Sie sind auf Seite 1von 17

blo gpast o raanavirginia.blo gspo t .co m .br http://blo gpasto raanavirginia.blo gspo t.co m.br/2012/03/acesso -traducao -da-biblia-amplificada.

html#mo re

Traduo da Bblia Amplificada - Glatas Completa

A Bblia Amplif icada tem sido de grande apoio para meu ministrio. Ela esclarece relaes que as outras tradues no esclarecem. Entretanto, sei que o empecilho da lngua uma barreira inf ormacional para muitos. Assim, vou me atrever a f azer algo que ainda no f oi f eito no Brasil of icialmente e dar uma opo de traduo da Bblia Amplif icada captulo por captulo de algumas cartas do Novo Testamento, que acho f undamentais. Comeo com a Carta aos Glatas, que trata da relao entre a lei e a graa. Verif ique como a leitura e compreenso do texto f acilitada por essa Cart a de Paulo aos Glat as (t raduo para o port ugu s) verso da Bblia. Ela procura manter as especif icidades das lnguas originais que a traduo geralmente resume e sintetiza. Coloco a seguir um quadro por Captulo de Glatas na verso Amplif icada comparada com Verso Atualizada de Joo Ferreira de Almeida.

A principal preocupao de Paulo nessa epstola eram os cristos judeus que incomodavam os gentios convertidos a Cristo a voltarem para os rituais da lei. Eles insistiam que os cristos gentios deveriam circuncidar-se e cumprir os rituais judaicos para serem salvos. Paulo estava chocado com essas insistncias e o versculo que centraliza sua postura o 1:8. No primeiro captulo, Paulo Apresenta a f onte de sua autoridade em relao ao ministrio em relao sua apresentao pelo prprio Cristo e na conf irmao do seu chamado pela sua obra evangelstica com os gentios, e a lembrana de sua alta qualif icao no conhecimento das leis e tradies judaicas.

Carta de Paulo aos Glatas - Captulo 1

Bblia Amplificada 1 Paulo, apstolo [mensageiro especial indicado, comissionado e enviado para o exterior] no a partir [de nenhum grupo de] homens nem por ou atravs de nenhum homem, mas por e atravs de Jesus Cristo (o Messias) e Deus o Pai, o qual O levantou dentre os mortos,

Bblia Almeida Revista e Atualizada 1 Paulo, apstolo, no da parte de homens, nem por intermdio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, 2 e todos os irmos meus companheiros, s igrejas da Galcia,

2 e todos os irmos que esto comigo, para as igrejas da Galcia:

3 Graa e bno espiritual sejam para vocs e paz de Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias) [nas suas almas].

3 graa a vs outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo, 4 o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, 5 a quem seja a glria pelos sculos dos sculos. Amm! 6 Admira-me que estejais passando to depressa daquele que vos chamou na graa de Cristo para outro evangelho, 7 o qual no outro, seno que h alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.

4 O qual deu-se (rendeu-se) a si mesmo [para expiar] nossos pecados [e nos salvar e nos santif icar] de modo a nos resgatar e livrar dessa poca e ordem mundial perversas, de acordo com a vontade, propsito e plano de nosso Deus e Pai

5 para Ele [seja atribuda toda] a glria atravs de todas as eras das eras e as eternidades das eternidades! Amm (assim seja). 6 Eu estou surpreso e atnito que vocs estejam to rapidamente se tornando renegados e abandonando Aquele que convidou e chamou vocs pela graa (f avor imerecido) de Cristo (o Messias) [e que vocs estejam transf erindo sua lealdade] para um evangelho dif erente [at mesmo oposto]. 7 No que exista [ou possa existir] qualquer outro [evangelho genuno], mas existem obviamente alguns que esto af ligindo, perturbando e conf undindo vocs [com uma espcie dif erente de ensino, o qual eles of erecem como evangelho] e querem perverter e distorcer o Evangelho de Cristo (o Messias) [com algo que absolutamente ele no ]. 8 Mas, mesmo se ns ou um anjo do cu vier a pregar para vocs um evangelho contrrio e dif erente daquele que ns lhes pregamos, seja ele amaldioado (antema, dedicado para a destruio, lanado no abismo para a eterna punio)! 9 Como ns dissemos antes, agora, digo de novo: Se qualquer um est pregando a vocs um evangelho dif erente de ou contrrio quele que vocs receberam [de ns], seja ele amaldioado [antema, votado destruio, lanado no abismo para a eterna destruio]!

8 Mas, ainda que ns ou mesmo um anjo vindo do cu vos pregue evangelho que v alm do que vos temos pregado, seja antema. 9 Assim, como j dissemos, e agora repito, se algum vos prega evangelho que v alm daquele que recebestes, seja antema. 10 Porventura, procuro eu, agora, o f avor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, no seria servo de Cristo. 11 Fao -vos, porm, saber, irmos, que o evangelho por mim anunciado no segundo o homem, 12 porque eu no o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelao de Jesus Cristo. 13 Porque ouvistes qual f oi o meu proceder outrora no

10 Ora, eu estou tentando ganhar o f avor dos homens ou de Deus? Eu busco agradar os homens? Se eu ainda estivesse procurando popularidade com homens, eu no seria um servo de Cristo (o Messias).

11 Pois eu quero que vocs saibam irmos, que o evangelho que f oi proclamado e f eito conhecido por mim no um evangelho de homem [uma inveno humana, um acordo com homens ou padronizado sob nenhum modelo humano]. 12 Pois, na verdade, eu no o recebi de homem, nem f ui ensinado, mas [ele veio para mim] atravs de uma revelao [direta] dada por Jesus Cristo (o Messias). 13 Vocs tm ouvido de minha primeira carreira e do meu antigo modo de vida na religio judaica (judasmo), como eu persegui e abusei da

igreja de Deus f uriosa e extensivamente e com zelo f antico [f iz o meu melhor] para f azer estragos e destruir a igreja de Deus. 14 E, [vocs tm ouvido como] eu ultrapassei muito dos homens de minha prpria gerao entre o povo da minha raa em [minha capacidade e dedicao de estudar e observar as leis do] judasmo, de to extremamente entusiasta e zeloso eu era das tradies de meus ancestrais. 15 Mas quando Ele, Aquele que me escolheu a mim e me separou [mesmo] antes que eu nascesse e que me chamou por Sua graa (seu imerecido f avor e bno), achou POR BEM e f ui f avorecido [Is 49:1; Jr 1:5]. 16 POR revelar (desvelar, descobrir) Seu Filho dentro de mim para que eu possa proclam-lo entre os gentios (o mundo no judeu) como as alegres notcias (evangelho), imediatamente eu no conf eri com carne e sangue [no consultei ou me aconselhei com nenhum ser humano f raco ou me comuniquei com ningum]. 17 Nem mesmo subi a Jerusalm para aqueles que eram apstolos (mensageiros especiais de Cristo) antes, mas eu f ui e me retirei para a Arbia e, em seguida, eu voltei novamente para Damasco.

judasmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava. 14 E, na minha nao, quanto ao judasmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradies de meus pais. 15 Quando, porm, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graa, aprouve 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detena, no consultei carne e sangue, 17 nem subi a Jerusalm para os que j eram apstolos antes de mim, mas parti para as regies da Arbia e voltei, outra vez, para Damasco. 18 Decorridos trs anos, ento, subi a Jerusalm para avistarme com Cef as e permaneci com ele quinze dias; 19 e no vi outro dos apstolos, seno Tiago, o irmo do Senhor. 20 Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testif ico que no minto. 21 Depois, f ui para as regies da Sria e da Cilcia. 22 E no era conhecido de vista das igrejas da Judia, que estavam em Cristo. 23 Ouviam somente dizer: Aquele que, antes, nos perseguia, agora, prega a f que, outrora, procurava destruir. 24 E glorif icavam a Deus a meu respeito.

18 Ento, trs anos depois, eu subi para Jerusalm para tornar-me [pessoalmente] conhecido de Cef as [Pedro], e permaneci com ele por quinze dias.

19 Mas eu no vi nenhum outro dos apstolos (os mensageiros especiais de Cristo), exceto Tiago, o irmo de nosso Senhor.

20 Ora, [note cautelosamente o que eu estou dizendo, pois isto a verdade], eu lhes escrevo isso como se eu estivesse diante do tribunal de Deus; eu no minto; 21 Ento, eu f ui aos distritos (pases, regies) da Sria e Cilcia.

22 E at agora eu era ainda desconhecido de vista das igrejas de Cristo na Judia (os lugares volta de Jerusalm).

23 Eles apenas escutaram e disseram: Aquele que costumava nos perseguir est agora proclamando a mesma f que antes insultava, que enviava destruio e tentava [com todas as suas f oras] destruir.

24 E eles glorif icavam a Deus [como o Autor e a Fonte do que havia tomado lugar] em mim.

Captulo 2 Bblia Amplif icada 1 Ento, depois [de um intervalo] de catorze anos, eu novamente subi a Jerusalm. [Desta vez eu f ui] com Barnab, levando Tito junto [comigo] tambm. 2 Eu f ui porque f oi especialmente e divinamente revelado para mim, que eu devia ir, e eu coloquei diante deles o evangelho [declarando-lhes] o que eu prego entre os gentios. Entretanto, [eu apresentei o assunto] privativamente diante daqueles de reputao, [pois eu quis ter certeza, ento primeiramente restringi a minha comunicao a esta conf erncia privada] que eu no estava correndo ou no havia corrido em vo [guardando-me contra ser desacreditado tanto no que estava planejando f azer ou no que tinha realmente f eito]. 3 Mas [tudo f oi bem!] mesmo Tito, que estava comigo, no f oi compelido [como alguns haviam antecipado] a ser circuncidado, embora f osse grego. Joo Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 1 Catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalm com Barnab, levando tambm a Tito. 2 Subi em obedincia a uma revelao; e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior inf luncia, para, de algum modo, no correr ou ter corrido em vo. 3 Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, f oi constrangido a circuncidarse. 4 E isto por causa dos f alsos irmos que se entremeteram com o f im de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir -nos escravido; 5 aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vs. 6 E, quanto queles que pareciam ser de maior inf luncia (quais tenham sido, outrora, no me interessa; Deus no aceita a aparncia do homem), esses, digo, que me pareciam ser alguma coisa nada me acrescentaram; 7 antes, pelo contrrio, quando viram que o evangelho da incircunciso me f ora conf iado, como a Pedro o da circunciso 8 (pois aquele que operou ef icazmente em Pedro para o apostolado da circunciso

4 [Minha precauo f oi] por causa dos f alsos irmos que tinham secretamente se contrabandeado para dentro [da irmandade crist]; eles haviam deslizado para dentro para espionar a nossa libertao e liberdade que temos em Cristo Jesus, para que eles pudessem novamente trazer-nos sob laos de escravido [sob a Lei de Moiss].

5 A Eles ns no concedemos submisso, mesmo por um momento, para que a verdade do evangelho possa continuar a ser [preservada] para vocs [em sua pureza].

6 Alm disso, [nenhuma nova requisio f oi f eita] por aqueles que eram reputados ser alguma coisa considerando como era a sua posio individual, se de importncia ou no, no f az nenhuma dif erena para mim, Deus no se impressiona com as posies que os homens abraam. Ele no parcial, no reconhece nenhuma distino externa aqueles [eu digo] que eram de reputao no impuseram nenhuma nova requisio sobre mim [no tiveram nada a acrescentar ao meu evangelho, e da parte deles eu no recebi nenhuma sugesto nova]. [Deuteronmio 10:17]

7 Mas, pelo contrrio, quando eles [realmente] viram que a mim havia sido conf iado [encarregado] o evangelho aos incircuncisos [gentios, como def inio] como a Pedro havia sido conf iado [proclamar] o evangelho aos judeus circuncisos [judeus, os da aliana];

8 Pois Aquele que motivou e estabeleceu Pedro e operou ef icazmente atravs dele para a misso aos circuncisos, motivou e estabeleceu a mim e operou atravs de mim tambm para [as misses para] os gentios.

tambm operou ef icazmente em mim para com os gentios) 9 E quando eles souberam (perceberam, reconheceram, compreenderam e conheceram) a graa (o f avor imerecido de Deus e as bnos espirituais) que tinham sido outorgadas sobre mim, Tiago e Cef as (Pedro) e Joo, que eram reputados como colunas da igreja de Jerusalm, deram a mim e a Barnab a mo direita da amizade, com a compreenso de que ns iramos aos gentios e eles aos circuncisos (judeus). 9 e, quando conheceram a graa que me f oi dada, Tiago, Cef as e Joo, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnab, a destra de comunho, a f im de que ns f ssemos para os gentios, e eles, para a circunciso; 10 recomendando-nos somente que nos lembrssemos dos pobres, o que tambm me esf orcei por f azer. 11 Quando, porm, Cef as veio a Antioquia, resisti -lhe f ace a f ace, porque se tornara repreensvel. 12 Com ef eito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porm, chegaram, af astou-se e, por f im, veio a apartar -se, temendo os da circunciso. 13 E tambm os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o prprio Barnab ter-se deixado levar pela dissimulao deles. 14 Quando, porm, vi que no procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cef as, na presena de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e no como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? 15 Ns, judeus por natureza e no pecadores dentre os gentios, 16 sabendo, contudo, que o

10 Eles apenas [f izeram uma estipulao], que ns nos lembrssemos dos pobres, o que verdadeiramente eu estava ansioso por f azer.

