Sie sind auf Seite 1von 12

Perguntas e Respostas

EBSERH - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIOS HOSPITALARES

ALOIZIO MERCADANTE OLIVA Ministro de Estado da Educao

JOS RUBENS REBELATTO Presidente

CELSO FERNANDO RIBEIRO DE ARAJO Diretor de Ateno Sade e Gesto de Contratos

GARIBALDI JOS CORDEIRO DE ALBUQUERQUE Diretor de Logstica e Infraestrutura Hospitalar

WALMIR GOMES DE SOUSA Diretor Administrativo Financeiro

JEANNE LILIANE MARLENE MICHEL Diretora de Gesto de Pessoas

CRISTIANO CABRAL Diretor de Gesto de Processos e Tecnologia da Informao

Material produzido pela Assessoria de Comunicao Social / Ebserh Permitida a reproduo parcial ou total, desde que indicada a fonte.

Introduo

Desde que foi criada por meio da Lei Federal n 12.550, de 15 de dezembro de 2011, a Empresa Brasileira de Servios Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministrio da Educao, passou a ser o rgo do Governo Federal responsvel pela gesto do Programa Nacional de Reestruturao dos Hospitais Universitrios Federais (Rehuf), executado em parceria com o Ministrio da Sade e que contempla aes nos 46 hospitais que integram a rede. Alm disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gesto de seus respectivos hospitais, no sentido de realizar o dimensionamento das necessidades de recomposio do quadro de pessoal das unidades e dos servios prestados sade da populao por meio, exclusivamente do Sistema nico de Sade (SUS). Por se tratar de uma empresa criada recentemente, dvidas frequentes so levantadas. Para ajudar na melhor compreenso sobre a estrutura da Ebserh e sua atuao, esta cartilha tem o objetivo de sanar eventuais dvidas de maneira simples e rpida. Aqui esto inseridas informaes sobre os editais dos concursos pblicos promovidos pela empresa, o plano de Cargos, Carreiras e Salrios, e de Benefcios da Ebserh, a preservao da autonomia universitria e a manuteno do atendimento exclusivamente no mbito do Sistema nico de Sade (SUS) por parte dos hospitais. Sendo uma empresa pblica constituda integralmente por recursos pblicos, a Ebserh tem como nalidade apoiar os hospitais vinculados s instituies federais de ensino superior para que atuem, com excelncia, como campo de prtica prossional e na ateno de qualidade sade da populao.

Assessoria de Comunicao Social

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

definio e objetivos

O que a Empresa Brasileira de Servios Hospitalares?

A Empresa Brasileira de Servios Hospitalares (Ebserh) uma empresa pblica vinculada ao Ministrio da Educao, criada pela Lei Federal n 12.550, de 15 de dezembro de 2011, que tem como nalidade a prestao de servios gratuitos de assistncia mdico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnstico e teraputico comunidade, assim como a prestao s instituies pblicas federais de ensino ou instituies congneres de servios de apoio ao ensino, pesquisa e extenso, ao ensino-aprendizagem e formao de pessoas no campo da sade pblica, observada, nos termos do art. 207 da Constituio Federal, a autonomia universitria. Por ser uma empresa pblica, o hospital manter toda a prestao de servios sade da populao 100% no mbito do Sistema nico de Sade (SUS), e funcionar com recursos 100% pblicos.

Art. 207, CF/88


Art. 207. As universidades gozam de autonomia didtico-cientca, administrativa e de gesto nanceira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Por que foi criada a Ebserh?

A criao da Ebserh integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para viabilizar a reestruturao dos hospitais vinculados s instituies federais de ensino superior. Por meio do Programa Nacional de Reestruturao dos Hospitais Universitrios Federais (Rehuf), institudo pelo Decreto n 7.082, de 27 de janeiro de 2010, foram empreendidas aes no sentido de garantir a reestruturao fsica e tecnolgica e tambm de solucionar a necessidade de recomposio do quadro de prossionais dos hospitais.

Quais as principais nalidades da Ebserh?

A Ebserh tem a nalidade de garantir as condies necessrias para que os hospitais universitrios federais prestem assistncia de excelncia no atendimento s necessidades de sade da populao, de acordo com as orientaes do Sistema nico de Sade (SUS) e ofeream as condies adequadas para a gerao de conhecimento de qualidade e formao dos prossionais dos diversos cursos da universidade a qual pertence.

