimido (o ideal) ou, na falta deste, usar um pincel. aproveite tambm para trocar a pasta trmica do processador a cada limpeza. aqui temos a placa me depois de terminada a desmontagem: todos os direitos reservados para reis s., cssio 29 Em alguns notebooks possvel fazer upgrade do processador, substituindo-o por outro com clock ligeiramente maior. Isso nem sempre recomendvel, pois

um processador mais rpido tambm consumir mais energia, sobrecarregando os circuitos de alimentao e gerando superaquecimento. Mas, existem casos em que o upgrade pode ser feito sem maiores problemas, como ao substituir um Celeron por um Pentium do mesmo clock, ou ao substituir o processador por outro baseado numa arquitetura mais recente, que apesar do aumento do clock, tenha uma dissipao trmica similar. Verifique neste caso a compatibilidade da placa me. Uma dica na hora de remontar que neste modelo as entradas para os parafusos possuem uma legenda. As com o "F3" so para os parafusos menores e as com o "F8" so pra os grandes. Nem todas as marcas utilizam estas legendas, mas quando presentes elas facilitam um pouco: em alguns notebooks possvel fazer upgrade do processador, substituindo-o por outro com clock ligeiramente maior. isso nem sempre recomendvel, pois um processador mais rpido tambm consumir mais energia, sobrecarregando os circuitos de alimentao e gerando superaquecimento. mas, existem casos em que o upgrade pode ser feito sem maiores problemas, como ao substituir um celeron por um pentium do mesmo clock, ou ao substituir o processador por outro baseado numa arquitetura mais recente, que apesar do aumento do clock, tenha uma dissipao trmica similar. verifique neste caso a compatibilidade da placa me. uma dica na hora de remontar que neste modelo as entradas para os parafusos possuem uma legenda. as com o "f3" so para os parafusos menores e as com o "f8" so pra os grandes. nem todas as marcas utilizam estas legendas, mas quando presentes elas facilitam um pouco: todos os direitos reservados para reis s., cssio 30 Fim do Curso

fim do curso neste primeiro curso vimos como desmontar o a70. no prximo vou falar sobre como resolver problemas relacionados tela. como voc viu, simplesmente trocar toda a tela muito fcil, j que voc a retira logo no incio da desmontagem, mas quem macho de verdade, abre e troca apenas o que est quebrado. em muitos casos, um simples ajuste no trimpot do fl inverter pode lhe economizar mais de 500 reais. como na velha piada: o tcnico cobra r$ 1 para apertar o parafuso, e mais r$ 100 por saber qual apertar. todos os direitos reservados para reis s., cssio 31 Aguardem o Prximo

aguardem o prximo todos os direitos reservados para reis s., cssio 32 nvel: avanado tempo estimado: 120 minutos material necessrio: caixa atx ou btx, fonte de alimentao, motherboard, processador, memria ram, disco rgido, chave de estrela. material opcional: placa grfica, unidade ptica.

um computador pessoal composto por vrios componentes que juntos executam quase todo o tipo de tarefas que queremos. vamos neste tutorial aprender a tornar o nosso computador ainda mais pessoal, construindo-o com as nossas prprias mos, o que para alm de til, tem sempre um gosto especial. 1 passo vamos certificar-nos que temos todos os componentes nossa disposio. neste caso vou usar os que esto como opcional: placa grfica e drive ptica. a placa grfica dada como opcional pois existem boards com placa onboard, ou seja, j existe uma grfica embutida na board e a drive ptica passa a ser opcional tendo em conta o vasto mercado e a popularidade de pens e discos externos. 2 passo precisamos de por a caixa pronta para receber os componentes base: motherboard e fonte de alimentao. temos ento que colocar o espelho da board e os pinos que a vo prender a caixa. por norma sero entre 6 a 8 pinos, dependendo da furao que a board tiver. vamos agora montar a fonte de alimentao. a fonte presa caixa atravs de 4 parafusos postos da parte fora, na retaguarda. 3 passo vamos agora preparar a board para entrar na caixa. podemos fixar a board na caixa e depois colocar o processador e cooler mas eu pessoalmente prefiro fazer o contrrio. vou por isso colocar o processador na board. muita ateno a este processo pois o processador tem uma maneira prpria de entrar dependendo do socket e esta tem de ser respeitada ou ento podemos danificar de forma permanente quer o processador quer a board. vamos usar como exemplo um processador de socket 775. o processador em questo j tem a massa trmica colocada, mas se estiverem a colocar um processador novo com o seu respectivo cooler este j tem massa trmica nele, tendo apenas que ser retirada, em certos casos, uma pelcula protectora da parte inferior do cooler. colocamos agora o cooler. neste caso estou a usar um cooler diferente do que vem com o processador de origem, trata-se de um scythe ninja ii. tem como objectivo fazer um melhor arrefecimento do cpu, mais aconselhado o seu uso a quem pretende fazer overclock. apesar do seu aspecto, este cooler coloca-se tal como o stock intel. para melhor esclarecimento sobre colocao de cooler e processador, por favor consultar o tutorial : substituir massa trmica do processador. 4 passo vamos agora fixar a board na nossa caixa com o cuidado de alinhar a board com o espelho previamente colocado e com os orifcios correspondentes ao aparafusamento da board caixa. esta ligao de 4 pinos a alimentao do processador. est normalmente separada de tudo o resto. em certas fontes, tem um par destas ligaes, para boards com 2 sockets, mas neste caso, apenas um socket, basta ligar um. no menos importante ligar a ventoinha do cooler para alimentao e monitorizao da rotao. as boards tem vrias ligaes para fans, mas normalmente apenas uma de 4 pinos, que onde ligamos esta, que no tem necessariamente de ter 4pinos. se apenas

tiver 3 saberemos exactamente onde coloca-los pois h a indicao fsica no conector. podemos tambm ver na primeira imagem deste passo a ligao de 24 pinos, alimentao principal da mquina, ponto de conectividade entre a board e a fonte. podemos tambm ligar j este cabo. este cabo muitas das vezes vem com 4 pinos separados dos restantes 20, como podemos ver nesta imagem, mas nos computadores modernos teremos tambm que ligar estes 4 pinos. 5 passo vamos agora colocar a nossa memoria ram e placa grfica, no caso de optarem por uma board sem grfica onboard. colocar as rams simples pois elas apenas entram de uma nica maneira e seu prprio encaixe fecha as abas laterais do slot. cuidado ao manusear a ram. no colocar os dedos sobre a zona de contacto com a board. colocamos a grfica (no caso, slot pci-express 16x) e prendemo-la caixa com um parafuso. o encaixe da grfica tem que ser total e com a garantia do seu perfeito alinhamento com a zona de aparafusamento. nota: grande parte das grficas do mercado necessitam de ligao fonte. 6 passo discos e unidades pticas os discos colocam-se por norma do lado direito da caixa, num espao reservado para o efeito. a conectividade dos discos pode ser por sata ou ide. actualmente usa-se mais a tecnologia sata. os sata apenas tm que ser ligados um extremidade ao disco, a outra na board. com os ide preciso garantir que a ponta azul est ligada na board e que o nosso disco est com o jumper definido para master (sada preta do cabo) ou slave (sada cinza). a unidade ptica deve ser introduzida habitualmente pela parte frontal da caixa e o mtodo de conexo igual dos discos. 7 passo com o nosso computador quase pronto apenas falta fazer umas ultimas ligaes como as portas usb frontais da caixa (se as tiver) e os botes de ligar e reset e os leds. algumas boards mais recentes trazem uma pea onde ligamos todos os fios da caixa a essa pea e posteriormente ligamos tudo como um bloco na board, o que facilita este passo. no caso de no haver uma peas destas o melhor ser ver a correspondncia de pinos no manual da board. e assim chego ao fim de mais um tutorial, de referir que existem outros tipos de dispositivos que podemos adicionar no nosso computador. este tutorial apenas aborda o elementar. diviso do monitor lcd em blocos

no desenho abaixo vemos como se dividem as etapas dos monitores lcd e a seguir temos a funo dos seus circuitos: conector db15 - este igual ao do monitor convencional. leva os sinais rgb e sincronismo ao monitor. os pinos 1,2 e 3 recebem os sinais rgb analgicos vindos da placa de vdeo do computador e os enviam ao ci scaler. os pinos 13 e

