Sie sind auf Seite 1von 25

Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

CAPTULO

XXIX

SEGURANA EM LABORATRIOS DE QUMICA

IAL - 895

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

896 - IAL

SEGURANA EM LABORATRIOS DE QUMICA

XXIX
Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

Introduo

a conduo de um processo analtico em um laboratrio de qumica h diversos fatores de risco, de naturezas diferentes, e necessrio que este processo seja estudado visando, alm de resultados conveis, a segurana dos prossionais e do laboratrio.

necessrio que os analistas e auxiliares tenham conhecimentos bem fundamentados sobre a natureza dos reagentes qumicos envolvidos no trabalho, dos riscos de manipulao e as formas seguras de lidar com eles. Da mesma forma, devem ter conhecimento dos riscos das instalaes, aparelhos e utenslios necessrios s suas funes, bem como de sua utilizao correta e segura. Os prossionais devem ser conscientizados e capacitados a tomar providncias corretas em caso de acidentes. Para que o trabalho em um laboratrio seja seguro, vrios fatores devem coexistir: instalaes bem planejadas,manuteno rigorosa, quantidades necessrias de equipamentos de segurana, tanto individuais como coletivos e treinamentos para situaes de rotina e de emergncia. Ao se pensar em riscos em um laboratrio de qumica, comum associ-los aos reagentes que podem estar presentes, mas tambm devem ser avaliados aqueles causados por eletricidade, calor, materiais cortantes, agentes biolgicos, radiaes, poeiras, fumos, nvoas, fumaas, gases, vapores, rudos e riscos ergonmicos. Deve existir uma sinalizao alertando sobre todos os riscos existentes. Tambm necessrio destacar que, alm da segurana interna do laboratrio, devem ser observadas as questes ambientais como um todo, evitando descartes irregulares de resduos poluentes e txicos.
IAL - 897

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

No cabe, dentro dos propsitos deste livro, inserir um manual completo de segurana em laboratrios; existem publicaes, tanto em meio fsico quanto eletrnico, que podem nortear a montagem de um sistema de segurana adequado a este campo de trabalho e s particularidades de cada laboratrio. Mas importante lembrar sobre esta necessidade e fornecer alguns dos elementos ou critrios que devem ser observados. possvel fazer uma associao entre um Sistema da Qualidade e um Sistema de Segurana. Assim, os mtodos analticos descritos neste livro podem ser transformados em Procedimentos Operacionais Padro - POPs, em cada laboratrio em que forem adotados. Estes procedimentos so usualmente escritos com mais detalhes, destacando cada passo do processo analtico e, de acordo com as normas da qualidade, devem ser rigorosamente seguidos. Estes POPs podem incluir caractersticas toxicolgicas dos reagentes envolvidos no mtodo, os cuidados para sua manipulao e outras questes relativas segurana. Tambm adequado que os laboratrios elaborem ou adotem manuais de segurana que incluam todas as questes no especcas de cada metodologia. Em instituies de grande porte, conveniente que exista alguma forma de organizao interna que avalie constantemente a situao da segurana nos diversos laboratrios, como uma CIPA (Comisso Interna para Preveno de Acidentes) ou um Ncleo, Comit ou Comisso de Biossegurana. Esta organizao interna tambm deve executar inspees, tendo em vista que nem sempre situaes de risco so bem detectadas pelas pessoas que trabalham no local. O trabalho desta organizao interna deve, ainda, propor de solues para os problemas existentes. Algumas regras de segurana A seguir esto enumeradas algumas regras gerais de segurana, s quais devem ser adicionadas aquelas necessrias a cada laboratrio, de acordo com seu trabalho: 1. Ao manipular um reagente pela primeira vez, informar-se sobre a toxicidade e outros riscos que envolvam essa manipulao, consultando tabelas que existam na seo, rtulos, chas de informaes sobre produtos qumicos e/ou literatura especializada. 2. Trabalhar sempre sob cabine de segurana qumica (capela), que um sistema de proteo coletiva, ao realizar operaes com produtos volteis, ao trabalhar com substncias de composio desconhecida e ou quando haja a possibilidade de formao de poeiras, nvoas ou fumaa.
898 - IAL

Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

3. Usar mscaras de proteo respiratria quando no for possvel trabalhar com equipamento de proteo coletiva; neste caso, as mscaras devem ser adaptadas ao rosto do laboratorista e providas de ltro adequado ao risco. 4. Usar culos de proteo e luvas, bem como outros equipamentos de proteo individual (E.P.I.) sempre que necessrios. Vericar, para cada tipo de substncia, o tipo de luva a ser usado luvas de procedimentos (ltex) so inadequadas para o trabalho com substncias qumicas. 5. Usar o avental constantemente no trabalho, mas no recomendvel permanecer com ele fora do laboratrio, especialmente durante as refeies. O avental indicado o de algodo, grosso, com abertura frontal, preferencialmente com fecho de velcro, mangas compridas com punhos fechados tambm com velcro, sem bolsos na parte inferior e sem detalhes soltos que possam enroscar. 6. Evitar testar amostras por odor, mas quando isto for imprescindvel, no coloc-las diretamente sob o nariz. 7. Nunca pipetar com a boca, nem mesmo gua; usar aparelhos apropriados. 8. Rotular, identicando e datando, todos os frascos de soluo ou reagentes que preparar. 9. Tomar cuidados redobrados ao manipular substncias qumicas contidas em frascos sem identicao. 10. No caso de reaes das quais no se saiba totalmente o resultado, fazer uma experincia prvia, em pequena escala, na cabine de segurana qumica (capela). 11. Ao promover reaes ou aquecimentos de materiais em tubo de ensaio, nunca dirigir a abertura deste contra si ou outro colega; dirigi-la para dentro da cabine de segurana qumica. 12. Para diluir um cido, adicionar o cido gua, nunca o contrrio. 13. Nunca deixar sem ateno qualquer operao onde haja aquecimento ou possibilidade de reao violenta (e usar a capela). 14. Informar-se sobre a localizao e maneira correta de utilizar equipamentos contra
IAL - 899