11 Mas quando Cef as (Pedro) veio a Antioquia, eu protestei e me opus a ele em sua f ace [concernente sua conduta l], pois ele f oi repreensvel e se f ez condenvel.

12 Pois antes que certas pessoas viessem da parte de Tiago, ele comeu suas ref eies com os gentios [convertidos]; mas quando os homens [de Jerusalm] chegaram, ele se desviou e reteve a si mesmo distncia dos gentios e comeu separadamente, por medo daqueles [do partido] da circunciso.

13 E o resto dos judeus junto com ele tambm dissimularam suas verdadeiras convices e agiram insinceramente, com o resultado de que mesmo Barnab f oi arrastado por sua hipocrisia (seu exemplo de insinceridade e pretenso).

14 Mas assim que eu vi que eles no eram honestos e no estavam vivendo sobre a verdade do evangelho, eu disse a Cef as (Pedro) perante todos os presentes: Se voc, que pensa de si mesmo, que nascido judeu, pode viver [como voc tem vivido] como um gentio e no como um judeu, como voc se atreve agora a constranger e praticamente f orar os gentios a [cumprir com o ritual do judasmo e] viverem como judeus?

15 [Eu prossegui dizendo] Embora ns mesmos (voc e eu) sejamos judeus por nascimento e no gentios (pagos) pecadores,

16 contudo, ns sabemos que um homem justif icado ou reconhecido

como justo e em estado de retido diante de Deus no por obras da lei, mas [apenas] atravs da f , [absoluta] conf iana em, adeso a e f em Jesus Cristo (o Messias, o Ungido). [No entanto,] mesmo ns [prprios] temos crido em Cristo Jesus de modo a sermos justif icados por f em Cristo e no por obras da Lei [pois ns no podemos ser justif icados por nenhuma observncia do ritual da lei dada por Moiss], porque por guardar o ritual da lei e por obras, nenhum ser humano no poder nunca ser justif icado (declarado justo e colocado na posio de retido diante de Deus). [Salmo 143:2] 17 Mas se, em nosso desejo e em nosso empenho de ser justif icado em Cristo [para ser declarado justo e colocado na posio de retido diante de Deus completamente e unicamente atravs de Cristo]. Ns temos mostrado a ns mesmos como pecadores tambm e convictos de pecados, isto f az Cristo um ministro (participante ou contribuinte) do pecado? Que seja banido esse pensamento! [ claro que no.]

homem no justif icado por obras da lei, e sim mediante a f em Cristo Jesus, tambm temos crido em Cristo Jesus, para que f ssemos justif icados pela f em Cristo e no por obras da lei, pois, por obras da lei, ningum ser justif icado. 17 Mas se, procurando ser justif icados em Cristo, f omos ns mesmos tambm achados pecadores, dar-se- o caso de ser Cristo ministro do pecado? Certo que no! 18 Porque, se torno a edif icar aquilo que destru, a mim mesmo me constituo transgressor. 19 Porque eu, mediante a prpria lei, morri para a lei, a f im de viver para Deus. Estou crucif icado com Cristo; 20 logo, j no sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela f no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. 21 No anulo a graa de Deus; pois, se a justia mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vo.

18 Pois se eu [ou muitos outros que tm f alado que a observncia da lei de Moiss no essencial para ser justif icado por Deus] devem agora por palavra ou por prtica ensinar ou intimar que essencial construir novamente o que eu derrubei, eu provo que eu mesmo sou um transgressor. 19 Pois eu, atravs da Lei [sob a operao da maldio da lei] tenho [na morte de Cristo por mim] que eu mesmo morri para a lei e para todos os mandamentos da lei sobre mim para que eu possa [da por diante] viver para e por Deus.

20 Eu f ui crucif icado com Cristo [nEle, eu compartilhei sua crucif icao]; no sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim; a vida que agora vivo no corpo, eu vivo pela f em (por adeso ao, conf iana no e em completa crena no) Filho de Deus, que me amou e deu a si mesmo por mim.

21 [No entanto, eu no trato o presente gracioso de Deus como algo de menor importncia e anulo o seu grande propsito]; Eu no coloco de lado, invalido, f rustro e anulo a graa (o imerecido f avor) de Deus. Pois se justif icao (justia, quitao da culpa) vier atravs [de observar o ritual] da lei, ento Cristo (o Messias) morreu inf undadamente, para nenhum propsito e em vo [sua morte f oi ento completamente suprf lua.] Captulo 3 Bblia Amplificada , glatas pobres, tolos, irref lexivos, sem senso e que no pensam! Quem os f ascinou ou enf eitiou ou lanou encantamentos sobre vocs, perante quem exatamente diante de seus olhos Jesus Cristo (o Messias) f oi abertamente e visivelmente apresentado e retratado como crucif icado? 2 Deixem-me f azer-lhes apenas esta pergunta: Vocs receberam o [Santo] Esprito como resultado de obedecer a lei e f azer suas obras ou f oi por escutar [a mensagem do evangelho e crer [nela]? [Foi por observar uma lei

Joo Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 1 glatas insensatos! Quem vos f ascinou a vs outros, ante cujos olhos f oi Jesus Cristo exposto como crucif icado? 2 Quero apenas saber isto de vs: recebestes o Esprito pelas obras da lei

de rituais ou a partir de uma mensagem de f ?] 3 Vocs so to tolos, to sem senso e to bobos? Tendo comeado [sua nova vida espiritualmente] com o [Santo] Esprito, esto vocs agora alcanando a perf eio [pela dependncia da] na carne?

ou pela pregao da f ? 3 Sois assim insensatos que, tendo comeado no Esprito, estejais, agora, vos aperf eioando na carne? 4 Ter sido em vo que tantas coisas sof restes? Se, na verdade, f oram em vo. 5 Aquele, pois, que vos concede o Esprito e que opera milagres entre vs, porventura, o f az pelas obras da lei ou pela pregao da f ? 6 o caso de Abrao, que creu em Deus, e isso lhe f oi imputado para justia. 7 Sabei, pois, que os da f que so f ilhos de Abrao. 8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justif icaria pela f os gentios, preanunciou o evangelho a Abrao: Em ti, sero abenoados todos os povos. 9 De modo que os da f so abenoados com o crente Abrao. 10 Todos quantos, pois, so das obras da lei esto debaixo de maldio; porque est escrito: Maldito todo aquele que no permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para pratic-las. 11 E evidente que, pela lei, ningum justif icado diante de Deus, porque o justo viver pela f .