14 recebem os sinais de sincronismo e os enviam ao micro junto com a comunicao ddc (canal de dados do monitor) vinda dos pinos 12 e 15. a funo do ddc fazer o computador reconhecer o modelo do monitor e instalar algum drive para melhor desempenho do mesmo. conector dvi - este opcional e leva o sinal de vdeo j digitalizado do computador ao monitor. lembrando que o monitor lcd digital, ao contrrio do convencional que analgico. assim a imagem reproduzida ter maior qualidade do que a aplicada pelo conector db15. a desvantagem do db15 que a placa de vdeo do computador deve transformar o sinal digital em analgico e o monitor passar de analgico para digital novamente. neste processo h perdas no sinal de vdeo, o que no acontece quando se usa a conexo dvi entre o computador e o monitor lcd. ci scaler - o maior e principal ci smd do monitor lcd. ele recebe os sinais rgb vindos do conector db15 ou o vdeo digital do conector dvi e os transforma em sinais digitais adequados produo de imagens no display lcd. o scaler fornece sinais correspondentes 60 a 75 imagens completas por segundo para o display lcd. os sinais so transferidos ao display atravs de um conector lvds. dentro do scaler h memrias sdram que vo armazenando as imagens completas processadas pelo ci. da o ci l cada imagem e solta estes dados rapidamente ao display lcd. este ci tambm converte os sinais rgb analgicos do conector db15 em digitais e faz o controle de contraste e demais correes necessrias na imagem antes de mand-las para o display. o ci scaler controlado pelo micro. uma falha no scaler deixa o monitor com a tela acesa, porm sem imagem.

lvds - "low voltage diferencial signalizing" ou trfego de sinais diferenciais em baixa tenso - um conector com vias de 0 ou 1,2 v que transfere os sinais digitais do scaler ao display em alta velocidade e com o mnimo de rudos. ci micro (ou micom) - vai ligado no teclado e controla as funes do monitor como brilho, contraste, etc. um ci smd e vai ligado no scaler para controlar o contraste e a taxa de transferncia de imagens por segundo para o display (resoluo). o micro tambm est ligado na fonte inverter para ligar, desligar e controlar o brilho das lmpadas do display. em alguns monitores o micro est junto com o scaler num nico ci. a eeprom armazena os dados de controle do monitor. clock - um sinal de relgio produzido a partir de um cristal de quartzo. necessrio para sincronizar a transferncia de dados entre cis digitais. sem o clock os cis digitais no funcionam. display lcd - converte os sinais vindos do scaler em imagens. conforme visto o display recebe uma imagem completa de cada vez do scaler. so de 60 a 75 imagens por segundo dependendo da taxa escolhida dentro do windows. no mdulo do display h o ci de controle e os cis ldi que acionam os transistores tft. fonte inverter - transforma o +b entre 12 e 19 v numa tenso alternada entre 300 e 1300 v para acender as lmpadas ccfl do display. controlada pelo micro. fonte de alimentao - transforma a tenso alternada da rede (110 ou 220 v) nas tenses contnuas necessrias ao funcionamento do monitor. normalmente

fornece um +b de 5 v para o display lcd e para a placa principal que depois sero reguladas em 3,3 e/ou 1,7 v para alimentar o scaler e o micro, e outro +b entre 12 e 19 v para alimentao da placa inverter. como abrir os monitores lcd

a maioria dos monitores lcd possui travas na tampa s quais devem ser liberadas para abrir o aparelho. devemos tomar o mximo de cuidado para no quebrar tais travas e/ou amassar a caixa do monitor ao tentar destravar usando chaves de fenda ou outros objetos metlicos. aps retirar os parafusos da tampa abra uma fresta entre a tampa e a parte da frente do monitor. introduza nesta fresta um pedao de placa de fenolite ou madeira. arraste a madeira ou fenolite pela fresta forando levemente as regies onde esto as travas at elas irem soltando. aps basta retirar a tampa. veja abaixo uma seqncia de desmontagem de um monitor lcd da "samsung": circuitos do monitor lcd

ao abrirmos um monitor deste encontraremos uma placa ligada no display lcd. est a placa principal. tambm encontraremos uma plaquinha ligada nas lmpadas do display. este a placa da fonte inverter. h casos em que a fonte inverter est na placa da fonte de alimentao geral do monitor. tambm teremos a placa do teclado ligada na principal atravs de um conector. em alguns monitores encontraremos uma placa onde entra o cabo ac. esta a placa da fonte. veja abaixo um monitor lcd desmontando mostrando suas placas em destaque: identificao dos principais componentes na placa da fonte

abaixo temos a foto da placa da fonte de um monitor samsung com seus principais componentes identificados: aps a entrada do cabo de fora temos uma bobina e alguns capacitores grandes. so os filtros de rede que deixam a tenso da rede entrar e no deixam a freqncia da fonte chaveada sair para no interferir em outros aparelhos. a seguir temos o fusvel, a ponte retificadora e o eletroltico de filtro principal. aps este temos a fonte chaveada formada pelo ci oscilador e chaveador, o transformador chopper, diodos retificadores e os eletrolticos de filtro das linhas de +b que iro alimentar os circuitos do monitor. identificao dos principais componentes da fonte inverter

na foto abaixo vemos o circuito inverter de um monitor samsung pela parte superior e inferior do circuito impresso: localizamos um transformador grande no meio da placa. ele fornece a tenso alternada para alimentao das lmpadas do display. podemos observar que o conector de ambas as lmpadas esto ligados no trafo citado. s vezes h dois trafos, sendo um para cada lmpada (no caso do display usar duas lmpadas). o primrio do trafo vai ligado em dois transistores (normalmente mosfets) que ligam e desligam o enrolamento na freqncia de 40 a 80 khz. assim o trafo transfere uma grande tenso alternada para o secundrio (que tem muito mais espiras que o primrio). tal tenso vai acender a lmpada. os mosfets so controlados por um ci oscilador. a alimentao do circuito inverter controlada pelo micro da placa principal, assim como a freqncia de oscilao para ajustar o brilho da lmpada.

tome o cuidado de no tocar nas soldas desta placa quando a mesma estiver energizada. o choque na alta tenso no fatal, mas di bastante. identificao dos principais componentes na placa principal

na foto abaixo temos a placa principal de um monitor samsung destacando suas principais peas: em primeiro lugar encontramos os dois maiores cis smd. o maior deles o scaler e o menor o micro. inclusive este ltimo est perto do conector do teclado e tem o ci eeprom de 8 terminais ao lado. prximo ao scaler temos o cristal de clock. de um lado do scaler temos o conector db15 que leva os sinais ao monitor e do outro lado temos as sadas lvds para o display lcd. prximo do conector da fonte temos os cis reguladores de tenso e os respectivos eletrolticos de filtro. os reguladores fornecem +b de 3,3 e 2,5 v para alimentao do scaler, micro e display lcd. ci mosfet - um mosfet chaveador ou regulador montado dentro de um ci contendo vrios terminais de source e dreno e um terminal de gate para controle. desta forma se consegue uma boa dissipao de calor num espao reduzido. este tipo de componente comum nos monitores e televisores lcd. telas lcd do tipo tft usadas em monitores e televisores