Definio e objetivos

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

SUS, Autonomia Universitria e Rehuf

Os hospitais universitrios federais continuaro a prestar assistncia sade no mbito do SUS com a contratao da Ebserh?

Sim, a partir da adeso Ebserh, os hospitais universitrios federais mantero as atividades de prestao de servios de assistncia sade integral e exclusivamente no mbito do Sistema nico de Sade (SUS) e de acordo c o m a Po l t i c a N a c i o n a l d e S a d e , estabelecida pelo Ministrio da Sade. Tal garantia est expressa na Lei de criao da empresa (Lei n 12.550/2011).

Haver controle social dos servios prestados pela Ebserh?

O Conselho Consultivo um rgo permanente da Ebserh que, alm de prestar apoio Diretoria Executiva e ao Conselho de Administrao, tem como uma de suas nalidades o controle social. O Conselho Consultivo ser constitudo por representantes da Ebserh, do Ministrio da Educao, do Ministrio da Sade, dos usurios dos servios de sade dos hospitais universitrios federais, indicado pelo Conselho Nacional de Sade; dos residentes em sade dos hospitais universitrios federais, indicado pelo conjunto de entidades representativas; reitor ou diretor de hospital universitrio, indicado pela Andifes e representante dos trabalhadores dos hospitais universitrios federais administrados pela Ebserh, indicado pela respectiva entidade representativa.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

A partir da contratao da Ebserh, haver prejuzo da autonomia universitria?


No haver prejuzo autonomia das universidades federais sobre a gesto dos hospitais universitrios. A autonomia universitria est consagrada no Art. 207 da Constituio Federal e garantida pela Lei de Criao da Empresa (Lei n 12.550/2011). De acordo com seu Estatuto Social, a Ebserh, no exerccio de suas atividades, estar orientada pelas polticas acadmicas estabelecidas pelas instituies de ensino com as quais estabelecer contrato de prestao de servios.

Art. 3, Lei n 12.550/2011


Art. 3 A EBSERH ter por nalidade a prestao de servios gratuitos de assistncia mdico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnstico e teraputico comunidade, assim como a prestao s instituies pblicas federais de ensino ou instituies congneres de servios de apoio ao ensino, pesquisa e extenso, ao ensino-aprendizagem e formao de pessoas no campo da sade pblica, observada, nos termos do art. 207 da Constituio Federal, a autonomia universitria.

Como ser feita a gesto do Programa Rehuf a partir da criao da Ebserh?


O Pr o g r a m a N a c i o n a l d e Reestruturao dos Hospitais Universitrios Federais (Rehuf), criado em 2010 pelo Governo Federal, tem como objetivo criar condies materiais e institucionais para que os hospitais possam desempenhar plenamente suas funes em relao s dimenses de ensino, pesquisa e extenso e dimenso da assistncia sade. Com a criao da Ebserh, a empresa passa a ser a gestora do Rehuf conforme delegao estabelecida pela Portaria n 442/2012, do Ministrio da Educao.

H risco de privatizao dos hospitais universitrios federais a partir da gesto da Ebserh?

No. A Ebserh, vinculada ao Ministrio da Educao, uma empresa pblica, constituda por recursos pblicos que executar as atividades de prestao de servios de ateno sade integralmente no mbito do Sistema nico de Sade (SUS) e de acordo com a Poltica Nacional de Sade, estabelecida pelo Ministrio da Sade.

SUS, Autonomia Universitria e Rehuf

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Adeso, Contratao e Governana

A partir da adeso, como ser feita a implantao da Ebserh nos hospitais universitrios federais?

A partir da manifestao pela adeso por parte da universidade federal qual o hospital vinculado, a empresa trabalha em conjunto com o hospital no dimensionamento dos servios prestados pela unidade e da necessidade de contratao de pessoal. Essas informaes faro parte do Plano de Reestruturao, um dos anexos do contrato. A partir da assinatura do contrato, constituda a equipe de governana do Hospital formada pelo Superintendente e trs gerentes (Ateno Sade; Administrativo e de Ensino e Pesquisa).

Quais sero os critrios para constituio da equipe de governana dos hospitais universitrios federais?

