Sie sind auf Seite 1von 11

Observaes sobre o amor transferencial Sigmund Freud (sub-ttulo: Novas recomendaes sobre a tcnica da psicanlise III).

(Original: "Bemerkungen ber die bertragunsliebe"). ( Vol. XII, Imago. Original publicado em 1915 ). Correes da traduo da Imago:
209: sagradas (em vez de "incomensurveis"); 209: motivo de fora maior (por "fenmeno elementar"); 211: impresso (em vez de "iluso"); 212: seriedade (por "severidade"); 213: assustado (por "com susto").-

Observaes preliminares (antes dos comentrios sobre o texto propriamente dito): a) As duas definies de transferncia: a primeira, como repetio de padres de relacionamento afetivo construdos na infncia; a segunda, como expresso da relao com a falta, que desenharia as modalidades de relao objetal possveis a partir dos conflitos do sujeito, a saber: [ (1) neurose: fuga ao objeto; (2) perverso: relacionamento conflitivo com o objeto, por dominao e/ou competio, ambas

significando dependncia), e, finalmente, (3) sublimao (relao com o objeto em que o prazer no est subordinado ao conflito. Respeito ao desejo do outro e ao prprio desejo). ] b) Freud aborda no texto apenas a forma amorosa de relao transferencial. Mas todos os sentimentos, inclusive combinados (misturados) podem estar presentes nas expectativas transferenciais depositadas no ocupante da poltrona. A observao auto-crtica de Freud em relao aos psicanalistas ("ns" - ou seja, ele se inclui) que no estiveram/mos "precisamente apressados em cumprir esta tarefa" (ou seja, compreender a paixo transferencial) explicada em funo das dificuldades decorrentes das expectativas que o paciente' deposita no analista -- expectativas com as quais seria mais difcil lidar do que o material das associaes livres, segundo ele. "Todo principiante em psicanlise provavelmente se sente alarmado, de incio, pelas dificuldades que lhe esto reservadas quando vier a interpretar as associaes do paciente e lidar com a reproduo (retorno?) do reprimido". (Comentrio pessoal: Freud parece distinguir, na prtica psicanaltica, entre a anlise da transferncia e a interpretao propriamente dita).

Ou seja, entre sentimentos e palavras. Mas que significaria, nesse caso, a meno ao "retorno (reproduo) do reprimido"? Porque se for o equivalente atuao ("Acting out"), adiante ele usa praticamente a mesma expresso para designar... a transferncia. Parece mais lgico pensar que para Freud a transferncia faa parte do "acting out", ou seja, da "atuao", do comportamento que substituiria as associaes livres, trazendo como que as "provas mais diretas" do contedo inconsciente. Nesse caso, as associaes livres transcorreriam no mbito de uma relao afetiva moderada (expectativas transferenciais moderadas) enquanto a transferncia propriamente dita seria uma tempestade em alto mar. (Metfora: a oposio entre vento moderado que permite a navegao e a tempestade que ameaa afundar o barco do trabalho psicanaltico). Referncia posio do leigo instrudo (patamar superior do "senso comum") em relao transferncia: o leigo instrudo aceitaria apenas duas alternativas : ou casamento (e suspenso da terapia, claro) ou, na ausncia dessa possibilidade, suspenso da terapia (sem qualquer forma de relacionamento extra-profissional). A terceira alternativa seria objetada pelas convenes e pelos padres profissionais. ("Caso amoroso e manuteno do tratamento simultaneamente").