a tela lcd o equivalente ao tubo de imagem dos monitores tradicionais. ela formada por vrias camadas e abaixo de todas temos o difusor de luz, sendo este uma placa branca de plstico que distribui a luz de duas ou mais lmpadas fluorescentes de catodo frio (ccfl) de maneira uniforme por trs da tela. tambm dentro do mdulo do display lcd encontraremos os cis drivers dos pixels que formaro as imagens em tal display. na figura abaixo temos a foto de um display retirado de um monitor mostrando em detalhes os terminais de uma das lmpadas ccfl: importante : o display de lcd um mdulo s, portanto qualquer defeito que ele vier a apresentar, tais como manchas, pixel morto, vidro quebrado, ci ou lmpada queimada, ele deve ser trocado inteiro, assim como acontecia com os tubos dos monitores convencionais quando estes enfraqueciam, queimavam o filamento ou entravam em curto. a diviso do display lcd e os tfts

pixel - a menor parte que forma a imagem. cada pixel formado por 3 subpixels, um vermelho (r), outro verde (g) e outro azul (b). a tela de lcd dividida em pixels e subpixels. por exemplo: uma tela svga tem resoluo de 800 colunas x 600 linhas. da ela formada por 480.000 pixels. como cada pixel tem 3 cores, ento d um total de 1.440.000 divises nesta tela. j uma tela xvga tem resoluo de 1024 x 768, possui 786.432 pixels e 2.359.296 divises. quanto maior a resoluo da tela, mais divises ela deve ter. cada diviso (subpixel) da tela controlada por um minsculo transistor mosfet montado num vidro localizado atrs do bloco de cristal lquido. cada transistor deste chama-se tft. tft - "thin film transistor" - ou transistor de filme fino um transistor montado num substrato de vidro. conforme explicado, o monitor lcd possui milhes de transistores mosfets tft num vidro localizado entre o polarizador 1 e o bloco de cristal lquido. uma tela lcd de resoluo 800 x 600 possui 1.440.000 transistores

destes montados no vidro. cada transistor responsvel por fazer o seu subpixel deixar passar a luz (aceso) ou bloquear (apagado). veja abaixo a estrutura bsica: cada transistor tft acionado pela linha de gate e pela linha de source atravs de pulsos digitais de nvel "0" ou nvel "1". quando o gate e o source recebem nvel 1 (tenso), o tft conduz e deixa a luz passar pelo subpixel, este aparecendo verde, vermelho ou azul bem claro na frente da tela. quando o gate ou o source recebem nvel 0 (sem tenso), o tft no conduz e o subpixel fica apagado. para cada imagem formada no painel lcd, cada tft recebe oito bits "0" e "1" de cada vez. se todos os bits forem 1, aquele subpixel apresenta brilho ao mximo. se todos os bits forem 0 aquele subpixel fica apagado. se alguns bits forem 0 e outros forem 1, o subpixel se acende e apaga oito vezes bem rpido de modo que o nosso olho enxergar um brilho mais fraco.

como cada subpixel (cor) recebe 8 bits de cada vez, ele pode apresentar 256 nveis de brilho. como cada pixel tem trs cores, multiplicando os 256 nveis de brilho para cada uma, resulta que este pixel pode reproduzir 256 (r) x 256 (g) x 256 (b) = 16.777.216 cores, ou seja, mais de 16 milhes de cores. os capacitores "storage" armazenam por alguns instantes a informao de brilho daquele subpixel. as telas lcd usando transistores tft so chamadas de matriz ativa e proporcionam maior vivacidade imagem, sendo usadas por todos os monitores de computador e televisores lcd da atualidade. como o cristal lquido controla a luz

cristal lquido - uma substncia com caractersticas entre a dos slidos e lquidos. no slidos as molculas so bem prximas e organizadas em estruturas. j nos lquidos as molculas so bem mais separadas e se movem em direes diferentes. no cristal lquido as molculas so organizadas em estruturas, mas no to prximas como nos slidos. veja abaixo: quando um feixe de luz passa pelas molculas do cristal lquido, sua direo alterada. ento basta colocar a placa de cristal lquido entre dois polarizadores, aplicar tenso entre eles e fazer a luz passar por um dos polarizadores, atravs do cristal lquido at chegar no outro polarizador. polarizador - filtro de vidro formado por ranhuras que s deixa a luz passar numa direo. os polarizadores so colocados nas extremidades do cristal lquido com as ranhuras a 90 um em relao ao outro. entre eles vai uma fonte de tenso que pode ser ligada ou desligada. veja a estrutura na figura abaixo: quando no h tenso aplicada entre os polarizadores, a iluminao atravessa o primeiro e as molculas do cristal lquido torcem a luz em 90 de modo que ela consegue atravessar o segundo e se torna visvel na frente do display. assim o display fica claro. quando h tenso aplicada entre os polarizadores, as molculas se orientam de outra forma de modo a no alterar o sentido da luz vinda do polarizador 1. assim a luz no consegue sair pelo polarizador 2 e no pode ser vista na frente do display. assim o display fica escuro. controlando o nvel de tenso aplicada entre os polarizadores possvel variar o nvel de luz que atravessar o display. estrutura do display lcd e da iluminao traseira

("backlight") conforme explicado, o display lcd um sanduche de placas e substratos de vidro, assim como a estrutura da iluminao traseira ("backlight"). veja abaixo: tela lcd - formada pelos seguintes componentes: polarizadores - s deixam a luz passar numa direo; placa tft - substrato de vidro onde esto os transistores mosfets que controlam o brilho individual para cada subpixel; filtro de cor - substrato de vidro que d as cores rgb aos subpixels controlados pelos mosfets; cristal lquido - modifica ou no a trajetria da luz que passa por ele dependendo da tenso aplicada entre os polarizadores pelos mosfets da placa tft. backlight - formada por:

lmpadas ccfl - lmpadas fluorescentes de catodo frio usadas para iluminar o display. o monitor pode ter duas ou mais destas; fonte inversora - ou inverter fornece entre 300 e 1300 vac para alimentar as lmpadas. controlando a tenso para a lmpada, ajustamos o brilho do display; guia de luz - direciona a luz para o display lcd; refletor - refle a luz para o guia; difusor - espalha a luz uniformemente pela unidade de backlight; prisma - transfere a luz da unidade de backlight para o display lcd. placa de circuito impresso do display lcd - contm o ci controlador do display e os cis ldi para fornecerem os bits de acionamento para os tft. a tela lcd, a unidade de backlight e a placa de circuito impresso formam um conjunto s e como j explicado, se der defeito em qualquer parte, o conjunto todo deve ser trocado. as lmpadas de iluminao do display lcd

conforme explicado a iluminao feita com lmpadas fluorescentes de catodo frio (ccfl). estas lmpadas tm um tubo de vidro contendo gases inertes dentro (neon, argnio e mercrio), dois terminais internos chamados catodos e uma camada de fsforo nas paredes internas do vidro. aplicando uma alta tenso entre os catodos, o gs interno se ioniza e emite luz ultravioleta (uv). o uv excita o fsforo de dentro que produz ento luz visvel no tubo da lmpada. para maior durabilidade da lmpada ela deve trabalhar com tenso alternada. se for tenso contnua ela tambm acende, porm com o tempo os gases se acumulam nos cantos da lmpada, escurecendo-os e produzindo uma luz desigual nestas regies em relao ao restante. veja o esquema destas lmpadas ccfl alimentadas com tenso alternada e contnua: as lmpadas ccfl so alimentadas com tenso alternada de 300 a 1300 v. tal tenso obtida por uma fonte inverter. esta fonte formada por transformadores, transistores chaveadores e ci oscilador que trabalham em alta freqncia (entre 40 e 80 khz). o inverter transforma ento uma tenso contnua baixa entre 12 e 19 v numa alta tenso alternada para acender as lmpadas. a fonte inverter bem fcil de se encontrar no monitor. basta seguir os cabos das