O Superintendente, no caso dos hospitais universitrios, ser selecionado pelo Reitor da universidade, preferencialmente do quadro permanente da instituio, obedecendo a critrios estabelecidos de titulao acadmica e comprovada experincia em gesto pblica na rea de sade, denidos em conjunto entre a Reitoria e a Empresa, nos termos do art. 6 da Lei n 12.550, de 15 de dezembro de 2011. As Gerncias sero ocupadas por pessoas selecionadas por um comit composto por membros da Diretoria Executiva da Ebserh e o Superintendente selecionado para a respectiva unidade hospitalar, a partir de anlise curricular que comprove qualicao para o atendimento das competncias especcas de cada Gerncia.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

O contrato ser comum a todas as universidades?


No, cada contrato e respectivo Plano de Reestruturao ter caractersticas que devero reetir as especicidades de cada hospital.

O que contero os contratos rmados entre a Ebserh e as universidades federais?


De acordo com a Lei de criao da empresa (Lei n 12.550/2011) o contrato conter as obrigaes dos signatrios, as metas de desempenho, indicadores, prazos de execuo que devero ser observados pelas partes e respectiva sistemtica de acompanhamento e avaliao, com os critrios e parmetros a serem aplicados.

As universidades federais que no aderirem empresa tero asseguradas as condies necessrias ao seu funcionamento ou sofrero algum tipo de prejuzo?

As universidades federais que no aderirem Ebserh continuaro a ter seus hospitais universitrios contemplados pelo Programa Nacional de Reestruturao (Rehuf). Entretanto, a soluo apontada pelo Governo Federal para a recomposio da fora de trabalho dos hospitais foi a criao da Ebserh.

Adeso, Contratao e Governana

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Gesto de Pessoas

Qual a forma de ingresso no quadro de pessoal da Ebserh?

O regime de pessoal permanente da Ebserh o da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1 de maio de 1943, e legislao complementar, condicionada a contratao prvia aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, observadas as normas especcas editadas pelo Conselho de Administrao (Art. 10, da Lei n 12.550/2011). No site da Ebserh, na pgina Concursos e Selees so divulgados os editais para contratao de pessoal lanados pela empresa.

Para quais hospitais universitrios federais a Ebserh realizar concurso pblico?


A Ebserh realizar concurso para contratao de pessoal para os hospitais administrados por universidades federais que rmarem contrato com a Empresa e nos quais for identicada a necessidade de recomposio do quadro de recursos humanos. A partir da manifestao da universidade pela contratao, iniciado o processo de caracterizao do hospital, com o dimensionamento dos servios e a necessidade de contratao de pessoal para a posterior realizao do concurso pblico. A deciso pela contratao da Ebserh da autonomia de cada universidade federal. Na pgina da Ebserh so divulgados todos os contratos rmados com as universidades federais que assim decidirem. Alm disso, possvel acompanhar na pgina destinada aos processos seletivos a divulgao dos editais de concursos pblicos lanados pela empresa para a contratao de pessoal para os hospitais.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Uma vez contratado pela Ebserh, existe a possibilidade de transferncia do empregado entre hospitais universitrios federais?
Os concursos realizados pela Ebserh destinam-se a unidades hospitalares especcas. A transferncia para outra lial da Ebserh somente poder ocorrer por necessidade ou interesse da empresa.

O que acontecer com os funcionrios que atuam nos hospitais universitrios federais por meio de vnculos considerados irregulares?
Os trabalhadores que atualmente desempenham funes nos hospitais universitrios federais por meio de vnculos empregatcios considerados irregulares pelos rgos de controle podero participar dos concursos pblicos para ingresso na Ebserh. Os concursos preveem a seleo por meio de aplicao de provas e comprovao de ttulos acadmicos e de experincia prossional. Portanto, as experincias prossionais dos candidatos, se devidamente registradas, podero ser consideradas no processo de seleo, observadas as regras denidas em edital.

Quais so os benefcios que os empregados da empresa tm direito?


Os prossionais aprovados nos concursos pblicos realizados pela Ebserh que ingressarem no quadro de pessoal da empresa faro jus aos planos de Cargos, Carreiras e Salrios e de Benefcios da empresa que esto disponveis no endereo eletrnico da Ebserh, pgina Gesto de Pessoas

Gesto de Pessoas

EBSERH - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIOS HOSPITALARES Setor Comercial Sul - SCS, Quadra 09, Lote C, Edifcio Parque Cidade Corporate, Bloco C, 1 ao 3 pavimento | CEP: 70308-200 | Braslia-DF Telefone: (61) 3255-8900 | Site: www.ebserh.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen