Sie sind auf Seite 1von 3

Estrutura e Movimento dos Materiais 1.

0 Histrico Civilizaes antigas: idade da pedra, do bronze, do ferro e etc; Pedras, madeiras, ossos e peles, a noo inicial se baseava na dureza; Domnio do fogo tomou-se noo dos materiais inflamveis e no inflamveis; Tratamentos trmicos.

2.0 Propriedades x Estrutura Caractersticas, propriedades e comportamento dos materiais dependem da estrutura interna; Estrutura interna: arranjo dos tomos no espao; Estrutura: refere-se em geral, ao arranjo dos seus componentes internos. Propriedades: consiste em uma peculiaridade de um dado material em termos do tipo e da intensidade da sua resposta a um estmulo especfico que lhe imposto.

3.0 Classificaes dos Materiais Slidos Os materiais podem ser classificados quanto a sua composio, funo e tipo de ligao; Quanto composio em: metlicos, cermicos, polimricos e compsitos;

4.0 Materiais Metlicos Substncia que se apresenta em estado slido, com exceo do mercrio, e que se caracteriza por brilho caracterstico, condutores eltricos e trmicos, no transparentes a luz visvel, resistentes ao mesmo tempo que so deformveis, o que responsvel pelo seu amplo uso em aplicaes estruturais Se dividem em: Ferrosos: ferro e o ao; No ferrosos: cobre, lato e alumnio

5.0 Materiais Cermicos A caracterstica comum a estes materiais serem constitudos de elementos metlicos e elementos no metlicos; Apresentam: alto ponto de fuso, geralmente so isolantes eltricos, estveis em condies severas, duros, frgeis e quebradios; Vidros, abrasivos, cimentos, cermicas estruturais e etc.

6.0 Materiais Polimricos Baixo custo, baixa densidade, baixa reatividade, alta resistncia e podem ser extremamente flexveis; Borrachas e plsticos que conhecemos.

7.0 Estruturas Cristalina dos Materiais Os materiais slidos podem ser cristalinos ou amorfos; Estrutura cristalina est relacionada organizao dos tomos de forma geomtrica; As estruturas cristalinas so formadas por clulas unitrias: que sua unidade bsica, pois constituem o menor conjunto de tomos associados encontrados em uma estrutura.

8.0 Estruturas Cristalina dos Metais Existem 3 estruturas cristalinas relativamente simples para a maioria dos materiais: CFC, CCC, HC

9.0 Cbicas de Faces Centradas (CFC) Possui uma clula unitria com geometria cbica, com tomos localizados em cada um dos vrtices e nos centros de todas as faces do cubo.

10.0 Cbicas de Corpo Centrado (CCC) Possui uma clula unitria com geometria cbica, com tomos localizados em todos os 8 vrtices e um nico outro tomo localizado no centro do cubo.

11.0 Hexagonal Compacta (HC) Clula Unitria com formato hexagonal. As faces superior e inferior so compostas por 6 tomos que formam o hexgono regulares e que se encontram ao redor de um nico tomo central.

12.0 Imperfeies da Estrutura Cristalina

Os cristais podem apresentar 3 defeitos: ponto, linha e interfaciais

16.0 Interfaciais Defeitos superficiais: contorno de gros e maclas.

RESISTNCIA DOS MATERIAIS 1.0 Abordagem Geral Conceito: Seleciona os materiais; Estabelece propores e as dimenses; Segurana, confiabilidade, durabilidade e em condies econmicas; Conhecendo o material com o qual se construiu a estrurura-suporte, saberemos: Se com o material usado no suporte e em face de suas dimenses, a estrutura ou resiste solicitao ou se rompe; As deformaes que ocorreram.

2.0 Classes de Solicitaes 3.0 Trao Correias, parafusos, os cabos de aos e correntes e etc. Quando um sistema de foras atua sobre um corpo, o efeito produzido diferente segundo a direo e sentido e ponto de aplicao; Esforos normais ou axiais: que atuam no sentido do eixo de um corpo (trao, compresso e flexo); Esforos transversais: atuam na direo perpendicular ao eixo de um corpo (cisalhamento e toro).

4.0 Compresso Ferramentas de estampagem, pregos (durante o martelamento), trilhos, vigas de concreto e etc.

5.0 Flexo Provoca ou tende a provocar curvatura nas peas; O esforo solicitante responsvel por este comportamento chamado de momento fletor.

9.0 Cargas Concentrada: quando a superfcie ocupada pela carga relativamente pequena em relao a viga (ps das bases de mquinas, rodas de veculos e etc); Distribuda Uniforme: quando o carregamento igualmente distribudo em um determinado comprimento ou por toda viga; Distribuda Varivel: quando o carregamento distribudo de forma varivel.

10.0 Tenso o resultado da ao de cargas externas sobre uma unidade de rea da seo analisada na pea, componente mecnico ou estrutural; Tenses provocadas por trao, compresso e flexo: so chamadas de tenses normais; Tenses provocadas por toro e cisalhamento: so chamadas de tenses tangenciais ou cisalhantes;

11.0 Tenso Normal Tenso normal representa a solicitao em um ponto da seo transversal onde atua um esforo axial (trao, compresso e flexo). Resistncia de um material caracterizada por um efeito pontual. Esforo interno um esforo integral da seo transversal;

12.0 Tenso x Deformao Necessrio conhecer o comportamento dos materiais quando submetidos a carregamentos. Ensaio Mecnico em um corpo de prova (CP); O diagrama tenso x deformao varia muito de material para material; Duas categorias importantes : dcteis e frgeis. Deformao ou alongamento:

14.0 Materiais Dcteis Ao, cobre, alumnio e outros; Apresentam escoamento a temperaturas normais;

15.0 Materiais Frgeis Ferro fundido, vidro, pedra; Ruptura sem nenhuma mudana sensvel no modo de deformao do material; No existe diferena entre tenso de resistncia e tenso de ruptura; Deformao at a ruptura muito pequena, no h estrico, ruptura se d em uma superfcie perpendicular ao carregamento.

16.0 Tenso Admissvel Onde: E ( tenso de escoamento); coeficiente de segurana (Sg); R ( tenso de ruptura). Deve-se considerar que a carga limite do material seja maior que o carregamento que este ir suportar em condies normais de utilizao; Tenso admissvel a tenso ideal de trabalho nas circunstncias apresentadas;

17.0 Coeficiente de Segurana Visa assegurar o equilbrio entre a qualidade de construo e o seu custo; Leva em considerao diversos fatores: material a ser aplicado, tipo de carregamento, frequncia de carregamento, ambiente de atuao, grau de importncia do membro projetado.

Transporte e Estocagem de Slidos e Lquidos

1.0 Armazenamento de lquidos A necessidade de armazenar surge por vrios motivos: Reservar a matria-prima, slida ou fluda, recebida do fornecedor, muitas vezes em grandes quantidades; Armazenar o produto antes da venda; Possivelmente como uma etapa intermediria objetivando dar flego s outras etapas do processo, t ais como transporte, embalagem, entre outras. Os recipientes que realizam este armazenamento chamam-se tanques, so especificados por normas apesar de serem equipamentos mais simples.

O armazenamento de lquido pode ser realizado, basicamente, com duas condies: Armazenamento de lquidos a temperatura ambiente e presso atmosfrica; Armazenamento de lquidos a temperatura ambiente e presso acima da atmosfrica.

2.0 Armazenamento de Slidos Tipos de armazenamento em slidos: Pilhas: armazenam-se em pilhas quando a quantidade do material muito grande, e inviabiliza economicamente a utilizao de silos, ou quando o material armazenado no pode ser confinado, pois cujo p, com presena de ar, forma mistura explosiva, exigindo o armazenamento em ambientes abertos. Amplamente utilizada na indstria de minerao, fertilizantes e etc. A pilha pode ser cnica, quando a quantidade de material estocado relativamente pequena, ou prismtica quando a quantidade de material muito grande. Silos: amplamente utilizada na indstria de gros, cimentos e etc. Os silos so utilizados para volumes menores de material, ou tambm quando o material armazenado por sofrerem deterioraes gros ou serem sensveis umidade: cimentos. Podem ser feitos de concretos ou de ao , com formato redondo, quadrado ou retangular, dependendo do critrio ou necessidade do projetista, porm o fundo deve ser cnico ou piramidal.

3.0 Transporte de slidos Aspectos importantes do transporte de slidos: Grande importncia no custo da operao industrial; Automao dos processos, substituindo a mo-de-obra humana; Necessidade de um transporte verstil para os vrios tipos de slidos. Tipos de transportes de slidos: correias ou esteiras, rosca ou helicoidal e elevador de caambas.

4.0 Transporte de lquidos Bombas ou bombeamento de lquidos.

Das könnte Ihnen auch gefallen