lmpadas (dois cabos para cada). a placa onde eles esto encaixados a fonte inverter. veja abaixo a localizao da fonte inverter de um monitor lcd: na fonte inverter entra tambm um sinal de controle vindo da placa do monitor para controlar a tenso fornecida para as lmpadas e desta forma ajustar o brilho da tela. tambm entra um sinal de controle para desligar a lmpada em caso de alguma falha no sistema como por exemplo a queima de uma das lmpadas do display. controle dos transistores tft do display lcd

a ligao entre o display lcd e a placa do monitor feita por um conector chamado lvds (sinalizao diferencial de baixa tenso). assim os dados digitais so aplicados ao display por linhas de 0 ou 1,2 v proporcionando maior velocidade de transferncia destes dados e sem rudos. ao passarem pelo conector lvds, os dados vo para um ci controlador do display e deste para vrios cis ldi que fornecem os bits para acionamento dos transistores tft. o ci controlador do display fica localizado numa placa ligada no substrato de vidro onde esto os tfts. j os cis ldi ficam entre a placa e o substrato de vidro. porm estes componentes no so substitudos quando queimam. a soluo a troca do display inteiro. veja na figura baixo a localizao dos cis de acionamento dos transistores tft do display: na placa do display tambm entra um +b de 3,3 ou 5 v para alimentar os cis de controle e ldi. roteiros para conserto de monitores lcd

esta a parte que todos estavam esperando. os procedimentos para consertar estes tipos de monitores. antes vamos classificar os defeitos em dois grupos: os defeitos relacionados com o display e os relacionados com outros circuitos, podendo em certos casos ser tambm no display. defeitos no display lcd normalmente so falhas que exigem a troca completa do display. so causadas por: algum ou alguns transistores tft queimados, lmpada ou ci queimado na placa do display ou ainda quebra do vidro ou manchas no display. veja na figura abaixo alguns defeitos relacionados com o display: como testar as lmpadas no display

1 - arranje uma fonte inverter - pode ser de monitor lcd condenado, display velho de notebook ou at de um scanner velho. tal material pode ser comprado numa casa de sucata de informtica. veja abaixo a fonte que ser usada de exemplo para o nosso teste: 2 - arranje uma fonte de 12 v - pode ser um eliminador de pilhas, uma fonte de computador ou qualquer outra fonte. veja abaixo a fonte que ser usada no teste: 3 - ligue a fonte na placa do inverter - solde o fio negativo da fonte no terra da placa do inverter que costuma ser a trilha em volta de um furo grande na placa ou as trilhas mais largas. o fio positivo da fonte vai no dissipador do maior transistor que h na placa. ele costuma estar na mesma trilha de uma bobina grande. veja abaixo os pontos de ligao:

4 - ligue a sada de alta tenso do inverter nos terminais da lmpada do display - se o display tiver mais de uma lmpada, teste uma de cada vez. ligue a fonte na tomada. em cada par de terminais que formos ligando o inverter, o display deve acender indicando que aquela lmpada est boa. se ao testar em algum par de terminais, o display no acender indica que aquela lmpada est queimada. neste caso a soluo a troca do display. veja abaixo como se faz o teste: teste da lmpada fora do display

se por acaso voc conseguir desmontar um display lcd sem quebr-lo ou danific-lo (no recomendvel) notar que as lmpadas ccfl ficam localizadas nos extremos e atrs do difusor de luz (se o display possuir mais de duas lmpadas). para testar basta ligar o inverter nos dois fios da lmpada e energizlo. a lmpada deve emitir uma luz branca. se a lmpada no acender, ela est queimada. veja como se realiza tal teste e a localizao destas lmpadas abaixo: o monitor no liga e o led do painel no acende

este defeito pode ser causado pela fonte de alimentao interna (ou externa como no caso de alguns monitores), algum ci regulador da placa principal ou pelo ci micro. 1 - mea o +b que sai em cada diodo ligado no trafo chopper da fonte - num deles deve sair 5 v e no outro em torno de 12 v. veja na figura abaixo: tela acesa porm no h imagem

1 - medir os +b que alimentam o ci scaler - normalmente este integrado tem pinos de +b de 3,3 v e outros de tenso mais baixa podendo ser 2,5 v ou 1,7 v. veja na figura abaixo os pontos no ci scaler do monitor da samsung: imagem muito escura

este defeito ocorre quando as lmpadas do display esto apagadas. pode ser ocasionado por lmpada queimada, fonte inverter com defeito ou sem +b. vamos ao procedimento: a- mea o +b que alimenta a fonte inverter - este +b varia de 12 a 19 v dependendo do modelo do monitor. veja abaixo como se mede esta tenso lembrando que ela sai de um dos secundrios do chopper da fonte chaveada: b - tem +b de 12 a 19 v na fonte inverter - veja se ao ligar o monitor tem alta tenso para as lmpadas da seguinte forma: coloque o multmetro em acv 1000, ponta preta no terra (alguma blindagem do monitor) e com a vermelha aproxime dos terminais da lmpada, um de cada vez. se aparecer uma pequena fasca azulada em qualquer dos terminais da lmpada, seguido do movimento do ponteiro at o final ou prximo, sinal que tem alta tenso. neste caso a fonte inverter est boa e o defeito lmpada queimada e a soluo a troca do display. veja o procedimento abaixo: c - tem alta tenso no conector da lmpada - neste caso o defeito lmpada queimada e devemos trocar o display inteiro. imagem aparece e escurece em seguida

este defeito normalmente causado por uma das lmpadas ccfl queimada. quando ocorre a queima de uma das lmpadas o circuito eletrnico desliga em

seguida a fonte inverter para que a diferena de iluminao no deixe marcas no display lcd. se as lmpadas esto boas, o defeito pode ser no circuito que monitora a corrente delas o no acionamento do inverter (incluindo o ci micro). veja abaixo: verifique se na hora que a lmpada apaga a tenso varia nos pontos enable e dim. se no variar, o defeito mesmo na placa inverter podendo ser o circuito de proteo de excesso de corrente das lmpadas. se a tenso varia no ponto enable e/ou dim, o defeito no ci micro que est desligando as lmpadas sem motivo aparente. acende o led do painel, mas a tela fica totalmente apagada

a primeira coisa a fazer conferir a tenso fornecida por todos os cis reguladores na placa principal conforme j foi explicado nos outros defeitos. se todas as tenses esto corretas trocamos o micro e a eeprom (normalmente um ci da srie 24xx), porm estes dois cis j devem vir gravados, caso no os encontremos a soluo ser a troca da placa principal. em alguns monitores a eeprom fica dentro do micro. veja abaixo: indica falta de sinal

mesmo com o cabo de sinal conectado no computador. tambm pode aparecer uma janela indicando erro de resoluo ou resoluo no suportada. este defeito ocorre muito nos monitores da samsung devido a uma falha no programa do ci micro. a soluo mais vivel a troca do micro ou na falta deste na troca da placa principal completa. h lojas especializadas em venda de componentes para monitores lcd como por exemplo a federal componentes www.federalcomp.com.br nas quais voc encontrar tal ci para a reposio. veja abaixo: no tem alimentao nos transistores chaveadores da fonte

inverter em vrios televisores e monitores lcd h um transistor de potncia na fonte inverter que fica em srie com o +b que vai aos transistores chaveadores do trafo. tal transistor de potncia recebe o nome de chave e controlado pelo ci micro. pode ser um pnp, onde o +b entra no emissor e sai no coletor ou um mosfet de canal p onde o +b entra no source e sai no dreno. aps localizar este transistor, para ter certeza se ele, mea a tenso num dos pinos extremos, deve dar 12 v ou mais e no terminal central (dissipador) deve dar 0 v para desligar a lmpada e 12 v para lig-la. podemos fazer um teste rpido nele: colocar em curto o terminal onde entra 12 v com o do dissipador. se a lmpada do display acender, o defeito pode estar neste transistor, nos componentes associados a ele ou no ci micro que no est fornecendo comando para ligar as lmpadas. se o display no acender, o defeito mesmo na fonte inverter. veja abaixo:

no sai +b nos diodos ligados no chopper

antes de mais nada desconecte a placa da fonte da placa principal. mea novamente os +b nos diodos ligados no chopper. se agora aparecem os +b o defeito na placa principal (algum ci em curto). se mesmo assim as tenses no aparecerem o defeito est na fonte. a - mea a tenso nos terminais do capacitor de filtro (o maior eletroltico) da fonte - a deve ter cerca de 150 v (se a rede for 110 v) ou 300 v (se a rede for 220 v). se no tiver tenso nos terminais deste capacitor, o defeito antes dele e da devemos testar: fusvel, bobina filtro de rede, a ponte retificadora, resistores e trilhas ligadas ao capacitor eletroltico. veja abaixo: b - fusvel queimado - antes da troca teste a ponte retificadora. se a ponte estiver boa veja se o ci da fonte chaveada no est em curto da seguinte forma: usando a escala de x1 do multmetro, coloque a ponta preta no pino 1 ou 2 do ci e a vermelha no terra (dissipador do ci). o ponteiro no deve mexer. se mexer, o ci est em curto. veja abaixo como se faz: c - tem tenso no capacitor de filtro, mas a fonte chaveada no funciona descarregue o capacitor de filtro usando um resistor entre 1 k e 2k2 x 10 w.

a seguir teste a frio: os diodos tanto os ligados no secundrio do chopper quando no lado do primrio, resistores, transistores e bobinas da fonte. a seguir troque: ci da fonte, fotoacoplador, o ci amplificador de erro ka431 e os eletrolticos. veja tambm minuciosamente se no h alguma trilha quebrada na regio da fonte. veja a indicao abaixo: tem +b normal nos diodos que saem do chopper, porm o

monitor no liga verifique se chega +b no ci micro (3,3 ou 5 v), conforme indicado abaixo: a - chega +b normal ao micro: o defeito pode ser no prprio micro, na eeprom ou no cristal de clock. neste caso podemos usar um freqencmetro ou um osciloscpio para ver se o cristal est oscilando. b - no chega +b no micro: testamos o ci regulador de 3,3 v que alimenta o micro. conforme j explicado este ci fica na placa principal. veja abaixo: se tem tenso na entrada , mas no tem na sada do ci regulador, o defeito pode ser neste ci ou em algum outro na linha de +b derrubando a tenso, especialmente se o regulador est muito quente. tem tenso normal nos transistores e ci do inverter, mas no

tem alta tenso neste caso devemos testar o comando on/off assim como o comando dim (controle de brilho) do ci micro para a placa do inverter. o on/off uma tenso 0 e 5 v ou 0 e 3 v que habilitam o ci oscilador da fonte inverter. o dim uma tenso que varia num dos pinos do oscilador para ele controlar o brilho das lmpadas do dislay. veja abaixo: se no temos os comandos on/off e dim (controle de brilho), o defeito est no ci micro. agora se tivermos estes comandos normalmente, o defeito mesmo na fonte inverter e devemos testar: transistores, diodos, resistores, bobinas, trafo e trocar o ci oscilador, conforme mostrado abaixo: no tem alta tenso para as lmpadas do display

neste caso o defeito pode ser na fonte inverter ou no ci micro que no est fornecendo o comando para acionamento da fonte inverter. a - teste o fusvel que h placa do inverter - ele queima muito e a fonte no fornece alta tenso para as lmpadas. veja a localizao de um fusvel destes abaixo: b - o fusvel est normal - verifique se chega +b nos transistores mosfets chaveadores do trafo e no ci oscilador da fonte inverter. veja abaixo: no h +b numa das linhas de alimentao do scaler

a - mea a tenso nos pinos de entrada e sada dos cis reguladores de tenso: veja o procedimento abaixo: b - no h +b na sada de um dos reguladores: se este ci estiver muito quente mais provvel que haja um curto em algum dos pinos de +b do scaler e neste caso pode ser o prprio scaler. se o ci regulador estiver frio ou morno e no solta +b teremos que troc-lo. a - mea a tenso nos pinos de entrada e sada dos cis reguladores de tenso: veja o procedimento abaixo:

b - no h +b na sada de um dos reguladores: se este ci estiver muito quente mais provvel que haja um curto em algum dos pinos de +b do scaler e neste caso pode ser o prprio scaler. se o ci regulador estiver frio ou morno e no solta +b teremos que troc-lo. tem alimentao normal no scaler

a - mea a tenso nos pinos de +b que alimentam o display lcd: esta tenso medida no conector que vai ao display, sendo 3,3 v para o monitor de 15" e 5 v para monitores de tela maior. veja abaixo: b - no chega +b no display:

mea a tenso na entrada e sada do regulador que alimenta o display conforme indicado abaixo: c - no sai tenso do regulador que alimenta o display:

desconecte o display e mea outra vez a tenso na sada do regulador. se agora aparecer tenso normal, o defeito est no display que dever ser trocado. se no aparecer +b mesmo assim na sada do regulador, este ci deve ser trocado. d - tem +b normal no scaler e no display: troque o ci scaler e na falta deste a placa completa onde ele se encontra. exemplo da troca de ci num monitor lcd

abaixo temos o exemplo de um defeito bastante comum num dos monitores samsung das linhas 510n, 540n, 710n e 740n. aparece apenas um quadradinho que fica passando pela tela indicando falta de sinal no cabo (mesmo este ligado no computador) ou erro de resoluo. esta falha ocorre devido a um erro ocorrido no programa interno do ci micro. neste caso a soluo a troca do referido ci e como smd tomamos alguns cuidados neste procedimento. troca do ci smd

necessitaremos dos seguintes materiais: - ferro de solda 30 ou 40 w, ponta fina e bem limpa. - solda comum de boa qualidade tipo "best" ou "cobix". - solda de baixa fuso. - fluxo de solda (breu + lcool isoproplico). - pedao de fio malha ou na falta deste um cabinho decapado. - lcool isoproplico para a limpeza da placa. - escova de dentes. - pedao de pano de algodo (tipo malha de camiseta velha). 1 - adquira um novo ci com exatamente o mesmo cdigo daquele a ser trocado, especialmente no caso dos micros. peas para monitores lcd podem ser obtidas em lojas especializadas em monitores como por exemplo: www.federalcomp.com.br. 2 - espalhe a solda de baixa fuso por todos os pinos do ci que vai ser trocado. tome cuidado de no exagerar na quantidade. a seguir usando a ponta do ferro de solda aquea a solda por igual em todos os pinos do ci. usando uma pequena chave de fenda como alavanca levante o ci da placa para que ele caia na bancada.

a seguir retire as sobras da solda da placa com a ponta do ferro.

nas trilhas da placa onde estava soldado o ci a limpeza pode ser feita com o fio malha: passe fluxo de solda na ponta da malha, encoste-a nas trilhas. encoste a ponta do ferro na malha e o calor desta atrair os restos de solda que estavam nas trilhas. a seguir limpe o resto da placa com uma escova de dentes, lcool isoproplico e o pano de camiseta. veja abaixo o ci j retirado da placa: 3 - posicione corretamente o novo ci sobre as trilhas da placa e aplique solda comum nos pinos extremos do ci. no se preocupe com os pinos que ficarem em curto. a finalidade desta operao fixar o ci na placa. 4 - aplique um pouco de fluxo de solda num dos lados do ci.