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

incndio, chuveiros de emergncia, lavadores de olhos e outros equipamentos de emergncia. 15. Nunca beber ou comer alimentos na rea de trabalho do laboratrio. 16. Nunca fumar na rea de trabalho do laboratrio, mesmo que no haja risco aparente. 17. Lubricar todo material de vidro que deva ser inserido em uma rolha, a qual deve ter furo de dimetro conveniente; as mos devem estar protegidas por luvas apropriadas ou toalhas. 18. Nunca trabalhar no laboratrio sem estar junto com outro funcionrio; trabalhos perigosos necessitam de pelo menos duas pessoas. 19. Realizar todos os procedimentos conscientemente; evitar o automatismo e distraes. 20. Manter o laboratrio arrumado, limpo e livre de materiais no pertinentes ao trabalho. 21. O cho no deve ser encerado ou escorregadio. 22. Deve existir um programa de controle de insetos e roedores. 23. No deve ser admitida a permanncia de crianas no laboratrio. 24. A entrada de pessoas estranhas ao trabalho, quando necessria, somente deve ser permitida aps advertncias quanto a riscos existentes e precaues para evit-los. 25. No caso de trabalhos com amostras (por exemplo, gua) suspeitas de contaminao biolgica, consultar um manual de segurana especco para microbiologia, usar equipamentos de proteo adequados, descontaminar imediatamente a bancada e outros materiais na eventualidade de derramamento da amostra. 26. Ainda com relao possibilidade de contaminao biolgica, conduzir todo procedimento de modo a minimizar a formao de aerossis. Por exemplo, no abrir a centrfuga em movimento ou logo aps ter parado. 27. Descontaminar todo material com suspeita de contaminao biolgica antes de ser desprezado ou reutilizado. Materiais contaminados que sero autoclavados ou incinerados devem ser colocados em recipientes resistentes e em bom estado; aventais contaminados tambm precisam ser desinfetados de forma apropriada.

900 - IAL

Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

28. Acondicionar adequadamente vidrarias quebradas a serem descartadas, lavadas, se necessrio, com cuidado, antes do descarte. 29. Na Instituio, um programa de Gerenciamento de Resduos Qumicos, torna-se necessrio. 30. Qualquer acidente ou fator de risco, por menor que seja, deve ser comunicado ao responsvel pelo laboratrio e organizao interna para a segurana do trabalho. As recomendaes sobre segurana devem se estender a pessoas que prestem servios ao laboratrio, como o pessoal de manuteno (interno ou externo), de limpeza, e assim por diante, por meio de um programa de capacitao adequado. As regras de segurana aqui expostas so as mais comuns. conveniente analisar cada uma delas em funo do trabalho do laboratrio e de cada funcionrio, e agregar regras no mencionadas aqui e que sejam necessrias. Antes de iniciar a rotina diria de trabalho, deve-se vericar tudo o que vai ser realizado e o material necessrio, fazendo-se, portanto, uma anlise do procedimento funcional a ser tomado, facilitando as tarefas, evitando o trnsito cruzado e desnecessrio com outros laboratoristas e tambm o manuseio excessivo com o material a ser trabalhado. O preparo da bancada fundamental. Do ponto de vista gerencial, alguns fatores contribuem para o bom e seguro andamento do laboratrio, tais como: - - - - - - A elaborao de um uxograma de atividades para anlises rotineiras Boa superviso do laboratrio Boa distribuio do espao fsico, evitando aglomeraes Capacitao e conscientizao do pessoal Instalao e manuteno de equipamentos de proteo coletiva Incentivo ao uso correto e constante dos equipamentos de proteo individual, sempre que necessrio - Substituio, sempre que possvel, de substncias txicas ou cancergenas - Incluso da questo de qualidade e de segurana nas previses e processos de compras, tanto para materiais de segurana, como para vidrarias e outros equipamentos. Noes de toxicologia, riscos e prevenes no manuseio de produtos qumicos Uma substncia considerada txica se for capaz de afetar de forma adversa a
IAL - 901

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

sade de um organismo. Em termos de efeitos biolgicos, podem ocorrer respostas locais como irritao de pele e mucosas, edema localizado devido a inamao e, eventualmente, necrose. Podem haver reaes chamadas sistmicas, a partir da absoro da substncia pelo organismo. Fazem parte dessas reaes sintomas inespeccos como nuseas, vmitos, diarria, efeitos narcticos como tontura, reduo da ateno e da percepo, com perda de conscincia e coma. Alguns agentes qumicos podem agir de forma mais especca por mecanismos como a asxia, por interferir no transporte do oxignio, como o monxido de carbono ou os agentes metemoglobinizantes, ou por bloquear a utilizao do oxignio no nvel tecidual, como o fazem as substncias cianognicas (que possuem o on CN-) e o gs sulfdrico (H2S). Por meio da inibio de enzimas vitais ao nosso organismo, algumas substncias podem bloquear a produo de hemoglobina, produzindo anemia, interferir na conduo nervosa, produzindo sintomas neurolgicos, causar insucincia renal e heptica, etc. Efeitos txicos lesando a molcula de DNA podem se manisfestar como teratognese (deformidades em crianas nascidas de mes expostas a substncias txicas), efeitos mutagnicos (mudanas de um gene em particular ou no conjunto de cromossomos) e efeitos carcinognicos (aparecimento de cncer). Dependendo da substncia, pode haver mais de um efeito biolgico adverso. Algumas substncias podem ser acumulativas no organismo, isto , depois que so absorvidas e distribudas ligam-se a algum tecido do corpo (como ossos, tecido adiposo, tecidos moles como crebro, fgado, rins e corao) e so excretados apenas lenta ou parcialmente, enquanto outras no apresentam essa caracterstica. Independente de ser ou no acumulativa, possvel ocorrer intoxicao aguda quando houver exposio a uma concentrao elevada da substncia, mesmo que por um espao de tempo curto. Dependendo da natureza e da ao do agente txico, com exposies repetidas, mesmo em nveis de concentrao baixos, podemos ter uma intoxicao crnica. Em alguns casos os efeitos so reversveis, isto , desaparecem ao cessar a exposio (com afastamento ou tratamento mdico, ou ambos). Em outros, os efeitos podem ser irreversveis, mesmo que no haja mais exposio e que a pessoa seja submetida a tratamento mdico. Efeitos adversos tardios, isto , ocorrendo bem depois da exposio ter cessado, como neuropatias, podem ocorrer em algumas situaes de intoxicao aguda por altas doses. A absoro de substncias txicas no organismo pode se dar por via cutnea, respiratria, ou digestiva. No trabalho de laboratrio, a absoro dessas substncias deve ser evitada totalmente ou minimizada pelo uso de equipamentos de proteo coletiva, como as capelas, aparelhos apropriados para pipetagem e uso de equipamentos de proteo individual (E.P.Is) adequados situao de exposio avaliada, sempre que necessrios, e pela eliminao dos hbitos de comer ou fumar no ambiente de trabalho. Antes de se lidar com determinado produto qumico conveniente buscar informaes sobre a sua ao txica sobre o organismo.
902 - IAL

Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

Para facilitar o acesso a essas informaes, as gerncias e as organizaes internas para a segurana do trabalho podem optar entre vrios caminhos: - incluso das informaes necessrias, em termos de segurana, a cada procedimento operacional padro; - confeco de rtulos especiais contendo essas informaes, que seriam aderidos ao vidro de reagentes; - elaborao de cartazes, para cada laboratrio, contendo as caractersticas dos reagentes mais usados; - elaborao de chas de informaes de segurana para cada reagente, tipo de amostra e resduos, a serem arquivadas em local de fcil acesso aos laboratoristas ou axadas nas paredes do laboratrio. Estas chas e informaes adicionais tambm devem ser solicitadas aos fornecedores quando da compra de materiais. Tambm podem ser obtidas por meio eletrnico, como no stio da Organizao Mundial da Sade com o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente e a Organizao Internacional do Trabalho, onde h o programa INTOX do IPCS (sigla em ingls para o Programa Internacional de Segurana Qumica, que tem como endereo http://www.intox.org/databank/databank/chemicals, bem como o stio do National Institute for Occupational Safety and Health (E.U.A.), endereo http://www.cdc.gov/niosh/homepage. As informaes devem incluir o modo de ao da substncia, os cuidados de manipulao, armazenagem e as providncias a serem tomadas em caso de acidentes, alm da forma correta de descartar seus resduos. importante que o funcionrio esteja permanentemente ciente dos riscos e cuidados ao manipular reagentes (assim como ao lidar com equipamentos). Deve ser instrudo a, em caso de dvidas, procurar previamente instrues com o chefe ou um representante da organizao interna para a segurana do trabalho ou ainda em literaturas especializadas. Deve ser lembrado que todo funcionrio tem direito ao acesso a essas informaes, assim como aos equipamentos de segurana coletiva e individual, alm do direito de recusa a trabalhos em situaes que coloquem em risco a sua sade. Nem sempre o risco imediato ao se manipular um reagente qumico est na sua ao direta sobre o organismo e sim por outros tipos de riscos envolvendo as suas propriedades como, por exemplo, a possibilidade de ser inamvel, explosivo, reagir violentamente com a gua, liberar gases txicos em contato com a gua ou outras substncias e assim por diante. Convm, portanto, que informaes deste tipo sejam levantadas. Alm dos cuidados com as substncias usualmente presentes em diversos laboIAL - 903

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

ratrios, necessrio estudar os cuidados requeridos em casos especcos, conforme a rea de atuao. Assim, para a determinao de pesticidas, sejam organoclorados, organofosforados, carbamatos, piretrides ou outros, necessrio lembrar que so altamente txicos e que podem ser absorvidos tambm por inalao e pela pele e, dessa forma, preciso reunir informaes de segurana especcas para se lidar com eles. No caso de preparaes enzimticas concentradas, podem ocorrer reaes alrgicas e deve ser evitado o seu contato com a pele ou por inalao, pois pode haver disperso no ar na forma de aerossol ou p; o trabalho deve ser conduzido em laboratrio com equipamentos de segurana coletiva adequados, com exausto e renovao de ar, e com luvas e vestimentas adequadas. As micotoxinas, por sua vez, como substncias carcinognicas naturais, apresentam alta toxicidade, tambm podem ser absorvidas por inalao e pela pele, e devem ser manipuladas em cabines de segurana qumica, com luvas e, quando possvel, com o uso de cmaras (caixas transparentes), que possibilitem a manipulao com luvas ou braos mecnicos, principalmente se estiverem no estado slido (cristalino), pois o seu efeito eletrosttico possibilita a difuso do material pelo ambiente de trabalho; se ocorrerem derramamentos, a rea deve ser tratada com soluo de hipoclorito de sdio a 1% e, aps cerca de dez minutos, com soluo de acetona a 5%. O laboratrio: projeto, construo e instalaes O projeto de um laboratrio o primeiro ponto para o estabelecimento de condies seguras de trabalho, bem como da manuteno posterior dessas condies. Ele deve levar em considerao, dentro da rea disponvel, as nalidades do trabalho especco do laboratrio, as operaes e o uxo das amostras, os riscos decorrentes desse trabalho, o seu volume, o nmero provvel de funcionrios entre outros. De preferncia, o espao deve ser projetado com folga para possveis aumentos, tanto de trabalho como de pessoal. Isto determinar as posies de bancadas, cabines de segurana qumica, chuveiros de emergncia e assim por diante. Se existirem corredores no interior do laboratrio, ou entre laboratrios, estes devem ter largura apropriada, de pelo menos 1,5 m, que permitam a livre circulao de pessoas, inclusive transportando materiais. Mesmo que amplos, no devem acomodar equipamentos, em uso ou no, ou reagentes, ou qualquer tipo de material: a rea de circulao deve ser mantida livre de obstculos. Na sua construo e instalao, devem ser usados materiais no combustveis e resistentes ao de compostos qumicos que faro parte da rotina do laboratrio, como solventes, agentes corrosivos e outros. Estes materiais devem ser de boa qualidade e estar em conformidade com as respectivas normas tcnicas, como as da ABNT ou normas internacionais. Devem existir, no mnimo, duas portas, de largura suciente (de preferncia duplas, pelo menos uma delas), em reas diferentes, abrindo para o exterior, providas de visores. Colocar piso antiderrapante, resistente a agentes qumicos e a choques mecnicos
904 - IAL

Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

e disposto de forma absolutamente regular, para evitar tropees. Prever reas isoladas, como rea para armazenamento de reagentes (somente o necessrio execuo dos trabalhos, sem estoques de longo prazo), reas para equipamentos que liberem grandes quantidades de calor (uma sala para muas), para lavagem de materiais, vestirios internos (ante-sala de laboratrios com ambiente controlado), rea para trabalhos de escritrio e assim por diante. Projetar as instalaes eltricas com folgas para possveis necessidades posteriores (expanses, reformas, novos equipamentos). As tomadas de 110 e 220 V devem ter formatos diferentes, incompatveis, para que no ocorram casos em que aparelhos sejam ligados tenso incorreta. Ligar todas as tomadas e aparelhos eltricos ao o terra. Axar nas tomadas e interruptores etiquetas com cdigos relacionando-os seus respectivos quadros de fora e disjuntores. Localizar estes quadros de fora na rea externa ao laboratrio, livre de materiais inamveis. Se necessrio, devem ser usadas luminrias e interruptores prova de fascas. Prover o prdio de um sistema pra-raios eciente. Manter uma iluminao articial com intensidade adequada e lmpadas que forneam radiao branca, em geral uorescentes, com protees contra p e vapores. As tubulaes de gua, gases sob presso, ar comprimido, vapor, devem ser resistentes e feitas de material adequado ao uido que iro conter. A identicao geralmente se d por meio de cores convencionais (normatizadas pela NBR 6493, de outubro de 1994 ABNT), e tambm instalar registros gerais e locais, em pontos de fcil acesso. A ventilao deve ser suciente para impedir o acmulo de fumos e vapores no interior dos laboratrios. Se necessrio, instalar sistemas de ventilao e exausto foradas, com os cuidados para que o sistema de ventilao, se existente, no inua no sistema de exausto a ponto de comprometer a sua ecincia. Construir as bancadas de material no combustvel, com altura adequada, funcionais do ponto de vista ergonmico e resistentes aos agentes qumicos que faro parte da rotina de trabalho. De preferncia, no ligadas s paredes, de modo que possuam duas sadas. Se existirem bancadas paralelas, que a distncia entre elas seja suciente para a circulao (cerca de 1,5 m) e para que o laboratorista tenha espao para recuar em caso de uma ocorrncia de perigo. Se o tipo de atividade a ser desenvolvida for executada com o laboratorista sentado, prever nichos sob a bancada onde ele possa acomodar as pernas, sentando-se de forma ergonomicamente correta. Especial ateno deve ser dedicada s cabines de segurana, que so extremamente importantes na preveno de acidentes e especialmente na preveno da exposio a agentes qumicos. Nelas so realizados os trabalhos com desprendimento de calor, vapores, fumos, com risco de exploso ou aqueles cujas conseqncias no so bem
IAL - 905