No caso da segunda alternativa (caso a terapia seja interrompida), Freud prev que no prximo tratamento, ou seja, com outro analista, haver novo enamoramento. (Freud no considera a possibilidade de outras modalidades de transferncia, inclusive as que poderiam resultar de que a anlise seguinte ocorresse com um analista de outro gnero). Talvez o comentrio de Freud possa ser entendido da seguinte maneira: o que seria repetido a intensidade do sentimento transferencial (no necessariamente seu teor, amor, hostilidade, etc.). Essa repetio que inviabilizaria novamente o trabalho psicanaltico. E Freud arremata: o que o psicanalista poderia aprender com a repetio prevenir-se contra a contra-transferncia (sentimentos do analista depositados no 'paciente'). O amor da paciente teria sido induzido pela situao analtica e no "por sua capacidade de atrao".Do outro lado, para a paciente, as alternativas so: abandonar o tratamento ou aceitar uma paixo insatisfeita, qual renunciaria em benefcio da prpria transformao. Freud comenta o egosmo dos parentes que retiram a paciente do tratamento, e o seu preo: a manuteno do conflito. Ele critica tambm a insensatez dos analistas que instam a paciente a apaixonar-se logo, "para acelerar o tratamento".

A transferncia como (principal) resistncia Em princpio, a transferncia s atrapalha. A metfora do alerta de incndio numa representao teatral. Metfora do incndio no teatro: a expectativa transferencial interromperia o "espetculo" psicanaltico. Entretanto... para a psicanlise, nunca se sai do teatro, seno para entrar em outro. (Tudo representao. Ou seja, tudo metfora). Os sentimentos so to metafricos como as associaes livres (bem como quaisquer outros comportamentos). "Primeiro e antes de tudo, surge a suspeita de que tudo que interfere com a continuao do tratamento pode ser expresso da resistncia". As duas finalidades bsicas da manifestao transferencial: retirar o analista de sua posio ("rebaix-lo condio de amante") ou, como um agent provocateur', advertir a prpria paciente contra a anlise, tratamento perigoso que a colocaria em risco perante as convenes sociais, na medida em que despertaria uma paixo que, se concretizada , levaria condenao pblica por transgresso das regras da moralidade. Freud argumenta que a psicanlise no precisa recorrer convenincia. A renncia retribuio do amor da paciente, que ele preconiza, baseia-se em razes puramente tcnicas e no nas convenes sociais.

E, comenta, essa renncia felizmente coincide com as regras morais e a tica profissional. impossvel, diz ele, que o analista exera um outro papel, que no o de analista, na vida do paciente. Mas se o analista deve renunciar a qualquer possvel reciprocidade, no se pode exigir isso da paciente. Pelo contrrio. A transferncia tem que ser analisada e no reprimida, para que, de adversria, seja transformada em aliada do tratamento. Aqui, Freud emprega a metfora do "...esprito das profundezas que uma vez invocado no deveria ser mandado embora por um analista assustado". (Nesta passagem que ele designa a transferncia como indicativa do retorno do reprimido). Mesmo porque, comenta o autor, "As paixes no so afetadas por discursos sublimes. A paciente sentir apenas humilhao e no deixar de vingar-se". A estratgia da "promessa" ("deixar o caso amoroso para depois"), quando o tratamento terminar, tambm criticada (desautorizada) por Freud em nome da tica psicanaltica, que se baseia na sinceridade. Critica igualmente a suposio de que satisfazendo a necessidade de afeio da paciente o tratamento poderia continuar mais tranquilamente. Excelente a anedota do corretor ateu para ilustrar a idia de que quem quiser converter o incru prestes a morrer... pode acabar comprando um seguro de vida.

"Uma combinao dos dois - tratamento e satisfao da carncia afetiva - seria impossvel". " to desastroso portanto que o anseio de amor seja satisfeito como reprimido". Nesta passagem, sumamente importante, Freud prope que a transferncia seja considerada do mesmo ngulo que a fantasia. A transferncia ( amorosa, ou referente a qualquer outro sentimento) no considerada nem como mentira nem verdade. Nem mentira nem verdade, o sentimento transferencial autntico (representa o seu autor). Fundamentalmente, a transferncia tem sentido, e portanto, sentido singular, referente a cada sesso, de cada paciente, que cabe interpretao psicanaltica detectar. A atitude do analista no pode amparar-se em "nenhum modelo na vida real"; nem em relao transferncia, nem em relao a qualquer outro contedo das associaes livres. Quanto maior o auto-domnio do analista, maior a confiana da paciente em permitir as manifestaes de seus sentimentos mais recnditos.

Na 217, 2 pargrafo: Freud prope uma explicao "j pronta", o que contraria o mtodo interpretativo. Trata-se do problema da interpretao "prt--porter", (pronta para usar). (Somente seria possvel entender essa tentativa de persuadir o paciente a abandonar a exigncia transferncial se Freud se referisse ao que o psicanalista deveria pensar "com seus botes", mas no dizer). Aps "recitar" os argumentos com que se espera persuadir a paciente, Freud se volta para a questo de pensar diretamente o "amor transferencial" e sua relao com o amor fora do tratamento. O que conduz a uma discusso terica sumamente interessante: "Podemos verdadeiramente dizer que o estado de enamoramento que se manifesta no tratamento analtico no real?" E responde: ao focalizar teoricamente o amor transferencial, ele Freud, disse muito acerca do tema, mas no tudo. O primeiro argumento bem forte: o papel da transferncia no tratamento resistir. (Mas o tratamento psicanaltico no cria a resistncia, que j est pronta, e se vale do sentimento amoroso para expressar-se com fora mxima). O segundo argumento precisaria ser completado pelo seguinte raciocnio: se o amor transferencial repete o amor infantil, porque

essa a caracterstica de todo amor, "dentro e fora da anlise". (Poder-se-ia acrescentar: de todo sentimento). "O amor transferencial possui talvez um grau de liberdade menor do que o amor que aparece na vida comum e chamado de normal; ele exibe sua dependncia do padro infantil mais claramente e menos adaptvel e capaz de modificao; mas isso no tudo e no o essencial". Resumamos, portanto. No temos o direito de contestar que o estado amoroso que faz seu aparecimento no decurso do tratamento analtico tenha o carter de um amor genuino". Autntico provm de autor: o sentimento transferencial autntico ( uma manifestao do sujeito). Mas no verdadeiro (nem falso): porque sob sua significao h sentido. "Se parece to desprovido de normalidade..." porque o amor seria mais semelhante aos fenmenos 'anormais' que aos 'normais'. (o termo 'normal', nesse caso, no seria entendido literalmente). (Certamente, a referncia do comentrio de Freud a paixo amorosa. Ou seja, o desejo de fuso com a pessoa amada, implicando a excluso do terceiro, "o mundo", isto , de tudo o que no seja a fuso ...) A situao coloca nas mos do analista toda a responsabilidade.

Todos os direitos pertencem ao div e todas as responsabilidades poltrona. "O amor sexual indubitavelmente uma das principais coisas da vida e a unio do prazer mental e fsico no gozo do amor constitui um de seus pontos culminantes... parte os fanticos, todos sabem disso... s a cincia refinada demais para admiti-lo". "Apesar da neurose e da resistncia, existe um fascnio incomparvel..." que faria um psicanalista "...Esquecer sua tcnica e sua misso mdica no interesse de uma bela experincia..." O psicanalista deveria ajudar a paciente a adquirir a parte adicional de liberdade mental... (Ou seja, uma capacidade de amar que no se defina pela simbiose, isto , que resguarde a individualidade...) O trplice combate do analista: contra si (seu prprio desejo), contra as presses sociais (condenao de um tratamento "to perigoso" como o psicanaltico) e contra a seduo da paciente. (Freud no escapa, no final do texto, a uma observao moralista resquicial, recomendando a forma de amar "socialmente irrepreensvel", em contraposio "paixo socialmente indomada"). E mostra-se tolerante em relao a formas de psicologia clnica menos drsticas: "Certamente no sou favorvel a abandonar mtodos incuos de tratamento"

Entretanto, sempre haveria lugar para uma psicanlise que no foge ao confronto com o que o inconsciente teria de mais tempestuoso. Nesse esprito, conclui citando Hipcrates: as doenas que os remdios no curam, o ferro" (a cirurgia) cura; aquelas que o "ferro" no cura, so curadas pelo "fogo" (cauterizao, amputao); as demais, seriam incurveis... --------------------------"##$%&&'''()*+,-./,01.20*34(516!

Das könnte Ihnen auch gefallen