faa uma grande pelota de solda nos pinos da ponta neste lado onde foi aplicado o fluxo. levante a placa e deslize a ponta do ferro de solda puxando a solda para baixo. a solda descer , soldar os pinos nas trilhas e devido ao fluxo no ficar entre dois pinos. se acontecer de ficar dois ou mais pinos grudados podemos desgrud-los usando o fio malha embebido no fluxo, encostando-o nos pinos grudados, aquecendo e assim ele atrai a solda desfazendo os curtos. veja na figura abaixo o ci novo j na placa e o monitor voltando a funcionar corretamente. Manuteno de Computadores Manuteno de Computadores Manuteno de Computadores Manuteno de Computadores sumario sumario Reconhecendo os componentes Ferramentas necessrias Erros comuns durante a montagem Manuseando as peas instalao instalao Abrindo o gabinete Desmonte um computador Como instalar placa me Aplicando pasta trmica no processador Colocando o processador Troque a fonte padro Como instalar

uma ventoinha no gabinete Instalando memria e placa de vdeo Instalao do HD Aprenda a instalar uma unidade tica Como instalar os fios do painel frontal Hora da finalizao Sem fios soltos por a Instalar os principais perifricos Extras Desmistificando a BIOS Aprenda a crimpar cabos de rede Como gastar menos e no ser enganado Antes de comear a desmontar uma mquina, preciso tomar alguns cuidados, como saber identificar corretamente todos os componentes internos do computador, saber quais ferramentas utilizar, como manusear as peas, etc. Reconhecendo os componentes Reconhecendo os componentes Confira quais so os componentes presentes em um gabinete e saiba como retirar cada um deles. Sabendo reconhecer cada componente, erros comuns, como instalar o disco rgido no lugar da unidade tica, podem ser evitados. (clique na imagem para ampliar) Ferramentas necessrias Ferramentas necessrias preciso ter algumas ferramentas bsicas para comear a desmontar um computador. Confira quais so os tipo de chave de fenda necessrios, bem como os parafusos corretos e itens que ajudaro a proteger as placas e componentes da mquina. No se esquea de ver tambm quais os cabos e placas indispensveis na montagem de um computador. Erros comuns durante a montagem Erros comuns durante a montagem bvio que no nascemos sabendo tudo, por isso muito comum que pequenos erros ocorram durante a montagem de um computador. O problema que descuidos inocentes s vezes podem estragar e inutilizar placas, processadores, etc. Por isso no deixe de conferir como deve ser o ambiente para a montagem e manuteno de um computador e tambm a maneira correta de conectar os cabos e placas. Manuseando as peas Manuseando as peas As peas de um computador so muito sensveis e saber manuse-las muito importante. Quanto menos contato houver entre seus dedos e os contatos de um componente eletrnico, melhor. Aprenda como pegar corretamente as peas e no corra mais o risco de perder um componente caro simplesmente por no segur-lo da maneira correta instalao instalao Agora que voc j sabe como manusear os componentes e tambm j providenciou as ferramentas necessrias, hora de colocar a mo na massa.

Abrindo o gabinete Abrindo o gabinete Independente se voc vai fazer uma manuteno do PC ou se vai instalar um novo componente, a primeira coisa a se fazer abrir o gabinete. Encontre todas as informaes necessrias para realizao desta tarefa.

Desmonte um computador Desmonte um computador Caso voc esteja fazendo manuteno em uma mquina, pode ser preciso retirar alguns componentes. Por isso, no deixe de dar uma olhada na descrio completa e detalhada de como realizar esta tarefa

Como instalar a placa me Como instalar a placa me Um dos componentes mais importantes para o funcionamento do computador a placa me. Justamente por isso o primeiro componente que deve ser instalado. Confira todos os passos, em detalhes, de como fazer esta tarefa que, apesar de simples, exige um pouco de ateno do usurio

Aplicando pasta trmica no processador Aplicando pasta trmica no processador A pasta trmica, apesar de pouco comentada, de extrema importncia para o bom funcionamento de um computador. Sua principal funo aumentar a aderncia entre o processador e o cooler para que assim o processador seja refrigerado de modo mais eficiente. Seguindo as dicas corretamente, voc pode ficar frio e aplicar a pasta trmica sem medo.

Colocando o processador Colocando o processador Depois que a pasta trmica foi aplicada corretamente, hora de instalar o processador no lugar destinado a ele na placa me. No uma tarefa difcil, verdade, mas exige um pouco de ateno por parte do usurio justamente pelo fato de o processador j conter pasta trmica em sua superfcie. Mas s seguir todos os passos corretamente que no h com o que se preocupar

Troque a fonte padro Troque a fonte padro Sem uma boa fonte no h computador que aguente muito tempo. Esta uma pea indispensvel para o seu computador, pois ser atravs dela que a energia chegar a todos os seus componentes. Este processo mais trabalhoso do que difcil, como voc ir perceber, mas sempre importante ficar atento s dicas e sempre prestar ateno no que est sendo feito.

Como instalar a ventoinha no computador Como instalar a ventoinha no computador Um computador sem ventilao uma bomba relgio, e pode explodir a qualquer momento. Exageros parte, muito importante instalar corretamente o cooler (tambm chamado ventoinha) no computador, pois ele quem garante a circulao de ar dentro do gabinete e tambm quem praticamente anula a probabilidade de seu processador queimar com o calor dissipado pelos componentes da mquina. Confira todos os passos para a realizao desta tarefa e veja como simples.

Instalando memria e placa de vdeo Instalando memria e placa de vdeo A to comentada memria! Veja, passo a passo, como colocar para funcionar esta pea to importante. Para aqueles que possuem uma placa de vdeo externa (sem ser a onboard), possvel encontrar tambm diversas dicas de instalao para esta pea to cobiada por diversos usurios, principalmente os gamers.

Instalao do HD Instalao do HD O que seria de um computador sem disco rgido? Hoje em dia, quase nada. Por isso, aprenda diversos macetes que facilitam, e muito, a instalao deste importantssimo componente para os computadores. Saiba dos cuidados necessrios e de alguns detalhes que so de suma importncia durante o processo. O artigo possui dicas e passo a passo tanto para HDs SATA quanto IDE.

Aprenda a instalar uma unidade tica Aprenda a instalar uma unidade tica Unidade tica nada mais do que um gravador de CD, DVD ou Blu-ray. O processo de instalao bem rpido e no exige muitos conhecimentos, contudo, um pouco de ateno sempre importante, mesmo seguindo um passo a passo detalhado como o encontrado nesse artigo.

Como instalar os fios do painel frontal Como instalar os fios do painel frontal Os fios do painel frontal nem sempre so padronizados e apenas os fios bsicos costumam estar identificados na placa me. Alm das preciosas dicas sobre a conexo destes fios que voc encontra neste artigo, sempre bom ter o manual da placa me por perto. Caso surja alguma dvida especfica da placa, mais fcil para voc encontrar a soluo.

Hora da finalizao Quase terminando! Agora s faltam alguns pequenos detalhes para que voc possa usar seu computador e aproveitar tudo o que ele tem para oferecer. Hora da finalizao

Sem fios soltos por a Depois que tudo estiver devidamente instalado, voc vai notar que no ficou muito organizado. Sim, isso normal, afinal so vrios fios e cabos passando por todos os lados. O que voc no pode fazer fechar o gabinete e fazer de conta que no est vendo a baguna, pois isso pode prejudicar, e muito, a ventilao dos componentes. bem fcil unir e arrumar os fios, basta ter um pouco de pacincia

Instalar os principais perifricos Internamente, tudo instalado! Excelente! Mas e agora, como conectar teclado, monitor, mouse, etc.? Isto bem simples, mas para ter certeza de que voc est fazendo corretamente, no deixe de conferir as dicas apresentadas no artigo sobre instalao de componentes. A instalao das peas e componentes est finalizada, agora s ligar o computador e fazer as configuraes necessrias.

extras Quem tal algumas dicas extras? Aprenda a mexer na BIOS sem medo e tambm como criar seu prprio cabo de rede. extras

Desmistificando a BIOS Depois de instalar tudo e iniciar o computador, talvez voc precise acessar a BIOS a fim de configurar algum componente. Calma, no precisa se assustar. Apesar de muitos falarem, a BIOS no nenhum bicho-de-sete-cabeas. Conhecendo todos os itens presentes neste software de inicializao, e sabendo como alter-los de maneira correta, voc no ter com o que se preocupar.