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

conhecidas previamente. O projeto da cabine de segurana e os seus acessrios precisam ser adequados aos trabalhos que sero realizados. Existem especicidades que diferenciam uma cabine de segurana qumica para solventes de outra para agentes corrosivos, como cidos, por exemplo. Se no laboratrio forem realizados trabalhos com materiais biolgicos (ou que representem risco de contaminao biolgica), devero existir tambm cabines de segurana de uxo laminar. A construo, instalao e manuteno das cabines de segurana devem ser conadas a empresas competentes e idneas, que assegurem a qualidade do material adquirido e do servio prestado. A sua manuteno deve ser peridica e rigorosa. Um dos fatores de risco presentes em laboratrios o rudo, proporcionado por cabines de segurana, sistemas de exausto ou ventilao, centrfugas e outros aparelhos que proporcionam uma carga (que em geral vai aumentando com o tempo, pelo envelhecimento dos equipamentos) de rudo contnuo e fatigante. Ao contrrio do calor, difcil isolar reas especcas para o rudo. Tanto as empresas fornecedoras desses materiais como tcnicos em segurana do trabalho devem ser consultados para diminuir esse fator de risco ao menor nvel possvel. Adequar o sistema de esgotos ao tipo de laboratrio instalado, quanto ao seu dimensionamento e ao tipo de material utilizado na sua construo. No descartar por esse meio solventes, substncias txicas ou agressivas ao meio ambiente; neutralizar cidos e bases previamente ou, no mnimo, deix-los bem diludos antes do descarte. Os encanamentos nas sadas de pias e cabine de segurana qumica e ralos devem ter sifes para evitar o retorno de eventuais gases txicos presentes no esgoto. Colocar estrategicamente e em quantidade suciente os equipamentos de segurana (extintores, alarmes, chuveiro com lava-olhos). Os chuveiros com lavaolhos, por exemplo, posicionados junto s reas com maior risco, devem ser testados periodicamente, de acordo com as recomendaes do fabricante. Planejar o sistema de combate a incndios de acordo com a estrutura e natureza de trabalho do laboratrio. Lembrar que h vrios tipos de extintores para diferentes origens e meios de propagao para o fogo (em geral, so mais usados em laboratrios os extintores de gs carbnico e os de p qumico seco) e diferentes sistemas xos de combate ao fogo, como hidrantes e esguichos de teto que disparam com a presena de calor. O uso de mangueiras requer treinamento especco e pode haver restries gua como forma de combate a incndios em laboratrios. Portanto, conveniente consultar empresas especializadas e o Corpo de Bombeiros e, a partir de seus relatrios e recomendaes, quanto ao tipo de instrumentos, suas quantidades e o posicionamento no laboratrio e no prdio, planejar a montagem do sistema contra fogo, efetuar os treinamentos necessrios e fazer um cronograma de manuteno. A presena de todos os dispositivos de combate a incndio deve ser bem sinalizada e o acesso a eles deve estar permanentemente desimpedido. Na
906 - IAL

Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

Instituio, para suas diversas unidades, pode se necessrio ou conveniente manter uma Brigada de Incndio (consultar o Corpo de Bombeiros). Acondicionamento de produtos qumicos em laboratrios Os reagentes no podem ser guardados de uma forma aleatria ou por ordem alfabtica, pois, nesse caso, estaro sendo desrespeitadas incompatibilidades. Cada laboratrio mantm acondicionados, de forma adequada, os reagentes qumicos que lhe so necessrios, em quantidades limitadas, que so renovadas periodicamente. O almoxarifado central, especialmente projetado para este m, com interruptores e lmpadas que no provoquem fascas, piso adequado e assim por diante, fornece o material para o laboratrio. O transporte de material do almoxarifado ao laboratrio realizado por meio de carrinhos, pelo menos no que diz respeito a vidrarias e reagentes qumicos, os quais devem estar contidos em caixas de papelo ou outro material que diminua a possibilidade de impactos que possam causar a quebra dos frascos. Uma vez no laboratrio, os reagentes so guardados em armrios adequados, com prateleiras ajustveis para se obter o vo necessrio e revestidas, quando for o caso, de material resistente ao ataque dos produtos qumicos que vo ser guardados. Os frascos dos reagentes devem estar dispostos de modo a facilitar o acesso queles usados com maior freqncia, respeitadas as compatibilidades entre eles. Frascos pesados no so guardados em prateleiras altas. Solventes volteis e inamveis so guardados em armrios refrigerados ou com exausto adequada e livres da possibilidade de ocorrncia de fascas. De preferncia, os armrios possuem uma altura que dispense o uso de escadas ou outros objetos para se alcanar os produtos armazenados. Se for necessrio o acesso a prateleiras mais altas, faz-lo de modo adequado, com uma escada de construo e dimenses apropriadas, mas essas prateleiras no podem conter reagentes ou outros materiais que ofeream risco ao laboratorista. Na Tabela 1 so citadas, como exemplo, algumas incompatibilidades entre reagentes. Tabela 1 - Incompatibilidade entre reagentes
Manter Acetileno Acetona cido Actico Manter Fora do contato com Cobre (inclusive tubos), or, bromo, iodo, cloro, prata, mercrio e seus compostos Misturas de cido sulfrico e cido ntrico concentrados cido crmico, cido ntrico, cido perclrico, compostos hidroxilados, etilenoglicol, perxidos e permanganatos Incompatibilidade entre reagentes

IAL - 907

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

cido Crmico cido Fluordrico cido Ntrico cido Oxlico cido Perclrico cido Sulfrico Amnia anidra Anilina Bromo Carvo ativo Cianetos Cloratos Cloro

