Sie sind auf Seite 1von 6

A administrao uma habilidade humana

A capacidade administrativa do homem muito antiga. H 3000 anos, na construo das pirmides do Egito, certamente trabalharam ecientes gerentes e supervisores, capazes de organizar o trabalho de milhares de pessoas. Entretanto, apenas recentemente, houve preocupao de analisar a administrao de modo sistemtico e coerente. A administrao nada mais do que a conduo racional das atividades de uma organizao, seja ela lucrativa ou no-lucrativa. O campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administrao em geral, no se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizaes lucrativas (empresas) ou se nas organizaes no-lucrativas. A habilidade humana consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivaes e liderar grupos de pessoas. Alm disso, tem outras habilidades que compe a habilidade humana, habilidade tcnica: Consiste em utilizar conhecimentos, mtodos, tcnicas e equipamentos necessrios para o desempenho de tarefas especficas, por meio da experincia e educao. muito importante para o nvel operacional. Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organizao como um todo e ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organizao total e no apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato. muito importante para o nvel institucional.

Acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias da administrao O aprofundamento da Revoluo Industrial a partir da segunda metade do sculo XIX gerou inmeras conseqncias para a sociedade, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e aumento da complexidade das organizaes empresariais. O aparecimento exponencial de novas tecnologias, invenes, inovaes tcnicas e sociais, e a tendncia de concentrao do capital, ocasionaram o surgimento de grandes fbricas responsveis por empregar - em um s local centenas e s vezes milhares de seres humanos que s tinham a fora de trabalho a oferecer aos detentores dos meios de produo. Dentro desse contexto de grandes mudanas econmicas, sociais e demogrficas, muitos estudiosos e profissionais comearam a perceber o quo difcil se tornava a organizao e o controle dessas grandes empresas, as quais precisavam lidar com diversas variveis, ao mesmo tempo em que buscavam garantir o lucro necessrio manuteno do empreendimento e a remunerao do capital investido. Como esclarece Beynon (1995), no incio do sculo XX, grandes empresrios, como Ford, Rockefeller dentre outros, estavam com bastantes problemas em seus conglomerados, principalmente no que tange gesto dos empregados. Dessa forma, foram nas duas primeiras dcadas do sculo passado que apareceram os

acadmicos e peritos da indstria, os quais apresentaram-se oferecendo ajuda aos empresrios americanos e europeus. Como havia a necessidade de produo em massa, devido demanda sempre crescente e a explorao de novos mercados, a relao empregado x empregador parecia ser a mais complexa. Os principais problemas podem ser assim enumerados: 1) altssimas taxas de rotatividade da mo-de-obra; 2) presso por produtividade por meio de atitudes muitas vezes agressivas e injustas; 3) baixa qualificao dos empregados; 4) necessidade de adaptao s novas tecnologias, como a linha de montagem; 5) modelos de remunerao capazes de gerar motivao e produtividade. Surge, ento, neste momento, no despontar do sculo XX, os primeiros trabalhos de cunho cientfico na administrao. Os expoentes dessa fase cientfica foram dois engenheiros: Frederick Winslow Taylor, responsvel pelo desenvolvimento da Escola da Administrao Cientfica, e Henri Fayol, criador da Teoria Clssica. Dessa forma, a chamada Abordagem Clssica da Administrao formada pelas duas abordagens construdas por esses dois engenheiros pesquisadores. Os trabalhos de Taylor podem ser considerados como a primeira tentativa de fundar uma cincia da administrao. O pesquisador era engenheiro, e teve a possibilidade de atuar em vrios cargos dentro uma fbrica, desde operrio at engenheiro-chefe. Aps alguns anos como empregado, Taylor passou a trabalhar como consultor, aperfeioando suas pesquisas e idias sobre gesto. O aspecto fundamental de sua teoria a busca do aumento da eficincia da organizao, por meio da racionalizao do trabalho e da obteno de mtodos mais eficientes de controle dos trabalhadores. De acordo com Pugh (2004), para solucionar a questo do relacionamento empregado x empregador, Taylor prope quatro grandes princpios: 1) O desenvolvimento de uma verdadeira cincia do trabalho, em que seria necessria uma investigao cientfica para se chegar a uma jornada de trabalho justa. Neste caso, o empregador saberia qual a quantidade de trabalho ideal a ser realizada pelo trabalhador, e este receberia uma alta taxa de pagamento, j que este busca a maximizao de seus ganhos; 2) A seleo cientfica e o desenvolvimento progressivo do trabalhador. Aqui caberia administrao da organizao desenvolver os trabalhadores, buscando garantir que estes se tornem altamente produtivos, ou seja, de primeira linha; 3) A conexo da cincia do trabalho e trabalhadores cientificamente selecionados e treinados; 4) A constante e ntima cooperao de gestores e trabalhadores. Esta cooperao eliminaria os conflitos, j que os gestores e operrios estariam cientes de suas responsabilidades e funes.

