Sie sind auf Seite 1von 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA POLO SENHOR DO BONFIM

Adriano dos Santos Moraes RA 7933686624 Fbio Jos de Lima RA 7758649034 Luiz Justiniano dos Santos RA 7924685540 Ticiana Sabino da Silva RA 832677750 Claudiane Mota da Silva RA 8348777227

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA (ATPS)

Senhor do Bonfim- BA Novembro/2013

ADRIANO DOS SANTOS MORAES, FBIO JOS DE LIMA, LUIZ JUSTINIANO DOS SANTOS, TICIANA SABINO DA SILVA, CLAUDIANE MOTA DA SILVA.

DIREITO EMPRESARIAL

Atividade apresentada Universidade Anhanguera, Polo de Senhor do Bonfim, como requisito parcial de aprovao da disciplina Direito Empresarial, do Curso de Tecnologia em Gesto Pblica, sob a orientao da Prof.. Presencial Esp. Nayara Ribeiro Muricy.

Senhor do Bonfim-Ba Novembro/2013

SUMRIO

1 - INTRODUO ____________________________________________________________ 03.

2 - ARTIGO: O novo Direito Empresarial, com nfase na funo social e na capacidade contributiva, coerente e adequado atualidade?" __________________________________03/04.

3 CONSIDERAES FINAIS__________________________________________________ 05.

4 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS __________________________________________ 05.

1 - INTRODUO O presente trabalho tem por objetivo a analise da funo social das empresas e sua capacidade contributiva como meio de promoo de justia social. Ser visto um breve exemplo da EMPRESA: LATICINIO DOIS IRMAOS, visitada pelos alunos da turma de gesto pblica da faculdade anhanguera, que entrevistaram "in loco" seus proprietrios e ouviram suas dificuldades em arcar com a alta carga tributaria que abocanha parte do seu faturamento.

2 O novo Direito Empresarial, com nfase na funo social e na capacidade contributiva, coerente e adequado atualidade? O novo cdigo comercial institudo em 2003 foi um marco para a expanso econmica brasileira, pois facilitou a formalizao de novas empresas e contribuiu significativamente para melhoria da qualidade de vida da populao, atravs da gerao de empregos e renda e a modernizao das linhas de produo. No entanto a carga tributaria no acompanhou essas mudanas e hoje o Brasil um dos lideres mundiais em arrecadao. Contudo os valores arrecadados no so aplicados conforme a lei orienta e no esto de acordo com a realidade da economia brasileira. O Estado arrecada tributos para suprir os gastos da mquina pblica, gastos esses, que esto diretamente ligados para o desenvolvimento social e econmico dos indivduos. Assim, j sabido que o excesso de tributao inibe o crescimento econmico, afetando tambm, as unidades produtivas, impede a expanso do parque industrial, diminui a entrada de capital estrangeiro produtivo, dentre outras. O contribuinte brasileiro convive com uma pesada carga tributria, originada de uma legislao fiscal complexa. Assim, por conta dessa elevada carga tributria, muitas das empresas optam por clandestinidade, o que diminui a arrecadao de tributos. Exemplo prtico foi observado durante uma visita empresa LATICINIO DOIS IRMAOS, implantado na Zona rural de Senhor do Bonfim-Ba no semirido nordestino. Verificamos que o cenrio da clandestinidade que fez parte de sua realidade virou coisa do passado, a sociedade passou a cobrar e consumir produtos e servios de qualidade e foi isso que fez os proprietrios dessa empresa optar pela formalizao do negcio em uma regio que ainda deficiente de investimentos e instalaes industriais. Os administradores tem a sensao de que no Brasil se paga tributos em vo, anualmente empresa perde parte das receitas com pagamentos de

ISS, ICMS, PIS/COFINS, dentre outros. Os impostos, na teoria tm que cumprir uma funo social para serem cobrados, mas na pratica no se tem um atendimento a essas funes, a empresa deixa de contratar mais funcionrios e deixa de investir no aumento da tecnologia implantada. As empresas poderiam investir na gerao de riquezas, manuteno de empregos, pagamento de impostos, desenvolvimentos tecnolgicos, movimentao do mercado econmico, cumprindo sua funo social caso pagassem menos impostos. Nesta linha, a alta carga tributria e seu caos retiram a competitividade das empresas instaladas no Brasil, encarecendo os produtos, descapitalizando as empresas, inibindo o investimento e o nvel de emprego. De fato, a elevada carga tributria brasileira, constitui em um srio obstculo as relaes internacionais no campo do comrcio, uma vez que onera excessivamente a atividade comercial, interferindo, ainda, nos movimentos de capitais, de pessoas e prejudicando as transferncias de tecnologia e os intercmbios de bens e servios. Dessa forma, diante do cenrio atual, grande o movimento em prol de uma ampla reforma tributria. Todavia, de se ressaltar que muito embora haja a necessidade de certas mudanas, o melhor recurso que se apresenta, salvo melhor juzo, o de garantir a efetiva aplicao dos preceitos j dispostos na Constituio Federal, principalmente aqueles relativos ao Sistema Tributrio Nacional. Isso porque normas que protegem o contribuinte e que limitam a atuao estatal j existem, resta, entretanto, que sejam bem aplicadas.

3 CONSIDERAES FINAIS A mquina pblica necessita da arrecadao de tributos para custear os seus gastos, gastos que devem ser feitos com os prprios indivduos, no que se refere funo social do estado com educao, sade, transporte, moradia, saneamento bsico, entre outros. H uma critica na carga tributria brasileira em virtude de ser muito alta e injusta, pois ela privilegia a sonegao fiscal e a instalao de empresas clandestinas, ainda dificulta a concorrncia internacional, nossas empresas no tm como concorrer em patamar igual. Assim, esse paradoxo de injustias e alta carga tributria, podem ser resolvidos com a ampliao da base de potenciais contribuintes, atravs da criao de mecanismos que induzam a incluso cada vez maior, daqueles que deixam de contribuir total ou parcialmente com tributos. Conclui-se que possvel reduzir a carga tributria sem prejuzos as funes sociais das empresas, mediante as injustias produzidas pelo sistema tributrio, seja por meio de uma maior atuao fiscal, visando reduzir a evaso fiscal, seja pela concesso mais criteriosa de benefcios fiscais, tendo sempre por justificao o interesse pblico.

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BELINELO, Antonio. Vade Mecum RT. 6, ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. MACHADO, Hugo de Brito, Curso de Direito Tributrio. So Paulo: Malheiros Editores, 2004. TORRES, David et. al. Revelando o Sistema Tributrio Brasileiro. So Paulo, 2003. ANAN JR., Pedro; MARION, Jos Carlos. Direito Empresarial e Tributrio. So Paulo: Alnea, 2009. PLT 372.

Das könnte Ihnen auch gefallen