4 Vocs tm sof rido tantas coisas e experimentado muitas mais, tudo isso por nada (para nenhum propsito)? Se realmente para nenhum propsito e em vo?

5 Ento, Aquele que supre vocs com seu maravilhoso [Santo] Esprito e opera poderosamente e miraculosamente entre vocs opera dessa f orma [baseado nos seus cumprimento] do que a Lei manda ou por causa de sua crena em e no descanso na mensagem que vocs ouviram?

6 Ento, Abrao creu em, aderiu a, conf iou em e descansou em Deus, e isto f oi computado, colocado em sua conta e creditado como justia (estando em conf ormidade divina vontade em propsito, pensamento e ao) [Gnesis 15:6] 7 Saibam e compreendam que so na verdade as pessoas [que vivem] por f que so [os verdadeiros] f ilhos de Abrao.

8 E a escritura, prevendo que Deus justif icaria (declararia justos, colocaria no lugar retido diante do prprio Deus) os gentios, em conseqncia da f , proclamou o evangelho [prof etizando as boas novas de um Salvador esperado de antemo ansiosamente] por Abrao na promessa, dizendo: Em voc todas as naes [da terra] sero abenoadas. [Gnesis 12:3]

9 Ento, aqueles que so povo de f so abenoados, f eitos f elizes e f avorecidos por Deus [como participantes da irmandade] com o crente e conf iante Abrao. 10 E todos os que dependem da Lei [que esto seguindo para serem justif icados por obedincia aos rituais da lei] esto sob um jugo, condenados ao desapontamento e destruio, pois isto est escrito nas escrituras: Malditos (detestveis, votados destruio, condenados eterna punio) sejam todos aqueles que no permanecem (vivem e persistem) em todos os preceitos e mandamentos escritos no livro da Lei para praticlos [Deuteronmio 27:26] 11 Agora, evidente que nenhuma pessoa justif icada pela lei (declarada justa ou trazida para a posio de retido diante de Deus) atravs da lei, pois a Escritura diz: O homem na posio reta diante de Deus [o justo, o reto] viver por e a partir da f e aquele que atravs da f e pela f declarado justo e que est na posio reta com Deus, viver [Hebreus 2:4].

12 Mas a Lei no d descanso na f [no requer f , no tem nada a ver com a f ], pois ela mesma diz: Aquele que f az [as coisas prescritas pela lei] viver por elas [no por f ] [Levtico 18:5] 13 Cristo pagou nossa liberdade [redimindo-nos] da maldio [masmorra] da lei [e sua condenao] por [Ele mesmo] tornar-se uma maldio por ns, pois est escrito [nas escrituras]: Maldito todo aquele que pendurado em um madeiro ( crucif icado); [Deuteronmio 21:23]

12 Ora, a lei no procede de f , mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viver. 13 Cristo nos resgatou da maldio da lei, f azendose ele prprio maldio em nosso lugar (porque est escrito: Maldito todo aquele que f or pendurado em madeiro), 14 para que a bno de Abrao chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a f im de que recebssemos, pela f , o Esprito prometido. 15 Irmos, f alo como homem. Ainda que uma aliana seja meramente humana, uma vez ratif icada, ningum a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa. 16 Ora, as promessas f oram f eitas a Abrao e ao seu descendente. No diz: E aos descendentes, como se f alando de muitos, porm como de um s: E ao teu descendente, que Cristo. 17 E digo isto: uma aliana j anteriormente conf irmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, no a pode ab-rogar, de f orma que venha a desf azer a promessa. 18 Porque, se a herana provm de lei, j no decorre de promessa; mas f oi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abrao. 19 Qual, pois, a razo de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgresses, at que

14 Para que, atravs de [sua recepo,] Cristo Jesus, a bno prometida a Abrao venha sobre os gentios, para que ns possamos [todos] atravs da f receber [a realizao d]a promessa do Esprito [Santo].

15 Para f alar em termos das relaes humanas, irmos, [se] at mesmo um homem f az uma ltima vontade e um testamento (uma aliana meramente humana), ningum o coloca de lado ou invalida ou adiciona a ele algo, uma vez que ele f oi delineado e assinado (ratif icado, conf irmado).

16 Ora, as promessas (pactos, alianas) f oram decretados e f eitos para Abrao e sua Semente (sua descendncia, seus herdeiros). Ele [Deus] no diz: E s sementes (descendentes, herdeiros), ref erindo-se a muitas pessoas, mas sua semente (seu descendente, seu herdeiro), obviamente, a um indivduo, que [no outro que no] Cristo, (o Messias). [Gnesis 13:15]

17 Este o meu argumento: A lei, que comeou 430 anos depois da aliana [concernente vinda do Messias], no anula a aliana previamente estabelecida (e ratif icada) por Deus, nem abole a promessa ou a revoga [xodo 12:40].

18 Pois se a herana [da promessa] depende de observar a lei [como esses f alsos mestres gostariam que vocs acreditassem], por mais tempo ainda [depende] da promessa! Entretanto, Deus a deu a Abrao [unicamente como dom gratuito] em virtude da sua promessa.

19 Qual ento o propsito da lei? Ela f oi adicionada [depois da promessa, para descobrir e expor aos homens sua culpa] por causa das transgresses e [f azer os homens mais conscientes da corrupo] do pecado; e pretendia ter ef eito at que a Semente (o Descendente, o

Herdeiro) viesse e era relativa quele a quem a promessa havia sido f eita. E ela [a lei] f oi arranjada, ordenada e apontada atravs da instrumentalidade dos anjos [e f oi dada] pela mo [na pessoa de] um mediador [Moiss, uma pessoa intermediria entre Deus e o homem].

viesse o descendente a quem se f ez a promessa, e f oi promulgada por meio de anjos, pela mo de um mediador. 20 Ora, o mediador no de um, mas Deus um.