Para Moraes (1988), o trabalho de Taylor visou resolver a problemtica da dependncia do capital frente ao trabalho vivo. Para isso, a administrao deveria entender sistematizar e normatizar a execuo das tarefas dentro da organizao, visando mxima produtividade por meio das ferramentas adequadas. Braverman apud Moraes (1988) demonstra os trs princpios estabelecidos por Taylor: 1) Dissociao do processo de trabalho das especialidades dos trabalhadores, cabendo ao administrador reunir e organizar o conhecimento que antes pertencia apenas aos trabalhadores; 2) Separao de concepo e execuo, ou seja, o trabalhador deve apenas executar a tarefa, no sendo um participante do planejamento (responsabilidade da gerncia); 3) Utilizao do conhecimento para controlar cada fase do processo de trabalho e seu modo de execuo. Cabe a gesto realizar o direcionamento e preparao das tarefas que sero realizadas e sua forma de execuo. Assim, Moraes (1988) resume muito bem o Taylorismo, esclarecendo que este se caracteriza como uma forma de controle do capital sobre os processos de trabalho, atravs do controle de todos os tempos e movimentos do trabalhador, ou seja, do trabalho vivo. A Teoria Clssica da Administrao de Henri Fayol surgia logo depois dos primeiros estudos e resultados de Taylor realizado nos Estados Unidos. Pode-se dizer que o ponto de partida foi em 1916, com a primeira publicao do trabalho de Fayol, intitulado Administration Industrielle et Gnrale Prvoyance, Organisation, Comandement, Coordination, Controle. Assim como a Administrao Cientfica, a Teoria Clssica se caracterizava tambm pela busca da eficincia organizacional, porm com um foco diferenciado: a estrutura da organizao e as funes gerenciais. Como demonstra Pugh (2004), Fayol estabeleceu a definio de gerncia, como compreendendo cinco elementos: 1) Planejar, diz respeito ao olhar para o futuro, preparando-se para ele. Sobre essa funo, a gerncia deveria levar em conta os objetivos de cada unidade e alinhamento aos objetivos organizacionais; utilizar previses de curto e longo prazo; ter flexibilidade para adaptaes do plano; ser capaz de prognosticar os cursos das aes. 2) Organizar, referindo-se a elaborao de uma estrutura material e humana onde as atividades podero ser desenvolvidas de forma otimizada. 3) Comando, que significa manter as pessoas em atividade, buscando, atravs da liderana e relacionamento, o melhor desempenho dos colaboradores. 4) Coordenao, em que o gestor busca harmonizar e unificar todos os esforos e atividades, a fim de que os objetivos das unidades estejam alinhados com os objetivos estratgicos da organizao.