Cobre Dixido de cloro Fluor Hidrocarbonetos em geral Iodo Lquidos inamveis Mercrio Metais alcalinos e alcalinoterrosos Nitrato de amnio Manter

cido actico, cido ntrico, naftaleno, cnfora, glicerol, terebentina, lcool, lquidos inamveis em geral Amnia (gs ou soluo aquosa) cido actico, cido crmico, cido ciandrico, cianeto, anilina, sulfeto de hidrognio, acetona, lcool, lquidos inamveis, substncias que sofrem reaes de adio de nitrato facilmente Prata e mercrio Anidrido actico, bismuto e suas ligas, lcool, papel, graxas e outras substncias orgnicas Cloratos, percloratos, permanganatos, gua Mercrio, cloro, iodo, bromo, cido uordrico, hipoclorito de clcio e halognios cido ntrico, perxido de hidrognio Amnia, acetileno, butadieno, butano, propano, gs liquefeito de petrleo, hidrognio, benzeno, terebentina, carbeto de sdio e metais namente divididos Hipoclorito de clcio e todos os agentes oxidantes cidos e Bases Sais de amnio, cidos, metais em p, enxofre, carvo, substncias orgnicas ou combustveis namente divididas Amnia, acetileno, butadieno, butano, propano, gs liquefeito de petrleo, solventes derivados de petrleo, hidrognio, benzeno, terebentina, carbeto de sdio e metais namente divididos Acetileno, perxido de hidrognio Amnia, metano, fosna, sulfeto de hidrognio Deve ser totalmente isolado Flor, cloro, bromo, formol, cido crmico, perxido de sdio, perxidos em geral Acetileno, amnia, hidrognio Nitrato de amnio, cido crmico, perxidos, halognios, cido ntrico Acetileno, cido fulmnico, amnia gua, tetracloreto de carbono e outros hidrocarbonetos clorados, dixido de carbono, halognios cidos, metais em p, lquidos inamveis, cloratos, nitratos, enxofre, substncias orgnicas ou combustveis namente divididas Incompatibilidade entre reagentes

908 - IAL

Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

Nitreto de sdio Oxignio Pentxido de fsforo Permanganatos Perxido de hidrognio Perxido de sdio Potssio metlico Prata Sdio metlico Sulfeto de Hidrognio

Chumbo, cobre e outros metais Hidrognio, lquidos, gases e slidos inamveis, leos, graxas gua Glicerol, etilenoglicol, cido sulfrico, benzaldedo Cromo, cobre, ferro e outros metais, inclusive seus sais, lquidos inamveis, materiais combustveis, anilina e nitrometano Qualquer substncia oxidvel, como lcoois, cido actico glacial, benzaldedo, dissulfeto de carbono, acetato de etila gua, tetracloreto de carbono e outros hidrocarbonetos clorados, dixido de carbono, halognios Acetileno, cido oxlico, cido tartrico, compostos de amnio gua, tetracloreto de carbono e outros hidrocarbonetos clorados, dixido de carbono, halognios cido ntrico fumegante, gases oxidantes

Fonte: Grist, NR. Manual de Biossegurana para o Laboratrio, 2. ed. So Paulo: Santos Livraria Editora. 1995. Nota: substncias do lado esquerdo da tabela devem ser estocadas e manuseadas de forma a no poder acidentalmente contatar substncias correspondentes no lado direito da coluna, sob condies no controladas, pois podem ocorrer reaes violentas. De modo geral, substncias que reajam entre si no devem ser armazenadas juntas como, por exemplo, cidos e bases. conveniente que cada laboratrio construa a sua tabela de incompatibilidade entre reagentes, de acordo com os materiais que utiliza. Para tanto, podem ser usadas as chas individuais de informaes de segurana, tabelas similares Tabela 1, bem como stios eletrnicos que contenham informaes de segurana para substncias qumicas, como os apontados no item Noes de toxicologia, riscos e prevenes no manuseio de produtos qumicos. Fechar hermeticamente os frascos dos reagentes ao serem guardados. No caso de frascos com roscas, no aplicar muita fora, o que dicultaria a abertura posterior dos mesmos. A gua A gua uma substncia que poucas vezes encarada como uma fonte de perigo, mas tambm um composto qumico e, em algumas situaes, provoca reaes violentas ou apresenta propriedades que podem acarretar perigo. Assim, necessrio particularizar os casos em que seu emprego ou presena pode representar risco, principalmente quanto ao armazenamento de reagentes, seu uso, descarte e em certas emergncias.
IAL - 909

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

Muitos produtos qumicos reagem com gua de forma violenta, gerando grande quantidade de calor. Assim, se gua for adicionada ao cido sulfrico concentrado, o calor gerado ser muito intenso, provocando o arremesso de gua quente e cido sulfrico ainda concentrado (e tambm quente), podendo produzir graves queimaduras pela ao do calor e do poder corrosivo do cido. Por causa disto, h a regra segundo a qual o cido deve ser adicionado gua e nunca o contrrio. A operao deve ser conduzida de forma cuidadosa; a massa maior de gua absorve parte do calor gerado. Espera-se pelo resfriamento adequado para continuar a operao, vagarosamente. Em certos casos, podem ser usados banhos de gelo para haver resfriamento mais rpido, mas tambm necessrio cautela, para no haver rompimento do vidro pela variao rpida de temperatura. Determinados elementos no estado metlico como sdio, potssio, clcio ou magnsio (quando aquecido) tambm reagem violentamente com a gua, provocando grande desprendimento de calor e fascas. Os produtos dessas reaes so bases fortes, que so corrosivas. Outros produtos qumicos reagem com a gua produzindo compostos de toxicidade varivel, muitas vezes na forma de vapor. preciso ateno, quanto presena de gua, para o armazenamento, uso e descarte destes produtos, entre os quais esto os silanos (metildiclorossilano, triclorossilano etc.), fosfetos (de sdio, alumnio etc.), hipocloritos secos (de ltio, sdio, clcio etc), cianetos (de sdio, potssio etc.), brometo de acetila, cloreto de acetila, brometo de alumnio anidro, cloreto de alumnio anidro, pentauoreto de alumnio, oxicloreto de cromo, cido uorsulfnico, pentacloreto de fsforo, tetracloreto de silcio, cloreto de tionila, iodeto de acetila, magnesiodiamida, soluo sulfontrica (cido sulfrico + cido ntrico), pentauoreto de iodo, nitreto de ltio. Podem ser formados compostos como cloreto de hidrognio, cloro, fosna, cianeto de hidrognio, brometo de hidrognio, uoreto de hidrognio, iodeto de hidrognio, dixido de enxofre, amnia e dixido de nitrognio. necessrio tambm lembrar que a gua boa condutora de eletricidade. Assim, num princpio de incndio em que estejam envolvidos aparelhos eltricos ou existam tomadas prximas, no conveniente fazer uso da gua. Outra situao de risco no uso da gua em caso de incndio representado pela sua utilizao para apagar fogo envolvendo um solvente orgnico, imiscvel com eles. A gua mais densa que a maioria dos solventes orgnicos e, se usada de forma inadequada, pode espalhar o solvente e as chamas, dicultando o combate ao incndio. Derramamento de produtos qumicos Em acidentes desse tipo, alm dos riscos de natureza fsica, envolvendo o peso do recipiente, material de fabricao e estilhaos com risco de cortes, h os de natureza qumica do produto espalhado no ambiente, ou seja, se esse produto corrosivo, inamvel, txico, voltil, ou com outras caractersticas de risco. Existem materiais absor910 - IAL

Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

ventes disponveis no mercado especcos para esse m e que devem estar disponveis no laboratrio. Na sua ausncia, cidos e compostos qumicos corrosivos podem ser tratados com bicarbonato de sdio ou soda custica, aps prvia adio cuidadosa de gua (diluio). Solues alcalinas podem ser diludas e neutralizadas com cidos fracos. Se o material for inamvel, as chamas existentes (em bicos de Bnsen etc) devem ser extintas imediatamente, deve ser fechada a vlvula de gs para a sala e desligados os aparelhos eltricos que possam ser fonte de fascas. Caso existam vapores txicos, evacuar a sala. Providenciar a ventilao da sala. A retirada do material deve ser feita com o uso de E.P.Is. Se necessrio, acionar os bombeiros. Cilindros de gs Em diversos laboratrios necessrio o uso de gases sob presso (hidrognio, acetileno, nitrognio, hlio, entre outros). O fornecimento deve ser feito por uma empresa idnea e que oferea assistncia quanto a questes de uso e manuteno. Os cilindros devem ser fornecidos com o nome e a cor caracterstica de cada gs, capacete de proteo do cilindro, dados de pureza, simbologia de risco e nmero da ONU. O ideal que exista, fora do prdio, uma central de gases, qual os laboratrios estejam ligados por meio de tubulaes apropriadas, evitando a utilizao de cilindros no interior do prdio. Tanto para a construo da central como para condies de armazenamento, as empresas especializadas fornecedoras devem ser consultadas, bem como sobre a compatibilidade entre gases (e outros materiais) que possam permanecer no mesmo local. Construir esta central em local amplo, ventilado e de fcil acesso, tanto para carga e descarga de cilindros como para situaes de emergncia. Os cilindros devem ser mantidos protegidos de ocorrncias climticas como sol e chuva (mas possibilitando plena ventilao do interior desta central com portas de tela de arame, por exemplo). O acesso ao interior da central deve ser controlado e restrito aos laboratrios usurios do sistema, por meio de pessoal instrudo sobre os procedimentos com cilindros e gases sob presso e ao pessoal de manuteno. Quando esta central no estiver disponvel, no armazenar os cilindros de gs no laboratrio. O armazenamento deve ser feito em local razoavelmente amplo, seguro, fora de reas de circulao, coberto, bem ventilado e, tal como no caso da central, com acesso controlado ao seu interior. Observar tambm as incompatibilidades para armazenamento e uso entre os gases . Alm de cilindros contendo o mesmo gs, podem ser guardados juntos aqueles quimicamente inertes, como nitrognio ou argnio. Gases combustveis devem estar distantes dos oxidantes; manter a uma distncia segura uns dos outros gases que possam reagir entre si, como hidrognio e acetileno. Tanto para uso como para armazenagem, os cilindros no devem ser colocados
IAL - 911

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

em contato com circuitos eltricos ou prximos a fontes de calor irradiante ou chama aberta Devem sempre permanecer em posio vertical, presos parede com correntes ou cintas de material resistente. Quando da instalao de um cilindro (que deve ser feita com ferramentas adequadas), vericar se no h ocorrncia de vazamento, podendo o teste ser feito com mistura de gua e metanol (com 10% de metanol), gua e etanol ou com preparados base de surfactantes disponveis no mercado especicamente para esse m. No caso de gases corrosivos, usar equipamentos de proteo individual. No devem existir chamas ou cigarros acesos por perto. Alm do bom estado geral dos cilindros, vericar que eles estejam sempre limpos, secos e isentos de graxas. No engraxar as vlvulas e, se emperradas, contatar o fornecedor. Os cilindros devem permanecer em uso at alcanar uma presso indicada pelo prprio fabricante (normalmente 1 a 2 Kgf/cm2), para evitar possveis contaminaes do recipiente por entrada de ar. Aps o uso deve ser retirado do local de trabalho e encaminhado ao local de armazenagem. Para todas essas operaes, devem ser solicitadas instrues mais detalhadas aos fabricantes. Quanto ao transporte entre o local de armazenagem e o de uso (e vice-versa), os cilindros devem ser conduzidos em carrinhos especcos para esse m, de tamanho apropriado; deve ser mantido preso ao carrinho e com o capacete de proteo para a vlvula. Descarte de materiais Os materiais a serem descartados por laboratrios de anlise qumica de alimentos incluem: 1. amostras de alimentos 2. papel e slidos inertes (inclusive amostras) 3. papel contaminado quimicamente e reagentes slidos (inclusive amostras) 4. solues isentas de solventes orgnicos 5. solventes orgnicos em geral 6. vidro quebrado e recipientes em geral 7. materiais com possibilidade de contaminao microbiolgica O descarte de materiais muito preocupante num processo de anlise qumica. As pessoas encarregadas dessa operao devem receber instrues rigorosas quanto a algumas normas de segurana, como o uso de E.P.I. (luvas e botas) e cuidados no manuseio de certos tipos de resduos. Papis e slidos inertes so descartados como lixo comum, sem maiores preocupaes. obrigatrio manter o lixo sempre tampado. Amostras de alimentos slidos, ao serem descartadas, podem ser subdivididas em partes pequenas, com adio de um
912 - IAL

Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

produto que impea seu consumo e cuja presena seja facilmente perceptvel como, por exemplo, um detergente colorido. Alimentos lquidos, sem contaminao, podem ser diludos e jogados na pia. Recipientes vazios de amostras ou materiais utilizados pelo laboratrio necessitam de uma lavagem antes do descarte. Tanto os recipientes de vidro como material de vidro quebrado ou trincado no podem ser descartados em sacos para lixo comum. Esse tipo de material deve ser colocado em caixas de papelo especcas para esse m, para evitar ferimentos nas pessoas encarregadas da coleta. necessrio diluir e neutralizar as solues cidas e bsicas antes de serem despejadas em esgoto. Solues aquosas salinas de natureza no txica e no agressiva ao meio ambiente tambm podem ser descartadas da mesma forma. Papel de ltro com material de baixa toxicidade pode sofrer uma lavagem estando ainda dentro do prprio funil e depois ser descartado com o lixo comum. Resduos slidos de reagentes qumicos (tambm de baixa toxicidade) podem ser dissolvidos em quantidades relativamente grandes de gua e a soluo diluda, escoada pela pia, com a torneira aberta por alguns minutos. Para solventes orgnicos o ideal tentar o seu reaproveitamento, depois de uma recuperao procedida internamente (com normas de segurana especcas) ou por empresas especializadas. Quando esta recuperao no for possvel ou conveniente, os solventes podero ser coletados em recipientes adequados e car numa central de armazenamento, e posteriormente enviados a uma empresa que possua instalaes apropriadas para a sua destruio, de acordo com as normas ambientais (o mesmo vale para outros resduos com potencial txico ou poluente). Se o destino for a incinerao, no devem ser adicionados a esses recipientes, sem o conhecimento dessa empresa, solventes no inamveis, como o tetracloreto de carbono ou clorofrmio. A empresa responsvel pelo transporte e destinao dos resduos dever orientar sobre os tipos de recipientes a serem utilizados e pelos tipos de compostos que podem ser colocados juntos em um mesmo recipiente. Deve ser dada ateno especial aos materiais para os quais existam restries de carter ambiental, em termos de sua destinao nal. Para tanto, devem ser consultadas empresas especializadas, a legislao municipal, estadual e federal e os rgos de defesa ambiental. Materiais com risco de contaminao microbiolgica devem ser recolhidos em sacos de lixo autoclavveis e enviados para descontaminao ou esterilizao por um processo fsico como a autoclavagem, e somente depois podem ser descartados. Quando algum motivo impedir este procedimento, o material deve ser tratado com desinfetante base de hipoclorito de sdio ou outro conveniente pelo tempo necessrio e depois descartado. A descontaminao qumica pela ao de desinfetantes, como soluo de hipoclorito de sdio, iodo e outros halogenados, etanol, lcalis, fenis e sais quaternrios de amnio, deve ser feita com o conhecimento de que tipo de microorganismos deve ser tratado e tambm em que ambiente. Para muitos desinfetantes, o pH, a carga de matria orgnica e a concentrao so fatores importantes para determinar a ecincia
IAL - 913