20 Ora, um mediador (intermedirio) tem a ver com e implica que h mais de uma parte [no pode haver nenhum mediador entre apenas uma pessoa]. Contudo Deus [somente] uma pessoa [e Ele f oi a nica parte quando deu a promessa a Abrao. Mas a Lei f oi um contrato entre dois, Deus e Israel; sua validade dependia dos dois]. 21 a lei ento contrria e oposta s promessas de Deus? [ claro que no!] Pois se pela lei que f oi dada pudesse conceder vida [espiritual], ento, justia e retido perante Deus certamente teriam vindo pela lei.

21 , porventura, a lei contrria s promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se f osse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justia, na verdade, seria procedente de lei. 22 Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a f em Jesus Cristo, f osse a promessa concedida aos que crem. 23 Mas, antes que viesse a f , estvamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa f que, de f uturo, haveria de revelar-se. 24 De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a f im de que f ssemos justif icados por f . 25 Mas, tendo vindo a f , j no permanecemos subordinados ao aio. 26 Pois todos vs sois f ilhos de Deus mediante a f em Cristo Jesus; 27 porque todos quantos f ostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. 28 Dessarte, no pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto;

22 Mas, as escrituras [desenham toda a humanidade como pecadores] trancando-os e aprisionando-os pelo pecado, para que [a herana, a bno] que f oi prometida atravs da f em Jesus Cristo (o Messias) possa ser dada (liberada, cedida e comissionada) para [todos] aqueles que crem [que aderem a, acreditam e descansam nele].

23 Ora, antes de vir a f , ns ramos perpetuamente guardados sob a lei, mantidos sob custdia na preparao para a f que f oi destinada para ser revelada (desvelada, descoberta).

24 Pois a lei serviu [para ns judeus] como nosso educador [nosso guardio, nosso guia para Cristo, para nos levar] at que Cristo [viesse], para que ns possamos ser justif icados (declarados justos, colocados na posio de retido perante Deus) por e atravs da f .

25 Mas agora que a f veio, ns no estamos mais sob um aio (o guardio de nossa inf ncia).

26 Pois em Cristo Jesus vocs so todos Filhos de Deus atravs da f .

27 Pois assim tanto quanto muitos [de vocs] f oram batizados em Cristo [dentro de uma unio espiritual e comunho] com Cristo, (o Ungido, o Messias,) tantos tm colocado sobre si (vestido a si mesmos com) Cristo. 28 No existe [agora, nenhuma distino] nem entre judeu e grego, nem entre escravo ou livre, nem entre macho ou f mea; pois vocs so todos um em Cristo Jesus.

nem homem nem mulher; porque todos vs sois um em Cristo Jesus. 29 E se vocs pertencem a Cristo [esto nEle que a Semente de Abrao], ento vocs so a descendncia de Abrao e herdeiros [espirituais] de acordo com a promessa. 29 E, se sois de Cristo, tambm sois descendentes de Abrao e herdeiros segundo a promessa.

Captulo 4 Bblia Amplificada 1 Ora, o que eu quero dizer com isso que enquanto o herdeiro uma criana e de menor idade, ele no dif ere de um escravo, embora ele seja o senhor de todos os bens; Joo Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 1 Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro menor, em nada dif ere de escravo, posto que ele senhor de tudo. 2 Mas est sob tutores e curadores at ao tempo predeterminado pelo pai. 3 Assim, tambm ns, quando ramos menores, estvamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; 4 vindo, porm, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 para resgatar os que estavam sob a lei, a f im de que recebssemos a adoo de f ilhos. 6 E, porque vs sois f ilhos, enviou Deus ao nosso corao o Esprito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7 De sorte que j no s escravo, porm f ilho; e, sendo f ilho, tambm herdeiro por Deus. 8 Outrora, porm, no conhecendo a Deus, serveis a deuses que, por natureza, no o so;

2 Mas ele est sob guardies e administradores ou curadores at data f ixada por seu pai.

?3 Ento, ns [judeus cristos] tambm, quando ns ramos menores, f omos mantidos como escravos sob [as regras dos rituais hebraicos e sujeitos aos] ensinos elementares de um sistema de regras externas e regulamentos. 4 Mas, quando o tempo apropriado veio plenamente, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito [aos regulamentos d]a Lei,

5 Para pagar pela liberdade (resgatar, remir, expiar) [d]aqueles que estavam sujeitos lei, para que ns possamos ser adotados e ter f iliao conf erida a ns [e sermos reconhecidos como f ilhos de Deus]. 6 E porque vocs [realmente] so Seus f ilhos, Deus enviou o [Santo] Esprito de Seu f ilho para dentro de nossos coraes, clamando: Abba! (Papai!) Papai!

7 Por isso, voc no mais recebido como um escravo (servo sob jugo), mas como um f ilho; e se f ilho, ento, [isto implica que voc ] um herdeiro pelo auxlio de Deus atravs de Cristo. 8 Mas, no tempo anterior, quando vocs no tinham intimidade com, compreendido e conhecido o Deus verdadeiro, vocs [os gentios] estavam em servido a deuses que pela natureza deles no poderiam ser deuses de maneira nenhuma [deuses que realmente no existem].

9 Agora, entretanto, que vocs vieram a ter intimidade com, compreenderam e conheceram [o verdadeiro] Deus, ou melhor, f oram compreendidos e conhecidos por Deus, como podem voltar de novo para as coisas f rgeis, miserveis e inteis elementares [de todas as religies antes que Cristo viesse], das quais querem se tornar escravos como j f oram antes?

9 mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos f racos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? 10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. 11 Receio de vs tenha eu trabalhado em vo para convosco. 12 Sede qual eu sou; pois tambm eu sou como vs. Irmos, assim vos suplico. Em nada me of endestes. 13 E vs sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enf ermidade f sica. 14 E, posto que a minha enf ermidade na carne vos f oi uma tentao, contudo, no me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o prprio Cristo Jesus. 15 Que f eito, pois, da vossa exultao? Pois vos dou testemunho de que, se possvel f ora, tereis arrancado os prprios olhos para mos dar. 16 Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? 17 Os que vos obsequiam no o f azem sinceramente, mas querem af astar-vos de mim, para que o vosso zelo seja em f avor deles.

