Sie sind auf Seite 1von 2

Cincia da f - NOTCIAS - Maria provavelmente teve outros filhos alm de Jesus, di...

Page 1 of 2

25/03/09 - 07h00 - Atualizado em 25/03/09 - 09h50

Maria provavelmente teve outros filhos alm de Jesus, dizem historiadores


Evangelhos mencionam quatro irmos e ao menos duas irms de Cristo. Interpretao de que eles seriam s primos prevaleceu no Ocidente.
Reinaldo Jos Lopes Do G1, em So Paulo

A lista "Tiago, Jos, Judas e Simo" lhe diz alguma coisa? Uma dica: no so nomes de apstolos. Na verdade, de acordo com o Evangelho de Marcos, estes seriam os irmos de Jesus, que so citados ao lado de pelo menos duas irms de Cristo (cujos nomes no aparecem). Os catlicos e ortodoxos normalmente interpretam o trecho como uma referncia a primos ou parentes mais distantes do mestre de Nazar, mas o mais provvel que essa viso seja incorreta. A maior parte dos (poucos) indcios histricos indica que Maria e Jos realmente tiveram filhos depois do nascimento de Jesus. Leia mais reportagens da srie Cincia da F claro que, sem nenhum acesso a registros familiares contemporneos ou evidncias arqueolgicas diretas, a concluso s pode envolver probabilidades, e no certezas. "Se a busca do 'Jesus histrico' j difcil, a pesquisa dos 'parentes histricos de Jesus' quase impossvel", escreve o padre e historiador americano John P. Meier no primeiro volume de "Um Judeu Marginal", srie de livros (ainda no terminada) sobre Jesus como figura histrica. Meier explica que, ao longo da tradio crist, telogos e comentaristas do texto bblico se dividiram basicamente entre duas posies, batizadas com expresses em latim. A primeira a chamada "virginitas ante partum" (virgindade antes do parto), segundo o qual Maria permaneceu virgem at o nascimento de Jesus, tendo filhos biolgicos com seu marido Jos mais tarde. A segunda, "virginitas post partum" (virgindade aps o parto), postula que Maria no teve outros filhos e at que seu estado de virgem teria sido milagrosamente restaurado aps o nico parto.

A Virgem e o Menino Jesus, em arte grega ortodoxa do sculo XVI (Foto: Reproduo)

A "virginitas post partum" foi, durante muito tempo, a posio defendida por quase todos os cristos, diz o historiador -- at pelos protestantes, que hoje no se apegam a esse dogma. "Um fato surpreendente, e que muitos catlicos e protestantes hoje em dia desconhecem, que as grandes figuras da Reforma, como Martinho Lutero e Calvino, defendiam a virgindade perptua de Maria", escreve ele. J especialistas catlicos modernos, como o alemo Rudolf Pesch, defendem que Maria provavelmente teve outros filhos sem que isso tenha levado a reprimendas diretas do Vaticano.

Jernimo
Diante das menes claras aos "irmos e irms de Jesus" nos Evangelhos (que inclusive se mostram contrrios pregao dele, chegando mesmo a consider-lo louco), como a interpretao da "virginitas post partum" prevaleceu? "Houve trs formas de interpretar esses textos", afirma o americano Thomas Sheehan, estudioso do cristianismo primitivo e professor da Universidade Stanford. "Alm de considerar essas pessoas como irmos biolgicos de Jesus, sabemos da posio de Epifnio, bispo do sculo IV para quem os irmos eram de um casamento anterior de Jos. Mas a opinio que prevaleceu foi a de Jernimo, que era um excelente fillogo [especialista no estudo comparativo de idiomas] e viveu na mesma poca. Jernimo dizia que a palavra grega 'adelphos', que ns traduzimos como 'irmo', era s uma verso de um termo aramaico que pode ter um significado mais amplo e que pode querer dizer, por exemplo, primo."

O 'ossurio de Tiago', que teria abrigado os restos do mais famoso irmo de Jesus, considerado uma fraude pela maioria dos especialistas (Foto: Reproduo)

Jernimo tinha razo num ponto: quando o Antigo Testamento foi traduzido do hebraico para o grego, a palavra "adelphos" realmente foi usada para representar o termo genrico "irmo" (empregado para parentes mais distantes no original). De fato, o hebraico, bem como o aramaico (lngua falada pelos judeus do tempo de Jesus na terra de Israel), no tem uma palavra para "primo". O problema que h um nico caso comprovado de que a palavra

http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL1056535-9982,00-MARIA+PROVAVELMENTE... 25/3/2009

Cincia da f - NOTCIAS - Maria provavelmente teve outros filhos alm de Jesus, di... Page 2 of 2

hebraica "irmo" tenha tido o significado real de "primo". Essa nica ocorrncia est no Primeiro Livro das Crnicas -- e mesmo assim o contexto deixa claro que as pessoas em questo no so irms, mas primas. No entanto, o caso do Novo Testamento diferente, argumenta Meier: no se trata de "grego de traduo", mas de textos originalmente escritos em grego, nos quais no havia motivo para usar um termo que poderia gerar confuso. O prprio Paulo, autor de vrias cartas do Novo Testamento, chama Tiago, chefe da comunidade crist de Jerusalm aps a morte de Jesus, de "irmo do Senhor", ao escrever para fiis de origem no-judaica (ou seja, que no sabiam hebraico ou aramaico). De quebra, a Carta aos Colossenses, atribuda a Paulo, usa at o termo grego "anepsios", que quer dizer "primo" de forma precisa. Reforando esse argumento, o escritor judeu Flvio Josefo, ao relatar em grego a morte de Tiago, tambm o chama de "irmo de Jesus". E o contexto dos Evangelhos refora a impresso de que se tratam de irmos de sangue, argumenta Meier. Os irmos e a me de Jesus so sempre citados em conjunto. Quando Maria e os parentes de Jesus tentam interromper uma pregao, ele chega a pronunciar a polmica frase "Qualquer um que fizer a vontade do meu Pai celestial meu irmo, minha irm e minha me". Para Meier, a frase perderia muito de sua fora se o significado real dela se referisse a "meu primo, minha prima e minha me". Para Geza Vermes, professor de estudos judaicos da Universidade de Oxford (Reino Unido), as prprias narrativas sobre o nascimento de Jesus do apoio a tese de que Maria e Jos tiveram outros filhos mais tarde. No Evangelho de Mateus, afirma-se que Jos no "conheceu" (eufemismo para ter relaes sexuais com algum) sua mulher at que Jesus nascesse. Ainda de acordo com Vermes, em seu livro "Natividade", importante notar o uso do verbo grego "synerchesthai", ou "coabitar", para falar da relao entre Jos e Maria. O verbo, quando empregado pelos autores do Novo Testamento, implica sempre relaes sexuais entre homem e mulher, diz ele. Leia mais notcias de Cincia e Sade

http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL1056535-9982,00-MARIA+PROVAVELMENTE... 25/3/2009

Das könnte Ihnen auch gefallen