Sie sind auf Seite 1von 6

20/2/2014

Instalar Windows xp em dual boot numa maquina com Windows 7 | PeterBlog

PeterBlog
Informtica de Conhecimento

Instalar Windows xp em dual boot numa maquina com Windows 7


(http://peter18lra.files.wordpress.com/2009/11/dualboot.jpg) Depois de alguma pesquisa descobri como fcil instalar o velhinho XP depois de uma maquina j ter o Windows 7 instalado e configurado, pois no que seja difcil instalar dois sistema mas por vezes configura-los o mais complicado, pois sempre aquela coisa de instalar drivers, depois programas configurar os programas a nosso gosto essas coisas. So alguns procedimentos a serem tomados pois todo o cuidado pouco e por isso convem fazerem uma backup dos vossos ficheiros pode algo correr mal, no que fiquem sem eles mas podem ficar sem acesso a eles uma vez que no conseguem entrar no sistema operativo. ANTES DE MAIS FAAM COPIAS DE SEGURANA E agora vamos a isso Necessitamos de ter uma partio criada apenas para o XP ou seja uma partio para cada sistema operativo Precisamos de ter um cd do XP e outro do Windows 7 e um de UBUNTU (para se correr mal terem por onde salvar a situao com o excelente live cd). Depois de termos estes requisitos basta inserirem o cd do XP e fazerem o procedimento normal de instalao mas para a partio destinada ao xp nunca na do WINDOWS 7 ou VISTA, para no nos enganarmos podemos renomear os discos ainda dentro do windows 7. depois do sistema instalado o computador vai apenas arrancar no XP no mostrando nenhum menu, depois basta desligarmos o pc e arrancarmos com o cd do windows 7, aparecer os idiomas fazemos seguinte, depois aparece a opo instalar mas no isto que queremos mas sim uma opo no canto inferior esquerdo que diz REPARAR COMPUTADOR, depois disto ir surgir um quadro que mostra o nosso windows 7 agora vem ai a complicao que normalmente d um erro a dizer que a verso do cd no a correcta algo assim teremos que escolher uma parte que diz recuperar atravs de imagem criada anteriormente e quando aparecer o novo quadro cancelamos e ir surgir ento um outro quadro com vrias opes e uma que ns precisamos mesmo a que tem um uma janelinha preta que diz Prompt ou linha de comandos, ok aps isto ir surgir a linha de comandos onde termos de inserir os seguintes comandos:
http://peter18lra.wordpress.com/windows/instalar-windows-xp-em-dual-boot-numa-maquina-com-windows-7/ 1/6

20/2/2014

Instalar Windows xp em dual boot numa maquina com Windows 7 | PeterBlog

Bootrec.exe /fixMBR e depois premir ENTER e ir aparecer uma mensagem a dizer que foi efectuado com exito. Depois intoduzimos o comando seguinte: Bootrec.exe /fixBoot Ok agora podemos fechar a linha de comandos e reiniciar o pc. Aps reiniciar o pc vamos verificar que arranca para o Windows 7 e no para o xp. Depois de j se encontrarmos dentro do sistema iremos ao menu iniciar e escrevemos cmd sem as aspas e ir aparecer no cimo do menu esta aplicao (Linha de comandos) agora em cima da aplicao com o boto direito escolhemos a opo correr como Administrador. Aps a abertura da linha de comandos iremos inserir o seguinte comando : (Nota: Tem de ser respeitados todos os espaos e caracteres aps inserir cada comando e premir enter ir ser exibida obrigatoriamente uma mensagem de sucesso IMPORTANTE: a letra /d representa a letra da unidade onde o windows xp se encontra instalado pode mudar consoante a vossa instalao) bcdedit /create {ntldr} /d Windows XP bcdedit /set {ntldr} device partition=D: bcdedit /set {ntldr} path \ntldr bcdedit /displayorder {ntldr} /addlast Ok agora basta reiniciar e pronto j aparece os dois sistemas operativos no arranque do pc. CASO ao arrancar para o XP vos seja dado um erro que no foi encontrado o ntldr basta entrarem no windows 7 e com o cd do windows xp inserido abrir a linha de comandos e digitar os seguintes comandos: copy e:\i386\ntldr d:\ copy e:\i386\ntdetect.com d:\ (NOTA: a letra e nos comandos representa a letra da vossa drive onde se encontra inserido o cd do xp e a letra d representa a letra da unidade onde o windows xp se encontra instalado) Espero ter ajudado (com imagens teria sido mais intuitivo mas realo que o importante so os comandos que so inseridos no caso do pessoal que faz este tipo de coisas j saber utilizar parte das ferramentas aqui usadas)