Aprenda a crimpar cabos de rede Um computador sem Internet no a mesma coisa. Ao invs de comprar os cabos para montar sua rede local, aprenda a crimpar (montar) os seus prprios. fcil e bem rpido. Apesar de ser necessrio comprar um alicate especial para isto, voc tem a comodidade de poder consertar qualquer cabo que apresente defeito futuramente.

Como gastar menos e no ser enganado Para saber o que precisa ser arrumado no computador necessrio, antes, saber o que h de errado com ele. A maioria dos usurios mais leigos, no quesito hardware, j foi enganada pelo menos uma vez por tcnicos cheios de m f e assistncias tcnicas aproveitadoras. Para que isto no acontea com voc, aprenda como diagnosticar alguns problemas bsicos no computador e, quando for o caso, voc mesmo pode arrumar. Seno, pelo menos saber se algum tcnico tentar enrolar voc.

Acabou?! claro que no. Novas tecnologias surgem a cada dia, tanto em softwares como em hardwares. Ainda assim, de extrema importncia saber como instalar as peas disponveis atualmente. Quando os novos componentes estiverem no mercado, voc j sabe como funciona, e no ter maiores dificuldades. Como compartilhar arquivos na rede . Como compartilhar arquivos na rede

A forma mais simples de se compartilhar arquivos que estejam em um mesmo local, mas em computadores diferentes por meio de uma pequena rede, ao invs de ficar recorrendo a pendrives ou a outros dispositivos. Montar uma pequena rede domstica mais fcil do que se imagina: exige alguns equipamentos (voc pode encontrar informaes sobre eles neste artigo) e poucas configuraes que costumam ser bem simples. Para o Windows XP, primeiramente voc deve configurar a rede e isso pode ser feito atravs do assistente. Entre no Painel de Controle e Conexes de Rede. Dentro desta guia, selecione a opo Configurar uma rede domstica ou de pequena empresa. Ento basta seguir as etapas posteriores conforme estejam de acordo com as condies de seus computadores. Por exemplo, se compartilham internet banda larga, local e nome do computador, etc. Algo realmente importante lembrar-se de colocar o mesmo nome no campo Grupo de trabalho dentro da tela de configurao Nomeie a rede, para que todos possam se comunicar. Na etapa final do assistente, ele pergunta se voc deseja criar um disco de configurao para ser utilizado em outros computadores. Fica a seu critrio, voc pode cri-lo, mas caso no queira ou no disponha de um disco, basta repetir o mesmo processo nos outros computadores da rede. No caso do Windows Vista, ele faz esse mapeamento sozinho, basta selecionar a unidade de rede no computador, como mostrado na tela abaixo. Feitas as devidas configuraes, voc precisa compartilhar as unidades de disco rgido para que possam ser acessadas de outros computadores. Entre em Computador, clique com o boto direito do mouse sobre a unidade de disco desejada e entre na opo Compartilhamento, no Vista e Compartilhamento e segurana no XP. Entre na guia Compartilhamento. Ento, no Windows XP, selecione as alternativas referentes ao compartilhamento do disco rgido que mais se enquadram com o desejado. No Windows Vista, ser necessrio abrir a opo Compartilhamento Avanado para depois selecion-las. Este processo deve ser feito em todos os computadores da rede. Ao trmino dessa operao, reinicie os computadores envolvidos para que as configuraes tenham efeito. Quando voc for acessar os locais de rede eles j estaro presentes dentro desta pasta ou o acesso tambm pode ser feito digitando-se \\xcomputador na barra de execuo do Windows. Como compartilhar sua impressora na rede . Como compartilhar sua impressora na rede

Trabalhar em rede uma realidade na maioria das empresas, mas utilizar uma impressora para cada estao de trabalho simplesmente invivel. Da mesma forma, em residncias com mais de um computador, no necessrio muito menos barato que voc compre um equipamento desse para cada computador da casa. Se todos os PCs estiverem ligados em rede (independente de terem internet ou no), voc pode utilizar a mesma impressora em todos eles. Veja como fazer isso em cada verso do Windows No computador onde a impressora est ligada No computador onde a impressora est ligada

Windows XP No Menu Iniciar, clique em "Impressoras e aparelhos de fax". Na janela que se abre, aparecer um cone para cada impressora instalada no computador. Clique com o boto direito do mouse sobre aquela que deseja compartilhar e, depois, na opo "Compartilhamento". Na aba "Compartilhamento", marque a opo "Compartilhar esta impressora". D um nome para ela e clique em "Aplicar" ou "OK". Windows Vista Windows Vista Acesse o Painel de Controle. Em "Hardware e Sons", clique em "Impressora". Na janela que se abre, aparecer um cone para cada impressora instalada no computador. Clique com o boto direito do mouse sobre a qual voc deseja compartilhar, e depois na opo "Compartilhamento" Marque a opo "Compartilhar esta impressora". D um nome para ela e clique em "Aplicar" ou "OK" Windows 7 Windows 7 No Menu Iniciar, clique em Dispositivos e Impressoras. Clique com o boto direito sobre a impressora que quer compartilhar e em Propriedades da impressora. Na aba Compartilhamento, marque a opo Compartilhar esta impressora, e d um nome para identificao. Nos computadores que usaro a impressora Windows XP No Menu Iniciar, clique em "Impressoras e aparelhos de fax". Clique no link "Adicionar uma impressora", que fica na faixa da esquerda da janela, dentro do grupo "Tarefas da impressora". O Windows inicia um assistente. Selecione a opo "Uma impressora de rede ou conectada a outro computador". Marque a opo "Procurar impressora" e clique em "Avanar". Sero listadas todas as impressoras instaladas em computadores da rede. Digite o nome que voc quiser e, na lista das disponveis, clique naquela que voc deseja instalar. Clique em "Avanar". Caso seja exibida uma mensagem de segurana, clique em "Sim". Se voc deseja que essa seja a impressora padro para as impresses originadas desse PC, marque a opo "Sim" e clique em "Avanar", depois em "Concluir" (caso ela seja a nica instalada, ser automaticamente configurada como a padro). Windows Vista / 7 Na rea de dispositivos e impressoras, acessvel pelo Painel de Controle, clique no boto "Adicionar uma impressora", que fica na barra superior de botes da janela.

No assistente que se abre, voc deve clicar em Adicionar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth. O Windows ento procura e lista as impressoras da rede. Clique naquela desejada e em Avanar a fim de instal-la. O sistema checa os drivers necessrios e voc define um nome para ela. Caso seja a nica instalada, ela ser automaticamente configurada como a padro. Caso o equipamento no seja identificado automaticamente, voc pode tentar usar a opo A impressora que desejo no est na lista. Aqui voc pode procurar pelo nome do computador e pelo nome da impressora, ou adicion-la usando um endereo TCP/IP ou nome de host. Repita o procedimento acima para todos os computadores que vo usar a impressora em rede. Aps isso j ser possvel imprimir a partir de qualquer PC da sua rede. Como compartilhar Internet Banda Larga Como compartilhar Internet Banda Larga