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

do processo.Todo material biolgico, assim como vidraria quebrada que tenha entrado em contato com o material biolgico, deve ser descontaminado antes do descarte. Para estes tpicos, importante ver recomendaes a respeito em um Manual de Segurana para Laboratrios de Microbiologia ou consultar um prossional especializado. Cuidados com relao a alguns equipamentos Fazendo novamente a associao entre Qualidade e Segurana, assim como existem POPs de metodologias analticas, devem existir POPs para a utilizao de equipamentos, os quais podem incluir recomendaes sobre o uso de EPIs e outros requisitos de segurana. Muas Devem, preferencialmente, estar em uma sala isolada, destinada especicamente para equipamentos geradores de calor, com sinalizao adequada. O prossional deve fazer uso de equipamentos de proteo individual adequados (luvas de proteo trmica com cano longo e pinas longas de ao inoxidvel). Quando uma amostra de matria orgnica necessitar de destruio por via seca, somente dever ser colocada em mua aps prvia carbonizao (com aquecimento gradual) em bico de Bunsen, feita em cabine de segurana qumica. Somente quando o aquecimento mximo com o bico no provocar mais desprendimento de fumos que a amostra pode ser transferida para a mua. Caso contrrio, podero ocorrer a contaminao do ar do laboratrio e a perda de amostra. Refrigeradores Devem ser usados os previstos especialmente para laboratrio, eventualmente com motor fora do ambiente de trabalho para evitar fascas que possam provocar a ignio de solventes inamveis e volteis possivelmente presentes na sala ou dentro do prprio refrigerador. Mesmo que um refrigerador comum no seja utilizado para guardar esse tipo de solventes, deve car razoavelmente protegido (afastado) da rea do laboratrio em que esse tipo de solvente possa ser ocasionalmente utilizado. Dessecadores, materiais dessecantes e uso de vcuo Entre os materiais dessecantes normalmente utilizados esto o cido sulfrico, o pentxido de fsforo (que oferecem riscos, pois suas reaes com gua so acompanhadas de grande desprendimento de calor e provocam queimaduras graves ao contato
914 - IAL

Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

com a pele), cloreto de clcio e slica-gel. A slica-gel com indicador de umidade (rosa quando hidratada, azul quando seca) segura e, quando hidratada pelo uso, fcil de recuperar em uma estufa seca a 100 C, sendo portanto o agente dessecante mais recomendvel, tanto para dessecadores como para estufas sem ar corrente. Ao se transferir uma amostra que tenha passado por processo de aquecimento para um dessecador, deve-se esperar algum tempo, suciente para um certo resfriamento do cadinho, evitando o rompimento da placa de porcelana do dessecador. Aps a colocao do cadinho, deixar aberto por tempo suciente o orifcio da tampa do dessecador, caso contrrio a dilatao do ar devida ao aquecimento poder expulsar violentamente a tampa do dessecador. Ao se usar vcuo o dessecador deve estar colocado dentro de uma caixa de tela metlica para evitar projees de estilhaos em caso de exploso. Esta observao vlida para outros casos em que se use vcuo, como nas ltraes com uso de kitassato. Quando a aparelhagem for grande, como no caso de destilao, e no se dispuser de cabine de segurana qumica ou tela metlica de tamanho adequado, o laboratorista deve usar culos de segurana e trabalhar com o mximo de prudncia, evitando fazer vcuo (ou desfaz-lo) com rapidez. O processo deve ser lento para permitir a acomodao das paredes de vidro nova relao de presses interna/externa; o material de vidro deve ser de boa qualidade. No caso de estufas de vcuo com frente de vidro, embora este seja normalmente de resistncia adequada, tambm deve ser adaptada uma tela metlica face exterior; a retirada e a admisso de ar tambm no devem ser rpidas. Autoclaves Usadas para esterilizao de materiais e culturas. Dada a sua nalidade e modo de operao, estes aparelhos devem ser constitudos de material resistente e providos de manmetros em perfeitas condies de funcionamento. A presso interna e o calor so os principais fatores de risco. Antes de abrir a autoclave necessrio assegurar-se de que a mesma esteja resfriada convenientemente e o vapor tenha sido retirado; caso contrrio, a violenta expanso do vapor, quando da retirada da tampa, poder provocar ferimentos srios ao operador e a perda do material.

IAL - 915

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

Centrfugas Vericar se o balanceamento da carga est correto, evitando o risco de quebra de algum tubo dentro da centrfuga, o que acarretaria maior formao de aerosol e at mesmo de gotculas maiores. Os movimentos rpidos da superfcie do lquido durante a centrifugao formam os aerosis; portanto no se deve abrir a centrfuga logo aps sua parada, nem enquanto estiver girando, mesmo devagar. Materiais de vidro Montagem de aparelhagens Freqentemente necessrio montar uma aparelhagem com vrias peas de vidro, como no caso de destilaes. Preferencialmente, as peas devem ter terminais (conexes) esmerilhados e as ligaes feitas diretamente. Em outros casos, as ligaes so feitas por meio de rolhas ou tubos de borracha. Cada uma das peas, independente do material de que seja feita, deve ser cuidadosamente examinada antes de se proceder montagem do aparelho. No devem ser usadas peas trincadas, com qualquer tipo de ssura, que permitam vazamentos ou que no proporcionem ajuste perfeito. Aps a montagem, ajustar as peas de tal forma que nenhuma delas esteja sob tenso e convenientemente presas por garras distribudas ao longo da aparelhagem, de modo que no necessitem suportar o peso umas das outras (evitar por outro lado, um nmero excessivo de garras). As garras devem estar rmemente presas a suportes seguros. Vericar se as peas recurvadas no apresentam estrangulamentos internos. Vedar as conexes com parana derretida, quando possvel, aplicada com pincel. Quando for necessrio cortar um tubo de vidro para ser aplicado aparelhagem (ou outra nalidade qualquer) deve-se observar o procedimento a seguir. Com uma lima, de preferncia triangular, abre-se um sulco, no muito profundo em uma parte pequena da volta do tubo (o sulco no deve dar a volta no tubo). Estando as mos protegidas por luvas resistentes e os olhos por culos de segurana, segura-se o tubo com a parte limada para fora do corpo; pressiona-se o tubo com os polegares no mesmo sentido, isto , para fora do corpo. As pontas do tubo devem em seguida ser arredondadas em uma chama. Espera-se o tubo esfriar sozinho (o resfriamento rpido com gua, por exemplo, quebrar o vidro). Se este tubo for inserido em uma rolha, esta deve ter furo de dimetro conveniente e a operao de insero deve ser feita com lubricao e com movimento giratrio lento.
916 - IAL

Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

Para a perfurao furao de rolhas, observar alguns pontos como: fazer o furo pela parte inferior, apoiando sobre a mesa a parte superior da rolha (de maior dimetro); no caso de rolhas de borracha, escolher um furador de dimetro ligeiramente maior que o tubo a ser inserido (aps a retirada do furador, o furo da rolha contrai) e o furador pode ser lubricado com vaselina, silicone ou um pouco de leo para evitar que a rolha se molhe; no caso de rolhas de cortia, o furador no deve ser molhado e pode-se reforar a superfcie externa da rolha com ta adesiva, rmemente presa, para evitar seu rompimento. Em qualquer caso, o furo deve ser feito em um nico sentido (no furar de ambos os lados para fazer o encontro dos orifcios no meio). No tentar aumentar o furo de uma rolha com um furador maior; melhor pegar outra rolha e refazer a operao. Lavagem de vidrarias Ao trmino de um trabalho analtico, todas as peas e recipientes devem passar por um processo rigoroso de lavagem. O prossional que tiver realizado o trabalho de anlise deve fazer uma lavagem preliminar do material antes de entreg-lo pessoa responsvel pela limpeza nal, evitando que ela se acidente pelo desconhecimento da natureza dos resduos contidos nos frascos ou pela mistura com outros reagentes incompatveis. Cada laboratrio deve usar um processo de lavagem que lhe seja conveniente. Em geral, este processo utiliza detergente (inclusive os destinados especicamente a laboratrios) ou sabo, tornando o material escorregadio e por isto recomenda-se usar luvas de borracha antiderrapantes para proteger as mos de arestas cortantes e evitar irritaes de pele pelo contato constante com produtos qumicos e agentes de limpeza. Pode ser colocada uma placa de borracha (com abertura no centro) no fundo da pia para atenuar eventuais quedas das peas de vidro. Muitos laboratrios utilizam, alm de detergentes especcos para laboratrios, solues sulfontricas, solues de cido ntrico ou clordrico, hidrxido de potssio em lcool e outras, no processo de lavagem. Estes materiais podem ser altamente corrosivos e reativos e seu contato com a pele pode gerar queimaduras. Dessa forma, sua preparao e uso devem ser feitos por pessoal treinado, com extremo cuidado. necessrio o uso de luvas de borracha, culos de proteo (ou escudo facial), avental e botas de borracha. O frasco a ser limpo com estas solues deve ser pr-lavado com detergente e gua corrente e, se necessrio, seco previamente. Pipetas podem ser colocadas em uma proveta de 1000 mL, apoiadas sobre uma esponja de espuma colocada no fundo da proveta para amortecer o impacto. Sua retirada pode ser feita com uma pina cuja ponta seja revestida com ta veda-rosca ou tubo de borracha. O uso da soluo sulfocrmica deve ser abandonado devido aos riscos a que expe o laboratorista, bem como pelos riscos ambientais. Para a lavagem de vidrarias que tenham entrado em contato com micotoxinas, enxagu-las com metanol (com os cuidados necessrios tambm para a manipulao desta substncia), retirar (armazenando para descarte posterior adequado), adicionando em seguida soluo de hipoclorito de sdio a 1% e, aps cerca de duas horas, soluo
IAL - 917

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

de acetona a 5%. Aguardar trinta minutos, enxaguar e prosseguir com a lavagem usual, como para outras vidrarias. Nota nal Para um sistema de segurana do trabalho so necessrios muitos estudos especcos que, conforme apontado ao longo deste texto, exigem consultas a publicaes, entidades e prossionais especializados. O gerenciamento desse sistema exige, como no caso da qualidade, um trabalho permanente, para o qual este captulo apenas um breve roteiro que, lembramos, no deve ter a funo de um manual de segurana. Reviso Arline Sydneia Abel Arcuri Bacharel em qumica e doutora em fsico-qumica pela universidade de So Paulo USP, pesquisadora,diretora tcnica da Fundao Jorge Duprat Figueiredo de segurana e medicina do trabalho - FUNDACENTRO Eduardo Mello De Capitani Mdico, mestre em medicina e doutor em sade coletiva pela universidade de Campinas UNICAMP, especialista em sade pblica e medicina do trabalho, professor assistente do departamento de clnica mdica da faculdade de cincias mdicas da UNICAMP, coordenador do centro de controle de intoxicaes, faculdade de cincias mdicas do hospital das clnicas da UNICAMP. Mary Rosa Rodrigues de Marchi Professora assistente doutora, departamento de qumica analtica, instituto de qumica UNESP Referncias Bibliogrcas ASSOCIAO BRASILEIRA DA INDSTRIA QUMICA (ABIQUIM) - Departamento tcnico, comisso de transportes: Manual para atendimento de emergncias com produtos perigosos, 3. ed. So Paulo, 1999. ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS, Ofcial Methods of analysis of the Association of Ofcial Analytical Chemists. Arlington: A.O.A.C., 16th , 1997.

918 - IAL

Captulo XXIX - Segurana em Laboratrios de Qumica

CARVALHO, P.R. Boas prticas qumicas em biossegurana.Rio de Janeiro: Editora Intercincia Ltda., 1999. GRIST, N.R. Manual de biossegurana para o laboratrio. 2. ed. So Paulo: Santos Livraria Editora, 1995. OLIVEIRA, W.P. Segurana em laboratrios qumicos. 2. ed. Coleo SESI de Segurana do Trabalho, So Paulo, Servio Social da Indstria, 1975. TIGLEA, P, SANTOS, C.C.M. Manual de biossegurana para laboratrios de qumica, Instituto Adolfo Lutz, Publicaes Tcnicas para Divulgao Interna, So Paulo, 1992. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Laboratory biosafety manual. Geneva: WHO, 1983.

Colaborador Paulo Tiglea


IAL - 919

Das könnte Ihnen auch gefallen