24 Respostas para Instalar Windows xp em dual boot numa maquina com Windows 7
http://peter18lra.wordpress.com/windows/instalar-windows-xp-em-dual-boot-numa-maquina-com-windows-7/ 2/6

20/2/2014

Instalar Windows xp em dual boot numa maquina com Windows 7 | PeterBlog

Alberto Almeida Diz: Junho 29, 2011 s 7:02 am | Responder Valew, muito obrigado, funcionou 200% aqui, muito obrigado mesmo. Obs: So tive que trocar o D do bcedit /set {ntldr} device partition=D: por F. Tudo foi igualziho mas isso tive que mudar. Obrigadao, abracao, t+ Grahl Diz: Julho 7, 2011 s 6:29 pm | Responder caramba mano salvou meu dia ;D jao Diz: Julho 22, 2011 s 7:32 pm | Responder uhuuuuu show de bolaa euehueheue imagem nao [e nada comando e tudo kkkkk leandro Diz: Setembro 9, 2011 s 1:47 pm | Responder orrraa tava procurando isso faz tempo, cara mando muito bem vlww mesmo compartilhar isso , abrao Junim Diz: Dezembro 9, 2011 s 9:17 pm | Responder Vlw Djow salvares nossas vidas Rodrigo. Diz: Maro 25, 2012 s 12:37 am | Responder Ajudou-me, porm, se fosse bem escrito e com vrgulas, eu demoraria menos pra entender. Que fique a dica. RODOLFO ABREU Diz: Abril 26, 2012 s 2:21 pm | Responder eu to tentando pelo pront de comando do dvd do w7, pela parte da recuperacao do w7, e nao ta dando certo. Como eu faco pra da certo??? Chrys Diz: Setembro 18, 2012 s 8:31 pm | Responder Cara VALEU IRMO!! EU AMO ESSE CARA! POR QUE ELE O CARA!!! SALVE!! SALVEEE!! paulo Diz: Outubro 5, 2012 s 1:28 am | Responder ola amigos fiz todos os passos de configuraes mais continua a diser que o xp esta corrompido e nao inicia alguem pode me ajudar diser se tem outros passos alem desses, grato.
http://peter18lra.wordpress.com/windows/instalar-windows-xp-em-dual-boot-numa-maquina-com-windows-7/ 3/6

20/2/2014

Instalar Windows xp em dual boot numa maquina com Windows 7 | PeterBlog

Jos Fonseca Diz: Dezembro 13, 2012 s 3:57 pm | Responder Se tivermos o LAPTOP com Windows 7 com duas parties C: e D: mas para instalar o XP vamos ter que reparticionar a drive D: para criar a partio para o XP e UBUNTU com o CD UBUNTU que permite isso,sabendo que a partio para o UBUNTU pode ser pequena para usar como instalado sendo que ao fazer tambm a instalao do UBUNTU ele instala o Gestor de Boot GRUB para gerir o arranque da instalao no LAPTOP com Win7 particionado de origem em duas parties c: e d: e que vai ficar com mais o XP e UBUNTU Pode se quiser usar o UBUNTU s em CD evitando a instalao mas na minha opinio o LINUX instalado e bem mais til. Espero que me ajudem a ver se esta correcta a minha abordagem pois estou aberto a criticas construtivas amigos. Obg Carlos Merschmann Diz: Fevereiro 20, 2013 s 1:10 am | Responder Cara, excelente.Muito Obrigado!!! Carlos Merschmann Diz: Fevereiro 20, 2013 s 1:17 am | Responder Vou deixar uma sugesto: Quem tiver problemas com a digitao/interpretao dos comandos BCDEDIT, pode usar no windows7 o programa EasyBCD, que torna um pouc do cd o mais fcil. Aps o uso do Easybcd apenas copiar os dois arquivos do cd do xp para a unidade D:(ou outra conforme onde foi instalado o xp. Vitor Csar Diz: Maro 24, 2013 s 4:49 am | Responder Ai e s copiar o comando como ta ai? Joyce Diz: Abril 12, 2013 s 2:35 pm | Responder Ol, gostaria de pedi um help.. Eu tenho uma maquina com windows 7 instalado, e instalei o xp mas na mesma partio . Agora a maquina inicia no xp, quero voltar a iniciar no windows 7, tem como fazer isso? Qual arquivo eu devo alterar ? Jos Fonseca Diz: Abril 17, 2013 s 9:05 pm | Responder Vai na BIOS e seleciona o operativo para fazer o BOOT em primeiro ou tenta a tecla F9 ou outra quando reiniciar o LAPTOP e escolha o operativo que pretende seleccionando a drive (HD) correspondente no bootloader. Jos Fonseca Diz: Abril 17, 2013 s 9:17 pm Instalaste o XP na mesma partio do Windows 7? Ento o XP assumiu o arranque. Tenta fazer o acima descrito e depois diz algo pois poder que ser outra soluo. Abrao Jos Fonseca Diz: Abril 17, 2013 s 9:25 pm | Responder
http://peter18lra.wordpress.com/windows/instalar-windows-xp-em-dual-boot-numa-maquina-com-windows-7/ 4/6

20/2/2014

Instalar Windows xp em dual boot numa maquina com Windows 7 | PeterBlog

Colega tens a soluo no inicio dos comentrios feita por um colega sobre como alterar o bootloaderL bem o comentrio. Abrao jos Paulo Diz: Julho 11, 2013 s 10:21 pm | Responder no que dar no cmd do meu windows 7 lisboa Diz: Julho 12, 2013 s 4:35 pm | Responder O amigao e o erro O acesso ao repositorio do windows foi negado, pow se nao fosse o colega Carlos Merschmann, eu tinha me ferrado aqui pow. Wagner Diz: Agosto 21, 2013 s 4:07 am | Responder PARABENS PELO TUTORIAL.SAlvou o dia..ate salvei a pagina. Andy Diz: Outubro 27, 2013 s 8:02 pm | Responder Tinha o win 7 e o xp instalados, cada um em um hd, sendo q o XP em um IDE e o 7 em um sata, acontece que o 7 nao inicia se o IDE nao estiver com o xp corretamente instalado, at ai td bem. Acontece q o IDE deu erro e precisei formatar o xp, blz, mas nao inicia o win 7 depois disso. FIz os primeiros passos corretamente e ele continua a entrar pelo XPvou tentar pelo EasyBCD agora. Caio Diz: Outubro 28, 2013 s 10:16 pm | Responder representou, recorri ao camel para comprar o windows 7 mas depois eu segui passo a passo esse tutorial e tudo deu certo pode confiar Mazur Mendes Diz: Janeiro 10, 2014 s 1:15 am | Responder Voc 10 parabns Leonardo Diz: Fevereiro 12, 2014 s 8:22 pm | Responder Ocorre um problema, quando eu tento inicializar pela partio do windows 7 ele s inicializa se tiver em modo AHCI ou RAID; A partio do windows xp s inicializa em modo ATA. Como solucionar isso?

The Kubrick Theme Blog em WordPress.com. RSS Artigos e RSS Comentrios. Seguir
http://peter18lra.wordpress.com/windows/instalar-windows-xp-em-dual-boot-numa-maquina-com-windows-7/ 5/6

20/2/2014

Instalar Windows xp em dual boot numa maquina com Windows 7 | PeterBlog

Follow PeterBlog
Powered by WordPress.com

http://peter18lra.wordpress.com/windows/instalar-windows-xp-em-dual-boot-numa-maquina-com-windows-7/

6/6

Das könnte Ihnen auch gefallen