Atualmente, em virtude dos valores mais acessveis e melhor custo benefcio, a maioria dos usurios de computador e internet conta com conexes de acesso rpido em casa. Ainda falando em facilidades, nos dias de hoje tambm est mais simples e acessvel a aquisio de equipamentos e no incomum ter mais do que um PC na mesma casa. Com isso, algumas vezes h a necessidade de se acessar a internet de mais de um computador ao mesmo tempo e muitos acabam comprando mais de um ponto de acesso, aumentando consideravelmente o custo mensal do servio. O que nem sempre um fato conhecido que, para compartilhar a internet banda larga entre mais de um computador, no obrigatrio se adquirir junto prestadora do servio mais de um ponto de acesso, basta montar uma pequena rede domstica para se compartilhar a conexo. Para isso, voc precisar de alguns equipamentos como um roteador, um hub/switch (caso seu modem seja um roteador mas no possua o nmero de portas necessrias para o compartilhamento, por exemplo) e cabos de rede conforme a quantidade de computadores que compartilharo a mesma conexo. Cabe sempre lembrar que a velocidade de conexo ser compartilhada entre os PCs conectados rede Um roteador, de uma maneira simples, o aparelho que far a ponte da conexo entre o modem e os computadores. Um dos cuidados que deve ser tomado em sua aquisio verificar se o nmero de portas (entradas nas quais os computadores sero ligados) disponvel nele compatvel com sua necessidade. Alguns modems j so roteadores e s ser preciso comprar um hub/switch para efetuar a conexo dos computadores caso ele no conte com o nmero de portas desejadas. Para verificar se este seu caso, verifique no manual do aparelho ou entre em contato com o fabricante. Ento, basta pegar um cabo de rede pino-a-pino para cada computador. Normalmente, estes cabos so azuis ou cinzas e como todos os outros equipamentos citados, podem ser adquiridos em lojas de informtica no tamanho necessrio. J em posse dos equipamentos, por meio de um cabo de rede, ligue seu modem j instalado conexo de internet e previamente configurado ao roteador na entrada apropriada (algumas vezes esta entrada especificada no roteador como WAN, mas para se certifica, consulte o manual do aparelho). Feito isso, conecte os outros cabos de rede na entrada dos computadores e em qualquer uma das portas do roteador.

No se esqueda que todos os computadores conectados devem receber um IP automaticamente. Isso j uma configurao padro do Windows, mas para ter certeza, acesse o Painel de Controle eescolha a opo Conexes de rede. Na tela seguinte, clique com o boto direito do mouse sobre a conexo sem fio e clique em Propriedades. Ento, selecione Protocolo TCP/IP e clique em Propriedades. Na tela de configuraes, verifique se as opes Obter endereo IP automaticamente e Obter endereo dos servidores DNS automaticamente esto selecionadas. Ao trmino deste procedimento, sua conexo j estar compartilhada entre todos os computadores ligados. Por meio desta rede, voc tambm poder compartilhar arquivos e impressoras, bastando configur-la para tal funo em todos os computadores. Problemas na rede de sua casa? Veja o que pode estar acontecendo! . Problemas na rede de sua casa? Veja o que pode estar acontecendo!

Quando se fala em uma rede de computadores, a primeira coisa que vem na cabea : dois ou mais computadores que compartilham o acesso Internet por meio de cabos de redes e aparelhos como hubs, roteadores, etc. Esta viso no est errada, mas sempre bom saber que uma rede domstica pode ser muito mais do que um computador roubando a conexo com a Internet dos demais. Quando vrios computadores esto conectados uns aos outros, possvel compartilhar arquivos, ou mesmo pastas inteiras e impressoras. Assim as mquinas da rede conseguem enxergar umas s outras, o que permite o acesso a qualquer pasta do computador, desde que seja autorizado. Acessando os artigos Como compartilhar arquivos na rede e Como compartilhar sua impressora na rede voc obtm todas as informaes e dicas necessrias para compartilhar o que desejar na rede Infelizmente os Windows XP e Vista no facilitam muito a vida do usurio quando o assunto compartilhamento em rede. Embora o Vista seja melhor para realizar a tarefa, est longe de ser perfeito. Por isso, quando ocorre algum problema com o acesso dos computadores rede, para a maioria dos usurios isso significar dores de cabea. Mas, as dicas abaixo, embora simples, podem ser de muita valia. Justamente por serem to corriqueiras, s vezes passam sem serem notadas. Agora chega de papo furado, vamos s dicas. Grupos de trabalho Voc certamente j deve ter criado grupos para classificar seus contatos no MSN ou mesmo no celular. normal fazermos isso, pois assim fica muito mais fcil encontrar o nmero da pessoa com quem desejamos conversar. Nos computadores no muito diferente: preciso criar grupos de trabalho e garantir que todos os computadores da rede fazem parte do mesmo grupo. Normalmente, os usurios no prestam muita ateno este detalhe e acabam culpando os cabos de rede ou outros hardwares por um problema de configurao. Mas no se preocupe, este tipo de erro mais comum do que se imagina. Como vou saber em qual grupo meu computador est cadastrado? No Windows XP, acessando o Painel de Controle, clique sobre a opo Sistema e, em seguida, abra a guia Nome do computador. Localize o campo Grupo de trabalho e verifique se alguma das mquinas ligadas na rede no pertence ao mesmo grupo das demais.

Caso tudo esteja certo, s clicar em Ok e fechar as janelas. Do contrrio, clique em Alterar... e, no campo Grupo de trabalho digite o nome correspondente. Note que os grupos podem ter qualquer nome, desde que esse no ultrapasse o limite de quinze caracteres e no possua caracteres especiais como espao, vrgula, etc. Para usurios do Windows Vista, tambm preciso acessar o Painel de Controle e a opo Sistema para ento clicar em Alterar nome do grupo de trabalho. O que altera a disposio dos botes e links de acesso. O infeliz do IP O endereo IP , na maioria das vezes, a causa da discrdia entre usurios e a configurao de uma rede. muito frequente usurios que trocam o IP das mquinas e depois querem que a rede funcione normalmente. Todas as mquinas devem possuir o mesmo padro de IP (192.168.0.1, 192.168.0.2 e 192.168.0.3, por exemplo), pois esse endereo que realmente identifica as mquinas em uma rede. Um ponto importante que todas as mquinas devem estar configuradas para obter IP automtico ou todas para obter IP fixo. No se deve utilizar estas duas opes em uma mesma rede, pois endereos automticos raramente seguem o mesmo padro utilizado nos endereos fixos. No caso dos endereos permanentes, preciso que a mscara de sub-rede tambm siga um modelo, baseada no endereo IP que foi escolhido. Opa, no se esquea do Firewall A principal funo de um firewall impedir que usurios no autorizados acessem seu computador. Ora, se voc no autorizar, ento no consiguir entrar e fuar nos dados daquela mquina. Para que sua rede funcione sem problemas, talvez seja preciso criar regras de acesso no firewall de todas as mquinas. Tais regras diro quem pode acessar os arquivos do computador e quais as atividades est autorizados a realizar. Fique atento, pois qualquer configurao errada nas regras pode bloquear o acesso mquina. No resolveu !!! J fiz o que foi dito acima, mas os computadores ainda no aparecem no Ambiente de rede!Calma, o Windows demora alguns minutinhos para mostrar os computadores que compem o grupo de trabalho acessado, principalmente se a rede possuir diversas mquinas. Aguarde uns dez minutos e depois atualize (pressionando a tecla F5) o grupo. Procure com cuidado pelo nome do computador desejado, pois comum, na hora da pressa, deixar passar um ou outro nome. Se nada disso resolver, v at o computador que deseja acessar e utilize o atalho tecla Windows+R para abrir a opo Executar do sistema operacional, digitando cmde pressionado "Enter" logo em seguida. Isto far com que o prompt de comando do Windows abra. Agora, na famosa tela preta, digite o comando ipconfige anote a informao Endereo de IP que for exibida. Volte sua mquina e abra a opo Executar (tecla Windows+R) para, em seguida, digitar "\\ENDEREO DE IP ANOTADO". Veja o exemplo. Todo o procedimento acima far com que voc acesse diretamente a mquina desejada, atravs do endereo IP dessa. Se mesmo assim voc no conseguir acessar nenhuma das

mquinas da rede, pode ser que seu problema seja hardware, s vezes uma placa com defeito, cabos mal conectados ou mesmo rompidos. Se possvel, troque as placas e os cabos e faa o teste! Para finalizar Mexer com rede de computadores no uma tarefa simples, exige pacincia, ateno aos detalhes e, principalmente, um pouco de conhecimento. Esperamos ter ajudado vocs de alguma maneira. At a prxima! OGRIGADO Obrigado fim

Pagamento nico

Das könnte Ihnen auch gefallen