Sie sind auf Seite 1von 1

Integrao de PABX analgico e IP Bruno V. Teixeira, Felipe S. Iketani, Hugo Didonet L.

Jr Instituto de Estudos Superiores da Amaznia, IESAM, Belm, PA 1. Objetivo


O objetivo integrar um PABX (Private Automatic Branch eXchange) analgico com uma central telefnica IP, aproveitando a infraestrutura existente para ampliar o nmero de ramais e servios a fim de auxiliar em uma migrao gradual para telefonia IP. rotas de entrada e sada. Foram criados mais ramais IP rodados em outros computadores para testes com o softphone X-Lite.

3. Resultados e Discusso
Foram realizados quatro testes: chamada de um telefone convencional para um IP e vice-versa atravs da porta FXS do ATA e o mesmo atravs da porta FXO. Como a primeira porta se liga ao tronco do PABX analgico, foi necessria a transferncia de chamada pelo ramal da telefonista do PABX Intelbrs quando a chamada se originou de um ramal IP para um ramal convencional, entretanto todas as outras ligaes foram realizadas sem intermediao de uma terceira pessoa, visto que puderam ser realizadas diretamente atravs de tons de discagem. O PABX IP possui uma aplicao chamada DISA (Direct Inward System Access) [2] que d um tom de chamada para um tronco IP externo, mas requer muita cautela com segurana j que qualquer pessoa que ligue para o PABX IP poder realizar chamadas externas por outra rota. As chamadas no tiveram qualidade reduzida como chiados ou atrasos. Os ramais convencionais puderam realizar chamadas atravs de provedores de telefonia IP e ramais IP puderam utilizar a rota de telefonia convencional para chamadas externas.

2. Material e Mtodos
Foi utilizada uma central analgica Intelbrs Corp 16000 e um computador com distribuio CentOS Linux como central IP, com o software Trixbox (derivada do Asterisk), como plataforma do PABX. O media gateway que fez a conexo entre as centrais foi um ATA (Analog Telephone Adapter) Linksys SPA3102 que possui portas FXO (Foreign eXchange Office), FXS (Foreign eXchange Subscriber), WAN e LAN. O protocolo VoIP utilizado na sinalizao foi o SIP (Session Initiation Protocol) e o de transporte de mdia, o RTP (Real Time Protocol). As centrais foram integradas de duas formas: atravs da porta FXS e outra pela FXO do ATA, conectadas s portas tronco e ramal, respectivamente, de acordo com a Fig. 1.

4. Concluso
A tecnologia VoIP vem se tornando cada vez mais popular no mercado devido a sua mobilidade, nmero de servios e, principalmente, ao seu retorno financeiro com ligaes a distncia. Entretanto a migrao completa para telefonia IP deve ser gradual como em qualquer nova tecnologia.

5. Referncias Bibliogrficas
Figura 1: Topologia empregada. [1] SHARIF, Ben. Trixbox-2 Without Tears. Incorporating PBX in a Flash. Edio 2. Janeiro, 2007. Austrlia. [2] MEGGELEN, Jim Van. MADSEN, Leif. SMITH, Jared. Asterisk, The Future of Telephony, OReilly, Estados Unidos. Edio 2, 390-391, Ago 2007.

A configurao foi realizada atravs da interface grfica do Trixbox [1] e do ATA via browser. Para tanto, criou-se um ramal IP para a porta FXS e um tronco IP para a FXO com

Das könnte Ihnen auch gefallen