Sie sind auf Seite 1von 6

ICONOGRAFIA Dentro do panorama atual, as formas extrapulmonares da tuberculose, embora no representem fatores de risco no que diz respeito transmisso

o da doena, ganham cada vez mais importncia, em virtude do aumento da sua incidncia, seja nos pases desenvolvidos ou no, fato este estritamente relacionado epidemia da AIDS. No Brasil, alguns trabalhos sobre AIDS e tuberculose demonstram acentuado aumento das formas extrapulmonares da doena, atingindo cerca de 62% dos casos de formas isoladas ou associadas forma pulmonar, em adultos, quando este percentual oscilava em torno de 10% antes da era da AIDS. A tuberculose extrapulmonar uma manifestao de doena sistmica podendo atingir vrios rgos e sistemas, sendo responsvel por quadros clnicos variados. O diagnstico destas formas pode ser dificultado por vrias razes, entre as quais a pobreza de bacilos, que, sabidamente, acompanha estes quadros. Outra dificuldade refere-se ao diagnstico histopatolgico, j que a ausncia de granulomas em tecidos no exclui a possibilidade da doena. Assim, a anlise criteriosa de mtodos de imagem associada a alto grau de suspeio, dentro de um contexto clnico-epidemiolgico, pode ser decisiva na definio dos casos. As formas extrapulmonares da tuberculose incluem o comprometimento pleural, ganglionar, genitourinrio, steo-articular, do sistema nervoso central, trato gastrointestinal e aparelho visual. Entre as menos comuns, esto a larngea, das partes moles e cutnea.

Figura A. Tuberculos e pleura l. Radiografia simples de trax demonstra derrame pleural esquerda.

Figura B. Tuberculos e pleural. TC do trax demonstrando imagem com densidade baixa no hemitrax direito (Derrame Pleural).

Figura C. Tuberculose pericrdica. Em A, radiografia do trax em PA demonstrando peumopericrdio com nvel lquido aps pericardiocentese diagnstica. Em B, pericardite constritiva crnica com calcificao pericrdica, em outro paciente.

Figura D. Tuberculose linfonodal. Em A, radiografia em PA demonstrando alargamento da linha paratraqueal direita e espessamento hilar do mesmo lado em razo de linfonodomegalias. Em B, TC do trax com linfono do mediastina l retro trocava e Derrame Pleural Direito.

Figura E - Tuberculose linfonodal. TC do abdome e revelando linfonodomegalias mesentricas e para-articas (Seta).

Figura F. Tuberculose renal. Urorografia excretora demonstrando dilatao do sistema pielocalicial direita associada necrose de papila. Rim esquerdo normal.

Figura G. Tuberculose renal. Em A, urografia demonstra excluso funcional do rim direito. Em B, TC do abdom e revela cavidades preenchi das por contraste no rim esquerdo. Notarotarotar calcificaes hepticas e esplnicas de origem granulomatosa . Em C, rim no fixa do demonstrando macroscopicamente substituio do parpar nquima nquima rena l por cavidades.

Figura H. Tuberculose da coluna vertrebral. Em A, RX da coluna em AP demonstrando alargamento da linha paravertebral esquerda configurando o "fuso " paravertebral. Em B, radiografia lateral da coluna demonstrando colabamento de corpos vertebrais e diminuio do espao discal correspondente.

Figura I. Tuberculose da coluna vertebral. Em A, TC revela destruio de vrtebra alm de coleo para vertebral envolvendo as pessoas (Setas). Em B, fistulografia realiza da em paciente que apresentava drenagem de pus na regio infragltea (C) demonstrando o trajeto fistuloso que se originava ao nvel do psoas.

Das könnte Ihnen auch gefallen