5) Controle, responsvel pela verificao do desempenho de todos os elementos anteriores. O controle deve se certificar que as atividades esto sendo realizadas de acordo com o plano estabelecido. Fayol tambm desenvolveu alguns princpios gerais da administrao, os quais so a base de sua teoria. So alguns deles: diviso do trabalho (a especializao torna o indivduo mais produtivo); unidade de comando, em que Fayol estabelece que o empregado deva ter somente um chefe, para evitar conflitos de comando; remunerao, como importante fator de motivao; cadeia escalar, em que se diz que a hierarquia necessria, porm a comunicao lateral tambm importante, desde que os superiores sejam informados a respeito daquilo que est sendo tratado; esprito de equipe, equidade e justia na conduo da empresa; ordem material, social e estabilidade de pessoal, para minimizao dos custos com desenvolvimento da equipe. Apesar das criticas viso minimalista do ser humano (homo economicus) ou talvez a uma falta de humanidade dos princpios tayloristas, que levariam o homem a comportar-se como uma mquina, as contribuies de Taylor e Fayol foram de essencial importncia para o desenvolvimento posterior da administrao, servindo de base para vrias reas, tais como a engenharia industrial, gesto de processos, qualidade, modelos de gesto e aperfeioamento das funes gerenciais. ANTECEDENTES HISTORICOS DA ADMINISTRAO NO LIVROA HISTORIA DA RIQUEZA DO HOMEM DE LEO HUBERMAN; O livro de Huberman relata que as pessoas so trabalhavam para as outras pessoas se fossem realmente obrigados a isso, at ento as pessoas tinham suas terras e viviam do que provinham delas. Em meados do sculo XVI os trabalhadores foram expulsos das suas terras e esses camponeses tiveram que se prontificar a irem para as indstrias para garantir os sustentos das suas famlias quando se deu a Revoluo industrial. Nesse perodo os trabalhadores eram submetidos a longas jornadas de trabalho, baixos salrios, descontos abusivos e condies subumanas. Dessa forma o Estado passa a ter que pensar em como gerar lucros e reaplicar o mesmo a exemplo do que os capitalistas faziam, porm estes lucros deveriam ser revertidos para a melhora das condies de vida da classe trabalhadora. Para garantir o sucesso da revoluo o Estado necessita de criar planos globais para a economia como um todo de modo a estimular o crescimento futuro sustentvel e garantir que no faltem as condies bsicas de existncia, bem como fornecer um padro mnimo de qualidade no presente. Graas planificao do Estado a Rssia tem um crescimento vertiginoso e serve de exemplo ao mundo capitalista, principalmente aps a crise de 1929, onde mostra a necessidade do Estado estar intervindo em alguns setores do capitalismo para garantir a estabilidade social e impor limites ao capitalismo selvagem. Porm a revoluo Russa herdou um pas pobre que no dispunha de capital para investir em indstria de base e a produo de bens ao mesmo tempo e dentro da sua planificao passou a exportar riquezas naturais como trigo e petrleo para o ocidente e importar equipamentos destinados a indstria pesada. Entretanto havia um ponto fraco no planejamento, pois a Rssia podia controlar os meios de produo dentro do seu territrio, mas no podia controlar

o mercado internacional. Estava assim sujeita a variao de preo dos produtos que exportava e muitas vezes tinham que exportar muito mais do que as metas previstas para saldar as dvidas assumidas nas compras de mquinas, submetendo a sua populao a um esforo cada vez maior para atingir as metas de desenvolvimento. Apesar das dificuldades a bem sucedida Revoluo Russa passa a tornar-se uma ameaa ao capitalismo e o mesmo busca contrapor a evoluo do comunismo financiando regimes autoritrios como o de Mussolini e Hitler. Estes regimes apesar de proteger os interesses dos capitalistas foram estruturados para a guerra como forma de expanso de mercado, levando esta dimenso s ltimas conseqncias. Aps a Segunda Guerra Mundial o dilema do capitalismo torna-se mais amplo, pois alm do conflito de interesses entre Capital x Trabalho passa a ter tambm o conflito em relao ao maior controle ou no do Estado para garantir a estabilidade social.

ORGANIZAES MECANICISTAS X ORGANIZAES FLEXVEIS EXISTIRIA UM MEIO TERMO?

a administrao a cincia, tcnica e arte que permitiu o enorme desenvolvimento da humanidade no decorrer do sculo passado provocando o aumento de qualidade de vida das pessoas. Considerado um das maiores invenes da atualidade por estar presente no cotidiano de variados profissionais e no cotidiano das pessoas. Com a mecanizao da indstria e agricultura na primeira Revoluo industrial, reduzindo cada vez mais a mo de obra do operrio pelas mquinas, fazendo com que inibiu os trabalhadores de exercerem suas funes intelectuais e perdendo oportunidades de crescimento pessoal e intelectual. Para Taylor o funcionrio no era visto como ignorante e prezava muito sua capacidade intelectual, ele acreditava na idia da eficincia e eficcia e que a agilidade e rapidez dos funcionrios que geram lucro e asceno industrial, porm quem deveria decidir o mtodo ideal para o seu trabalho era o gerente.

O capitalismo moderno tem determinado que as atividades intelectuais e de comunicao integrem crescentemente todos os nveis das atividades produtivas, incluindo a produo exigindo que esses criem uma aliana entre produtividade e a capacidade humana, ou seja, produtividade capitalista (teoria clssica) com as ideais dos trabalhadores (criatividade e produo intelectual humana).

Em todas as teorias aproveitamos os lados positivos e negativos, sendo os negativos aperfeioados e adaptados de acordo com o cenrio e o cotidiano em que se encontram.

Os processos administrativos por mais diferentes que sejam, encontraremos princpios da administrao de Taylor e Fayol nos dias atuais ainda com mais intensidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen