Sie sind auf Seite 1von 4

Consumida pelos orientais h milhares de anos, goji berry ainda novidade no pas, mas vem conquistando cada vez

z mais espao no cardpio dos brasileiros. Originria do sul da sia ! China, "ibete e #ndia !, a $ruta a sensa%o do momento nas dietas e destaca!se tambm por suas propriedades ben$icas & sa'de.

(ica em variedade de aminocidos, vitaminas, minerais, cidos gra)os insaturados, antio)idantes e polissacardeos, o goji berry agrada & primeira vista por ser pouco cal*rica. +ma colher de sopa da $ruta possui cerca de ,- calorias. Contudo, seus bene$cios v%o muito alm da balana.

./01 "12342

5ovo gr%o da moda, a chia ajuda a emagrecer e turbinar o corpo, mas cal*rica .ista e)tensa de bene$cios

1 alta concentra%o de vitamina C um dos atrativos da $ruta chinesa, como comprovado no trabalho publicado no 1merican 6ournal o$ Clinical 5utrition. Cada 7-- gramas da $ruta cont8m 9 gramas de vitamina C. 6 7-- gramas, ou uma )cara de ch, da vers%o seca contm 9,-- miligramas da vitamina, quantidade ,- vezes maior que a de uma laranja. 1lm disso, ela tambm possui grande quantidade das vitaminas 37, 39 e 3:.

1 quantidade de vitamina C j justi$ica o consumo dirio de goji berry e, segundo a nutr*loga membro da 1bran ;1ssocia%o 3rasileira de

5utrologia< 2arcella =arcez, sua ingest%o por meio do alimento muito mais e$iciente para o organismo do que se $osse realizada em $orma de suplementos.

1 nutricionista .enycia 5eri, diretora da 5utri>.i$e, destaca que pesquisa publicada em maio de 9--?, no 6ournal o$ 1lternative and Complementary 2edicine, comprovou que o consumo regular da $ruta asitica resulta no aumento no nvel de energia, desempenho atltico, qualidade do sono, $acilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades. 1lm disso, pode ajudar na redu%o da $adiga e do estresse. 1ntio)idante

5eri a$irma que a lista de bene$cios n%o para por a. @Aevido &s suas propriedades antio)idantes, essa $ruta utilizada como agente na preven%o de doenas cardiovasculares e in$lamat*rias, dist'rbios da vis%o, do sistema neurol*gico e imunol*gico, alm de possuir propriedade anticancergena e antienvelhecimento@, a$irma.

6 o cido gra)o chamado linoleico ajuda a reduzir a ta)a de colesterol ruim ;.A.< do sangue e os aminocidos presentes na $ruta colaboram para a produ%o de protenas, que ser%o as responsveis por enrijecer os m'sculos e reduzir a $lacidez.

@Brutas com pigmentos vermelhos, como o goji berry, s%o ricas em carotenoides. /ssas substCncias previnem doenas do envelhecimento e protegem a pele e os olhos@, e)plica tambm a nutr*loga 2arcella =arcez.

"hinDstocD 5a vers%o desidratada, interessante que a pessoa consuma a $ruta juntamente com um lquido para hidratar as $ibras e potencializar os e$eitos

Como consumir

Aepois de se impressionar com a lista de bene$cios, resta saber como consumir essa $ruta vermelha t%o poderosa. O goji berry pode ser encontrado $resco, seco e em $orma de cpsulas.

@Eara que consiga alcanar seu e$eito medicinal, a dosagem diria recomendada de 7, a >, gramas, ou 79- ml de seu suco@, a$irma a nutricionista. 1 $ruta pode ser misturada a outras $rutas, saladas, sucos e iogurtes.

Como $onte de energia, a nutr*loga indica que a goji berry seja ingerida pre$erencialmente pela manh% e antes de atividades $sicas. @Fe optar pela vers%o desidratada, interessante que a pessoa consuma a $ruta juntamente com um lquido pra hidratar as $ibras e potencializar os e$eitos ben$icos@, e)plica.

Eor se tratar de uma $ruta importada, a vers%o in natura n%o encontrada $acilmente. Contudo, possvel achar a goji berry desidratada em lojas e emp*rios de produtos naturais e cpsulas com o p* da $ruta em $armcias de manipula%o. 1 cai)a com :comprimidos pode variar de (G H- a (G79- e o pacote com 7,-g da $ruta desidratada custa, em mdia, (G >-.

Das könnte Ihnen auch gefallen