10 Vocs observam dias, meses e estaes e anos [particulares]!

11 Eu estou alarmado [sobre vocs], se terei trabalhado entre vocs e sobre vocs para nenhum propsito e em vo.

12 Irmos, eu suplico-lhes, tornem-se como eu sou [livre da servido do ritualismo judeu e ordenanas], pois eu tambm me tornei como vocs [um gentio]. Vocs no me of enderam [nos dias quando eu primeiramente vim a vocs, no me f aam isso agora]. 13 Pelo contrrio, vocs sabem que f oi por conta de uma dor f sica que [eu permaneci e] preguei o evangelho a vocs pela primeira vez.

14 E [ainda] embora minha condio f sica f osse [tal] como uma tentao para vocs, vocs no levaram isso em considerao ou escarneceram e repudiaram e me rejeitaram; mas vocs me receberam como um anjo de Deus, [mesmo] como Cristo Jesus [Ele prprio]!

15 Em que se transf ormou aquela alegria abenoada, a satisf ao e o regozijo que uma vez f oi de vocs [no que eu ensinei a vocs e na sua considerao por mim]? Pois eu carrego o testemunho de que vocs teriam arrancado os prprios olhos e os teriam dado a mim [para repor os meus], se isso f osse possvel. 16 Tenho eu ento tornado-me seu inimigo por dizer-lhes a verdade e lidar com vocs com sinceridade? 17 Estes homens [os mestres judaizantes] esto zelosamente tentando conf undir vocs [cortejar vocs, ganhar muitos de vocs], mas o seu propsito no honroso ou digno ou de nenhum modo bom. O que eles querem f azer isolar vocs [de ns, que nos opomos a eles], para que eles possam ganhar vocs para o seu lado e conseguir vocs para desejar e buscar o f avor deles. 18 sempre uma boa coisa [ claro] estar zelosamente procurando [como vocs so, desde que seja] por um bom propsito e f az-lo por razo de pureza de corao e de vida, e no apenas quando eu estou presente com vocs! 19 Meus f ilhinhos, por quem eu de novo sof ro as dores de parto at que Cristo esteja completamente e permanentemente f ormado (moldado) dentro de vocs.

18 bom ser sempre zeloso pelo bem e no apenas quando estou presente convosco, 19 meus f ilhos, por quem, de novo, sof ro as dores de parto, at ser Cristo f ormado em vs;

20 Eu estaria com vocs agora e poderia tratar com vocs pessoalmente, pois eu estou temeroso e perplexo a seu respeito!

20 pudera eu estar presente, agora, convosco e f alar-vos em outro tom de voz; porque me vejo perplexo a vosso respeito. 21 Dizei-me vs, os que quereis estar sob a lei: acaso, no ouvis a lei? 22 Pois est escrito que Abrao teve dois f ilhos, um da mulher escrava e outro da livre. 23 Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa. 24 Estas coisas so alegricas; porque estas mulheres so duas alianas; uma, na verdade, se ref ere ao monte Sinai, que gera para escravido; esta Agar. 25 Ora, Agar o monte Sinai, na Arbia, e corresponde Jerusalm atual, que est em escravido com seus f ilhos. 26 Mas a Jerusalm l de cima livre, a qual nossa me; 27 porque est escrito: Alegra-te, estril, que no ds luz, exulta e clama, tu que no ests de parto; porque so mais numerosos os f ilhos da abandonada que os da que tem marido. 28 Vs, porm, irmos, sois f ilhos da promessa, como Isaque. 29 Como, porm, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Esprito, assim tambm agora. 30 Contudo, que diz a Escritura? Lana f ora a escrava e seu f ilho, porque de modo algum o f ilho da escrava ser herdeiro com o f ilho da livre. 31 E, assim, irmos, somos f ilhos no da escrava, e sim da livre.

21 Digam-me, vocs que esto curvados sobre a lei, vocs escutaro o que a Lei [realmente] diz?

22 Pois est escrito que Abrao tinha dois f ilhos, um pela escrava e outro pela mulher livre [Gnesis 16:15, 21:2,9 ].

23 Mas, considerem que a criana da mulher escrava nasceu de acordo com a carne e teve um nascimento natural, o f ilho da mulher livre nasceu no cumprimento da promessa. 24 Ora, tudo isso uma alegoria: estas [duas mulheres] representam duas alianas. Uma aliana originada do Monte Sinai [onde a lei f oi dada] e carrega [f ilhos destinados] escravido. Esta Hagar.

25 Agora, Hagar [representa] o Monte Sinai na Arbia e ela corresponde a e pertence mesma categoria que a presente Jerusalm, pois ela est em servido junto com seus f ilhos.

26 Mas a Jerusalm de cima (o reino Messinico de Cristo) livre, e ela nossa me. 27 Pois est escrito nas escrituras: Alegra-te mulher estril, que no deu luz f ilhos; irrompa em gritos de alegria, voc que no est sentindo dores de parto, pois a mulher desolada tem muito mais f ilhos do que a que tem marido. [Isaas 54:1]

28 Mas, ns, irmos, somos f ilhos [no por descendncia f sica como f oi Ismael, mas] como Isaque, nascidos em virtude da promessa. 29 Contudo, como naquele tempo, a criana [de nascimento natural] nascida de acordo com a carne desprezava e perseguia [quele que nasceu sobrenaturalmente, de acordo com a promessa e a operao] do [Santo] Esprito, assim isto acontece agora tambm [Gnesis 21:9]. 30 Mas o que diz a escritura? Lana f ora e manda embora a mulher escrava e seu f ilho, pois o f ilho da escrava nunca ser herdeiro e compartilhar da herana com o f ilho da mulher livre [Gnesis 21:10]. 31 Ento, irmos, ns [que somos nascidos de novo] no somos f ilhos de uma mulher escrava [uma natural], mas da livre

[sobrenatural].

Captulo 5

Bblia Amplificada 1 Nessa liberdade, Cristo nos tem nos tornado livres [e nos liberou completamente]; permaneamos em abstinncia ento, e no sejamos embaraados, nem enredados, nem nos submetamos novamente a jugo de escravido [do qual vocs uma vez f oram retirados]. 2 Note, sou eu, Paulo, que lhes diz que se vocs receberem a circunciso, Cristo no ter nenhum proveito [vantagem ou valor] para vocs [pois se vocs desconf iaram dEle, vocs no podem ganhar nada dele]. 3 Eu uma vez mais protesto e testif ico a todo homem que recebe a circunciso que est sob a obrigao e encarregado a praticar toda a lei e suas ordenanas. 4 Se voc procura ser justif icado, declarado justo e ter uma posio de retido diante de Deus atravs da lei, voc f oi trazido, se separou para (e serviu a) Cristo para nada. Voc f oi lanado para f ora da graa (do gracioso f avor e da bno imerecida de Deus). 5 Pois ns [no nos apoiamos na lei] mas no Esprito [Santo] e na sua ajuda, por f , antecipamos e esperamos pelas bnos e bens [ pelos quais a nossa justia e nossa aceitao como retos diante de Deus, nossa conf ormidade com sua vontade em propsito, pensamento e ao] so o motivo da nossa esperana. 6 Pois [se ns estamos] em Cristo Jesus, nem circunciso, nem incircunciso contam para nada, mas apenas a f ativada, energizada, expressa e operante atravs do amor.

Joo Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 1 Para a liberdade f oi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, f irmes e no vos submetais, de novo, a jugo de escravido. 2 Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitar. 3 De novo, testif ico a todo homem que se deixa circuncidar que est obrigado a guardar toda a lei. 4 De Cristo vos desligastes, vs que procurais justif icar-vos na lei; da graa decastes.

5 Porque ns, pelo Esprito, aguardamos a esperana da justia que provm da f .

6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circunciso, nem a incircunciso tm valor algum, mas a f que atua pelo amor. 7 Vs correis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer verdade? 8 Esta persuaso no vem daquele que vos chama. 9 Um pouco de f ermento leveda toda a massa.

7 Vocs estavam correndo a carreira nobremente. Quem interf eriu (impediu e parou vocs) em seu cuidado e seguir da verdade?

8 Esta [m] persuaso no daquele que lhes chamou [que convidou vocs para a liberdade em Cristo]. 9 Um pouco de f ermento (uma ligeira inclinao para o erro ou uns poucos f alsos mestres) f ermenta toda a massa [perverte a concepo de f completamente ou desencaminham toda a igreja]. 10 [Pois, de minha parte] eu tenho conf iana [a respeito de vocs] no Senhor que vocs no tomaro nenhuma viso contrria do assunto, mas viro a pensar como eu. Mas aquele que est transtornando vocs, quem quer que seja, levar sobre si a penalidade.

10 Conf io de vs, no Senhor, que no alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem f or, sof rer a condenao.

11 Mas, irmos, se eu ainda prego a circunciso como necessria salvao [como alguns me acusam de f azer], porque eu estou ainda sof rendo perseguio? Nesse caso, a cruz tem cessado de ser uma pedra de tropeo e tornada sem sentido (intil). 12 Eu queria que aqueles que transtornam e conf undem vocs [f ossem todos embora e] f ossem extirpados! 13 Pois vocs, irmos, f oram realmente chamados liberdade; apenas [no deixem sua liberdade] ser um incentivo para a sua carne e uma oportunidade para desculpar-se para pecar [por egosmo], mas atravs do amor sirvam uns aos outros.

11 Eu, porm, irmos, se ainda prego a circunciso, por que continuo sendo perseguido? Logo, est desf eito o escndalo da cruz. 12 Tomara at se mutilassem os que vos incitam rebeldia. 13 Porque vs, irmos, f ostes chamados liberdade; porm no useis da liberdade para dar ocasio carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. 14 Porque toda a lei se cumpre em um s preceito, a saber: Amars o teu prximo como a ti mesmo. 15 Se vs, porm, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que no sejais mutuamente destrudos. 16 Digo, porm: andai no Esprito e jamais satisf areis concupiscncia da carne. 17 Porque a carne milita contra o Esprito, e o Esprito, contra a carne, porque so opostos entre si; para que no f aais o que, porventura, seja do vosso querer. 18 Mas, se sois guiados pelo Esprito, no estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne so conhecidas e so: prostituio, impureza, lascvia, 20 idolatria, f eitiarias, inimizades, porf ias, cimes, iras, discrdias, dissenses, f aces, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como j, outrora, vos preveni, que no herdaro o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22 Mas o f ruto do Esprito : amor,

14 Pois toda a Lei [concernente aos relacionamentos humanos] cumprida com um preceito: Voc amar a seu prximo como [voc ama] a si mesmo. [Levtico 19:18] 15 Mas, se vocs batem e devoram uns aos/nos outros [em disputas partidrias], sejam cuidadosos para que vocs [e toda a comunidade crist] no sejam consumidos uns pelos outros. 16 Mas, eu digo, caminhem e vivam [habitualmente] no [Santo] Esprito [responsivos a, controlados e guiados pelo Esprito]; ento, vocs certamente no vo gratif icar os apetites e os desejos da carne (da natureza humana sem Deus). 17 Pois os desejos da carne so opostos ao do [Santo] Esprito, e os [desejos do] Esprito so opostos aos da carne (natureza humana, sem Deus); pois esses so antagnicos um ao outro [continuamente opem-se e esto em conf lito um contra o outro], para que vocs no estejam livres, mas sejam impedidos de f azer o que decidem f azer. 18 Mas, se voc guiado (levado) pelo [Santo] Esprito, voc no est sujeito lei. 19 Ora, as obras (prticas) da carne esto claras (bvias), elas so: imoralidade, impureza, indecncia,

20 idolatria, f eitiaria, inimizade, brigas, cimes, ira (mau temperamento), egosmo, divises (dissenses), partidarismos espirituais (f aces, seitas com opinies divergentes, heresias), 21 inveja, bebedice, orgias e coisas semelhantes. Eu previno vocs de antemo, como eu f iz previamente, que aqueles que f azem tais coisas no herdaro o reino de Deus.

22 Mas o f ruto do [Santo] Esprito [a operao que acompanha a

sua presena interiormente] amor, alegria, paz, pacincia (um temperamento tranqilo, clemncia), bondade, benignidade (benevolncia), f idelidade. 23 Gentileza (meiguice, humildade), auto-controle (domnio prprio, continncia). Contra tais coisas no existe lei nenhuma [que possa trazer uma acusao]. 24 E aqueles que pertencem a Cristo Jesus (o Messias) tm crucif icado a carne (a natureza humana sem Deus) com suas paixes, apetites e desejos. 25 Se ns vivemos pelo [Santo] Esprito, vamos tambm andar pelo Esprito, [Se pelo Santo Esprito ns temos nossa vida em Deus, vamos adiante, caminhando em linha com ele e tendo nossa conduta controlada pelo Esprito]. 26 No vamos nos tornar vangloriosos, presunosos, competitivos, desaf iadores, provocadores e irritantes uns dos outros, invejando e sendo ciumentos uns dos outros.

alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f idelidade, 23 mansido, domnio prprio. Contra estas coisas no h lei. 24 E os que so de Cristo Jesus crucif icaram a carne, com as suas paixes e concupiscncias. 25 Se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito.

26 No nos deixemos possuir de vanglria, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.

Captulo 6

Bblia Amplificada 1 Irmos, se algum surpreendido em alguma conduta errada ou pecado de qualquer tipo, vocs que so espirituais [que so responsivos e controlados pelo Esprito] devem coloc-lo direito, restaur-lo e restabelece-lo sem nenhum senso de superioridade e com toda a gentileza, mantendo um olhar atento sobre voc mesmo para que voc no seja tentado tambm. 2 Carreguem (suportem, levem) os f ardos uns dos outros e suportem o conserto das penosas f altas morais e nesse caminho, preencham e observem perf eitamente a lei de Cristo (o Messias) e completem o que est f altando [em sua obedincia a ela]. 3 Pois se qualquer pessoa pensa ser algum [importante demais para dignar-se a carregar sobre os ombros a carga de outros], quando ele no ningum [em superioridade, exceto em sua prpria estimativa], ele engana, ilude e f rauda a si mesmo. 4 Mas cada pessoa cuidadosamente escrutinize, examine e teste a sua prpria conduta e sua prpria obra. Esta pessoa pode ento ter satisf ao pessoal e alegria f azendo algo notvel [em si mesmo sozinho] sem [f azer uso de] comparao orgulhosa com seu vizinho. 5 Pois cada pessoa carregar (ser igual para compreender e receber calmamente) seu prprio [pequeno] f ardo [de f altas opressivas]. 6 O que recebe instrues no mundo [de Deus] compartilhe todas as coisas boas com seu mestre [contribuindo para o seu sustento].

Joo Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 1 Irmos, se algum f or surpreendido nalguma f alta, vs, que sois espirituais, corrigi-o com esprito de brandura; e guarda-te para que no sejas tambm tentado. 2 Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. 3 Porque, se algum julga ser alguma coisa, no sendo nada, a si mesmo se engana. 4 Mas prove cada um o seu labor e, ento, ter motivo de gloriar-se unicamente em si e no em outro. 5 Porque cada um levar o seu prprio f ardo. 6 Mas aquele que est sendo instrudo na palavra f aa participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.

7 No seja enganado, iludido e levado ao erro; Deus no permite a si mesmo ser escarnecido (zombado, desdenhado e ridicularizado) por meras pretenses e conf isses ou por seus preceitos serem deixados de lado) inevitavelmente ilude a si mesmo aquele que tenta iludir a Deus]. Pois qualquer coisa que um homem semear exatamente o que vai colher. 8 Pois aquele que semeia para a sua prpria carne (natureza inf erior, sensualidade) da carne colher decadncia, runa e destruio, mas aquele que semeia no Esprito, do Esprito colher vida eterna.

7 No vos enganeis: de Deus no se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso tambm ceif ar.

8 Porque o que semeia para a sua prpria carne da carne colher corrupo; mas o que semeia para o Esprito do Esprito colher vida eterna. 9 E no nos cansemos de f azer o bem, porque a seu tempo ceif aremos, se no desf alecermos. 10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, f aamos o bem a todos, mas principalmente aos da f amlia da f . 11 Vede com que letras grandes vos escrevi de meu prprio punho. 12 Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para no serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. 13 Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. 14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, seno na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo est crucif icado para mim, e eu, para o mundo. 15 Pois nem a circunciso coisa alguma, nem a incircunciso, mas o ser nova criatura. 16 E, a todos quantos

9 e no vamos deixar desmoronar o corao, aumentar a f raqueza, desanimar de agir nobremente e f azer o que certo, pois na estao apropriada ns colheremos, se ns no af rouxarmos, relaxarmos nossa coragem e desanimarmos. 10 Ento, com ocasio e oportunidade abertas para ns, vamos f azer o bem [moralmente] a todas as pessoas, [no apenas sendo teis ou lucrativos para eles, mas tambm f azendo o que para o seu bem e para sua vantagem espiritual]. Sejam diligentes para serem uma bno, especialmente queles da irmandade da f [os quais pertencem f amlia de Deus com vocs, os crentes]. 11. Vejam como em grandes letras eu estou escrevendo com minha prpria mo. [Gravem cuidadosamente estas minhas palavras de f echamento]. 12 Aqueles que querem causar uma boa impresso e uma boa exibio na carne tentam compelir vocs a receber a circunciso, simplesmente para que eles possam escapar de serem perseguidos por lealdade cruz de Cristo (o Messias, o Ungido).

13 Pois mesmo os circuncisos (judeus), eles mesmos no guardam a lei [realmente], mas eles querem ter vocs circuncidados para que eles possam se gloriar na sua carne [sua sujeio aos ritos externos].

14 Mas longe de mim esteja isto, de gloriar-me [em outra coisa ou qualquer coisa] exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias), atravs de quem o mundo f oi crucif icado para mim e eu para o mundo!

15 Pois nem a circunciso [agora] de nenhuma importncia, nem a incircunciso, mas [apenas] uma nova criao [o resultado de um novo nascimento e uma nova natureza em Cristo Jesus, o Messias].

16 Paz e misericrdia sejam sobre todos os que caminham por esta

regra [que disciplinam a si mesmos e regulam suas vidas por este princpio], sobre o verdadeiro Israel de Deus.[Sl 125:5]

andarem de conf ormidade com esta regra, paz e misericrdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus. 17 Quanto ao mais, ningum me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus. 18 A graa de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmos, com o vosso esprito. Amm!

17 De agora em diante, ningum me perturbe [por f azer necessrio para mim vindicar a minha autoridade apostlica e a verdade divina do meu evangelho], pois eu carrego no meu corpo as marcas [de f erro em brasa] do Senhor Jesus [as f eridas, cicatrizes e outras evidncias externas de perseguies estas testif icam sua propriedade sobre mim]! 18 A graa (f avor espiritual, bno) de nosso Senhor Jesus Cristo (o Ungido, o Messias) sejam com o seu esprito, irmos. Amm (assim seja).

Autoria da Traduo e da apresentao (no da Bblia Amplificada) P. S. Lembre-se que voc pode baixar a Bblia Amplif icada nesse link. Fiz o download no site do editor (em ingls) onde estava sendo distribuda gratuitamente em sua verso bsica.

Das könnte Ihnen auch gefallen